NAS ASAS

RIO (ninguém sabe, ninguém viu) – Aproveitando estes dias em que os urubus de plantão torcem por um caos aéreo, desastres nos aeroportos, filas monstruosas no check in (tipo aquelas para os brinquedos da Disney, sabem?), atrasos e cancelamentos, que tal lembrar de Congonhas nos anos 80? O vídeo é meio longo, mas só de ver as aves da VASP, da Varig e da Cruzeiro já vale a pena. E muito. Não sei quem me mandou, mas agradeço.

Comentários

  • Morei embaixo da aproximação final de CGH minha infância e adolescência inteira, e sempre que estava no quintal, olhava pra cima pra ver essas aeronaves maravilhosas, esperando ver um Electra com um dos motores travado (raridade que era muito comemorada, meu pai falava que não havia perigo algum do avião cair), ou um Búfalo do Exército, ou talvez o A300 da VASP. Falando nela, odiava quando o vento mudava de direção e então decolava o terrível 727 Super 200, o trincador de vidros dos basculantes do banheiro de casa!!! Bons tempos!

  • Flávio essa foi muito bacana!
    Não sou da geração anos 80 pois nasci em 87. As pinturas antigas da VASP não lembro disso, já peguei a ultima pintura. Lembro em 2000 quando fotografei um 767 da Varig ainda com as pinturas antigas em Foz do Iguaçu, foi retornar no tempo. Infelizmente hoje, como qualquer outro sistema de transporte, não há mais recordações das empresas. O setor rodoviário, com os clássicos cometas, já não existem mais. Passamos por uma mudança muito rápida em poucos anos e hoje com a necessidade de troca de frotas aquele “glamour” das pinturas originais, das linhas de aviões como o caso da VASP e os 737-200. Saudades sim e muitas, mas graças a tecnologia podemos relembrar.

    • Que idiota, rsrsrsrs. Você realmente consegue acreditar que a copa é um fracasso? Por que não enxerga o que está na cara? Estádios, hotéis, praias, tudo lotado. Os aeroportos não estão superlotados por conta da força-tarefa que a SAC e a Infraero puseram em operação para esse evento.

  • copa?? mas como assim?? a RBS e todo o resto da mídia me prometeu por 7 anos que o PT não tinha capacidade, que as pessoas iam morrer pisoteadas nos aeroportos (que fixação é essa com aeroporto se o brasileiro rico fica, em média, 30 minutos por ano num?) que os estádios não estariam prontos, que japoneses seriam estuprados em praça pública, que os maiores protestos da galaxia impediriam os jogadores de chegar aos campos de terra, sem arquibancada.. o que houve?? e o mea culpa??
    ah além disso a imprensa vira-lata me deve um apagão por ano desde 2003, e oo desemprego e recessão também prometidos hauhauhauhauhau

  • Me lembro de quando era criança e minha mãe levava a mim e meus irmãos para receber meu pai voltando das várias viagens que ele fazia, sempre cheio de presentes para nós, enfim, infância querida que não volta mais. Bons tempos também em que aeroportos eram locais de classe, tranquilos, sem o povão barulhento e bagunceiro de hoje. Me chamem do que quiser, mas é a verdade.

  • Acho que ninguém torce por caos aéreo, desastres nos aeroportos, filas monstruosas no check in, atrasos e cancelamentos. Isso é a realidade dos aeroportos brasileiros hoje, isso acontece sempre não é necessário torcer.

      • Uso pelo menos 6 vezes por mês durante 10 meses por ano, os aeroporto de Cumbica, Congonhas e Viracopos. Tenho visto cada vez mais as filas maiores. Mesmo com o check in eletrônico nada ficou mais fácil. As fila continuam enormes. O que não podemos levar como regra são os atrasos e cancelamentos, pois mesmo utilizando vários vôos nacionais não notei. Não sou nenhuma autoridade, mas acho que poderíamos ter aeroportos mais inteligentes e mais ágeis no embarque. Isto passa pela pouca cultura do povo brasileiro e pela falta de educação. Ouço vários avisos de ultima chamada e sempre tem alguém correndo em cima da hora. Eu chego pelo menos uma hora e meia antes do meu horário de embarque e nunca tive q correr ou ter o meu nome chamado na sala de embarque. Portanto o problema não são as companhias são as pessoa.

      • Prezado Basílio,
        sinto informar mas não sou babaca, não sou passageiro uma vez por ano, não me julgo autoridade pois não sou e se fosse não exerceria isso em um balcão de Cia aérea em benefício próprio. Viajo algumas vezes por ano para fora do Brasil e inúmeras vezes aqui no Brasil, exigência do meu trabalho

  • Eu só pude ver o vídeo hoje, e independente dos governos, é nesse tipo de vídeo como se percebe que o Brasil progrediu e muito, naqueles anos 80, uns poucos privilegiados podiam voar de avião, vide saguão vazio no vídeo, e a pobraiada ficava do lado de fora vendo avião subir e descer, eu tenho voado bastante nos últimos 3 anos, e observo que o passageiro de avião no brasil é um chato, sem educação, individualista, reclama de tudo, e pior, nunca chega na hora pra voar, o que ajuda e muito a atrasar o voo, lógico que nossos aeroportos não são maravilhosos, mas esse boom econômico dos últimos 20 anos explica um pouco a situação atual.

    • Esse boom aéreo não é no Brasil, é no mundo. Quanto aos atrasos, não é um problema do passageiro, basta puxar a orelha das Cias aéreas, dar mais qualidade aos aeroportos e liberar mais a concorrência, seria melhor para todos!

  • Video interessante, bons tempos. Ja as filas, a reclamacao, tem quem acha que tudo “ta bom, porque e o que da pra fazer em 8 anos e o povo esta feliz” … Quanto a Copa, e verdade que esta otima. Quando ela acabar porem, consertem o que esta e errado e terminem o que nao foi feito! Criticar os Estados Unidos semanalmente nao faz do Brasil um pais melhor.

  • Video interessante, bons tempos. Ja as filas, a reclamacao, tem quem acha que tudo “ta bom, porque e o que da pra fazer em 8 anos e o povo esta feliz” … Quanto a Copa, e verdade que esta otima. Quando ela acabar porem, consertem o que esta e errado e terminem o que nao foi feito!

  • Esta sua visao é infantil das coisas. Tipo eleitores como vc do PT nao viajam pra Miami ( vide aquele Deputado Vargas, o prototipo do bonachao, ladrão e deste tipo que vai comprar Hollister) e os outros sim… Este racha, nada a ver. Aceite a Democracia que da margem pra gente que nem eu,’por exemplo, nao votar mais no PT sem ser “coxinha reaça”
    .. Bom trabalho ai! Abraço…

    • Internacional é qualquer aeroporto alfandegado!
      Salvo engano até hoje é possível fazer alfandega para vôos executivos internacionais em CHG. (SBSP).
      Na verdade o tráfego internacional que se destinava à Terminal São Paulo na época ia para Campinas-Viracopos (SBKP). E mesmo após a inauguração de Guarulhos (1985) , demorou uma década até a transição dos vôos internacionais de carreira para o Governador André Franco Montoro (este é o nome oficial de Cumbica-SBGR).

  • Posto telefônico e correio com telégrafo ,sensacional . Minha primeira viagem foi de Trans Brasil para Recife em 80 ,9 de idade …a primeira é de mais …………..vi que adorava voar…..good times!!!

  • Nossa, que saudade, época em que eu voava muito daqui do Rio prá SP a trabalho, a passagem por Congonhas sempre prazerosa. Tanto na ida quanto na volta, comprar uma revista de automóveis, um cafezinho, o Electra com sua salinha no fundão… Minhas duas cidades mais queridas, que se complementam: o Rio prá morar, andar ao ar livre; Sampa prá trabalhar, comer muuuito bem, ir a Interlagos, rever os amigos.

  • Hum, vamos entender sua lógica então… Eu acordo as 5:40 da manhã, trabalho o dia inteiro todo dia, as vezes de sábado e domingo, estou a 5 anos desde que minha filha nasceu juntando grana mês a mês para levar ela para a Disney, ai assim que eu pisar no aeroporto eu me torno um reaça de direita que faço parte de uma elite conservadora que não quer ver o lugar aonde mora progredir??
    Lógica interessante a sua…

    • Parei de ver o video quando o narrador que não é do ramo disse que no início os aviões eram os “jankers”. Os aviões eram os “junkers” alemães. A pronúncia é “iunkers” o “j” soa como “i”. Para mim chega.

  • Prezado Flavio,

    Viajado e inteligente como sei que eh, não deveria estar comparando laranjas com bananas.

    Compare as filas monstruosas nos check ins dos aeroportos brasileiros, que são poucos por sinal, com as as filas nos check ins de aeroportos la fora e não com aquelas para os brinquedos da Disney.

    Deixe para comparar as filas para os brinquedos da Disney com… bem… melhor não comparar com nada, pq não temos nada no Brasil que se assemelhe a Disney. E antes que tu entre chutando os ovos, como sei que vai fazer, nunca fui a Disney e nem pretendo ir.

    Tendo viajado o mundo todo cobrindo a F1, tenho certeza que tu sabe do que eu estou falando.

    Abraço!

      • Nenhum aeroporto na galaxia consegue bater o quesito demora na entrega das malas comos os aeroporcos brasileiros! Nem vamos falar no a/c q sempre ta quebrado, goteiras, desorganização que so vemos no br! Se achar isso é ser reaça entao fodeu! Devo ser isso aí! Mas concordo q o aeroporto do py(assuncion) e ainda pior!

      • Pelo contrario, Flavio! Uma excelente comparação!

        Compare GRU com JFK e HTR! Compare a quantidade de empresas aéreas operando em cada um, a quantidade de pousos/decolagens e o numero de passageiros transportados anualmente.

        HTR, 23 dias atras, eu demorei menos de 5 minutos pra fazer a imigração (totem autoatendimento), depois peguei um trem e um metro e desci a menos de 150m do meu destino final.

        Abraco!

  • Saudades daquela baguncinha boa – nada de fingers, nada de ” remanejamento da aeronave ” . Na chuva os paxs se molhavam mesmo, apesar dos guarda-chuvas – cheirinho de querosene de aviacao – antes um pouco , eram os Electras os reis dos ceus, antes ainda, Avros , Hirondelles .