DAS CORRIDDEN (4)

dascorridden4SÃO PAULO (dureza) – Pneus traseiros travaram, rodou, câmbio empacou em quinta, motor morreu e a equipe não encontrou nada de esquisito no carro.

Foi o relato de Felipe Massa depois do GP da Alemanha de hoje.

Em português bem claro, Felipe cometeu um erro na freada, o que levou as rodas a travarem, e rodou. Isso acontece, claro, e ninguém precisa ser colocado numa cadeira elétrica por causa disso, embora na F-1 os erros sejam sempre superdimensionados.

O problema é que Massa, que tinha começado bem o ano, desandou a bater e a cometer erros. O mesmo inferno astral do ano passado parece ter voltado a dar as caras. “Já saí muitas vezes do buraco, tenho certeza de que mais uma vez vou sair”, falou o brasileiro. E é verdade. O que não faltou a Felipe nos últimos anos foi buraco para cair dentro. E, de fato, saiu de todos eles.

Andam dizendo que Kobayashi tem treinado bastante no simulador. Não sei se é fofoca ou boataria, então não vou tomar como verdade. Apenas como fofoca ou boataria. Agora, que pode ser uma opção para o time vermelho, pode. Já? Não, é meio maluco substituir piloto no meio de uma temporada sem um motivo forte o bastante. Os erros de Felipe ainda não são motivo forte o bastante.

Mas que a equipe tem de conversar com ele, tem.

Subscribe
Notify of
guest
120 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Hugo
Hugo
8 anos atrás

Nunca saberemos a real causa do acidente…a Ferrari e o próprio Massa foram muito vagos…Foi muito estranho, em uma freiada o carro não escapa para os lados assim..essa historia de travar em quinta, e a Ferrari dizer que o carro estava normal, tudo soa misterioso demais

helder do amaral oliveira
helder do amaral oliveira
8 anos atrás

Estranho o fato que Felipe Massa nas duas últimnas corridas, parte na frente de Alonso faz corriads memoraveis até que o “Sobrenatural de Almeida” como diria Nelson Rodrigues aparece que prejudica o brasileiro. No Gp da Inglaterra, Felipe faz uma largada fantástica quase lembrando a de Ayrton Senna em Doningthon em 1993 e o pneu do brasileiro estoura daquele jeito. Agora em Nurburgring Massa larga a frente de Alonso, dispara na frente e estranhamente ele roda? E teria carro para andar no mesmo páreo de Alonso para pelo menos chegar ao top 6. E Massa saiu esbravejado algo quando abandonou o carro e a Ferrari nada disse, e Galvão Bueno durante a transmissão não conseguia contatar o piloto por meio de SMS, e nem Lucca Codaian que é o assessor de imprensa do time falou algo. Alguma coisa a Ferrari escondia de grave desta quebra.E isso não foi para o ar na transmissão.Será que Alonso mandou sabotar o carro de Felipe? Sabe-se que o espanhol é sujo e trapaceiro.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
8 anos atrás

Foda-se o Massa.

Gomes, continue com as fotos das Alemãs que isto rende mais visualizações.

Pai Baô
Pai Baô
Reply to  Flavio Bragatto
8 anos atrás

E as próximas serão de húngaras ! OBAAAAAAAA !!!!!

eduardo
eduardo
8 anos atrás

depois que acabarão com os treinos livres o piloto subistituto não tem condiçoes de se preparar e nos ultimos anos só Vettel deu certo porque tem um talento acima da media e ja estava fazendo testes na BMW,agora um piloto esperiente como o Massa cometer erros como um iniciante não da e a Ferrari tem que tomar uma posição.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
Reply to  eduardo
8 anos atrás

Caro colega Eduardo, sei que o nosso idioma é complexo e é muito difícil alguém escreve-lo de modo totalmente correto, obedecendo concordâncias, acentuações, pontuações e tudo o mais, entretanto temos que ter um mínimo de conhecimento para a coisa não ficar feia. Quando você diz – Depois que acabarão com os treinos livres…- saiba que essa passagem indica uma ação passada, uma coisa que já aconteceu de modo perfeito e acabado, então por favor, use o verbo regular ACABAR no seu tempo correto, que nesse caso é o pretérito perfeito, e não confunda com o tempo pretérito mais que perfeito, já que na 3ª pessoa do plural ambos os tempos verbais tem a mesma grafia e pronuncia. ACABARÃO indica a 3ª pessoa do plural no tempo futuro do presente, enquanto ACABARAM indica a 3ª pessoa do plural dos tempos pretérito perfeito ou pretérito mais que perfeito ok.
Ficaria mais ou menos assim – depois que ACABARAM com os treinos livres…- abração..

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Fernando Monteiro
8 anos atrás

Oi? é você?

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Tira um ponto dele nesse semestre.

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Massa o mais fraco dos brasileiros na F1. Errou na curva. Tem sido um piloto ansioso, tudo o que um piloto nao pode ser. Podemos prever o comportamento do carro em uma curva, sim, Sr. Flavio Gomes!

Alan Ruggero
Alan Ruggero
8 anos atrás

Segundo a “Autosprint”, Felipe Massa teria assumido o erro na curva pra livrar a Ferrari de um possível problema de confiabilidade do F138.

http://f1team.leiaja.com/ferrari-quis-mascarar-problemas-do-f138-afirma-revista/

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Alan Ruggero
8 anos atrás

Sinistro. Eles podem estar tentando dar uma abafada, vai que foi esse diferencial eletrônico. A rodada já tinha sido meio infantil, e o carro parado em quinta marcha…
http://www.auto.it/autosprint/formula_1/2013/07/08-13559/Il+mistero+dell%27incidente+di+Massa

Sergio Melo
8 anos atrás

kkkkkkkkkkkkk… é muita hipocrisia desta equipe a da própria imprensa brasileira. “Todos estão com Felipe na equipe”. Claro que sim. Ele esta sempre testando as novas peças que irá para o carro do Alonso. O piloto brasileiro é uma peça importantíssima no desenvolvimento do carro. Estes acidentes que vem ocorrendo são muito estranhos e vem acontecendo com frequência. FATO! Nunca acontece om o Alonso, pelo simples fato de que ale anda com carro 100% confiável. O mesmo não acontece com o Felipe. E a imprensa simplesmente ignora os fatos e vem com estas hipocrisias de que a equipe esta com o piloto e o erro do Felipe que vem acontecendo não o abala. Ridículo.
Não acho o Felipe um fora de serie, mas não podemos ignorar o fato de que ele esta sendo usado como ratinho de laboratório para salvar a pele da equipe e do piloto principal da Ferrari. Sera mesmo que a equipe manteria um piloto que realmente estive-se cometendo tantos “erros” a anos? Por favor, vamos ser coerentes e ver os fatos. A Formula 1 esta cada vez mais distante de seus grandes momentos. Nunca os segundos pilotos foram tão subordinados e desrespeitados como nesta nova era do CIRCO.

Fernando de Paula
Fernando de Paula
Reply to  Sergio Melo
8 anos atrás

Sergio, eu concordo que o carro do Felipe esteja sendo usado para testes e experimentos. E acredito ainda que ele tenha aceito isso na renovação do contrato dele, principalmente porque não há mais testes particulares permitidos, e isso ficou cada vez mais claros desde que este não foram mais permitidos. E não há nada de conspiração nisso, apenas um fato. Veja o que ocorreu em Monaco, e outras quebras injustificadas que sempre ocorrem nos carros dos segundos pilotos ( vide, Webber ). E vejam que a equipe sempre apoia o “coitadinho”, porque sabe bem a que trabalho o rapagão está se sujeitando. No mais, o problema é o cara ter aceitado isso. Piloro ruim não é, e já devia ter saido da Ferrari faz tempo, faltou-lhe sorte quando do acidente com a peça voadora da Brawn do Rubens, caso contrário já tinha dado no pé de lá. Abs

Oi?
Oi?
Reply to  Sergio Melo
8 anos atrás

Primeiro comentário lúcido que vejo por aqui sobre o Massa.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Sergio Melo
8 anos atrás

Pode até ser lúcido, mas ainda assim recheado de uma revolta patética. A F1 sempre teve dessas coisas e as prioridades de equipes como a Ferrari sempre foram bem definidas. Assiste, torce, se envolve, quem quer. Esse papo de viver malhando a categoria, vomitar pachequismos e mesmo assim continuar a acompanhando é pura conversa fiada. É a verdadeira hipocrisia da história.

Sergio Melo
Reply to  Fabiano Lacerda
8 anos atrás

Fabiano Lacerda, não ha revolta no texto, momento algum eu defendo o Massa, o amigo Fernando de Paula, descreveu bem, quando descreve que o piloto se coloca a disposição da equipe para fazer este tipo de papel. Não tem inocente nesta história. Quanto a meter o pau na categoria, estamos em um pais democrático, estou expressando minha opinião. Desde que os testes acabaram os segundos pilotos passaram a servir de cobaias. simplesmente é um fato! Quando escrevo segundo piloto, estou incluindo de todas as equipes.
Pachequismo é uma palavra em sua maioria utilizada por pessoas que defendem os pilotos de seus países, ignorando os fatos. Aprenda a fazer analise de conjuntura e principalmente analise de texto. Esta muito revoltadinho e com um pachequismo sego pelo CIRCO do tio Bern. Posso afirmar que SUA revolta é patética. Boa sorte nós estudos.

eduardo
eduardo
Reply to  Sergio Melo
8 anos atrás

O Alonso não roda porque ele tem uma enorme capacidade de controlar o carro em condições estremas e como todo grande piloto é super confiante,o Massa é tão agressivo quanto o Alonso mas não tem a mesma habilidade e nem a mesma confiança,nos ultimos anos nenhuma confiança

José Morelli
José Morelli
8 anos atrás

Os erros de Felipe Massa se acumulam ano após ano…….venho repetindo isso há tempos. Sempre tem um que vai e ficar defendendo o “Massinha”, quantos erros serão necessários para as pessoas ACORDAREM que o Massa é um dos piores pilotos do grid? 510 erros em sequência? Aí consideraríamos o Massa ruim? Tá na hora de criarem vergonha na cara gente…Felipe Massa é piloto de pelotão intermediário pra trás da Stock Car Brasil….ele não é piloto de F1.

E são erros absurdos que se sucedem. Se eu já achei os erros de Mônaco o suprassumo da grosseria dele como piloto, esses erros subsequentes dele (com exceção é claro de Silverstone que foi problema no carro mesmo) dão um aperitivo….aliás, há anos….anos e ano.

EU NUNCA ENTENDI o motivo pelo qual a Ferrari ano após ano renova com este bosta……é o cúmulo da burrice!!!

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  José Morelli
8 anos atrás

Não é o caso do Mepassa ser ruim,o fato é que ele não é tão bom quanto ao seu primeiro piloto(nem técnica e nem politicamente)nem todo esforço do Globueno em querer fazer os seus (pobres)ouvintes acreditarem que seja,parece que o fantoche botucatuense não colabora com o narrador do plin plin.

Roberto
Roberto
8 anos atrás

Fora a rodada de Massa que deixou os malas da Globo órfãos.
O que mais me chamou a atenção no GP alemão foi o carro descendo de ré no meio da pista sem piloto. E para piorar, foi a dúvida do tratorista se entrava na pista atrás do marussia.
Por mais PARADOXAL que seja, acredito que todos notaram que o carro atravessa a pista entre placas de umas das maiores Seguradoras do Planeta, a Allians.
Impressionante!
Um carro desgovernado, sem piloto, descendo de ré, atravessando a pista na contra-mão entre as placas publicitárias da Allians. Ou seja, RISCO MÁXIMO.
É ou não é paradoxal?
Sensacional!
Gosto de quase tudo da Alemanha.
Mas, empresa de seguro de lá? Tou fora!
Roberto.

Alemão
Alemão
8 anos atrás

Flavio, se ele tivesse retardado demais a freada a rodada se daria com a frente apontando o lado da curva (direita) e quando assisti na TV vi que na freada a frente do carro aponta para o lado externo da curva (esquerda). Tu que és piloto sabe que não esta reação não é padrão!!

Tiago
Reply to  Flavio Gomes
8 anos atrás

Pelo visto vc não sabe nada FG. Por isso que eu gosto de blogs de automobilismo onde os comentários são liberados, só tem especialista comentando! Ou são doutores em física, ou são pilotos melhores que Senna (o tio), ou são engenheiros melhores que o Newey.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Tiago
8 anos atrás

O estranho pra mim nao foi a rodada, o carro rodou pra direita, ele corrigiu e o carro foi pra esquerda. O estranho aconteceu depois. Ele disse que o carro ficou emperrado em quinta marcha, ou seja, ele reduziu o carro de sexta pra quinta. Mas ali é uma curva de segunda marcha, o cambio deveria estar em uma marcha mais lenta. Foi um erro grosseiro, errar freiada da curva um é meio demais. Mas o carro deveria ter caído em neutro, nao era motivo de abandono… Agora, o Felipe estava lá antes do Alonso, todos os dados de telemetria estão lá com Maranello, se tivesse algum deficit de performance, o Massa nao estaria mais lá. Vale lembrar que o Massa cansou de questionar o nelsinho quando este levava tempo do Alonso. Nada como um dia atrás do outro…

Oi?
Oi?
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Cláusula contratual do contrato do Lloronso: “Exijo preferência de posicionamento na pista, tendo o melhor equipamento na equipe sempre. O segundo piloto deve meramente testar as minhas peças, desenvolvendo o meu carro conforme a minha vontade, além de, obviamente, dever abrir passagem ao ouvir a famigerada frase-código pelo rádio”. Traduzido do original: “YO NO ADMITO UN COMPAÑERO ADELANTE A MÍ. ¡SOY REY, SOY SAMURAI, SOY LA HOSTIA, SOY LA LECHE, SOY ALONSO!”.

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
8 anos atrás

Massa estava à frente de Alonso e o carro não gostou!

Só isso…

eduardo
eduardo
Reply to  Alemão
8 anos atrás

Vettel teve na Belgica uma das rodadas mais estranhas da historia e nem o Galvão vai dizer que o Massa é melhor que o Vettel

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  eduardo
8 anos atrás

Deve ter ainda os vídeos da asa dianteira sambando, ele perdendo o controle e acertando o Button. Estranho era aquela asa da RBR.

alan
alan
8 anos atrás

FG & amigos deste blogue:

Fico deprimido coma decadencia do esporte automotivo no brasil, ta certo que nao tinha nenhuma indicacao ou tendencia de que o brasil seria uma potencia nesse esporte antes da epoca de fitibaldi e outros, mas quando surgiram piquete , sena e outros ficou claro que o brasil era a patria de pilotods talentosos. Mas como o brasil nao perde a chance de perder uma chance historica, nesse lapso de tempo nao surgiu nenhuma equipe brasileira (ora, a economia brasileira comportaria sim uma equipe assim), nao surgirao escolas/academias decentes de pilotos, poderia-se criar categorias brasileiras/regionais serias, mas nao, tudo foi esbanjado e disperdicado, so alguns espertalhoes como galvao bueno e que faturaram com isso. E agora temos que assistir a agonia do zacarias, digo felipe massa, um triste espetaculo para nos brasileiros. Mas o brasil e o pais do consumo, do oba-oba, do levaqr vantagem , do jeitinho, quem se lembra dos fiscais do sarney, da juventude collorida????? daqui uns dias nao nos lembraremos mais dos eleitores de lulla/dilma, e formula 1 sera apenas lembrancas como de um velho time de futebol que teve um passado glorioso mas ja nao existe mais. O brasil e um grande mercado de autos, compramos carros americanos, alemaes, franceses, italianos, japoneses, coreanos, chineses, indianos etc…. mas nao surgiu nenhuma montadora de autos brasileira !!!!!!