MENU

terça-feira, 13 de maio de 2014 - 19:33DKW & cia.

EM INGOLSTADT


SÃO PAULO (e daí?) – Sei que é repeteco, mas explico. Primeiro, foi pouco visto e merece mais. Depois, porque no fim de semana sigo para a Alemanha, requisitado pela Audi, para participar da abertura de uma mostra no museu de Ingolstadt sobre DKW e Brasil. Isso mesmo. Parece que vou dar até entrevista. E essa história toda começou por causa do Malzoni #7 — que infelizmente não vai ser levado para lá; a ideia inicial era levar ele e o Carcará II do Trevisan, mas aconteceu algo aqui no Brasil, na organização, que acabou melando o que, para mim, era fundamental.

Explico de novo. Foi por causa das lembranças dessa corrida, as Mil Milhas de 1966, que Emerson Fittipaldi, num festival de Goodwood, se aproximou dos Auto Union expostos e contou aos que estavam por perto que tinha disputado uma prova de DKW no Brasil. E quase ganhou.

Peter Kober, da Audi Tradition, guardou aquilo na cabeça e poucos meses depois a gente se conheceu, quando ofereci o #96 para o museu das quatro argolas. Ele agradeceu, mas queria saber mesmo era da história do tal Malzoni DKW e do Emerson. Contei. E a partir de então nasceu uma grande amizade e uma ligação forte da Audi Tradition com o Brasil, porque os caras sabiam muito pouco da história da Vemag.

Hoje, três DKWs brasileiros fazem parte do acervo da Audi: um Malzoni, um Belcar 1967 e um Fissore 1965. Estarão expostos nessa mostra que será aberta na semana que vem em Ingolstadt, para contar um pouco da trajetória da Vemag e da presença das pequenas maravilhas por aqui.

E é isso.

8 comentários

  1. Mario Alves disse:

    FG, tenho umas fotos antigas da cidade de Matão (meus pais viveram lá) e onde, na fazenda Chimbó, Genaro “Rino” Malzoni, produziu o famoso GT Malzoni (e posteriormente o Puma-DKW), construído sob a mecânica da DKW-Vemag. Tenho fotos o protótipo do GT Malzoni em arame e com o Kiko, filho do Rino Malzoni ao volante. Como eu faço para passar a você? Já mandei, tempos atrás, um e-mail para o lazarento do Fábio Seixas com as fotos e pedi para ele repassar à você, mas aposto que ele não fez nada.

  2. Acarloz disse:

    Tem sempre alguém pra melar…. Mande fotos !

  3. Marcos disse:

    Vai dar tempo de uma passadinha no Nordschleife ? Aliás, você nunca comentou se já guiou lá…

    Se nunca foi, CACETE, tá esperando o quê ? Entra no site da RSR e reserva ao menos um Megane RS… vale cada centavo.

  4. askjao disse:

    Chique. Traz um Bala12 para mim…

  5. João Carlos Bifulco disse:

    Eu vi essa barata correr nas Mil Milhas de 66. Minha corrida inesquecível!

  6. gilberto v. de sousa disse:

    MUITO BOM .

  7. RENE FERNANDES disse:

    Que legal! Traga muitas histórias e fotos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>