NOSSO JAPONÊS

SÃO PAULO (era bom) – A partir do post de ontem, “Túnel do tempo”, com uma volta por São Paulo em 1988, a blogaiada começou a pesquisar para descobrir o misterioso autor do vídeo. O Marcelo Freire chegou a um nome. Vejam a mensagem dele abaixo:

Flavio, esse japa que vocês encontraram aí foi um achado realmente, hein? Dei uma vasculhada no canal do cara e ele fez vídeos amadores da MotoGP em Goiânia, do Mundial de Motocross em Campos do Jordão em 91 e até do GP Brasil de 90 (nota do blogueiro: é esse vídeo que coloquei aí no alto, precioso). Aparece ele chegando e saindo do autódromo, a muvuca toda, a galera se ajeitando no recém-construído Setor G, com o jeitão improvisado que marcou a estrutura daquela corrida. Ele tem vários outros vídeos de eventos da época.

Seu nome é Kazuhiko Kobayashi e ele trabalhou na Honda antes de se aventurar sozinho com uma oficina de funilaria — até inventou uma máquina de desamassar os carros (olha ele fazendo propaganda aqui).

Descobri alguns detalhes por causa deste vídeo , que é a apresentação da Honda Sahara aos jornalistas em 1989. Nele estão vários colegas com quem hoje convivo quando vou cobrir os eventos pela “Duas Rodas” e gente que atualmente trabalha com automobilismo, como a Meg Cotrim. Wilson Yasuda, que trabalha na Honda desde sempre foi quem lembrou que a gravação foi feita pelo sr. Kobayashi.

Mas nada bate esses vídeos da cidade nos anos 80. Tinha até vaga na rua naquelas vielas da Liberdade! E a cidade não ostentava nada, era tudo muito simples, discreto, mas ao mesmo tempo convidativo, apesar do centro já bem degradado. O cara, conscientemente ou não, filmou nossa história. Vendo aquela cidade, não dá pra imaginar que viraria o que virou.

É, realmente, uma viagem inesperada a uma época em que já existiam, sim, as câmeras de vídeo pessoais, mas ninguém filmava tudo furiosamente como hoje. Éramos mais comedidos. Primeiro, porque as fitas eram caras. Depois, porque não havia como “compartilhar” — exceto quando você convidava os amigos para assistir a essas vídeos em casa. Armazená-los exigia algum espaço em casa. E mais: ninguém editava nada, não havia programas de computador para isso, não havia sequer computadores. Assim, as “filmagens”, como a gente chamava, ficavam longas e, na maioria das vezes, entediantes.

Há milhões de filmagens domésticas esquecidas nos armários e nas gavetas de todo mundo. Festas de casamento, batizados, aniversários, passeios para a praia, viagens despretensiosas, luas-de-mel… As pessoas, nos anos 90, começavam a registrar suas vidas em vídeo, para ver um dia, como se vê um álbum de fotografia. Mas desconfio que quase ninguém se aventura a vê-las, as filmagens e memórias, com muita frequência. Nem aparelhos de videocassete existem mais. Estão condenadas, essas imagens, ao esquecimento. Como os slides, lembram? Meu pai vivia projetando slides. Era um saco. Ao menos eu achava um saco, quando era criança, ficar vendo aquelas fotos projetadas na parede pelo aparelho Cabin. Era Cabin?

Kobayashi, nosso japonês misterioso, resolveu colocar algumas dessas coisas no YouTube. Só temos a agradecer.

A propósito, se ele ainda estiver na mesma oficina que aparece na propaganda, informo que posso vê-la da janela do meu apartamento. Vou passar lá para saber se nosso Koba anda pela área para lhe dar um abraço.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo
Leonardo
11 anos atrás

O mais legal de interlagos eh conhecer gente tao viciada em f1 quanto voce. uma conversa que se inicia com um pedido de guardar lugar para ir comprar uma cerveja no setor g, termina com um debate sobre a disputa do titulo de 79 em scheckter e villeneuve.

Kazuhiko Kobayashi
11 anos atrás

Juntei os vídeos antigos das cidades brasileiras.
http://www.youtube.com/playlist?list=PLkC1HhKRF8iLio4hKFc8bF0U2Y4ZEongF

Andre Scudeller
Andre Scudeller
11 anos atrás

Lembrei do Roydpg, com seus belos vídeos pessoais com corridas da década de 70.

http://www.youtube.com/user/roydpg

Kazuhiko Kobayashi
11 anos atrás

Obrigado por ter apresentado a minha carreira. Hoje estou aquí produzindo mais vídeos. Venha conhecer a nossa oficina/escola de funilaria e pintura da Sprex Japan dentro da concessionária Toyota Tsusho São Caetano do Sul.
https://www.facebook.com/sprexjapan#!/photo.php?fbid=485186198210543&set=a.485186188210544.1073741828.431392423589921&type=1

Guilherme Barros
Guilherme Barros
Reply to  Kazuhiko Kobayashi
11 anos atrás

O colega é parente do piloto nipônico Kamui Kobayashi?

VAI, MITO!
http://flaviogomes.warmup.com.br/2013/03/vai-mito/

Severino Santos
Severino Santos
Reply to  Kazuhiko Kobayashi
11 anos atrás

Com certeza, o Kazuhiko Kobayashi é fã do Kamui Kobayashi, o Mito!!!

Francisco Uzeda de Carvalho
Francisco Uzeda de Carvalho
Reply to  Kazuhiko Kobayashi
11 anos atrás

Você é fã do Kobashow (Kamui Kobayashi)?

Clóvis Fonseca
Clóvis Fonseca
Reply to  Kazuhiko Kobayashi
11 anos atrás

Você acha que o Kamui Kobayashi retornará ao circo da F/1?

Marcello
Marcello
11 anos atrás

Muito legal, inesquecível. Era cliente da White Martins e da mesma faixa de idade do pessoal da área comercial com quem tinha amizade. Me deram duas opções, Hospitality Center ou entrar como funcionário e ficar no boxe da empresa (o boxe da White era o último e aparece no vídeo). É lógico que escolhi ficar no boxe. Fui ao ensaio do atendimento médico que assistimos ao lado do Jo Ramirez, dei uma volta na pista de Gol na semana que antecedeu à da corrida, fui aos treinos e à corrida. Bárbaro, fiquei muito tempo andando pelos fundos dos boxes vendo tudo e todos. Assisti à última volta no murinho do pit lane, Era uma zona. Espetacular, eternamente grato ao pessoal da W Martins pela oportunidade.

Dú
11 anos atrás

Fita K7 outra dificuldade. Tenho fitas aqui de entrevistas do Émerson, turma na Indy, da Jovem Pan que o Águia tem. Rodei Santa Ifigênia e redondezas. Acabei com um 3 em 1 usado, por R$ 200.
Walkman nem pensar. Não existe.

Lucas Carioli
11 anos atrás

É o nosso Koba-Mito! Muito legal esses vídeos.

Guilherme Barros
Guilherme Barros
Reply to  Lucas Carioli
11 anos atrás

Concordo!

Marco Gavioli
11 anos atrás

Flavio, eu ainda tenho video cassette. E o principal: eu o utilizo. É uma forma de resistência, pois não quero pagar mais para a SKY para ter um aparelho que grava, que nem sei o nome, mas sei que cobram por isso. A última corrida da F1 eu gravei, pois fora na madrugada, e a vi através de meu velho Gradiente. Grande abraço.

Luciano
Luciano
11 anos atrás

Muito legal. Legal ouvir o Nilson César da Jovem Pan se despedindo e abrindo espaço para o futebol. Nostalgia total!

Roberto Martinez
Roberto Martinez
11 anos atrás

Muito bom…legal mesmo. Podemos ver tambem como Interlagos evoluiu de 90 pra ca…

Fernando Assis
Fernando Assis
11 anos atrás

CBR 450 ou RD 350 no início?

Ronaldo Soares
Ronaldo Soares
11 anos atrás

Flavio, eu editava fitas de video no inicio dos anos 90, não tem segredo, eu possuia 2 videocassetes, lembrando que esses VHS podiam ser apagados diversas vezes e regravados novamente.
Abs.

peter von wartburg
11 anos atrás

Minha mae fez uma limpa la em casa dia desses. E jogou fora a fita vhs com meu salto de bungy jump em las vegas. Eu de camisa do galo saltando rumo ao nada de uma plataforma a 60 metros do chao voando em direçao a uma piscina. Dez95 ou Jan96. Foi-se para o além. Nao satisfeita, livrou-se da fita do meu irmao saltando a trilogia de bungy jumps na nova zelandia. Dona jane odeia saltos…

João Carrieri
João Carrieri
11 anos atrás

Flávio, esses vídeos são muito bons, eu já havia visto há mais ou menos uns seis meses, época em que eu achei esses daqui também. Não são tão simples, o cara dá umas viajadas (na minha opinião), mas é impressionante por ser de 1978. Mostra muito close, mas dá pra ver a cidade também. Abraços.

http://www.youtube.com/watch?v=HrMniUrDf5o&playnext=1&list=PLE9B51F67C1AF1A2B&feature=results_main

Eduardo Britto
Eduardo Britto
Reply to  João Carrieri
11 anos atrás

Fala sério João! Você disse “viajadas”? Pois se trata de um vídeo IMPERDÍVEL! E na verdade são 5 vídeos que compõem a série. Uma puta filmagem conceitual, com tremenda irreverência política, colocando cenas paulistanas e torcedores da seleção na copa de 1978. Imagens IMPERDÍVEIS da paulicéia de 35 anos atrás: av. Paulista, Parque Dom Pedro (cenas clássica do “expresso da morte” que saía pra Ferraz, lotando), altas tomadas da galera assistindo o jogo na Praça Ramos de Azevedo (acho que era a Helena de Grammont,repórter da Globo, atrás do cenegrafista pra entrevistar torcedor). Um SHOW de trabalho. O cara que gravou e editou esses vídeos é um gênio, e deve ter virado diretor de arte em agência de publicidade e enchido os tubos de grana. Merecia! Obrigado pela dica João! Valeu FG!

João Carrieri
João Carrieri
Reply to  Eduardo Britto
11 anos atrás

Eduardo Britto, na verdade o documento tem, como você falou, uma irreverência política tremenda para a época. Eu falei mais em relação aos closes, a gente busca esses vídeos querendo ver mais as ruas, os carros, os lugares e nesse ponto fica um gostinho de quero mais. Fico feliz que tenha gostado! Abraços.

Conde
Conde
11 anos atrás

E parece que a SPREX JAPAN ainda existe pq tem uns videos novos , inclusive com o Koba .
Passa lá e dê um abraço no amigo .

André Almeida
André Almeida
11 anos atrás

Que engraçado, hahaha… Trabalhei na fábrica da Honda aqui em Manaus por 10 anos.

No vídeo da Sahara, meu ex-Supervisor Zedek aparece novo e mais magro aos 02:10 hahahahah

Que legal…

André Almeida
André Almeida
Reply to  André Almeida
11 anos atrás

Issao Mizoguchi, atual presidente da Honda Brasil, aparece aos 03:15

Venax
Venax
11 anos atrás

Assistir a vídeos de outras pessoas em passeios, viagens, festas, etc realmente eram um saco. Como era coisa amadora não tinham edição e ficaveam longas e cansativas. Acho que é por isso que ninguém assitia.

Harry
Harry
11 anos atrás

Oi FG,
Esse é um dos baratos da vida, caminhos que se cruzam inesperadamente.
Passa lá, sim.
Abs
Harry

Oliveira
11 anos atrás

NX Sahara (junto com a Teneré)… meu sonho de consumo quando adolescente.

Wagner
Wagner
Reply to  Oliveira
11 anos atrás

Oliveira já tive duas Saharas,uma 97 e uma 99 a última que saiu,todas impecáveis.Excelente moto.

Verde
11 anos atrás

Tem gente que tem inveja do Neymar, tem outros que têm inveja do Eike Baptista…

Eu tenho inveja sincera do japa aí. Pôde ir ao primeiro GP na pista reformada de Interlagos e ainda teve espírito o suficiente para filmar tudo.

A.Vandelay
A.Vandelay
11 anos atrás

Eita, que coisa, tenho quase certeza que esse vídeo do GP Brasil de 90 já circulou aqui um tempo atrás! O nosso Koba-Mito já vinha marcando presença.

Guzz
Guzz
Reply to  A.Vandelay
11 anos atrás

Já sim, eu me lembro de ter visto ele aqui.

http://flaviogomes.warmup.com.br/2012/03/interlagos-1990/

Foi em Março de 2012,

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
11 anos atrás

“… Um Merlin no real e nas imagens … “… Valeu !

Caca
Caca
11 anos atrás

Tenho um Cabin Toodee até hj. Cartucho simples, eu invejava mesmo eram os Kodak carrossel.

Há alguns anos venho digitalizando minha coleção com mais de 5000 VHSs e DVDs. Terminei tudo, foi a maior viagem no tempo. Gente que se foi, gente que continua igual, gente nota 1000, gente nota zero, gente sequer digna de nota e por aí vai. O que mais me chamou a atenção enquanto digitalizava meu acervo para a posteridade foi que a vida, antigamente, era bem mais simples. E, por conseguinte, muito melhor.

Flávio
Flávio
11 anos atrás

Eta, tempo bom que não volta mais. Bem melhor que hoje em dia.

adonis
adonis
11 anos atrás

Muito legal todo o texto e os vídeos! Agora, com relação às fitas em VHS, quem tiver isso armazenado tem que passar logo para DVD, antes que as fitas mofem ou desmagnetizem. Meu irmão fez isso inclusive com diversas filmagens de corridas dos anos 80.