DICA DO DIA

SÃO PAULO (outro planeta) – O blogueiro Nilton mandou este filme, que é longo, chamado “Pole-position: os guerreiros da Fórmula 1”. Produção italiana de 1980. Para quem tiver pouco tempo, sugiro saltar para o trecho entre 32min27s e 42min22s, com imagens do GP do Brasil de 1980 em Interlagos. Cenas incríveis, como os pilotos tomando sol no antigo Hilton do centro da cidade. E Villeneuve saindo num Fiat 147 amarelo para o autódromo. Fora as imagens de Interlagos, espetaculares. É possível que algum blogueiro das antigas apareça na muvuca dos boxes e do grid.

Antes, a partir de 26min13s, tem outras imagens legais do Brasil, e chamam São Paulo de “uma cidade com aparência de cidade americana”. Esses italianos…

Vejam, e se puderem vejam o vídeo todo. Vale muito a pena.

Detalhe, daqueles que só eu noto… O produtor se chama Alessandro FRACASSI. Um dos roteiristas é Mario MORRA. Tem também, nos créditos, um Jaime Manca GRAZIADEI.

Digamos que é um “Grand Prix” mais pobrezinho, até porque tem bem mais de documentário que o clássico de 1966. Mas ainda assim, muito interessante. Mostra muito bem os anos 70 e 80, numa época em que fazer um novo “Grand Prix” já não dava mais.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leoak
Leoak
10 anos atrás

e a loira em 58:32.

hullingtom
hullingtom
10 anos atrás

Caraca, nego com a mão nos documentos, mecânico sendo encoxado, vencedor dando uns catos na modelo, bombeiro dormindo…

Hoje esse vídeo teria menos de 1 minuto.

Ps: Como era bonito o carro da Osella.

Rodrigo Abreu
Rodrigo Abreu
10 anos atrás

Villeneuve dando no bucho do Fitim, com o Jody(?) na carona pagou o dia!! Nasci na época errada, tá louco!

Fabio Amparo
Fabio Amparo
10 anos atrás

E não é que o indubtável Fábio Seixas vai pilotar F1 em Paul Ricard?

Eta menino influente… rs

Flávio, acho que você com o Meianov consegue derrotá-lo facilmente.

Abs,

Alvir Luiz
Alvir Luiz
10 anos atrás

Flávio, e o Oscar OREFICI??? não conta?? hehehe

JONAS
JONAS
10 anos atrás

Muito legal ver o Giles dando carona ao Jody em um Fiat 147.
Nada a ver com o bando de frescos da F1 de hoje.

hullingtom
hullingtom
Reply to  JONAS
10 anos atrás

Seria como se o Alonso desse carona pro Vettel num Mille…

As coisas não poderiam ser tão mais simples?

Lionel de Csmpos
Lionel de Csmpos
10 anos atrás

Maravilha …minha epoca…é o Piquet no carro na apresentação ….Collin correndo na subida dos Box incrivel …tanta saude ..como Eu gostava de Formula 1 ..e até hoje ninguem sabe o que aconteceu com Ele ….quem sabe alguem ai do Flavio descobre …Eu pelo menos não sei ..

Zé Dirceu
Zé Dirceu
10 anos atrás

Imaginem nos dias de hoje Alonso saindo do hotel sem seguranças e em Fiat Uno, sem atar os cintos de segurança e sem vidros escurecidos.

Um ídolo aposentado alguns anos antes (na época Lauda,atualmente Schumacher) fumando

Pilotos fumando.

O mundo atual está sem graça.

James Azevedo
10 anos atrás

Eu achava que a famosa trilogia começava com o Champions Forever… o Speed Fever original é sinistrão… mostra em mínimos detalhes como ficou o corpo do Tom Pryce, com uma música mais do que sombria acompanhando… não pretendo rever tão cedo hehehe, mas acho que se encontra no VocêTubo as versões adaptada e esta que comentei a original…

Túlio Marcos
Túlio Marcos
10 anos atrás

Veja aos 1h 12min, imagens fortíssimas, aquele acidente que vitimou o bombeiro e o piloto da Shadow Tom Pryce, em Kyalami/1977.

Valente
Valente
10 anos atrás

O Jaime Manca Graziadei é meu conhecido das antigas, e envolvido com corridas. Eu o conheci em 1998 e na época ele trabalhava com o Max Papis e morava na California. Eu continuei o encontrando aqui e ali e depois nunca mais o vi.

Diomar Campos
Diomar Campos
10 anos atrás

É, o mundo virou coxinha, tempos que nao voltam mais…

Boris
Boris
10 anos atrás

Esse filme foi o mesmo que passou nos anos 80 chamado F1 FEBRE DE VELOCIDADE?

Robertom
Robertom
Reply to  Boris
10 anos atrás

Não.

Sidney Andreato
10 anos atrás

Um outro filme italiano sobre F1 é “Delitto in Formula Uno”, um filme policial lançado em 1984.

Na história, um piloto perde o controle de seu carro e derrapa, morrendo instantaneamente. A princípio, parece uma fatalidade, um acidente relativamente comum no mundo da Fórmula-1. O Comissário atribui o caso ao inspetor Nico Giraldi (vivido por Tomas Milian).

O policial começa a investigar e interrogar todos os suspeitos, usando vários disfarces relacionados ao ambiente do automobilismo (pilotos, mecânicos, repórteres).
Pesquisando no Youtube, encontrei algumas cenas do filme. Nesta, o inspetor persegue um bandido. O detalhe é que os dois pegaram carros de F1 emprestados e saíram correndo no meio de uma cidade!

http://www.youtube.com/watch?v=eAkds-b45EM

luigi ciai
luigi ciai
10 anos atrás

Sensacional é o Zé, com uma trincha, sandalia Havaiana, calça jeans e camisa aberta no peito pintando a pista… Profissionalismo total…

Sergio
Sergio
10 anos atrás

Este Graziadei, se não me engano, foi da equipe inicial da Minardi na F1.

Edison Guerra
Edison Guerra
10 anos atrás

Não me achei nas imagens, mas estive por ali.Uma imagem impensável nos dias atuais, ver o Colin Chapman aos 35m28s “xeretando” a Brabham na frente de todos, com um sorriso maroto.

vitão
vitão
10 anos atrás

como sempre , Mestre Joca e sua indefectível camisa branca.

Smirkoff
Smirkoff
10 anos atrás

O Nigel Roebuck escreveu certa vez sobre sua aventura de pegar uma carona com o Villeneuve nesse Fiat 147, do Hilton até o autódromo. Pena que ninguém cronometrou; ainda deve ser o recorde absoluto de velocidade nessa distância dentro de São Paulo.

Leandro Castro
Leandro Castro
10 anos atrás

FG, não pude deixar de compartilhar, no Jalopnik saiu uma matéria de fotos da segunda guerra, em alta definição. Sei que não é bom de ficar lembrando guerras, mas, as fotos são uma verdadeira viagem no tempo!
http://www.jalopnik.com.br/voce-precisa-ver-estas-fotos-de-alta-definicao-da-segunda-guerra-mundial/

Obs: não deixe de ver o site principal das fotos, no fim da matéria.

Danilo Candido
Danilo Candido
10 anos atrás

Sem sombra de dúvida o melhor do gênero em todos os tempos, ainda que pouco lembrado e/ou conhecido, ao contrário do morno “Le Mans”, sempre usado como referência (claro, deixando de lado o fato de “Pole Position” ser mais um documentário do que um filme propriamente dito). Faz parte da saga iniciada com Speed Fever, e encerrada com o também clássico “Turbo Time”.