SEPÂNGUICAS (7)

sepanguicas7

SÃO PAULO (e vamos almoçar) – Mas eu falava da chuva, e no fim das contas ela só fez com que quem tinha planejado três paradas fosse para quatro, e aqueles que iriam para dois pit stops tenham feito três. Foi logo no comecinho que todo mundo trocou os intermediários pelos slicks, e aí alguns optaram pelos duros Laranja Cenoura e outros, pelos médios Branco Alvo. Isso aconteceu a partir da sexta volta, quando o asfalto estava seco na maior parte do circuito de Sepang.

E foi nessa primeira janela de paradas que aconteceu o melhor momento da história da F-1. Hamilton parou no box da McLaren! Errou o box, simplesmente. Costume… Mas o pessoal de sua ex-equipe foi rápido. O mecânico do macaco, aquele que levanta o carro pelo bico, saiu da frente, fez um sinal para que ele seguisse adiante e Lewis foi em direção à turma da Mercedes. Foi de morrer de rir. E teve também a batida de Pica e Verme nos pits. Nada sério. Ao contrário, engraçado.

Massa largou mal. Caiu de segundo no grid para sexto na primeira volta. Isso acabou sendo determinante para seu resultado final, um discreto quinto lugar. O carro não rendeu no molhado e aí foi ficando para trás. Webber, que tinha partido muito bem, apareceu na liderança logo depois da primeira bateria de pit stops. E, do povo da frente, foi o único a escolher pneus duros para o primeiro stint de slicks. Vettel, em segundo, mesmo com os médios, não conseguia chegar no Canguru Desolado. Que estava bem na corrida, coitado. Desde o início.

A partir da 20ª volta, mais paradas. Curiosamente, em alguns carros os pneus duros foram mais eficientes que os médios, cuja maior velocidade não compensava seu desgaste muito rápido. Quando Tião Alemão saiu de sua segunda parada, deu um chilique no rádio e mandou tirarem Webber de sua frente. “Estou mais rápido!”, gritou. O time pediu paciência. Mark iria novamente aos boxes na volta 32. Vettel, na 33. Nessa, o alemão perdeu o segundo lugar para Hamilton, que fazia uma corrida honestíssima.

O rubrotaurino acabou passando o mercêdico na 39ª volta. Lewis, então, abriu a quarta janela de paradas na volta 42. Vettel parou na 43. Webber, na 44. Voltaram coladinhos, o australiano ainda na frente, o alemão batendo a cabeça na parede para passar. Foi quando começou a história toda da orientação pelo rádio que, na 46ª volta, foi solenemente ignorada pelo pequeno tedesco. E, um pouco atrás, algo parecido, mas muito mais pacífico, acontecia com Hamilton, o terceiro, e Rosberguinho, o quarto. “Fica aí, Paquita”, disse Ross Brawn. E assim foi até o final.

Grojã foi o sexto, com um sonolento Raikkonen em sétimo, depois de se aborrecer com longas brigas com Pérez, primeiro, e Hülkenberg, depois. O incrível Hulk foi o oitavo, numa boa corrida, com o jovem Chapolim em nono, fazendo seus primeiros pontos para a McLaren. Button, que chegou até a liderar, abandonou depois de uma roda se desprender num pit stop. Verme fechou o grupo dos pontuadores.

Merece uma menção mais do que honrosa Juju Bianchi, que terminou em 13°. A cada dia que passa, mostra que é o prodígio da molecada. A Force India, que prometia tanto, teve um misterioso problema na porca da roda dianteira esquerda dos dois pilotos e ambos abandonaram enquanto o time telefonava a um sacerdote Hare Krishna para tentar entender o que estava acontecendo.

No campeonato, Vettel foi a 40 pontos contra 31 de Kimi, 26 de Webber, 25 de Hamilton, 22 de Massa e 18 de Alonso. Pelo que li não sei onde, é a primeira vez que Felipeta fica à frente de Alonsito na classificação desde que o espanhol chegou à Ferrari. Não conferi a informação. Mas um blogueiro conferiu e me informou que não, que na terceira etapa de 2010 Massa estava na frente. Thanks.

E por hoje deu de F-1. A fome é maior.

Subscribe
Notify of
guest

100 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Roberto da Silva Junior
13 anos atrás

O Vettel colocou a faca entre os dentes e mandou um foda-se a esse Mundo Imundo! O Webber ficou azedo querendo não acreditar! O Horner e a Red Bull gostaram apesar dos pesares! E a Globo já quer dar o título mundial ao Massa por estar quatro pontos na frente do Alonso! E a Ferrari erra na estratégia do Alonso na Burrice! E o Hamilton por força do hábito pensou que ainda estava na Mclarem parando no seu Boxe!

Carlos
Carlos
13 anos atrás

Com todo respeito ao Tião Alemão, no dia em que a NASA resolver voltar a macacos ou cangurus para o espaço, vai contratar Newey pra projetar as espaçonaves. Não se nega o talento do Tião, mas, cá entre nós, até agora ele só ganhou mesmo do Webber, que tem carro igual. O Vettel ganhar do Webber, o Schumacher ganhar do Rubinho ou o Alonso ganhar do Massa (é só questão de tempo nesta temporada para as coisas voltarem ao normal) não quer dizer nada. E o Rosberguinho Jr? Acabou a moleza. O Hamilton não tá lá supostamente “só pra se divertir”.

André Luis Silva
André Luis Silva
13 anos atrás

Tá certo que o que Vettel fez foi sacanagem, mas uma questão me intriga: o Webber não poderia ter mudado o botãozinho dele de “Multi 21” para “foda-se” também? Ou será que depois que se baixa o motor, não pode voltar mais ao normal?

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Mais uma grande corrida de F1, simplesmente espetacular…
Estão questionando o ímpeto descontrolado de Vettel e até mesmo seu caráter, na minha opinião uma bobagem, pois graças a ele valeu a pena pular 04:40 da matina para ver o GP da Malásia, sensacional o que ele fez, os amantes do esporte puderam ter uma ideia de como era a época em que não existia jogo de equipe e essa politica toda que envolve a F1, o negócio é ir pra cima mesmo, custe o que custar…
Por outro lado, Rosberg obedeceu as ordens da equipe e pra mim é mais um piloto obediente no circo infelizmente, o Hamilton Senna não gostou nada disso, pois sabe que numa ocasião contrária não irá fazer o mesmo, com toda ctz ele vai pra cima do Rosberguinho, esse é o espirito…
Na largada Alonso foi pra cima do Vettel e numa curva de baixissima velocidade tocou a asa dianteira na traseira do alemão, depois disse que poderia ter vencido (hahaha), eu queria ver se tivesse sido com o Massa, estariam metendo o pau nele, questionado seus reflexos e trazendo o Bianchi para 2014 ou até antes…
O Alonso fez uma barbeiragem tosca numa curva de baixa ao retomar aceleração, falou que a equipe errou e esta por incrível que pareça assumiu a responsabilidade, falando em corrida incrível que faria o espanhol, vão se ferrar com essa conversinha pra otário ouvir…
O cara ia ter que colocar pneus intermediários e voltar lá atrás, 3 a 4 voltas depois teria que retornar ao box e colocar os pneus pra seco, já estaria com a corrida comprometida…talvez o Bianchi rodaria na reta principal causando a entrada do Safety, mas isso é outra história!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Pedro
13 anos atrás

Mané…

José Augusto Rocha F°
José Augusto Rocha F°
Reply to  Pedro
13 anos atrás

Se fosse o Alonso que tivesse feito o que o Vettel fez mas em cima do Massa, pensaria o mesmo, Pacheco?

Pedro
Pedro
Reply to  José Augusto Rocha F°
13 anos atrás

Então José Augusto, acredito que toda essa polemica poderia ter sido evitada se a equipe Red Bull soubesse lidar com a situação que se formou, eles poderiam ter agido de outra forma conhecendo bem seus pilotos, principalmente o ímpeto desenfreado do Vettel.
Há pilotos que acatam ordens em pró da equipe, e outros que não querem nem conversa, são os casos de Vettel, Alonso e Hamilton, estes não querem nem saber, e não adianta a gente ficar questionando o caráter dos caras pq eles são assim, ouvi muitas vezes o Piquet falar sobre esse tipo de comportamento dentro da equipe, é uma pilha só, e a bem da verdade é que a F1 não é o melhor lugar para se fazer amigos, tanto é que os pilotos mais gente boa ou boa praça nunca ganharam nada, com exceção do Botão que tinha o Rubinho como companheiro (eita).
Respondendo sua pergunta, a Ferrari falaria o seguinte para o Massa: Alonso está mais rápido do que você. Vc entendeu? Desculpa. Ótimo trabalho.

Gabriel
Gabriel
13 anos atrás

Tem uma coisa que não vi ninguém dizer ainda.
Alonso queria na verdade é furar os pneus traseiros do Vettel.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Gabriel
13 anos atrás

Serio? Achei que ele tinha batido no difusor…

Alexandre
Alexandre
Reply to  Gabriel
13 anos atrás

Ah vá…

Liuis Remington
Liuis Remington
13 anos atrás

Flavio e seus posts sempre irretocáveis…

Eu só complemento com a análise do Fabio Seixas: foi muito estranho chamarem o Webber pro box quando estava de pneus duros antes mesmo do Vettel (de moles; 2o. pitstop), depois de poucas voltas. Pra mim também ficou claro que a equipe queria de todo jeito colocar o Vettel na frente, até que se conformaram depois do último pit quando o Webber voltou na frente, aí o desejado virou imprevisto com a desobediência de Vettel.

Mas, porém, contudo, entretanto, a equipe já tinha phodido a corrida do Vettel quando ele foi o primeiro a entrar para se livrar dos intermediários e saiu patinando por 2 voltas. (Não sei se a decisão de entrar foi uma aposta do Vettel ou da equipe, enfim…). Ou seja, em CNTP, Webber não estaria à frente de Vettel. E, dado o histórico de ajudas muy amigas de Webber para com Vettel no ano passado, e, se considerarmos o quão vai ser complicado este campeonato de novo (acho que vai ser como o do ano passado, decidido nos detalhes), foi uma atitude instintiva “vou pagar pra ver e foda-se” talvez justificável. Sacana, porém justificável. Talvez se o segundo piloto não fosse Webber, quem sabe Vettel não fosse mais condescendente? Enfim, são rusgas antigas…

Mas que a disputa foi épica, ah isso foi… Vettel deve ter ficado puto com a fechada que levou na reta, mas Webber fez só um movimento e foi limpo em toda a sequência, apesar de jogar duro, como de praxe.

E, apesar do Galvão não ter narrado, AGORA É OFICIAL: Rosberguinho é segundão mesmo. E, como diria Tião Macalé, Ross Brawn continua nojento, tchan!

nico
nico
Reply to  Liuis Remington
13 anos atrás

Aliás, o Webber não deveria ser punido como foi Schumacher na Hungria 2011???

Jair
Jair
13 anos atrás

CORRIDA CHATA!

Brasileiro Jose
Brasileiro Jose
13 anos atrás

Flavio Gomes,
Saindo um pouco do tema, gostaria de perguntar-lhe: O Massa normalmente larga muito bem, é um fato, porém, seguindo aquele protocolo de “lacaio” de semana passada, você acredita que ele largou mal ou foi influenciado pelo poder do primeiro piloto?
Saudações

José Augusto Rocha F°
José Augusto Rocha F°
Reply to  Brasileiro Jose
13 anos atrás

Pacheco é fod…

Lucas
Lucas
13 anos atrás

Massa também ficou à frente de Alonso em 2010, mas pelos mesmos motivos de agora: só porque o Alonso teve um abandono. Que me desculpem os fãs, mas é preciso ser sincero: Massa simplesmente não está no mesmo nível de Alonso. É um bom piloto em voltas lançadas, tanto é que também desbancou o Schumacher em algumas classificações, mas em ritmo de corrida, em constância e principalmente na hora em que precisa ultrapassar, o abismo entre ele e Alonso é absurdo – não é coincidência que todas as vitórias de Massa foram quando tinha um carro excepcional e largava na primeira fila.

O mesmo não dá pra dizer quanto a Webber e Vettel. Webber andou mais forte que o Vettel na Austrália depois que resolveram o problema da ECU, e agora novamente foi claramente superior ao Vettel – se não fosse a “esperteza” de Vettel em ultrapassar o Webber quando o australiano já tinha mudado o mapeamento do motor pra só poupar o carro até o final, o Vettel simplesmente não o alcançaria. Provavelmente a Red Bull vai ter uma nova crise pra resolver em 2012, assim como aconteceu em 2010, quando foi o Webber que ficou à frente durante a maior parte da temporada e o Vettel só foi campeão porque a equipe resolveu usar o Webber como “isca” pra Ferrari.

JP
JP
13 anos atrás

Lewis Mansell

danielle
danielle
13 anos atrás

Ué, pela gritaria dos torcedores do Massa ele tinha tudo pra ganhar a corrida, Dom Fernando fora… o que aconteceu? Perdeu o fôlego, que coisa! Assisti pela Globo, o trio só falava do Massa, dos pontos a frente do alonso, a cada variação de posição, dê-lhe fazer contas, um nojo!!

Juca
Juca
Reply to  danielle
13 anos atrás

Verdade. Acordei com um berro do locutor no momento que Massa ultrapassou (na F1 é ultra segundo o narrador ridículo) e alcançou o sexto lugar se não me engano. Aliás a narração foi muito esclarecedora: após tantos anos de F1 aprendi todas as funções dos gráficos marchas etc, aprendi sobre a asa móvel… odiei.

andré frej
andré frej
13 anos atrás

Acredito piamente no que falou Alonso. Se a equipe não tivesse errado, ele estaria disputando o pódio.
Por outro lado, por outro lado…
É impressionante como o ritmo de corrida de Massa fica aquém dos outros pilotos. E não adianta falar em circunstância de prova, porque a atuação pífia do brasileiro é rotineira.
Em 2014 ele merece ficar na Ferrari, como piloto de testes.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  andré frej
13 anos atrás

É por isso que o Alonso exigiu que o seu segundo piloto fosse o mesmo do ano anterior,ele disse com todas as letras:–Eu quero como meu segundo piloto o Felipe Nuncamepassa,se ele não continuar eu saio. E penssou com seus botôes;–Vai que acham um com vontade e perssonalidade forte e que queira mais vencer do que só “se divertir “,preferivel este que é igual ao que era lacaio do Shumi.

Carlos Del Valle
13 anos atrás

Pironi contra Villeneuve foi parecido com hoje, os caras levando os carros para casa, e Pironi dando uma de traíra. San Marino, 1982

William "Mac" Brazel "clone"
William "Mac" Brazel "clone"
Reply to  Carlos Del Valle
13 anos atrás

Pera aí Carlos Del Valle, o Pironi não tinha o direito de vencer aquela prova? Que me lembre, nessa época não tinha acordo entre os pilotos da Ferrari, então a briga estava liberada.

O mesmo serve para Reutemann no Brasil/81 ou Arnoux na França/82, fora o GP do Canadá/85, Johansson foi impedido de vencer a primeira corrida na carreira. Em todas essas provas o piloto recebeu uma placa pra entregar a vitória. Todo mundo reclama que jogo de equipe é coisa suja de equipe sem caráter. Mas quando era pra favorecer pilotos dos anos 80 como: Jones, Villeneuve, Prost ou Senna(Berger capachão), aí tudo bem, aí pode! Se desse merda a culpa era do “suposto” piloto-capachão e não dos times.

É cada uma, só pra lembrar, Gilles Villeneuve também teve seu dia de capacho, aconteceu no GP de Monza 79. Gilles recebeu ordens direta de Enzo Ferrari, o canadense sequer disputou vitória com o companheiro de equipe. Pior foi Peterson um ano antes, teve que assinar um contrato que o impedia disputar o título. Favorecimento no passado era uma festa e ninguém falava nada. Piquet na Brabham era líder absoluto, já Rebaque sequer existia no time. O mesmo serve para Senna na Lotus ou nos tempos de Mclaren sem Prost. Berger só faltava abrir as pernas para o brasileiro. Tirando Prost que não era otário, o que os companheiros de Senna ganharam ao lado dele? Absolutamente Nada…

josé guilhermo
josé guilhermo
13 anos atrás

Hoje foi a corrida onde as mascaras caíram, Vettel e tão F.D.P quanto Alonso, Hamilton,Schumacher, Senna, Prost, Piquet , nao existe campeões bonzinhos eu queria ver se fosse o alonso no lugar do Vettel e o Massa no do Weber, o que os brasilinos diriam , acho que o Alonso seria queimado em praça pública pelos brasilinos, ficou feio para o Vettel hoje, todos esses campeões tem uma coisa em comun, vencer a qualquer preço nao existe campeão do mundo bonzinho e amigo de companheiro de equipe, tenho que destruir o meu companheiro de equipe, é o pensamento de todos eles, nao estou julgando mas é um fato inquestionável, por isso são campeões e nao segundões como Patrese, Bergher, Coulthard, Barrichelo, Massa e hoje Nico Rosberg o novo segundão oficial, ou ele acha que o hamilton foi contratado para que? Sobre a corrida se nao fosse a interferência da RBR a Vitória seria de Weber , nao que o canguru seja melhor que o alemão, longe disso, mas hoje foi, assim como UM DIA em UMA CORRIDA, Barrichelo foi melhor que Scumacher, Massa foi melhor que Alonso e hoje Rosberg foi melhor Hamilton, mas a Mercedes nao deixou o novo segundão passar, já o Massa é isso ai gente piloto nota 6 em corrida, Nunca faz nada demais é o velho e bom, feijão com arroz, nao fede nem cheira por isso é segundão e por isso a Ferrari privilegia o Alonso, o Campeonato pegou fogo, esse ano promete.

Lucas
Lucas
Reply to  josé guilhermo
13 anos atrás

Não faz o menor sentido comparar a dupla da Red Bull com Senna vs. Berger, Massa vs Alonso, etc. Enquanto ver um Berger ser claramente superior ao Senna ou o Massa claramente superior ao Alonso é praticamente impossível (quando muito, acontecia isso que você falou – ser assim “um dia em uma corrida), o Webber não só já fez isso inúmeras vezes contra o Vettel como já passou a maior parte de um campeonato à frente dele. É só lembrar de 2010, em que o Webber liderou em várias etapas daquele campeonato, coisa que o Vettel nunca fez (ele estava atrás do australiano desde a corrida da Inglaterra). e o Vettel só foi campeão porque, na última corrida, o Webber foi usado como “isca” pela Red Bull. Só houve diferença grande entre os dois na época dos amortecedores soprados, em que de fato o Vettel era bem melhor que o Webber, mas em condições mais normais, a diferença só existe em classificação.

Vettel não é um Alonso ou um Senna. É um bom piloto com carros espetaculares. Se já pairaram dúvidas sobre ele após ele ter ganhado ano passado por uma diferença tão pequena contra um piloto que tinha um carro absurdamente inferior, esse ano a tendência é piorar. Pode até ser campeão de novo, pois mais uma vez a Red Bull aparenta ter o melhor carro, mas o desempenho do Webber novamente vai incomodar. Não se enganem com essa história de achar que Vettel é para o Webber o que Senna foi para Berger ou Alonso para Massa – Berger e Massa *jamais* seriam capazes de sequer chegar perto de ameaçar um campeonato de Senna e Alonso em condições normais. Webber já fez isso em 2010, e aparentemente pode fazer isso de novo esse ano.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Lucas
13 anos atrás

Que bom que tem gente que pensa no blog, as vezes me assusto!

Alonso WHO
Alonso WHO
13 anos atrás

O carro do Massa hoje tava mexido… Don Paquetón de las Lamúrias está por trás disso…

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Daqui pra frente se eu fosse Vettel(ou Webber), anulava essa coisa de manter as posições no final da prova. Webber iria concordar, só não sei se a RBR ia deixar. Na volta 31 Webber tinha apenas 1.789 de vantagem para Vettel, na volta 33 a ordem era:

1-Button
2-Webber +1.646
3-Hamilton + 1.596
4-Vettel + 2.346

Button não tinha parado, mas Webber nesse momento deve ter achado que a prova estava “encerrada”. Só que faltavam ainda uma parada a mais pra trocar pneus e mais 23 voltas, muita coisa. Na volta 42 Vettel trocou os pneus, e na volta 43 foi a vez de Webber, mas quando voltou pra pista o alemão ficou lado a lado na curva. Foi aí que o pau começou a comer pra valer, ainda faltavam 12 voltas. Pelo que estou olhando por cima(depois vou rever a corrida completa), Webber não abriu uma distância grande como diz ou como achava que podia, o alemão estava sempre na “cola” do australiano. E na última troca o alemão tinha pneus mais moles, estava mais rápido…

Mas é aquela coisa, como foi esse tal “acordo” antes da prova? Na última troca quem era o líder não seria mais atacado? Só pode ser isso, Webber fez a curva a frente, mas ainda faltava muitas voltas(12)para a bandeirada. Quem dera que o Webber pilotasse assim em todas as provas, mas o alemão se mostrou um monstrinho, um verdadeiro tricampeão. Na volta 44 Burti comentou que a RBR via rádio alertava: “Tome cuidado Vettel”, nesse momento achei que a corrida estava sendo disputada na pista, sem acordos…

Se faltava uma coisa pra analisar as corridas, era justamente essa estratégia de pneus utilizada por cada piloto durante as provas. Parabéns ao grandepremio.com.br! Ficou show, espero que apareça em todas as corridas.

Confira estratégia de pneus utilizada por cada piloto durante GP da Malásia deste domingo
http://grandepremio.com.br/f1/noticias/confira-estrategia-de-pneus-utilizada-por-cada-piloto-durante-gp-da-malasia-deste-domingo#.UU9hQyS-ol9

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Seu contexto de analise de corrida é completamente parcial, se fosse pra eles duelarem no ultimo stint nao teriam colocado pneus duros no carro do Webber, mas desde de Valência em 2010, no ultimo stint se mantém as posições. Muito menos teriam dado a ordem de multi-21.

paul
paul
13 anos atrás

Por que o que o piloto tem que entregar a posição a primeira posição na segunda corrida?
A equipe ao fazer isso indicar que prefere um ao outro. Muitas equipes perderam campeonatos

Pedro Gomes
Pedro Gomes
13 anos atrás

você na acha que essa estratégia da Ferrari de não parar depois da quebra não foi um favorecimento ao Alonso?a Ferrari já esta favorecendo o Alonso.acho que a batida e a não parada foi um jogo de equipe desnecessário. o massa que sobrou. poderia ganhar a corrida dando uma volta no vettel, e por causa da estratégia do Alonso foi para 5º. esse massa é muito ruim, não conseguiu nem passar as tartarugas RBR e mercedes que estavam quase parando na pista

ironia, ok?

Eduardo_SC
Eduardo_SC
13 anos atrás

Perdi essa parte do Hamilton…genial…Igual cavalo de bêbado, volta sozinho para casa.

Nico Barrichello(espumando)
Nico Barrichello(espumando)
13 anos atrás

“Nessa, o alemão(Vettel) perdeu o segundo lugar para Hamilton, que fazia uma corrida honestíssima”

Quero a palavra Gomes, eu mereço!

Mas no final não teve nada de honestíssima, eu fui literalmente ROUBADO, era pra eu estar ao pódio não Hamilton!

O que aconteceu hoje foi um crime esportivo, uma afronta a mais de 80 milhões de pachecos alemães, prícinpalmente na cidade de Wiesbaden(West Germany).

Queria ver se fosse com um brasileiro, o planeta ia rachar ao meio, mas como é com alemão ninguém fala nada, acham até normal!

Webber me garantiu o que irá acontecer na Mercedes: “Hamilton terá proteção, como de costume”, e foi mais longe:

A equipe Mercedes é alemã, mas Ross Brawn é inglês, portanto Nico Barrichello, sem ilusões!

Fiquei horrorizado!!! Pra finalizar, “Paquita” é a pqp…

Pontuação após três corridas em 2010, curiosamente era o GP da Malásia!

1-Felipe Massa,39
2-Fernando Alonso,37
3-Sebastian Vettel,37
4-Jenson Button,35
5-Nico Rosberg,35

http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Pr%C3%AAmio_da_Mal%C3%A1sia_de_2010_(F%C3%B3rmula_1)

Robertom
Robertom
Reply to  Nico Barrichello(espumando)
13 anos atrás

Em 2010 o Massa murchou depois de Hungaroring.
E continuou murcho até Agosto de 2012…

carlos lima
carlos lima
13 anos atrás

Flavio, esse episódio do Hamilton entrando no box da McLaren foi engraçado, por demais. A antiga equipe ainda não saiu da cabeça do piloto. Será?

Cumprimentos ao jornalista pelos textos excelentes e pelo bom gosto das ilustrações das “SEPÂNGUICAS”.

Aguardamos, agora, ansiosamente, a Tecla SAP e a ligação do Gola. De acordo?

Gabriel
Gabriel
13 anos atrás

Eu já imaginava que os resultados da F1 eram + ou – previamente combinado$$$ ( assim como no futebol)
Agora ficou mais do que claro, Webber, Rosberg e Massa são escudeiros e não adianta espernear e ponto final.
Mesmo que eles consigam ganhar algumas corridas não podem e nem devem ganhar o campeonato.
Ora, quando o Vettel passou o Webber, era só ele fazer o mesmo ( desfazer o combinado) e ” brigar” na pista.
O mesmo vale para Rosberg.
Na F1, ninguém é “santo” , todos são pagos para fazer o que fazem, de resto é jogo de cena para enganar nós, tontos torcedores que acreditamos na lisura da F1. ( Tal qual acreditamos que nos campeonatos de futebol, incluindo o mundial, vencem os melhores)

Thierry Boutsen
Thierry Boutsen
13 anos atrás

A impressão que deu quando Rosberg telefonou pros boxes,era ele esperando algo como um:
“Lewis,Nico is faster than you.”

Matteoni
Matteoni
13 anos atrás

A maior culpada disso tudo (falo do caso Vettel x Webber) é a própria RedBull. Não precisa ser nenhum gênio para perceber que o Vettel (atual tricampeão) é muito mais piloto que o Webber, que sempre amarela na hora H, vide o campeonato de 2010. O Vettel ganhou 3 campeonatos (ou pelo menos 2 deles: 2010 e 2012) no braço. Ele tem que ser prioridade da equipe sim, assim como é o Alonso e o Hamilton. Esses 7 pontos poderiam fazer muita falta no final. O campeonato de 2010 foi decidido por 4 pontos e o de 2012 por 3. Porque a RedBull iria preferir a vitória do Webber? Isso só Deus sabe, pois duvido que eles tenham uma explicação lógica. O Vettel só perdeu a liderança da corrida por um erro de estratégia da própria RedBull, que parece que não aprende com os próprios erros. Eu imagino que quem esteja com a vantagem não precise arriscar demais. Deixa o risco pra quem tem que tentar um algo diferente, um pulo do gato, e aí observa o resultado e se der certo copia. Ou até melhor, deixa o risco pro 2º piloto. Hoje ela resolveu trocar os pneus do Vettel para slic antes de todos os outros pilotos da corrida e deu no que deu. Vettel passou meia volta patinando até chegar na parte seca do circuito. O Webber que trocou 2 voltas depois, se deu bem e assumiu a liderança. Quem não lembra da cagada da RedBull na ultima prova, no Brasil, ano passado? O Vettel tinha uma posição favorável para o título e aí, na iminência de chuva, a equipe antecipa a parada do Vettel e coloca slic? Era pra foder com a vida do cara? Duas voltas depois todo mundo colocou pneus de chuva, inclusive o Vettel, que recuperou 2 posições na marra e no braço debaixo de chuva. O Webber que estava em 4° e nada fez para ajudar o Vettel na prova, não serviu nem para diminuir o ritmo e ceder mais uma posição ao “companheiro”. E por fim, o Vettel ganhou a corrida hoje no braço, na cara e na coragem, numa das melhores ultrapassagens dos últimos tempos. Não é isso que se espera desse “esporte”? Coisa que o Rosberg deveria ter feito também e amarelou. E pra finalizar, o Vettel foi pole nas duas corridas do ano, e já tinha sido o 3º na Austrália. Aonde estava o Webber?

Matteoni
Matteoni
Reply to  Matteoni
13 anos atrás

Apenas para completar, nas duas voltas mais que o Webber permaneceu na pista no 1o pit stop ele fez as duas melhores voltas da carrida naquele momento. A cagada da RedBull com o Vettel foi tão grende que se o Hamilton não tivesse errado o pit e perido alguns segundos passando pelo box da Maclaren, era capaz de voltar na frente do Vettel, empurrando-o para terceiro. A sorte da RedBull é que ela faz essas cagadas mas o Vettel salva o campeonato no final.

wagner
wagner
Reply to  Matteoni
13 anos atrás

pelo menos alguém aqui entende de corrida e tem boa memoria. Vc só esqueceu de lembrar da fechada que o Webber deu no Vettel na largado do GP Brasil do ano passado. Agora o canguru fica de mimimi. Tomara que se aposente o ano que vem e a Red Bull poderia contratar o Kimi.

Matteoni
Matteoni
Reply to  wagner
13 anos atrás

Verdade, enquanto o Massa arreganhava as pernas pro Alonso passar.

Ric del moro
Ric del moro
Reply to  Matteoni
13 anos atrás

Matteoni , assino em baixo !!! Tricampeao nao pode ficar de bobeira !!! E o Webber é que foi o canalha, pois estava mais lento e quase bateu no Vettel dificultando ao maximo a ultrapassagem, coisa que nao vejo como bom companheirismo, ainda mais porque o alemao que fez a pole.Ordem de manter posiçao acho que só é ético no fim do campeonato, mas na segunda corrida do ano , aí já é demais … Ross Brawn vá a meldah !!!

Matteoni
Matteoni
Reply to  Ric del moro
13 anos atrás

Exatamente. Ainda se fosse pro N1 da equipe vencer? Mas o amarelão do Webber? Foi uma grande cagada do Crhistian Horse.

Robertom
Robertom
13 anos atrás

Massa fez uma 1ª volta horrível, colocou slicks um pouco antes do ideal, ou seja perdeu muito tempo no começo e depois do 1º pit stop.
Perdeu uma grande chance de mostrar serviço na ausência do Choronso, pois virou voltas rápidas nas demais fases da corrida.

sandro karam
sandro karam
13 anos atrás

Eu não lembro de um pódio tão tenso!!

Wolfpack
Wolfpack
13 anos atrás

Acho que Tião mordeu a maçã e vai ter que lidar com o pecado daqui pra frente. Já a Rede Bobo, eu não entendi o porquê de tanta torcida assim focando Don Choron e não os líderes? Agora Massa tem 2 pontos sobre Alonso, agora 4 pontos, mas em falar da distância para o líder Vettel. Esta TV brasileira é de chorar, mais que Webber e Alonso juntos…

José Brabham
José Brabham
Reply to  Wolfpack
13 anos atrás

Como se fizesse alguma diferença a distancia de pontuação entre Massa e Alonso… Pode ser de até 50 pontos, e o Santander vai dar um jeito de mudar o quadro. Inútil torcer.

José Augusto Rocha F°
José Augusto Rocha F°
Reply to  Wolfpack
13 anos atrás

É o que resta pra Globo, já que sabem que em condições normais, o Massa não vai fazer nada.

Tássilo
13 anos atrás

Corrida movimentada essa em Flavio, escreveu pra caramba bonssss textos.

Hélio
Hélio
13 anos atrás

Caros colegas, podemos enumerar em cada equipe um piloto que e melhor, sempre foi assim, o primeiro e o segundo, o primeiro e aquele que a equipe e também o publico acha que pode ir mais longe e obter melhores resultados e quem sabe o título. E assim na RBR, na Maclaren, na Ferrari, na Lotus …… Não me venham com esse negocio de companheiro, de fdp. A F 1 não e apenas esporte também e um grande negocio. Muitos acham Vettel e fdp porque não respeitou ordem da equipe e ultrapassou Weber para vencer, acham Rosberg um coitado pois foi obrigado a obedecer a ordem da equipe. Pois viva Vetel que desobedeceu para vencer e ultrapassou na pista. Quem de vocês acredita que Weber vai finalmente entrar na briga pelo campeonato este ano ? Alguma vez Weber facilitou alguma para o Vetel ? Ele estava realmente mais rápido e tinha condições de ultrapassar. Quanto a Rosberg , considero um bom piloto, e estava mais rápido que Hamilton, lamentei

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Hélio
13 anos atrás

Varias vezes, só lembrar em silverstone 2011. Webber não passou o Vettel, com ordem do Horner e respeitou, chegou colado no alemão… Cadê a Pachecada que diz que Alonso é bandido e Vettel o bonzinho?? Hahaha!!!
Be wise now… Mantain the gap!!!
http://www.youtube.com/watch?v=TYPCS3VXxGY&sns=em

Lucius
Lucius
13 anos atrás

Se não estou enganado, algum piloto da STR também errou o pit faz uns anos

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Lucius
13 anos atrás

O Button parou no pit da red bull changai no ano passado…

Silva
Silva
13 anos atrás

Só pra constar, a Marussia de Bianchi (17º) após duas corridas aparece em 10º no campeonato de construtores e somente por Bottas (15º), não ocupa a 9ª colocação.
Quem sabe o tão sonhado primeiros pontos da equipe russa não acontecem em Mônaco, onde a chuva e o pouco espaço para ultrapassagens já deu as menores equipes boas lembranças.

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Muito se fala que o problema do Massa é o tratamento diferente da equipe em relação ao Alonso…. mas hj fica provado que o Massa não é um piloto diferenciado com garra de campeão !!! Um piloto que precisa se afirmar na equipe como ele…. deveria ter aproveitado essa rara oportunidade de abandono do companheiro de equipe para disparar na classificação !!! Sinceramente o Alonso, com a autoridade que largou, pressionando o Vettel já na primeira volta… se não fosse o incidente …. teria condições de acompanhar a RBR e superaria com sobra o Massa !!! Vejo o Massa com a mesma deficiencia do Rubens… ele não soube e não sabe ser vencedor nas raras oportunidades que aparece !!!! Sem sombra de duvida o Massa tinha total condições de ser campeão em 2007 e 2008 ….. e não foi !!!

José Brabham
José Brabham
Reply to  Eduardo
13 anos atrás

2008 foi azar, amigo… Com os pontos de Hungaroring, que teve um pistão quebrado a tres voltas do final e de Marina Bay, com a história da mangueira, Felipe seria campeão antecipado com sobras…

José Augusto Rocha F°
José Augusto Rocha F°
Reply to  José Brabham
13 anos atrás

Se não tivesse rodado no início do campeonato, também teria sido campeão. Ele não tem estrela.

samuel.aju
samuel.aju
13 anos atrás

Atenção, fiquem de olho no Alonso, pois ele está sob pressão…. Essa batida no Vettel, a melhora do Felipe Massa, o costrangimentto da Ferrari para facilitar-lhe a vida, a rusga com a Red Bull… Tudo isso tá compensando essa epopéia da borracha trazida pela pirelli… Não bastasse, para apimentar a novela, o bostinha germanico trai o seu companheiro de equipe… Bom aguardar as cenas dos próximos capítulos… Abs

Edu
Edu
Reply to  samuel.aju
13 anos atrás

Bostinha é quem me diz, e não é feliz, não é feliz…………..

samuel.aju
samuel.aju
Reply to  Edu
13 anos atrás

Vai morder travesseiro rapaz….

Micromax
Micromax
13 anos atrás

Acho que Raikkonen não terá força ao longo do campeonato a julgar pela corrida de hoje; nem tão pouco Massa que de novo mostrou não ter ritmo de corrida!

JSilva
JSilva
13 anos atrás

Não entendo o porquê desse jogo de equipe no COMEÇO do campeonato, qual o sentido? Além de causar inimizades e constrangimentos.
Historicamente só a Maclaren permite as disputas entre seus pilotos, RBR na dividida é sempre o Vetel, Ross Bronw já conhecemos desde os tempos do alemão, na Ferrari então não precisa nem falar, até troca forçada de peça proibida para perder posições eles fazem.

J Fernando
J Fernando
Reply to  JSilva
13 anos atrás

Esse seu “historicamente” aí é a maior furada.
Outro comentarista, em outro post de hoje, que não lembro qual, enumerou (e ainda linkou vídeos, uma paciência, o cara) umas trocentas trocas de posição de Couthard e Hakkinenn.

fernando
fernando
13 anos atrás

Olha o dedo que o Webber mostrou depois da ultrapassagem do Vettel

http://www.youtube.com/watch?v=U7f6e5N7Kgg

Burn baby Burn
Burn baby Burn
Reply to  fernando
13 anos atrás

Cena inpagável esta rsrsrrs

Micromax/Segafredo
Micromax/Segafredo
Reply to  fernando
13 anos atrás

muito bom Fernando, rsss…..

Allez Alonso!
Allez Alonso!
13 anos atrás

Ahhh, nada como as voltas que o mundo dá… Quero ver os bitolados agora dizendo:
A Ferrari isso, a Ferrari aquilo… Alonso manda na Ferrari, o único jeito do Massa vencer é o Alonso abandonando, ou ficando carros entre eles… A Ferrari é fdp, Alonso é fdp…
Tem um motivo muito claro para a Ferrari favorecer o Alonso, ele é melhor, seu ritmo de corrida é melhor. O Massa foi, como sempre, medíocre. Teve todas as condições pra vencer, total apoio, estratégias iguais ao do vencedor, carro rápido… Mas nao só nao conseguiu andar no ritmo dos lideres como gastou mais pneus… Fazia tempo que o Alonso não errava bestamente como hoje, e a decisão de ficar na pista foi dele, a Ferrari tava pronta pra trocar o bico.
E o Vettel, não é de hoje que ele é fdp. Desde Valência 2010, nao se briga por posições depois da ultima parada, no ultimo stint se mantém as posições na Rbr. O Webber sempre respeitou, os engenheiros dele também acharam que seria respeitado, tanto é que colocaram um pneu duro e mandaram ele economizar. Caiu a máscara, perdeu pontos com todo mundo, que coisa feia Vettel… Pior foi ele na coletiva dizer que nao ouviu ordem e depois ter que se desmentir. O Webber foi melhor a corrida toda, grande largada, bom ritmo, depois era só comemorar, o msm que Vettel sempre fez. Mau caráter, maquiavel, mandou abraços, lembram da asa nova de silverstone??. Quero ver se a imprensa ou torcedores australianos vão cair matando em cima do alemão, ou do Marko. O mesmo vale para os ingleses e brasileiros que odeiam o espanhol… Pimenta no dos outros é refresco.

Micromax/Segafredo
Micromax/Segafredo
Reply to  Allez Alonso!
13 anos atrás

Boaaaaaaaaa, Allez………..pena Alonso ter beijado a bunda de Vettel hoje se não….

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
13 anos atrás

Ops, na verdade o Alonso queria entrar mas a equipe mandou ele ficar na pista…

Edu
Edu
Reply to  Allez Alonso!
13 anos atrás

Vettel Uber Alles

Paulo Pinto
Reply to  Edu
13 anos atrás

O Herdeiro está cada vez mais parecido com o Monarca.
Bom sinal.

Alonso WHO
Alonso WHO
Reply to  Allez Alonso!
13 anos atrás

Mimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimimi

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Alonso WHO
13 anos atrás

Vettel WHO??? Hahaha, impagável… Eu teria vergonha. ” Tirem ele do caminho está muito lento”, Vettel para a equipe, Sepang 2013. Anos atras, Silverstone 2011, Mantenha a distancia, mantenha a distancia… Horner para Webber. Horner hoje, mantenha a posição, mult – 21, Vettel, se fosse honesto diria: negativo, vamos resolver na pista, diga ao Webber que vamos brigar. A maioria dos brasileiros é foda. Dois pesos, duas medidas…

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
13 anos atrás

Os carros tem pesos iguais e as medidas, também…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Paulo Pinto
13 anos atrás

Esqueceu o remedinho, né pinto?

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
13 anos atrás

Só não esqueço a ironia…

Sleepwalker
Sleepwalker
13 anos atrás

FIASCO!
Essa corrida confirmou o que eu já dizia: Todo mundo faz jogo de equipe!
E agora deixaram escancarado (Webber e Rosberg), ninguém mais aceita ser segundo piloto (pau mandado), a não ser um panaca de um brasileiro…

fagner andre
fagner andre
Reply to  Sleepwalker
13 anos atrás

é verdade, e falo mais, ja q o proprio massa com suas cagadas nos da motivo de pensar assim, sei nao se aquela largada nao foi de proposito., mimimimimimimimimi quiquiquiquiquiquiquiquiqui, forget…

Burn baby Burn
Burn baby Burn
Reply to  Sleepwalker
13 anos atrás

Mas amigo Slleepwalker, se mepermite uma lúgubre ponderação.. boludos ou não ambos obedeceram as ordens do Box e fizeram que foi mandado.. logo manda quem pode e obedece que tem juizo.. Daí não vejo diferença alguma entre as “paumandatísses” do Massa e relação das “falsas boludisses” de Rosberg ou Webber.. segundão é segundão.. não tem machão.. aceita ou cai fora esta é a regra. Aliás tomo mundo que escreve posts consistentes e legais de se ler por aqui já tem uma opinião formada sobre esta coisa, que já vem malhada antes de muita genta aqui nascer “parafraseando Raul e Cazuza”.. Logo não vejo outra solução a não ser dividir as esquipes ex: Ferrari alpha e Beta.. ou Mercedes A e B sei lá.. cada qual com seu chefe de equipe, suas p´roprias ordens suas estratégias.. e com certeza teríamos 08 pilotos em condições correndo para vencer. Como ocorria nas eras romanticas de Fangio, Clark, onde vencia quem não desmanchasse seu carro pelo caminho antes. Hoje os carros raramente quebram.. e se não ocorrer nenhuma diretriz “viking” não sei como a Formula 1 vai sair deste cheque mate.. desta falsa competitividade das cartas e pilotos top pagantes ou top não pagantes ou mdianos apenas pagantes.. Esta é apenas minha opinião pessoal claro.. valeu

Sleepwalker
Sleepwalker
Reply to  Burn baby Burn
13 anos atrás

É cara, o problema é toda essa manipulação em início de campeonato. Pô eu tava adorando o pega entre as Red Bull, pensando que ali era jogo limpo (ao contrário do time vermelho), e aí fico sabendo da ordem vinda dos boxes… decepção total! Se fosse a última ou penúltima corrida do ano, decidindo campeonato ninguém ia reclamar, mas era só a 2ª…. =/
Mas a diferença tá na reação dos segundos pilotos, demonstrando não aceitar as atitudes tomadas pelas equipes, já o massa aceita até “rompimento de lacre” (sem trocadilhos ou coisa do gênero)…
Bom, talvez a única solução pra vermos pegas, disputas verdadeiras na pista seja essa divisão interna nas equipes como você falou…

Burn Baby Burn
Burn Baby Burn
Reply to  Sleepwalker
13 anos atrás

Sleep, concordo com suas palavras meu amigo, e me sinto exatamente como vc em relação a RedBull, que na minha opinão sempre se primou pela competitividade. Me lembro quando o Vettel estava para igualar o record de a um seleto grupo de pilotos Lauda Mansell Senna “duas vezes ” e Hakinnen, sabendo se que Senna ainda encabeça a lisra com 8. Mas lembrando naquele dia Em Abudabi no treino final o Webber saiu babando nos treinos fez a pole tirando o alemão de obter este grande feito.. na época eu pensei se fosse na Ferrari, com certeza teriam prendido o Webber no banheiro e jogado a chave fora, par a ele não treinar rsr.. Então entre estas e outras eu confiava muito na Equipe Red Bull por conceder a liberdade para os pilotos resolverem as coisas na pista , mas neste ultimo domingo descobri que ali também ocorre as mesmas coisas. e claro fecho com vc que o Massa já aceitou o segundismo, e isso já virou chancela na Ferrari.. e assim o Massa vai se queimando com atuações pífias quando na ausencia do Fodon, poderia ter se consagrado e tentado chegar em uma posição melhor da que ele chegou.. valeu amigo..

J Fernando
J Fernando
Reply to  Sleepwalker
13 anos atrás

Onde que o Webber desobedeceu a ordem de equipe?
Onde que o Rosberg ultrapassou o Hamilton depois das ordens dadas?
Cara feia no pódio e reclamações via tv\imprensa, o Massa também faz…

Sleepwalker
Sleepwalker
Reply to  J Fernando
13 anos atrás

Na realidade o que houve foi uma ordem descumprida (Vettel) e uma disputa evitada (Hamilton x Rosberg).

Horse
Horse
13 anos atrás

Flavio,

Esse foi um GP de dobradinhas e coincidências.
Red Bull Vettel em 1º Webber em 2º com direito a bate boca.
Mercedes Hamilton 3º Rosberg 4º também com rusgas entre os pilotos.
Lotus Grosgean 7º Raikkonen 8º sem problemas
Force India Sutil e Di Resta ambos abandonaram com um estranho problema na roda do carro.

Artificial.
Vale registrar a melhor volta da prova anotada pelo Sergio Perez na última volta. Ficou claro que a McLaren trocou os pneus do mexicano faltando duas voltas para o final da prova somente para o piloto fazer a melhor volta. Eu sinto saudades da F1 do anos 80 e 90 quando o piloto valia mais do que simples pneus.

Sleepwalker
Sleepwalker
Reply to  Horse
13 anos atrás

É…. hahahah
Antigamente Ferrari e McLaren brigavam pela vitória. Ontem brigaram somente pela melhor volta (Pérez e Massa)!

Ednezer
Ednezer
13 anos atrás

Flavio, o motivo de o Massa ter perdido posições foi o toque do Alonso no Vettel, que forçou o brasileiro a tirar o pé pra não bater na traseira do espanhol – isso fica evidente nas imagens aéreas.

Pedro Gomes
Pedro Gomes
Reply to  Flavio Gomes
13 anos atrás

Os pilotos são burros,nao sabem de nada

Burn baby Burn
Burn baby Burn
Reply to  Flavio Gomes
13 anos atrás

Aí concordo com o Flavio “sem pussaquismos”, o Massa largou muito mal, em certo instante ele quase foi para o final do grid conforme estava acompanhando pelo link da http://www.formula1.com/live_timing/ largou mal e foi lá para tras mesmo.. se tivesse largado bem como fez na autralia, mantendo uma carreira com pressão tudo nos conformes teria brigado no final da provra com Rosberg e Hamilton e teria maispontos para interpor entre ele e o Fodón.. disso não tenho certeza. Uma pena esta era a chance de outro dele mostrar o que sabe para chefes de outras equipes.. para uma futura contratação etc.. Mas sempre que este instante chega com quebras ou cagadas do alonso ele vira piloto comunzinho e faz uma corridinha sonolenta e apagada..
Mas claro isto é minha opinião e claro que respeito a sua Ednezer!!

Alonso WHO
Alonso WHO
Reply to  Burn baby Burn
13 anos atrás

O Massa assumir que tirou o pé pro Alonso passar seria o mesmo que o Lula assumir que fez parte do Mensalao.

Dav
Dav
13 anos atrás

A corrida foi legal e Bom Domingo Flavio Gomes (-;

Gerson
Gerson
13 anos atrás

Sou fã do Hamilton também por essas coisas…lembra o Mansell de vez em quando…kkkkkk

Essa (como aquela do Kimi, se ‘perdendo’ numa chicane em Interlagos) estará nos melhores momentos da temporada.

E a McLaren, que logo em seguida soltou no twitter ou facebook: “Hamilton, pode voltar a nos visitar sempre que quiser!” rsrsrs

Na verdade esperei que na passagem seguinte pelos boxes, Hamilton desse um “tchauzinho” qdo passasse em frente ao box da McLaren. rs

Hulk foi demais e provou que não pipoca pra medalhão mais uma vez! Já tinha feito com Schumacher, agora com Kimi. E oha que a Sauber tá um horror este ano! Hulkenberg merecia mesmo um lugar numa equipe maior…

E a Williams deixou sair, a Force india deixou escapar…e a McLaren ficou com o Perez para substituir Hamilton…

Imaginem o Hulk ou o Sutil no lugar do Webber, do Massa, do Perez (ou mesmo do Button!).

Esses alemães estão “sobrando” de bons (ótimos) pilotos.

Micromax
Micromax
Reply to  Gerson
13 anos atrás

O que sobra nestes alemães é dinheiro!!! kkkkkkkkkk

Giovani Jardim
Giovani Jardim
Reply to  Micromax
13 anos atrás

Diria que sobra é organização, planejamento.

Felipe Gaya
Reply to  Giovani Jardim
13 anos atrás

Verdade, porque dinheiro aqui também não falta

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Reply to  Micromax
13 anos atrás

E o que te sobra é burrice e recalque. rsrs

Lucas
Lucas
13 anos atrás

Só corrigindo… O Massa já ficou na frente do Alonso no campeonato entre o GP da Malásia e o GP da China de 2010, quando ele liderou o mundial, a última vez que fez isso.

Rafael Portugal
Rafael Portugal
13 anos atrás

Que deselegância da McLaren com o Hamilton! Isso não se faz! Não custava nada trocar os pneus do menino! Hahahahaha, das coisas mais engraçadas que já vi na F1, como aquela também em que o Hamilton aperta o botão errado no volante e daí perdeu o campeonato, hahaha

Christian Capato
Christian Capato
13 anos atrás

Flávio, bom dia!

Não é a primeira vez que o Massa fica a frente de Alonso na classificação, enquanto companheiros de equipe. Em 2010, após 03 etapas, Massa era o líder do campeonato, com dois pódios e uma quarta colocação.

Abraços