TRUCK: QUE HOUVE, AFINAL?

SÃO PAULO (esperando) – O acidente de Diumar Bueno nos treinos para a prova de Guaporé da F-Truck aconteceu há quatro dias. Ainda não há respostas para várias perguntas: acabou o freio? O acelerador travou? O piloto teve um mal súbito?

Alguém já falou algo oficialmente? Entrei no site da categoria e não há nada, além de elogios à cabine que resistiu e, graças a ela, o piloto não morreu.

O acidente foi grave demais para cair no esquecimento. Há uma reunião marcada para o dia 8, parece que já estava agendada, mas seria honesto por parte da Truck alguma satisfação à velha e boa opinião pública. Com um detalhe, e aqui cabe o elogio: a organização disponibilizou as imagens do acidente em seu site para quem quisesse usar, numa clara demonstração de que não tem a intenção de esconder nada.

 

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Enko
Enko
11 anos atrás

caro marcelo, realmente o carro ganha velocidade na grama, e o piloto vira passageiro, mas como já frisei, em momento algum ele muda marchas ou vira o volante, conttrário ao que aconteceu ano passado com o piloto luiz lopes no mesmo ponto, onde se vê ele tentando,virar o volante para a esquerda na grama, tanto é que ele bate de quina e não de frente.
somente o piloto poderá explicar o ocorrido.
aH! em tempo, durante a corrida um piloto se acidentou e precisou ser rehidratado na pista, talvez esse seja o indicio que o dilmar teve uma perda de pressão ou taxa de açucar no sangue, pois ambas provocam o mesmo efeito, um pqueno desmaio.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Enko
11 anos atrás

Grande Enko!
Valeu pela resposta, realmente chamou a atenção pelo fato de não ter nenhuma marca de tentativa de parar o caminhão (marca de frenagem etc.), sua versão pode ser correta realmente. Quem poderá falar sobre isso é o próprio Diumar.
Abraços,

Acarloz
Acarloz
11 anos atrás

Caminhão foi feito pra carregar laranja.

Kleiton Marques
Kleiton Marques
11 anos atrás

Enquanto a Truck não escondeu as imagens do acidente, a FIA fez questão de apagar as imagens que trariam mais clarezas sobre o acidente fatal de Senna em 1994, principalmente as cenas feitas do carro de Senna.

Luis
Luis
11 anos atrás

Já vou avisando que não entendo nada de caminhão e que posso estar falando uma grande bobagem, mas, se for o caso de falha mecânica, onde o pedal do acelerador não saiu do lugar e o freio acabou, eu sugeriria a implementação de um sistema de desligamento automático do motor para minimizar o impacto, no caso, um botão que, quando apertado, o caminhão morre, porém acho que isso seria uma medida muito pontual para este caso específico, que ao mesmo tempo que é assustador, é muito raro de acontecer. Não sei nem se é possível isso nem o quanto isso seria realmente útil em outros tipos de acidentes.

Caco
Caco
11 anos atrás

Após a reunião os organizadores e a CBA emitirá a seguinte nota: A culpa é da curva do café.

Lucas Lopes
Lucas Lopes
11 anos atrás

Defendo a tese que ele teve um mal súbito, apagou no caminhão!

Em sã consciência ele teria tentado algo para parar o caminhão, como joga-lo para o lado de fora da pista, a direita, onde havia um muro, onde ele poderia se escorar e o caminhão ter sua velocidade reduzida até chegar na brita e parar por completo, mas o que ocorreu foi que o caminhão dele continuou a aceleração, atingindo o muro a quase 200km/h sendo que o radar é de 160km/h, ele nao tenta mudar a trajetória em nenhum momento… o caminhão está em linha reta, de repente entra pra esquerda e fica em uma linha continua até pegar o desnivel dar o salto e atingir o muro…

não acredito que tenha sido falha mecânica não…

Ulisses
Ulisses
Reply to  Lucas Lopes
11 anos atrás

Também não acredito … foi tudo muito estranho.

Flávio Colorado
Flávio Colorado
11 anos atrás

Atualizando:
O piloto Diumar Bueno teve 15 fraturas em uma perna e 17 na outra, mais algumas fraturas nos pés e no nariz e ossos da face. Segundo o canal local da Globo a RPC, foram 52 no total. O piloto ficará sem caminhar por 6 meses.
A filha do Diumar, Sheren Bueno disse que o pai era um lutador e ia sair dessa…só isso.
Na minha opinião: Freio falhou, acelerador travou, câmbio travou e não reduziu e por último o sistema de direção travou para a esquerda.
Só isso!

Enko
Enko
Reply to  Flávio Colorado
11 anos atrás

voce acha só?

Acho que vi um caminhão voando...
Acho que vi um caminhão voando...
11 anos atrás

Pô, cara, vamos e venhamos, um caminhão despencou numa rua abaixo! Isso não é caso pra investigação???

Se simplesmente “acontece”, então esse autódromo tem de ser fechado, por não oferecer segurança.

E foi tudo muito estranho, não parece que o piloto sequer tenha tentado frear, ele joga o caminhão pra grama, ele ganha mais velocidade ainda e voa ladeira abaixo…

Por mais que a categoria seja séria, de boa reputação, tem de vir a público esclarecer o que aconteceu (quando descobrir, óbvio) e tomar providências para que semelhante desastre seja evitado.

Slater Hammerhead
Slater Hammerhead
11 anos atrás

A questão não é faltar freios, isso já aconteceu até na F1. A questão é que o caminhão parece acelerar cada vez mais, e vai pro meio da grama porque?

Esse acidente da truck me parece tão estranho quanto esse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=aYupaXjYnP4&feature=related

Os dois parecem acontecer por um mal súbito dos pilotos!

Enko
Enko
Reply to  Slater Hammerhead
11 anos atrás

no carro de rallye nota-se que o carro sai de frente, enquanto que o truck sai violentamente para a esquerda em uma reta.
desculpe mas são dosis casops totalmente diferente.

Slater Hammerhead
Slater Hammerhead
Reply to  Enko
11 anos atrás

Eu não notei essa saída de frente, e outros com quem troquei idéia a respeito também não viram nada. Parece que o cara simplesmente passa reto, sem aliviar pra fazer a curva, mas enfim o assunto aqui é a truck, e continuo achando que o cara teve algum problemas. Estava muito quente naquele dia, ele pode ter tido uma queda de pressão devido ao calor e ficou com o pé em cima do acelerador, o que esplicaria a sensação que o caminhão continuou acelerado até sair da pista.

Enko
Enko
Reply to  Slater Hammerhead
11 anos atrás

slatewr, se ele passou reto, é porque saiu de frente, m as enfim vamos à truck que é o assunto.

Maurício
Maurício
11 anos atrás

Se faltou freio, ficou mal para um dos patrocinadores da corrida que teve seu painel atropelado pelo caminhão.

FuscafortE RJ
FuscafortE RJ
11 anos atrás

Coincidência macabra. Ele destruiu a placa de publicidade dos FREIOS FRUM.

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Desde a primeira vez que vi as imagens, me pareceu mais acelerador que travou do que falta de freio.

Não parece que a velocidade ficou constante e sim que aumentou quando cruzou a linha de chegada e “escapou” da pista. E quando cruza a linha de chegada, no meio da reta, o piloto não freia…vai frear ao final da reta. O Truck perdeu o controle bem antes do ponto de freada…

Diogo
Diogo
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Faltou freio. Se tivesse funcionando o freio, mesmo com o amortecedor travado, teria fumaça de borracha queimada. E, na Truck, os pilotos freiam no meio da reta pois existe um radar onde os pilotos podem passar no máximo a 160km/h, por questão de segurança. Esse mesmo radar identificou o caminhão a mais de 200km/h.

Luc Monteiro
Luc Monteiro
Reply to  Diogo
11 anos atrás

Diumar passou no radar a 184,6 km/h antes de bater.

marcão
marcão
11 anos atrás

Esses murinhos de concreto nunca resistiriam á uma panca daquelas…
Depois da panca ainda despencar de 15 metros de altura…
Não é pra qualquer estrutra .. A célula de sobrevivencia funcionou sim, e bem..
Tá certo que ainda precisam rever o calcanhar de aquiles da estrutura, que é na dianteira…
Já poderiam ter mudado.. Quem sabe agora mudam o desenho pra garantir total integridade ao esportista….
Enguanto isso temos é que comemorar a sorte do Dilmar. e também lamentar o sofrimento que esse acidente causou e ainda causa ao piloto….
a truck é m espetáculo bonito, mas as coisas estão acontecendo, é preciso um pouco mais de zelo no que se refere a segurança…
Esse ano no Templo o posto 3 ficou parcialmente destruido depois de um toque de um dos caminhões de show… Alguns anos atrás o caminhão da Debora praticamente decolou e arrancou a cabine de outro. Foi um acidente espetacular lá no final da reta dos boxes… O acidente do Geraldo também foi pavoroso..Entre outros.. Então tá na hora de resolver “” “” certas”” questões de segurança..

Gerson
Gerson
Reply to  marcão
11 anos atrás

Vão colocar molas amortecedoras de impacto na dianteira dos “Truck”….

Ainda acho corrida de caminhão uma coisa muito tosca. Se o automobilismo nacional não estivesse agonizando, outras categorias poderiam ter um público tão grande ou até maior que a Truck.

E tem uma coisa: Não é só por ser o mais popular, que é o melhor em qualidade…Vide o Michel Teló, o Funk carioca, o corintians…kkkkkkkkkkkkkkkkk

marcão
marcão
Reply to  Gerson
11 anos atrás

???????????

Leonardo
Leonardo
Reply to  marcão
11 anos atrás

15 metros de altura???
Murinho?
A altura ali é de uns 5 ou 6 metros não muito mais que isso. E depois, ali é saída de curva, e o muro ter quebrado foi o que salvou a vida do piloto.

Enko
Enko
Reply to  Leonardo
11 anos atrás

o gerson perde cada chance de ficar de dedos cruzados.

hendrix
hendrix
11 anos atrás

li num concorrente seu q em só uma perna ele quebrou em 15 lugares, pô 15 lugares nem com super-bonder vc cola direito de novo.

Diogo
Diogo
11 anos atrás

Acabou o freio. Disseram várias vezes durante a transmissão. E o caminhão passou no radar a mais de 200km/h.

Eu entendo que é um acidente como qualquer outro de corrida. O risco na Truck é maior devido ao centro de gravidade alto dos caminhões. Aí, cabe à direção de prova reforçar a segurança, aumentando a altura dos guard-rails.

Se fosse um Fórmula 3 batendo de frente, na mesma situação, também teria fraturado as pernas do piloto.

Gerson
Gerson
Reply to  Diogo
11 anos atrás

Só as pernas????????????

Youssef
11 anos atrás

Desculpe, o comentário não é sobre o post atual, mas você está parecendo um Russo com a cara cheia de vodka na imagem congelada do vídeo da semana.
Abs.

Dionisio
Dionisio
11 anos atrás

Essa história tá mal contada…. por que ele saiu da pista em plena reta ?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
11 anos atrás

E se onde ele bateu (naquela velocidade e naquele impacto colossal) fosse uma arquibancada cheia de gente????

Os caras precisam saber o que aconteceu.

Imperador

Ricardo Arcuri
Ricardo Arcuri
11 anos atrás

Bom, a Truck realmente nao tem nada a esconder. Problemas de freios sao inerentes ate aos caminhoes de estrada, devido a sua construçao para suportar altas inercias. Eles costumam falhar com frequencia muito maior que nos carros.

Claro, num caso de corrida é algo mais serio, mais impactante. Mas a atitude da categoria em disponibilizar as fotos é digna de elogios. E como a familia Felix sempre conduziu de maneira aberta a tudo, entao podemos dar um credito. Deve haver algum motivo plausivel.

O que me deixou impressionado e preocupado foi o “guard rail” do circuito que era um…. muro de tijolos. Isso dai so segura carrinho de rolimã. Se o guard rail existe para garantir que o carro nao saia do limite do circuito e, por tabela, garanta a segurança do piloto, por que raios deixaram a Truck correr num circuito onde os pneus ficam mais inteiros que o “guard rail”? Isso sim que deveria ser apurado… ao menos, explicado

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
11 anos atrás

Depois a imprensa reclama de declarações vagas. Imagine se a categoria iria apontar o dedo para esta ou aquela fornecedora de componentes ou sistemas num caso grave como esses e correr o risco de se tornar ré em uma ação judicial de indenização por danos morais e materiais. Se a categoria não tem certeza, o que virá somente depois de uma perícia, a postura correta é mesmo silenciar. E tem mais, perícia leva tempo para ser feita, além do quê, podem haver divergências quanto às conclusões do laudo pericial.
Abs.

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
11 anos atrás

Ele está todo quebrado na uti do hospital marcelino champagnat em curitiba………52 fraturas e sem risco de morrer, mas o resto é sem notícias.

Wilson
Wilson
11 anos atrás

Aconteceu algo parecido a alguns anos aqui em Londrina, a equipe Wolksvagem estava treinando (treino particular e sem radar) e na reta oposta pé no fundo chegou a hora de freiar e nada. O caminhão passou reto, bateu na proteção de pneus, passou acima do quard rail, podou algumas arvores e após bater no chão com violencia, o cámbio foi parar na calçada da avenida que passa fora do autodromo.
Moral da historia: a cabine salvou o piloto pois quebrou apenas um braço.
As pistas não estão preparadas para o tamanho, altura e peso dos caminhões.

João Ferreira
João Ferreira
11 anos atrás

Já tinham exibido no domingo, não teria porquê esconder…mas concordo que não chegaram a uma conclusão sobre o que houve, vamos aguardar a recuperação do Diumar Bueno para perguntar o que aconteceu de real…o estranho é que saiu reto sem que podia nem mexer no volante, muito estranho. Pelo menos não bateu numa área que estava o público….#truckdomal

Glauber
Glauber
11 anos atrás

O que intriga é que pouco depois do meio da reta o caminhão dá uma guinada para a esquerda e aconteceu o que já sabemos.
Ninguém freia no meio da reta. Estava muito longe do ponto de freada da curva.
Muito esquisito.

Maurício
Maurício
Reply to  Glauber
11 anos atrás

Será que não foi para a esquerda por causa de algum problema nos freios mesmo? Pode ter funcionado apenas o lado esquerdo (ou apenas a roda dianteira) e depois ficou sem freio nenhum. Isso aconteceu comigo muito tempo atrás num Chevette que estava com a pastilha gasta, só um lado funcionou e me deu um baita susto, imagino num caminhão a 190 km/h.

Fábio Gabriel
Fábio Gabriel
Reply to  Glauber
11 anos atrás

O caminhao da uma guinada pra esquerda em uma tentativa de diminuir a velocidade atravez das proprias rodas arrastando.

A alguns anos atraz um outro caminhao perdeu o freio exatamente no mesmo ponto, mas acabou batendo sem nenhuma gravidade graças a essa tecnica.

Mas eu por algum motivo dessa vez o caminhão não perdeu nenhuma velocidade, dando maiores indicios de que alem de perder o freio o caminhão tbm teve o acelerador travado

Fábio Gabriel
Fábio Gabriel
Reply to  Glauber
11 anos atrás

O video do acidente ao qual eu me referi anteriormente

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=3yK7aWmanmU#!

LUZ PRATA
LUZ PRATA
11 anos atrás

boa tarde Gomes e galera.

Karaka essa tal de formula Mamute…e simplesmente Hilaria…qual o TESAO que da para o brincalhao que pilota essas Merdas ??? eu teria Vergonha de Participar desse circo feito para Lerdos Peoes…hahahaharsss o dinheiro $$$, que os diversos Patrocinadores deste Circo de Horrores Pesados ,gastam… com essa Competiçao Ridicula…daria para realizar o Melhor Campeonato de F 3 do Mundo… com Todos os Pilotos se deliciando com chassis e motores 0 bala…seria Muito Melhor de Assitir um grid cheio de carros Velozes que realmente dao prazer de pilotar…e ve-los em açao..e revelaria Muitos Talentos BRASILEIROS para a F 1…+ a piaozada e que manda…enchendo os autodromos por onde passam..e gerando $$$….fazer o que ??? valeu.

Slater Hammerhead
Slater Hammerhead
Reply to  LUZ PRATA
11 anos atrás

Flávio, estranho você aguentar esse idiota falando merda em praticamente todos os posts…

Marcelo
Marcelo
Reply to  LUZ PRATA
11 anos atrás

Lendo estes posts do Luz Prata “Zina (Ronaldo!)” percebi o quanto que sou uma pessoa normal.
Eu achava que era um doido, mas depois de conhecer o Luz Prata, percebi que o caminho ainda é longo até chegar ao seu nível…
Mas vou batalhar com fé para tentar chegar perto rsrsrsrs…

Enko
Enko
Reply to  Marcelo
11 anos atrás

como pode esse cara comentar coisas que ele nem saBE, LUIZ PRATA, VOCE ATÉ AGORA NÃO RESPONDEU, DO QUE VOCE JÁ COREU NA VIDA?.
vai brincar dom os seus hot weels ou seu video game e não poste coisas que voce nem desconfia como funciona.

Jaime Boueri
11 anos atrás

Levantei essa bola no Twitter ainda no domingo. O Luc Monteiro me disse que não era caso para investigação. Mas, pra mim é! Afinal, o Luiz Lopes bateu do mesmo jeito em 2011, e nada foi feito.

Pra mim, Guaporé não é segura para a Truck… Simples assim.

Jaime Boueri
Reply to  Jaime Boueri
11 anos atrás

Ah, e nem mesmo a CBA falou algo. No site da entidade não tem nenhuma menção ao ocorrido. Nenhuma! Estranho, não?

Falei sobre isso numa postagem no blog. O link é esse aqui: http://blogdoboueri.blogspot.com.br/2012/10/milagre-na-truck.html

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
Reply to  Jaime Boueri
11 anos atrás

Guaporé não é segura para nada que tenha rodas…….Quem tiver paciência, faça um levantamento dos mortos lá….Ganha de qualquer autódromo brasileiro

ALEX B.
ALEX B.
Reply to  Jaime Boueri
11 anos atrás

Concordo com o Jaime. Certas pistas tupiniquins não comportam com segurança a Truck. Hão de ser mais seletivos neste criterio! Mais segurança sempre…

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
Reply to  Jaime Boueri
11 anos atrás

Se o cara diz que não é caso de investigação, não seria por causa dele ter algum relacionamento com a categoria e não queria ver o seu ganha pão sofrer investigação e alguma punição severa.

Mas não se preocupem, como tudo que é brasileiro, somente vão fazer algo depois que morrer alguém. Fizeram assim com a Stock Car.

Flávio, responda aí para nós: A Truck também faz teste anti-doping? Pois o que ouvi falar é que tem piloto lá que curte uma ervinha…

Japoneis
Japoneis
Reply to  Jaime Boueri
11 anos atrás

Poderia ser algum ressalto na pista e eles perderem o controle do caminhao?
Associado a isso o problema no freio?

In
In
11 anos atrás

Segundo o filho do Diumar, Jenssen, faltou pressao hidraulica, sem isso o truck nao freia, nao reduz, nao faz nada.

Mauricio
Reply to  In
11 anos atrás

Hidráulica ou pneumática?
Pelo que sei os freios dessas veículos é da Wabco e são pneumáticos.
Esclareça-me se estiver enganado.

Paulo Oliveira
Paulo Oliveira
Reply to  In
11 anos atrás

Tinha que ter um sistema redundante para o freio. Ou pelo menos usar a solução Flintstones.

Mas, quanto à possível falha hidráulica, difícil entender como o truck aparentemente continuou com a aceleração a pleno. Daí estaria mais para acelerador eletrônico travado. Será que ele estava usando um tapete da Toyota?

Valente
Valente
Reply to  In
11 anos atrás

Do jeito que aparece na imagem, não se percebe alguma frenagem, mesmo na grama, o que certamente mudaria a trajetória e reduziria um pouco a velocidade do truck.

Enko
Enko
Reply to  Valente
11 anos atrás

tá bom se pressão o caminhão não funciona, onde, o sistema de freios pode ser pneumatico, mas e o cambio? em momento algum ele reduz marchas, (lembrem-sed que o ayrtom reduziu o máximo de marchas antes de bater na tamburelo), o emersom gostava da chave geral do seus carros o mais próximo possível do volante para em caso desses desligar o carro com marcha engatada para usar o cambio como freio.
é muito estranho, já que no acidente do luiz lopes se vê claramente ele virando o volante e tentando fazer o caminhão virar..
se houve queda de pressão, aredito que tenha sido a do dilmar, fazendo com que ele apagasse momentâneamente.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Enko
11 anos atrás

Grande Enko e amigos!
Como todos escreveram, o acidente em si foi estranho para todos…
Confesso que achei estranho mesmo foram as palavras do Téo José na transmissão, que falou com uma “simplicidade” deste acidente da mesma maneira que um piloto parou o Truck por problemas no Turbo…
Ficaram defendendo tanto que o “Santo Antonio” é bom, etc, etc. e o Diumar teve 52 fraturas!
Agora Enko, coloco aqui uma questão – este negócio de área de escape com grana. Vi uma prova da Ferrari Chalenge no Bandsports em Vallelunga (acho que escreve assim) onde um carro saiu na grama de traseira e o carro só ganhou velocidade na grama, voltando à pista e batendo de traseira em outro carro.
Lembro também do acidente que matou o Greg Moore em Fontana, o carro também ganhou velocidade na grama.
Mas que foi estranho não ter nenhuma marca de frenagem ou redução de marcha foi…
Abraços,
Marcelo