MENU

Wednesday, 10 de October de 2012 - 23:37F-1

PASSANDO O BATOM

SÃO PAULO (em tudo) – A Sauber acaba de anunciar a aposentadoria do dono, Peter Sauber. Prestes a completar 69 anos, sábado, o velho suíço cansou e vai cair fora do dia a dia do time. E, pela primeira vez na história, uma mulher vai assumir as principais funções de uma equipe de F-1. A substituta de Peter Sauber é a austríaca de origem indiana Monisha Kaltenborn, 41 anos, que entrou na empresa em 2000 para tocar o departamento jurídico, passou a ser membro do conselho de administração logo depois e, em 2010, virou CEO da Sauber Motorsport AG. No final do ano passado, Peter Sauber transferiu um terço das ações da companhia para ela.

Monisha já cuida dos negócios da firma há dois anos e, a partir do GP da Coreia, neste fim de semana, será também o que se chama de “Team Principal”, que aqui traduzimos carinhosamente de “chefe de equipe”. Peter seguirá com seus charutos (se bem que faz tempo que ele não fuma, foi só uma licença poética) na condição de presidente do conselho de diretores do Grupo Sauber e responsável pelas decisões estratégicas da empresa.

Engraçado que no comunicado oficial tem uma declaração do simpático careca assim, ó: “We decided a long time ago that Monisha would take over from me. So this is the right moment to pass on the baton”. Sim, eu sei que é “passar o bastão”, mas achei engraçadinho passar o batom, também.

A Sauber tem quatro décadas de estrada e do atual lote da F-1 só não está há mais tempo na batalha do que McLaren, Ferrari e Williams. Merece ficar em boas mãos. E está. As mulheres deveriam assumir todos os cargos importantes do planeta. Quando eu for presidente do mundo, cuidarei disso.

50 comentários

  1. Francisco Libânio says:

    Primeira tarefa da moça: escolher um substituto pra Checo. Que não seja seu semi-compatriota Kartikheyan. Ou até poderia ser um indiano. Inadmissível que em 1 bilhão e porrada de pessoas não tenha UM bom piloto.

  2. fagner andre says:

    O galera, deixa a marlene mattos trabalhar….

  3. Christian says:

    Notícia de última hora!

    Parece que Felipe Massa teve seu contrato renovado para 2013. O anúncio teria sido feito antes do 1º treino livre para o GP da Coréia.

    Fiquem de olho nas cenas dos próximos capitulos!

  4. Ninguém says:

    Se me permite uma pequena correção, o Peter Sauber vai continuar como Presidente do Conselho de Administração do Grupo Sauber. “Board of Directors” é “Conselho de Administração”. O “Directors”, neste caso, faz referência aos membros do Conselho, isto é, os “Conselheiros”.

  5. José Brabham says:

    Não seria “ChefA de Equipe”?

  6. Marcelo says:

    Parabéns a Monisha, as mulheres cada vez mais se destacando no mundo, ótima notícia!

    Tava observando todos os pilotos que correram pela Sauber desde 1993(http://en.wikipedia.org/wiki/Sauber) e no geral, com um carro mediano, a maioria dos pilotos conseguiam bons resultados. Não é a toa que Frank Williams esta desesperado por um piloto diferenciado, esse pode ser Bottas que arrasou nas categorias de base:

    Valteri Bottas:
    2008-Campeão da Formula Renault 2.0 Eurocup
    2008-Campeão da Formula Renault 2.0 NEC
    2009-Vencedor do Masters of Formula 3
    2010-Vencedor do Masters of Formula 3
    2011-Campeão da GP3 Series
    http://en.wikipedia.org/wiki/Valtteri_Bottas

    Essa duplinha da Williams esta deixando muito a desejar com esse bom carro, que foi ao “Q3” por 10 vezes(nove com Maldonado e apenas uma com Bruno). Maldonado várias vezes provou que o carro podia andar entre o top-10, ou até mesmo entre o top-5. A obrigação da Williams em 2012 era brigar diretamente com a Sauber na tabela, mas sequer consegue superar a F.India que começou em baixa nas primeiras provas.

    Pra ser ter uma idéia, até o discreto piloto Jean-Christophe Boullion no primeiro ano na F1 fez 8º,9º,5º,10º,6º em 1995 com a Sauber. Isso porque Boullion participou de apenas 11 provas! Pela pontuação atual, daria 25 pontos, ja é melhor que o sobrinho que tem 25 depois de 15 provas. Maldonado ainda melhorou nas últimas três provas, largou em 22º em Monza(perdeu 10 posições no grid), mas fez uma boa corrida de recuperação chegando em 11º, “colado” em Bruno na bandeirada. Em Cingapura Pastor deu show nos treinos largando em 2º, na corrida se mantinha em um ótimo 3º, mas teve problemas com o carro caindo para 6º até abandonar. No GP do Japão Pastor largou em 14º chegando em um bom 8º lugar.

    Já Bruno, nas últimas classificações como sempre só foi fiasco. Pra piorar, nas duas últimas provas Bruno só fez besteiras. Em Cingapura entre sexta e sábado, conseguiu “tocar” no muro por três vezes no mesmo lugar, já na corrida deu outra “lambida” no muro(de pneus). No Japão deu outra pixotada jogando tudo fora depois da largada, dessa vez tirando Rosberg na prova.

    O Tio deve estar se revirando no túmulo…

  7. valmir lopes says:

    Pois eu não estou nem ai com a Sauber, já que se um dia eu for presidente do mundo, vou tentar resolver o problema ora insolúvel do meu time, o Campinense Clube. O tal do Peter, que vá fumar seus charutos. E tenho dito;

  8. Luc Monteiro says:

    No caso, a presidenta do mundo será uma mulher. Você pretende atacar à Laerte?

  9. Jose Antonio Correa says:

    Quem não tem competencia ,não se estabelece e amolece.
    F1 é assunto de homem.

  10. Adriano Andrade says:

    bom, desde que ela não cometa a heresia de não renovar o contrato do mito, será muito bem-vinda.

  11. Victor says:

    Sou só eu ou tem algo nas entrelinhas nessa declaração do Sauber?

  12. JMARCOS says:

    Acho ela maior gatinha . Sem falar quem tem a canela fina. Mulher da canela fina é o bicho na horizontal.

  13. Marcelo says:

    Amigo Flavio,
    Pergunta ao amigo e “apimentando” o debate – para ser subserviente para o Alonso e para a Ferrari (infelizmente hoje ele é segundo piloto como sempre foi o Barrica na Ferrari), uma mudança para a Sauber não seria melhor para o Massa neste momento?
    Ou o fato de ser piloto da “Ferrari” você acha mais importante?
    Abraços,
    Marcelo

  14. ignacio says:

    kamaradas vamos nos mobilizar para a eleição do próximo presidente do mundo elegendo nosso Kamarada Gomez em primeiro turno…(mais um segundo turno não pelamordedeus…)
    Para o segundo cargo mais importante do mundo, ou seja vice presidente do mundo, sugiro a Flávia…. Alessandra é claro….

  15. alvaro says:

    traçando um paralelo com os times da capital, podemos dizer que a sauber é a portuguesa. varios anos, e titulo que é bom, nada.

    mas é uma equipe simpatica, e com varias duplas de pilotos simpaticas tambem.

  16. wallace says:

    Flavio,
    Pelo menos um voto para presidente do mundo já tens….. Mas, fiquei feliz pela Monisha ( adoro esse nome) com certeza dará o presente ao velho Peter, a primeira vitória que está perto. Quem sabe ainda em 2012. Acho que será um bom tempero nesta f1 meio sem rumo.

  17. Mauricio says:

    Cuidado com seus desejos Flávio…

    Quanto a nomeação de Monisha, não há novidade aqui. Ela já vem, desde o inicio da temporada, comandando o time com inteira liberdade. Ela já mandava de fato, Sauber apenas confirmou isso.

  18. 1k7pro6 says:

    O mundo está perdido! Vai propor o projeto de um carro tipo o da Penélope Charmosa, cheio de flu-flu. Era uma vez uma promissora equipe chamada Sauber.

  19. Ricardo Arcuri says:

    Monisha é extremamente competente. Eu mesmo virei um fã dela. Fez a equipe crescer, mesmo apos a saida da BMW, que deixou o time suiço na beira da falencia. Com poucos recursos, fez uma equipe acima da media.

    É de tirar o chapeu!!!

  20. Thiago basílio says:

    Flávio Gomes virará presidente do mundo e depois realizará cirurgia de mudança de sexo.Assim todos os cargos importantes do mundo serão ocupados por mulheres.

  21. Regis Campos says:

    Sorte em assumir a equipe num momento tão bom ou, ela que seria a responsável pelo bom momento da equipe?

  22. Ricardo says:

    Eu senti que a mensagem subliminar do texto é que Flávio Gomes está doido para usar batom…

  23. Ed says:

    Quando você for presidente do mundo, as mulheres terão acabado de assumir até o mais importante dos cargos.

    Desculpe. Estava evidente.

  24. Diego Guidi says:

    O maior descobridor de talentos dos últimos anos na F-1… Vai fazer muita falta…

  25. Raphael Bianchini says:

    Não seria “chefa” de equipe?

  26. Alexandre Armani says:

    Não entendi bem, mas depois que você for Presidente do mundo vai fazer a operação de troca de sexo?

  27. locha primo do chunda says:

    essa aí tem cara de calçar um coturno numero 44 bico largo….

  28. says:

    Ai uma matéria legal. As mulheres nas equipes do automobilismo brasileiro. Não vale assessoria nem fotógrafas.

  29. Gerson says:

    As mulheres tomando conta de tudo? Aí depende…Marta Suplicy, Luiza Erundina, Soninha, Zelia Cardoso de Mello, Idelli Salvatti, Patricia Amorim (Presidente do Flamengo)…já temos até uma Presidente(a) da República.

    Melhorou? Mudou alguma coisa?

    De qualquer forma, boa sorte a nova “team principal” da Sauber. Essa aí me parece bem competente…acho até que a Sauber vai crescer como equipe ao seu comando.

    Em grandes empresas, no setor privado, acredito na competência das mulheres como executivas.

  30. Christian says:

    Quando você for presidente do mundo, lembre-se de deixar de fora algumas mulheres, entre elas:

    – Micarla de Souza, atual prefeita de Natal, que detém o maior índice de reprovação popular da história do Ibope (pode, Arnaldo?) entre os prefeitos das capitais brasileiras em duas décadas de existência da pesquisa, 92%;
    – Rosalba Ciarlini, atual governadora do RN, que está aprendendo direitinho com a prefeita Micarla. É conhecida como a “Vergonha do RN”;
    – Carla Ubarana, aquela dos precatórios do Tribunal de Justiça do RN e ficou famosa no Fantástico;
    – E, por último e não menos importante, Carminha, da novela. Ô, muié ruim do cão!

  31. Paulo Oliveira says:

    Leonardo, ele quis dizer que ser presidente do mundo não é um cargo importante.

  32. cleyton says:

    imagine essa muié de TPM dirigindo a equipe.

  33. Martim says:

    Será que vai caber todo mundo na Kombi?

  34. Com ela no comando acredito que o Koba Mito deva ficar na equipe, acho que o japones tá com moral, depois da ultima prova, ou será que muda muito a dança das cadeiras com ela no comando da Sauber?

  35. Slater Hammerhead says:

    A última mulher que se meteu na F1 tá com a tampa da cabeça torta e sem um olho!

    Elas que vão comprar vestidinhos e deixem as corridas pra quem entende delas!!!

    Defensores dos “frascos de comprimidos” e das mulherzinhas enchendo o saco em 3, 2….

  36. Bond Boca says:

    FG assumirá a presidência do mundo e, logo depois, renunciará em favor de uma mulher?
    (Estilo Jânio)

    Ou só o fará depois de uns 30 anos, à lá Chavez?

    Vais relançar o Fusca e o Trabant? (Estilo Itamar)

    Quem sabe, um conselho de mulheres notáveis, como as “uvinhas do Russomano”?

    Ou então, renuncia à presidência do mundo, coloca um kibe no lugar, e se candidata à presidência do universo interplanetário? (Estilo Serra)

  37. Alexandre Werner says:

    Puxa, lembro do ano da estréia da Sauber, com seus carros pretos sem patrocínio nenhum. Já é a quarta mais longeva? Estou ficando velho…
    Vida a longa a Peter Sauber.

  38. Felipe Marcos says:

    “As mulheres deveriam assumir todos os cargos importantes do planeta”

    Menos de presidente do mundo, suponho!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *