PRESENTÃO
SÃO PAULO (o cara) – Alessandro Zanardi ganhou de Chip Ganassi aquele carro de 1996 com o qual fez uma das mais impressionantes ultrapassagens de todos os tempos, em Laguna Seca — sobre Bryan Herta, na curva Saca-rolha. Que coisa legal… Zanardi é um verdadeiro herói do esporte, um cara que superou a perda das duas pernas naquele acidente de 2001 na Alemanha se transformando num atleta ainda mais vencedor. Herói mesmo. Se tem alguém no esporte a quem essa alcunha pode ser dedicada, é ele.
A ultrapassagem, para quem não se lembra, é essa aí embaixo.
Zanardi merece todos os elogios, porém a ultrapassagem foi um fiasco. Mais uma tentativa de FG de tentar desmerecer o melhor de todos os tempos.
Linda ultrapassagem! Inesquecível! Assistia ao vivo, quase caí da poltrona …. inesquecível!
Se fosse na F1 seria punido …
Zanardi é um exemplo de vida!
Zanardi deveria ter devolvido a posição, como o Alonso fez para o Perez, por ter cortado a Chicane.
ilegal…assim é fácil…
Gosto do zanardi, mas não concordo com duas coisas:
1- ultrapassagem ridícula. O cara só passou porque cortou caminho. Não estou entrando no mérito de ser legal ou ilegal, mas pelo menos foi imoral.
2- heroi porque perdeu as pernas??? Que babação… Heroi é quem precisa pegar ônibus, subir na calçada ou se matar todo dia pra ir trabalhar de cadeira de rodas, não quem é um milionário com todas as facilidades do mundo pra superar isso. Sem contar que no fatídico acidente fez uma merda tão grande que poderia ter matado outa pessoa também. Grande heroi…
Ok então. Você corta as pernas e depois volta aqui e diz o que achou.
Todos têm seu ponto de vista, mas, pra mim, o Zanardi é herói, sim, xará. Independente de ganhar salário mínimo e pegar dois ônibus pra chegar no trabalho ou ser milionário e poder comprar as melhores próteses do mundo.
Todo mundo que nasce com ou adquire uma deficiência, e vai à luta, dentro de suas possibilidades e vence, merece ser chamado de herói, sim. Você trazer a possibilidade para alguém de que, sim, é possível fazer o seu melhor, esteja em que condição for, não tem preço.
Quantos foram praticar esportes paralímpicos porque viram os medalhistas brasileiros, e se tornaram vencedores também? Mais de um caso, com certeza. É só pesquisar.
Precisamos de incentivos, fontes inspiradoras, exemplos de que é possível. Damos a esses o nome de heróis, mas cada um dá o nome que quer. O que não invalida o que esse cara já fez pelo esporte, pela vida.
Minha noiva é deficiente física, é cadeirante, e se não fossem inspirações de que é possível ir à luta e fazer o melhor, talvez estivesse vendo a vida passar, ao invés de lutar, vencer e ser feliz como ela faz hoje. Já andamos muito de ônibus, hoje andamos de carro popular, pelos nossos méritos. Trabalhamos, estudamos, buscamos ser pessoas de bem. E passamos por tudo o que você falou, calçadas horríveis, gente desrespeitosa e preconceituosa, descaso, falta de comprometimento do governo, das pessoas, das empresas e das prestadoras de serviços servidos fartamente a granel.
E eu vi a corrida do acidente dele, cara. Falta de aderência, foi o que aconteceu. Ele saiu dos boxes, pneus frios, falta de aderência, perdeu o ponto, aí deu no que deu. Poder matar por poder matar, a panca dele com o Tagliani não foi tão pior assim do que a panca do Chilton no Maldanado, ou uma das várias pancas do Garibaldo no ano passado.
Ou seja, você não gosta do Zanardi, nem de ninguém, você é chato, só isso.
Dizem que foi ilegal. Eu não acho. Zanardi chegou a passar por cima da areia, perdendo tempo.
Me lembro bem dessa corrida pois estava assistindo pela Band, pensei, putz esse cara pe louco, que ultrapassagem.
Gostava da indy dessa época afinal os carros tinham aspecto de carros de corrida categoria top, e não essa coisa de hoje em dia parecendo carrinho de kartódromo.
Nessa época, quem tinha os direitos de transmissão era o SBT.
Essa corrida foi transmitida pelo SBT
Na indy: “Brilliant move!”
Na F1: “Illegal move!”
Na Indy: rasga um pneu de um carro: Bandeira amarela!
Na F1: rasga um pneu de um carro: Segue a corrida, o piloto que se vire, encosta ou leva pro box…
Na Indy: Choveu, não tem corrida!
Na F1: (Se não houver alagamento) Corrida com chuva. Mesmo se for em Monaco.
Pista, carros, pilotos tudo como era antigamente: sem tikodromos, carros que pareciam carros de corrida (não esta coisa abjecta que o Indy hoje), e fundamentalmente Pilotos com P maiúsculo, não esses chorosos seres que povoam todas as categorias mas invadem a F1.
Ah e Zanardi, nota 10! E pensar que não se deu bem na F1!
Laguna seca simplesmente maravilhoso circuito, tem um trecho esse aí o saca-rolha lembra um pouco o circuito de mogi
Que pessoal cheio de mimimi…
A ultrapassagem foi legal, foi em outra época, foi na Indy (ou Cart), ele não foi punido e pronto.
Mas, a galera resolve que é politicamente incorreto e fica comparando com a época atual, as regras da F1 e o escambau.
Foi uma ultrapassagem espetacular…
É um herói, exemplo de superação. Mas nessa ultrapassagem trapaceou. Ao usar a parte de fora da pista ele surpreendeu o Herta…isso não tem nada de genial, é simplesmente desonesto.
Carros da indy, bem mmais bonitos q essas carroças q estão correndo hj.
Melhor época da Indy/CART ou qualquer nome que tinha/tem. Saudoso também era o jogo, para PS1, chamado CART WORLD SERIES, hilário e cheio de bugs, como os carros que voavam rumo ao espaço sideral por 20 segundos e retornando como cometas, espatifando-se sobre os outros carros. Lembro bem da dupla Scott Pruett e Raul Boesel correndo numa equipe patrocinada pela Brahma: http://www.alexander-stannigel.eu/motorsport/1997-R04-Nazareth-Scott_Pruett-Pitstop.420.jpg
Bons tempos… Al Unser Jr., Paul Tracy, Herta, Carpentier, de Ferran, Gugelmin, Moore, Vasser, Zanardi, Andretti, da Matta, Fittipaldinho, Rahal, Papis…
Concordo com quase tudo. Nesse ano de 1996, o campeão foi o ‘insípido’ Jimmy Vasser, e apesar dele ter sido campeão, não incluiria ele nesta lista aí.
Bonita manobra,mas o Ganassi comeu bola,preocupou exclusivamente com a tangência.
Um piloto que fizer uma ultrapassagem dessa hoje sobre o chorão do Alonso na Formula 1 sofre punição.
aqui ele não passa, deve ter pensado o herta, quando viu, já era, grande ultrapassagem de um ótimo piloto.
FUDENCIO, O CARA!!!
Bom dia,
Lembro desse também…o cara guiava muito.
http://www.youtube.com/watch?v=9S0BhFg7WJ4
Vale a pena perder esses 10 minutos…só em ver soltando o cinto e erguendo o punho é de arrepiar.
Tudo de bom á todos!
Alexandre Medeiros.
Natal. RN
Foi um grande feito de um piloto arrojado. Bryan Herta não ficou chorando e pedindo punição como alguns pilotos de F1 porque nessa época as corridas eram assim mesmo (e se não foose Zanardi, essa seria a primeira vitória de Herta). Teve também uma corrida, não me lembro qual, que Zanardi estava uma volta atrás do líder, chegou a sair da pista, foi empurrado pelos fiscais, botou meio mundo para fora da pista e terminou em 2º, e se tivesse mais algumas voltas, brigaria pelo 1º lugar (se não me engano, não houve punição também).
Só falo uma coisa…. que bela pista!!!
O Brian Herta sempre foi um coitado…
Dos monopostos mais bonitos que já existiram ,,,
Certamente!1!
No Playstation uma ultrapassagem dessas te dá 5seg. de penalidade por cortar o caminho.
FANTASTICO, AS PESSOAS VAO AOS AUTODROMOS OU LIGAM TVS PRA VER ISSO!!!!!! Pois e, MAS se fosse na f1 atual ele seria punido!!!!! como o vettel ja foi, por isso a f1 ta se tornando algo insosso !!!!!
Nossa como os carros da Indy eram bem mais bonitos…
Zanardi deveria ser desclassificado.
Afinal atalhou, colocou as quatro rodas fora da linha demarcada.
Nesse caso ele não foi herói nenhum e sim mais um dos FDP que existem por aí!
Ok. Agora chame a vovó, tome o danoninho, deguste a pêra partida em cubinhos e solte sua arrojada pipa no ventilador.
KKKKKK
??
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
D+!
Com o sobrenome Ferrari, esperar que tipo de opinião sua, piá de prédio?
Corrida é coisa de homem, não de cuzões que ficam em escritórios escrevendo regrinhas.
Muito foda… tempos incríveis da Indy, dava gosto de assistir toda a audácia do Zanardi, e a categoria que contava ainda com Al Unser Jr., Michael Andretti, Greg Moore, Paul Tracy, Emerson, Gugelmin, Boesel, e por aí vai.
Indy o cacete como muitos estão dizendo era a CART e foi bem no ano que teve a recisão de algumas equipes da indy e montaram a CART…veja a História…
É o contrário…
Aqui tem tudo explicado:
http://en.wikipedia.org/wiki/Champ_Car
Já pensou se o Balestre fosse presidente da CART nessa época? O Zanardi teria a vitória cassada e seria punido por condução perigosa…
Eu lembro disso. Nesse dia minha mãe brigou comigo porque eu estava almoçando no sofá da sala. Esse autódromo de Laguna Seca é/era muito legal.
Muito merecido! Zanardi é uma pessoa de muita força de vontade e coragem, pois quantos de nós teríamos a mesma atitude que ele teve após o trágico acidente? Sem dúvidas, ele pertence ao seleto grupo de pessoas que passaram por experiências dolorosas e conseguiram seguir em frente, servindo de exemplo para todos que se deparam com situações que exigem um grande esforço pessoal, além de mostrar que quando o ser humano quer, ele pode ultrapassar enormes barreiras.
Impressionante como a Indy desaprendeu a fazer carros bonitos ao longo do tempo…
Uma categoria não deve se tornar monopólio de um fornecedor de Chassis, como acontece atualmente com a Dallara.
A desculpa de redução de custos não cola porque quando é o único o cara cobra quanto quer.
Naquela época havia Reynard, Lola, Swift e ainda Penske e Eagle que tinham chassis próprios.
Pode ser que tenha sido uma ultrapassagem um tanto quanto questionável, mas não se deve tirar em nada do mérito de Zanardi em se falando da extrema habilidade com que conseguiu controlar o carro – acontece que essa curva Saca-Rolhas é cheia de armadilhas e que já fez suas vítimas, inclusive fatais (o uruguaio Gonzalo Rodriguez, da Penske, morreu em um treino). E Herta me pareceu frear muito antes do ponto, já que andava mais lento do que Zanardi por causa dos pneus excessivamente desgastados… eu vi a corrida nesse dia e vibrei muito com essa manobra sensacional dele!
abs., RobertoJP
Questionavel sem duvida nenhuma…
“questionável”? só se for sob a ótica atual do automobilismo, cheia de ‘mimimis’ e “ai, isso não pode”. no tempo em que valia o braço e não havia frescura, era isso aí que se via. ou ja esquecerem do cutucão que o Emerson deu no Al Unser jr e no Danny Sulivan, em duas das provas que venceu em 1989, uma delas as 500 milhas de Indianapolis?
Errado colega…a ultrapassagem foi pelos limites externos da pista…e deveria ter sido punido posteriormente, pois o que delimita o limite da pista, é a linha branca.
Questionável no sentido de que foi feita por fora da pista, na área de escape. Muita gente fala dos mimimis, mas se for permitido ultrapassar por fora da pista, principalmente com as áreas de escape cada vez maiores e ainda asfaltadas, a coisa vai virar uma zona total. Ou estou enganado? Só se a partir de agora todas as áreas de escape foram de brita. Uma coisa é falar que determinadas coisinhas são frescura, mas querer voltar no tempo também fica meio difícil, ou então poderemos querer um campeonato onde os carros são aquelas baratinhas, sem Santo Antônio e os pilotos usando capacete de couro. Os tempos mudam, hehehe
Na época podia, mas continua sendo questionável porque foi fruto de esperrrrrrteza, aquela que (não apenas) brasileiros adoram encher a boca pra dizer que têm depois de fazer uma malandragem eticamente duvidosa para obter vantagem pessoal.
Manter escravos e torturá-los como bem entender e bater na mulher já pôde, o que não deixa de ser moralmente questionável independente da contextualização histórica.
O fato de a regra ter mudado para proibir esse tipo de manobra mostra que houve uma tomada de consciência sobre a deslealdade de passar alguém por fora da pista. Pode ser muito emocionante e ousada a ultrapassagem do Zanardi, só não dá pra ignorar que foi, em essência, tão correta quanto uma ordem de equipe ou as trombadas entre Senna e Prost que decidiram campeonatos na F1.
A ultrapassagem foi demais só porque o Herta freou, senão teria sido um acidente por causa do “excesso de arrojo” ao jogar o carro para dentro da curva.
Bons tempos da Indy, nem dá pra imaginar que a corrida desse vídeo virou essa piada que é hj. Mas o título de “mito”, dado ao Kobayashi, é uma ofensa ao Zanardi, esse sim merece o título de mito!
Genial!! Se fosse na F1 de hoje ele tomava um penalty…
é sobre isso que respondi ali em cima. hj tá cheio de ‘mimimi’..
Fato. Vide Vettel passando Button por fora ano passado, na China (se não me engano).
Se fosse na Indy hoje, tomava também.
Acho que tem gente que não percebeu que essa corrida não foi na semana passada.
Se o Mansell e Prost já pularam dos carros para tentar atravessar a linha de chegada empurrando, é porque na época podia, não porque a F1 permite. Se o Zanardi passou por fora da pista e não tomou punição não é porque a Indy é bundalelê, é porque naquela época valia chegar na frente sem muita atenção para esses detalhes.
Em tempo: apesar de concordar com as regras atuais por nivelar as condições de disputa em vez de privilegiar o mais esperto ou mais maluco, acho o máximo essas ultrapassagens a todo custo pela emoção e surpresa que proporcionam.
O Zanardi deve ter umas 3 bolas, certeza…
Na F-1 se devolve a posição porque a regra é essa. Se na Indy não tem essa regra, como dizer que a manobra é ilícita? Punir a ultrapassagem do Zanardi na Indy por uma regra da F-1 é como dar cartão amarelo pra um jogador de vôlei que pôs a mão na bola porque no futebol não vale…
Ótima manobra do Zanardi. É muito difícil frear ali, o cabra vem numa subida a milhão, e logo no ponto da frenagem fica plano, então o carro fica superleve. Por outro lado, o cara da frente não vê o que o de trás está fazendo, porque o de trás desaparece quando o da frente chega no plano. Laguna Seca é demais, e a atitude de Chip Ganassi, idem.
Errado também…a regra não é da F-1, e sim do automobilismo. Por isso se pintam linhas brancas na lateral da pista, pra se delimitar os limites da mesma, e esta ultrapassagem, que deveria ser impugnada, foi fora dos limites.
Tenho minhas dúvidas se na Indy não se devolve posições também. O que pode ser dito com certeza é que não se devolvIA posições naquele tempo, assim como a F1 também já foi muito mais tolerante com atalhos em pista. Não é uma diferença entre categorias, é uma diferença entre épocas.
Zanardi não tem as duas pernas e é medalhista paralimpico… Enquanto muitos que tem as duas pernas reclamam da vida… Puta exemplo.
se fosse na 1 zanardi seria expulso da categoria por 300 gerações.
Até por mais gerações, dependendo da equipe em que estivesse correndo e de quem tivesse sofrido a ultrapassagem!! Se fosse em cima do Alonso, poderia ser condenado à morte na fogueira!!
E no que deu a aposta de que se ele fosse campeão olímpico o Chip Ganassi prepararia um carro para ele na Indy 500?
Acho que ganhar o carro foi uma forma de “compensação”…
pois é, tb fiquei esperando. Uma coisa é certa : Zanardi não ‘amarelou’..
Corrida de carro deveria ter só uma regra: ganha quem chegar na frente. É na corrida que aflora a essência da humanidade: chegar primeiro, derrotar, ultrapassar, custe o que custar, seja lá por qual meio for. F@dam-se as regras e quem gosta delas. É isso que faz o Vetel, é isso que faziam Shumacher, Senna e outros.
Macho pra caral…… Na pista e na vida…
O psicológico desse cara é algo pra ser estudado por cientistas da NASA…
Simplesmente, por tudo que passou e conseguiu, um ser humano especial… Não sei como é no pessoal, não podemos confundir, mas o que vemos no domínio público, podemos dizer que o cabra é foda.
Zanardi era um grande piloto, ninguém era bicampeão da Indy à toa, ainda mais no auge da categoria. Mas infelizmente, diferente de Villeneuve e Montoya não se deu bem na F1… Campeonato terrível em 1999 pela Williams sem marcar pontos.
Aquele carro não tinha salvação, não querem que o cara vença dirigindo uma máquina de lavar louças, né?
É, mas o Ralf fez 35 pontos com aquela “máquina de lavar louças”, né?
Zanardi simplesmente não se adaptou e ponto.
É que na F1 era só um italianinho contra o mundo.Más na Indy era o mundo contra o italianinho.Parece que na F1 nunca teve carro a altura de sua capacidade enquanto outros …………………………………….
O talento do Zanardi é indiscutível. Acompanhava a Cart nesta época, e posso afirmar isso, vi o bicampeonato dele. Porém, há de se reconhecer que ele tinha o melhor pacote: Reynard/Honda/Firestone, e a melhor equipe. Até o Jimmy Vasser foi campeão com este carro.
Tive o prazer de ter assistido ao vivo pela TV, e na hora vibrei muito pois foi uma manobra de cabra macho mesmo!
E o mais tesão é que foi na ultima volta!
Esta temporada foi um show!!!!
Sensacional Zanardi…. Anos depois Valentino fez o mesmo com Stoner na MotoGP.
Não querendo ser chato, mas ele deveria devolver a posição, pois usou parte fora da pista para ter exito na ultrapassagem. Não achei a manobra lícita, cada um tem sua opinião…..
Concordo. Foi legal, mas se arriscou demais, foi lá para fora da pista, voltou e ganhou a corrida. Não foi uma manobra de habilidade, foi irresponsável. Não é a toa que quase morreu na Alemanha.
Não é a toa…
Vocês acostumaram-se a assistir a F1 cheia de punições, cheia de reclamações, onde até pegar a bandeira do país para comemorar a vitória rende advertência. Rossi fez o mesmo contra o Stoner, no mesmo lugar, passou pela terra (ou areia, sei lá) e fez uma excelente manobra e uma linda ultrapassagem. Se fosse F1, teria de devolver a posição ou seria punido. Foi mérito dele (Rossi) conseguir passar pela terra e não cair, mas na F1…
Não é isso não Tiago, pessoas que fazem manobras como essa, saem da pista, voltam jogando o carro para cima do adversário não podem ser premiados. O Brian Herta tirando o carro para não bater quando o Zanardi voltou da terra foi o que evitou o acidente. Se não, os dois estariam fora. É só isso. Agora que a F1 pune exageradamente isso pune e concordo com você.
Faltou bolas ao Herta. Se fosse eu não recolheria, e fod@-se.
Penso a mesma coisa. Uma ultrapassagem semelhante foi a do Montoya em cima do Schumacher em Interlagos 2001, só que naquele caso ele respeitou os limites da pista.
A única semelhança é que foi uma ultrapassagem…
desculpa, mas foi….chato.
Na F1 se devolve posição..
Não foi ilícita. Vocês que estão acostumados e acomodados demais com as frescurites da F-1!
Eu assistia a corrida , lembro de ter pulado no sofá na hora da ultrapassagem,
Zanardi merece tudo,é um herói!!!!
Lembro como se fosse ontem. Na época em que a Indy era muito mais legal…
Se esta ultrapassagem fosse na F1 coxinha de hoje, ou até mesmo na Indy de hoje, fatalmente o ele seria punido por atravessar a chicane…
falou tudo.
Zanardi…antes Alessandro Nannini e depois Robert Kubica.