HABEMUS MELBOURNE (4)

aus2013dSÃO PAULO (ô, horário difícil) – O que é mais engraçado em Raikkonen é como ele reage a uma vitória. Duas frases pinçadas: “O carro é bom”, disse, pelo rádio, enquanto o engenheiro procurava adjetivos para sua pilotagem. “Foi uma das vitórias mais fáceis da minha vida”, depois, quando todos demonstravam espanto por sua atuação segura e precisa.

Do ponto de vista de trabalho para passar muita gente, disputar freadas e tudo mais, de fato não foi tão complicado assim. Basicamente, o GP da Austrália foi vencido na estratégia de duas paradas, contra três de quase todo mundo. Mas tal estratégia só dá certo se o cara guia direito. Kimi guia direito. É um dos grandes.

Gostei da prova. A dúvida sobre a quantidade de pit stops será permanente ao longo do ano. O desenvolvimento dos carros terá de ser feito no sentido de gastar menos borracha. Equilíbrio é a palavra-chave.

Mas vamos começar do começo, a noite de ontem que fechou o grid depois da chuvarada de sábado. A água voltou no domingo, com menos vontade, mas o bastante para deixar a pista molhada. Foi com o asfalto úmido que aconteceram o Q2 e o Q3. Só Pérez e a McLaren acharam que daria para usar slicks. Danaram-se. Ficaram fora na segunda degola Hulk, Sutilezas, Verme, Ricardão, Chapolim e Sapattos. Assim, nenhum estreante passou para o Q3, o que também não é nenhuma grande surpresa.

Aí sim já foi possível usar os supermacios, e Vettel sobrou na turma. Tião Alemão virou uma volta em 1min27s407 e despejou 0s680 sobre o primeiro não-Red Bull do grid, Hamilton, com a Mercedes — gargalhando da McLaren, que se arrastou lá atrás. Massa fez bom treino e conseguiu se classificar em quarto, uma posição à frente de Alonsito.

Vettel e Webber na primeira fila, garantia de dobradinha da Red Bull, não? Ainda mais que a chuva parou, a pista secou…

Não.

Primeiro, porque Webber largou como uma lesma preguiçosa. Caiu para sétimo na primeira volta. Todo mundo passou o Canguru Desolado, menos o carro-médico. Vettel se mandou, como de hábito. Mas logo na quinta volta Button foi para os boxes como se avisasse: esses pneus supermacios dão para a volta de apresentação e olhe lá.

Fato. Até a nona volta, quase todos que tinham largado com a borracha fofinha já haviam trocado para os médios. Menos os mercêdicos Hamilton e Rosberguinho, que assumiram a ponta com Sutil em terceiro, este tendo largado com médios.

Foi assim até a volta 13. O plano A de Hamilton era parar duas vezes. Deu errado, como se verá adiante. Rosberg parou na 14 e depois acabaria abandonando. Estava claro que os demais iriam parar três vezes, certo?

Não.

Raikkonen ia para duas, mas ninguém sabia disso, porque também fez seu pit stop logo no início. Na 20ª Alonso antecipou sua segunda parada. Foi uma jogada decisiva, porque na volta dos boxes ele passou de uma só vez Vettel e Sutil, ganhando as posições dos dois definitivamente. Massa, que vinha andando na frente do companheiro, assumiu a liderança e só parou três voltas depois. Perdeu terreno. Sacanagem ferrarista? Não creio. Inteligência alônsica me parece mais verossímil. Ele sabe ler uma corrida. Até Felipe se espantou. “A gente achou que tinha sido cedo demais, porque os pneus aqui gastam muito e poderia ser um problema para o final”, disse o brasileiro.

Alonso sabe o que faz. Felipe parou e voltou em sétimo, com muita coisa para remar, ainda. E aí, na volta 23, Raikkonen aparecia na liderança com uma parada a menos que seus rivais. Hamilton, que deu uma segurada básica em Alonso, também dava pintas de que faria apenas dois pit stops, mas logo depois do segundo avisou que não ia dar. “Plano B”, informou a Mercedes. “Fodeu”, pensou Lewis.

Para Raikkonen, o Plano A foi suficiente. Parou na 34ª, voltou em quinto e ficou na moita. Àquela altura, estava claro: a Ferrari e a Red Bull são carros de três paradas; a Lotus, de duas; a Mercedes planeja duas e faz três. E a McLaren? Sumiu, ninguém viu. Está fora da briga este ano. Por mais que melhore, vai demorar. E será tarde. E não vale a pena insistir muito neste campeonato, já que o regulamento de 2014 vai ser completamente diferente.

Dos quatro à frente de Kimi, três iriam fazer um último pit stop. Menos Sutil, que não seria presa muito complicada para o finlandês. E assim foi. Na volta 36, Massa no box. Na 37, Vettel. Na 39, Alonso. Na 43, Raikkonen passou Sutil, reassumiu a ponta e bye bye.

Alonso nem ameaçou buscar Raikkonen, apesar de pneus novinhos contra a borracha meia-vida da Lotus. Aliás, nem Kimi percebeu que a borracha estava se acabando, porque ainda cravou a melhor volta no fim. Deu uma banana para os pneus. Alonso cruzou a linha a mais de 12s do gelado finlândico. Vettel fechou o pódio com alguma discrição. Fecharam a zona de pontos Massa, Hamilton, Webber, Sutil, Di Resta, Button e Grosjean.

Enquanto Raikkonen, pelo rádio, ouvia a lista de elogios de seu engenheiro, no rádio de Alonso a frase em italiano: “Ci siamo”. Que é algo como “estamos na briga, óia nóis aqui, eles que se cuida, mano”.

Tem bastante coisa para acontecer neste campeonato. Não há favoritismo claro de ninguém. E eu volto mais tarde para falar do pódio mais importante do fim de semana, o meu ontem em Interlagos.

Subscribe
Notify of
guest

220 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui
Rui
11 anos atrás

A primeira corrida foi muito chata!

Carlos Roberto da Silva Junior
11 anos atrás

O Felipe Massa continua como um excelente funcionário público subalterno na Ferrari, e o Fernando Alonso continua como um excelente Cabeça de Chave na Ferrari. O Fernando Alonso lutará pelo título sendo campeão ou vice, e já o Felipe Massa ficará com as sobras do Alonso repetindo novamente um sexto, ou um sétimo lugar no campeonato. O Massa apesar de estar bastante tempo na Ferrari não tem força política e sempre será jogado para o alto nos momentos decisivos das corridas e do campeonato, como ele já está completamente condicionado a pilotar pela Ferrari, logo sua carreira acabará quando a Ferrari despejá-lo!

Jr.
Jr.
11 anos atrás

Acho que o carma de El Choronso de Las Asturias chama-se Lotus.

Foi tirado ano passado de dois GP’s por carros… da Lotus. O resultado pesou na decisão do título.
Perdeu a primeira corrida do ano atrás de um carro… da Lotus.

Rafael
Rafael
Reply to  Jr.
11 anos atrás

E ficou voltas e mais voltas atras da Renault do Petrov em Abu Dabhi em 2010 e perdeu o título pro Vettel.
No ano seguinte a equipe mudou o nome para Lotus.

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Depois que o Raikkonen fez em Susuka/05, quase todas as outras foram fáceis.

Micromax
Micromax
Reply to  Rafael
11 anos atrás

Bem lembrado………….aquilo foi coisa de gente grande. Não lembro de Vettel ou Schumacher ou Alonso terem feitos equivalentes!!!!

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
11 anos atrás

A Ferrari mostrou que, ao contrário do que muitos pensam, não privilegia o piloto que está à frente no campeonato. Ela privilegia o piloto que ELA QUER que ganhe o campeonato.
Quando o Alonso entrou nos boxes antes do Massa na segunda parada, eu saquei a estratégia na hora. Inversão de posições nos boxes. Quando a Ferrari segurou o Massa na pista por mais algumas voltas, aí não restou a menor dúvida.
É óbvio que o Massa vai dizer “nós pensamos que daria e blá, blá, blá…”. Ele é funcionário da equipe. Da mesma forma que ele disse após o GP da Alemanha de 2010 que não haviam ordens de equipe na Ferrari.
Mas sempre haverá aqueles que insistem em não enxergar o óbvio…

Dartha
Dartha
Reply to  Braulio Gerhardt
11 anos atrás

Falou e disse. Foi assim que a Ferrari “sabotou” o Irvine em – não me lembro quando – pra que ele não acabasse com o jejum de títulos da Ferrari (Schummacher tinha quebrado a perna durante o campeonato).

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Braulio Gerhardt
11 anos atrás

A Ferrari faz isso há trocentos anos. O bizarro é ter quem ainda se incomode com esse tipo de coisa. Quer dizer, há de incomodar até que o Massa dê o fora. Depois ninguém mais liga.

Marcio Almeida
Marcio Almeida
11 anos atrás

Preciptado demais descartar a Mclaren da briga!!!

Crock
Crock
11 anos atrás

Olha só que interessante a matéria que saiu do Di resta falando que só não passou o Sutil no final da corrida por ordem da equipe. Mas pra essa pachecada que embarca nas bobagens do bobão Bueno essas coisas só acontecem na Ferrari hehehehe.

Gerson
Gerson
11 anos atrás

Já que a discussão aqui virou o tema de lamurias de sempre, Ferrari-Alonso-Massa.

Vamos aos fatos:

1-Alonso é melhor piloto, dentro e fora do cockpit, do que Massa. Tem mais moral e sabe COMO cobrar das pessoas certas dentro da equipe;

2-Alonso é o primeiro piloto, e sim, a euipe espara e confia em títulos de Alonso, não de Felipe Massa. Por isso, Alonso, por capacidade já comprovada NTES de chegar á Ferrari (Campeão com a Renault, fazendo da vida de SCHUMACHER e da Ferrari um inferno em 2 campeonatos);

3-A Ferrari faz muita lambança. Mais com o Massa, sem dúvida. MAS ESSE ROB SMEDLEY É UM BANANA INCOMPETENTE. Se Felipe Massa esperar “desempenho” desse cara pra pensar uma estratégia que o coloque até a frente de Alonso, vai continuar na seca de vitórias.

Imaginem a vida desse Rob Smedley se ele tivesse no rádio o Raikkonen ao invés do Massa. Em 3 corridas, ele (Rob Smedley) pedia as contas ou Kimi mesmo pedia pra mandar esse mané embora…

4-Um piloto campeão, de personalidade, que “sabe o que está fazendo” numa corrida, não precisa de um outro no rádio lhe dando orientações ERRADAS ou dando tapinhas nas costas. O “bom mocismo” de Massa o faz um ‘novo Brarrichello’ e o distancia das vitórias e dos melhores resultados.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Gerson
11 anos atrás

Gerson, completando sua análise:

O engenheiro e o piloto se merecem.
Está difícil o Massa ser um novo Barrichello. Rubinho, pelo menos, conquistou vitórias a partir da primeira temporada (com Shummy). Massa já está na quarta temporada (com Alonso), e continua na “seca”.
O número de humilhações (e suas variantes), é bem maior com Felipe. O número de desculpas e explicações, também.

Abraço.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Sua tese está certa Pinto…………veja como Alonso é bem mais piloto que o Dick Mor

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Isso prova a superioridade de Alonso em relação a Schumacher Pinto

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Segafredo Micromax:

Rubinho é mais piloto que Massa. Eis o diferencial.
Outra: Schummy foi mais camarada com seu companheiro (até devolveu a vitória da Áustria).

No dia em que Alonso conquistar 8 (OITO) campeonatos, eu mesmo afirmarei isso.
Por enquanto, Alonso é apenas o herdeiro das trapaças do alemão. Está herdando a parte podre. Hahahahahahaha! (sete, pra ficar bonito).

Jr.
Jr.
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Também, depois de taaaaannta vaia…

Se ainda assim ele não devolvesse a vitória, bom melhor nem comentar. Nunca na história da F1 houve caso parecido. Manchou a carreira do Schummy para sempre. Não sou fã dele, mas acho que ele não merecia isso.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Jr.
11 anos atrás

Houve sim: Alemanha/2010. E a vitória não foi devolvida.

Jr.
Jr.
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

kkk é verdade… como eu esqueci desta!!!!!!!

Ulisses
Ulisses
11 anos atrás

Pelo jeito, a Lotus veio para 2013 com o carro acertadinho, veloz, resistente …. e tem (1) piloto muito bom, para andar lá na frente.
Será que está pintando uma “zebra” no final do ano? Tomara! Seria ótimo se a Ferrari viesse com um carro rapidíssimo, mais rápido que ReBull, McLaren, Mercedes, para tomar pau da Lotus no fim do ano, só para ver “Alosito” espernear e chorar!
Vejamos nos próximos GPs para ver se isso se confirma.
Pelo jeito, e a maioria dos comentários aqui embaixo, Massa voltou a andar bem, agora …. cá entre nós, andar na frente do Alonso, só com ordem do Papa!

Tiago Montoya
Tiago Montoya
11 anos atrás

Esse Dom Quixote das Asturias é um melindroso, não tem carro pra vencer e fica de recalque, falando que prefere ver a Renault vencer do que os rubros… Tsc tsc tsc, quer fazer do circo de fofoca de salão de beleza cheia de ratos e baratas… Tsc tsc tsc perdeu em 2007 e ficou com cara de choro, perdeu em 2010 e ficou com cara de choro, putz Quixotesco, e o Massa faz papel de Sancho Pança!

Roberto
Roberto
11 anos atrás

Ao leitores e ao dono do blog.
Por que somente Kimi Raikonen, Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton estão usando óculos escuros na foto oficial do GP da Australia?
É para diferenciar dos normais?
Ou seja, já sabemos quem vai disputar o título.
Cada um com um óculos escuro diferente.
Roberto.

Camila
Camila
11 anos atrás

Queridos, fiquem tranquilos. Alonso é o 1 da Ferrari porque é melhor e sempre terá privilégios no time (o santander é banco brasileiro?) como ocorreu na corrida. O Massa dirigiu o carro muito bem e a desculpa dele pós corrida é por causa dos patrocinadores televisivos brasileiros, digamos. Penso que o Massa até pode dar essa desculpa, o chato mesmo é o papo pacheco de quem transmite a corrida, é desonesto intelectualmente dizer que o Massa vi brigar com o Alonso esse ano. Não vai, pode andar próximo, mas não vai disputar lugares contra o 1 da Ferrari, isso é fato. Beijos!

Ulisses
Ulisses
Reply to  Camila
11 anos atrás

Concordo com você!

Paulinho Perca de Sousa
Paulinho Perca de Sousa
11 anos atrás

Massa herói.

gus
gus
11 anos atrás

Massa têm andamento para enfrentar Alonso e Vettel até a metade de uma corrida; com o pneu acabando a coisa muda de figura…ela não têm velocidade para extrair na mesma condição que os outros quando a corrida passa da metade; é o que me parece.

A Redbul não têm mais grandes cartas na manga, o desenvolvimento do terço final de 2012 – escapamentos – está no carro de 2013, e o carro estagnou…a Ferrari que parece que evoluiu bem. Vai ser dureza!

Carlos
Carlos
11 anos atrás

Não faço este comentário para criticar ou menosprezar Felipe Massa, mas eu sou do tempo em que a gente assistia treino e corrida torcendo pra que algum dos nossos pilotos ficasse na frente DE TODO MUNDO. Acho um tanto patética a emocionada empolgação dos locutores apenas pelo fato de que Massa ou qualquer outro brasileiro (quando tinha mais de um brasileiro na F1…) conseguiram se classificar à frente do companheiro de equipe no grid. É muito pouco. Começo a achar que em breve nos tornaremos uma espécie de Uruguai da Fórmula 1. Vamos passar a viver apenas das glórias do passado, é só ver que todo jogo Brasil X Uruguai ainda aparece algum uruguaio com uma faixa escrita Maracanazzo.

Sobre a corrida, o mais interessante foi ver que não foi só por ter o melhor carro que Kimi venceu. Ele e a equipe mostraram que tem cérebro pra planejar e competência pra executar. Vamos torcer para que os discos-voadores do Newey não deixem todo mundo chupando dedo quando assentar a poeira das incertezas pneumáticas deste início de temporada.

The inventor
The inventor
11 anos atrás

A McLaren sente a falta do Tio Ron Dennis, no comando geral. Teria sido melhor negócio trazer o Kimi de volta, no lugar de contratar o Peres. No momento precisam de dois pilotos experientes, que saibam ajudar no desenvolvimento de um carro ou tirar na pista a diferença de equipamento para o rivais.

Dartha
Dartha
Reply to  The inventor
11 anos atrás

Aposto que o Kimi vai pra RBR ano que vem…. até pq o canguru vai embora e o Vettel…. deve respirar “outros ares”.

E eu ainda me lembro do Galvão tentando engrandecer o Massa na Ferrari, frente a um “desmotivado” (??????) Kimi de 2008…. kkkkkkkkkkkkkk só rindo mesmo.

Bruce
Bruce
Reply to  Dartha
11 anos atrás

Concordo. Em 2008, um ano ruim para o Raikkonen, ele conseguiu ficar em terceiro no campeonato.

Lucas
Lucas
11 anos atrás

O problema da largada do Webber foi falha na ECU, que inclusive o deixou sem KERS – a equipe levou quase vinte voltas pra corrigir o problema. Não é querendo alimentar teoria da conspiração, mas me parece que o azar dos dois pilotos da Red Bull é bem assimétrico.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Lucas
11 anos atrás

Se o ECU falhou, o KERS ficou na saudade. O problema, com certeza, foi o tamanho assimétrico…

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

Alonso é o Dono do time, esqueçam, se sobrar alguma migalha, o Massa pega, mas sempre será assim até ele criar coragem e cair fora deste time.

Wolfpack
Wolfpack
11 anos atrás

Pessoal nos últimos tempos fui o mais radical crítico da atitude de Felipe Massa, mas hoje digo que ele foi muito bem, correu como nunca, no começo da prova segurou o dono da equipe na raça, e claro foi superado pela estratégia presente no cardápio do dono antes da prova. Felipe deve continuar assim, se possível tentar colocar dois carros entre ele e Alonso pra não dar chances a Ferrari, e pior sempre colocar a equipe nesta situação vista hoje. Ele não deve correr mais pensando em renovar com a equipe Italiana, mas se mostrar a Lotus, RBR, McLaren e Force India. Equipes que lhe darão mais chances no ano que vem. Este ano, se ele for esperto faça igual ao Kimi, se divirta, corra para colocar o dono da equipe sempre nesta situação de ?? question mark… será que só venço com ajuda externa… Meu sonho é McLaren+Honda no ano que vem e Felipe em um dos carros de Woking. Sonhar não custa nada… Kimi, bem Kimi é um espetáculo, somente a ultrapassagem dele no ano passado na Eau Rouge sobre o Schummi já diz tudo sobre este gênio, para mim o melhor da atualidade. O cara é demais, é pra quem eu torço desde que voltou a correr. Demais Kimi.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Wolfpack
11 anos atrás

Amigo Wolf, sua teoria dom Quixote para o Massa não funcionou no passado não funcionou hoje e não funcionará nunca. O trabalho dele está bem definido e se ele ainda está lá é porque está ciente de sua missão na Ferrari de da grana que ele ganha que não é pouco, Apenas se eu estivesse no lugar dele, seria mais “safo” teria por exemplo neste GP uma outra atitude.. Solicitaria uma “estratégia diferente”.. tipo.. me deixem treinar e largar de pneu intermediario, e na prova eu faço duas paradas e faço meu trabalho na pista.. e pronto.. alonsito na frente correndo para tentar a vitória , e ele correria atras pelos pontos posições abaixo, sem o embate de ficar na frente do Alonso em igualdade de pneus e estratégias como aconteceu no começo.. em que ele nitidamente era mais rápido.. Afinal largando de pneus intermediários, ele por economia de estragégia não teria como segurar o Alonso de pneus novos depois do primeiro Pit ele o passaria como um foguete na reta.. e assim sendo o Massa poderia até se dar bem, com certeza poderia pegar o 3o lugar no pódium nesta prova, porque o vettel estava se arrastando.. E logo..propiciaria pontos para a ferrari, e claro manteria o curriculum incólume para uma futura negociação com outras equipes no futuro.. Entretanto com este esquema de menino bonzinho e obediente, se submetendo a estes esquisitos esqauemas de ultrapassagens premeditadas nos boxes entre ele e o alonso, dificilmente irá será notado por outros chefes de equipe , na conclusão se realmente ele é bom o bastante para pilotar bólidos nde outras equipes.. O Piquet sabia fazer isso com maestria.. o Mansel, que o diga rsrsr

Alexandre Medeiros
Alexandre Medeiros
Reply to  Burn Baby Burn..
11 anos atrás

Bom dia,

O Burn tem razão, penso que o órgão mais sensível do homem é o bolso, e o do Felipe está de vento em popa. Ainda bem pra ele!
Corrida de carro pra mim é diferente de futebol, torço pra quem ganha, quem bate no muro ou é o melhor no dia, no entanto por essas e outras do passado é que sempre torço contra a Ferrari.

ms
ms
Reply to  Alexandre Medeiros
11 anos atrás

aí que vc se engana meu chapa…piloto é bicho vaidoso, não se contenta apenas em ganhar dinheiro, quer ganhar , PRINCIPALMENTE, corridas…só que pra ganhar corridas na formula 1, além de ser bom de braço o piloto tem que ter um carro decente e uma equipe trabahando PARA ELE…..

Wolfpack
Wolfpack
Reply to  Burn Baby Burn..
11 anos atrás

Concordo, o Massa poderia ter melhor sorte se adotasse estratégia diferente do Alonso. No entanto, eu acho que o Dono da Equipe faz sua estratégia e do Massa e compra o Rob Smedley :). Se o Massa ainda quer alguma coisa na F1 deve tentar etsratégias diferentes de Alonso, senão vai sempre dar chances pro DonFodon pedir sua posição na corrida. Observe a declaração do Perez no site do IG.
Abraço.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
11 anos atrás

Tenho uma questão Flavio Gomes, Sabemos que o Alonso é o coringa da Ferrari isso não é nenhuma novidade, mas será que não seria interessante a direção da ferrari mudar a estratégia dos dois carros? por exemplo deixar o setup do Alonso para as duas paradas que propiciaram a vitória para o Raikonen e deram tanta regularidade para o Sutil, e por outro lado deixar o carro do Felipe com a tradicional 3 paradas langando com os pneus chiclete? Assim sendo poderíamos até ter duas ferraris no pódium: O Alonso em Primeiro e com certeza o felipe em segundo ou terceiro? Conforme o lucutor disse o mundial de contrutores pé valioso para a ferrari pois quando a ferrari adquire este titulo coloca em seus carros de produção o emblema Worlsd Champion etc.. Pondero.. e esta é apenas minha opinião pessoal totalmente leiga que.. estratégias diferentes nos carros seria uma boa opção para abiscoitar mais pontos. pois este negócio de deixar o felipe duas voltas a mais rodando com aqueles pneus deteriorados atrapalharam em muito a estratégia do mundial de construtores, atrapalharam muito a excelente largada do Felipe que era nitidamente o mais rápido naquele incio de prova inclusive após a primeira troca, Então pergunto por curiosidade se isso realmente seria efetivo.. curiosidade apenas.. obrigado.

ms
ms
Reply to  Burn Baby Burn..
11 anos atrás

a verdade é uma só…Felipe não se conforma em ser segundo piloto e fica fazendo pirrassinha, impedindo a ultrapassagem de alonso que estava bem mais rápido logo no início da corrida… não adianta Felipe ficar dando” murro em ponta de faca”, Alonso já mostrou que é muito mais piloto, hoje alonso pilotou “O fino” e quem entende de corrida sabe do que estou dizendo, não adianta Felipe querer insistir em rivalizar com alonso, fechando a porta pra não deixá-lo ultrapassar, até pq isso é inútil , os estrategistas de maranello sempre darão um jeito (como aconteceu hoje) de fazer alonso dar um “passão” em Felipe….e Felipe só vai começar a entender o que aconteceu depois que a corrida terminar…

Brasileiro José
Brasileiro José
Reply to  ms
11 anos atrás

MS,
Pirraça???Impedindo ultrapasssagem? Amigo, quem estava fazendo melhor volta em cima de melhor volta no começo da corrida era o Massa!!! El Fódon, não ultrapassou porque não conseguiu, mérito do Felipe que soube segurá-lo e colega…que falta de visão a sua, assim, acredito que tenha visto outra corrida…sem comentários!!!

ms
ms
Reply to  Brasileiro José
11 anos atrás

è claro que Alonso após as primeiras investidas para ultrapassar Felipe tirou o pé e passou a virar com voltas mais lentas, isso certamente aconteceu pq a “cosa nostra” fez contato no radio de Alonso dizendo: Não se arrisque desnecessariamente com o pivete, daqui a pouco a gente dá um jeito no garoto….

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Brasileiro José
11 anos atrás

Não, não era. Você acreditou no que os dois patetas da Globo ficaram falando. Acompanhe a corrida pelo live, tem um app sensacional pra iphone, é um pouco caro mas vale cada centavo…

Igor
Igor
11 anos atrás

Já podemos tirar algumas conclusões do que vai acontecer no futuro:
1 – Pérez não é tudo isso, mas fica na McLaren em 2014 apesar dos boatos de Sutil no seu lugar.
2 – Sutil vai estar numa equipe de ponta em 2014 (Ferrari ou Lotus ou Red Bull).
3 – Massa, embora não brigue pelo título, terá uma boa temporada, última pela Ferrari e pode achar um lugar ao sol na Lotus ou Red Bull.
4 – Webber não renova com a Red Bull.
5 – Bianchi na Force India em 2014, junto com os motores Ferrari.
6 – Di Resta retorna ao DTM.
7 – Bottas termina o ano na frente do Maldonado mas perderá o seu lugar para um piloto pagante.
8 – Gutiérrez só segura o seu lugar por causa do patrocínio. Fará uma temporada apagada.
9 – Quem perder a disputa interna na Toro Rosso dará lugar para Félix da Costa.
10 – Grosjean será companheiro de Bruno Senna no WEC em 2014.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Igor
11 anos atrás

E quem será o próximo ganhador da mega-sena ?

Camila
Camila
Reply to  Ricardo
11 anos atrás

O próximo Presidente do Mundo que com o dinheiro reequipará o lada #69! Brincadeira Ricardo, não resisti. Beijos!

josé maria de souza
josé maria de souza
11 anos atrás

Olá Flavio:
Estou aguardando: “volto mais tarde para falar do pódio mais importante do fim de semana, o meu ontem em Interlagos.”
josé maria

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
11 anos atrás

Eu adoro essa F1 e já garanti meu ingresso pro GP Brasil. Ingressos caros. Sempre foram, mas simplesmente não consigo deixar de ir.

Segafredo
Segafredo
11 anos atrás

Pelo amor de Dio!!!……….a parada de Massa já estava programada na volta em que aconteceu, e, além do mais, na entrevista pós corrida ele mesmo admite o erro na estratégia apostando na economia dos pneus do 2o stint.

Incrível como ninguém amolece pro Alonso…….veja o Hamilton, quase fez merda!!

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Amigo Sega, até teci uma questão ao nosso guru Flavio gomes a respeito, bom inicialmente respeito tua ponderação, apenas não entendi porque.. quando o Massa que estava durante a volta derradeira da troca de pneus ele disse no radio para o seu engenheiro tipo “e aí vai ou não vai’, e o cara mandou ele continuar.. é meio esquisito não acha.. reporto que na minha opinão o Alonso é o melhor piloto da equipe e deve ser o foco sem sombra de duvidas, apenas acho que para efeito de mundial de equipes melhor então mudar as estratégias dos carros, deixando a garantida” para o Alonso” e a “banzai” para o Massa, pelo menos ele terá a chance de pilotar como gosta e trocar os pneus quando deve..simples assim irmão.. e a ferrari iria lucrar muito com isso.. opinião pessoal

Juca
Juca
Reply to  Burn Baby Burn..
11 anos atrás

O Massa chegou a berrar no rádio. Só eu ouvi isso?

Micromax
Micromax
Reply to  Burn Baby Burn..
11 anos atrás

Amigo Burn……o Sega quis dizer que o clamor de Massa foi na volta 23 certo? se ele parou na 24 não faria diferença, pois seu desempenho no terço final da prova foi ruim. Quanto a estratégia coringa p/ Massa, acho que funcionaria em quanto ele não incomodasse Alonso, porém não acho que seja suficiente p/ Massa apenas ter a melhor estratégia já que ele não tem o mesmo nível de um Alonso……na minha opinião ok?

Burn baby Burn
Burn baby Burn
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Concordo com vc Micromax.. o nivel do Alonso.. o massa não tem mesmo.. é rapido como os bons mas pouco regular ao longo da prova.. e aí está a diferença ente ases.. pilotos e motoristas de carros de corrida.. Pondero apenas que uma estratégia diferente par ao massa.. mais longa ao bom estilo endurance com certeza “descolaria” os dois da pista e então teríamos pits stops e estratégias para cada piloto dignas do que merecemos assitir . Afinal sacrificamos a madrugada de sonos para assistir este espetáculo que tanto gostamos. E claro por outro lado cada piloto da Ferrari teria seu plano de corrida e chegada distintos sem estress para nenhum dos dois, que nótoriamente buscam objetivos diferentes o Alonso o campeonato.. e o Massa “uma gorda e polpuda conta bancaria para garantir a velhice .. valeu brother..

Aparecido Rodrigues da Silva
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

Quem conhece…não confia!
A um ditado que diz, encontrou cobra, pau nela!
Este espanhol é cobra, no mal sentido, é verme!!!!!!!

pedro
pedro
Reply to  Segafredo
11 anos atrás

concordo com vc segafredo. o cara eh bom, o massa errou na estrategia. se fosse o alonso no lugar dele, entraria para os boxes quando quisesse.
massa eh um bundao bom de braço, e so!

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  pedro
11 anos atrás

Pedrão..não é assim não grande irmão.. segundão não manda obedece rsrs lembra da era Schumacher e barrichello? o piloto de ponta é quem manda.. o segundão apenas segue as ordens.. assim foi.. e assim sempre será na ferrari.. para o Massa a opção é Ser bonzinho e obederer “que ele esta fazendo” ou solicita uma estratégia diferente bem conservadora correndo atraz com pouquissimas paradas para não ser podado.. ou pede o aviso prévio e se manda.. A julgar que um colega nosso disse por aqui que ele ganha 8 milhões. eu no lugar dele relaxava curtia a paisagem e rechearia minha conta bancária na suiça até o limite.. depois iria morar em monaco e curtiria a velhice no “bem bom” para sempre..rsrsrr

samuel.aju
samuel.aju
11 anos atrás

Uma paranóia esse negócio de pneus…. tecnologia avançada, supostamente experimental, a serviço do injustificável… Pra mim serve tão somente para fazer aparecer para um bilhão de telespectadores a marca do pneu. No mais , tumultuar qualquer análise de rendimento e habilidades dos pilotos e das equipes.
Button, o delicado, que o diga.

Pedro
Pedro
Reply to  samuel.aju
11 anos atrás

Cara, perfeita a sua opinião, eu penso o mesmo…principalmente com relação ao Botão…

Micromax
Micromax
Reply to  samuel.aju
11 anos atrás

Button o delicado……………gostei dessa! kkk

marco
marco
11 anos atrás

cade a tal da otimização da passagem de ar? sumiu.

carlos lima
carlos lima
11 anos atrás

Flavio, também gostei da prova de Melbourne. Sua análise, como sempre, ótima, lúdica e lúcida. A vitória do Kimi quebrou a previsibilidade dos prováveis vencedores deste início de temporada. O finlandês ousou na estratégia e guiou com grande competência mostrando que é, sim, um forte candidato ao título de campeão. Aplausos, de pé, para Kimi Raikonnen.
Senti falta da cobertura na rádio e fui conferir no seu perfil aí do lado, foi então que fiquei sabendo que a rádio foi extinta. Que pena.
E parabéns pelo pódio em Interlagos. Bravo!

eduardo
eduardo
11 anos atrás

A Red Bull perde rendimento depois de duas ou tres voltas por isso foi impossivel para o Vettel lutar com a Ferrari,a Red Bull precisa diminuir o desgaste dos pneus e a Ferrari melhorar a velocidade em classificaçao ,a Lotus o grande azarão,o campeonato pode acabar muinto parecido com o de 2012 com o Alonso na frente dessa vez

Guilherme
Guilherme
11 anos atrás

Presidia nao, preside!

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
11 anos atrás

Grande Raikkonen, isso é voltar em alto estilo….enquanto certo alemão kkkkkkkkkkkkkkk

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  luiz carlos barbosa
11 anos atrás

Concordo Luiz, posso até ser criticado pelos “vettelistas” pelo que vou dizer, mas acho que se o carro do Vettel não estiver a frente dos demais tecnicamente como aconteceu nos dois primeiros mundiais que ganhou, e no final do seu terceiro amealhado.. ele é um piloto top igual aos demais, é rapido mas não sabe tirar rendimento quando a maquina não está tecnicamente igual as demais. Agora Raikonnen e Alonso.. a estes dois conhecem o oficio divino apenas concedido “aos ases “. O Raikonenn deu uma aula de como ser rapido, regular, inteligente e veloz durante toda a prova.. cabra bom! IParabéns para a Lotus.. equipe coesa e audaciosa aliada a um piloto de primeira linha, nos propiciam o espetáculo que vimos nesta prova..

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Burn Baby Burn..
11 anos atrás

Gente, muda o disco, a previsão de briefing era Massa parar na 23 volta e Alonso na 24. Se ele mudou por conta e risco credito pra ele, os carros sao iguais e na 1a corrida do ano, nao tem como ter jogo de equipe… Tanto é que o Alonso tentou passar o Massa no iniciozinho da prova e o Massa fechou forte a porta. Massa foi bem no qly, Alonso melhor na corrida. Ponto!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

There we go, o cara quase engole o massa na primeira volta:
http://youtu.be/JdkHMHszF-A

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

Amigo Allez, não fui redundante nem tão pouco ufanista, é a realidade.. se o massa tivesse largado melhor e tivesse conquistado o primeiro posto.. teria chegado em 5o da mesma maneira..ele é segundo piloto e não existe ninguem nesta galaxia que conseguirá inverter isso.. é apenas trabalho.. ele tinha que acelerar da posição de largada dele e claro seguir o bonde .. a trilha.. a carreira seja lá que for.. acelerar o maximo, pois não poderia segurar o Alonso.. como estava bem rápido o Alonso o seguiu até os pits, afinal para que estragar os pneus forçando a barra, e após os pits tudo volta ao normal..como nos ultimos anos.. Isso para mim é normal.. é do jogo de equipem muito embora acho que poderia ser melhor. Tipo O massa largando atraz com uma estratégia de menos pits.. e com isso o Alonso teria um piloto a menos na frente para segurá-lo.. talvez até poderia ter chegado no Raikonnen se tiver alcançado o Vettel no inicio.. O Alonso é o cara a ser ajudado por Massa.. esquece irmão. ponto final.. valeuu

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Burn Baby Burn..
11 anos atrás

Burn, my friend, sua teoria é válida, mas 96% do grid fez 3 paradas por algum motivo, era impossível pra Ferrari fazer 2 paradas e só deu certo pro Kimi por característica inerente ao carro e sua corrida conservadora no inicio. Vale lembrar que segundo o Ted da Skysports, o Grojã treinou sem o bico e assoalho novos que só equiparam o carro do Kimi e teve que fazer 3 paradas. Até mesmo a Mercedes que treinou pensando em fazer duas paradas teve que mudar sua estratégia.
Alonso diz ser impossível ter feito duas paradas:
http://www.youtube.com/watch?v=1yxe92yiL04&sns=em

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

* (…) no inicio do segundo stint.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

Sim verdade Allez Alonso, concordo vc.. Apenas acho que o Felipe tem que usar a cabeça e tentar alguma coisa diferente. Se livrando da proximidade com o Alonso na pista em toda corrida. Não sou expert, “me ajudem os pilotos de fato que habitam por aqui “.. Sigiram alguma coisa galera..Sei lá!! cambagem, calibragem, endurecer ou amolecer a suspensão.. tirar asa.. por asa ajuste dos amortecedores, fazer alguma coisa que faça este carro em um regime médio de corrida conseguir ficar mais tempo na pista ao bom esquema endurance , ficando na intermediária tentando as fatidicas e impossíveis 2 trocas.. chegando com o pneu enfarinhado “ou nem chegar rsrs”.. no esquema tudo ou nada .. complicado.. sim certamente mas bem melhor que suportar o estress ferrariano dos pits, nadando nadando e morrendo na beira. a ferrari tem um carro competitivo.. no caso dele contabilizar menos prejuízo dos que ralam lá na frente pode ser vantajoso, opinem amigos.. quem sabe o massa não le nosso post e sua ficha não cai agora que ainda dá tempo.. valeu

Micromax
Micromax
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

Não adinata Allez…….tens uns caras que não suportam a superioridade de Alonso, ainda mais quando ele bota o alemãozinho no bolso como foi no domingo!!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  luiz carlos barbosa
11 anos atrás

Quero ver o finlandês (ou qualquer desses que estão aí) correndo na F-1, com mais de quarenta anos.
Duvido que qualquer deles (exceto Vettel), consiga pelo menos, igualar os 7 títulos do “certo alemão”…

O “Grande Raikkonen” (que aliás, admiro muito), continua com apenas um título.

Micromax
Micromax
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Campeões fabricados……………..campeões duvidosos…………campeões que não convencem, que não são unãnimes por mais que vencam ou tenham vencido. Pinto vc é um cara esclarecido, criativo e bem sarcástico, mas não admite que na F1 os nr. não mostram a realidade…..não é mesmo?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Micromax
11 anos atrás

Agradeço os elogios.

Burn baby Burn
Burn baby Burn
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Grande Paulo, seria humanamente impossível comparar pilotos.. de eras diferentes..carros diferentes.. O Schumaquer foi grande em sua época assim como Lauda.. Senna. Eu por exemplo sou piquetista roxo!! , Pique eta bom dentro do bólido e muito esperto fora dele.. e pilotava de maneira espetacular.. Mas esta é minha opinião assim como respeito a opinião dos outros.. Acho que a questão das conparações esbarram e estanca como ” freios de carbono” justamente na tecnologia que era aplicada a tais “eras” Hoje não temos embreagem..carro asa.. de alavanca no piso , o famoso punta tacos – http://www.youtube.com/watch?v=ag-Dct4wITU “famosa pedalada” que diferenciava os homens dos meninos naquela época ao contrario domque temos de facilitadores nos dias de hoje como controle de tração..asas móveis, discos de freio precisos e demais artificios eletronicos que sequer sabemos quem usa ou não.. logo impossivel comparar pilotos..de épocas diferentes.. Já vimos por aqui que este tipo de comparação já gerou quilometros de posts por aqui.. e que não deram em nada.. ficando a velha retórica do ovo ou da galinha.. Entretanto ninguem deve deixar de lado a penca de tiitulos do schumacher.. ou mesmo o fulminante e rápido tricampeonato do Vettel . Entretanto quando se perguntam aos pilotos quem foi o melhor piloto na opinião deles, aqueles que competem e competiram na F1 ao contrario de nós simples mortais.. a resposta da maioria deles é sempre a mesma, e isso é que não deixa nunca se fechar a contabilidade de titulos versus quem foi o melhor..TIME 02.12 – http://www.youtube.com/watch?v=7kUNTtvMOtQ

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Burn baby Burn
11 anos atrás

Caro Burn, concordo totalmente com sua avaliação. Épocas distintas, tecnologias díspares, regulamentos diferentes e risco de morte estatísticamente incompatíveis.
Não podemos comparar, por exemplo, Fangio com Schumacher, a não ser no genial talento para pilotar “baratas”.

Diante dessa impossibilidade (e por ser fã de Schummy), fico com os números.

Um abraço.

Burn baby Burn
Burn baby Burn
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Excelente comentario Paulo, e claro que respeito sua opinião, acho que se a maioria tivesse este respeito pela opinião alheia, nao haveriam tantas discussoes demagógicas e desnecessarias por aqui valeu brow

Alonso WHO
Alonso WHO
11 anos atrás

Esse Rob Smedley só pode ter sido contratado pelo Alonso, porque eu nunca vi um engenheiro jogar sujo, contra seu piloto, como ele faz com Massa. Deixar o brasileiro por três voltas na pista com os pneus destruídos… isso é escandaloso.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Alonso WHO
11 anos atrás

Rob Smedley é tão (ou quase tão) pau-mandado quanto Felipe Massa.

Lio Campos
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Vcs querem o que ??? Alonso ganha $80 milhoes Massa ganha $ 8 milhoes é lógico que os patrocinadores do Allonso querem que a Ferrari favoreça o Alonso …manda uns PATROCINADORES do Pais rico ….como brasileiros iludidos acham …pagar mais de $80 milhões …Ai tenho certeza que vão esquecer o Alonso …mas neste País de ilusões que 87% da população acha que o Governo é sério e acha que somos ricos ! ! ! Acho impossivél achar patrocinadores …incllusive estão todos FALIDOS ..

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Lio Campos
11 anos atrás

Verdade Lio, realmente estas retóricas já encheram o saco mesmo. O Alonso é o number one, isto é obvio, não entendo porque o alguns amigos do forum FG insistem no no termo “presepadas” para mim o termo correto é burrice estratégica.. simples assim.. Na minha opinião pessoal “minha opinião claro ” este negócio de atrasar pit stop para dar passagem é burrice pura, bastaria adotar estratégias de pits diferentes pneus diferentes propiciando a melhor estratégia para o Alonso e a “espartana” aquela que o piloto treina o G3 de pneus mpedios, larga quatro posições atraz, faz uma ou duas paradas paradas e terá que economizar pneus.. Presumo que como estamos falando de Ferraris, acho que na somatória final a Ferrari iria amealhar muito mais pontos para o mundial de construtores, dando a chance do Massa ter sua estratégia de corrida realizada na integra sem adaptações propositais sem ter que remar depois de conquistar posições, o que do meio para o final da prova é muito complicado. Assim o Alonso teóricamente estaria lá na frente vrigando cokm os pontas exercendo seu grande talento, e o massa correria atraz das posições imediatamente abaixo de sua posição. E assim seriam evitados aqueles tradicionais “felipe!! Alonso é mais rápido que vc etc.. ou então segurar o cara duas voltas adicionais com aquele pneus esfacelante como ocorreu neste domingo. Tão simples.. e parece que tem gente na direção da ferrari ainda não percebeu este tipo de mancada..Ou então melhor demite logo o Massa e coloca um piloto de segunda categoria para sentar na bólido no2 fazer mil cagadas detonar um carro por corrida.. e o mundial de contrutores que se dane..

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Alonso WHO
11 anos atrás

Escandaloso é um marmanjo se despirocar tanto por esse tipo de coisa…rs

Pra lá de previsível, aliás.

Alonso WHO
Alonso WHO
Reply to  Fabiano Lacerda
11 anos atrás

“Não me indigno, porque a indignação é para os fortes; não me resigno, porque a resignação é para os nobres; não me calo, porque o silêncio é para os grandes. E eu não sou forte, nem nobre, nem grande”. (Fernando Pessoa)

Andre Scudeller
Andre Scudeller
Reply to  Alonso WHO
11 anos atrás

Massa é contratado, tem que ajudar a equipe e pronto. Qual o problema disso aconter na F1 se em outros esportes é natural?

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Andre Scudeller
11 anos atrás

Sim andré concordo, mas é como em nosso trabalho, imagine você trabalhar o dia inteiro em um projeto em seu computador e derepente quando está quase terminado acaba a luz e vc não tem noBreak.. terá que começar tudo de novo.. não é uma merda rsrsr Imagine então se tivesse arriscado a pele a 300 por hora e conseguisse fazer um treino excelente e largar tão bem, e depois ter que ficar para traz isso é muito estressante. Melhor seria então conforme postei para um amigo, A ferrari dar para o Massa uma estratégia mais arriscada treinando e largando de pneu duro assim ele larga lá atraz e faz a corridinha dele, com os pits como nos esquedules dos brain storms do motorhome, assim não incomodaria o Alonso, que estaria lá na frente fazendo seu excelente trabalho e vrigando pelo titulo de pilotos.. simples assim piloto numero 1 e piloto numero dois. e claro mundial de construtores mais acessivel para uma eventual consquista.. para mim equipe é isso.. cada um fazendo seu trabalho plenamente.

Alonso WHO
Alonso WHO
11 anos atrás

Dizer que “Alonso tem melhor feeling de corrida” do que Massa é no mínimo ingênuo. Ele quase implora no rádio para ir para os boxes (http://www.youtube.com/watch?v=01nMmMS9Fxs) e o engenheiro, já orientado pela Ferrari, fica enrolando, falando coisas do tipo: “Calma, vamos ver o que fazemos”. E assim ele ficou 3 longas voltas sem pneu na pista, e, quando voltou, ficou atrás de Alonso, Vettel e Sutil. É vergonhoso, um escândalo. Dizer que isso é “pachequismo” é, minimamente, temerário.

Alonso WHO
Alonso WHO
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Esquisita é a sua análise. O Smedley diz: “Temos pista limpa, tenha calma, vamos ver o que fazemos”, e ficou enrolando por três longas voltas. Ora, se ele sabia que o engenheiro do Alonso já tinha chamado o Lloronso, e que quase todo mundo já tinha ido pros boxes, por que manter o Massa por mais 3 voltas na pista com pneus destruídos?

Maurício Freitas
Maurício Freitas
Reply to  Alonso WHO
11 anos atrás

Sinceramente, também não vi nenhuma “inteligência” do Alonso nessa história. O engenheiro do Felipe realmente falou para ele ficar na pista, para ver o que ia acontecer. Eu, como um simples telespectador (que acompanha também os tempos de volta pela internet) já estava vendo que aquela “tática” era nitidamente furada, porque os tempos de volta eram mais baixos.
Não quero ser pacheco, mas hoje eu estranhei e era nítido que Alonso não estava melhor que o Felipe.
De qualquer forma, fico contente pelo Kimi, um pilotaço e sem afetações.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Maurício Freitas
11 anos atrás

Alonso Who e Mauricio, já postei esta ponderação umas dez vezes hoje por aqui.. acho não tem novidade nenhuma e depois de anos desta dupla correndo junta na ferari não existe novidade è Alonso o numero 1, ele é o piloto que deve ganhar, vencer e ele vence e ganha.. é regular etc.. o massa não nasceu para ser um Ás, é veloz.. mas não está neste mesmo nivel.. entretanto é eficiente e experiente e isso é util para a equipe.. Acho apenas que a Ferrari demorou em conceder ao massa a chance de usar “sempre” a estratégia de menos paradas com pneus mais duráveis, e menos paradas com os pneus mais rápidos para o Alonso. Assim ele o e o alonso não se debateriam na pista.. Isso éperfeitamente possivel, e os engenheiros da equipe tem computadores.. softwares genciadores capazes de prever tudo isso. Deixando cada qual competir em sua estratégia específica” o Alonso para a vitória e o massa para os pontos contribuindo para o mundial de marcas, e exibindo os patrocinadores no seu carro numero dois.. Em assim sendo ambos correriam leve e soltos sem estress sem concorrencia, sem a obrigação de encarar reporteres chatos com as qmesmas retóricas ufanista. Resultado? equipe feliz pilotos felizes.. e reporteres da globo não enchendo o saco durante a transmissão.. meu ponto de vista claro..

André Camara
André Camara
Reply to  Alonso WHO
11 anos atrás

Não tem nada de vergonhoso, Alonso é melhor portanto é primeiro piloto, se o Massa não soubesse ou não quisesse estar lá , já tinha procurado outra equipe. Fez um otimo quarto lugar, atras do Kimi, pilotasso e campeão, Alonso bicampeão e Vettel tricampeão. Tá otimo.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  André Camara
11 anos atrás

Fecho com vc irmão..só precisa avisar o Kimmi disso porque o “Mr Sorriso” está muito a fim de estragar esta suposta festa de fim de ano.. abrass brother..

Carlos Cwb
Carlos Cwb
11 anos atrás

Kimi é FODA.

ponto.

Lio Campos
Reply to  Carlos Cwb
11 anos atrás

Qualquer um ganha como este carro Reinalt … Alonso foi 2 vezes campeão ate o Kimi disse que foi a corrida mais facil da sua vida não foi mérito do KIMI nem da Lotus que pegou a Equipe pronta e carro é otimo e que foi vendiida quando a BESTA QUADRADA de um Brasileiro que presidia a Renault ( nem llembro e nem quero lembrar do seu nome) e nunca fez nada aque prestasse tanto que mandaram o idiota embora …Se tivesse na mão do Piquet ja tinha sido Campeão o ano passado ou na mão do Shumi, ou do Barrichello ..Pena que o Piquet Pai não quiz comprar a Renault …seriam Campeão facil hoje…Mas neste País NINGUÉM TEM VISÃO …

Luis Claudio Barbosa
Reply to  Lio Campos
11 anos atrás

Carlos Ghosn é o nome do brasileiro que preside o grupo Renault-Nissan até hoje. E acho que você esqueceu de tomar seus remedinhos hoje. Mas vai ficar tudo bem, relaxa…

Segafredo
Segafredo
Reply to  Lio Campos
11 anos atrás

Pior são aqueles que se dizem visionários(vc acha que ele tem toda essa grana?)…..Piquet iria a falência se resolvesse ter uma equipe na F1 !!

Wolfpack
Wolfpack
Reply to  Lio Campos
11 anos atrás

Cara, vc bebeu mais que o Kimi… Quanta besteira em poucas linhas, um record.

Moy
Moy
Reply to  Lio Campos
11 anos atrás

“Qualquer um ganha como este carro Reinalt ”
Pois é … Inclusive o Grojã não sai do podium, né?

George McCrae "DEVOTO DE SÃO PIRONI"
George McCrae "DEVOTO DE SÃO PIRONI"
11 anos atrás

SÃO PIRONI, SÃO PIRONI, SÃO PIRONI ROGAI PELO PASSA E AJUDE ELE SER EXEMPLO SEU COMO NO GP DE SAN MARINO DE 1982.

George McCrae "DEVOTO DE SÃO PIRONI"
George McCrae "DEVOTO DE SÃO PIRONI"
Reply to  George McCrae "DEVOTO DE SÃO PIRONI"
11 anos atrás

CULTURA PIRONIANA PARA O PASSA SER MACHO E DERRUBAR ALONSO E FERRARI.

sinvas
Reply to  George McCrae "DEVOTO DE SÃO PIRONI"
11 anos atrás

fantástico
nesta época
acredito que segundo
piloto era aquele
que ganhava “menos $$”.
apesar de que considerando
as feras , os dois eram
pilotos numero 1.

a formula 1 de hoje
coloca o rotulo de “segundo
piloto” , como “primeiro babaca”.

acompanhei esta F1 , matei saudades.

Will Blake
Will Blake
Reply to  George McCrae "DEVOTO DE SÃO PIRONI"
11 anos atrás

Massa não precisa ser defendido, pois o que aconteceu na Austrália já estava tramado antes da largada. Massa já sabia que, em algum momento da corrida, ele deveria trocaria de posições com Alonso. Portanto, ele não deve ser tratado como coitadinho, tampouco merece que torçam por ele. Diante da mídia ele ilude o torcedor, dizendo que não há preferência dentro da Ferrari e que tem chances de lutar pelo campeonato. Se disser o contrário, decepciona a Ferrari e os patrocinadores da globo, que precisa alimentar essa mentira para continuar tendo bons índices de audiência. É preciso ser muito ingênuo para continuar a dar crédito para esse cara.

Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
Reply to  Will Blake
11 anos atrás

Não é crédito Will!! é estratégia errada.. alonso na frente..com a melhor estragécia e massa atraz com a estratégia “viking” Pneu duro no treino pneu duro largando.. e assim teríamos dois pilotos em uma emsma equipe realizando suas corridas e estratégias particulares cada qual buscando seus próprios resultados.. O Alonso a vitória.. e o Massa amealhando pontos.. e se chegar em segundo ou terceiro ou quarto “sempre atraz do Alonso claro” a somatória dos pontos entre os dois seria muito maior, e o estress nulo , acho que uma equipe para ser vencedora necessita disso.. união espirito de corpo.. Vc já viu a Lotus cometer algum erro estratégico nestes ultimos tempos.. os caras calculam calculam trabalham e veja o que aocnteceu o raikonnen já papou bons resultados nos ultimos tempos..Uma coisa que a ferrari ” ainda se baseando na era Schumacher não se reciclou e nunca irá se reciclar de modus operandv..rsrs
..

Antonio Falcao Neto
Antonio Falcao Neto
11 anos atrás

FG,
Qual foi a última corrida que teve 6 titulos no pódio ?
Vlw

Ronaldo
Ronaldo
Reply to  Antonio Falcao Neto
11 anos atrás

Acho que qualquer uma que o Schumi chegou entre os 3 primeiros.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Ronaldo
11 anos atrás

Essa foi boa! Rsrsrs

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Ronaldo
11 anos atrás

Mais de 6 (seis) títulos no pódio:
Gp da Europa/ 2012: Alonso, Raikkonen e Schumacher.

10 (dez) títulos.

Gerson
Gerson
Reply to  Antonio Falcao Neto
11 anos atrás

Toma!!
kkkkkkkkkkkkkkkk
Mais um que “esquece” Schumacher….rsrs

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
11 anos atrás

Quem define tudo é a equipe. Eles sabiam quanto tempo se perdia ao ficar mais tempo na pista. A opção lógica seria por adotar a estratégia com Massa que estava na frente e mais rápido. Só que o piloto eleito pela Ferrari para ser campeão é Alonso. E assim foi e sempre vai ser. E ponto. Muito simples.

Alonso WHO
Alonso WHO
Reply to  MARCO ANTONIO
11 anos atrás

Eles sabiam que o Alonso, após a troca, estava ganhando 3 segundos por volta. Eles calcularam mais ou menos 10 segundos (03 voltas) para que Massa voltasse em uma posiçao que nao mais ameaçasse o D. Lloronso de las Lamúrias.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Alonso WHO
11 anos atrás

Para de mimimi, se Massa nao tem peito de rebater o recomendado pelo seu engenheiro o problema é dele, e outra, nos outros pit stops ele parou antes do espanhol, faltou competência pra ultrapassar o Sutil e andar mais rápido de cara pro vento. Em ritmo de corrida ele esta anos luz a frente do brasileiro, infelizmente. Dê uma pesquisada pra saber quem é FA, segundo autoesport, BBC, James Allen, está entre os 10 maiores pilotos de todos os tempos, é um puro racer, como Senna, Lewis, Shumacher, um dos poucos que anda mais que o carro…

Alonso WHO
Alonso WHO
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

Viúva detected.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Alonso WHO
11 anos atrás

Pior cego é o que não quer ver! Muito bem fundamentada sua resposta… Recalcadão, lol!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

Allez:

Você que é fã do “Dick Júnior”, responda (sem mimimi): quantos vices do Alonso, o Santander ainda vai suportar?

Afinal, nenhum banco quer ser conhecido como “o banco do vice-campeão”…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
11 anos atrás

Vários!! Negócios e filantropia não andam lado a lado, ou você acha que o banco espanhol não tem retorno com o investimento, pensa um pouquinho…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

Ótimo! Que venham mais vices para o espanhol.

Alonso WHO
Alonso WHO
11 anos atrás

Saudade desse Massa que dava chega pra lá nesse vigarista: http://www.youtube.com/watch?v=Z8cbD90V_gU

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Alonso WHO
11 anos atrás

Nesses dois vídeos que vc postou dá pra ver que o Massa que foi fdp, não gosta de ser passado por fora o baixinho…

Alonso WHO
Alonso WHO
11 anos atrás

Caráter duvidoso pra dizer o mínimo… olha a cara que faz pra câmera: http://www.youtube.com/watch?v=yyWkjkYfIXQ

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Alonso WHO
11 anos atrás

Dá pra ver que o Massa deu no meio do carro do espanhol, ele tinha todo direito de reclamar, caráter duvidoso??
http://www.youtube.com/watch?v=ZHuVrKM9mAc&sns=em

Alonso WHO
Alonso WHO
Reply to  Allez Alonso!
11 anos atrás

Pintaram a Ferrari do Alonso de branco e a do Massa de preto: http://www.youtube.com/watch?v=iQmAR7P34I4

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Alonso WHO
11 anos atrás

Hã?? Você tem 15 anos?

ms
ms
11 anos atrás

O pódio dessa madrugada em melbourne reflete em minha opinião aquilo que hoje existe de melhor na F1 e tenho o palpite que se o carro continuar melhorando e não tendo o azar que teve ano passado, Alonso leva a taça de campeão dessa temporada mas fiquei mpressionado com a autoridade com que Raikkonen ganhou essa corrida, autoridade pra fazer lembrar que o vencedor da prova um dia já foi campeão mundial de F1

Edu Rodrigues
Edu Rodrigues
11 anos atrás

Não achei anormal o Raikkonen ganhar a prova, já que, desde as primeiras voltas, ele era mais rápido que os ponteiros. O que me impressionou mesmo foi a volta mais rápida do Bianchi ser apenas 0.045s mais lenta que a do Vettel, que chegou em 3º. Sei não. To achando que a batata do Massa já tá assando faz tempo.

Antonio
Antonio
11 anos atrás

A Ferrari é uma merda de equipe que só alinha dois pilotos por obrigação… vou assistir esse ano só pra torcer contra essa merda…

George McCrae "DEVOTO DE SÃO PIRONI"
George McCrae "DEVOTO DE SÃO PIRONI"
Reply to  Antonio
11 anos atrás

A FERRARI TINHA QUE SER IGUAL A EQUIPE ENSIGN QUE VIVIA CORRENDO SÓ COM UM PILOTO.

Neto
11 anos atrás

Atualizando o vídeo:
“http://globoesporte.globo.com/formula-1/videos/t/provas/v/gp_australia_parte2/2464495/”

Eduardo
Eduardo
11 anos atrás

Achei a Ferrari displicente com o Massa sim na estrategia !!!! Massa tem que tentar fazer um boa temporada e continuar infernizando o Alonso…. e proximo ano tentar uma RBR ou Mclaren caso surja uma vaga…. se ficar na Ferrari em 2014 é porque aceitou ser capacho igual ao Rubens !!!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Eduardo
11 anos atrás

Além de sonhador é mal informado.

Jose Carlos Feller
Jose Carlos Feller
Reply to  Eduardo
11 anos atrás

se o Perez andar mal como promete… quem sabe…

Ronaldo
Ronaldo
11 anos atrás

É muito legal ver o desespero do Gavião Bueno em sua torcida pró Massinha. É muita conspiração contra um piloto só. Qualquer hora o Gavião vai ter um enfarte no ar. Será que o Gavião estava esperando “pé de igualdade” entre Don Alonso e Massinha? Tão de brincadeira? Pergunta para o Gavião se ele tivesse US$ 100 mil para apostar, ele cravaria Massinha “a seco”? Se nem ele “crava”, muito menos os patrocinadores. Dinheiro não tem pátriotismo. Quem tem pátriotismo é quem não bota grana no negócio. Aí pode posar de indignado. O patriotismo é o último refúgio dos canalhas. Quem é que disse isso? Sei lá, mas é.

João do Rio
João do Rio
Reply to  Ronaldo
11 anos atrás

Dinheiro não tem patriotismo, agora o dono do dinheiro tem e envia o lucro para sua matriz.

sandro karam
sandro karam
11 anos atrás

Eu acho que estão banalizando a F1 com esses pneus, a maior categoria de monopostos, com mais tecnologia envolvida e a berni pede a pirelli um pneus de 5 voltas é brincadeira.
o mais engraçado foi o comentário do repórter da globo mostrando os “macarroizinhos” que o burti adora falar e chamando de “camaroezinhos”. kkkk. é cada um que aparece.

Nelson
Nelson
11 anos atrás

Boa corrida. Sutil foi uma belíssima surpresa e Kimi magistral. Massa largou muito bem e andou bastante até ir aos boxes e ficar para trás. Depois disso como sempre tem acontecido parece que perde o tesão e fica só andando para chegar.

gilles
gilles
11 anos atrás

Flavio, como sempre vc. ve a F1 imparcialmente, Parabens, Acho que “El Fodon” vai dar trabalho este ano, os pilotos mais “limpos” vao levar vantagens com estes pneus, e so ver o resultado da corrida. Abraços.

Tássilo
11 anos atrás

Corrida muito boa essa de hoje, agora o Fabio estreou falando merda dê um puxão de orelha nele Flavio!!!!Agora acho que temos um Felipe renovado,isso é muito bom para nós.

jivan
jivan
11 anos atrás

“Todo mundo passou o Canguru Desolado, menos o carro-médico.” FG

Jota Patrício
11 anos atrás

Flávio,

Eu estava certíssimo no meu comentário nos post anterior. Até previa o bypass que o Felipe tomou! Só errei na Mercedes.

Ótima prova. Algumas confirmações: Massa não tão ruim assim, Perez não é nada demais e Sutil é muito bom e a Force India acertou na escolha. E Senna é melhor que Bottas! E a Williams voltou pra lama!