SEI COMO É…

dojasondemaisSÃO PAULO (ele é foda) – Já disse aqui milhares de vezes que Jason Vôngoli (o verdadeiro nome do jornalista Jason Vogel, de “O Globo”) é o cara que melhor escreve sobre carros neste planeta. E aquele com quem mais me identifico no estranho gosto por coisas esquisitas sobre rodas. Virou um de meus melhores amigos e parceiros, embora a gente se veja pouquíssimo, por razões óbvias: eu moro em São Paulo às voltas com uma agenda maluca, ele no Rio e no mundo caçando grandes histórias. Quando dá a gente se encontra em algum boteco ou em alguma estrada por aí. Digamos que uma de minhas maiores aventuras rodoviárias foi vivida ao lado do Jason, desde distantes terras sulinas até a grande metrópole em um ano que já nem sei qual foi, embora tenha sido outro dia.

Pois que abro o Facebook e me dou com essas duas fotos e a história a seguir, que reproduzo na íntegra:

Meu primeiro carro foi um VW Notchback comprado em 1988 e vendido em 1991. Azul, servia como casa de mendigo na Siqueira Campos até que o levei para a Rua Edmundo Lins, também em Copacabana.

Era um escombro mas tinha seu charme. Foi o que deu para comprar com minhas economias de garoto de 18 anos e carteira recém-tirada… O tempo passou, vendi o carro para um vizinho (o Miguel, pai do Alexandre), que o repassou a outro vizinho (seu Sinfrônio, um veterano da FEB).

Por algum tempo acompanhei a lenta decadência do Notchback, que continuava a dormir na Edmundo Lins. Amassados, lanternas quebradas, a suspensão em petição de miséria… Na última vez em que o vi, estava batido de frente, pronto para o ferro-velho.

E assim se passaram mais de 20 anos. Nesse tempo, volta e meia via os outros dois Notchback do Rio: um verde impecável (do Sérgio Fortes) e um vermelho e branco todo esbodegado (de uma moça em Santa Teresa). O azulzinho havia sumido, provavelmente tragado por algum alto forno de Volta Redonda.

Eis que, no domingo passado, dei de cara com um Notchback vermelho e branco, todo reformadinho, no encontro de carros antigos de São Cristóvão. Impressionado com seu bom estado puxei assunto com o dono:

– Parabéns, jurava que esse Notchback de Santa Teresa já não tinha jeito. Você conseguiu!

Ao que o sujeito respondeu:

– Mas este não é o de Santa Teresa… Comprei em Copacabana faz um tempão. Era azul.

Na longa conversa que veio a seguir, todos os detalhes coincidiram: seu Sinfrônio, a pancada de frente, uma antiga adaptação de motor com ventoinha alta (em vez do “motor plano” de Variant)…

E aí está: meu primeiro carro, que julgava destruído, ainda existe. Muita coisa já não é original, a placa mudou, a pintura deixou de ser azul, mas o “meu” velho Notchback parece bastante bem para seus 49 anos de fabricação. Foi quase como rever um parente há muito desaparecido.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Santos
Alex Santos
9 anos atrás

Ainda comprarei meu Gol Bolinha 97! Que foi meu primeiro carro! hehe

Rafael Ribeiro
Rafael Ribeiro
9 anos atrás

Putz, passei duas vezes por esse Notchback na semana passada na Zona Sul do Rio e eis que encontro ele por aqui de novo!

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Que história! Incrível. O carro também. Bravo!

mano
mano
9 anos atrás

Isso é a vida… marcada por encontros e reencontros.É isso que me faz ficar cada vez mais apaixonado, pela vida, e também por carros antigos. Falando nisso, alguma chance de reencontrarmos com um programa estilo ‘limite’ na Fox??

Rafael Mafra
Rafael Mafra
Reply to  mano
9 anos atrás

Aeeeeee Mano!!!!!!!!!! É isso aí, incentiva aí também. Programa sobre automobilismo e carros feito por quem gosta e entende de automobilismo e carros

Alex Santos
Alex Santos
Reply to  mano
9 anos atrás

Também adoraria um “Limite” na Fox!!

#FikDik

Hermes
Hermes
9 anos atrás

o de Santa Teresa esta recebendo uma puta de restauração

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
Reply to  Hermes
9 anos atrás

Bom saber!
Nos anos 80, esse Notchback de Santa Teresa era todo branco (tenho quase certeza de que era sua cor original). A forração era muito bacana, também de fábrica: um curvim (preto ou bordô, não lembro) meio pespontado. Coisa de Volks alemão – qualidade de Mercedes!
Na época, aliás, esse carro ainda nem morava em Santa. Depois é que subiu a ladeira…

Carlos E. Miguez
Carlos E. Miguez
9 anos atrás

Em BH, na rua Conde de Linhares quase esquina de Av. do Contorno, havia um branco automático inteiríssimo; sumiu lá
pelo meio dos anos 80.

Jaime
9 anos atrás

Eu vi esse Notchback em São Cristóvão no domingo… Salvo alguns detalhes de acabamento do painel (já meio “velhos”), está lindão!

Rafael Mafra
Rafael Mafra
9 anos atrás

O super prato cheio para quem realmente gosta de carros.

É muito legal ver coisas assim, e ainda mais com Volks antigos.

Luis felipe
Luis felipe
9 anos atrás

Cara, aqui em BSB tem um notchback igual ao azul, amarelinho, e que faz uns 15 anos vem sendo massacrado entre seus donos.. Agora esta com o Ze Ricardo, dublê, o mesmo que era dono do ultimo Dodge fabricado e foi resgatado pelo Museu do Dodge…
Pô, já te pedi outras vezes . Trabalhei no Museu do Automovel e sou entusiasta de carros nacionais ate a tampa … Me envia seu email para o [email protected] …Abraço