PAROU

SÃO PAULO (com estilo) – Nunca é legal quando o melhor naquilo que faz resolve parar. Para os fãs da F-1 em particular, é claro que ficou uma ponta de melancolia no anúncio de Schumacher, hoje. O alemão vai parar. Ao menos com a F-1.

Era esperado. As especulações sobre uma possível sobrevida na Sauber ou na Ferrari, eu diria, foram mais um desejo de muita gente do que propriamente uma possibilidade concreta. Eu mesmo acharia legal vê-lo na Ferrari com Alonso. Na Sauber, idem. Aquela coisa de voltar a casa que lhe deu um teto no começo e tal.

Mas há limites para demonstrações de gratidão e querência, na F-1. Na verdade, não há muito espaço para isso. Nos três anos de sua volta à categoria, Schumacher foi um bom piloto. Competitivo, veloz, combativo, dedicado e… imperfeito. Aí, para muitos, estaria seu erro: voltar para ser imperfeito.

Tudo bobagem. Schumacher é o melhor piloto de todos os tempos, isso não se discute. Não deixou de sê-lo porque em três anos de Mercedes, já entrado na idade do lobão, não conseguiu vitórias ou títulos. Na Red Bull, conseguiria. Na McLaren, possivelmente. Mesmo velhinho e num time oscilante, andou sempre entre os primeiros. Fez uma “quase pole” em Mônaco, ganhou um troféu em Valência e bateu roda com a molecada em todas as corridas. Fez o que dava para fazer.

Michael é um exemplo para o esporte por sua perseverança, dedicação, profissionalismo, talento, garra, lealdade, paixão, comprometimento. “Não, Gomes, esse aí era o Senna!”, vai choramingar alguém. Não, meninas e meninos, Senna não é detentor exclusivo de virtudes. Schumacher é tudo que Senna foi e muito mais: centrado, eficiente, corajoso na tomada de decisões (aceitar a Ferrari, naqueles tempos, foi a mais corajosa de todas; voltar a correr foi outra) e, com uma carreira longa, soube se manter no auge durante muito tempo, sem sinais de decadência. Parou por cima da primeira vez. Parou com dignidade agora.

Os números de Schumacher não deixam dúvidas sobre quem é o maior (ou melhor, como queiram) de todos os tempos na F-1. Seus três anos discretos de Mercedes não fizeram cócegas nas estatísticas. É muito difícil que alguém chegue perto do que ele conseguiu: recordes de vitórias, poles, pódios, pontos, melhores voltas, títulos, voltas na liderança, vitórias e pódios consecutivos, corridas seguidas na zona de pontos, número de vitórias por temporada, tudo, praticamente. Um fenômeno esportivo.

No comunicado oficial da Mercedes, algumas frases mostram bem quem é esse piloto que teve peito para sair de uma aposentadoria confortável (e meio perigosa, com aquele negócio de correr de moto) e colocar em risco a reputação. Algo que eu, sinceramente, acho que nunca aconteceu. Mas muita gente só encara a vida desse jeito: é preciso zelar pela reputação, imagem é tudo. Outra bobagem.

“Decidi parar (…) embora eu ainda seja capaz de competir com os melhores pilotos do mundo. Isso me deixa orgulhoso e é por isso que jamais vou me arrepender de ter voltado.”

“Nas últimas semanas, me perguntei se ainda teria a motivação e a energia necessárias para continuar. Não é meu estilo fazer nada se não estiver 100% convencido de que devo fazer. A decisão de parar faz com que eu fique aliviado quanto a essas dúvidas.”

“É evidente que não conseguimos nestes três anos desenvolver um carro capaz de lutar pelo título. Mas também é muito claro que eu posso me sentir feliz por tudo aquilo que consegui na F-1.”

“Nos últimos seis anos aprendi muito, inclusive sobre mim, e sou grato a isso. Aprendi que a derrota pode ser muito mais difícil e instrutiva que a vitória. Algo que perdi de vista nos meus primeiros anos. Aprendi que você tem de saber ser feliz apenas por se sentir capaz de fazer aquilo que ama. Aprendi que você tem de viver com suas convicções. Abri meus horizontes e estou bem comigo mesmo.”

“E, enfim, em algum momento chega a hora de dizer adeus.”

Essas frases todas, se fossem colocadas na boca de Senna (“Gomes, por que você fala tanto do Senna?”, vão perguntar; porque é óbvio que será o tom dos comentários, então poupo o trabalho de ficar respondendo aos histéricos e histéricas em geral), seriam consideradas mantras para a eternidade. Aqui no Brasil é assim. Não são muitos os que sabem apreciar o talento de um estrangeiro, quando se trata de esporte, e o ressentimento com o sucesso “dos outros” é latente — e babaca.

São algumas frases de efeito, pontuadas por um clichê aqui e outro ali, mas sinceras. É difícil escapar dos clichês quando se chega a um momento tão marcante, a despedida depois de quase duas décadas num esporte duro e massacrante.

Schumacher, ao contrário do que muitos aqui acreditam, sai por cima. Que seja feliz naquilo que escolher para fazer o resto da vida.

Subscribe
Notify of
guest
1K Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Benito Ciolin Zamith
Benito Ciolin Zamith
9 anos atrás

kkkkkkkkkkkk…esse Flávio Gomes é um brincalhão, Schumacher, o melhor piloto de todos os tempos, nem na alemanha ele é considerado tal.

Que foi um grande piloto sim, mas na sua frente têm pelo menos 8 que foram muito mais pilotos do que ele, falo no “BRAÇO”, e não em estatística.

Schumacher, ganhou o que ganhou graças à “BLINDAGEM” que foi feita pela Ferrari para que só ele ganhasse os títulos, obrigando o pobre do Barrichello a praticamente correr por ele.

Quem tiver alguma dúvida é só ver a temporada em que ele se acidentou e quebrou a perna, fazia todas as poles, seu companheiro de equipe Eddie Irvine, largava em posições intermediárias do 8º ao 14º lugares. “Coincidentemente” após o acidente, Irvine, começou a fazer poles, quando não fazia, largava sempre na primeira fila, chegou à brigar pelo titulo, mas inexplicavelmente na útlima corrida que precisava da ajuda de Schumacher (que por sua vez, já estava liberado para voltar a correr desde as quatro corridas anteriores, porém insistia em dizer que ainda não estava pronto), voltou fez a pole, e mais uma vez inexplicavelnte, Irvine, voltoua largar mal, na 12ª posição.

A maior prova do que estou escrevendo pode ser encontrada na corrida (não me lembro a qual) em que Barrichello ficou com o carro no cavalete protagonizando a cena mais hilária já vista na F1, pq teria dito que não facilitaria mais as ultrpassagens de Schumacher.

Parou??? Parou tarde, suma e nunca mais volte.

Paulo Pinto
Reply to  Benito Ciolin Zamith
9 anos atrás

Os números não caem do céu. São conquistados no braço.
Se essa “blindagem” foi tão boa, porque não a repetiram com Alonso? Escudeiro obediente ele tem.
Irvine nunca fez uma pole na F-1.
Carro do Barrica no cavalete? Partindo da Ferrari, nada mais me impressiona.

Parou antes. Poderia ficar mais e atazanar um mal-informado como você.

Daniel Faria
Daniel Faria
9 anos atrás

Não vejo nada de errado com o desempenho do Schumacher no seu retorno. O cara não conseguiu ganhar corridas, mas o carro também é fraco. O companheiro dele conseguiu mais pontos, é verdade, mas a motivação é a mesma? A velocidade foi a mesma, basta comparar os tempos de volta, se não fosse pelas punições, Schumacher estaria melhor em posições de largada. E as quebras do carro? Não ajudou a piorar a sua motivação? Mas o que achei bonito foi sua despedida, não reclamou da equipe, e de ningúem, só culpou ele mesmo. Já foi um exemplo para muitos que acham que o interessante da vida é só ganhar. Ele mesmo aprendeu com seu retorno. Schumacher, sem dúvida o melhor.

Paulo Pinto
Reply to  Daniel Faria
9 anos atrás

Análise consciente, isenta e apurada acerca do retorno de Schumacher. Acrescento apenas que ele fez o máximo que lhe era possível, diante das limitações da idade e do equipamento.
Está se despedindo como um verdadeiro campeão: sem mágoas ou ressentimentos.

Com certeza, Daniel: “Schumacher, sem dúvida o melhor.”

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

O Carro não é Fraco, tanto que rosberguinho já faturou uma este ano….o problema da mercedes foi desprezar o carro que era desenvolvido p/ Nico no começo da temporada e tentar a todo custo livrar a cara do Schumacher fazendo um carro com as características dele(Dick)……..deu no que deu…..Schumicher não acompanhou e ainda por cima tiraram a chance de Nico e a pr´pria equipe de conseguir melhores resultados……
Esta sim é uma análise pura e isenta de qualquer coisa, caros amigos..

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
9 anos atrás

Maldonado também já faturou uma este ano e vive correndo no meio do pelotão. Isso não serve de parâmetro.
O carro da Mercedes é fraco, com alguns lampejos de melhora.
Livrar a cara de quem? Ha! Ha! Ha! Ha! Ha! Ha! Ha! (sete risos pra ficar bonito).

Paulo Pinto
9 anos atrás

Lito Cavalcanti (pegando uma carona com Napoleão), lapidou a frase definitiva sobre Schumacher:
“Pilotos! Do alto deste capacete, sete títulos vos contemplam!”

Lente de Aumento
Lente de Aumento
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Dizem que o lito considera Senna, Clark e Fangio melhores que Schumacher…

Segafredo Zanetti
Segafredo Zanetti
Reply to  Lente de Aumento
9 anos atrás

Sim Lente, ele já falou isto no Sport tv algumas vezes…..entre os especialistas no esporte a posição de Maior/Melhor é quase unanime em apontar Senna.
Abraço

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo Zanetti
9 anos atrás

Senna, Clark, Fangio e todos os demais, estão incluídos na palavra “Pilotos”, que faz parte da frase lapidar de Lito Cavalvanti.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo Zanetti
9 anos atrás

Inclusive o bordão “Schumacher é Fake” tbm é dele Lente.

Ale
Ale
9 anos atrás

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=usUQ4-pNr2s

Um videozinho legal …
A música não foi feita para o nosso grande e maravilhoso Ayrton Senna MAS a letra é perfeita p/ ele.
ole ole ole Senna Senna!!!! \o/

Paulo Pinto
Reply to  Ale
9 anos atrás

Ale, você deve estar muito sonolento para não perceber. O post é sobre o maior piloto da história da Fórmula-1.

Vai dormir……………………

Ale
Ale
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Vai passear garoto…
VC não precisa ler o que eu escrevo não ….
O maior piloto da história da Fórmula-1 = AYRTON SENNA.

Paulo Pinto
Reply to  Ale
9 anos atrás

Vocês muito me divertem! Conseguiram amenizar a notícia da despedida de Top Seven. Teve momentos que cheguei a chorar de tanto rir!

Dois problemas estão surgindo no horizonte e vocês vão ter que encarar: Vettel e Alonso. Dois campeões que já estão detonando algumas marcas de Senna.
Novos embates estarão à vossa espera.

Sairei da arquibancada e assistirei à distância.
Boa sorte. Vocês vão precisar.

Segafredo Zanetti
Segafredo Zanetti
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Vc ainda não acordou Pinto? não importa se alguém algum dia vai bater marcas ou numeros…seja de Senna, schumicher….ou outro qualquer.
O que realmente vale é o valor que Senna alcançou, isto sim é inatingível pra qualquer outro. Duvido, duvido mesmo que haja outro piloto com o talento e aurea alcançado por Ayrton em todo o planeta, queira vc ou não não sã os pachecos só que semeiam tal idolatria…. Já falei pra alguém e dig pra vc também: pegue as 10 maiores corridas que vc julga espetacular do Schumi e compare(se quiser) com as 10 maiores de Senna…..é COVARDIA meu amigo,mas podemos fazer assim: te mostro 10 do Senna antes da fase Mclaren ok?
Grande abraço a vc Pinto….o mais recalcado fã de Schumi…

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo Zanetti
9 anos atrás

Gilles Villeneuve é considerado até hoje, como um dos melhores pilotos da categoria.
Ayrton Senna é considerado o melhor de todos os pilotos.

O que há em comum entre os dois? Ambos foram “mártires” em seus carros defeituosos, de equipes que se julgavam acima do bem e do mal.

Moral da história: foram “canonizados”.

Um abraço, Segafredo… a “viúva” mais revoltada e chorosa de Senna.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Sendo assim……vc deve imaginar que quando Dick se for, será ele o maior de todos os pilotos? Duvido mesmo Pinto…..que algum outro piloto, mesmo que venha a morrer na pista, substitua Ayrton no posto de maior….abraço!!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Shummy, ao faturar o hexa em 2003, se tornou o maior piloto de todos os tempos. O hepta foi apenas o arremate.

Não precisou morrer tragicamente, para que um bando de endinheirados que gostam de aparecer e pilotos esquecidos com sede de palco, votassem numa eleição com sentimento de perda.

É isso aí, Sennafredo.
Abraço.

Observador
Observador
Reply to  Segafredo Zanetti
9 anos atrás

Não deixe de mandar aquela corrida que o PIQUET ultrapassou espetacularmente o SENNA e fez aquele gesto tradicioonal com os dedos mandando o Senna p/aquele lugarzinho. Mande também o daquela outra corrida que o SHUMMY fez ele rodar na curva do laranja em Interlagos !!!
Meus parabéns por voce ser mais uma das viúvas revoltadas do SENNA !!!
Também não se esqueça de mandar aquela de MONTE CARLO em que estava disparado na frente com a FLEXA DE PRATA e consegui porrar sem mais nem menos e a consequente perda do campeonato !!!´Lógicamente por causa desta barbeiragem.

Paulo Pinto
Reply to  Observador
9 anos atrás

Observador, os vídeos citados por você, com certeza, foram queimados em praça pública…

Micromax
Micromax
Reply to  Observador
9 anos atrás

De Observador vc não tem nada amigo, Senna não perdeu o campeonato em 88……VENCEU!!!! e se não fosse aquela distração em Monaco, e o tapetão de 84, seriam 8 vitórias, sendo 7 seguidas no circuito de maior dificuldade que existe…..Ah!! este recorde também é do Schimicher??? kkkk

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
9 anos atrás

Venceu o campeonato por causa dos descartes, senão Prost ganharia.

Hoje, perderia.

Ale
Ale
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Regra é regra … é era a mesma p/ todos.

Paulo Pinto
9 anos atrás

Segafredo, Micromax, Leka e Ale: sem a ajuda de vocês (que na minha opinião, são a mesma pessoa), a referida marca seria impossível nesta reta final.
Não podemos esquecer de todos que participaram, ao longo dos dias deste post, incluindo o FG em suas incursões repentinas.

Os debates e embates acrescentaram, esclareceram, mexeram com os brios e preferências e também divertiram. Valeu, galera.

Schummy Forever!

GUSTAVO
GUSTAVO
9 anos atrás

Infelizmente apenas vi este post agora.
Queria parabenizar o Flávio Gomes pela coragem e personalidade para poder escrever a verdade!!!
Fantástico ler as viúvas do Dick Senna!!! Fico impressionado com as pessoas não tem personalidade e seguem todas as determinações da nave mãe Globo.
Acho que se o Galvão falar que o PC Farias era um anjo todos vão até rezar por ele!!!
Não adianta chorar!!!! Schumacher o melhor de todos os tempos

Ale
Ale
Reply to  GUSTAVO
9 anos atrás

Coragem??? Precisa de coragem pra escrever esse texto??? Que verdade??? Quem disse que o Flavio ou qualquer outra pessoa é dono da verdade absoluta??? Por que que quem não gosta do Senna tem personalidade e quem gosta dele é manupulado pela Globo?? Que critério idiota vc usa?? bem, pelo jeito a Globo é a superpoderosa mesmo, por que ela não só manipula os “pobres coitados, burros, ignorantes” do Brasil mas tambem milhoes de “pobres coitados, burros, ignorantes” pelo mundo a fora.

Ale
Ale
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Vc esqueceu de completar.
A frase inteira é assim: Eu sou o caminho, a verdade e a vida.
Não é muito original, já disseram isso antes. Mas ajuda no ego neh … hihihihihi
Rumo ao 1000!!!

Paulo Pinto
Reply to  Ale
9 anos atrás

Ale, verdade por verdade, a nossa verdade só vai para o comentário, se Sua Majestade Virtual assim o desejar.

Ave, Flavius!

Ale
Ale
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Avestruz!!!! Fazer o que neh. Ele detém o poder!!!

Paulo Pinto
Reply to  Ale
9 anos atrás

Concordo. Inclusive, já tive comentários bloqueados no passado recente.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Mas é um baba ovo mesmo…….ts, ts

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Vocês, “viúvas”, devem ter ficado amargas ao longo dos anos.
Não percebem que o blogueiro está ironizando e eu simplesmente completei a ironia.

Os comentários bloqueados sempre existirão. Aqui e em qualquer blog que existir.
Concordo com você: ele detém o poder. Ou você aceita ou sai fora. Simples assim.

Ale
Ale
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

E eu reclamei de alguma coisa doido???

Paulo Pinto
Reply to  Ale
9 anos atrás

Reclamações no Procon, por favor.

Daniel Faria
Daniel Faria
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Muito engraçado. Ainda tem gente que leva a sério.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gustavo
Gustavo
Reply to  Ale
9 anos atrás

Parabéns pela sua auto descrição!!!

Segafredo
Segafredo
9 anos atrás

“Acertar carros é facil! Dificil é pilotar como ele……ele é mentalmente muito forte!”……………………..palavras de Prost (The right to win) com relação ao seu maior rival…

Ta chegando o milésimo…..

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Prost, Senna, Piquet, Mansell… quando esse Quarteto Fantástico começou a se desintegrar, eis que surgiu o Herdeiro, apontando seu queixo em direção à glória!

E assim, chegamos todos, ao milésimo comentário.

Ale
Ale
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Demorou mais chegou!!!!
Schumaketes felizinhas

Paulo Pinto
Reply to  Ale
9 anos atrás

Mais felizes agora com teu errinho de Português.

Ale
Ale
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

:p

Paulo Pinto
Reply to  Ale
9 anos atrás

Não… o errinho é no “mais”.

Segafredo
Segafredo
9 anos atrás

Pra ajudar a chegar no milésimo……..
E o cara ainda nem disfarça ao receber a bandeirada comemora como se tivesse vencido…..
P A T É T I C O……..

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Pra ajudar a chegar no milésimo…..
E o cara ainda nem disfarça ao receber a bandeirada comemora como se tivesse vencido….. depois tenta limpar a cara no pódium….
SChumicher……é….. P A T É T I C O………. asimm como o narrador

http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=gqyz6WcxJD8&feature=endscreen

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

É sempre a mesma historinha… infelizmente, esse é o papel do escudeiro.
Vide Felipe Massa, que só este ano favoreceu por duas vezes Fernando Alonso. E ainda faltam quatro provas.

Faz o seguinte: posta aí o GP da Alemanha/2010 e de quebra, a ultrapassagem na entrada dos boxes, acontecida em outro GP.

Quem aceita o papel de escudeiro, tem mais é que ficar pra trás!

Interessante… você não chama o espanhol de “Dick Júnior”.
Substituiu mal o teu ídolo.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Quem tá falando do Alonso??? se liga mano!!

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Tô ligado, mano!!
Você é que se desliga muito rápido…
No post sobre o GP da Coreia, você afirma mais de uma vez, que Alonso vai ser campeão!
A ênfase é tanta que só pode partir de um fã.

Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Acrescentando, eu nunca vi uma dupla tão “xerox” da outra. Até a equipe é a mesma!

Se no futuro, fizerem filmes sobre essas duplas, eu já tenho os títulos:
“Vigarista/Capacho, a missão” e
“Vigarista/Capacho 2, um novo começo”.

O que eu quis dizer é: você, que detesta o alemão, como pode torcer pelo espanhol que é a cópia dele?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Pela enesima vez…..já disse que não torço pra ninguém desta turma que aí está…..só acho que Alonso será campeão,,,,,palpite apenas.
Me agrada um piloto estar disputando o título sem ter o melhor equipamento ou, nem mesmo, o segundo melhor……

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
9 anos atrás

Entendi na enésima vez!
Dentre os vários grupos de “viúvas”, você faz parte do grupo FFF:
Fiel Fã do Falecido.
Parabéns!

Eduardo Lynch
Eduardo Lynch
9 anos atrás

O alemao nao e o maior piloto de todos os tempos.Apenas pegou a maior entresafra ,de bons pilotos de todos os tempos.Tanto que ,quando surgiu um (Alonso),botou logo ,dois campeonatos em cima do dito cujo.O seu retorno a F1 só comprova a sua competência.Dois campeonatos que o Nico(somente bom piloto)bota o dobro de pontos em cima do cara.

Paulo Pinto
Reply to  Eduardo Lynch
9 anos atrás

Você descobriu! O alemão além de Top, é ecológico.
Na ,maior entressafra (é com dois esses) de bons pilotos, ele foi o único que floresceu!

Daniel Faria
Daniel Faria
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Gostei!!!

Daniel Faria
Daniel Faria
9 anos atrás

Ainda acho que deviamos chegar os 1000 comentários. Schumacher com certeza o melhor de todos.

Paulo Pinto
Reply to  Daniel Faria
9 anos atrás

937 comentários e ainda não PAROU!

Tiago
Tiago
9 anos atrás

Rumo aos 1000 comentários !!!!
Fato Histórico neste Blog.
E mais um recorde para Schumacher como eu já havia dito lá em baixo.

Ale
Ale
Reply to  Tiago
9 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk………….
Se não tivesse citando o Grande Ayrton Senna não teria nem 12 comentários.
Bela tática do flávio….

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

o post mais comentado do flavio é um do barrichello, 2.500…

Paulo Pinto
Reply to  Roberto Andrade
9 anos atrás

Post do Barrichello não vale! Só de gozações deve ter mais de 2.000 comentários…

Eugênio Meirelles
Eugênio Meirelles
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Flávio, parabéns! Mais um show de texto e, sobretudo, já antecipando aqueles que acham que ser ‘patriota’ é só enaltecer o verde e amarelo e desmerecer o de fora. Queria ver se os números do alemão fossem o do brasileiro…, para os senistas também é bom se lembrar que só ganhou títulos na mesma equipe, que por sinal era a melhor nas respectivas temporadas e contra o Prost – eficiente mas conhecido pela falta de arrojo.

Leandro
9 anos atrás

Melhor Assim .

OI Flavio tudo bem ? ,antes de mais nada quero dar um bom dia á voçe e todos os demais debatedores do seu blog .
Acompanho Formula 1 desde 1983 quando eu tinha 4 anos de idade e assitia as corridas com o meu pai ,5 foram os genios que eu vi nesse epsorte e Schumacher e está entre eles ,mas desde que voltou a Formula 1 em 2010 o elamão vinha sendo uma sobra de si mesmo e do que já fora um dia ,Schumacher vinha cometendo erros grotescos e pilotando em nivel deprimente que nada lembravam aquele Schumacher da sua primeira passagem na Formula 1 entre 91 e 2006 mas agora com a aposentadoria defintiva somente lembraremos daquele Schumacher e suas corridas inesqueciveis como na Espanha 94 ,Bélgica 95 ,Espanha 96 ,Hungria 98 e Interlagos 2006 aonde parou no auqge ,agora somente vou lembrar daquele Schumacher que tirou a Ferrari de um jejum de mais de vinte anos ,em suma foi melhor assim . Abraço

Tiago
Tiago
9 anos atrás

Normalmente quem tem recorde de GPs só tem esse recorde e nunca ganhou um título Mundial.

É a vida, Prefiro ser Campeão Mundial.

Paulo Pinto
9 anos atrás

Ao que tudo indica, o Herdeiro de Schumacher vai ser Tri.
O cetro vai ficar em boas mãos.

Leonardo
Leonardo
9 anos atrás

Melhor piloto de todos os tempos!? Tá de sacanagem, né? Tomou pau do Rosberg por 3 anos, com o mesmo carro, coisa que não aconteceu nas outras equipes em que ele correu, quando o carro dele só era igual ao dos companheiros de equipe por fora. Pelo menos, eu disse pelo menos, ganhou dois títulos roubados. Aquela benetton de 94 toda fora do regulamento, fora as jogadas de dick vigarista. O maior rival que ele teve, segundo o próprio schumacher, foi o hakkinen, que é um péssimo piloto… pingava na pista e ele era capaz de ser ultrapassado por um piloto da minardi. Só teve rival de 5ª categoria. E ele mesmo disse que o Senna foi o melhor piloto que existiu. Não estou defendendo o Senna, mas foi o schumacher que afirmou isso…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Leonardo
9 anos atrás

Em verdade, dizer que os números analisados friamente indicam quem é o melhor piloto é mesmo uma bobagem. Mormente em um esporte que tem a variação dos carros, e da história das próprias circunstâncias das corridas. Se assim fosse, e se o Vettel vencer o atual campeonato, vamos dizer que o alemão é melhor piloto que Alonso (só para ficar em pilotos atuais), e nem o Vettel acha isso ! Todas as circunstâncias devem ser sopesadas mesmo, e é assim que tem que ser em todos os esportes, e ainda mais no automobilismo. Outro ponto: o retorno do Schumacher foi ruim mesmo. Ele pilotou mal. Fez muitas bobagens. E brilhou pouco. Muito pouco. Pessoalmente, creio que o alemão foi um dos melhores que vi. Já vi alguns melhores que ele (e acompanho a F1 há cerca de 30 anos), mas ele foi bom, e merece todas as nossas homenagens. Abs.

AlvaroMegamix
AlvaroMegamix
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

E vocês lembram como ele ganhou alguns títulos? como o de Hill?

Paulo Pinto
Reply to  AlvaroMegamix
9 anos atrás

Eu lembro. Hill foi afobado, enfiando o carro por dentro da curva, no momento em que Schummy (pego de surpresa) estava tangenciando a citada curva.
Acidente de corrida. Acontece…

Eugênio Meirelles
Eugênio Meirelles
Reply to  AlvaroMegamix
9 anos atrás

E você, se lembra quando o Senna jogou o carro contra o Prost? Também ganhou um título…

Paulo Pinto
Reply to  Eugênio Meirelles
9 anos atrás

As “viúvas” alegam que foi vingança. É, rendeu um título…

Observador
Observador
Reply to  AlvaroMegamix
9 anos atrás

Tal qual o SENNA tirou o PROST da pista e foi campeão daquela temporada ???

Bebeto318
Bebeto318
9 anos atrás

Como sempre digo, brasileiro é torcedor nato, fala… fala… fala… e procura de todas as formas idolatrar seu ídolo ou denegrir quem ele não gosta. O Flávio, não gosta de Senna e Barrichello. Ponto final.

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Só para lembrar:
O recorde de nºs de GPs disputados do Barrichelo ele não conseguiu quebrar, mesmo sendo quem ele é.
Não é nehuma comparação de um com o outro, mesmo porque na Ferrari o tratamento nunca foi de igualdade entre seus pilotos, Massa, Irvine, Mansel, etc etc … que o digam!
O alemão foi (talvez ainda o seja – essa Mercedes não “andou”!) um dos maiores pilotos de todos os tempos, fulminou praticamente todos os récordes conhecidos da categoria, mas, em números de GPs, ficou abaixo do “Barrica”! ….. kkkkkk

Paulo Pinto
Reply to  Ulisses
9 anos atrás

Já disse e vou repetir: um “recorde” que pertencia a Riccardo Patrese?

Tiago
Tiago
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Normalmente quem tem recorde de GPs só tem esse recorde e nunca ganhou um título Mundial.

É a vida, Prefiro ser Campeão Mundial.

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Ué…? são nrs Paulo!! vc não é doido por eles??

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
9 anos atrás

Números pautados em performance.
É só olhar os três últimos recordistas de GPs: Lafitte, Patrese e Barrichello. Precisa dizer mais?

Rama
Rama
9 anos atrás

Cheguei atrasado, só pra confirmar, com o nono título do Sebastian Loeb, que ele sim é o melhor piloto de todos os tempos. O Rali faz a F1 parecer coisa de menina.

Deixem a discussão entre Senna e Schummi pra F1. Ainda prefiro o brasileiro, não por patriotada, mas porque considero muitos dos títulos do alemão circunstanciais. Acho páreo, mas Senna desempata, na minha opinião, porque ultrapassava melhor, era mais aguerrido.

Paulo Pinto
9 anos atrás

Se os destinos tivessem sido invertidos, ou seja, Schumacher morresse tragicamente como Tricampeão e Senna chegasse ao Hepta, além dos demais recordes, os “Sennistas” iriam se agarrar aos números como carrapatos e chutariam toda e qualquer eleição, que apontasse o alemão como o primeiro do mundo.

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Se, se, se, se, se, se,………..o problema é que não é

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
9 anos atrás

Que bom que não foi! O “se” eu deixo pra vocês.

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Quanto rancor…….vc ainda vira viúva amigão……..ah respondi seu comentário no voando baixo, ok?

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
9 anos atrás

E já tem um pequeno comentário te esperando, no mesmo blog.

Concordo, ainda viro “viúva”. No dia em que Schumacher for se encontrar com Senna.

Choraremos juntas!

Antonio Seabra
Antonio Seabra
9 anos atrás

Flavio,

Excelente analise, parabens.
Antonio

TEDESCO
TEDESCO
9 anos atrás

As “viúvas” do Senna vão uivar de ódio! Nós brasileiros consideramos impossivel alguém superar o Senna, e a nossa mída, sempre imparcial, faz de tudo para manter acessa essa chama. Os fatos porém estão ai e não desmerecem em nada os nossos campeões; inclusive o grande e injustiçado Piquet que pagou por dizer o que pensa e viver rodeado de belas mulheres para inveja de muitos. Schumacher fez o que parecia impossivel:superou Fangio e quebrou todos os recordes possiveis, o resto é conversa fiada. Quem tiver dúvida assista a corrida de Spa em que ele de pneus lisos segurou o Damon Hill com pneus slick debaixo de chuva, um show de pilotagem.

Eugênio Meirelles
Eugênio Meirelles
Reply to  TEDESCO
9 anos atrás

Nada como ler um comentário de quem entende e acompanha. A maioria segue as ‘máximas’ do Galvão…, povo sem opinião própria.

Joaoleopires
9 anos atrás

Um dos melhores posts que já li de você Flávio, realmente sensacional!!
Schumacher não deixou de ser o melhor naquilo que fez só porque voltou….

Alberto
Alberto
9 anos atrás

Bom!!! Falar que Schumacher ou Senna ou Fittipaldi ou Piquet ou Fangio, entre outros, foi o melhor de todos os tempos é complicado. Só daria para avaliar de colocássemos todos com carros igualmente competitivos e todos no auge de sua forma física e mental. Aí poderíamos dizer quem foi o melhor.
o resto é discussão tosca ou gosto e admiração pessoal por determinado piloto!!
Seguindo esse raciocínio, o Schummy foi, sim, o melhor na geração dele.
lembro de uma prova em Montreal em que ele ganhou fazendo 4 paradas nos boxes e andando no limite com voltas de classificação em toda prova e sem cometer erros. Surreal!!
Assim como Senna, Fangio e Fittipaldi também o foram em vários momentos de suas carreiras!!!
Então é uma discussão tosca e sem fim !! Como também é sobre quem foi melhor??? Pelé ou Maradona??? Eu acho o Romário!!!

Luiz G
Luiz G
Reply to  Alberto
9 anos atrás

Romário???…huahuahuha…O Zico foi melhor que o Romário!…mas vamos deixar isso pra lá, senão a discussão vai pra futebol e vai acabar em natação, nado sincronizado, etc…

O importante é que Schumacher foi o piloto de maior sucesso da história da Formula 1 e isso é um fato que ninguém pode contestar. (…e tome lenha na fogueira…rsrsrs)

Roberto
Roberto
9 anos atrás

Realmente, Senna foi o melhor… Você sempre o evoca Senna quando fala de Schumacher. Ora, se os números são tão importantes para a determinação absoluta do “melhor de todos os tempos”, deveria comparar Schumacher com Prost e, principalmente, com Fangio, pois ambos têm mais títulos que Senna. Se os números não mentem para apontar o melhor de todos os tempos, como você diz (“os números de Schumacher não deixam dúvidas sobre quem é o maior”), vamos lá ver quem foi o melhor (números arredondados):

FANGIO:

Títulos:
– 1,6 temporadas para cada título, ou seja, ganhou 62% dos títulos que disputou na carreira de oito temporadas que participou…

Vitórias:
– Uma vitória a cada 2,12 GP’s, ou 47% vitórias.

Pole Positions:
– 1,75 corrida para cada pole, ou 56% de poles.

SCHUMACHER:

Títulos:
– 2,71 tempoarada para cada título, ou seja, ganhou 37% dos títulos na carreira de dezenove temporadas que participou…

Vitórias:
– Uma vitória para cada 3,36 GP’s, ou 30% de vitórias conquistadas.

Poles:
– 4,44 corridas para atingir cada pole, ou seja, 22% de poles positions.

Bruno
Bruno
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Gostei dessa análise…muito boa… Adoro os textos do Flávio, é praticamento o único que acompanho, mas toda vez que ele escreve algum texto com Senna e Schumi, sinto que muito do que ele diz é para provocar mesmo. Também, se eu já leio muita coisa ridícula, imagino ele. Sou um grande fã do Senna, mas não como essa maioria desinformada e alucinada. Hoje essa comparação não me preocupa mais, porque é incontestável a imagem que o Senna tem no mundo todo. Fico feliz de escutar um Alonso dizendo que ser tri e se ingualar ao Senna é o sonho dele, o Hamilton também, e muitos outros. O Perez dizendo que é uma honra correr na McLaren, na equipe so Senna…. isso pra mim é o que conta

João
João
Reply to  Roberto
9 anos atrás

Perfeito contra-argumento, Roberto.

Tem gente que mal aprendeu a multiplicar e vem falar de números…

Na verdade o cara é fã do Schumacher (parabéns, maravilha) não vejo problema nenhum, até que passe usar de um argumento que seria irrefutável, ou seja, o maior número de vitórias e títulos do alemão para dizer que ele é o melhor de todos os tempos.

Mas onde tá escrito que quem tem mais vitórias e títulos é o melhor? Quem define os critérios de quem é o melhor ou não?

Cada um tem o seus, é assim que funciona, você gostando ou Sr. Flávio Gomes. Desista, você não é amigo íntimo da verdade, muito menos dono dela.

Micromax
Micromax
Reply to  João
9 anos atrás

Maravilha de espaço este aqui…..sem nehuma schumakete pra contestar o dito e provado!!!! também pudera….. deve ser muito chato vc ser o piloto com maior nr. disto e aquilo…..e mesmo assim não conseguir a unanimidade e idolatria que Senna conseguiu!

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
9 anos atrás

Quem bebeu aí?
Um diz que Senna foi o melhor, e para isso faz uma comparação percentual de Fangio com Schumacher (?!), e os demais aplaudem.
Essa pinga deve ser da boa…

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Espegimenta……hehe

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Schumakete interferindo de novo…….não se guenta

Paulo Pinto
Reply to  Micromax
9 anos atrás

Continuam bêbados…

Marcos assunção Ramos
Marcos assunção Ramos
9 anos atrás

Gomes, te acompanho a anos para saber o que você quer instigar além do assunto principal, não cairei na tentação. Afirmo, Schumi foi o maior( campeão, pole, vitorioso, trapaceiro e mal perdedor também) mas não foi melhor, nem de longe foi testado para ser considerado assim. Abraços e bom voto!

Marcos Ramos

Armando
Armando
9 anos atrás

Sem duvidas o MELHOR e MAIOR piloto que o mundo tem e teve!!

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

Ele tentou! Não deu, pois ele já é um vovô de 43 anos, e por mais que os especialistas digam que ele ainda está em idade boa para correr, não adianta. Porque correr com caras (10,15 e 20 anos) mais novos que você o deixam em larga desvantagem e o Rosberg se deu bem em cima dele por causa disso, e agora vai ter que suar o macacão por causa do Halmilton. O Michael Schumacher decidiu DEZ títulos mundiais ficando com SETE, não precisa dizer mais nada, porque ele não precisa provar mais nada há ninguém. VALEU SCHUMACHER!

jairo rodrigues
jairo rodrigues
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

quem eram os 10 que disputaram o título com ele??? em que condições???

Edison Moraes
Edison Moraes
Reply to  jairo rodrigues
9 anos atrás

Oh, Jairo! Acho que vc precisa aprender a ler!

Hugo
Hugo
9 anos atrás

Parabens ao grande schummy, fará muita falta a f1…aos que criticam seu desempenho nesse retorno, o cara com mais de 40 anos fez a molecada na flor da idade suar..tarefa que apenas um piloto de grandes habilidades conseguiria fazer

Pereira
Pereira
9 anos atrás

“Schumacher é o melhor piloto de todos os tempos, isso não se discute.”
Sei… No esporte, depois da emoção do momento – o gol, a vitória, a ultrapassagem – o que mais motiva as pessoas são as discussões sem fim.

tonico
tonico
9 anos atrás

pra apagar fogo com gasolina premium!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=YGn0gwaG6V8

ehhehehe

Paulo Pinto
Reply to  tonico
9 anos atrás

Sua gasolina está “batizada”…

hihihi!

1 5 6 7