MENU

sábado, 22 de fevereiro de 2014 - 12:57F-1

FECHOU O BAR, HEIN?

nasrestreiaSÃO PAULO (tubaína neles) – Acabou a segunda perna da pré-temporada. Ontem à noite, se vocês leram o material do Nasr, havia uma dúvida se ele iria andar pela primeira vez com a Williams nos testes da semana que vem, ou no primeiro treino livre para o GP do Bahrein.

Andou hoje.

E não foi pouco, não. O brasileiro completou 87 voltas e fechou o dia com o quarto melhor tempo, um bom começo como piloto de F-1. Menos pela posição, muito mais pelo grande número de voltas, mais do que uma corrida inteira. Interessante.

Mas falaremos disso depois. Vamos à Red Bull. Gente do céu, o que está acontecendo com essa equipe? Parece o Fluminense, campeão brasileiro de 2012 e rebaixado no ano seguinte. Inacreditável.

Hoje, Ricciardo conseguiu completar só 15 voltas. Primeiro, um problema de software. Depois, um genérico “problema mecânico”. O desespero bateu. Não se sabe se o carro é bom ou ruim. Ele simplesmente não anda, não funciona. Desse jeito, o objetivo do time nas primeiras corridas do ano será não mais do que largar. Os quatro últimos dias de testes, semana que vem, que deveriam ser dedicados à sintonia fina para buscar desempenho, terão de ser usados única e exclusivamente para garantir que o RB10 saia do lugar na largada para o GP da Austrália. O melhor tempo de Ricardão foi mais de 6s pior que o de Rosberguinho, que voou hoje.

Nunca vi isso.

Nico fechou a semana com a melhor volta de todas, 1min33s283, depois de 83 voltas. A Mercedes, salvo alguma grande surpresa, abrirá a temporada como franca favorita às vitórias ao menos nas primeiras etapas. McLaren e Ferrari serão suas principais adversárias, mas até agora nenhuma delas brilhou na pré-temporada. Ambas foram apenas OK. Poucos problemas, mas performances discretas. Já dá para fazer um rascunho do início do campeonato. Pela ordem, Mercedes, McLaren, Ferrari, Force India e Williams. Oh, todos usam motores Mercedes! Verdade, com a exceção óbvia dos italianos.

A Force India teve seus gremlins hoje também, na transmissão. Isso permitiu a Pérez completar apenas 19 voltas. A Lotus, incrivelmente, concluiu com Maldonado um trabalho razoável de 59 voltas e nenhum grande drama de motor, o que a essa altura, para os renólicos, é um alento.

Sauber e Marussia se lascaram. A primeira descobriu algo muito errado no monocoque de Sutil e teve de trocar simplesmente o chassi. Aí, o máximo que o alemão conseguiu foi fazer sete voltinhas. Já os marússicos mandaram vir peças novas da sede, elas foram montadas no carro de Bianchi, mas o francês não andou muito: cinco voltinhas. Dia perdido para ambas. Como para a Toro Rosso: 19 voltinhas para Vergne. E para a Caterham: 21 voltas para Koba-Mito e Ericsson, somados.

Raikkonen bateu no final do dia, mas a Ferrari fez a dela, assim como a McLaren com Button. Percorreram um bom número de voltas e foi tudo razoavelmente bem. Kimi, ao perceber que o trabalho tinha terminado mais cedo, mandou um whatsapp para Vettel, com quem tinha combinado de se encontrar para um happy hour. Sebastian só respondeu meia hora depois, dizendo que ainda estava sonolento. O ferrarista não perdoou: “Também, ontem, você fechou o bar, hein?”.

Agora, Nasr. Foi a primeira vez que guiou um F-1. “É diferente de qualquer outro carro, pela potência, eficiência dos freios e downforce. Mas consegui passar informações para os engenheiros e foi um dia muito produtivo”, falou Felipe II. Biela Nelson, o engenheiro, elogiou: “Foi a primeira vez dele no carro, e ele mostrou muita sensibilidade, passou boas informações, trabalhou bem com os engenheiros e ainda foi rápido. Acho que a gente não poderia querer mais do que isso”.

Belíssimo começo.

91 comentários

  1. Chupez Alonso disse:

    Na realidade não tem a menor importância se a Red Bull e o Vettel estão bem ou estão mal. O que importa mesmo é que quem está bem e melhor não é a Ferrada e o Asonso, mas sim a
    Mercedes.

    Toda essa confusão de mudança de regulamento só foi armada para favorecer a Ferrada que não agüentava mais a Red Bull na frente.

    O Tiro saiu pela culatra e quem vai se dar bem são os times de motores Mercedes. Se eles não se autodestruírem, a alemã Mercedes e o alemão (mais um!) Rosberguinho serão campeões. Mas se não for eles que seja qualquer, menos a dupla picareta Asonso/Ferrada.

  2. Oi? disse:

    A Mercedes nao eh boba… Duvido muito que os motores da mclaren, Williams e force India sejam os mesmos da equipe principal…

    • Allez Alonso! disse:

      Pasqualito, teoricamente sim. A ECU é padrão, feita pela mclaren que também fornece o display de LCD que veremos nos volantes de alguns carros esse ano. Os motores precisam ser vistoriados pela FIA e são lacrados depois disso. Mesmo se entregarem motores diferentes, os engenheiros dos outros times devem ter meios de questionar a diferença de desempenho, velocidade final, regime de rpm, fluxo de combustível, análise da telemetria, etc. E como os motores são alugados, nem imagino a merda que pode dar caso se configure fraude, seria um tiro no pé. Taí um contrato que eu gostaria de ver, o de fornecimento de motores…

      • Oi? disse:

        Allez, acredito que em anos anteriores a Ferrari, por ex., não fornecia motores iguais – a equipe principal sempre ficava com as versões mais avançadas. Ainda que os motores mercedes sejam iguais, a equipe principal sai na frente pelo fato de o projeto ter sido concebido em volta do mercedao. Posso estar redondamente equivocado, mas acredito que veremos Hamilton na frente. Ou Rosberg.

  3. Luiz Aldo C. Leite Filho disse:

    Flávio, saudações!
    Nunca te escrevi, mas posso te dizer que sou muito teu fã!
    Acho tua escrita coisa incomum nestes dias de jornalismo até canalha!
    Nem vou falar das coisas que nos chateiam, deixa para lá!
    Mas eu queria te mostrar a notícia deste link aí abaixo.
    Certamente outros tantos vão te mandar, já que esta notícia é o teu retrato, cara!
    Imagino o quanto tu pagarias para rever um amigo como este após 40 anos de ausência!
    Cara, nem no teu RG tem algo tão parecido contigo!
    Sei que o canal certamente não é o adequado (se quiseres, nem publica, não precisa!), mas o importante é deixar o recado: tu me obrigarás a ficar fã da FOX (PUTZ!…)

    http://caranddriverbrasil.uol.com.br/blogs/da-redacao/fusca-roubado-ha-40-anos-volta-ao-dono/7188

  4. Vitão disse:

    Acabei de falar com uma amiga de uma agência de viagens, e ela deu uma boa explicação : a equipe não quer exceder o limite da quilometragem da locação do carro, porque a multa da Hertz é altissima,

  5. Vitão disse:

    Só pode ter black bloc inflitrado em Milton Keynes, não tem outra explicação !

  6. dyego disse:

    Tempos Bahrein:

    1. N. RosbergMercedes Grand Prix01:33.283892
    2. L. HamiltonMercedes Grand Prix01:34.263662.
    3. K. MagnussenMcLaren01:34.910452.
    4. J. ButtonMcLaren01:34.9761023
    5. N. HulkenbergForce India F101:36.445593
    6. F. AlonsoFerrari01:36.516964
    7. K. RaikkonenFerrari01:36.718814
    8. F. MassaWilliams01:37.066594
    9. E. GutiérrezSauber01:37.180945
    10. V. BottasWilliams01:37.3281156
    11. S. PerezForce India F101:37.367566
    12. F. NasrWilliams01:37.569875
    13. D. KvyatScuderia Toro Rosso01:38.974578
    14. P. MaldonadoLotus Renault01:38.707596
    15. D. RicciardoRed Bull01:39.837158
    16. K. KobayashiCaterham01:39.855657
    17. S. VettelRed Bull01:40.340568
    18. A. SutilSauber 01:40.443
    19. J. VergneScuderia Toro Rosso01:40.472199
    20. R. GrosjeanLotus Renault01:41.6701811
    21. R. FrijnsCaterham01:42.534
    22. M. EricssonCaterham01:42.9059611
    23. M. ChiltonMarussia01:42.51116
    24. J. BianchiMarussiano time

  7. Winston disse:

    Bem Flávio você ainda soltou o post sobre o cancelamento do GP Brasil de Moto GP então vou fazer meu comentário aqui mesmo.
    Aguem aqui ta assistindo o Aberto do Rio de Tenis?
    Vi uma partida ontem, domingo a tarde, sabe quantas pessoas tinham nas arquibancadas?
    Devia ter umas 20 ou trinta. E o evento ta bonito, arquibancadas bacanas, muito dinheiro gasto, transmissão do StorpTV e ninguém lá.
    Com a MotoGP vai um monte de aficionado assistir com certeza, mas sera que precisamos? sera que queremos? O evento se paga? A COPA vai se pagar, mas o resto se paga?

  8. askjao disse:

    Já pensou se a RedBull começa mal das pernas, se arruma e começa uma reação no campeonato, e o Vettel ganha o Penta justamente por causa da pontual dobrada no “bar, hein”? Aí a regra seria alterada proibindo pilotos que tivessem os nomes Vettel e Sebastian no mesmo nome…hahahaha

  9. Ulisses disse:

    Vamos esperar a Petrobrás encher o tanque da Williams.
    Anotem, eles vão dar um “pulo” para frente! Se vão ganhar, disputar o título, impossível saber!
    Mas, sem dúvida de que será o motor Mercedes que mais vai “virar”!

    • Ulisses disse:

      Aliás, esse vai ser o ano para conferirmos se o Vettel é realmente tudo isso.
      Alonso, Senna, Schumacher, Piquet (entre poucos) tiravam leite de pedra, foram campeões, correram com carros ruins marcando sempre seus pontinhos.
      Veremos …

      • Lucas disse:

        Se você chama as renault de Alonso, as ferrari de Schumi e as mclaren do Senna de pedra, acho que você precisa rever seus conceitos de carros ruins. TODOS os carros campeões eram, na pior das hipóteses, bem parecidos com os carros vice-campeões.
        Carro ruim ganha corrida, não campeonato.

      • Adriano disse:

        Então, meu caro amigo, acho que você não era nascido quando aconteceu o campeonato de 1991. Se aquela Mclaren empurrada por um fordeco era “bem parecida” com a Williams Renault com suspensão ativa do Mansel, realmente acho que o mundo perdeu completamente a lógica. Em 1991 o Senna ganhou no braço mesmo. E em 92 e 93 “tirou leite de pedra”, mesmo não ganhando o título. O mesmo vale para Schumacher quando perdeu para a imbatível Mclaren de Hakkinen. Perdeu, mas estava na disputa até o fim. Os grandes pilotos da história realmente conseguiram vencer campeonatos ou pelo menos equilibrá-los mesmo correndo com equipamento inferior. É claro que a inferioridade do equipamento não pode ser absurda, se não fica humanamente impossível tirar a diferença. Mas que o grande piloto só demonstra sua grandeza se conseguir competir sem ter o melhor carro, isso é fato.

      • Alberto disse:

        Adriano, se voce já era nascido talvez não esteja bem de memória mas em 1991 Senna guiava uma McLaren HONDA. Senna foi campeão sempre com o mesmo carro(McLaren) e o mesmo motor(Honda).

      • Robertom disse:

        Confundiu com 1993…
        O cara andou muito, e para mim fez sua melhor temporada, vice com aquele carro com 5 vitórias foi quase um milagre.

      • Lucas disse:

        Era nascido, tenho memória e hoje ainda sei ler e interpretar um texto.
        1- Senna NUNCA foi campeão guiando com outro motor que não um HONDA.
        2- Suspensão ativa e Williams imbatível ocorreu nos anos de 92 e 93.
        3- Falou bem sobre o Schumi, guiou muito, mas perdeu.
        De novo, carro ruim não vence campeonato.

      • Allez Alonso! disse:

        3 – Minha lista de campeões sem o melhor carro:
        1958 – Hawthorne
        1960 – Brabham
        1964 – Surtees
        1967 – Hulme
        1971 – Stewart
        1976 – Hunt
        1979 – Scheckter
        1982 – Rosberg
        1986 – Prost
        2009 – Button
        O melhor carro vence também os construtores, do meio da temporada pra frente, a rbr foi dominante em 2009. É subjetivo, mas é minha lista.

      • Ulisses disse:

        Caro Lucas, não falo dos campeonatos ganhos, e sim dos disputados (até o fim) com carros inferiores. Você se lembra quando Schumacher sentou na Jordan? Na vaga vaga que era do Roberto Moreno? Se não me engano foi em Monza (não lembro o ano). O alemão já disse ao mundo, ali mesmo, a que veio!
        Senna com aquela McLarem Ford “canceira” em pilotos com carros bem melhores!
        Alonso com a Ferrari do ano passado …

  10. Gus disse:

    Tudo bem que todo mundo quer Vettel provar o seu valor com um carro mais “normalzinho”, mas assim também é demais! Coitado….

  11. Eduardo Schmidt disse:

    É, acho que a briga pelo título será entre os dois pilotos da Mercedes, nesse caso aposto minhas fichas no Hamilton.

  12. jo lima disse:

    O Kimi fechou o bar e pagou pra todo mundo. Motivos não faltam = está numa equipe que paga em dia (rs), tem chance de ser campeão de novo; aí ele olha e nem vê a Lotus. Imagina o finlandês nessa carroça que a Lotus, pelo jeito, projetou?Se tivesse ficado na Lótus, provavelmente estaria mais no bar do que nas pistas(rs). Por isso, por justiça, ele tem que pagar todas e um pouco mais para o sujeito, na Ferrari, que mais ajudou para que ele retornasse à equipe, da qual ele foi mandado embora ( ou melhor, recebeu,acho, 20 milhões de euros pra ficar um ano sem correr -rs) = o seu amigo do peito, irmão camarada = Alonso (rs)

  13. Rodrigo disse:

    As coisas não andam nada fáceis na Lotus, ainda bem que existe Silver Tape!!!

    http://www.formula1.com/wi/gi/597×478/rTov/sutton/2013/dms1422fe203.jpg

  14. Gabriel disse:

    A Renault vai contratar o Sr. João Alfredo Dresch e sua equipe (http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2014/01/conheca-o-carro-eletrico-made-in-rs-4406791.html) para resolver os problemas no seu ‘sistema de propulsão’…

  15. Dyego disse:

    Não concordo muito com essa ordem que vc colocou.
    Vejo a Mercedes e McLaren bem a frente do resto. Mas, Ferrari, Williams e Force India na mesma batida. A Williams até um pouco melhor que os indianos..

  16. Winston disse:

    K D a Nascar Flavio?

  17. Sabugo disse:

    Como eu havia cantado a bola algumas semanas atrás nos comentários, a Renault nunca foi exatamente uma craque em fazer motores turbo. A despeito de obterem altas potências nos treinos, seus motores enfrentavam problemas de confiabilidade e superaquecimento.
    E pelo jeito, a coisa se repete…

  18. Pedro Fuscaldo disse:

    Flávio, andei pensando aqui e gostaria de uma opinião sua.

    Uma coisa que não tá encaixando nesse lance do Felipe Nasr ser piloto reserva da Williams com patrocínio do Banco do Brasil:

    O contrato dele com a Williams garante ao piloto andar em pelo menos 5 sextas-feiras no ano, além de já ter andado no Bahrein nessa semana de testes. O contrato é bem amarrado e, pra Frank Williams permitir isso, deve rolar uma grana altíssima.

    Entretanto, Bottas tem sido o novo queridinho da equipe, o piloto sendo preparado pra ser uma grande estrela (tanto que andou todas as sextas-feiras quando era piloto de testes deles) e Massa tem um contrato longo (acho que é mais de 3 anos), o piloto experiente pra levar a equipe à glória novamente (o que é possível, dada a reforma de pessoal que a Williams fez).

    Então, onde Nasr encaixa no futuro da Williams?

  19. Certa vez, você escreveu um artigo no lance! em que dizia que, ao contrário do futebol, na F-1 era impossível uma equipe campeã (à época, você disse Ferrari) em uma temporada virar a Minardi na outra. Já assistimos ao fenômeno Brawn em 2008-2009, será que nessa temporada A RedBull será responsável pelo ‘rebaixamento’ de equipe campeã à nanica?

  20. Anderson Pereira disse:

    A culpa é da Renault. O carro da Red Bull é bom, isso eu tenho certeza. O problema está no motor francês.
    Por isso eu não descarto a Red Bull na briga pelo titulo nem tão cedo.
    Quando eles pegarem a mão dos problemas, deslancham.
    Em 2012 eles tavam ruim mas no final embalaram e levaram o terceiro titulo.
    Não duvidem!

  21. Adriano Bachega disse:

    Com respeito ao Flávio e a todos os leitores,
    isso não é F1, é DTM.

  22. Paulinho disse:

    Pelo jeito, será o melhor campeonato dos últimos 15 ou 20 anos. Flávio (ou alguém que acompanha o blog), uma pergunta fora do post, você tem alguma informação sobre a inclusão do FOX 2 na grade de canais da NET????

  23. Mauricio Camargo disse:

    Será que a Red Bull não está blefando?

    • Ulisses disse:

      Acho que não.
      Os franceses demoram um pouco para projetarem e fabricarem novos motores, novos equipamentos. São mais lentos que alemães, italianos e japoneses, Mas depois que desenvolvem a bagaça, vira um foguete.
      Posso estar errado, mas acredito que a RedBull está fora da disputa do título nesse início de temporada.

    • Speed Racer da Mooca disse:

      E porquê ela faria isso? Em qual oportunidade eles testaram e desenvolveram o projeto se apenas os testes de pré temporada são permitidos?

  24. RenatoS. disse:

    Começo bem o Nasr. Escolheu o número 40!

  25. Luciano disse:

    Muito suspeita esta atitude! A Marusia pediu peças “nova” para a matriz. Há poucos dias o 69 voltou de um longo período de recuperação, lá pros lados de Moscow. Será que eles copiaram algum segredo, do Flavio Gomes e seu carro? Se isto for verdade ninguém segura a Marusia!

  26. Eddie disse:

    É o ano do Nico !!!!

  27. Ron disse:

    Esse ano está parecendo, até aqui, que será um campeonato de confiabilidade (apenas alguns carros completando as provas).
    Sobre a Red Bull: inacreditável mesmo (diria até que seria um truque, escondendo o jogo).

  28. alan disse:

    Geralmente a pre temporada e o banquete dos mendigos…..e quando a coisa e pra valer as feras dominam…., mas talvez este ano pelas mudancas tecnicas as coisas sejam deferentes, vamos esperar e conferir, mais competitividade dos rivais do Vettel seria bem visto,

  29. Marcelo de França disse:

    Biela Nelson é sacanagem…

  30. Moa disse:

    Ola Flavio… Ja tive seu email, mas perdi… Como sou leitor seu desde 97 no site warmup, do Boto do Reno e do seu blog diariamente (pode checkar acessos from Montreal/Toronto sou eu!!), permito-me escrever as linhas abaixo:
    Vc atraves de seus contatos nao consegue fazer chegar a FIA algumas sugestoes melhores (suas e de seus leitores), do que simplesmente fazer valer 50 pontos a ultima corrida?
    Sua ideias por exemplo para Interlagos sao interessantissimas…

    poderia ser um topico em seu blog… eis aqui uma sugestao…

    ja que a FIA (mais o Bernie q a FIA…) quer dar mais emocao ao final do campeonato, por que nao substituir a Qualificacao de Sabado dos ultimos 3 GPs por uma corrida de 50% do normal dando pontuacao um pouco abaixo da pontuacao normal?
    Eles largariam nesta corrida na posicao que ocupam no Campeonato de Pilotos e na corrida de domingo na posicao que eles chegarem nessa corrida!!!
    essa mini corrida de Sabado nao teria limitacao nenhuma de gasoline, de pneus e ainda contaria com um Motor (ok, ok, unidade de forca) extra somente para essas 3 Mini Corridas!
    Seria uma Mini Corrida, “no pau” o tempo todo! Do jeito que a turma gosta, e ai sim seria favoritos os carros de maior performance, ja que no Domingo o favorito sao os mais relugares/economicos…

    O que vc acha? Vamos fazer um “abaixo assinado” aqui no seu Blog???

    au revoir,
    MOA

  31. Marcelo disse:

    Se Newey é o responsável pelos títulos de Vettel, ele também leva culpa agora que o carro esta uma merda…

    20/02/14
    Renault diz que os problemas que surgiram em Jerez foram solucionados e que o motivo de os times não terem treinado mais ontem não é culpa deles.

    “Tentamos deixar tudo pronto para o primeiro dia de testes e podemos dizer que nossas unidades de potência estavam prontas para funcionar o quanto fosse exigido”, rebateu Remi Taffim, chefe de operações de pista da Renault.

    Mais complexos motores da F-1 viram motivos de dor de cabeça:
    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2014/02/1414951-mais-complexos-motores-da-f-1-viram-motivos-de-dor-de-cabeca-para-equipes.shtml

  32. Rafael Chinini disse:

    SE a performance das equipes forem iguais dos treinos, somando dos carros por equipe, a Williams ta brigando ali do 5º ao 10º parece.

    • Marcelo Martinez disse:

      Não concordo com você quando diz que Force India tá na frente da Willians. Pelo que a Willians já fez em quilometragem e os tempos, acho que eles estão na frente da Force India.
      Na minha opinião a Mercedes é que mais evoluiu seu bólido, seguido pela Ferrari, McLaren e depois Willians.
      Pelo sua coloção a Willians é a que está mais atrasada das equipes com motor Mercedes. Porém, discordo, uma vez que pela velocidade e confiabilidade eles estão um pouco atrás na McLaren.
      Agora, realmente, foi correto a mudança do regulamento. Conseguiram, pelo menos por enquanto, dar uma equiparada, numa F1 que se tornara um desfile de carros da 1ª a 10ª posição no passodo. Esse ano, acho que o bicho vai pegar!!

  33. Clenio Azevedo Vilela disse:

    Pela ordem, como você disse, está colocando a Force India à frente da Williams. Pensa assim mesmo?

  34. Ayn Rand disse:

    Flávio, se fosse para você apostar 1 R$, e quem apostaria, no Hamilton ou no Rosberg?

    Pensaria igual o Bernie?

  35. Daniel Lemes disse:

    Pelo menos as Vettelzetes terão um ano cheio: ou o muso vai provar que é fera com uma carroça instável ou vai provar de vez que só ganhava (ou era uns 70%) por causa do carro.

  36. Charles disse:

    Flavio,

    Ao que tudo indica a Ferrari vai apanhar das Mercedes e McLarens, disputando ali no máximo o terceiro lugar no pódio das corridas, acha que o nosso amigo aloncêntrico (que defende a teoria ptolomaica que determina que o Alonso é o centro do Universo – entenda equipe – e que as demais peças devem orbitar em torno dele) iria surtar levando esta surra? ou mais: se ele for superado por Kimi?

    • Allez Alonso! disse:

      Veremos. Primeiro você vai ter que ver Vettel fazer algo de especial com um carro ruim, tipo passar pro q3 ou vencer uma corrida com uma draga, como fez o Alonso na Malásia e em Valência, Monza, Inglaterra… Depois veremos se o Vettel vai bater facilmente o Ricciardo. No Bahrein, levou 4 décimos… Piloto que é piloto não gosta de perder nem partida de vídeo game, isso dá confiança pro adversário. Enquanto isso, Alonso foi mais rápido que Kimi e esse, tão aclamado, estampou a Ferrari no muro. Acho que já ta hora de enxergar o óbvio, mas quando começar a temporada vai ficar melhor. Não duvide da rbr, eles vem forte, tem grana e sabem desenvolver o carro, mas the Worker finalmente vai ter trabalho, carro dois segundos por volta mais rápido não vai ter mais.

    • Speed Racer da Mooca disse:

      Também acho que o Alonso andará mais que o Kimi Raikkonen na briga interna da equipe. Porém a Ferrari, ao que parece, perdeu a mão dos bons projetos, pois na oportunidade em que a Red Bull finalmente aparenta ter problemas mais sérios que nos inícios de temporadas passadas, chegam McLaren e Mercedes dominando a pré temporada. Ou seja, vão se alterar as equipes dominantes e a Ferrari, ao que se indica, deverá ficar de fora. Não são exatamente conclusões do que será a temporada, mas é o que se pode interpretar nos tempos até aqui.

  37. Adriano disse:

    Flavio,

    O bico da Lotus é assimétrico mesmo ou estou ficando maluco?

  38. ALEX B. disse:

    Cairam as vendas de isotônicos???

  39. carlos lima disse:

    Flavio, já disse e repito que o melhor da Fórmula 1 é ler teus textos após treinos, corridas etc. Informação, estilo e bom humor fazem tua verve. É leitura imprescindível.
    “Belíssimo começo”. Bravo!

  40. FAGNER ANDRE disse:

    parece o fluminense… foi otimo…
    bom para os felipes..

  41. Anonimo disse:

    Acho que com tantas quebras a chance de vermos algumas “Life” quebrando com poucas voltas nos treinos é bem considerável.

    Não falta muito pra chegar o GP da Austrália e vários carros continuam com problemas e poucas voltas de confiabilidade.

    A RedBull por exemplo ainda não conseguiu completar nem metade de um GP sem dar problema…

  42. Raphael Teixeira disse:

    E essa pintura da Martini agora hein? será que v”ao cagar tudo com a logo do banco do brasil na parte de trás? rezemos.

  43. Formiga disse:

    Oi Flavio

    Sou leitor do seu site desde o tempode warmup, uma característica importante dele é um bom jornalismo. no entanto nos últimos tempos parece que está havendo uma busca por sensacionalismo nos títulos dos posts e também no conteúdo. Parece até que voce contratou algum reporter do UOL/FOLHA.

    Se o intuito do site é trazer informação lucida acho que em alguns momentos está perdendo a mão. Veja o post aobre Redbull nanica e o avalie sobre o ponto de vista jornalistico. Se uma pessoa que não tem informação maior poderia até acreditar.

    Em nenhum momento foi colocado que os times estariam treinando com diferentes xargas de combystivel e pneu apenas para citar o mais óbvio. No mundo de péssimo jornalismo que temos no Brasil o GP é um dos poucos oasis em que podemos ter informação segura. Por favor não deixe a peteca cair.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *