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quinta-feira, 18 de julho de 2013 - 12:00Autódromos, Imprensa

NEW INTERLAGOS

SÃO PAULO (em frente) – A edição #40 de nossa Revista WARM UP traz hoje um extenso material sobre a reforma pela qual passará Interlagos para atender às necessidades da Fórmula 1. A obra trará alguns transtornos às categorias nacionais ao longo do ano que vem. Será necessário fechar a pista. A nova reta dos boxes, onde fica hoje a Reta Oposta, terá de ser alargada. A Curva do Lago será reconfigurada. E é prometido um recapeamento do traçado inteiro.

Eu já disse mais de uma vez que essa obra só é necessária para a F-1 e que, sendo assim, quem faz o GP de F-1 é que deveria pagar tudo. No fim das contas, o dinheiro nem sairá da Prefeitura, mas sim das verbas federais do Ministério do Turismo.

A prova de Interlagos nunca correu o risco alardeado pelo jornal “O Estado de S.Paulo” alguns meses atrás de sair do calendário no ano que vem. A reforma, inclusive, é para ser concluída em tempo para o GP do Brasil de 2015. Faz parte de um projeto de modernização do autódromo idealizado pelo prefeito anterior que, no entanto, deixou o cargo sem alocar verba para as obras.

Agora vão fazer e pronto. Vai ficar esquisito é para o público das arquibancadas fixas da atual Reta dos Boxes. Ele não terá mais a visão da atividade frenética do pitlane. Ficará de frente para boxes vazios — ou quase, já que as categorias de apoio ficarão instaladas ali. Soube ontem que a ideia é remover um andar do atual prédio dos boxes, para permitir que a turma dessas arquibancadas possa ter um horizonte, que seja, e não ficar com um paredão abandonado como cenário.

abre-reforma

87 comentários

  1. hausensson disse:

    Sei que é utopia isso, mas, pra mim, deveriam restaurar os dois traçados antigos, manter o atual também ( transformando Interlagos numa pista múltipla); manter a reta dos boxes atual e mandar o pessoal da F-1 e seus motorhomes de 20 andares ir catar coquinho!

    Mas isso não vai acontecer. vamos perder um grande pista só pra ter mais 6 aninhos de F-1, se muito…

  2. Talles Almeida disse:

    e lá se vai mais uma das curvas mais legais do “circo”…

    os pilotos deveriam fazer uma manifestação na paulista no próximo gp brasil

  3. marcos sartori disse:

    Se resolverem fazer uma arquibancada em frente ao box desta nova reforma ficaremos sem kartódromo!!!

  4. Antonio Eduardo Gomes disse:

    FG, não entendo: por que sempre uma curva fechada? Sempre mais do mesmo. Logo Interlagos, que é visto como um circuito diferenciado…

  5. Levi Davet disse:

    Considerando a ridícula situação do automobilismo brasileiro, é pedir muito que fizessem uma reforma geral do autódromo, possivelmente reativando a velha pista, o que faz muito sentido tendo em vista que Interlagos agora recebe o WEC e o traçado da F1 é muito curto para esse tipo de corrida na minha opinião.

    O projeto é muito semelhante ao que fizeram em Silverstone. A diferença é que lá mexeram no traçado e fizeram uma merda completa. O novo infield não tem nada a ver com Silverstone na minha opinião. Pelo menos o traçado antigo ainda está em uso.

  6. Luciano disse:

    Saindo um pouco do quadrado. Acho que interlagos deveria ficar como esta. Um novo autodromo deveria ser construído na região da anhanguera/Bandeirantes, perto do kartodromo Moa. Não teríamos problemas climáticos, seria ótimo para chagada e saída dos “torcedores”, das equipes pois estaria muito próximo á Viracopos. Tem rede hoteleira em Campinas (cara, mas tem). Mesmo fora de Sao Paulo (Capital), fica próximo, diminuindo a possível perda com a saída do evento. Ainda teria a estrutura de varias cidades boas, como Jundiai, Campinas, Ribeirão Preto. Vejo que a solicitação pelo traçado antigo não acaba nunca, com a saída do autodromo, poderíamos realizar pequenas obras e ressuscitar o traçado antigo, poderíamos colocar a F-truck, a Indy, balão, disco voador, show de rock, missa, MMA, etc. Nos temos que sair do quadrado. Autodromo novo já!

  7. Marcos Alvarenga disse:

    Não dava pra aproveitar e ressuscitar nem um pedacinho da pista antiga?

    Vamos continuar tendo a pista mais curta depois de Mônaco.

  8. alexandre disse:

    ebbbba!!!!!!!!!!!autodromo padrão fia?

  9. marcio disse:

    Sou prof. de arquitetura e curiosamente, no semestre passado, o tema de uma das disciplinas de projeto foi a requalificação do autódromo de Brasília. Os projetos das minha alunas (eram só meninas) dão de 10×0 nesse!

    OBS.: Estamos falando de sexto semestre de arquitetura, metade do curso.

    Vergonha alheia. Interlagos merecia mais que isso.

    M.

  10. gavión bueno disse:

    Hasta cuando el dueño del blog se quedará sin lograr de vuelta la figura del massimo bueno?
    Estamos todos muy pendientes de eso.
    Pueden intentar el cambio del diseño de Interlagos, como eso ridiculo diburro por ordenador, lo que importa es el tricampeonato del Fernando que yo voy a mirar desde mi televisión en mi casa en Madrid.
    Viva Alonso.
    Bajo el Vettel y Felipe.

    • Tiago Oliveira disse:

      dibujo, diburro o de burro?

      • Gavión Bueno disse:

        Para ustedes que solamente hablán Portugués, hacen un cursito de 01 año de Inglés y pensam ser los expertos en Lengua Estranjera, y ponen en sus Curriculum Vitae que dominan el idiona de Shakespeare para lograr um empleo mejor, diburro es um diseño hecho en manos, aunque la palabra diseño es más usada pra proyetos en ordenador.
        .
        Viva Alonso de Oviedo!!!

      • Ron disse:

        “… y ponen en sus Curriculum Vitae… ”
        Caro amigo hispanohablante, o plural de Curriculum Vitae é Curricula Vitae.

  11. massimo bueno disse:

    “Me cago na leche” com el nuevo Interlagos sin el “s” del Senna, que fué quedado fuera.
    Lo importante es que el Principe de las Asturias va a ser el campeón de esto año com una hermosa remontada en el “Alemónzito que no salió de las flaudas” Vettel, justo en el GP de Interlagos deste año, con su tricampionato inedito, lo cual yo y toda la torcida del Barsa estamos muy pendientes hasta novembro.
    Saludos a todos ustedes, los que aún tienes esperanzas en Felipe Massa.

  12. Paulo F. disse:

    Queria o velho circuito de volta! Sem essas v%#@z*&s!!

  13. Flávio disse:

    adeus setor G onde nós pobres ficavamos, agora vai ser o lugar mais caro

  14. Cleberson Costa disse:

    Flavio Gomes e Estádio 97? O programa de sexta será imperdível.

  15. Allan disse:

    Só eu achei medonho esse novo acesso aos boxes? Nao é mais facil fazer um acesso mais curto não?

  16. gera disse:

    Não gostei. Achei muito longa a entrada dos boxes e também não deveria ser
    ali. E o torcedor vai perder a movimentação dos boxes. A reforma deveria ser na pista
    como no traçado original.

  17. Airton Silva disse:

    Flavio, eu não conheço bem a topografia do lado dos fundos de Interlagos, mas não seria possível a reta oposta ser esticada mais ainda, talvez com uma leve curva para à direita após a nova linha de chegada prevista, terminar num grampo, como (arghh!) Hockenheim, e ao voltar tornar-se um “s” de alta ao se conectar de volta à antiga descida do lago?

  18. disse:

    E o túnel das carretas? Tesão seria fazer uma perna pegando no final da reta dos Boxes atual, fazendo a Curva Um e descendo para a oposta, sem o S do falecido.
    Também um “turístico” do antigo. Bernie morre logo, ou não?
    Nessas da reforma, o que estranhou foi a relação Futebol X F1.
    A Prefeitura de São Paulo tem a Parada Gay, a F1, a Indy,
    O Brasil a Confederações, Copa e Olimpíadas.
    E quanto o BRASIL faturou na Copa das Confederações, dados Oficiais:
    http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/estimativa-dos-gastos-de-turistas-durante-a-copa-das-confederacoes-e-de-r-311-milhoes
    Alguma das contas não está batendo….Relação Investimento X Retorno…

  19. Paulo Maffi disse:

    Só queria uma coisa de Interlagos – mesmo sabendo que é impossível e tal…-, a volta do traçado antigo e a possibilidade de imensas combinações dentro daquela pista! Com habilitações de padrões de F1, MotoGP, categorias nacionais (profissionais, amadoras e iniciantes), corridas de disco voador e o escambau! E, principalmente, uma 12 horas(ou 24) do WEC no traçado antigo! Seria um sonho, deveras, pois, se realmente isso acontecesse, talvez eu estria acordando na Alemanha, na França, nos EUA, na Austrália, no Japão…

  20. Elvys disse:

    Quero ver se vai ter passeata pelos gastos da reforma. E voltam os velhos slogans de patrocinadores

    #Vem pra rua – slogan da Fiat ;

    #O gigante acordou – slogan da Jhonny Walker;

    Vou lançar o meu:

    #@?!”$#>}$ – para manifestantes sem noção

  21. Luiz disse:

    Olá Flavio, não vi nos planos, há previsão para retirada de uma das arquibancadas para aumentar a área de escape na curva do Café? tendo em vista inclusive que os boxes sairão de lá. obrigado abcs

    • Toninho F1 disse:

      O aumento da área de escape do Café não está contemplada nesta reforma, porque a FIA entende que não há grandes riscos por lá então esse problema não é dela e sim da CBA. Os boxes atuais não serão retirados, assim como a torre de contrôle, que continuam a ser utilizados pelas categorias tupiniquins. Esta parte nova será usada exclusivamente pela F1 e por quem a International Promotions e a Globo autorizar. Então tudo ísto não será para o nosso bico!

  22. Mauro Batera disse:

    Que assim seja!

  23. Hector Brenta disse:

    Todo ano a mesma coisa, nunca vi um autodromo ser reformado todo ano, tenho medo, muito medo que Interlagos sofra o mesmo que Jacarepaguá.

  24. Gerson disse:

    Interlagos reformado/modernizado ao gosto da F1.

    A estrutura atual para o automobilismo nacional.

    E que tal o oval de Interlagos reaberto e reformado/modernizado para a Indy em SP???? (incluindo até a Fórmula Truck!)

    Pior que correr e assistir corrida no Anhembi/Marginal Tietê não fica!!

    “Interlagos Motor Speedway”.

    O futebol não tem “arenas multi-uso”?? Então, que tal um autódromo moderno com opções de traçados para diferentes categorias???????

  25. Thiago disse:

    No mínimo esquisito…

  26. Seinfeld disse:

    Acho que o ideal seria a parte nova, os novos boxes, apenas para a F1 e categorias “européias” de automobilismo e moto-velocidade que venham correr aqui…e manter a estrutura e os boxes atuais para as categorias de automobilismo e moto-velocidade nacionais, sulamericanas…

    Dá para manter e usar as duas estruturas…é que o “povo” daqui tem mania de reclamar de tudo: quando faz, se não faz, porque faz…

    E o antigo oval de Interlagos? Será que houve tanta reclamação de sua desativação? E adiantou reclamar?

  27. Ricardo Bigliazzi disse:

    Já que vão mudar o Autodromo, poderiam fazer como Nurburgring, “remasterizar o novo autodromo” ao mesmo tempo em que ressuscitam o traçado antigo.

    Já que iremos gastar a grana do Governo Federal (para essas coisas grana não falta… vide os mais de R$30.000.000.000,00 gastos nas obras da Copa). Poderiamos recuperar o traçado antigo ao mesmo tempo que colocariamos arquibancadas fixas (dois nives de preferencia) na atual reta oposta (que pelo jeito será renomeada como retão dos boxes… rs)

    Essa turma já estraçalhou o magnifico traçado antigo… seria o momento ideal de pagar essa divida com todos os amantes do automobilismo recuperando o berço do Automobilismo Nacional.

    Imperador

    • Ricardo Bigliazzi disse:

      Quanto às novas arquibancadas, acredito que tem como ressuscitar o traçado antigo e montar as novas arquibancadas que sugeri… pelo google dá para ver que tem espaço para tudo, basta um engenheiro criativo. E acredito que não ficaria tão caro… para isso precisariamos engenheiros criativos e empreiteiros e politicos honestos… bem isso já é outra historia.

      Imperador

      • gavión bueno disse:

        Ustedes no tienen engenieros como los de España.
        Pena…

      • Ricardo Bigliazzi disse:

        Relaxa… vamos deixá-los sossegados e desempregados por lá mesmo… já que não temos engeinheiros vamos chamar o Hermann Tilke para dar conta do recado.

      • Ricardo Bigliazzi disse:

        “engenheiros”

      • Caco disse:

        Concordo com você, Ricardo.

        Posso estar delirando, mas para reativar o antigo traçado, deverá solucionar as entradas/saídas dos boxes. Minha sugestão, seria um túnel em U ao lado dos novos boxes passando por baixo da curva do sol e saindo no meio do retão. A entrada do túnel ficaria bem ao lado da entrada do boxes para F1.
        A entrada para os boxes(no traçado antigo), seria um túnel em U com a entrada para do túnel do lado de fora do retão. Com um acostamento de 50 metros ou 100 metros, para o carro que sair do retão,não tenha que diminuir a velocidade se outro estiver atrás entrando junto. Teria um bom espaço para o detrás diminuir a velocidade antes de começar a decida para o túnel. O túnel terminaria ao lado da saída dos boxes F1.
        A curva 3, tem um barranco, uma rua e um terrena baldio. Poderia construir uma laje sobre a rua. Formando uma área de escape(mas túnel na periferia -sobre a rua – não sei se vai dar certo).
        Restaria reconstruir que as antigas curvas, do lago, sargento, e laranja(que ficava na atual (área de escape do laranjinha). A antiga curva do lago passaria por cima da futura saída dos boxes.
        Ficaria faltando a área de escape das curvas 1 e 2. Ou teria que desapropriar as casas ao lado, ou por aquele “muro macio”. Acho que chama soft wall.
        Ai teríamos 3 ótimos traçados em interlagos. Seria legal um WEC de 12 horas no antigo traçado ou DTM.

        Mas a economia do país cambaleando, e com tantas prioridades que não são atendidas para a população…
        Ficará na imaginação e na criatividade.

  28. Paulo Emilio disse:

    Como são inocentes ! Ainda sonham com a volta da circuito original, das curvas 1 e 2 ! Interlagos passará por nova intervenção para atender os interesses do Tio Bernie ! A maioria do publico não terá mais a visão dos boxes ! A ultima vez que estive me Interlagos foi no GP do Brasil de 1980 ! Aquilo sim é que era pista ! Confesso que dá um pouco de vontade de assistir a prova da Le Mans Series mas não passam de carros de formula com as rodas cobertas , em nada lembram os antigos sport protótipos que brilharam em Le Mans ! Enfim adeus Interlagos !

  29. Chico Luz disse:

    Já que o Ministério do Turismo tem verbas para reformar Interlagos, podia fazer o mesmo com os Autódromos de Brasília, Fortaleza, Goiânia, e outros, construir o de Deodoro e olhar pelos kartódromos abandonados Brasil a fora.

  30. Silvio disse:

    Flavio, eu sei que estou fora do assunto, mas tem um boato por ai que a Globo não transmitirá a corrida da Hungria por conta da visita do papa. É verdade?

    • Flavio Gomes disse:

      Bem fora do assunto. Não sei.

      • Luiz Souza disse:

        Sim é verdade !

        Do Bernardo Itri no “Painel FC” da Folha de S.Paulo: dia 28, o Grande Prêmio da Hungria não será transmitido devido à prioridade para a cobertura da visita do Papa Francisco ao Brasil no mesmo horário, se repetindo 2007, quando o GP da Espanha foi cortado na metade devido à missa do Papa Bento 16. Desta vez, nem sequer os comentaristas viajarão até a Europa para transmitir a F-1. Que a Globo passará o GP da Hungria em VT está nítido. Resta saber se integral ou compacto, e se o fato de não mostrar nem mesmo um pedacinho que fosse ao vivo permitiria ao SporTV exibi-lo completo ao vivo, igual foi no ano passado com a corrida nos Estados Unidos.

        Ou seja fuuuu

      • Levi Davet disse:

        Argh. Ninguém merece um mês sem F1.

  31. Murilo Camano disse:

    E o setor G, que era barato e divertido, vai ficar caro e cheio dos riquinhos, filhinhos de papai que não entendem nem gostam de F1….. Triste isso!

  32. Rodrigo Assis disse:

    Resumindo, dinheiro do povo Brasileiro mais uma vez.

  33. Rafael Chinini disse:

    pra quem é saudosista, é um murro na cara isso ai. S do Senna não será mais primeira curva! Reta Emerson, vai virar reta oposta. acabou a curva do lago, vão “tilkar” a curva igual fizeram com Hungria, entre outros. nesse caso, uma droga. não daria pra aumentar a área atrás dos boxes, levantando um “prédio” no abismo que tem ali?!

    agora, em termos de infra. podemos sair ganhando. uma estrutura bem melhor, finalmente arquibancadas fixas pra todos. espero que seja bem feito, pra não ter gambiarras pelo caminho!
    prevejo também valor dos ingressos indo as alturas, será?

    agora, falam tb do GP do Canadá! não tem pra onde crescer aquilo! é um parque, uma ilha! foda os caras acabarem com corridas tradicionais por causa de luxo! será que é tão sofrido assim uma ou outra corrida com estrutura mais simples?!

  34. carlos p. disse:

    Nunca tive o prazer de acessar o miolo do circuito, aparentemente é mais difícil + deveriam considerar aumentar a área de padock atrás da já existente. Vou sentir falta de assistir as largadas e entradas no box embaixo da sombra das árvores do setor A.

  35. Fernando disse:

    Eu achei essa nova saida dos boxes meio perigosa… Se um sai meio “vaca-brava” pode acontecer como em Cingapura onde o sujeito vai reto e cai…no meio da pista???

  36. Victor Dias Oliveira disse:

    Essa entrada dos boxes nova, no final da primeira perna do “S” do Senna, me parece perigosa. Não que a entrada atual não seja.

  37. Allez Alonso! disse:

    Sei não, essa matada na curva do lado vai fazer perder toda a graça do laranjinha. Nao vai ficar caro, em dois anos amortizam o investimento. Teremos tantos estádios padrão fifa, que nao custa nada termos um autodromo padrão fia, pelo menos usam interlagos, quero ver o que vai ser feito com um puta estádio em Cuiabá, se nem campeonato direito eles têm.

  38. Ulisses disse:

    O projeto já começou estranho … tá certo que é um croquizinho, mas já está dando medo.
    Pelo jeito vão construir a baixo custo os novos boxes, com isso, corre-se o risco de termos boxes de baixo custo (quase estandes) que só serão utilizados na F1, depois daquelas gambiarras todas para fazer a bagaça barata funcionar, e os os boxes atuais, que serão “semi-abandonados” para utilização das categorias nacionais, onde vai faltar água nos banheiros, portas de boxes quebradas, janelas sem vidros, sistema elétrico sem manutenção, etc etc …. aí vão inventar qualquer porcaria para utiliza-los para educação, saúde pública, criando um pronto atendimento dentro do autódromo com acesso durante a semana … enfim, faz-se uma merda sem planejamento para depois tentar adaptar-se ao impossível, aquelas bostas de projetos públicos que conhecemos muito bem.
    Quer apostar?

  39. Rodrigo disse:

    Tenho até medo de ver o preço dos ingressos depois da reforma…

  40. Ricardo disse:

    O proximo passo apos a reforma sera destruir o Kartodromo para construir algumas arquibancadas e areas VIP.

    • Luciano disse:

      Na mosca. Este projeto dos novos boxes ficam em frete ao kartodromo, que ja é meio abandonado. Para facilitar a entrada e saída dos VIPS vao abrir um portão pelo kartodromo, ou seja, by by kartodromo.

  41. RENE FERNANDES disse:

    ÔÔ País para gostar de maquete em 3D! O negócio é mexer pouco para não fazer cagada! Pode-se otimizar o traçado mas não alterar. O problema é de infraestrutura ( ou infra-estrutura? seilááporra…) dos serviços e acomodações. É muito zoneado. A relação preço/benefício é tendenciosa para abastados.Paga essa porra de conta, Bernie, seu velho sovina e muquirana! Se deixar com os pústulas que se dizem representantes oficiais do automobilismo brasileiro ( não generalizem…), FúFú! Ou é mal feito ou menos um…

  42. Sanzio disse:

    O que hoje são as partes nobres (setores B, M e Pit Lane Club), virarão um setor G da vida. Tirando as atividades de boxe, largadas e bandeiradas, a única coisa que você vê ali são os acidentes no S do Senna (isso se acontecerem na primeira perna). Nem pra falar que dá pra ter uma vista privilegiada da pista, dá. O que dá pra se enxergar dalí? 20%? O setor A te oferece muito mais visão do miolo da pista…

    Provavelmente construirão novas arquibancadas onde hoje ficam os setores G, F, R e S, com estrutura bem melhor do que as de atualmente. Pra quem vai ao autódromo de metrô vai ficar uma maravilha, pois diminui pra 1/4 o caminho a percorrer.

    Vamos ver no que dá… Torço para que fique bom!

  43. Filipe W disse:

    Interlagos fechado, Jacarepaguá destruído e Curitiba ameaçado de fechar, vai ser complicado achar onde correr.

  44. Creio que se perguntarmos ao público e aos pilotos, estes não concordariam com a reforma. Prefeririam deixar como está.

    Já jornalistas, não sei. Não sei o quanto a falta de espaço no paddock e nos boxes os atrapalham.

    Pelas equipes, sei que a grita é geral.

    Como o público vai continuar indo a Interlagos para ver a F-1, a despeito dos preços altíssimos dos ingressos, e os pilotos continuarão correndo no autódromo, creio que atender às necessidades cada vez mais megalômanas da F-1 seja realmente importante. Mesmo que o público não concorde as obras.

  45. Sávio Barbosa disse:

    eu não acredito q li isso. muda interlagos de novo! já não basta terem matado o circuito original e agora isso! vou me matar, tchau!

  46. Fernando Kesnault disse:

    Êta país esquisito esse Brasil…vive no automoblismo somente para ter f-1…e esquece de todas as suas categorias e outras tantas excelentes senão melhores pelo mundo…por isso só vai buraco abaixo…bando de retardados mentais pró-categoria falida f-1.

    O mundo nao se resume a apenas f-1, temos categorias maravilhosas pelo mundo como a V8 Supercars, NASCAR, GTs afins e até mesmo na vizinha Argentina a STC 2000 fantastica..

    Acordem…tamos precisando de um movimento de ruas no conceito mental dos fãs brasileiros de automobilismo..heheheh

  47. Jaime Boueri disse:

    Agora, aproveitando, podiam reativar o antigo circuito. Ou parte dele… As antigas curvas 1 e 2 ao invés de se utilizar o “S do Senna”. Que tal?!

  48. Anderson Antonio Lopes Rodrigues disse:

    Só deveriam pensar em fazer mais opções de traçado.

  49. Fabio Amparo disse:

    Tomara que o asfalto não se solte, como vimos em outras pistas por aí…

    Abraços

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