TEM COPA, SIM

RIO (apenas aprendam) – Maria Sueli dos Santos, 54 anos, catadora de material reciclável no Mineirão. O breve depoimento dela é uma aula de civilidade. Um murro no estômago da tigrada que passou os últimos anos escrevendo ‪#‎NãoVaiTerCopa‬ e arrotando “imagina na Copa” cada vez que pegava uma fila no aeroporto para ir a Miami comprar camisetas Hollister.

O mundo todo está aqui e está adorando. Eles imaginaram, sim, como seria na Copa.

Subscribe
Notify of
guest

113 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
9 anos atrás

Sinceramente, sempre achei meio besta esse negócio de que passaríamos vergonha na copa. Volta e meia temos jogos nos nossos estádios velhos de guerra com 40, 50, 60 mil torcedores. Tudo sempre acontece a contento. Nunca enxerguei essa dificuldade em se realizar por aqui 64 jogos de futebol, coisa que fazemos aos milhares ano após ano em nosso país.
Quanto à infraestrutura, também sempre achei besteira essa de que o Brasil não suportaria o evento. Nossas grandes cidades em dia de feriado são um paraíso para o deslocamento. Bastava decretar ponto facultativo nas cidades sede em dias de jogos e manter a estrutura de transportes públicos idêntica à dos dias de semana, o que está sendo feito.
Só discordo em se colocar ideologia nesse debate sobre a copa. Os críticos estão alojados em todas as matizes ideológicas, e em maior parte estão situados bem à esquerda na escala do que chamamos de posição política. Os protestos me parecem estar muito mais ligadas às dissidência mais à esquerda do PT do que ao que se convencionou chamar de direita no nosso país (acho outra bobagem – praticamente todos os principais partidos de nosso país possuem viés esquerdista). PSTU e PSOL me parecem os partidos mais envolvidos nas investidas amalucadas dessas passeatas sem nenhuma lógica que procuram tumultuar o importante evento da Copa no Brasil.

richar piva
richar piva
9 anos atrás

o que deixa a direitada mais fula da vida é quando pessoas simples demonstram ser superiores a elas.. aí elas piram

Eduardo
Eduardo
9 anos atrás

Com muito pesar sempre digo que o mal do Brasil é o brasileiro, também sempre fico feliz quando vejo um brasileiro (no caso, uma brasileira) me provando o contrário.

Luis Rossi
Luis Rossi
9 anos atrás

Daqui um ano vamos ter elefantes brancos em Manaus e Brasilia. Dinheiro que poderia ter sido muito melhor utilizado, principalmente em favor desta sua nova amiga. E você não vai falar nada, como não fala mais da Venezuela, que você tanto adorava. E provavelmente também passou a gostar de Paulo Maluf, como seus amigos da esquerda paulista.

richar piva
richar piva
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

que cara burro. desde quando existe estádio federal ô coxinha???

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
Reply to  Luis Rossi
9 anos atrás

Construir estádios em Manaus, Cuiabá e Brasília, e até mesmo um novo estádio em SP (totalmente desnecessário – o Pacaembu perdeu totalmente sua utilidade e o Morumbi só não foi escolhido por conta de desavenças de Ricardo Teixeira com os dirigentes do São Paulo) foram decisões ligadas muito mais à politicagem da CBF do que à realização da Copa no Brasil. Mesmo a FIFA só exigia 8 estádios para a realização do evento.
Trazer o evento para o Brasil foi sim, uma decisão muito acertada e um dos feitos positivos de Lula em sua gestão. O atraso exagerado nas obras é um problema quase que cultural de nosso povo, que deixa tudo pra última hora.

Charles Alexandre
Charles Alexandre
9 anos atrás

Se a Copa então foi”tudo de bom”por que não teve discurso da presidente???

Marcus Lima
Marcus Lima
Reply to  Charles Alexandre
9 anos atrás

Pelo que imbecis como você fizeram no estádio, demonstrando sua superior civilidade e educação mandando tomar no cú uma senhora de 65 anos de idade diante dos olhares do mundo todo. Mais que uma afronta, sua pergunta, diante de tudo o que se fez na internet, de todo o noticiário negativamente forçado, chega a ser de um cinismo atroz.

Guilherme Teodoro(quickbr)
Guilherme Teodoro(quickbr)
9 anos atrás

Dona Maria Sueli dos Santos, palavras assim de uma cidadã brasileira que luta todos os dias e com esta disposição e lucidez de atitude e boa convivência nos enchem de respeito. Tenho orgulho de ser brasileiro e patriota por pessoas como a Senhora. Muito Obrigado.

Guilherme Teodoro(quickbr)
Guilherme Teodoro(quickbr)
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Sr. Marcos Renato mude-se para Suiça ou para a Finlândia, na verdade, da sua putrefata opinião que deve ter saído de sua mentalidade idem, acho que sua pessoa não seria bem vinda em lugar algum, me parece até que seu ignóbil ego não cabe nem em sua misera carcaça.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Essa senhora está contribuindo para a reciclagem e ganhando seu sustento, sem precisar de bolsa disso ou daquilo.

Rodrigo M. Franzam
Rodrigo M. Franzam
9 anos atrás

Se a África conseguiu, porque o Brasil não pode ter copa? Ingenuidade da pobre senhora. Que país europeu ou cidades dos EUA fariam uma copa em plena crise econômica? Melhor ter África, Brasil e Rússia dispostos a pagar a conta e esperar a poeira baixar. Na África, contando o que foi gasto e o que foi deixado, cada turista custou 13 mil dólares, isso onde a renda per capta é de 11.900US. Foram 220 mil turistas. Pra tia deve estar sendo bom, mais papel e garrafa pet pra juntar, literalmente como pinto no lixo, mas o cara que filmou deveria ter perguntado se ela não preferia estar assistindo os jogos ao invés de catando o lixo dos turistas, ou se ela precisa de plano de saúde ou iluminação pública. Se ela fala bem português e educou bem os filhos, percebe-se claramente pela idade dela que não foi algo aprendido no governo da Dilma. O financiamento volta para os bancos, com um lucro absurdo, só visto no Brasil, mas o estádio fica, e dinheiro financiado é muito mais caro. Ali poderia ser um hospital, escola, ferrovia, etc., construir/reformar estádios superfaturados em Cuiabá, Brasilia e Manaus é idiotice. Os estádios construídos para a Copa de 2014 no Brasil custaram em média quase US$ 8.000, valor mais de 32% superior ao da Copa de 2010 na África do Sul, que teve custo médio por assento de US$ 6.015. Sim, a discussão sobre a copa deveria ter sido antes, mas a situação atual é bem pior que a de 2007. E pior do que xingar é não dar a cara a tapa, quem não teme não foge, os movimentos de motoristas, cobradores, professores, profissionais da saúde, policiais civis, são movimentos coxinhas? São reaças tucanos com a bandeira do MST?? Quanto idiota! Quanto imbecil! Tucanizada foi o que aconteceu com o PT, que de esquerda só usa o vermelho da bandeira, uma pena, continuo sendo comunista, mas não petista, perdemos uma oportunidade histórica. Temos a mesma economia tucana, política de inflação, de desempregos, câmbio, etc., mantemos relações com os EUA mesmo depois de sermos espionados, sempre recebemos bem os turistas mas hoje recebemos também traficantes de drogas na tribuna de honra. Foda-se a Copa.

jose pena
jose pena
Reply to  Rodrigo M. Franzam
9 anos atrás

Mais um “burro”

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  jose pena
9 anos atrás

Foram bons argumentos. Esperei pra ver alguém dizer alguma coisa, aí vem o seu comentário inteligente e bem fundamentado… É pra ter Pena mesmo

Claudio Antonio Silva
Claudio Antonio Silva
9 anos atrás

O engraçado é que precisou uma copa para que se descobrisse que as coisas não estavam bem !!
Com este depoimento desta senhora simples ela mostra bem que não é preciso ter a formação acadêmica para poder se formar uma opinião

Me causa muita tristeza em ver alguns comentários que parecem que seguem uma especie de ritual, sempre as mesmas frases , ou seja infelizmente nada de opinião própria.

Na verdade a galera do quanto pior melhor torce mesmo é contra o Brasil. Estavam rezando para que tudo desse errado , que os estádios não ficassem prontos , que o sistema de transporte não funcionasse em São paulo que o caos aéreo se instalasse, que os estrangeiros fossem roubados ou que tivessem dissabores em sua estada no nosso pais.
Tudo para depois poder dizer
“Eu não falei!!
Mas não é o que estamos vendo .Estamos vendo nossa gente simples , conhecida por sempre dar um jeitinho superando os problemas de idioma e recebendo os visitantes da melhor maneira possivel.
Estamos vendo as partidas sendo realizadas e nenhum incidente mais grave sendo verificado .

Infelizmente para tristeza de alguns está havendo copa .
Minha mãe sempre diz que é preciso receber bem que nos visita e é isso que o povo brasileiro está fazendo.
Roupa suja deve ser lavada em casa . É vergonhoso fazer o que fizeram com a a presidente na abertura do evento ,É o caso que a Dona Sueli diz que falta criação.

Vamos ver se quando a copa terminar se vamos prestar atenção aos programas dos candidatos e se depois vamos fazer nossa parte cobrando comprometimento deles ..

Vir com estas frases de que se gastou dinheiro da saúde e que vivemos de pão e circo isso já cansou, queremos atitude .

Me causa sono as pessoas comentarem sobre o financiamento dos estádios, mas sem saber como funciona o BNDES, Grande parte do atraso do estadio de Itaquera se deve a entraves burocráticos e a liberação do dinheiro por parte do banco . Eu sei disso por que trabalhei na obra.E são tão inocentes a ponto de não computarem o dinheiro gasto aqui pelos turistas e que retorna ao governo sobre a forma de impostos .
Mas o importante é que mais uma vez quem jogou contra o Brasil perdeu.

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Pérolas da Senhora:
Somos capazes de fazer uma festa sim – gastando biliões desnecessariamente enquanto muito morrem na fila do hospital
A África (do sul) sediou a copa e podemos fazer também – é isso, a África do Sul fez essa cagada porque não podemos fazer tb?
É uma questão de educação – que o governo não dá!
O certo é receber nossos visitantes muito bem – isso é verdade!
Isso não quer dizer que a educação do país esteja ruim – kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Isso ta parecendo aqueles programas do horário político que aparece todo mundo feliz e rindo…. alias as roupas a luva e o que parece um carrinho amarelo atrás dela estão brilhando! Curiosos não?

Fernando
Fernando
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Não é curioso, é erro de digitação mesmo
Curioso é a luva, as roupas e o carrinho amarelo bem limpos, parecendo programa eleitoral!

Luc Monteiro
9 anos atrás

Bastante precisa a definição do Flavio, “uma aula de civilidade”. Uma pena gente como dona Sueli não estar no estádio para viver essa festa que ela imagina ser dela também. A Copa não foi feita para gente como dona Sueli, que tem pouca condição e muita vergonha na cara.

Alan
Alan
9 anos atrás

Blábláblá….

País de merda e ponto. Vão esquecer toda a imundice dessa Copa. Daqui um mês isso termina e a coisa ficará na mesma.

Essa senhora não tem senso crítico. Para ela tudo é festa.

Marcus Lima
Marcus Lima
Reply to  Alan
9 anos atrás

Pois Alan. País de Alan!

Davi Ribeiro
Davi Ribeiro
9 anos atrás

Desculpem, mas não vi nada demais no que a criatura falou. Ela expõe um ponto de vista de alguém encantado pela beleza – que é real – do evento Copa do Mundo, pelo privilégio deste evento está sendo realizado no Brasil e ela estar, de uma certa forma, dentro deste grande evento.
Esquece que existe um país lá fora que precisa de um atendimento decente nos hospitais públicos, de uma educação de qualidade, de um sistema de transporte mais eficientes que o rodoviário, que é lento, transporta pouco e causa perdas de produtos perecíveis.
Nada contra a copa. Acho um grande evento, assim como os jogos olímpicos. Estou assistindo aos jogos que posso. Mas não acho prioridade para o nosso país sediar um evento desse com tantas outras necessidades maiores.

Marcelo Giacomin
Marcelo Giacomin
9 anos atrás

Flavio … será que não tem como alguém da sua equipe ou da FOX levar essa senhora para ver um jogo. Pelo amor ao país e ao futebol, ela bem que merecia participar um pouco mais da festa. Parabéns pelo vídeo … a última frase dela é sensacional.

lincoln falcao
lincoln falcao
9 anos atrás

flavio gomes sempre colocando a emoção a frente da razão… pra essa senhora qualquer coisinha ta boa

Carlos Medeiros
Carlos Medeiros
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Impressionante é que ainda assim continuas lendo o que eles escrevem. Tira esse link de comentários e não te decepcionarás mais. Ou sugere o que queres que escrevem. Ou, NÃO PUBLICA O QUE ACHARES RUÍM. É isso.

Iuri Jacob
Iuri Jacob
9 anos atrás

Imagina na olimpíada!

Andre
Andre
9 anos atrás

Entao… bonito, … mas ela precisa de hospital, os filhos dela precisam de escola.. ela precisa de um emprego fixo, ela precisa de casa,…
Neste pais isso e utopico…

https://www.youtube.com/watch?v=dKVjbopUTRs

E um circulo infinito sem fim.

Niva 27
Niva 27
9 anos atrás

Poderia ter feito a copa com muito menos gasto público, se o governo que a promoveu tivesse um mínimo de respeito pelo povo. O dinheiro “emprestado” não será pago. Time de futebol não paga nem imposto, quem dirá pagar empréstimo.
Que o povo brasileiro é bom anfitrião é sabido á muito tempo, mas que é ingênuo quando interessa também é sabido.

Eric
Eric
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

E tem mais: Para quem não sabe nada a respeito do Sistema Financeiro, o dinheiro do BNDES é dele, o BNDES, assim como outros bancos públicos possui autonomia financeiro/orçamentária. Não sai dinheiro do orçamento da união, ou dos estados, como aqui em Minas, no caso do BDMG. Estes bancos vivem do que fazem: são BANCOS!!! é tão difícil assim entender que significa a palavra BANCO? Ele empresta e cobra com juros, etc., inclusive a pequenos comerciantes, por exemplo e este ato não interfere no que é destinado à saúde (no caso federal, 106 bilhões), ou educação (83 bilhões). Estes números não aumentariam se não houvesse a copa, ou a farmácia da esquina, entendeu, ou quer que desenhe?

Newton
Newton
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Isso é que é respeito ao leitor !

JONAS
JONAS
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Nas propagandas do governo federal sobre suas obras em SP, eles mostram obras que foram financiadas pelo BNDES como “obras do governo federal”….mas, para os estádios da copa, não foram obras do governo federal, e sim “financiadas pelo BNDES…pois é…

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Vou escrever novamente. O aporte que custeia os financiamentos do BNDS são oriundos em sua maioria do Tesouro, de onde o expert em mercado financeiro acha que o bnds encontra receita pra bancar essa brincadeira? O banco empresta a juros mais baixos, usando como receita os títulos do tesouro, ou seja, empresta barato e pagando caro. Não precisa ser gênio do mercado financeiro pra ver que o custeio desse financiamento é caro ao país. Se a destinação dos fundos do tesouro fosse para a saúde e educação, usaríamos os financiamentos do bnds para quem realmente precisa e não para empreiteiras e construtoras construírem estádios.

Niva 27
Niva 27
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Não lhe ofendi em nenhum momento. Sei que o site é seu mas respeito é bom para todo mundo. Duvido que o dinheiro “emprestado” um dia será pago.

Oi?
Oi?
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

O Brasil gastou quase dois trilhões em educação nos últimos 4 anos. O custo da copa nem se compara a esse valor. E, convenhamos, nos jornais do mundo todo só se fala no Brasil diariamente (publicidade positiva, que atrai turistas). Enfim, não sou petista, mas há de se reconhecer o que o nosso governo tem feito de bom. O PT ampliou os programas sociais do PSDB, trouxe ainda mais médicos de fora do que FHC… Enfim, Dilma eh uma social-democrata por natureza. Não vejo um melhor nome do que ela. Me decepcionei com a Marina, que jamais deveria ter entrado nessa.

Oi?
Oi?
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

*em saúde, não em educação.

Oi?
Oi?
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

*duzentos bilhões.

richar piva
richar piva
Reply to  Niva 27
9 anos atrás

ah tá. como não será pago anta?? 9 estádios são estaduais (o aecio e eduardo campos fizeram os seus)
os outros 3 são particulares e quem deu garantias foram as grandes construtoras brasileiras que, por óbvio, pagarão a conta se o time não pagar.
o dinheiro gasto foi pouco e quase todo municipal e estadual. dar culpa pro federal de um gasto inexistente é muita burrice

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

Pensamentos e reflexões:

“O povo quer pão e circo.” O circo já foi montado. Falta baixar o preço do pão.
“O brasileiro está adorando a Copa!” E se o Brasil perdê-la? Vão detestar?
“…de fazer uma festa maior…” Dona Maria sabe ler. E ainda malham o PT.

airton silva
airton silva
9 anos atrás

Essa mulher não é catadora coisa nenhuma. Ela é empresária. Ela está contente com a Copa porque ela mexeu os pauzinhos em Brasília para que a aviação executiva fosse estrangulada nos principais aeroportos brasileiros no período da Copa, ao mesmo tempo em que coincidentemente obteve concessão nesse mesmo período, sem licitação, para operar a aviação executiva no Galeão para cobrar 7.500 dólares pelo pouso de um jato executivo.

Paulo
Paulo
9 anos atrás

Independentemente do que disse essa senhora, é questão de ponto de vista concordar ou não, fiquei impressionado com a linha de raciocínio dela e com o seu português muito bom, que as vezes não esperamos ver em alguém tão humilde. É melhor que o português de um monte de moleques mais estudados que eu conheço e vejo na TV. Cantores de funk deviam tomar umas aulas com ela.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo
9 anos atrás

O texto foi bem redigido, mas ela se enrolou um pouco. O importante é que o recado foi dado.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Você está alegando que ela leu um texto direcionado?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

O que você acha?

1. O repórter ou a fonte não se identificam.
2. Ela não é abordada ou ao menos, apresentada.
3. Se ela é catadora de material reciclável no Mineirão, como se explica, a mesma afirmar que está vendo o Mineirão pela primeira vez?

Daí, para ler, é um pulo.

Heverton Elias
Heverton Elias
9 anos atrás

Ninguém deixa de curtir seu entretenimento, (viagens, cinema, tv a cabo, boate, cervejinha, ou barzinho, etc) alegando que tem que pagar a mensalidade do plano de saúde e a faculdade dos filhos. Sempre se dá um jeito, ou dividindo as contas no cartão, ou pagando no cheque pro mês seguinte. Mas porque o governo fez em público, o que todo mundo faz em privado, inventaram esse discurso esdrúxulo, pra não dizer hipócrita, de que o Governo deveria priorizar a saúde e a educação em detrimento da copa. O que ninguém diz, é que o dinheiro da Copa é financiamento, que obrigatoriamente terá que retornar ao banco que o financiou. E outra coisa que ninguém fala, é que em um mês o governo gasta com saúde e educação, mais do que gastou em todos os estádios em sete anos. Como se esse dinheiro dos estádios fosse solucionar problemas de estrutura, que vem desde a década de 60, e que governo nenhum conseguiu sanar.

Itamar
Itamar
Reply to  Heverton Elias
9 anos atrás

Falou tudo!

Cesar Sanches
Cesar Sanches
Reply to  Heverton Elias
9 anos atrás

De que planeta vc é? Se fosse verdade que o governo gastasse 10% do valor da copa por mês, que é sua primeira afirmação, a segunda afirmação, de que temos problemas estruturais seria mentira!!!

Heverton Elias
Heverton Elias
Reply to  Cesar Sanches
9 anos atrás

Cesar Sanches.
Valor dos estádios: R$8,2 bilhões em pouco mais de seis anos (sendo que esse dinheiro retorna ao BNDES, já que é financiamento. Vale lembrar que R$ 4 bilhões é investimento direto da iniciativa privada, sem recursos de financiamento).
Agora vamos aos gastos do governo com saúde e educação nos últimos anos de governo.
Gasto MENSAL do Governo com Saúde e Educação em 2012, R$ 8,7 bilhões (Total do ano, 72 bilhões com saúde, e R$ 33 bilhões com educação). Em 2013 R$9,75bilhões por mês, totalizando R$79, bilhões com Saúde e R$38 bilhões com educação durante todo o ano. Em 2014, R$12 bilhões por mês. Sendo R$82 bilhões na saúde e R$42 bilhões na educação, durante todo o ano.
Quando digo gasto com educação, ou saúde, não estou falando do orçamento total dedicado ao Ministério da Saúde ou ao Ministério da Educação, por que se for fazer essa conta, os números seriam muito maiores, já que só em 2012, o Ministério da Educação teve orçamento de R$72 bilhões.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Cesar Sanches
9 anos atrás

Não é na base da conta de padaria que a administração pública funciona, procure saber quanto aumentou a emissão de títulos do tesouro.

Marcus Lima
Marcus Lima
Reply to  Cesar Sanches
9 anos atrás

Por favor, pelo seu bem, corra e vá se informar! Quer dados???? http://www.planejamento.gov.br/conteudo.asp?p=noticia&ler=10242.
Leia um pouco, de preferência além da primeira parte das manchetes do yahoo!. Leia, se informe, compare os números. Ah…
http://www.copa2014.gov.br/pt-br/brasilecopa/sobreacopa/numeros

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Cesar Sanches
9 anos atrás

Fontes: gov.br…
http://exame2.com.br/mobile/economia/noticias/aporte-do-tesouro-no-bndes-sera-menor-diz-coutinho
Para 2014 diminuíram os recursos vindos do tesouro, claro, veja como aumentou a média histórica e análise a merda que estavam fazendo. De 2008 para cá, passou de R$ 9 bi para R$ 400 bi. Agora, procure saber quanto aumentou a dívida do tesouro financiando o bndes, não vale conta de padaria, se quiser uma fonte oficial, pegue ao menos do tcu. Papai Noel mandou abraços!

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
9 anos atrás

A Copa é um evento esportivo mundial itinerante que jamais deve ser confundido com governos. Nunca ouvi falar que tenha garantido eleição, reeleição ou levado governos à ruína. Em 1998 nosso presidente era o Fernando Henrique Cardoso. Naquele ano o Brasil perdeu pra França e FHC emplacou mais um mandato. Em 2002 fomos “penta” e o PSDB não fez sucessor. O mesmo podemos dizer de Lula, que em 2006, mesmo com o futebolzinho mequetrefe do nosso time, ainda assim assegurou mais 4 anos na direção do país. Que nossa seleção seja campeã novamente, que após o evento as contas do que se gastou venham à tona e, se houver desvios comprovados, que paguem por isso. A época da campanha contrária à Copa foi em 2007, deveríamos ter proposto essa discussão àquela época.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Speed Racer da Mooca
9 anos atrás

Mas quem não tem um passado do qual se orgulhar, não tem nenhuma proposta no presente, e por isso mesmo não tem futuro…
Abs.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Speed Racer da Mooca
9 anos atrás

“…e, se houver desvios comprovados, que paguem por isso.”

E qual foi o politico brasileiro que devolveu o dinheiro desviado?

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!

Speed Racer da Mooca
Speed Racer da Mooca
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

O “pagar” é “ser responsabilizado”, não leve ao pé da letra, por favor!

Carlos Tavares
Carlos Tavares
9 anos atrás

Já dizia Khalil Gibran, que o “último degrau da sabedoria é a simplicidade”.

Só nos resta concordar. E aplaudir.

Joseas Ruela
Joseas Ruela
9 anos atrás

É assim mesmo.
Cresci escutando que tínhamos que aumentar o bolo para repartir. Nunca vi este bolo, nem grande nem pequeno. Essa senhora está feliz, deslumbrada com os gringos, o estádio. Mas ela está do lado de fora! Marginalizada!
Ela devia ganhar um bolsa copa, para poder ver um jogo.
Mas a renda do brasileiro aumentou, temos muitos nas classes “C” e “D”.
Não melhore a renda(ou melhore um pouco com os 70 paus), rebaixem a classe.
Todos vamos à copa, torcer pelo Brasil. A copa é nossa.
E eu sou o Bozo.
Toda festa é legal, mas a conta chega.

Daniel
Daniel
9 anos atrás

que bacana ! fiquei emocionado com este senhora !!! vontade de abraça-la
porem fico triste de ver os comentários da galera; a copa, os problemas, as soluções são todos do povo brasileiro. muito baixo astral rotular que só quem critica é playboy e que só quem traz solução e a copa é Petista. Por que não abraçar uns aos outros ?? … o PT não é o problema e tão pouco tucano é a solução …. solução !?? sei lá !! temos que falar com a sabia senhora pra ver se ela pode nos ajudar. rsrsrsrsrsr

Virgo
Virgo
9 anos atrás

Como disse essa senhora “o brasileiro é capaz…” O que todo mundo está elogiando nessa Copa é o povo brasileiro, com todas as suas qualidades e seu caráter.
Particularmente não concordo com os palavrões para a Dilma, porque era uma solenidade da Copa do Mundo aqui. Ficou feio. Mas ali ela não era a senhora nem a avó (como disseram acima). Ela era a chefe (chefa?) deste Governo que aí está. Quem sai na chuva é pra se queimar, como diria Mateus e passarinho que come pedra sabe o tamanho do forevis que tem, diria Mussum.
Xingar os governantes – qualquer governante – é um ato de civismo. Não confiar nos governantes é uma obrigação.
Os romanos destelhavam suas casas para atirar as telhas em imperadores incompetentes e impopulares e todo mundo hoje em dia acha lindo.
A Suprema Corte Americana decidiu há muitos anos que queimar a bandeira como forma de protesto é um direito do cidadão. Qual é o problema em xingar nossos governantes?
Está acontecendo a Copa porque apesar de tudo nosso povo é maravilhoso. E é mais sábio que quem o quer governar, cantou Milton um dia.

Oi?
Oi?
9 anos atrás

Emocionante. Precisamos agora de mobilização para que o executivo federal regulamente o destino das verbas dos royalties do pré-sal, que continuam retidas: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-06-17/sem-regulamentacao-fundo-social-do-pre-sal-retem-verbas-de-educacao-e-saude.html

Marcio
Marcio
9 anos atrás

De repente virou um bom negócio fazer Copa do Mundo, rs. Adoro Copa do Mundo e a do Brasil está muito legal, mas o custo disso será salgado, rs.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
9 anos atrás

Não sou eleitor do PT, não sou de esquerda e tenho a total certeza de que o Brasil não conseguiu cumprir os objetivos a que se propôs quando se candidatou a sede, os aeroportos estão ai para todos verem.

Mas, isso é muito diferente de ser contra a Copa e, pior ainda, ter o complexo de vira lata tão alto a ponto de achar que o evento não deveria acontecer. O Brasil tem, sim, todas as condições de ser sede de qualquer evento do mundo (menos Olimpíadas de Inverno, claro) e, principalmente, todo o direito de se-lo e se orgulhar disso.

Me sinto orgulhoso de ver caras como Messi, Benzema, Di Maria, Iniesta, Rooney, Pirlo, Özil e Lahm jogarem no meu pais e nos campos que frequentamos desde sempre!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

Futebol não é nosso, é dos ingleses.

Mas é isso que os políticos querem, agradar os pobres, política do pão e circo!! deixar esse povão simples ai, achando tudo maravilhoso.

É simples, tem que ter Copa, não ter que ter corrupção.

marcos
marcos
9 anos atrás

Não sou petista nem anti petista.. esses extremistas que pra falar bem de um tem que falar mal de outros. Mas o que o vídeo mostra, e apenas isso, é justamente a forma que somos governados. Em cima da ignorância, desinformação. A copa tá boa? Claro que tá. Nunca houve dúvida que tudo sairia bem. O problema, pra mim, é o famoso “rouba mas faz”. O problema n é a copa em si, mas o que foi prometido e quanto ela custou. Em sites de venda vi uma ferrari histórica pela “metade” do preço, mas por isso eu vou comprar? não tenho condições de manter uma assim como o Brasil n terá condições de manter uma Copa.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  marcos
9 anos atrás

A tucanada roubou e não fez. Ah… e nenhum foi preso. O PT fez, faz e quem rouba vai preso. Simples assim. Tem condições sim. Cansei de presenciar o apocalipse do Brasil e da Argentina brotado das bocas de Miriam Leitão, Carlos Alberto Sardenberg, Merval Pereira, Diego Maynardi e outros “experts”. E estamos aí, como a economia que mais cresceu no mundo em 2013.

Quando falavam em abolição da escravatura todos diziam que haveria quebradeira generalizada bla bla bla.

Vai ter copa sim e se encerem o saco vão ter duas.

Abs.

Eduardo José da Silva Santos
9 anos atrás

Vamos separar o belo discurso da Dona maria. O Murro que você Flávio dá é nos pseudos cidadãos que exibem suas bandeiras “patrióticas” em tempos de copa, ou seja a cada 4 anos. O Natal e a páscoa são mais populares pois ocorrem a cada ano… o 2º. ponto é: O país não merecia e não merece sediar uma copa da forma como e está sendo: Planejados gastos de 2 Bilhões e gastos 9 Bilhões de dinheiro público, meu, seu, de nós brasileiros. Oras, cadê a carta constitucional? Como pode vir aqui uma entidade privada estrangeira e mudar nossa legislação para atender seus interesses comerciais? Ok, ok, nós é que pedimos, a FIFA está isenta… Mas a que custo?!! Dona Maria em sua sábia ingenuidade tem razão quando se trata de educação, afinal educação vem do berço. A minha também veio. Um singelo exemplo de meu berço: Eu paro fora da faixa de pedestres, simples assim… Não sei se Dona Maria está no meio, mas uma boa parte dos brasileiros fica feliz por uma bolsa blá, blá, blá… Estamos quebrando nosso país para fazer um festa… É o mesmo que eu, desempregado, decidir fazer uma viagem ao mundo, torrando meus últimos dourados… Insano!! Temos que cuidar de nosso país e não estamos fazendo… Isso sim é um murro no estômago!

Marcus Lima
Marcus Lima
Reply to  Eduardo José da Silva Santos
9 anos atrás

Bndes é um banco., os 9 bilhões que vc afirma ser de dinheiro público são de financiamento bancário. Nossa, como é chato ler sempre os mesmos desinformados e pretensiosos dizendo bobagem. Vcs vao brigar porque o BNDES financia a FIAT? Porque financia empresas privadas? A definiçao de financiamento é um empréstimo, feito com garantias, que tem que ser pago, ou se executa as garantias. Como é difícil ler bobagem aqui, de gente pretensiosa e desinformada.

Eduardo José da Silva santos
Eduardo José da Silva santos
Reply to  Marcus Lima
9 anos atrás

Marcus, a questão não eu um banco (BNDES que eh um órgão público com participação acionária do governo) mas sim o planejamento errado. Muito errado.

Luiz
Luiz
9 anos atrás

Se impressionar com um depoimento lúcido, inteligente, apenas porque saiu da boca de uma pessoa humilde, de uma “catadora”, o nome disso é preconceito.

Marlo Lemos
Marlo Lemos
9 anos atrás

Amo seu blog de esportes. E só!!

Enio Guimil
Enio Guimil
9 anos atrás

Qual a diferença da copa ser aqui ou em qualquer outro local, o POVÃO só pode assistir pela TV. Só foi muito bom para quem meteu a mão na grana,

Luciano
Luciano
9 anos atrás

Sem dúvida nenhuma, o que falta é criação, e a grande culpa é dos pais… sou muito grato aos meus que me deram ‘educação’ dentro de casa! Porém, não podemos tapar o sol com a peneira e achar que este governo está ótimo, que ninguém roubou pra valer netas obras e que a Copa trouxe melhorias para o país, pq não trouxe…..

Marcel
Marcel
9 anos atrás

O Brasil e’ hoje o pais MAIS CHATO DO PLANETA quando o assunto e’ politica!! O pessoal que usa qualquer problema durante a Copa pra criticar o governo do PT e’ tao insuportavel quanto esse pessoal que usa o sucesso da Copa (que ta animal de se assistir!) pra defender o governo do PT. Parecem ate um parente meu que usa o espiritismo pra explicar qualquer assunto que vem a tona nos almocos em familia…

Sem contar que esse reducionismo criticar o governo=direita/coxinha/saudade-dos-militares/USA ou elogiar o governo=esquerda/comuna/maconheiro/Viva-Tche e’ de uma imbecilidade constrangedora…

Por que e’ tao dificil ficar quietinho e so’ curtir os jogos que tao bons demais?? Como a dona Maria???

Júlio César de Sousa
Reply to  Marcel
9 anos atrás

Hahaha. Bem isso, Marcel. Tô contigo.

VEMA
VEMA
9 anos atrás

Nem Miami nem shopping JK Iguatemi ou Cidade Jardim nem 25 de Marco – tem chato em todo lugar. Nem tudo feito para a Copa e ruim, nem tudo tem que ser louvado. Mas se quer protestar, aprende a pesquisar e a votar.

Márcio
Márcio
9 anos atrás

Se é verdade que a educação ainda tem muito a melhorar, o que ela diz ao final do vídeo é uma realidade: “…mas sim a criação (das crianças e adolescentes vai mal)”.

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Eis um depoimento que mostra, de forma inequívoca, o quão fortes são os poderes e a sabedoria do povo. Bravo!

Eduardo Furlanetto
Eduardo Furlanetto
9 anos atrás

A simplicidade ainda é a melhor forma de expor opiniões. Talvez Maria Sueli não compreenda os desvios de verbas e outras coisas mais, mas ao dizer que o problema não é educação e sim criação me fazer encontrar as palavras exatas para expressar o que penso desta geração que não respeita nada, nem a si próprio. Como alguém disse antes, protesto inteligente é na urna e não nas ruas com confrontos sem sentido (sempre vão perder) com forças policiais.
Xingar Dilma Rousseff foi uma das maiores vergonha que o povo brasileiro passou nos últimos anos. Se não estamos contentes com seu governo, votemos em outro candidato a Outubro.
Não sou e nunca serei petista, mas não se manda uma senhora já avó e, maior autoridade de nosso país tomar no c..
Isso é falta de educação, não a escolar, mas sim da que recebemos em casa. Ah… Seus pais que melhoram financeiramente acham que pagando a escola particular a obrigação é da escola, afinal estão pagando. Estão enganados.
Respeito, gentileza, honestidade, generosidade, se aprende em casa.

sera?
sera?
Reply to  Eduardo Furlanetto
9 anos atrás

“Talvez Maria Sueli não compreenda os desvios de verbas…”

Cara, essa mulher entende mais do mundo do que toda a elite emplumada e 99,99% dos comentaristas de internet.

Eduardo Furlanetto
Eduardo Furlanetto
Reply to  sera?
9 anos atrás

Concordo com você depois de pensar um pouco melhor.
Obrigado.

Marcos
9 anos atrás

Fantástico!! Esta senhora não deve ter tido a oportunidade de ter muita escolaridade mas da’ para ver que e’ uma pessoa extremamente inteligente. A analise dela e’ melhor que de muitos sociólogos, políticos e outros que se vê por ai.

Moy
Moy
9 anos atrás

Show de bola!
Legal tb foi a atitude da torcida japonesa aqui em Recife. Levaram sacos de lixo azuis, para servir de balões durante a partida. Ao final usaram os mesmos sacos para recolher o lixo produzido e descartar nos locais apropriados. Civilidade “extreme mode”.

marcelo - araraquara
marcelo - araraquara
9 anos atrás

Parabéns!!!!

Agora um bando de coxinha quer estragar tudo.

A copa é nossa.

Parabéns Brasil, Parabéns Dilma, Parabéns PT.

Alberto Roberto
Alberto Roberto
Reply to  marcelo - araraquara
9 anos atrás

Cara não fala besteira incitando a luta de classes. Olha nos protestos as bandeiras do PSTU e camisetas com a foice e o martelo e veja se são mesmo “coxinhas reaça”

Luis felipe
Luis felipe
Reply to  Alberto Roberto
9 anos atrás

Ridiculo este termo “coxinha reaça” coisa de petista sem graça …

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  marcelo - araraquara
9 anos atrás

Parabéns Dona Maria…

Jean
Jean
9 anos atrás

Que beleza! Flavião além de hiper-competente nos esportes é também um sujeito politicamente esclarecido, coisa rara hoje em dia!

Luciano
Luciano
9 anos atrás

Distribuir cestas básicas em troca de voto também é falta de educação, cobrar impostos abusivos, também é falta de educação, custear com dinheiro publico a “copa da iniciativa privada” , também é falta de educação. Concordo com esta mulher lutadora e de grande valor, este pais necessita de muita educação. Infelizmente esta luz não esta no fim do túnel!

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Luciano
9 anos atrás

FHC aumentou os impostos de 24% p/33%. O PT aumentou de 33% p/35%.
Resumindo, os tucanos aumentaram os impostos em 37%.
O PT aumentou 9%.
Quem foi mais sem educação?
Sem contar que no PT houve crescimento econômico. A economia mundial que mais cresceu em 2013.
Abs.

Claudio Antonio Silva
Claudio Antonio Silva
Reply to  Anselmo Coyote
9 anos atrás

Aqui no Brasil??Está bem informado !!Parabéns!!

Luciano
Luciano
Reply to  Anselmo Coyote
9 anos atrás

Não entendi! Quem falou PT? Por que vc ficou toda louca? A sua reação só mostra o quanto falta de educação neste pais. Eu falei uma coisa e vc respondeu outra. Quanta ignorância!!!!

Vanucchi
Vanucchi
9 anos atrás

Carta ao José Trajano:
Cara, o meu disco “de cabeceira” é o Telecoteco Opus 2, grande Ciro Monteiro. Amo o Cartola, a Dona Zica, as ruas de New Orleans. Amo a voz negra, da América ou não, curtida no álcool. Ainda choro a morte da Amy. O Blues. O Jazz. O clube da nigth, Neon Roxo. Até parece que a gente é da mesma turma. Porém, cara, eu não te respeito. Você não tem verdade, cara. Faz pose. Não vai. João Saldanha era de verdade. Puro Blues.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
9 anos atrás

O povo brasileiro tem o coração bom. Que festa bonita, né tia? Tadinha…

JP
JP
9 anos atrás

Copa é copa. Governos são governos. Dai a César o que é de César. Quando o brasileiro vai aprender isso?