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domingo, 8 de junho de 2014 - 19:42F-1

NA ILHA (3)

RIO (que coisa!) – Cheguei só agora, no Rio as distâncias são grandes. Mas vi a corrida toda e, num primeiro momento, achei que Massa errou. Num segundo momento, também — nesta imagem do helicóptero, Pérez cai para a esquerda, mas Felipe, antes, aponta para a direita; foi um acidente esquisito. Mas parece que a FIA considerou Pérez culpado. Vão dizendo aí o que vocês acharam. Daqui a pouco volto para falar da corrida toda, que acabou sendo ótima no final, com vitória de Ricardão. Sensacional, o garoto-sorriso!

Eu disse que iam acontecer coisas esquisitas em Montreal…

186 comentários

  1. Eduardo disse:

    Concordo que muitos palpites são influenciados por um certo bairrismo, isto é, o Massa é brasileiro, terra de grandes pilotos de F1, ok ! Mas não é por isso que o cara não está sujeito a falhas ! Pessoal, puxa vida, tá na cara que se o Massa não tivesse dado aquela guinadinha para a direita (na qual penso que ele queria fazer uma ultrapassagem arriscada, mas desisitiu de ultima hora), não teria batido, com certeza.

  2. Lucas Martin disse:

    Acho que Massa quis apertar, e Perez quis apertar, ambos ao mesmo tempo, sem chance de reação… acidente de corrida, e ponto final!

  3. Pagão disse:

    http://i.imgur.com/WRTu05L.jpg
    Fica aí pra galera tirar a dúvida. Acho ainda que foi coisa de corrida.

  4. Davi Ribeiro disse:

    Tem gente aqui dando uma de Mãe Diná. Adivinhando coisas…
    Melhor corrida do ano até o momento!
    Eu que não consigo entender como é que um cara muda a trajetória na freada de uma curva daquela. É pedir para bater! Tem coisas que não valem a pena o risco! E se fosse Massa ou qualquer Brasileiro estaria dizendo o mesmo!

  5. Fernando disse:

    Gente, pelo amor de deus. Olha a imagem do helicoptero

    http://www.youtube.com/watch?v=BUEbC1bf2sc

    E so comparar a trajetoria do Vettel com o do Perez. O mexicano muda completamente no ponto de frenagem, e pela determinacao dos fiscais isto e proibido, todos os pilotos sabem disso. Se isso fosse permitido toda corrida de F1 seria como a Nascar. Isso que da raiva.

    Toda a imprensa internacional e a propria organizacao do GP consideraram o Perez culpado, ai vem uns babacas aqui do Brasil, so pq nao gostam do massa, dizendo que a culpa e do massa pq ele que bateu por tras. Isso nao e transito, e F1 e as regras sao diferentes, tem que respeitar a trajetoria, senao nao existiriam as ultrapassagens.

  6. Ulisses disse:

    Perez trouxe o carro para dentro, no exato momento em que Felipe retardou a freada para tentar a ultrapassagem (que seria feita!).
    Mas não é culpa de ninguém, coisa de “corrida”.
    Perez também não tem um histórico lá muito bom, parece que o carro dele não tem o costume de seguir linhas muito definidas de traçado.
    Massa tentou, tinha que tentar, era o mais rápido de todos, deu no que deu, uma merda monstro!
    Acontece ué!

  7. saulo oliveira disse:

    Perez: Culpado, direção perigosa! Resta saber como estavam seus freios, se ele não iria encheria traseira do carro da frente e no reflexo trouxe para a esquerda, levemente, mas o suficiente para ser atropelado por Felipe que vinha o ultrapassando!?

  8. sinval disse:

    nem Massa
    nem Perez
    corrida é corrida , a agressividade
    para tentar ultrapassar , tem o mesmo
    efeito para defender a posiçao.

    colocar massa como afoito,
    e perez como irresponsavel,
    é ridiculo estes rotulos.

    puniçao so se for pra FIA
    que deixou esta F1 , virar esta M..
    com tanto regulamento estupido.

    erros acontecem , estao la tambem
    para errar.
    bola pra frente , se houve uma disputa
    em corrida , que continue assim.

  9. Edison Jr disse:

    Baixou a mãe Dinah no Flavio Gomes! me passa os numeros da mega sena por favor!

  10. Rubergil Jr disse:

    Lambança legal do Sr. Perez. Ele “antecipou” e muito a tomada para a curva à esquerda. Isto pra mim se chama fechada criminosa.

    Quem acha que foi culpa do Massa então obrigatoriamente tem que achar que a batida de Suzuka 1989 foi culpa do Senna, afinal, o Prost “estava no traçado”, “podia mudar a trajetoria”, “tinha a preferencia da curva”, etc.

    Ou que em Jerez 1997 a culpa foi do Villeneuve, pelos mesmos motivos acima.

  11. rodrigo disse:

    Não concordo com a criticas a Felipe, ele fez uma ótima corrida, poderia até ganhar a corrida, só que, mais uma vez sofreu por causa de erros da sua equipe no Box e também de estratégia, (na F-1 pra ser grande e ganhar não basta um ótimo carro) O acidente foi coisa de corrida, na minha opinião culpa dos dois, Felipe tentou surpreender o Perez, e este por sua vez percebeu a intenção de Massa antes e levemente mudou sua trajetória pra se defender, dito isso alguns podem dizer que ele esta errado, mas não deveria ter ciso punido. Talvez a unica critica a Massa seria não ter conseguido antes passar o Vettel, mais não é fácil assim passar um Multi-campeão

  12. Sil C San disse:

    Acho engraçado demais nêgo metido a piloto aqui com explicações técnicas. Se não tentou antes e tal. Só quem está lá pilotando sabe. Tudo se resume a ações que são tomadas em frações de segundo. Massa andou muito, fez uma baita corrida. Alguém um dia disse, se eu acho que tem espaço pra botar o carro e boto. Este alguém era Senna.

  13. Gus disse:

    O Massa pareceu aquele jogador de GT6 (Grand Turismo), que apela para passar o último oponente na volta final e ganhar a corrida….”vou meter o carro e atrasar a frenagem do jeito que dá, que se lasque!”…só que não deu.

    Para mim, ele foi o culpado – a despeito de mostrar um espírito de combatividade forte (isso é bom).

  14. Bruno disse:

    O Massa teve, durante dez voltas, algumas oportunidades melhores para fazer a ultrapassagem no Vettel e depois passar pelo Perez. Não o fez pq teve medo do Vettel. Aí na última volta ele resolve ser arrojado contra o Perez??? Sim, o mexicano fez uma mudança mínima de trajetória. Já o Massa fez uma mudança de trajetória talvez para fazer a tomada da curva, o que naquela situação era arriscado. Punição política para Perez, mais pelo histórico do que pelo fato.

    • Eduardo disse:

      Veja este vídeo http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/voando-baixo/post/imagem-nao-mente.html.
      Se o amigo tiver noção do comportamento de um carro de F1, vai entender.

    • Allez Alonso! disse:

      Ele não passou o Vettel porque a RedBull traciona muito, impressionante a estilingada que dava é a Williams só ia buscar no final da reta.

      • voulembrar disse:

        Li uma entrevista com um dos comissários e as vezes julgamos os comissários, mas não sabemos que eles tem muito mais informações do que a gente. Se olharmos apenas o momento que o Capeli colocou na foto, a tese dele se justifica. Mas só que antes disso (os comissários tem toda a sequência do helicóptero) o mexicano já tinha trocado de direção. Vinha defendendo pela esquerda, e puxou para direita. Felipe achou que ele não podia mudar mais a direção e ficou bem próximo do carro do Perez para fazer melhor a curva, que é meio fechada. Depois o mexicano puxou para esquerda novamente.

      • Bruno disse:

        Na volta que o Vettel errou no hairpin, o Massa não poderia ter ultrapassado na saída curva? Eu tenho certeza que o Alonso naquela situação ia jogar o carro e passar e o Vettel que recuasse. Depois, o Vettel deu a parte de fora na reta e o Massa fechou a asa. Até agora não sei o motivo. E não conseguiu passar. Eu não sei se a RedBull tracionava demais msm ou se o Massa entrava na hairpin num traçado mais fechado, o que não permitia que ele saísse bem na curva.

      • Paulo Pinto disse:

        Ele não passou o Vettel, porque este é muito mais piloto.
        Simples assim.

      • Allez Alonso! disse:

        Naquela curva, Massa sacrificava a entrada pra sair tentar sair fracionando melhor, ele tangiciava tarde, colocando o carro reto mais cedo, ele pode dar gás antes. Quando Vettel errou, ele colocou de lado, na parte suja, onde tem marbles. Repare que ele ja vinha de asa aberta, todos sabem que o DRS fecha quando se alivia o acelerador, Massa poderia ter aberto o DRS novamente, mas minha opinião, o estrago estava feito e ele preferiu sair mais forte na gicane e tentar usar o DRS na reta dos boxes.

      • Eduardo disse:

        Allez Alonso! às 19:15, perfeita análise.

      • Paulo Pinto disse:

        Vicellez, às 19:15 h, desculpa de amarelão.

    • Lobo de Angra disse:

      Ele não passou porque estavam em fila com todos os carros juntos e usando asa móvel e lutando por possição, qualquer um só passaria por deslize do da frente ou perda de rendimento. E foi o que aconteceu.

  15. Luciano disse:

    Quando vi o acidente pela TV achei que o massa errou, quando revi, achei que o Massa errou muito, quando vi de novo, tive certeza o Massa errou muuuuiiito. Piloto afoito e ruim Fora Massa!

    • Robertom disse:

      V. é que é cego, de ódio e frustração…

      • Burn Baby Burn!! disse:

        pura demagogia do nosso amigo luciano, caro Roberton… rsrs o massa só não subiu no podium por causa do péssimo pit stop que a willians fez no carro dele,, e com certeza se tivesse sido um pitch rapido ele jamais teria tido este embate com o Peres.. Mas o limite do seu carro “que melhorou um pouco..ele fez um corridasso, desbancou o Bottas que “este asim muito afoito” em tentar chegar na sua fente cometeu aquele erro idiota na tomada de curva.. Maturidade é isso.. ele demorou na ultrapassagemde Vettel, e não conseguiu por excesso de zelo e segurança.. mas depois de comer o arroz com feijão.. na hora de papar a sobremesa.. tinha que trombar com o mexicano “espalha merda” naquela tomada de curva..

        Coisas de corridas?? não cagadas de corrida isso sim..

        E com isso a f1 vai ficando mais emocionante.. Rcciardo como sempre dando um banho no Vettel.. aquele que é tertra.. que era imbatível.. melhor que Schumacher Fangio Senna Clark??.. que muitos demagogos aventavam por aqui tempos atras?…

        Cade Vettel gente!!! Alias cade vc’s adoradores do vettel gente?? rsrsrrs

        hoje é assim tem carro bom e rápido.. ganha tudo vira ícone.. até outra equipe fazer um bolido melhor..

        Saudades da formula 1 sem asas moveis, com cambio manual, embreagem no pé.. o punta tacos etc.. estes detalhes faziam a diferença….

      • Luciano disse:

        Tonto cego não vê! Eu vi! Tenho a minha opinião. Tenho a minha forma de ver corrida e de corre. Vc viu o Perres jogando o carro tudo bem, respeito. Mas continuo te achando um tonto!

  16. Antonio Seabra disse:

    Aquela curva-reta pra direita é o ponto de inicio da freada para curva seguinte a esquerda. Vejam que o Massa “não vira a direita, ele dá uma GUINADA BRUSCA a direita. Mas essa guinada não vem de um movimento de volante…

    Sabem porque guinou ?

    1 – No Canada, em função das muitas retas e fortes freadas, deve-se usar um balanceamento dos freios de modo a ter os freios traseiros um pouco mais fortes do que o normal, afim de aliviar a temperatura dos freios dianteiros.
    2 – Aquela curva aberta a direita, vindo da reta, é o local onde se inicia a desaceleração e a freada para a curva mais fechada a esquerda.
    3 – O Massa tentou frear no limite pra tentar surpreender o Perez na freada, e perdeu ligeiramente a traseira sob ação dos freios ( lembrem-se: traseiros mais intensos), o que causou o efeito de uma guinada para a direita, levando-o de encontro da roda traseira do Perez.
    4- Mesmo o Perez tendo deixado o carro desviar ligeiramente pra direita, esse NÃO foi um movimento brusco, que pudesse pegar o Massa de surpresa.
    5 – Brusco, sim, foi o deslocamento do Massa a direta, ao demorar pra compensar a ligeira perda da traseira na freada.

    Olhando o replay por dentro do carro do Perez, dá pra ver que ele não fez nenhum movimento brusco de mudança de trajetoria.

    Essa é a minha visão do incidente, corroborando a opinião que tive durante a transmissão: erro do Massa. Ponto.

    Logo, punição injusta. Me surpreende a opinião desses comissários de corrida….
    Vejam, isso ainda vai dar muito pano pra manga, talvez até com cancelamento da punição. Bastaria analisar a telemetria pra confirmar, mas, infelizmente, não temos acesso esses dados.

    Antonio

    • Antonio Seabra disse:

      No item 4, leia-se: …”desviar ligeiramente para ESQEURDA”…

      • Zenildo Godoy disse:

        Muito boa análise Antônio , excelente até , uma verdadeira aula . Só acho que foi ” coisa de corrida ” , logo sem punição pra ninguém . Punição POLÍTICA no Perez , lamentável !

      • Burn Baby Burn!! disse:

        Caro Antonio, respeito sua opinião.. entretanto na tomada do helicoptero https://www.youtube.com/watch?v=BUEbC1bf2sc o massa colocou ao carro a esquera para ultrapassar estava mais rápido e peres que já não estava com o carro n em ultimas condições tira o pé do acelerador joga o carro um pouco para a direita. Mas entender o porque isso é necessário rever as voltasa anteriores, isso ninguem percebeu que o peres já estava utilizando este artificio, tirar o pé do acelerador bruscamente dentro das curvas forçando o vettel a diminuir a velocidade , acelerando em seguida e assim guanhar distancia suficiente para não ser ultrapassado no final da reta seguinte.

        Ele fez isso com o vettel umas quatro vezes e em duas delas o vettel precisou desviar para não bater no Mexicano.

        Quando chegou a vez da ultrapassagem do massa nitidamente mais rápido e com mais freio. e leva reduz e leva o carro um pouco pára a esquerda..

        Resultado um acidente que por sorte não poderia ter gerado causas de piores resultados para a integridade de massa..

        Para mim a punição foi merecida… e burro do mexicano afinal 5 posição seria uma pontuação muiito interessante para a nanica equipe que ele enverga..

        Minha opinião pessoal claro.

  17. Chupi Alonso! disse:

    Puniram o Perez??!

    A FIA não pode ser séria. Ou beberam muito Martini.

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