NAS ASAS

SÃO PAULO (velhas histórias, boas histórias) – O comandante Ma2Tos mandou essa em seu grupo de discussões sobre aviação. Alguém aqui já ouviu falar de “Gimli Glider”? Em 23 de julho de 1983, portanto quase 30 anos atrás, um 767 da Air Canada voava de Montreal para Edmonton com escala em Ottawa. Houve um piripaque qualquer no mecanismo de cálculo de combustível, que foi feito manualmente. Como a primeira perna do voo 143 se deu sem problemas, a tripulação, confiante, recalculou o que era necessário até o destino final. Mas o combustível acabou a 41 mil pés de altitude. Consta que a confusão se deu por conta da mudança dos sistemas de medição de libras para quilogramas.

Com as duas turbinas desligadas, sistemas hidráulicos e elétricos inoperantes e tendo de achar um lugar para pousar, a tragédia era iminente. Mas o piloto se lembrou de uma antiga pista da Força Aérea, onde ele tinha servido, e resolveu descer ali mesmo. Como voava planadores, usou toda sua experiência para aterrissar no local escolhido. Só que ele não sabia que a base de Gimli (daí o apelido de “Planador de Gimli” dado ao Boeing) estava desativada e tinha virado pista para provas de dragster. E era dia de corrida!

O vídeo acima, uma reconstituição da quase tragédia, mostra como ele pousou o 767 sem que ninguém se ferisse. É inacreditável. Dando uma pesquisada na internet, descobri que o avião só saiu de operação 25 anos depois e, neste ano, foi a leilão.

Quem será que ficou com Gimli Glider?

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Martins
9 anos atrás

Olá senhor Flávio Gomes, sou o Martins, ex-paginador da Empresa Folhas da Manhã, na época em que sua pessoa era o titular em cobrir automobilismo. Sabedor de sua paixão por aviação, gostaria de sugerir uma matéria sobre o comandante Gilberto Araújo da Silva, talvez, o mais emblemático piloto da história da aviação comercial brasileira. Se vivo estivesse, o comandante Gilberto, como era conhecido no seu meio, estaria completando 91 anos neste 12 de novembro. Devido ao curto espaço, é provável que não haja tempo hábil para esta empreitada, porém, fica a dica.

Seinfeld
Seinfeld
10 anos atrás

Muito bom! O piloto teve grande presença de espírito.

Já tenho medo de altura e medo de avião…Acho que se me visse como passageiro numa situação dessas, morreria de susto antes do avião tocar na pista.

E esse moleques são uns bestas mesmo!

Não é mais fácil sair pela lateral da pista, saindo da frente do avião, do que pedalar com o coração na boca olhando para trás??? rsrsrs

Se fosse no Brasil, teria um doido segurando na asa do avião “pegando carona” sentando na bicicleta…e outro ‘surfando’ no teto do avião deslizando pela pista…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
10 anos atrás

Muito bom… nada como estar bem treinado no equipamento e manter o controle da situação dentro de uma cabine de comando.

Imperador

Christian Gomes
Christian Gomes
10 anos atrás

Por falar em erros de conversão, aqui vai outra história baseada em fatos reais muito interessante.

A Sonda Mars Climate Orbiter foi o exemplo histórico de que o Sistema Imperial Britânico de medidas deveria ser banido do Universo.

Como todos sabem, os EUA, Inglaterra, Libéria e Birmânia insistem neste padrão de medidas ultrapassado. Em 1998 esta sonda foi lançada a fim de fazer o levantamento das variáveis atmosféricas de Marte e ajudar os cientistas a entender melhor o clima do planeta vermelho.

Contudo, em 1999, a sonda foi destruída na atmosfera de Marte devido a um erro de navegação. A sonda deveria entrar na atmosfera do planeta a 150 km de altitude, mas entrou a apenas 57 km, o que causou a perda da sonda por fricção com a atmosfera marciana.

O erro foi causado pelos nasenses terráqueos que fizeram o uso de medidas inglesas para calcular os parâmetros para a manobra inserção orbital, enviando-os à nave, cujos sistemas, contudo, apenas realizavam cálculos no sistema métrico. Quanto custou este erro? Impressionantes 125 milhões de dólares! O melhor time de navegadores espaciais de toda a Via-Láctea desde Star Wars errou na hora de converter os sistemas métricos!

Americanos e ingleses são estranhos. Lá eles abastecem o carro em galões, bebe cerveja em pint, mede o peso em libra ou onça e medem a temperatura no bizarríssimo Fahrenheit.

E ainda chamam os Russos de estranhos e esquisitos…

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  Christian Gomes
10 anos atrás

isso tá começando a mudar. a temperatura nos EUA em diversos setores já é medido em Celsius…

um vizinho meu me disse que é uma tentativa de fazer a transição para o sistema métrico e se adequar ao mercado mundial…

tecnicamente não foi erro de cálculo e sim erro de interpretação. ele é pre-setado para um único sistema, 57 para o computador era 150KM ou 57NM, o engenheiro pensou que a unidade lia no sistema imperial e selecionou o valor em NM, o computador entendeu em KM e a merda foi feita…

o problema é que na Aviação o sistema de medidas é semelhante ao náutico, distancias em NM, velocidade em KTS, altitude em FT, pesos em LB. mas em vários países usa-se pesos em KG e volume em Metros Cúbicos ou Litros…

Janus
Janus
Reply to  Christian Gomes
10 anos atrás

Alguém me disse um dia (mas provavelmente é brincadeira) que os fazendeiros americanos também não querem a conversão para sistema métrico, pois desvaloriza suas terras. Ao invés de ficarem a “apenas 5 milhas” da cidade, ficariam mais distantes, “uns 8 quilômetros”. Ao invés de terem 50 acres, agora passariam a ter apenas “uns 20 hectares”. Também “gastariam mais combustível” em litros do que em galões. E por aí vai….

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  Janus
10 anos atrás

isso vai mudar logo logo porque os Latinos que estão nos EUA não usam o sistema imperial. é só ver nas embalagens de produtos vendidos nos EUA, as instruções em Espanhol dão medições no sistema métrico…

o Canadá passou a usar o sistema métrico e tá todo mundo muito tranquilo. claro que houve um período de transição mas segundo eles não foi tão complicado assim. hoje em dia eles vivem falando “porque não adotamos isso antes?”

Luiz Carlos
Luiz Carlos
10 anos atrás

Só digo duas coisas.

O piloto é um monstro.

Se eu fosse passageiro tinha morrido do coração.

Felipe Menhem
10 anos atrás

Flavio,

Infelizmente o avião não foi leiloado e continua lá no cemitério de Mojave.

http://www.cbc.ca/news/canada/manitoba/story/2013/04/14/mb-gimli-glider-0413.html

:(

Leonardo
Leonardo
10 anos atrás

Quer dizer, a espressão “inútil como uma buzina em avião” acabou de perder a validade para mim…

PRNDSL
PRNDSL
10 anos atrás

veja esta reportagem que estava junto com a notícia da venda do aparelho : http://business.financialpost.com/2013/07/18/gm-tesla/

Fernando
Fernando
10 anos atrás

Teve um programa chamado mayday desastres aéreos, onde conta essa estória. Só que agora só existe da parte 2 para frente no youtube. Segue o link:

http://www.youtube.com/watch?v=9PC2mkFqowk

Um abraço

Fernando

Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardi
Reply to  Fernando
10 anos atrás
Thiago Sabino
Thiago Sabino
10 anos atrás

Flavio

História fantástica, que celebrizou-se diante do ineditismo – à época – de um procedimento destes. O Boeing 767 era novinho, e dificilmente, uma pane dessas (a qual chamamos de dual flame-out) é raríssima. O comandante, que tinha a vivência do voo planado ( o qual chamamos de voo-a-vela) não se surpreendeu, já procurou um campo pra pouso, e veio.

Tempos depois, mais pro começo dos anos 2000, outro desse evento aconteceu, com um Airbus A330 da Air Transat, que teve um vazamento de combustível, saindo da américa do norte, pra europa. A uns 180km da ilha de Faro, os dois motores pararam, e o Airbus veio planando também, até chegar em terra firme.

De fato, aviadores que tem a experiência de voar planadores, refinam muito sua técnica de voo, bem como também praticar acrobacias.

Espetáculo a lembrança desse episódio. E a pena foi que, um avião desses tinha que ir pra algum museu, coisas assim….

Abraço!

Rubergil Jr
Rubergil Jr
10 anos atrás

Flávio dá uma olhada nesse vídeo: 10 best crosswind landings.
http://www.youtube.com/watch?v=dOx5Knk6S9I

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Rubergil Jr
10 anos atrás

Caranguejando, diferente de glissada..

Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardi
10 anos atrás

Melhor momento de todas as séries de investigações aéreas.
E olha que tem quase todas completas no youtube.

LHC
LHC
10 anos atrás

Dei muita risada com os pilotos correndo com um extintorzinho de 1kg após esfregar o nariz de um Boeing 767 no asfalto por 2km…
Licença poética à parte, a gliçada foi uma manobra de mestre e mereceu o final feliz.

Janus
Janus
Reply to  LHC
10 anos atrás

Não é a fonte mais confiável, mas na wiki consta que foi o pessoal da pista que correu com seus extintores para apagar o princípio de incêndio. Seria bem estranho mesmo os pilotos descerem correndo pra fazer isso.

Tuvuca
Tuvuca
10 anos atrás

Sabe onde descobri a história? Aqui: http://flaviogomes.warmup.com.br/2007/12/historia-para-o-natal/
E é verdade!

Tuvuca
Tuvuca
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Eu achei essa uma das mais fantásticas histórias da humanidade, sem exagero. Marcou na cabeça. Na época, você indicou esse ótimo texto aqui: http://www.hangar3.com.br/paginas.php?codigo=32. Já assisti esse episódio do “Mayday” (acho que é o “Mayday”) inteirinho no YouTube.

walter cardoso assis
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

caro flavio
gostaria que o amigo entrasse no meu site walter-maquetes.webnode.com e se pudesse piublicar nesta coluna ficaria muito grato.qualquer informação no meu email [email protected]
abraço
walter cardoso assis

Marcello
Marcello
10 anos atrás

Uma história espetacular, eu evitava sempre de contá-la por ser quase inacreditável. E consta que nos momentos finais, planando em silêncio, a tragédia foi evitada por um garoto que viu o bruto descendo e saiu de bicicleta gritando para as pessoas liberarem a pista.

Ricardo Bifulco
Ricardo Bifulco
10 anos atrás

Fizeram um filme a respeito deste vôo e eu assisti na TV há alguns anos. Pena que não gravei. :(

Janus
Janus
Reply to  Ricardo Bifulco
10 anos atrás

Acho que é esse o filme, não?

http://www.imdb.com/title/tt0113018/

Mas é uma adaptação, eu acho, o tal “baseado em fatos reais”.

Janus
Janus
Reply to  Janus
10 anos atrás

Nem o número do vôo original eles usaram.

regi nat rock
regi nat rock
10 anos atrás

Aqui a história completa. Um grande feito. Não é por nada mas a dona da pensão é piloto de planador e sempre afirmou que se o piloto não conhecesse planador (e seus truques de voo) teria se esborrachado no chão. Por isso não gosto de AirBus.(não há ligação fisica entreo joysteak e os equipamentos – só eletronica) Prefiro Boing (ligações eletro fisicas)

http://www.hangar3.com.br/paginas.php?codigo=32

Fernando Vieira
Reply to  regi nat rock
10 anos atrás

toda vez que alguém fala isso eu me inclino a concordar, mas aí eu lembro que aquele pouso milagroso no Hudson depois de pássaros detonarem os dois motores foi feito com um A320 e relaxo.

Aliandro Miranda
10 anos atrás

Já conhecia esta história.

E a conheci neste mesmo blog!

http://flaviogomes.warmup.com.br/2007/12/historia-para-o-natal/

Joca
Joca
10 anos atrás

Virou filme.

Márcio Montechese
Márcio Montechese
10 anos atrás

Flavio,
Realmente essa é uma história fantástica! Já contei ela muitas vezes pra amigos meus.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
10 anos atrás

Ele deu uma glisada, manche pra um lado, pedal pro outro, muito usado no garimpo, vc chega muito alto por causa da copa das arvores e a pista é muito curta. Quem tava atrás do avião deve ter se cagado todo, parece que a traseira quer passar a dianteira.

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

verdade. MAS nem todo passageiro gosta disso, e dependendo do tipo de carga que você carrega não dá pra fazer isso porque glissar faz a carga se mover dentro do Avião. se o avião tiver “cauda pesada” como o C210 isso pode ser um problemão…

o Gimli fez isso como último recurso, usar o spoiler/ground-spoiler é preferível quando se tem alguma margem de segurança porque não faz a carga passear lateralmente. se a pista fosse maior ele não teria glissado…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
10 anos atrás

*glissada

iRineu
10 anos atrás

Mudar de libra pra quilograma não é nada (tanto que o comandante conseguiu pousar o avião e de quebra ainda deve ter virado o quarto de milha abaixo de seis segundos). Foda é mudar de padrão Arno pra padrão G.E.

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
Reply to  iRineu
10 anos atrás

se é tão fácil porque os EUA se recusam a adotar o sistema métrico?

1) porque os EUA gostam de ser diferentes

2) porque uma vez redneck sempre redneck

3) porque assim deixam o mundo inteiro putos da vida ao ter de fazer embalagens nos 2 sistemas de medidas…

Lucas Carioli
10 anos atrás

Sou um assíduo telespectador das séries Desastres Aéreos que passa no Discovery e Nat Geo. Não pela tragédia mas pelo gosto pela aviação e suas histórias como essa que é uma das melhores.