CAMARADAS (2)
SÃO PAULO (atualizando) – Quando escrevi o primeiro post mambembe de hoje, tinha lido apenas que os russos vieram para salvar a Sauber. Fiquei até feliz, gosto do careca e de seu time.
Mas nem tudo são girassóis da Rússia nessa história. Agora que tive um tempinho, li mais sobre o assunto. Primeiro, não curto muito “fundos de investimento”. Me parecem, sempre, grandes lavanderias. E esqueçam Petrov. O nome é mesmo Sergey Sirotkin.
Quem?
O garoto tem 17 anos e corre na World Series. Pode se tornar o melhor piloto do mundo, um dia, e calar a boca de todos nós, preconceituosos. A Sauber fez o mesmo com Raikkonen quando o tirou da F-Renault com 20 anos de idade e duas dezenas de corridas de carro no currículo para jogá-lo na titularidade em 2001. E o finlandês tornou-se o melhor do mundo.
A história com Sirotkin, no entanto, é bem diferente. Ele não tem resultados muito expressivos e não vai ganhar o lugar porque algum olheiro o viu fazendo misérias, ou porque foi indicado por algum emissário que entende do assunto.
Não, o raio não cai duas vezes na mesma equipe de F-1. Sirotkin é filho do dono de uma das empresas russas que, pelo jeito, vão acabar assumindo o time — não está claro o papel de Peter Sauber nessa nova organização.
A Sauber se salvar é uma boa notícia. A maneira como isso será feito, não sei dizer. Sempre desconfio desses fundos, como disse, mas é bom lembrar que um grupo dessa lavra, o Genii, comprou a antiga Renault e fez dela esta deliciosa e competitiva Lotus que estamos vendo desde o ano passado. Assim como outro mecenas, Vijay Mallya, comprou o espólio da Jordan (depois de passar por picaretas da Midland e da Spyker), dava pinta de que seria apenas mais um aventureiro, e hoje temos a sólida e veloz Force India, que está longe de dar vexame, muito pelo contrário.
Assim, resta torcer para que esses russos aí sejam bonzinhos com a Sauber. E que o moleque, que deve ser titular no ano que vem aos 18 anos, o mais jovem de todos os tempos na categoria, acelere e vingue. E não se machuque.
Scrotinho o garoto hein…
Como farão com a Superlicença para pilotar na Formula 1 para este russo?
Embora haja hoje em dia muitos pilotos de grande nível técnico na F1, esse tipo de “escolha” de piloto e patrocínio é um grande risco para a categoria.
Já não basta o Grosjean fazendo asneiras a 300Km/h? A Williams testando mulheres para o seu carro?
(Podem me chamar de reacionário, machista, não tô nem aí)
Agora moleques de 18 anos, soltos no meio das feras…sem nenhuma prova de capacidade, competência e qualidade?
Grande risco de vida para o rapaz e para os demais do grid.
Deveria haver uma lei-norma-exigência POR PARTE DA ASSOCIAÇÃO DE PILOTOS de alguma prova de experiência, capacidade e nível técnico para qualquer piloto correr na F1.
Se deixar só nas mãos das equipes “mendigas” e do Bernie Ecclestone um dia a F1 vai virar um esporte de milionário, como o Pólo, nível semi-amador de pilotos (como muitas categoria do automobilismo no Brasil)…e não haverá interesse do público pois saberá que lá não estão mais os pilotos diferenciados, excepcionais…
“A Williams testando mulheres para o seu carro?”
Dizer isto não é ser reacionário ou machista. É ser burro mesmo.
Nem machuque os outros, por favor.
Esse é o custo de começar o ano com dois pilotos novos. Um que não era muito experiente mas que participou do desenvolvimento do carro e outro relativamente experiente mas que veio de outra equipe. Não há parâmetros para saber ao certo se o problema é o carro ou os pilotos. Boa sorte Sauber, espero que sobreviva graças aos russos mas que sobretudo aprenda com seus erros.
se ele nao machucar os outros já tá de bom tamanho. parabéns pelo seu dia, calhorda duma figa!
infelizmente a sauber morreu…é isso…
Sergey me lembrou uma música…
Vocês gostam de Vanderléia? (Nããão!)
Vocês gostam do rei Roberto Carlos? (Nããão!)
Vocês gostam de Serguei? (…)
Então eu vou cantar as minhas alucinações…
https://www.youtube.com/watch?v=Ye-EsbTUaqc
É o poder do capital…
Fim da Sauber. Motor turbo ano que vem. Sem abs e controle de tração? O garoto vai se machucar sim.
E pensar que tem uma equipe com nome de de de … Marussia, sem grana também (com apoio técnico da Maclata, continua?), e não conseguém apoio do Kremlim.
Coisas da F1.
Olha, eu já vi o garoto na AutoGP World Series, que já foi a F-3000 italiana e andava (ou anda) com os carros da A1GP. E ele me impressionou muito ano passado. Velocíssimo. Tá certo: o nível dos pilotos não era grande coisa, mas ninguém anda rápido num carro de 600 HP com 16 anos de idade se você não for bom.
Ia escrever alguma asneira qualquer, por exemplo, clamando pela promoção do Mikail Aleschin por um ano, que seja, afinal ele já transita entre A1GP, F2, Gp2, Superliga e World Series desde 2005.
Mas o Mattar disse que o moleque é rápido, vou ficar quieto.
Qual o problema em Sergey? Que preconceito!kkkkk
A galera se supera a cada dia. Hahaha.
então, quanto ao moleque ele foi campeão da f-abarth na Itália em 2011, e cheguei a ver alguma corridas dele (por aqueles sites online e tal…), na auto gp no ano passado e neste ano na world series…. não parece ser bobo não, é muito rápido porém inconstante…. talvez pela pouca experiencia e idade
O Chelsea vai muito bem, obrigado. O New Jersey Nets, time da NBA recentemente comprado por um russo, montou um timaço para 2013/14. Se a Sauber seguir o mesmo caminho, até que não é mau negócio.
Já no site Tazio(ver link abaixo ) há mais informações sobre os “fundos ”
-http://tazio.uol.com.br/f1/sauber-confirma-acordo-com-companhias-russas-e-estanca-crise-financeira
Salvar a Sauber ? É o fim dela, a Force India funcionou por o dona entrou nessa para valer e a Lotus o pessoal da renault ficou um bom tempo por traz de toda estrutura, agora um grupo de investimento que quer comprar um lugar pro filhinho endinheirado de um dos socios não vai longe.
Питер Пауль II, русская версия
O Google tradutor traduziu:
Peter Paul II, versão russa.