Demais. E aos 3:30 o cara bota a mão na frente para cobrir o sol. Caraca. O cara é foda! Muito bom, sem frescuras, na terra, ao lado de um precipício enorme, e veja se o cara tá com mimimi.
Mailson Pereira
10 anos atrás
Ari sabia como levantar poeira.
Thiago Sabino
10 anos atrás
Não era o Vatanen, que tinha uma espécie de pré-candidatura pra FIA?
Aí sim, entendia do riscado.
Isso que ele fez, é um flerte com a morte, coisa que pouquíssimos tem a capacidade.
Fudencio.
Poderia ter feito só isso da vida, que já garantia lugar entre os grandes das 4 rodas, em todos os tempos.
Sem dúvida, incrível a façanha… O cara guia muito!
Mas o Loeb também sabe andar (e bem) na terra, cascalho, grama, etc… Parece que ele não gosta muito de guiar no gelo…
De qualquer forma, do mesmo jeito que não podemos comparar a F1 de hoje com a época de Senna/Prost ou Fangio/Ascari, não há como compararmos Vatanen e Loeb.
Atualmente, considero Loeb o rei das 4 rodas…
Gustavo
10 anos atrás
E o Massa falando em boicotar o GP da Alemanha pela segurança…
Fabio Amparo
10 anos atrás
Ari Vatanen foi uma das grandes estrelas da série de filmes Havoc dos anos 80 (que até onde me lembro chegou ao nº 11)
Se alguém tiver uma dica de como conseguir esta série em DVD, agradeço.
No começo imaginava que o cara tinha uns parafusos à menos. Mas mudei de opinião. Acho que não tem é nenhum… só muito louco pra correr naquela velocidade à beira de um precipício sem um guard-rail sequer…
JUNIOR
10 anos atrás
Não tiro o mérito do Loeb mas 600 cvs na terra sem eletronica,com certeza é muito mais difícil que 800 com eletrônica e asfalto parabèns pra ambos.
E não é só isso, a curva de utilização desses motores era muito pequena, do tipo 8/80, o que torna ainda mais delicada a pilotagem… não tenho certeza mas acho que foi Nigel Mansell que declarou certa vez que este carro arrancava tranquilamente na frente de seu F1 e o tempo de volta lhe colocava entre os 8 primeiros do grid!
Um verdadeiro F1 de classificação com tração nas quatro rodas… uma verdadeira besta!
O sol ainda deve bater na cara mas a RB deve ter escolhido um horário “perfeito” para Loeb.
Ricardo Sarmento
10 anos atrás
A primeira vez que vi esse vídeo foi num bônus que vinha num jogo chamado V Rally 3, isso há 10 anos atrás. Não fazia a mínima idéia do que se tratava pikes peak, mas eram bons tempos aqueles.
claudio aun
10 anos atrás
Valeu Flavio…essa pilotagem deve ser vista de tempos em tempos
Paulão
10 anos atrás
Não coneheço PPeak. Não sei se tem uma comunidade que depende do asfalto para chegar e sair de lá de cima. Asfaltaram o Rio do Rastro e acho que tem tudo a ver. No caso de PPEAK, se não tiver nada lá em cima que “justifique” o asfalto… putz.
Em tempo nos anos 80 desci tanto a Serra do Pinto quanto a Serra do Umbu no RS. Alguem sabe dizer se asfaltaram, retificaram, em resumo foderam a estrada?
Sim, era no final do Grupo B, tanto que foi após Michelle Mouton chegar em 1985 com o Quattro e moer o recorde anterior, que era de Al Unser Jr., baixando-o em TREZE segundos e criando um novo paradigma a ser superado.
Quanto ao asfalto, parece que havia uma meta dos governantes locais que ele seria asfaltado pouco a pouco pois no resto do ano havia muitos turistas que subiam para acampar e aquela estrada de cascalho e sem proteção era naturalmente perigosa e pelo visto eles chegaram ao topo depois de 25 anos… uma pena, por mim poderiam ter demorado um pouco mais para chegar lá!
Jayme
10 anos atrás
Porra e ele ainda tirava uma mão do volante para se proteger do Sol!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ric
10 anos atrás
Legal demais esse video – como diria o Vettel: precisa de big, big balls…
Singa se achar um video parecido do novo recorde?
Tales Nogueira
10 anos atrás
Isto é Pikes Peak!
E este filme do Vatanen está entre os melhores vídeos de automobilismo de todos os tempos.
Lucas Martin
10 anos atrás
Concordo em gênero, número e grau!
Claro,isso também pode ser considerado um belo ronco!
Arthur Luz
10 anos atrás
Essa aí nêgo fala: -Arrmaria, vai cair! Vai cair!! Ai Jisûi!
Rallyman
10 anos atrás
Esse vídeo é um clássico e o tenho como um dos meus favoritos. O mínimo erro significava ali um voo para a eternidade. Impressionante ele fazendo anteparo com uma das mãos contra o Sol. Ali se pilota mirando o infinito após a tangência. Grande Vatanen, pilotava muitíssimo. Hoje é Deputado no Parlamento Europeu. Uma pena que tenha perdido a eleição para a Presidência da FIA. Pikes Peak na terra era hardcore.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Demais. E aos 3:30 o cara bota a mão na frente para cobrir o sol. Caraca. O cara é foda! Muito bom, sem frescuras, na terra, ao lado de um precipício enorme, e veja se o cara tá com mimimi.
Ari sabia como levantar poeira.
Não era o Vatanen, que tinha uma espécie de pré-candidatura pra FIA?
Aí sim, entendia do riscado.
Isso que ele fez, é um flerte com a morte, coisa que pouquíssimos tem a capacidade.
Fudencio.
Poderia ter feito só isso da vida, que já garantia lugar entre os grandes das 4 rodas, em todos os tempos.
Já achei: 1988 Finland Ari Vatanen Peugeot 405 Turbo 16 10:47.220
http://en.wikipedia.org/wiki/Pikes_Peak_International_Hill_Climb
Alguem sabe o tempo dessa volta do Vatanen?
Mais ou menos 10min30s. Na época, recorde.
Sem dúvida, incrível a façanha… O cara guia muito!
Mas o Loeb também sabe andar (e bem) na terra, cascalho, grama, etc… Parece que ele não gosta muito de guiar no gelo…
De qualquer forma, do mesmo jeito que não podemos comparar a F1 de hoje com a época de Senna/Prost ou Fangio/Ascari, não há como compararmos Vatanen e Loeb.
Atualmente, considero Loeb o rei das 4 rodas…
E o Massa falando em boicotar o GP da Alemanha pela segurança…
Ari Vatanen foi uma das grandes estrelas da série de filmes Havoc dos anos 80 (que até onde me lembro chegou ao nº 11)
Se alguém tiver uma dica de como conseguir esta série em DVD, agradeço.
Na dukevideo.com tem todos os filmes que você pode imaginar, vale a pena conferir, é o maior acervo do universo. Se quiser pode fazer download também.
http://www.dukevideo.com/prd5269ED/Havoc-12-Download
No começo imaginava que o cara tinha uns parafusos à menos. Mas mudei de opinião. Acho que não tem é nenhum… só muito louco pra correr naquela velocidade à beira de um precipício sem um guard-rail sequer…
Não tiro o mérito do Loeb mas 600 cvs na terra sem eletronica,com certeza é muito mais difícil que 800 com eletrônica e asfalto parabèns pra ambos.
E não é só isso, a curva de utilização desses motores era muito pequena, do tipo 8/80, o que torna ainda mais delicada a pilotagem… não tenho certeza mas acho que foi Nigel Mansell que declarou certa vez que este carro arrancava tranquilamente na frente de seu F1 e o tempo de volta lhe colocava entre os 8 primeiros do grid!
Um verdadeiro F1 de classificação com tração nas quatro rodas… uma verdadeira besta!
O carro do Loeb também acelera na frente dos F1 atuais, com 0 a 100 em 1,8s.
Porém, sua velocidade é limitada a 240 km/h.
Abs
É verdade, um monstruoso Audi Quattro do Grupo B acelerava na TERRA praticamente igual a um Fórmula 1 da época.
Caracoles…..nunca tinha visto este vídeo!!!
Doido eh pouco!!
Aí sim. O Loeb teve a vida facilitada pelo carro e asfalto.
Jump maybe. Dear God!
alguem sabe quem executa a triha sonora em piano solo?
Ken Block who?
Baita piloto, e o sol na cara . dirigindo com uma só mão , e as finas do precipício,
tem que ser bom e ter coragem.
O sol ainda deve bater na cara mas a RB deve ter escolhido um horário “perfeito” para Loeb.
A primeira vez que vi esse vídeo foi num bônus que vinha num jogo chamado V Rally 3, isso há 10 anos atrás. Não fazia a mínima idéia do que se tratava pikes peak, mas eram bons tempos aqueles.
Valeu Flavio…essa pilotagem deve ser vista de tempos em tempos
Não coneheço PPeak. Não sei se tem uma comunidade que depende do asfalto para chegar e sair de lá de cima. Asfaltaram o Rio do Rastro e acho que tem tudo a ver. No caso de PPEAK, se não tiver nada lá em cima que “justifique” o asfalto… putz.
Em tempo nos anos 80 desci tanto a Serra do Pinto quanto a Serra do Umbu no RS. Alguem sabe dizer se asfaltaram, retificaram, em resumo foderam a estrada?
Flavio esse é um Classe B ?
Lembro deles na época
Sim, era no final do Grupo B, tanto que foi após Michelle Mouton chegar em 1985 com o Quattro e moer o recorde anterior, que era de Al Unser Jr., baixando-o em TREZE segundos e criando um novo paradigma a ser superado.
Quanto ao asfalto, parece que havia uma meta dos governantes locais que ele seria asfaltado pouco a pouco pois no resto do ano havia muitos turistas que subiam para acampar e aquela estrada de cascalho e sem proteção era naturalmente perigosa e pelo visto eles chegaram ao topo depois de 25 anos… uma pena, por mim poderiam ter demorado um pouco mais para chegar lá!
Porra e ele ainda tirava uma mão do volante para se proteger do Sol!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Legal demais esse video – como diria o Vettel: precisa de big, big balls…
Singa se achar um video parecido do novo recorde?
Isto é Pikes Peak!
E este filme do Vatanen está entre os melhores vídeos de automobilismo de todos os tempos.
Concordo em gênero, número e grau!
Claro,isso também pode ser considerado um belo ronco!
Essa aí nêgo fala: -Arrmaria, vai cair! Vai cair!! Ai Jisûi!
Esse vídeo é um clássico e o tenho como um dos meus favoritos. O mínimo erro significava ali um voo para a eternidade. Impressionante ele fazendo anteparo com uma das mãos contra o Sol. Ali se pilota mirando o infinito após a tangência. Grande Vatanen, pilotava muitíssimo. Hoje é Deputado no Parlamento Europeu. Uma pena que tenha perdido a eleição para a Presidência da FIA. Pikes Peak na terra era hardcore.
Flavio, arruma aí no meu comentário que ele não se reelegeu para o Parlamento Europeu em 2009.