GRANDE MASSA

SÃO PAULO (leitura obrigatória) – Evelyn Guimarães fez uma Grande Entrevista com Felipe Massa em Budapeste. O resultado do trabalho da nossa Suprema é capa da Revista WARM UP #52, disponível aqui e é essencial para entender o piloto brasileiro, único sobrevivente do país na F-1. E tem muito mais, como a Fórmula E by Gil de Ferran, comparações entre Márquez e Vettel, a psicologia aplicada ao automobilismo…

Devorem à vontade e nos encham de elogios, por favor. Aqui e lá no espaço de comentários das matérias.

capawupmassa

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

O Felipe Massa é o Único Sobrevivente com os Dias Contados na F1. Ele falou que o Senna também Sofreu. Sim, é Verdade! Só que o Sofrimento do Senna para ele seria um Paraíso hoje, mas isso subtraindo a Morte do Senna que foi uma Desgraça Irreversível.

Fernando
Fernando
9 anos atrás

Ele tem razão, no brasil se critica rapidamente e não apresenta uma alternativa.

Eu vejo tantos pilotos e jornalistas de cacife criticarem os dirigentes da CBA (e outros esportes e suas respectivas confederações) mas quase ninguém tem iniciativa de criar um grupo de trabalho e assumir responsabilidades e finalmente oferecer alternativas.

Apontam o dedo para onde esta errado, veem o futuro do automobilismo brasileiro com muita preocupação, mas assumir responsabilidades para mudar trajetoria ninguem quer.

Romeu Pinto
Romeu Pinto
9 anos atrás

Será que o Massa seguirá os passos de Rubinho: Não largará nunca a formula 1, mas a formula 1 o largará.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

Não importa o que Felipe faça nas pistas ou diga fora delas. Ele já “perdeu o bonde” na Fórmula-1.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Cuidado com o poste….

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Mauricio
9 anos atrás

Qual? O de Cascavel?

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

Massa é um grande piloto, assim como Barrichelo.
Ninguém fica na F1 por tanto tempo, andando sempre entre os primeiros, sem uma capacitação técnica excepcional, acima de qualquer suspeita. Ambos disputaram o título de algumas temporadas, foram vices em outras, sabem acertar um carro, são dois pilotaços!

Mas, mesmo assim, vou arriscar a comentar sem ter lido a entrevista (vou ler, a Warmup é sempre imperdível!).

Na minha humilde opinião, o legado principal de ambos às novas gerações foi demonstrar a quem quiser ganhar um título no futuro, não apenas algumas corridas, a não atender ordens da equipe para “deixar” o companheiro de equipe passar, seja porque o cara está com mais pontos, tenha assinado como 1º piloto, ou porque está “mais rápido”, isso não leva, nem nunca levou ninguém a título de nada.
Um campeão deve ser agressivo, começando pela própria equipe! “Phoda-se” quem anda mais lento, um campeão anda mais rápido que todos!
Uma personalidade mais forte, anuncia e ajuda a vender produtos de patrocinadores, parceiros, forma opinião, alavanca negócios para si e para os outros, intimida o adversário, seja ele qual for, na pista ou fora dela.
Não sei o teor e as cláusulas contratuais que ambos assinaram com a equipe vermelha, mas sem dúvida de que perderam torcida, confiança, alguns negócios, algum dinheiro, algum respeito (incluso aí a equipe) e porque não dizer, alguns títulos
São dois grandes pilotos, repito, representaram muito bem o Brasil “lá fora”, são respeitados internacionalmente pela imprensa e pelos “colegas”, rapisíssimos, fizeram e fazem história, mas deixaram os companheiros passarem, e isso, para quem é um velho apaixonado por automobilismo como sou, é um tanto quanto “desagradável”, para dizer pouco.

Alemão
Alemão
Reply to  Ulisses
9 anos atrás

Andando entre os primeiros? Isso só em 2007 e 2008…estamos em 2014!!

Ulisses
Ulisses
Reply to  Alemão
9 anos atrás

… na boa Alemão, andar entre os primeiros não é só vencer corridas e/ou subir no podium. Ninguém consegue ficar 10, 20 anos na F1 andando lá atrás!

Fabio Amparo
Fabio Amparo
9 anos atrás

Ótima entrevista.

Massa sempre com respostas diretas e sem meias palavras.

Paulo
Paulo
9 anos atrás

Tem horas que eu penso que seria uma ótima ideía a globo abandonar de vez a transmissão da F1 em TV aberta, porque daí o torcedor de ocasião acabaria de vez.

Tem gente que fala mais de 20 anos depois.. “ah bom era o Senna”..a maioria nem viu o cara correr…

O Barrichello é um fracassado, o Massa idem…

Tudo porque a rede platinada precisava vender o peixe. Talvez daqui alguns a carreira do Massa, do Barrichello seja analisada sem essa utopia, como deveria ser..

Era ótimos pilotos, melhores que muitos que correram juntos..

O pessoal fala tanto do Massa e chama o Hamilton de gênio (e o único título que o Inglês ganhou todos sabem contra quem e como foi…)

O problema dele foi um só, ter permanecido na Ferrari mais tempo que deveria…

Healica
Healica
Reply to  Paulo
9 anos atrás

O mesmo problema do Barrichello

Cadu
9 anos atrás

Infelizmente a f1 esta ficando gay , primeiro que nem ultrapassar os pilotos querem mais , ou pedem pra equipe ou pedem pro charlie whiting, segundo o som desses v6 parece uma moto velha não empolga ninguém , e terceiro os carros agora vem com um piru na frente , teriam que tornar a f1 esporte de homem de novo

Robertom
Robertom
Reply to  Cadu
9 anos atrás

Moto velha tem um barulho muito melhor…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Cadu
9 anos atrás

Gente! O que menos interessa é o barulho, que também é legal!
O que interessa na corrida é ver quem é o melhor, ver ultrapassagens incríveis, perceber e discutir o jogo de cena das equipes. Esse ano tá muito interessante assistir a F1.

Sávio Laguardia
Sávio Laguardia
9 anos atrás

Excelente matéria só que está edição eu não consegui abrir muito bem no tablet. Aí pra matar a curiosidade tive que abrir no notebook mesmo.

Andersson Catani
Andersson Catani
9 anos atrás

Dar conselho é uma bosta. Então dou uma dica. Se vocês quiserem continuar tendo esperança na raça humana, não leiam os comentários via Facebook na entrevista do Massa. A estupidez alheia não vai deixar vocês dormirem.

Helton Fernandes
Helton Fernandes
9 anos atrás

matéria é muito melhor que o piloto…
Putzzzzzzzzzzzzzzzzzzz, mas se esse carase compara ao Senna deve ter sérios problemas psicológicos, falta de amigo pra não deixar falar besteira, falta de espelho em casa, uma assessoria de imprensa de merda…
Sei lá…
Vai ver tá de sacanagem mesmo, ou acredita no que galvãobueno fala.
O cara é bom, mas não é de ponta desde a mola em 2009, aliás, desde o vice de 2008. ápice da carreira…
#aposentamassa

Emerson
Emerson
Reply to  Helton Fernandes
9 anos atrás

Amigo, na boa, vai pro inferno.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Helton Fernandes
9 anos atrás

Desde quando você assiste a uma corrida… SE é que assistiu a alguma nos últimos 10…12 anos.

Francisley
Francisley
9 anos atrás

Grande edição essa da revista! Adorei a entrevista do Massa e os atrativos da velocidade no pós copa.
Ponto para o Massa qdo disse que no Brasil é muito fácil criticar!

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
9 anos atrás

No domingo o Massa não deu entrevista para a Globo no grid, e o Galvão comentou que já sabia que seria assim. Durante a semana li que o Massa disse que “estava falando demais, agora chega”.

Estou deduzindo que ele rompeu o contrato que o obrigava a dar entrevistas para a Globo. Interessante,

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

O texto contém, pelo menos, dois erros de concordância:

“a gente vai estaria lá”,
“ou se sente-se injustiçado”.

Ricardo Linares
Ricardo Linares
9 anos atrás

Criticar é fácil. Mas sente num carro e veja se é fácil assim igual muitos pensam. Não é só glamour não. O cara foi pra Europa com pouca grana, largou a família aqui, arriscou. Agora leva uma vida legal, anda em carros legais, ganha muita grana com isso ainda por cima. Ponto final.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Ricardo Linares
9 anos atrás

Essa consideração é legal sobre a vida do sujeito e tem pessoas as quais apenas isso basta para ser feliz ou as quis isso é essencial. Outras são felizes sem isso. Esportivamente falando…
Abs.

Costa
Costa
Reply to  Ricardo Linares
9 anos atrás

E correr, que é bom?

Christian Alves (@chrisalves88)
Christian Alves (@chrisalves88)
9 anos atrás

Bom saber que boa reporter não anda mais ameaçada de demissão por vcs. Malvados!. rs
muito bom trabalho dela. parabens

J Fernando
J Fernando
9 anos atrás

Muito boa a entrevista. Felipe é um cara legal.
Cometeu um erro “grave” na entrevista: tocou no nome sagrado de Ayrton e os comentaristas só leram esta parte da entrevista. Pior, nem entenderam o contexto.

Reinaldo Bascchera
Reinaldo Bascchera
9 anos atrás

Boa matéria,mas como sempre as respostas de um piloto de F1 atual devem estar sempre sendo monitoradas por algum assessor de imprensa da equipe. Ele falando e o cara ou a cara com um gravadorzinho do lado registrando. Talvez ele pudesse dizer mais coisas em outra situação, ou não, mas valeu assim mesmo. Agora a foto da matéria dele na comemoração do GP Brasil é meio ingrata…tem um mecânico (deve ser mecânico pois há uma luva na mão) que está com a mão em lugar meio impróprio….

Reinaldo Bascchera
Reinaldo Bascchera
Reply to  Reinaldo Bascchera
9 anos atrás

Ops, vendo melhor não era uma luva, mas uma sombra na mão. Mas parece ser de mecânico, pela cor da roupa….

Sil C San
9 anos atrás

O defeito do Massa é ter nascido no Brasil. A maioria que mete o pau nele, fala sem conhecimento, fala pq ouviu de outro, ou simplesmente não aceita que ele é apenas um bom piloto. Senna foi gênio e único. Parabéns pela matéria!

Glauson
Glauson
9 anos atrás

Muito centrado o Massa. Gostei. Não precisa de pachequismo idiota pra gostar de Fórmula 1.
Parabéns Grande Prêmio!
Flavio, quando é que vcs voltarão com a TV GP? Nesse trânsito lento e maluco eu ficava só ouvindo no carro os comentários do Renan e o do Victor na TV GP, como quem ouve um rádio, uma semana antes do início da Copa do mundo.

daniel
9 anos atrás

Flavio, falando em pilotos, você ja fez alguma entrevista exclusiva com o Schumacher ou teve alguma conversa descontraida com ele nesse tempo que você cobriu a formula 1.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  daniel
9 anos atrás

Até já fotografou o Schumacher vestido de noiva.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
9 anos atrás

Há tempos eu digo: Marquez é o Ve44el da Moto GP. Dois gênios sucessores de Valentino Rossi e Schumacher.

E o Lorenzo é o Alonso. Aqueles que se acham mais do que são, e um dia se acharam os sucessores do mito. Foram devidamente entubados e colocados em seus lugares: vices.

E por falar no Picaretonso, observem a entrevista do Massa:

“Os três piores? Eu acho que foram dois, na minha opinião: o acidente e… não, não, foram três piores: a corrida de Cingapura/2008, o acidente e a corrida de Hockenheim em 2010. Esses foram os três piores momentos.”

O acidente, como o próprio nome já diz, foi acidente, algo não premeditado.

Os outros dois foram obras deliberadas do Maucaratonso.

Veja a que ponto um mau caráter impacta negativamente na história de uma pessoa.

Deveria estar preso.

beto
beto
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Oh coitadinho do brasileirinho!!!!! A galera confundi as coisas, quem disse que o Alonso é bom ou mal caráter?? As pessoas falam como se fossem íntimos dele e o conhecessem a fundo. Tenho pena de gente que pensa assim. Influenciados pela mídia, leia-se rede globo, que sempre no intuito de trazer uma emoção aonde muito tempo se perdeu, salvo algumas corridas, têm a mania de criar vilões e mocinhos. Alonso guia pra caramba, é o melhor da F1 na atualidade NA MINHA OPINIÃO, ofuscou o Massa na sua passagem pela Ferrari e torço para ele ter um carro a sua altura para entubar Vettel e companhia.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  beto
9 anos atrás

Alonso não ofuscou o Massa. Alonso humilhou o Massa.

Go HAM - hard as a motherf**ker!
Go HAM - hard as a motherf**ker!
Reply to  beto
9 anos atrás

Fez o mesmo com Shumacher em 2005 e 2006, 2011, 2012…
Interessante, o mesmo Massa trata Alonso como melhor piloto da f1, que em 2010 ele pegou um carro que não tinha o feedback do Alonso e lutou pelo campeonato.
Alonso foi absolvido e todos aqueles que erraram foram suspensos e retornaram a f1. Tem que ser muito imbecil pra ficar em todo post dizendo a mesma coisa. Não gosta do Alonso, da FIA, do Ferrari, vá ver indy e não encha mais o saco.
Com o tempo, as coisas se ajeitam e as verdades aparecem.
Top 10 pilotos da f1 na atualidade:
http://www.motorsport.com/f1/news/top-10-greatest-formula-one-drivers-today
Eu concordo, Vettel se tornou um piloto medíocre, tire os 4 títulos dele e você não vê nada de especial, enquanto Ricciardo ganhou duas corridas, Vettel não liderou uma volta.
O resto é mimimimi de hater complexado, mal amado e que não saiu do armário.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  beto
9 anos atrás

Apesar do Matteoni ser normalmente cáustico e radical em seus posicionamentos, reconheço que seus argumentos, na maioria das vezes, estão pautados por uma verdade nua e crua.
Se olharmos sem paixão ou preferência, notamos que a carreira de Massa sofreu mais mudanças com Alonso, do que propriamente com o acidente da mola. Quem sabe, agora, um renascimento (logo que ele “espantar” a má sorte).
Quanto ao Alonso: tem que ser muito burro para acreditar na inocência do espanhol, no caso “Cingapuragate”.
Um tetracampeão, medíocre? Essa é boa!
E não é ofendendo os colegas de comentários, que você vai conseguir impor tuas verdades.

Costa
Costa
Reply to  beto
9 anos atrás

O Massa encarna bem esse brasileirinho perseguido, muito mais que o Barrichello, este sim um bom piloto. Como se na F1 existissem virgens. Alonso é um dos 3 melhores pilotos da F1 que acompanhei.

Go HAM - hard as a motherf**ker!
Go HAM - hard as a motherf**ker!
Reply to  beto
9 anos atrás

Realmente não dá pra comentar mais aqui. Virou um blog de comentários ofensivos ao Alonso, atitude que deveria ter sido objeto de moderação, já que não agrega nada. Em tempo de corridas magistrais do espanhol, é uma pena. Pra essa galera do Matteoni e cia, é melhor atacar os acontecimentos do passado que reconhecer a superioridade do espanhol, ainda mais agora, que o Vettel está mostrando sua verdadeira face. Vale lembrar que a temporada do Hamilton está também sendo incrível, sem dúvida os dois maiores da f1 disparados, o resto eu deixo para os amigos do Chuoez Alonso comentar aqui. Abraço aos inteligentes, volto aqui sempre que achar algo bacana de ser compartilhado.
Allez Alonso, Avanti!

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  beto
9 anos atrás

Uiuiuiui menina!

Foi o Massa e a Revista Warm Up que trouxeram o assunto à tona, não sabe ler não?

“Os três piores? Eu acho que foram dois, na minha opinião: o acidente e… não, não, foram três piores: a corrida de Cingapura/2008, o acidente e a corrida de Hockenheim em 2010. Esses foram os três piores momentos.”

Eu só vou complementar o dossiê.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  beto
9 anos atrás

Ficou chateadinho por causa das ofensas ao Alonso? Torcedor de piloto vilão passa por essas coisas.

Schumacher foi o que mais sofreu comentários ofensivos ao longo dos posts, e nem por isso pedi ao FG, algum tipo de moderação.
Faz parte do show.

Você só vai voltar quando tiver algo bacana a compartilhar? Digamos, assim… o tri do Alonso? Essa volta vai demorar. Ou não volta mais.

Obrigado pelo abraço. Outro pra você.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  beto
9 anos atrás

Acho que se depender disso não volta mais nunca.

Isso é que é amor por outro homem. Eu hein…

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Olá meu amigo, bom dia.
Você realmente detesta o Alonso. Respeito isso, claro. Cada um gosta e não gosta de quem quer…

Não sou fã do cara, também acho que o ocorrido em Cingapura tem o dedo dele sim, algo asqueroso.

Mas o que esse cara vem fazendo com o trator que se chama Ferrari, é de se tirar o chapéu.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

O pobre Allez é o único participante aqui do blog que xinga outros participantes a torto e a direito. Deve se achar com costas largas. Acalme-se rapaz, estou preparando um dossiê do Picaretonso digno de jornalismo investigativo! Seu amor juvenil e pueril pelo Viceonso vai acabar rapidinho. E vai doer.

Em breve nesse blog…

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

Acho que se depender disso não volta mais nunca.

Isso é que é amor por outro homem. Eu hein…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Chupez Alonso!
9 anos atrás

É, Matteoni, o Vicellez “jogou a toalha”…

Americo Teixeira Jr.
9 anos atrás

Outro trabalho maravilhoso da Suprema. Digno de prêmio. Aliás, se houvesse um prêmio para o jornalismo de automobilismo, vários desses troféus estariam na sede do GP.

Glauson
Glauson
Reply to  Americo Teixeira Jr.
9 anos atrás

Américo reporter Furadeira, diga para seus colegas pra voltar a gravar a TV GP!

PedroL
PedroL
9 anos atrás

Já postei meu comentário lá, porém gostaria de colocar aqui minha opinião sobre alguns comentários:
“não tomar seu … nome em vão” é algo que se aplica mais ao nome do tri campeão do que ao intencionado, toda vez que seu nome é citado para exemplificar alguma coisa, aparecem comentários do tipo: “nossa, tá de brincadeira fazer comparações…”, “não chega aos pés…”, “o maior que já vi…”, etc… As pessoas nem se dão ao trabalho de ler a matéria, muito menos interpretá-la, e já começam a sessão de insultos.
Tocar no nome do falecido é um ato heroico de coragem e bravura, pois parece ser muito mais que blasfêmia, um pecado incorrigível, quem ousar vai direto pro inferno de preferência no outro dia.
Fui, sou e sempre serei super fã do cara, mas esse tipo de comportamento do torcedor brasileiro é estúpido ao extremo.

Roberto Borges
Roberto Borges
9 anos atrás

A matéria foi realmente sensacional! O cara está mais lúcido que nunca, espero que dê sorte, é um bom piloto.
O duro é ler os comentários dos “insanos”, que não entendem o que foi dito, não sabem o que ocorreu (Ayrton) e tocam a descer o pau no Massa. Será que o Berger, o Ickx, o Villeneuve, o Montoya, o Peterson, apenas para citar alguns sofreram algo do tipo? Acho que muito pelo contrário e estou elencando vencedores que nunca foram campeões de F1.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Roberto Borges
9 anos atrás

Você acha o Massa um vencedor?

Baseado em quê? Por ter chegado á F1? Por pilotar carro de equipe grande?

Acha mesmo Massa igual a Ickx, o Villeneuve (pai), Montoya e Peterson,

Massa é igual a Satoru Nakajima, outro “vencedor”, que também chegou a F1 e pilotou, foi segundo piloto, da Lotus…e foi companheiro de Piquet (e Senna?)

Massa é um “vencedor” como Barrichello e Nakajima, isso sim.

Luis
Luis
Reply to  Seinfeld
9 anos atrás

Qualquer um que compare as carreiras de Massa e Barrichello com a do Nakajima deve ser, no máximo, personagem de seriado de TV…

Celio Ferreira
Celio Ferreira
Reply to  Seinfeld
9 anos atrás

Massa vice campeão de 2008, , não foi campeão
porque a Ferrari foi amadora , em pelo menos
3 corridas daquele ano , e perdeu o titulo por meio ponto , Moss é endeusado pelos ingleses e nunca
foi campeão, etc…………

Andersom Calder
Andersom Calder
Reply to  Seinfeld
9 anos atrás

Caro Seinfeld…chamar de perdedor um cara que ganha milhões ao ano, vá de catar!

Gerson
Gerson
Reply to  Seinfeld
9 anos atrás

Pelo teor do comentário, não acompanha automobilismo. Barrichello e Massa são sim grandes pilotos. Não venceram títulos como Emmo, Piquet e Senna, mas nem de longe são pilotos ruins.
Curioso é que, nos exterior, os dois pilotos brasileiros são admirados, reconhecidos, mas aqui… “ah, mas não venceram com um carro com três rodas, então são uns lixos.”
Qual seria o antagonismo do “Pachequismo”? Hater’s? Antis? Igualmente chatos, cansativos e sonolentos…

Costa
Costa
Reply to  Roberto Borges
9 anos atrás

Lembrei do GB falando no início do GP da Hungria, sobre o grid: “Nico Rosberg, Sebastian Vettel, Valtteri Bottas, Daniel Ricciardo, Fernando Alonso, Felipe Massa… Só Fera!”. É por isso que o cara se acha o que não é e nunca vai ser…

Celio Ferreira
Celio Ferreira
Reply to  Costa
9 anos atrás

Caro amigo Costa, os 22 pilotos são fera ,pois não é
pra qualquer um andar a 300 por hora pilotando um F1,
e digo mais , já pensou andar nas nanicas nesta
velocidade , fazer curvas etc.. por isso no mundo
tem milhares de pilotos , mas na F1 , indy , Nascar
tem no maximo 100.