TIROLESAS (2)

GRIO (eu sei onde fica o Tirol!) – São apenas 4.326 metros, e por isso as voltas em Zeltweg serão as mais rápidas, no cronômetro, da F-1 neste ano. Não mais velozes, na média de velocidade. Acho que não preciso desenhar para me fazer compreender, embora, nos últimos tempos, seja cada vez mais necessário, para se fazer compreender, um aplicativo de iPhone e outro para Android. Sem app, não tem jeito de entendê. Tá osso, o mundo.

Esqueçam o mau humor, vamos em frente.

1min09s542 foi o tempo de Hamilton hoje, com Rosberguinho na escolta a 0s377. E Lewis enfiou quase 1s em Alonso, o terceiro, o que é uma aberração para uma pistinha desse tamanho. Um’aberração.

A Williams andou bem, como se esperava, porque o circuito da Red Bull tem características parecidas com as de Montreal: retas longas, freadas fortes, sem muitas curvas de alta. E tem ladeira, também. Mais uma chance para Massa conseguir um resultado convincente. No treino de hoje, ele e Sapattos ficaram quase empatados, quarto e quinto, 0s002 de diferença do finlandês para o brasileiro. A Williams vai largar nas três primeiras filas, certeza, e precisa aproveitar. Não é todo dia que um traçado é tão favorável.

A Red Bull, em casa, foi meio assim-assim. Para não dizer que foi mal, mesmo, com Tião e Ricardão virando mais de 1s acima dos tempos dos mercêdicos. E a McLaren, cheia das novidades invisíveis, parece que melhorou um tiquinho de nada. Aliás, a gente fala pouco da McLaren, mas a equipe vem decepcionando faz tempo. Terminou bem 2012, não fez picas em 2013 e não está fazendo necas em 2014. A desculpa pode ser a espera pela Honda. É uma boa desculpa, sem dúvida.

O resto, tudo normal. Mas notem como a Caterham desandou. Pô, a Caterham? Você vai falar da Caterham? Sim. Porque Tony Fernandes desistiu da Caterham e não vai mais colocar dinheiro na equipe. Se você procurar direitinho no eBay, na seção de “equipes de F-1”, vai encontrar a Caterham à venda. É só procurar bem. Deve ter até a opção “buy it now”. Significa que se ninguém comprar, é menos uma para 2015. OK, vem a americana. Mas dessas equipes americanas a gente sempre duvida. A ver.

Para amanhã: Mercedes na primeira fila, blablablá e etc. Hoje pingaram algumas gotas no fim do treino. Aquela região, muito montanhosa e com vegetação farta e vaquinhas que dão leite, é propícia a chuvas. Por causa das vaquinhas. A ciência explica.

Volto mais tarde. Agora quero ver se a Itália salva a Inglaterra.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis felipe
Luis felipe
9 anos atrás

Kkk muito boa sua constatacao … Falta ainda o google tradutor!

pedro ar
pedro ar
9 anos atrás

Merças e Reds ???
Erraram feio, ainda mais com Massa fazendo a pole! Tá dando mais zebra que o mundial no Brasil ! Mas nem é uma zebra, para quem tem sensibilidade de ver os progressos da velha Willians né mesmo… rs

Japoneis
Japoneis
9 anos atrás

Gomes, a Caterham lançou até uma edição especial do lótus seven em homenagem ao koba mito! uma pena se saírem da F1!
http://carros.ig.com.br/noticias/caterham+seven+ganha+edicao+especial+kamui+kobayashi/7671.html

Paulo Lima
Paulo Lima
9 anos atrás

Mudando de assunto, e essa história do Hulkenberg na Ferrari? Sera que vão tentar negociar via sms também? Se ele tiver o mínimo de orgulho, ele não aceitará dirigir aquela carroca velha e vermelha.

Rui Julio da Silva
Rui Julio da Silva
9 anos atrás

Desculpe Flavio, mas não há um erro nesse trecho “A Williams vai largar nas três primeiras filas, certeza, e precisa aproveitar. Não é todo dia que um traçado é tão favorável.” ?
Um abraço

Rui Julio da Silva
Rui Julio da Silva
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Ah, compreendi – falha minha na interpretação do texto. Obrigado pelo esclarecimento. E não é que você acertou novamente ? Se você está em algum bolão, o prêmio já está quase garantido :D
Grande abraço

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

“a gente fala pouco da McLaren, mas a equipe vem decepcionando faz tempo”

Mclaren não vence um campeonato de construtores desde Newey 1998! Entre 2000 e 2014 só fez um campeão “raspando” em Interlagos! Não é a toa que esta complicado achar um patrocinador de peso. O nariz empinado de Ron Dennis merece…

É o preço que se paga por deixar um bicampeão na mão, caso de Alonso em 2007, o mesmo pode se dizer da Williams com relação a Piquet em 1987. E não se enganem, Williams e Mclaren ‘equilibravam’ as coisas entre Mansell x Piquet e Alonso x Hamilton por pura patriotada. Se Mansell e Hamilton fossem franceses, a liderança na equipe seria de Piquet e Alonso. No final, Mansell caiu fora da equipe de Frank Williams ao final de 88, e Lewis ficou devendo na Mclaren. Um título “raspando” em seis anos de equipe inglesa foi muito pouco…

Mclaren virou time de status e poucos resultados. Vamos ver como vai ser com o motor Honda, mas não vai chegar dominando logo de cara. E se não contratar um piloto de peso como Vettel ou Alonso, Ron Dennis vai passar nervoso!

allan
allan
9 anos atrás

Sempre digo que rápido é diferente de veloz. Vettel sempre foi o mais rápido (consideração ampla) mas nunca o mais veloz! Velocidade é muito mais restrito que rapidez. O melhor exemplo é aqueles tiros de dragster, onde nem sempre o mais veloz termina na frente… Mas mais fácil é em um circuito, onde o mais veloz (em km/h “pico”) normalmente não é o mais rápido (em s). Portanto seria muito interessante se a imprensa adotasse velocidade para km/h e rapidez para aceleração, ao invés de falar que Perez era o mais rápido no Canadá…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  allan
9 anos atrás

Você quer dizer que o piloto que faz a “volta mais rápida”, nem sempre é o que faz a “volta mais veloz”?

Alfredo Ramos
9 anos atrás

2014, salvo uma reviravolta muito grande, é da Mercedes. Essa reviravolta, se acontecer (e com tempo de virada suficiente), partirá da Red Bull.
Não vejo as demais equipes com chances de virada, no ano presente.

E a Caterham, que era a promessa entre as “nanicas”, desandou de vez.

Peter Andretti
Peter Andretti
9 anos atrás

Flávio, quanto custa uma Caterham ? Vc tem idéia ? Carrega dívidas ? Tem patrimônio ? Um forte abraço e, mais uma vez, parabéns pelo site.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Peter Andretti
9 anos atrás

Difícil saber, algumas empresas divulgam o balance sheet mas a caterham não, com certeza tem dívidas e patrimônio. Mas veja que a caterham é apenas uma empresa do Tune Group, holding do Tony Fernandes.
http://www.tunegroup.com/index.html

clayton moura belo
clayton moura belo
9 anos atrás

Caro F.G.! Longe de provocá-lo em dia de tão mal humor, mas além de a Itália não ter salvo a Bretanha, vejamos se salva a si mesma… Mas, pelo menos a Fórmula 1 volta ao RBRing (ex-zeltweg, ex-spielberg, ex-österreichring, ex-A1…), uma das pistas mais míticas destes 65anos de Formel-1 Welmeister. Vamo que vamo!!! Nos falamos segunda-feira, comentando a vitória do Comandante Hamilton!

pedro ar
pedro ar
Reply to  clayton moura belo
9 anos atrás

comandante cagado ?

Watkins Glen
Watkins Glen
9 anos atrás

FG, mesmo sem app deu pra entender…. Só a sequência de anos da Mclaren que foi osso mesmo !!!

Pedro Araújo
Pedro Araújo
9 anos atrás

Essa desandada da Caterham me dá pena por causa do Koba.

Porque se fosse só pelo Mike Gascoyne, eu não estaria nem aí pra essa equipe.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Pedro Araújo
9 anos atrás

Eu gosto da caterham pelos seven…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Allez Alonso!
9 anos atrás

Seven? Eu também gosto desse número…

Paulo F.
Paulo F.
9 anos atrás

Na verdade esse patrocínio da Caterham ( GE & Airbus ) parece coisa de compadre.
A frota da AirAsia e subsidiárias (que é de quem? Tony Fernandes!!) é de só 164 A320-200!
Não seria surpresa se em 2015 aparecer a Caterham com uma equipe satélite na MotoGP!
E apesar de não por mais dinheiro na Caterham F1 , nada impede a equipe funcionar em 2015 com um esquema parecido com aquele que a Sauber teve quando ficou sob administração da BMW.

Janir
Janir
9 anos atrás

Não salvou.

João Eduardo
João Eduardo
9 anos atrás

A FIA confirmou a pena de Perez. Já foi publicada a decisão. É, nem todo mundo acerta.

Jr.
Jr.
Reply to  João Eduardo
9 anos atrás

???

Joao Eduardo
Joao Eduardo
9 anos atrás

A FIA Manteve a pena de Perez. Já foi publicada a decisão. É nem todo mundo acerta.

Mauricio
Mauricio
9 anos atrás

“A Red Bull, em casa, foi meio assim-assim. Para não dizer que foi mal, mesmo, com Tião e Ricardão virando mais de 1s acima dos tempos dos mercêdicos. E a McLaren, cheia das novidades invisíveis, parece que melhorou um tiquinho de nada. Aliás, a gente fala pouco da McLaren, mas a equipe vem decepcionando faz tempo. Terminou bem 2012, não fez picas em 2014 e não está fazendo necas em 2014. A desculpa pode ser a espera pela Honda. É uma boa desculpa, sem dúvida.”

Tem algo de errado aqui meu caro. Leia com atenção.
De resto outra tirolesa com muita saúde meu caro.

Alfredo Ramos
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Não teria sido mais fácil apontar o ano errado?

Fernando
Fernando
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

Erro de digitação, todo mundo pode errar

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Flavio Gomes
9 anos atrás

O hilário, é que depois das picas, os anos foram trocados…

David Santos
David Santos
9 anos atrás

Éh! Parece que a briga vai ser boa entre os pilotos da Mercedes pela pole. Apesar de Massa e Bottas ter feito 4º e 5º tempo, creio que as Red Bull irão ocupar estes lugares e logo em seguida as Ferraris (principalmente a do Alonso). Aposto no Hamilton para a pole do sábado!