NA ILHA (1)

expo67aRIO (all right) – F-1 é cultura. O circuito Gilles Villeneuve fica numa ilha artificial, a Ilha de Notre Dame, ou Île Notre-Dame, no original, com este belo acento circunflexo no “i”, construída para hospedar a Expo 67 — uma daquelas exposições universais cheias de pavilhões de países querendo se mostrar uns mais que os outros. No caso, era para celebrar o centenário do Canadá.

Usaram 15 milhões de toneladas de pedras que foram extraídas do subsolo de Montreal para a construção do metrô, poucos anos antes. Depois que acabou, a maioria dos pavilhões foi desmontada. Alguns ficaram, os mais bonitos. Tem um cassino lá que era pavilhão da França, creio. Foi o que me disseram uma vez.

A ilha virou parque, parte dela foi usada para os Jogos Olímpicos de 1976 (os quebequianos ficaram pagando um imposto especial por anos para zerar as contas, e odeiam as Olimpíadas por isso) e a pista foi montada lá.  Por isso “Na ilha”, sacaram? E por isso as fotos dos pavilhões, como esse da URSS, sacaram?

Tudo devidamente sacado, vamos à F-1.

Do jeito que deu, acompanhei os trabalhos de Montreal hoje. Sei que Alonso foi o mais rápido de manhã, enchendo de esperança aqueles que torcem para que alguém breque a Mercedes neste ano. Bobagem pura, até os mais esperançosos sabem que primeiro treino livre de sexta-feira, em qualquer canto, não significa muito. Ao fim do dia, Hamilton colocou ordem no galinheiro e fechou a segunda sessão com 0s175 de vantagem para Rosberguinho e 0s455 para Vettel, o terceiro, líder da rapa.

O ponto fora da curva de hoje foi Ricciardo, em 12°. Também não quer dizer grande coisa. Apenas notei porque estava legal a sequência de duplinhas com Mercedes em 1-2, Ferrari em 4-5, Williams em 6-7, McLaren em 8-9. Também teve Force India em 13-14, Sauber em 16-17 e Caterham em 20-21. Sete pares. Montreal é mais ou menos assim sempre, por ser uma pista relativamente simples. As diferenças entre companheiros de equipe acabam sendo pouco relevantes.

Massa, que tinha tido problemas pela manhã, resolveu as pendengas técnicas à tarde e ficou em sexto. Deve andar bem a Williams no Canadá, porque seus carros são bons de reta. E não falta reta no circuito Gilles Villeneuve. Felipe precisa de um bom resultado urgente. Já tinha dito isso em Mônaco, mas lá não dava para cobrar muito depois da presepada de Sonyericsson na classificação. E mesmo largando bem atrás, chegou em sétimo. Mas foi tudo circunstancial, tanto o azar do treino, quanto a sorte da corrida. Veremos domingo.

E muito mais não dá para dizer. A aposta óbvia para amanhã é primeira fila mercêdica. Red Bull e Ferrari vão brigar pau a pau pelas migalhas, com a Williams na espreita. O grande barato do fim de semana será o duelo Hamilton x Rosberg, o que também é óbvio. Para mim, quem dá a impressão de estar mais lesado com essa situação toda é Lewis. Nico, um dândi dourado, não me parece muito preocupado.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tuta
Tuta
9 anos atrás

Efégé, a parte de cultura do texto é o que torna tudo mais interessante. Ali aparece o toque pessoal, o detalhe de quem foi lá um dia e sabe das coisas.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
9 anos atrás

Off topic

O normal da F1 2014 é ter a Mercedes na liderança. Vez ou outra, alguém até pode tirá-los da ponta, como o BICAMPEÃO Fernando Alonso fez no treino da manhã em Montreal, mas não botem muita fé nesse tipo de acontecimento. Basta esperar um pouco para ver tudo voltar à mais absoluta normalidade e o CAMPEÃO Lewis Hamilton tornar a pontear um treino.

A disputa — não muito importante, é verdade — pelo topo da folha de tempos foi particular entre o CAMPEÃO Hamilton e Nico Rosberg, com o vice-líder do campeonato levando a melhor por quase 0s2.

O CAMPEÃO Lewis Hamilton ponteou o segundo treino livre da F1 no Canadá A terceira posição ficou com a Red Bull do tetracampeão Sebastian Vettel, que marcou esse tempo quando nem se esperava mais ver mudanças na ordem dos pilotos.

Depois apareceram Ferrari e Williams, respectivamente, e com os pilotos que estão piores no campeonato andando mais rápido: o CAMPEÃO Kimi Räikkönen foi quarto, à frente do BICAMPEÃO Alonso, e o VICE-CAMPEÃO Felipe Massa foi sexto, superando Bottas.

Rsrsrsrs.

Abs.

Chupi Alonso!
Chupi Alonso!
9 anos atrás
Chupi Alonso!
Chupi Alonso!
9 anos atrás

Chupaaaaaaa Alonso!!!

Curioso
Curioso
Reply to  Chupi Alonso!
9 anos atrás

Por que as postagens desse troll acima são permitidas no Blog? Cara idiota…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Curioso
9 anos atrás

Boa pergunta, não agrega nada.

Paulo Pinto
Reply to  Curioso
9 anos atrás

Traduzirei o troll: ele está dizendo, em outras palavras, que o próximo título da Ferrari será levantado por Vettel.

Vocês tem que aprender trollês…

Stephan
Stephan
9 anos atrás

Importante notar que a WIlliams SEMPRE se deu mal no GP em Montreal. Isso é pista para outras equipes. Confira:
Schumi com Benneton e Ferrari: 7
Senna e Lewis com McLaren: 4
Nelson Piquet com Brabham: 2
Lewis com Mercedes: 1
Nelson Piquet com Lotus: 1

Dudu Patton
Dudu Patton
9 anos atrás

Felipe no top-5 no domingo…anotem aí.

Luiz
Luiz
9 anos atrás

Flavio

Pela telemetria de consumo de combustivel, podemos ver que a os carros da Williams sempre tem consumido relativamente menos que a os carros da Mercedes, a até dos dos demais que andam na mesmo nivel e sabemos que quando aceleramos mais a tendencia em qualqueer carro é consumir mais, resumindo : se as unidades de força dos carros da William fossem liberado um pouco mais de força, torque, cavalo, valvula limitador de combustivel etc…nao poderiam estar andando um pouco mais? ou é a pilotagem dos dois ( Massa e Bottas ) os fazem consumr menos? Pergunta interessante, porque este ano definitivamente a Mercedes deveria mostrar resultados, caso contrario teria que fechar as portas ou vender como fizeram a Toyota e Honda pois os resultados nao estavam justificando os gastos…situacao diferente da RBRx Renault, Mc Laren x Mercedes quando um tinha um carro e conjunto extremanente superior.

Paulo Pinto
9 anos atrás

“Felipe precisa de um bom resultado, urgente.”

Eu acho que já expirou o prazo de validade dessa frase. Favor verificar.

voulembrar
voulembrar
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Massa fez bem em fechar um contrato de 3 anos. Mas tem muita gente de olho nessa vaga da Williams no próximo ano. Mas deve ter alguma clausula de desempenho no contrato, então ainda da tempo reverter o jogo.

Luiz Aguiar
Luiz Aguiar
9 anos atrás

Não é possível que a Globo vá colocar o jogo do Corinthians na hora da corrida(único jogo de domingo do Brasileiro). Até o Rubinho ia preferir corrida, rs. O Canadá tinha tudo para ter mais pilotos campeões de F1, visto que apareceu gente boa ainda naquele período pós-Gilles(Greg Moore, Paul Tracy, etc..). É interessante notar que a história é semelhante à nossa com Gilles e Jacques(sr). Duvido que 82 Gilles perdesse aquele campeonato, tivesse saído ileso de Zolder(Pironi perdeu por cerca de 4 pontos, né? ainda tendo sofrido acidente). São especulações mas acho que ele ainda levava mais uns 2 títulos no mínimo além de 82, fora que o irmão ainda ficaria na F1 por mais algum tempo. A partir daí só Jacques(filho) que foi produção independente(coisa que o Brasil torce que aconteça hoje com os Piquet e Fittipaldi..)

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Parabéns pelo texto, ótimo. “Nico, um dândi dourado”, sensacional. Bravo!

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

Esse Rossi é muito bom piloto, tem um onboard dele na Lotus 49 em Austin que é um show.
Ricciardo teve algum problema, Vettel foi o oitavo carro mais rápido em reta, Ricciardo o penúltimo.
O treino hoje mostrou o abismo que exige entre Fodonso e o Kimi.

Chupi Alonso!
Chupi Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eternando Viceonso!

Carlos
Carlos
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

kkk….hj o Ricciardo teve problema!….kkkkkk

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Carlos
9 anos atrás

Teve mesmo, olha só, o Vettel quase morreu pra virar quarenta milésimos mais rápido que o Ricciardo.

Paulo Pinto
Reply to  Carlos
9 anos atrás

Gostei da desculpa, Vicellez.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Carlos
9 anos atrás

A melhor resposta para os tapados, Vetteletes, é na pista. Ricciardo, segundo piloto, P1. A lenda, gênio, P3. Alonso, melhor ferrari. Kimi, rodando…
Essa temporada serve derrubar máscaras, Felipe é tão bom ou melhor que Kimi, Vettel é medíocre, Alonso é gênio.

Sil C San
9 anos atrás

Curto demais a pista em Montreal, foi lá que sempre corria nos simuladores. É rápida e bem traiçoeira pelos muros próximos. Mercedes vai sumir na frente, Vettel acho que tá pegando a mão do carro e Massa quem sabe, termine entre os primeiros. A corrida acho que vai ser boa, e a Marussia hein, olho nela!

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

Só pra lembrar, a corrida começa Domingo às 15:00, em seguida tem o maldito “futibor” às 16:00!

Devo estar sonhando porque no link abaixo diz outra coisa, vai passar a corrida completa! Ou estou sendo enganado de novo no “meu” Brasil?

http://www.hagah.com.br/programacao-tv/jsp/default.jsp?uf=26&action=programacao_canal&canal=GSP&operadora=15&data=08/06/2014&data_inicio=05/06/2014&gds=0

14:45 Formula 1 – GP do Canadá
16:50 HDTV – Os três Mosqueteiros
18:30 Domingão do Malão

Hamilton que fique “pianinho”, a Mercedes esta jogando limpo fornecendo dois carros extremamente competitivo para seus pilotos, mas se Lewis começar com mimimi disparando contra os alemães… A Mercedes não vai pensar duas vezes, vai eleger Rosberg rumo ao título! Imaginem um alemão sendo campeão em uma Mercedes! Seria histórico!!!

Muito fácil tirar o pirulito da boca do inglês, e deixar o alemão se lambuzar com dois na mão! Custo acreditar nas idiotices que Hamilton fez em Mônaco!

1) Disparou farpas pra todos os lados.
2) Alertou que iria dar uma de Senna.
3) Ficou com cara de bunda no pódio.

Em 2010 Webber estava indo muito bem, até disparar farpas no GP da Inglaterra(nada mal para um segundo piloto). Depois disso, o australiano deu mais atenção pra mídia que pista. No final, perdeu o foco principal que era o campeonato! Acabou escondendo uma lesão(se não me engano a causa foi um tombo de bicicleta). Momento decisivo, Webber me joga uma corrida no lixo(GP da Coreia)…adeus campeonato!

Eu no lugar de Rosberg iria infernizar a “cabeça-mole” de Hamilton! Duvido Rosberg tomar puxão de orelha por isso! Rosberg é cria da casa, sempre teve ótimo retrospecto. Pra foder ainda mais Niki Lauda deu recado: “É preciso ser canalha para vencer na F-1”.

Bom lembrar, Alemanha e Áustria são nações irmãs(entenderam o recado de Lauda?). Inglaterra x Alemanha sempre houve rixa no esporte a motor! Hamilton é fantástico pilotando de boca fechada, mas quando abre a boca, complicado colocar a mão no fogo por ele. O inglês ainda não percebeu, ele esta dentro de um ninho de cobras, se ficar provocando…

Um “enrosco” de pista com abandono de ambos pilotos da Mercedes, Lewis “explode”, quem sai fortalecido é Rosberg…

O inglês não aguenta, vai correndo pegar no microfone…rs

Fábrica Mercedes não vai admitir um campeão chorão! Observe que em nenhum momento Rosberg fez mimimi com as vitórias seguidas de Lewis…

Hamilton me perde uma pole e faz um baita carnaval…

Schucrute nos olhos…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

E Hamilton foi contratado a peso de ouro, isso deve pesar com os acionistas.

Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Os acionistas querem a Mercedes campeã e o piloto (qualquer dos dois) da Mercedes, campeão. E de preferência, o outro piloto, vice.

E de preferência, dando capote no restante da turma, como aconteceu em 1984 e 1988.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Desde que estes não sejam alemães,lembre-se os alemães são extremamente patriotas ,diferentemente de um povozinho(que adora ajoelhar diante de qualquer um que se diga ser do primeiro mundo) que tendo tido um piloto respeitado em vários países , em sua pátria é achincalhado por alguns “muuuuuuuiiiiito entendidos em automobilismo”

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Acho que não foi isso que foi dito pro Brawn em Sepang ano passado. Mas o Lauda é mais imparcial.

Tiago
Tiago
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

De fato está um chorão.
A “Fábrica Mercedes não vai admitir um campeão chorão!”, acredito esteja enganado, aposto que eles preferem um campeão chorão do que um brigador que não ganha.

voulembrar
voulembrar
Reply to  Tiago
9 anos atrás

O piloto mais maduro do grid é o Alonso. O Rosberg é todo sonso, e sabe lidar com o psicológico do Hamilton, que ainda é adolescente.

Suélio
Suélio
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Não vai ter rodada do Brasileirão nesse domingo, a corrida vai passar completa.

Boca
Boca
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Quanta bobagem…

Victor
Victor
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Que futebol, meu filho?

Lico
Lico
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Assino embaixo tudo isso!!!! Ficou de mimimi em Monaco e ja tomou pau no treino de hoje!