MENU

quarta-feira, 14 de maio de 2014 - 20:10Colunas Apex

JUNG, 200

apex200SÃO PAULO (parabéns!) – E hoje nosso batera Andre Jung publica sua 200ª coluna no Grande Prêmio! E o tema, ilustrado pela sempre linda Marta Oliveira, mulher do Andre, é a pressão que uma hora vai recair sobre Felipe Massa. Na opinião do colunista, o GP da Espanha foi uma das piores corridas do brasileiro, que não tem justificado a confiança que recebeu da Williams.

É, de fato, um ano complicado para Felipe. Que começou bem, com ótimas perspectivas, mas está derrapando. Cabe a ele não bater no muro.

57 comentários

  1. Tuta disse:

    Podemos não ter piloto, mas de colunista estamos bem! Parabéns André pelo aniversário!

  2. Silvio disse:

    Felipe tem que reaprender a dirigir um F1. O modo de pilotagem dele acaba com os pneus.antes dos outros pilotos. Isso já vinha acontecendo na Ferrari e agora também na Williams. O triste é que ele não consegue um plano B na sua forma de pilotagem e como ele não é um piloto extra série, nenhuma equipe vai construir um carro ao seu modo de dirigir.

  3. aatrcoutinho disse:

    Para Massa conseguir outro contrato na F1, agora tem apenas uma alternativa: dar finalmente uma volta por cima como nos bons tempos de Ferrari e superar Bottas o resto do ano. Se não, estaremos assistindo seus últimos GPs na fórmula 1. E pior, o único brasileiro que pode correr por estes tempos na F1 será outro Felipe (Nash), mas ainda somente se conseguir ganhar o campeonato na GP2, o que é necessário para um piloto com 3 anos na categoria. Ou seja, os brasileiros estão pressionados dos dois lados, um para sair e outro para entrar. Se for pelo histórico dos últimos anos, acho que vamos estourar em ambos os lados e ficar sem nenhum brasileiro na F1. Então, rezo para ter uma grande surpresa o resto desse ano.

  4. Alexandre disse:

    Mudou muita coisa na F1 esse ano, só não mudou o Massa sempre atrás do companheiro de equipe…

  5. Luís disse:

    Aposto que a próxima corrida do Felipe vai ser muito boa!

  6. Alberto Allatere disse:

    O massa é piada.

  7. EduardoRS disse:

    Eu tenho a opinião de que o acidente na Hungria mudou o Massa. Ele era um pouco mais rápido antes do episódio, e MUITO mais combativo. Hoje ele é um piloto apático, que dá sono só de olhar. E certamente perdeu alguns décimos de segundo por volta. Antes do acidente, tanto na Sauber quanto na Ferrari, conseguia algumas voltas de classificação muito boas, agora não acerta mais umazinha sequer. Também era capaz de manter um ritmo forte de corrida por tempo prolongado. Depois da molada, ele parece se esvair em poucas voltas e cai numa espécie de limbo da metade da prova em diante.

    Concordo com o amigo que comentou que os danos da mola do carro do Barrichello foram mais do que físicos. Parece realmente que a mola estava carregada com o estado de espírito do Barrica, e o Massa incorporou a atitude dele. Uma pena, pois ao mesmo tempo que o Massa nunca foi um fenômeno, ele era um piloto forte e tinha sim os ingredientes pra lutar por títulos. Hoje não tem mais.

    E o Nasr também não é essa coisa toda. É piloto de meio de grid.

  8. Zé Maria disse:

    Nem perco mais meu tempo com o Sr. “Fernando-Is-Faster-Than-You”!!
    Não vale a pena. . .simples assim!

  9. José disse:

    Quer acabar com qualquer carreira de piloto? Vá para a Ferrari.

  10. RENE FERNANDES disse:

    FRANGO VELHO É SÓ NA PRESSÃO QUE FICA BOM!

  11. Israel Cesar Ribeiro disse:

    Impressionante o texto do Andre Jung!! Sem nenhuma ofensa ao Massa ou a seus “esperançosos” fãs, conseguiu expressar de forma simples o que todos que entendem de F1 já enxergaram a um bom tempo. Antes, apesar de eu nunca ter sido fã do Massa, pelo menos eu respeitava ele. Hoje não mais!! Acho que aquela mola que voou do carro do Rubinho em 2009 acertando a cabeça do sujeito não representou só uma lesão física: representou também (assim como representa a tocha olímpica) o repasse da coroa de piloto mais chorão do grid, carregado também de doses estratosféricas de ziquizira.

    • Israel Cesar Ribeiro disse:

      Só completando, o que falta no Felipe é 1 único item: RAÇA!! Ele tem que mostrar quem é o melhor e quem manda na casa. Piquet em 1987 foi super prejudicado pela equipe Williams, já que eles queriam fazer um inglês (Mansel) campeão mundial; para piorar, o favorecido da equipe acelerava muito e era indiscutivelmente mais rápido que Piquet. Acontece que Piquet é uma pessoa muito geniosa (e raçudo) e não aceitou a condição imposta pela equipe: simplesmente aproveitou os momentos de fraqueza do Mansel (que apesar da habilidade jogava pontos fora frequentemente) e foi campeão em 1987 lutando contra tudo e contra todos. Que pena que o Brasil não tem mais pilotos assim…

  12. Diego disse:

    Acho que a imprensa pressiona demais …. deixa o cara correr em paz …. ele é ruim e todos sabemos disso, só devemos pressionar quem pode nos dar algo …. e ninguém garante que o nasr que nunca correu na f1 e ganhou a primeira na gp2 em 3 anos vá fazer algo melhor,pelo contrário, ainda podem queimar uma jovem promessa brasileira

  13. Caipira disse:

    Bernie disse que Massa eh o piloto mais azarado q ele ja viu, concordo em parte, mas fico com Piquet, que disse (por experiencia propria na Tamburello), que todos os pilotos perdem velocidade depois de um acidente “legal”.

    • ms disse:

      e olha que Piquet até podia perder velocidade pq tinha reservas (sua velocidade sempre bem acima da média) agora massa, com o acidente, perdeu a velocidade e consistência em sua pilotagem que o tornavam competitivo em relação aos demais pilotos…..resumindo a história, o começo do fim para massa teve início depois que tomou aquela mola na cabeça e se eu fosse ele pegava meu boné e saia de fininho pq sua situação não tem mais conserto e ficar insistindo por mais tempo na F1 só vai piorar ainda mais as coisas pro seu lado aliás, é o que já está acontecendo…..

  14. José disse:

    É visível a lentidão de Massa esse ano, não precisa nem usar cronômetro para confirmar sua lerdeza.
    Costuma largar muito bem e depois da segunda ou terceira volta parece se acomodar.
    No último GP a entrada de curva do piloto era ridícula todos que estavam a um ou dois segundos encostavam em sua traseira só não ficou mais para trás por seu carro ser muito bom de motor e aerodinâmica em retas.
    Os carros parecem exigir mais dos pilotos esse ano , os mais habilidosos mostrarão sua superioridade facilmente, quem gosta de dirigir carros de autorama como era até o ano passado vai se dar muito mal.
    Se Massa continuar a ser lento em corrida seu futuro está comprometido na categoria.

  15. Nilton Marcelino disse:

    Todo final-de-semana de F1 é sempre assim:
    Galvão narrando a última tentativa do Massa:
    “Felipe Massa vai fechar a volta”
    Aí entra o Reginaldo ou Burti ou Barrichello dizendo:
    “Hum… ele deve ter cometido alguma erradinha. Uma pena, ele tinha tudo para estar os X primeiros”.

  16. Ulisses disse:

    Ainda sou otimista com relação ao Massa.
    Só estão faltando os resultados, que não vem por algum azar ou pequenas cagadas dele e as vezes, da equipe.
    Agora, dizer que é um futuro campeão …..

  17. carlos lima disse:

    E parabéns, também, ao Grande Prêmio pelos colunistas excepcionais. Bravo!

  18. carlos lima disse:

    Sensacional! Parabéns ao Andre Jung, Bravo!

  19. José Luiz disse:

    Terminar o comentário com “Cabe a ele não bater no muro” às vésperas do GP de Mônaco irônico (ou profético).

  20. askjao disse:

    Preciso na avaliação. Massa precisa mostrar resultado, e não falo nem de ser campeão, mas de se fazer aquilo que se espera de um piloto de ponta, que é tirar leite de pedra. Se continuar assim, teremos mais 1 temporada apenas dele, e depois, adeus!

  21. Sil C San disse:

    A Globo (Galvão Bueno) criou um grande piloto que nunca existiu, pode lá ter suas qualidades, mas nunca passou de mediano. Nada contra o cara, mas chega uma hora que a gente cansa de tantas desculpas….

  22. Evandro disse:

    Pra quem se meteu a querer aconselhar o Rubinho tá pagando pior que ele……mas o ponto alto da temporada vai acontecer se ele perder o lugar durante o campeonato substituído por……….uma mulher!!!! Suprema vergonha para os Brasileiros……podem enfiar a viola no saco e vir correr de kartinho nos Shopping da vida. Por isso é bom esse MIOJO reagir e mostrar alguma coisa acelerando mais e falando menos.

  23. Eduardo disse:

    Um piloto mediano, só isso!

  24. Felipe Stahnke disse:

    Muito legais as colunas do André.

    Sugiro só que lá no site, ao término das colunas, fique um pequeno índice com as colunas antigas. As vezes aparece na matérias relacionadas e não tem um link no menu superior para as colunas. Perdi algumas e queria ler mas achei bem ruim de encontrar via site.

  25. Ricardo Sarmento disse:

    Fico impressionado como certas coisas só acontecem com ele. De repente tudo dá errado, a famigerada sorte de campeão nunca está ao seu lado, e depois é só lamentos. Aliás, pensando bem, essas coisas não acontecem somente com ele, tinha um certo piloto ex-Brawn GP e Ferrari, que….

  26. Na minha modesta opinião a carreira do Massa na fórmula 1 está perto do fim se é que já não acabou, a impressão que se tem é de que ele não tem mais a garra e a vontade que tinha antes parece estacionado, confortado com tudo que acontece uma desculpa aqui outra ali e ele vai levando até onde for possível antes de chutarem seu traseiro é uma pena pois depois da temporada de 2006 parecia que era questão de tempo para ser campeão quase conseguiu em 2008 faltou cabeça e um pouco de sorte depois veio a mola do Barrica e aí a vaca foi pro brejo de vez, hoje ele teria que ter muito mais garra e determinação para abafar o ímpeto do menino Bottas que é mesmo muito bom piloto, mas parece que Massa já se conformou em ver o garoto largar e chegar na sua frente, resta a nós agora esperar pelo outro Felipe que demorou mas enfim ganhou na gp2 que os bons ventos o tragam pois o Massa já foi.

  27. JDFortuna disse:

    Que o Felipe não é o mesmo depois do acidente, parece claro, mas maia claro e nada me tira isso da cabeça é que o Smedley prejudica. Felipe tem de acordar pra isso antes amargue fim de carreira de forma lamentável.

  28. Charles disse:

    FG, o André Jung já foi baterista do Titãs?

  29. Maurício Freitas disse:

    O André Jung tocou exatamente no ponto em que eu fiquei pensando depois da prova: como o Massa pode fazer uma corrida tão ruim?
    Eu assistia o Vettel fazendo tudo aquilo e o Massa nada daquilo. E ainda teve a decepção dos treinos, quando fez apenas o 9º tempo.
    Parece-me que a autoconfiança dele está escoando pelo ralo.
    A seu favor, no entanto, lembro que o Massa, não sei o porquê, costuma iniciar muito mal os campeonatos e reage ao longo do ano.
    Vamos ver se consegue desta vez, senão é forca.

  30. Helton Fernandes] disse:

    O pico da carreira no Massa foi 2008. Depois do pico todo mundo já sabe o que vem. A parte descendente da curva. Foi um baita lance de sorte conseguir um lugar na Willians. Não acredito que o Frank esteja especialmente feliz com o desempenho do Massa.

  31. Helton Fernandes] disse:

    o pico da carreira no massa foi 2008. depois do pico, todo mundo já sabe o que vem. a parte descendente da curva. Foi um baita lance de sorte conseguir um lugar na Willians. Não acredito q

  32. Alexandre disse:

    Acho que foi a melhor analise sobre a corrida de Massa, ele foi péssimo, ao ver a Ferrari ultrapassar a Lotus na reta e ele não conseguir é lamentavel. Precisa urgente se encontrar. Vai começar a tomar pau do Bottas.

  33. Jonatas disse:

    Jung escreve suas colunas como espectador, e nessa condição adiciona muito pouco. Suas colunas são previsíveis e recheadas de obviedades. Inclusive, a forma burocrática com que escreve lembra a forma como Felipe tem guiado. É o roto falando do rasgado.

    • Flavio Gomes disse:

      Não leia. Simples.

    • Marc disse:

      Minha opinião é bem diferente. O estilo de escrita do Jung é algo diferente e, é sempre uma satisfação enorme ler seus textos (Gosto bastante do enquanto isso…). É como receber uma ótima análise de uma corrida durante uma conversa informal, o que complementa de forma muito interessante as análises tecnicas que os outros (Jornalistas) apresentam. Aliás, tenho um sentimento parecido com os bons textos do Capelli que felizmente estão voltando. Flavio, parabens pela escolha dos colaboradores/colunistas.

  34. Carlos Almo disse:

    Discordo, em parte.
    Todos na equipe sabem da qualidade das infirmaçoes passadas por Massa. Tanto que na Espanha Bottas acabou por usar o acerto do brasileiro em seu carro por ter cedido seu carro no TL 1 para Nasr (fato que ferrou Senna sobrinho no passado cedendo seu carro ao mesmo Bottas).
    Agora, o que acontece con Massa nas corridas que eh foda ! Como Rosberg fez em relaçao a Hamilton, ele tem de pegar os graficos e entabular tudo e se corrigir. Se for o caso, depressa.
    Mesmo a midia especializada, como o GP, nao sabe bem o que pode ter havido dentro do carro dele.
    Nao eh un piloto de outro planeta, mad eh um otimo piloto sim, senao nao teria passado os anos todos que passou guiando uma Ferrari.

  35. Rodrigo disse:

    Quarta vitória de Hamilton e nenhuma linha sobre ele? Aí não dá.

  36. Marcelo disse:

    Melhor Felipe Massa esquecer essa história de esporte a motor, compra uma “Bobber”, uma jaqueta, luvas, ‘bottas’ (tudo em couro), e sai rasgando de raiva pelo mundo…
    http://www.motorcyclenews.com/upload/260641/images/bonneville-bobber.jpg

    Aproveita e compra o CD do eterno Serguei, com a música “as alucinações de Serguei”
    http://www.youtube.com/watch?v=vX6QRGoUUhU

    Vocês gostam de Vanderléia? (Não!)

    Vocês gostam do rei Roberto Carlos? (Não!)

    Vocês gostam de Serguei? (…)

    Então eu vou cantar as minhas alucinações…

  37. Luciano disse:

    O pior dos piores. Nunca foi bom!

  38. paulogiannella disse:

    ESSE FELIPE E RUIM MESMO…

  39. Paulo Pinto disse:

    Um piloto que se encontra na sua 12º temporada, com 196 GPs disputados e que passou da hora de ser campeão (somente Schumacher levantou título após o GP 200), dando mostras de progressiva decadência, não tem mais o que mostrar, que já não tenha sido mostrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *