NA ESTRADA DE SANTOS

SÃO PAULO (agora, só a pé…) – Empresto até o título do post colocado no site da histórica família Marazzi. Foi de lá que veio a Foto do Dia de 19 de setembro, uma peruinha Universal DKW 1957. O Eugenio Chiti descobriu onde era a competição: na Estrada Velha de Santos, onde em 1958 aconteceu uma prova de subida de montanha com tudo que era carro da época. As fotos são do acervo do saudoso Jorge Lettry. Peguei mais uma a esmo, só para ilustrar o post. Comentem aqui, claro, mas deixem seus comentários também na página dos Marazzi, que é legal demais.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
carlos a. de andrade
carlos a. de andrade
10 anos atrás

Adoro fotos históricas, acredito que é um dos meios de guardar um acontecimento por um tempo indeterminado, gostaria de receber mais fotos como está. grato

Luciano
Luciano
11 anos atrás
Aldo
Aldo
11 anos atrás

E por falar em Santos, onde andará o Sérgio Aparecido que tinha uma coluna de automobilismo no jornal A Tribuna ? Lembro de ter visto algumas fotos de DKWs de corrida, não sei se ele era o piloto.

Luciano
Luciano
11 anos atrás

Flávio,

Muito legal o post, principalmente pelo lugar que está muito bem preservado. Existe turismo guiado na estrada que está fechada para carros. É um lugar muito bonito com cachoeiras e piscinas naturais, além de construções históricas. Moro em Cubatão e é possivel visualizar essas contruções da janela da minha casa. Mesmo quando se está indo pela Anchieta no sentido Santos-Cubatão é possível visualizar e também pela piaçaguera-guarujá, hoje chamada de Conego Domenico Rangoni Segue um link para saber mais sobre o passeio por lá.

http://guiadolitoral.uol.com.br/estrada_velha_de_santos-2635_2009.html

Eduardo
Eduardo
11 anos atrás

Me lembro, estive lá. Agora, muita gente acha “lindo e demais”. Mas na época todo mundo criticava. Não havia informação sobre quem estava competindo e sobre os tempos. Como a prova era subida de montanha, a comunicação sobre os tempos de cada competidor era vital.

Na prática, de repente aparecia uma pessoa no meio dos que estavam assistindo e dizia “quem ganhou foi fulano”. Todo mundo olhava, sem ter a menor noção da procedência e da confiabilidade daquela informação.

Esta competição era realizada no fim de semana. No segunda-feira seguinte, o Estadão não circulava. Assim, tínhamos de esperar a terça-feira, para ler uma curta nota no Estadão para conhecer os vencedores das diversas categorias. Muitas vezes nem isto, só publicava de uma ou outra categoria. Não era raro errar nome dos pilotos. Enfim, as informações eram rudimentares.

Fabio
Fabio
Reply to  Eduardo
11 anos atrás

Eram rudimentares? Por que não usavam tablets? Chips? GPS? E queria sediar a copa?

Filipe Bolgheroni Dias da Silva
Filipe Bolgheroni Dias da Silva
11 anos atrás

primeiro, quero agradeçer quem me ajudou aqui no blog. E esta foto tem um belo DKW. Fico imaginando a dificuldade de pilotar esses carros com esses pneus finos, haja habilidade!. Já estive perto de DKW e ouvir o ronco do dois tempos e sentir o cheiro da gasolina, da fumaça, é algo que não se esquece jamais. Pra quem não sabe, os DKWs são apelidados de blue clouds, por causa da fumaça azul.

Ricardo Otto
Ricardo Otto
Reply to  Filipe Bolgheroni Dias da Silva
11 anos atrás

A primeira vez que vi a “fumaça azul” saindo pela descarga do meu DKW após a retífica do motor: não tem preço.

faria
faria
11 anos atrás

Que inveja dessa turma participando/assistindo a esse evento espetacular.
A ultima foto do post dos Marazzi é de arrepiar, hehe.

Marcvs Avrelivs
Marcvs Avrelivs
11 anos atrás

Que tipo de pneu seria o ideal para este piso? Soft, médium, hard, rock, pop?

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
11 anos atrás

e os Porsches em bando !!!! e o fuca com parachoques cortados???!!! De mais !!!!

Celio Ferreira dos Santos
Celio Ferreira dos Santos
11 anos atrás

O cara que legal , a Deka dos Marazzi, e eu me lembro que subi a serra velha de chevete
uma semana antes dela fechar definitivamente … saudades!!!!!!!

Márcio Montechese
Márcio Montechese
11 anos atrás

Flavio,
Acho o máximo suas escolhas “a esmo”!
Abraço!

Márcio Montechese
Márcio Montechese
11 anos atrás

Flavio,
Acho o ,máximo suas escolhas “a esmo”!
Abraço!

Glauber
Glauber
11 anos atrás

FG, o piloto parece você!! rs…
Muito bacana a foto, o post, enfim, nota 10!
Será que foi a única edição?

V 1987
V 1987
11 anos atrás

Flavio
Sou kartista, motociclista (cross) e admirador assíduo do automobilismo e esporte motor. Leio seu blog há pelo menos 5 anos, e posso garantir que seus ideais me influenciam muito não só no campo do automobilismo como no campo da vida.
Agora tem uma coisa que eu preciso saber. Porque vc gosta tanto dos DKWs? Pq te remetem a sua infância? Pela mecânica particular? Pelo estigma da marca (?)? Entenda que eu não sou da mesma época, por isso a pergunta…

V 1987
V 1987
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Tenho 2 Dts (180 e 200r) e um Kart RD 135. Nunca andei de 4 tempos na pista…
no kartódromo o barulho do meu RD é inconfundível e sem dúvida o mais bonito de todos

Jackspeed
Jackspeed
Reply to  V 1987
11 anos atrás

é o cheirinho de oleo 2T, aquilo vicia!

Carlos Pereira
Carlos Pereira
11 anos atrás

Legal demais as fotos… quem dera, poder ver uma competição como essa nos dias de hoje.

Murilo Figueiredo
Murilo Figueiredo
11 anos atrás

Demais, que coisa linda, não sou desse tempo, mas vendo as fotos, eu sinto uma coisa mais pura nas pessoas, todos estão ali para se divertir, curtir realmente a prova, Fusca, Dkw, Porsche, todos juntos e felizes.

Ricardo Otto
Ricardo Otto
11 anos atrás

Que bacana isto. Vale a entrada do dia no blog!

Jackspeed
Jackspeed
11 anos atrás

off topic. Flavio você viu o acidente que aconteceu com um empresário e sua Lamborghini galhada em São Paulo? acho que daria um bom post sobre superesportivos e seus motoristas despreparados para a potência dos carros.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Putz, não mandei porque achei que não teria nada a ver com o post …