UNGARIA (4)

puskas4SÃO PAULO (quem diria…) – Agradeçam a uma pessoa em especial pela grande corrida de hoje na Hungria: Marquito Sonyericsson, que na oitava volta deu uma panca no guard-rail sozinho, sem mais nem menos, e permitiu que toda aquela gentalha fosse para os boxes colocar pneus slicks com a entrada do safety-car. Na mesma hora. Entraram todos correndo desesperados, como se tivessem aberto as portas das Casas Bahia em dia de liquidação de máquina de lavar e tanquinho. Gentalha, sim, porque a elite da corrida até aquele momento, Rosberg, Bottas, Vettel e Alonso, como sempre acontece com os bons, que não se misturam, ficaram na pista.

Bem, é uma meia-verdade dizer que ficaram por conta própria. É que eles passaram pela entrada dos boxes antes do safety-car, e quando foram perceber o que estava acontecendo, Inês era morta. Os quatro primeiros colocados até então tiveram de esperar mais uma volta para jogar fora os pneus intermediários e quando voltaram à pista estavam no meio da patuleia entusiasmada. Teriam um dia difícil pela frente.

E sabem quem emergiu dos pit stops em primeiro? Ricardão Sorrisão. E sabem quem venceu a corrida? Ricardão Sorrisão.

Pois é. Digam o que quiserem, revejam a prova da maneira que melhor lhes aprouver, mas o fato é que Ricciardo venceu o GP da Hungria nesse exato momento, quando apareceu em primeiro depois do primeiro pit stop. Claro que teria bastante trabalho nas idas e vindas das 70 voltas de uma corrida que teve muita coisa legal, a começar pela chuva que desabou sobre Hungaroring 45 minutos antes da largada. Chuva rara por ali, que obrigou o povo a largar de pneus intermediários. Mas que passou, como tudo passa, e na hora em que Sonyericsson destruiu seu Caterham a prova começou de verdade com as figuras embaralhadas pela entrada do safety-car.

Quem gostou da confusão foi Hamilton. Depois do incêndio de ontem, trocaram tudo no carro e ele teve de largar dos boxes, assim como Magnussen. Na hora da batida, já estava em 13°. Quando a relargada seria autorizada, na volta 11, Grojã também rodou e bateu, e o safety-car ficou por ali mais um pouquinho, até a volta 13. Button e Magnólia, da McLaren, foram os únicos que apostaram que a chuva voltaria. Mantiveram pneus intermediários. Uma aposta equivocada. Chegaram a fazer uma ou outra ultrapassagem, mas o asfalto secou de vez.

Na volta 15, Comandante Amilton, que na primeira volta já tinha rodado sozinho, estava em nono. E Rosberguinho em sétimo! Entre eles, Vettel. Era o melhor dos cenários para o inglês. O companheiro, afinal, tinha largado na pole. Ele, Lewis, em último. A corrida ficou muito interessante e virou uma espécie de jogo de xadrez no qual só eram permitidos lances ousados. Tipo o peão comer a rainha na frente do rei e xingar o bispo. Por jogo de xadrez, entenda-se: quantas vezes parar, quando, quantas voltas percorrer com um jogo de pneus, como negociar ultrapassagens sobre carros mais lentos numa pista tão complicada.

O primeiro bom trenzinho da prova se formou a partir da 16ª volta, com Alonsito, Verme, Rosberguinho, Tião Alemão e Comandante Amilton a partir da terceira posição. Massa era o segundo, creiam. Foi, como o líder Ricardão, um dos que aproveitaram bem o safety-car. E o pau comendo com classe, Alonso chegando no brasileiro, Hamilton tentando passar Vettel loucamente,  até que Pérez, a Maria do Bairro, entrou na reta dos boxes, escorregou com a traseira e espetou o carro no muro, espalhando pedaços indianos por todo o império austro-húngaro. Fez-se necessária nova intervenção do safety-car.

Então as estratégias começaram a variar. Ricardão e Massa foram para o box e voltaram em sexto e sétimo. Sapattos, que era oitavo, fez o mesmo e voltou em 13°. Os dois da Williams colocaram pneus médios. Iriam até o fim da corrida? Não, baby. Estávamos apenas na volta 24. Fazer 46 voltas com um só jogo de pneus, mesmo se eles forem de titânio, não dá. Fechada a janela e reiniciada a prova três voltas depois, Alonso, Vergne, Rosberg, Vettel, Hamilton, Ricciardo e Massa eram os sete primeiros. E só esses dois, Ricardão e Massacrado, com duas paradas. A coisa podia ficar boa para eles. O resto da gentalha teria de ir aos boxes de novo.

E isso começou na volta 32, com Rosberguinho trocando seus pneus. De terceiro, caiu para 13°. Voltar no tráfego foi um problema recorrente para os mais rápidos depois dos pit stops. Na mesma volta, Vettel rodou na reta dos boxes, não bateu em nada, mas perdeu três posições. Àquela altura, Hamilton era o terceiro. Passou Vergne e tentou acelerar o máximo para, depois de sua parada, poder se posicionar na frente de Rosberg. Por que não sonhar, uai?

E na volta 39 foi Alonso quem parou, e Lewis se viu em primeiro, gloriosamente. O cara tinha largado dos boxes, não esqueçam. A alegria durou uma volta. Na 40ª, Hamilton fez sua última troca em voltou em quinto. Na ponta apareceu novamente Ricardão, com Massa em segundo e Raikkonen, ele mesmo, em terceiro. Mas com parada a menos. O australiano da Red Bull tinha mais de 13s para Felipe. De pneu novo, Alonso veio babando e espumando para cima do brasileiro. E aí a Williams chamou Felipe para sua terceira parada. E colocou pneus médios de novo. Faltando 24 voltas, pessoal, dava para colocar um maciozinho aí, dava não? Dava. Massa reclamou, no fim da corrida. “De pneus mais duros, o carro estava muito lento”, disse. Às vezes a gente não entende bem a Williams.

Rosberg e Hamilton se encontraram ali pela volta 47. O alemão de pneus macios, o inglês de médios. Rolou um rádio meio bobo, Nico perguntando por que Hamilton não deixava ele passar, já que teria mais uma parada. Lewis manteve-se em silêncio e na frente. O platinado falava, mas não tentava nada. Depois da prova, o britânico ficou bem puto com a ordem para deixar o tedesco passar. O ambiente não anda lá muito amistoso entre os dois. Faz tempo.

E chegamos à fase final da contenda com as paradas de Ricciardo na volta 55 (voltando em quinto) e Rosberg na 57 (voltando em sétimo). Alonso era o líder novamente. O espanhol tinha tarefa bem complicada. Chegar ao final da corrida sem trocar pneu de novo. Ele tinha colocado seu último jogo na volta 39, lembrem-se. Voando, espumando, babando e atropelando todo mundo, Rosberg ganhou as posições de Bottas (que parou nos boxes), Raikkonen (passou por cima) e Massa (idem). Colocou-se em quarto com um carro cerca de 3s por volta mais rápido que os três ponteiros — Alonso, Hamilton e Ricardão. Estava mais de 20s atrás.

Fernandinho, com seus pneus numa merda federal, se segurava aos trancos e barrancos. Na volta 61, ele tinha 0s6 para Lewis, que tinha 0s5 para Ricardão. Os dois primeiros com duas paradas. Daniel, com três. E Rosberg vinha lá de quarto, descontando mais segundos por volta do que gostariam os adversários. Na volta 66, a diferença tinha caído para 11s. Na 67ª, alertado pela Red Bull de que um foguete prateado estava se aproximando sem dó, nem piedade, Ricciardo fez uma ultrapassagem espetacular sobre Hamilton. Como o rubrotaurino tinha pneus em bom estado, Alonso não ofereceria muita resistência com seus macios estropiados. Na volta seguinte, ele passou o espanhol. Rosberg já estava a menos de 2s de Lewis. Oh, que final!

E foi bom mesmo. Alonso, coitado, teve de se conformar com a derrota a duas voltas da quadriculada. Seria um milagre, sua vitória. Quase conseguiu e saiu de Budapeste com a certeza da missão cumprida. Hamilton deu apenas um chega-pra-lá em Rosberg numa tentativa meio tímida do alemão, como se dissesse “não fode, bicho, ralei pacas, não vou te deixar passar, não, quero esse troféu, que não tem forma de cocozinho”. Para Nico, cuja corrida foi muito atrapalhada pelo primeiro safety-car, estava OK. Terceiro e quarto, a diferença de pontos caiu de 14 para 11, não foi uma desgraça completa. Mas ele também saiu putcheenho do autódromo. Afinal, tinha largado na pole, e na Hungria. O normal, nessas condições, é vencer.

Ricardão, El Fodón e Comandante Amilton foram para o pódio e ganharam taças bonitas. Foi a segunda do australopiteco, o único, neste ano, a derrotar a Mercedes. A outra foi no Canadá. Abriu seu sorriso com mais dentes do que toda a humanidade e foi para as férias como o grande cara da primeira metade da temporada, terceiro no Mundial com 131 pontos, atrás apenas dos imbatíveis mercêdicos. Rosberguinho, quarto colocado, foi a 202 (Hamilton tem 191). Fecharam a zona de pontuação Massa, Raikkonen (sua melhor corrida no ano), Vettel (anda apagadinho…), Bottas (deu azar no primeiro safety-car, também), Vergne (lutou muito, mereceu) e Button (a aposta errada nos pneus custou caro).

E, agora, vão todos curtir o verão europeu. Faz calor, lá. Faz um frio danado, aqui.

Subscribe
Notify of
guest

181 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
EDSON CASTRO
EDSON CASTRO
9 anos atrás

POIS É…QUERO VER O ROSBERG PASSAR TANTA GENTE COMO O LEWIS..SÓ QUE O CARRO DELE PARECE OUTRO, NÃO QUEBRA, NÃO PEGA FOGO…SE CUIDA ALEMÃO.

Alemão
Alemão
9 anos atrás

Saudades de pilotos como Piquet, Montoya, Villeneuve, que mandariam os engenheiros enfiarem as “ordens de equipe” no rabo!! Fez bem Hamilton, assim como faria o Kimi! Tem que bater de frente e falar que se quiserem prejudica-lo nas estratégias e pit-stops, que façam, mas vai ficar escancarado! …agora dar passagem não dá!! Mas o carro dele vai ter mais alguns “probleminhas”, com certeza!!Faz parte do Business $$$$$!!!!

Muttley
Muttley
9 anos atrás

Podem falar o que quiserem dele, mas El Fodón de la Segunda Posición é o cara. Com essa carroça que a Ferrari lhe deu, ele faz a diferença no braço.

Vitão
Vitão
9 anos atrás

O clima na MErcedes está pior que divórcio de pobre. A williams deve ter optado por uma estratégia segura, preferiu chegar atrás do que disputar o podio. Alonsito é o melhor corredor de biga depois de Ben Hur . Vettel tá mais apagado do que farol de fusca 6 V com dínamo. E Ricciardo está mais veloz do que indice de inflação.

Pepe
Pepe
9 anos atrás

É estranho, mas, todo o mundo metia o pau no Massa qdo. na Ferrari, muito longe do Alonso, aí a Ferrari contratou o campeão Kimi e diziam, agora sim o Alonso vai ver o que é bom, e o que se vê é que o Kimi está ainda pior do que o Massa em relação ao Alonso, de onde se conclui que o excepcional e o Alonso e qualquer um que seja seu parceiro de equipe vai comer poeira e o Massa é muito bom, mas, assim como os outros companheiros que o Alonso teve não é excepcional. talvez falte ao Massa aquele “plus” obsessivo de Senna, Piquet, Prost, etc. ou o equlibrio tático de um Emerson, Lauda, etc.

Thales Marchiori
Thales Marchiori
9 anos atrás

Alguma dúvida que que Hamilton está sendo fritado vivo pela Mercedes? Os alemães não querem ver Hamilton campeão. Ponto

EDSON CASTRO
EDSON CASTRO
Reply to  Thales Marchiori
9 anos atrás

CONCORDO. MAS VÃO TER QUE ENGOLIR O CARA. JÁ PEDIU UMA FORTUNA P SAIR FORA.

CLayton Araujo
CLayton Araujo
9 anos atrás

Bela corrida, graças a pancada do Ericsson e da chuva é claro, não fosse isso seira uma merda como todas as outras na Hungria. Grande Ricciardo (ganhou graças ao Safetty Car) ótimo Alonso (levou aquela cadeira elétrica para o pódio) e Espetacular Hamilton que veio dos boxes e chegou em terceiro. Eu estava torcendo para que o Rosberg levasse o título esse ano, ele é um excelente piloto, mas depois do que Hamilton fez na Inglaterra, na Alemanha e na Hungria, esse sim merece o caneco. Só não concordo com essas ordens idiotas de equipe que pedem para o companheiro saia da frente pro outro passar. Se tá melhor, se tá mais rápido que passe oras!
Um abraço a todos.

Marcelo
Marcelo
9 anos atrás

O Hamilton vai ter que guiar muito se quiser ser campeão. E isso só vai acontecer sobre o cadaver duro e seco do Sr. Wolf, que quer a vaga dele para dar ao Bottas.

Ulisses
Ulisses
Reply to  Marcelo
9 anos atrás

Não sei se no mesmo nível, mas lembra um pouco Piquet x Mansell na Williams de outrora.
Se for isso mesmo, Hamilton não tem a sapiência de Piquet, vai sofrer!

Marcus Lima
Marcus Lima
9 anos atrás

Achava a Mercedez mais bacana. Não entendo porque se queria que Hamilton desse passagem para Rosberg. Po, os caras estão competindo pelo campeonato e vem essa pataquada de ” quem que deixar o Rosberg passar porque ele podia ganhar a corrida ( Toto squilita sem quilita Wolf)…HÁPABAIXO D´ÉGUA! Primeiro que o campeonato de construtores está ganho, segundo, que se hamilton deixa Britney Rosberg ir, ele abdica do campeonato! Sei não, mas começo a achar que o Amiltão bai pegar o boné ano que vem já! e por essas babaquices a f1 se torna uma bobagem; Tudo bem os caras se matarem por vitórias se não tivesse ganho construtores e pilotos: mas querer forçar neguinho a deixar de disputar por causa de jogo de equipe é demais!

Ulisses
Ulisses
9 anos atrás

A F1 atual tem dois pilotaços que (ainda) da gosto de se ver!
Hamilton e Alonso, paixão pura! Aceleram com gosto porque gostam!
Belo texto FG! Corridaço ontem!
Apesar desses carros “xoxos”, foi tudo ótimo!

Francisco
Francisco
9 anos atrás

Alonso > resto

Paulo F.
Paulo F.
9 anos atrás

A Willians esqueceu de pedir pneus macios para Pirelli?
Alonso vai distribuir uns curriculos e ver se algum headhunter o chama.
Ricardão se adaptou melhor à F1 turbo que o Sebastian. Não tira o brilho do Vettel, pois ele tem QUATRO títulos.
Rosberg caminha para o seu primeiro título.
Sugestão para o Alonso: aulas de alemão: Shummi (7)+Vettel(4)= 11 títulos! Elf (e não é a petrolífera francesa que patrocinava o Sir John Young Stewart nos tempos da Tyrrell).
Falta motor na RBR. O chassi é o melhor, pois mesmo com o fraco motor Renault encosta na Mercedes.
Bottas? Ficou atrás do Massa (três posições à frente do seu companheiro de equipe, carreras são carreras…)

Fábio Novo
Fábio Novo
9 anos atrás

Pneu macio pro Massa no final? Pra quê? Pra ele botar uma pressão no 4º umas 4/5 voltas, detonar os pneus como só ele sabe, não ultrapassar e despencar seu ritmo, e no final falar com a sua carinha de Zacarias deprê que teve um problema na rebimboca da parafuseta perdendo seu ritmo..não dá mais pra aguentar esse cara.

Outra coisa, uma das primeiras coisas que o Galvão falou quando o Massa completou a prova foi (não exatamente nessas palavras) “Passa Massa três posições a frente do seu companheiro..”) Respeito o Galvão Bueno apesar de muitos excessos, como NARRADOR (e não comentarista) acho ele muito bom. Agora, essa ansiedade da Grobo de sempre defender o Massa e jogar a culpa dos seus problemas na equipe, além de tatuar na cara de todos quando ele supera o companheiro em uma corrida ou outra ou em um treino livre da vida, me parece apelativo e pouco profissional, e quem tá com o Galvão na transmissão embarca junto.

John Player
John Player
9 anos atrás

Hamilton, Alonso, Vettel…Ricciardo, Hulkenberg…excepcionais.

Pilotos do nível dos campeões dos “bons tempos”.
Os 3 primeiros dão show como só aqueles raros campeões como Piquet, Senna, Schumacher e Mansell conseguiam dar

Ricciardo, Hulkenberg e mais esta nova geração promete que a F1 ainda continuará com pilotos espetaculares nos próximos 10 anos, pelo menos.

O que era raríssimo na décadas de 90 e inicio dos anos 2000, está sobrando depois de 2010, principalmente nestes últimos 2 anos.
Sensacional.

O desempenho das 2 últimas corridas de Hamilton e o silêncio de rádio de resposta á equipe após receber a “ordem velada” de facilitar para Rosberg ultrapassá-lo mostra o talento e a personalidade de campeão.

Sem mimimi, só o silêncio e a atitude de homem, de quem quer vencer, de quem faz por merecer ser respeitado. Brigar pelo campeonato.

Esse, como os outros citados acima, sempre terão meu respeito e admiração.

Duro é ouvir o GB ( e aquela repórter que não entende p… nenhuma de automobilismo e F1) dizer ao final da corrida que Massa fez ótima corrida!

O cara largou na terceira fila e chegou em QUINTO, deus do céu!!

Quem liga para as desculpas de Massa??

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  John Player
9 anos atrás

Concordo!!!!! Galvão Bueno é demais……………KKKKKKK.

Micromax
Micromax
Reply to  John Player
9 anos atrás

Discordo…………….Vettel dá show? só se for de mediocrdade!!

rodrigo mendes ribeiro
rodrigo mendes ribeiro
9 anos atrás

Esse ricardo e bom se eu fosse o chefe da rbr beneficiaria ele pois os resultados mais expressivos da equipe tem saido dele vettel nessa temporada esta numa perfomance lamentavel ,alonso e um piloto espetacular tem tirado leite de pedra com essa limitadissima ferrari se dessem um carro compativel ao seu talento ele disputaria o titulo felipe massa com todo respeito e muito força a barra so galvão bueno que acha que ele e um fenomêno a corrida de ontem foi muito boa

Carlos Martinez
Carlos Martinez
Reply to  rodrigo mendes ribeiro
9 anos atrás

A performance do Ricciardo está sensacional mesmo. Mas Eu não descartaria o Vettel tão rápido assim.

Alberto
Alberto
9 anos atrás

– o Pulskas é a cara do Pedro de La Rosa!!!
– Alonso mostrou de novo que é foda!
– O Burti falou de novo ( se o Felipe manter o ritimo….. ) aí novamente aquele silencio, a cotovelada do Reginaldo e depois ele corrige. Será que ganhando aquela grana pra comentar ele não poderia ao menos falar corretamente?
– Massa e Bottas alteraram bons momentos na corrida (melhor foi o Galvão dizendo que a decisão de trocar pneus teria sido do Felipe, aí a Mariana pergunta e ele diz: não, a decisão foi da equipe!
– Vettel deve estar com saudades do Webber
– Maldonado com saudades da Williams, isso não deve ser recíproco
– RedBull mostrou mais uma vez que Newey acertou, quem errou foi a Renault
– Hamilton e Rosberg mostraram que são alem de muito bons pilotos completamente diferentes na forma de pensar sobre a corrida e o campeonato

PedroL
PedroL
9 anos atrás

Ricciardo a surpresa agradabilíssima desta temporada, Vettel está sentindo a pressão, a rodada ala Maldonado fala por si só.
Magic Alonso, sem comentários, o cara é monstro, um dos melhores pilotos da história da F1.
Rosberg foi prejudicado pelo primeiro safety-car, ganharia fácil a corrida. É um bom piloto, mas Hamilton é mais, continuo apostando minhas fichas no inglês.
Massa surpreendeu, não esperava uma corrida muito boa do brasileiro, aproveitou o primeiro safety-car para andar no pelotão da frente, porém a Williams decepcionou mais uma vez ao ser conservadora ao extremo, não há ousadia em suas estratégias, é difícil entender.
Raikkonen fez uma boa corrida, teria sido melhor se conseguisse a ultrapassagem em Massa, acho que faltou ousadia ao finlandês, poderia ter arriscado.
Grande corrida de Vergne, seria este outro subestimado na F1?

José
José
9 anos atrás

Acho que na corrida passada teve interferência (mesmo achando que não mudaria o resultado, como falou o Victor no blog dele) ao não entrar o safety-car. E ontem, me corrija se eu estiver errado, Flavio, mas não tinham adotado a medida de quando entrar safety-car os boxes ficarem fechados até os carros se alinharem? Acho que os quatro primeiros foram prejudicados da forma como aconteceu.

Claro que foi isso que fez a corrida ser tão boa, mas sendo justo (e como em qualquer esporte prefiro ver o melhor vencendo do que o mais sortudo) deveriam ter esperado o alinhamento.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
9 anos atrás

Minhas observações:

– Alonso é o melhor piloto (se tivesse o mesmo carro que o Schumacher seria 7 vezes campeão também);
– Ricciardo vai ser campeão logo;
– Massa pode mudar de categoria;
– Vettel só pilota bem quando o carro é bom;
– Bottas é bem melhor que o Massa;
– O campeão será definido na última corrida;
– A Willians não é boa de estratégia;
– As corridas poderiam ser transmitidas pelo pessaol da Sportv;
– Galvão Bueno é inssuportável;
– Este blog é 10;

samuel.aju
samuel.aju
Reply to  Mauricio Camargo
9 anos atrás

Alonso, no auge, comeu poeira de Hamillton, o estreante, em 2007, e na mesma equipe. Hamilton perdeu o campeonato para sua própria inexperiência e má sorte.

Haroldo Maia
Haroldo Maia
9 anos atrás

Flávio, muito boa a descrição da corrida, mas o melhor foi o troféu com forma de cocozinho…….kkkkkkkk

Gabriel 1
Gabriel 1
9 anos atrás

Parabéns novamente Flávio, ótimo texto e sempre.
Bom, parece que a Mercedes já não é a mesma do inicio do campeonato. Tanto as Williams quanto a RBR mostraram que vão dar trabalho e muito.
A diferença fica por conta do Hamilton, se espantar o azar e sair na frente é imbatível..

Glauson
Glauson
9 anos atrás

Só faltou o “This is ridículous” do Rosberg pro Hamilton, mas não tinha nada a ver aquela ordem de equipe boba.
Flavio, você fala muito bem desse Bottas e tal, mas acho que é mais por raiva do Massa, que não ta fazendo nada este ano com aquele Martini. Porém o Sapattos é só um bom piloto, mas não é essa coca-cola toda de gênio não. Agora já pensou o Ricardão Sorrisão dirigindo aquela Williams? Não ia ter pra ninguém, até os mercêdicos estariam com medo. O cara vai ser campeão daqui a poucos anos, escreve aí. Aquela ultrapassagem dele sobre Hamilton por fora foi divina, a Hungria só viu outra parecida com aquela em 86 com Piquet-Senna.

Moy
Moy
Reply to  Glauson
9 anos atrás

“Porém o Sapattos é só um bom piloto, mas não é essa coca-cola toda de gênio não.” E dá pau no Massa …

Glauson
Glauson
Reply to  Moy
9 anos atrás

Mas o Massa não é parâmetro para saber se o Bottas é gênio ou não, já que após a ida pra Ferrari o brasileiro levou pau de todos os companheiros, exceto do Kimi em 2008

Marcelo
Marcelo
Reply to  Glauson
9 anos atrás

A Hungria viu outras ultrapassagens impressionantes, também: Nigel Mansell em 1989 saiu de 12º para terminar em 1º, e passou todo mundo na pista, inclusive Prost e Senna. A ultrapassagens sobre estes, e o X em Patrese na mesma curva em que Ricciardo iniciou sua ultrapassagem em Hamilton, são joias da memória desta pista e da F1.
Video em https://www.youtube.com/watch?v=g0B09GdlG1U

Ulisses
Ulisses
Reply to  Glauson
9 anos atrás

Glauson, discordo de ti. A ultrapassagem de 1986 foi feita com o carro derrapando nas 4 rodas, em um drift “por fora” cinematográfico que a F1 jamais tinha visto antes (nem depois)!
Mas concordo contigo, foi uma puta ultrapassagem ontem, também cinematográfica e realmente, se tudo correr bem, Ricardo será campeão sem dúvida nenhuma! Já começou bem, atropelando o companheiro de equipe campeão e 1º piloto do time! Como fizeram Senna, Hamilton, Alonso, Vettel e tantos outros campeões!

Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

A chuva salvou o Hamilton apesar da escorregada e aliviou o Massa nessa corrida. A Ferrari se quiser o Alonso vai ter que dar a ele um carro competitivo, pois o recado já foi dado com esse espetacular segundo lugar. O Daniel Ricciardo mostrou o Braço ao sair do carro porque nas três voltas finais só valia o Braço na sua luta por essa espetacular Vitória. Parece que o Hamilton é um Estranho no Ninho na Mercedes, então ele deveria pedir alguns conselhos ao Nelson Piquet que foi um Estranho no Ninho na Williams de 1986 e 1987 conseguindo o Tricampeonato. neste último.

luiz alberto
luiz alberto
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
9 anos atrás

Alonso já passou por isso quando estava na Inglesa McLaren com um piloto inglês,agora Hamilton esta provando do mesmo veneno,só que ele não é Bunda Mole como alguns que conhecemos,tem fibra de campeão alem de ser um excelente piloto,se for campeão ;MERECE.

Carlos Roberto da Silva Junior
Reply to  luiz alberto
9 anos atrás

Que o Lewis Hamilton é um forte Cabeça da Chave isso ninguém tem dúvida, mas nós temos que ver agora como ele vai se sair nesse Fogo Amigo dentro desse Ninho de Cobras.

Rodrigo
Rodrigo
9 anos atrás

Quando será que a F-1 vai se tocar que quando entra o safety-car tem que fechar os boxes até os carros se alinharem como na Nascar e Indy. Acaba que sempre essas situações viram fatores loucos e os líderes podem ser prejudicados como foram hoje. Acho inaceitável issso, o Riccardo é bom, mas só ganhou por causa do Safety-car.

M
M
Reply to  Rodrigo
9 anos atrás

corretíssimo

PedroL
PedroL
Reply to  Rodrigo
9 anos atrás

Seria mais justo, porém menos empolgante para o público. Na primeira corrida da GP2 aconteceu a mesma coisa, Nasr e Palmer foram prejudicados com a entrada do safety-car.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

– Amor, fica assim não. Podemos curtir essas férias numa dacha.
– Assim não dá! Quando não é o moleque, é o companheiro do moleque…
– Ah, Nando! Esquece isso. Você é o maior de todos.
– É, você tem razão.
– Olha, vamos para um banho e lá, te faço uma surpresa.
……………..
– A água está uma delícia!
– Demais, meu bem… afinal, qual é a surpresa?
– Estou louca de vontade para fazer um canguru perneta!…
– Uaaaaaaaaaaaaaaaaaaai!!!

Go HAM - hard as a motherf**ker!
Go HAM - hard as a motherf**ker!
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

Essa fixação sua e do Matteoni (chupez) pelo Alonso agora se explica, é tudo vontade de morder a fronha. Tô fora!

ms
ms
Reply to  Paulo Pinto
9 anos atrás

o nando pode não ter ganho a corrida…. mas só por ter conseguido ficar a frente das 2 mercedes que chegaram com tudo pra cima de sua Ferrari capenga que já estava com os pneus em frangalhos, sem conseguirem fazer ultrapassagem, deixou claro que continua sendo um dos maiores fodões do grid

Mario Menezes
Mario Menezes
9 anos atrás

Que diferenca que faz um comentarista de qualidade e com a experiencia do Reginaldo Leme…cravou na cabeca que o Ricciardo iria ganhar a corrida quando ele estava em terceiro e tudo parecia meio definido

Cicero
Cicero
Reply to  Mario Menezes
9 anos atrás

Pneus. Novos e macios.

John Player
John Player
Reply to  Mario Menezes
9 anos atrás

RL é ótimo.

Mas não foi tão genial nesse caso. Na frente dele, estavam Alonso já brigando com pneus desgastados além do limite, e Hamilton também ficando sem pneus de tanta “briga” até chegar em Alonso.

Ricciardo, além do talento, estava com pneus melhores.

Se os 3 estivessem com pneus iguais, em condições normais, a Mercedes de Hamiton chegaria na frente e a briga com Alonso seria duríssima para Ricciardo.

John Player
John Player
Reply to  John Player
9 anos atrás

*Na frente dele, RICCIARDO

Andre Cequelero
Andre Cequelero
9 anos atrás

Se tem um piloto que merece um troféu, esse piloto é o ERICSSON. Se não fosse esse cara essa corrida ia ser o lixo de sempre, um completo tédio.

julio sc
julio sc
Reply to  Andre Cequelero
9 anos atrás

Tô contigo!

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  Andre Cequelero
9 anos atrás

Então porque você não perde uma e vem comentar aqui?

carlos lima
carlos lima
9 anos atrás

Pois é, Flavio Gomes, quem diria? Parabéns pela análise, lúcida, divertida, brilhante. A F1 encerrou esta primeira fase da temporada, em Hungaroring, com uma corrida épica, sensacional. Bravo!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
9 anos atrás

torci muito por Alonso no fim!
sabe pq a corrida foi boa? simples, pq foi exigido os pilotos mostrarem suas qualidades, não só equipamento etc…
2º melhor corrida do ano acho

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
Reply to  Rafael Chinini
9 anos atrás

Mentira. A corrida foi boa porque o Bernie mandou molhar a pista antes da largada, igual a FIFA faz na Copa do Mundo.

hausensson
hausensson
9 anos atrás

Mais um jogo psicológico de Nico Rosberg.

Acho que ele sabia que não ia conseguir nada, pedindo pelo radio, foi mais pra desestabilizar, mesmo.

Lewis cometeu um erro ao reclamar estar sendo prejudicado. Agora, toda a corrida, Rosberg vai dar um jeitinho de perturbá-lo com isso, pois assim sua performance cai, e os erros aparecem.

O Negão tem mais que fechar a boca e acelerar, pois essa é sua maior vantagem…

Nico
Nico
Reply to  hausensson
9 anos atrás

Malásia 2013… Em situações como essa é que se conhece o caráter das pessoas

Pai Dinô
Pai Dinô
9 anos atrás

Foi só o Barrichello não chegar perto do Massa nesta etapa e as coisas já melhoraram. #FicaDica #Isolamento

Celio Ferreira
Celio Ferreira
9 anos atrás

Grande corrida , e o vencedor é um grande piloto , e Alonso é o maior , tirando
leite de pedra , com essa Ferrari manca, e a Williams que é grande e toma decisão
de time pequeno , faltando 24 voltas da para pneus macios e ir para o segundo lugar
com Massa, teve equipe que 31 voltas. No fim foi uma bôa corrida do Massacrado.
E a Maclaren , apostando em chuva com pneus intermediários , deu até dó.
E pra fechar belas pancas hoje hem………

Paulo Pinto
Paulo Pinto
9 anos atrás

Felipe, quando não faz lambança e consegue terminar um GP, apresenta mais do mesmo: uma posição aqui, uma disputa ali e só. E as “traídas” continuam assistindo o mesmo filme.
– Será que é repeteco?
– Não… não tinha grama molhada.
– O jardineiro do autódromo pode ter regado as plantas…
– Deixa de ser burro! Eles tem caminhão pipa pra fazer isso.
– Olha… o Bottas atrás do Massa! Não é repeteco. É ao vivo mesmo!
– Tá sonhando, cara! É melhor parar de beber. Já está vendo coisas… é cada uma!

Romulo
Romulo
9 anos atrás

melhor corrida do ano e nem pra Williams arriscar um pouquinho colocando os macios no felipe,.

André
André
9 anos atrás

Xiii, Hamilton perdeu de vez a confiança na equipe.
A Mercedes já escolheu o seu 1º piloto.

Carlos Andre
Carlos Andre
9 anos atrás

O Vettel n

kelvy
kelvy
9 anos atrás

melhor corrida do ano, só a Mercedez tem dois carros e pilotos iguais, nem Williams nem Rbr tem dois ótimos pilotos com dois bons carros, junto com o GP do Bahrain. esse da Hungria foram as melhores corridas do ano, faz tempo que uma manhã de domingo com f1 não era tão boa, tudo foi bom, a largada, chuva, pista molhada no inicio, os pega, e pricipalmente, ver pneu fritando no asfalto é bom demais, que domingo amigos ! que as ferias de verão passem logo, que a próxima parte da temporada seja superior a essa primeira, Flavio gomes como sempre com os melhores comentários da f1 no Brasil, vc é demais

Anderson Pereira
Anderson Pereira
9 anos atrás

Eu entendo a escolha da Williams pelo pneu medio.
Depois de duas corridas broxantes, aonde marcou zero pontos.
A Williams preferiu que o Zacarias não fizesse algo arriscado que o tirasse da zona de pontuação.

EU
EU
Reply to  Anderson Pereira
9 anos atrás

Anderson, O bottas usou os médios também, na primeira parada. Acho que foi erro mesmo da Williams, pois prejudicou os dois pilotos.

Antônio
Antônio
9 anos atrás

Esse esporte é minha cachaça. Mais uma bela prova. Esse Riccardo não está lá só para distribuir sorrisos, têm potencial para ser um futuro campeão do mundo. O segundo lugar do Alonso no atual cenário também pode ser considerada uma vitória. Hamilton mais uma vez escalou o pelotão com a sua habilidade peculiar, mas para mim o lance foi mesmo mandar o parceiro as favas. Se essa atitude vai trazer alguma consequência negativa para ele dentro do time saberemos nos próximos capitulos. Rosberg após as alternâncias da prova (safety-car, pit-stops, pelotão embaralhado) esteve menos brilhante e esperar que Hamilton saía de sua frente foi como acreditar em Papai Noel. A seu crédito apenas a pouca redução de pontos em sua liderança. Felipe Massa esteve bem mais cauteloso que em outras ocasiões e pareceu estar muito bem até passar dos pneus “amarelos” para os “brancos” quando seu ritmo de corrida pareceu estar tão insosso quanto nas demais corridas.

Robertom
Robertom
Reply to  Antônio
9 anos atrás

Nesta temporada a cachaça só foi boa umas dua vezes…

Spectreman
Spectreman
9 anos atrás

Se Hamilton não tivesse segurado Rosberg, este provavelmente venceria a corrida. Com Ricciardo vencendo, a Red Bull melhorando e a farsa da pontuação dobrada na corrida final, a Mercedes corre o risco de perder o título de pilotos. (Lembranças de 1986 e 2007… ) Não sei se chegaria a defender a ordem da Mercedes, mas tem sua lógica.

Magno Santos
Magno Santos
Reply to  Spectreman
9 anos atrás

Me desculpa, mas eu não vi uma corda amarrando um carro ao outro.
Comentário nada a ver.
Tente ler a corrida mais corretamente.
Rosberg arruinou definitivamente sua atuação – que foi excepcional no final – quando “ficou amarrado sem cordas atrás da Toro Rosso”.

Tom
Tom
9 anos atrás

Os três melhores pilotos do grid no pódio.justo!

Romanista Ferrarista
9 anos atrás

… Alonso confirma mais uma vez que é o melhor piloto da atualidade.

LUZ PRATA
LUZ PRATA
9 anos atrás

boa noite Gomes e galera…

Lewis nao fica-ra nas Flechas de Prata desse geito…sendo Sacaneado Direto com quebras propozitais…trocas de pneus erradas e Lentas…etc…para o Alemao Rosberg se dar Bem…e ser Campeao…Lewis nao tem Biotipo de n2 …!!! nao esta engolindo essa Marmelada Prateada Pro Rosberg…vai acabar saindo antes do fim de seu contrato…o que seria Dezastrozo para a Melhor Equipe de Todos os Tempos…perder o n1 do Grid Lewis !!! valeu.

Chupez Alonso!
Chupez Alonso!
Reply to  LUZ PRATA
9 anos atrás

Não tem pelo menos um corretor ortográfico?

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
9 anos atrás

Foi uma corridaça. Os três primeiros guiaram demais.
É o tipo de corrida que deixa claro que o Alonso e o Hamilton são os melhores pilotos do grid. E que o Ricciardo é excelente.

Esse ano esta sendo legal , pois mostra como os dados estatísticos são relativos, não são suficientes para dizer se um piloto foi melhor que outro.

Quando o Vettel conquistou o tetra no ano passado, muita gente estufava o peito e dizia que ele era o melhor do grid, afinal, foram quatro títulos seguidos. Alonso tem apenas dois títulos e o Hamilton apenas um.
Aí aparece o australiano e ensaca o alemão. Se ambos os pilotos da Red Bull estivessem começando a correr nesse ano, muitos diriam, sem dúvidas, que o Ricciardo é bem melhor que o Vettel.

O Vettel é um pilotaço. Acho que o rendimento abaixo do esperado é pontual. É em função do carro que não se adequa perfeitamente ao seu estilo. Isso deve mudar. Mas, na verdade, é o Vettel não consegue tirar tudo do carro, ele é que deveria se adequar. Os pilotos “tops” andam bem e se sobressaem em qualquer carro.

Nos anos que virão, será que o Ricciardo continuará colocando o Vettel no bolso? Será que o alemão vai conseguir dar o troco? Será que o australiano é outro gênio?

Foi legal quando a Williams colocou o pneu mais duro, pois chegou a sugerir que não haveriam mais paradas. Mas parar e colocar os pneus mais duros duas vezes é conservadorismo demais. Daria para ter colocado dois mais macios e ambos os pilotos terminariam a corrida uns 20 segundos à frente. O pessoal não sabe tirar tudo o que pode do equipamento que tem.

Mauricio
Mauricio
9 anos atrás

Vettel who???
Nada como um piloto de verdade como companheiro de equipe para relativizar números, recordes e estatísticas de alguns “mitos”.
Algo que Schumacher nunca teve.

Pablo
Pablo
Reply to  Mauricio
9 anos atrás

“Gehard-Sancho-Panza-Berger” foi o maior e melhor piloto de todos os tempos, de todas as galáxias…….

Clayton Moura
Clayton Moura
9 anos atrás

O triste é aguentar a transmissão com Galvão tentando dizer que a tática de trocar os pneus partiu do Massa e, cinco minutos depois, a Mariana entrevistar o piloto e quebrar a cara do narrador… Já que quase todo mundo tem TV paga, não seria a hora de a Rede Lobo permitir que a corrida passasse ao vivo, também, no canal SporTV? Ah… desculpem a inocência! Esqueci que a tal Rede se ergueu às custas de ferrar o povo brasileiro! (aproveitando o ano eleitoral: ainda não digeri aquele debate Lula x Collor)… Que m… isso! Mas, achei boa a corrida!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Clayton Moura
9 anos atrás

Aquele debate existiu, porque Brizola durante a campanha presidencial (ele liderava as pesquisas de opinião), continuou brigando com a Rede Globo.
Não foi nem para o segundo turno.

Nelson
Nelson
9 anos atrás

Ótima corrida. O texto de novo excepcional,.

Carlos K
Carlos K
9 anos atrás

– A largada na Ilha da Fantasia de Galvão Bueno: “Felipe larga bem. Vai pra cima do Alonso e teve oportunidade de colocar o carro. Mas eram três carros…”. Depois, Reginaldo Leme concordou convicto.
– A largada que vi na minha tv: o momento em que Massa esteve mais perto de Alonso foi com os carros alinhados no grid. Largou com cuidado. Perdeu posições sem disputar.
Nenhum problema na largada do Massa. Mas a ficção criada pela dupla Galvão/Reginaldo deu asco. Não precisa disso. Quem assiste F1 pra ver o Massa?

Valdemir Braga
Valdemir Braga
9 anos atrás

Pista travada e com chão molhado mostra quem são os mais arrojados, corajosos, ousados, como também os “bunda moles”. Riciardo e Hamilton sobraram, como o Alonso que mostrou muito braço mesmo com menos carro que os outros. A transmissão de rádio é uma inovação, mas mostra que são os “chorões”. Nos tempos de Fittipaldi, Stewart, Villeneuve, Ronie Peterson, Senna, Prost, Mansell, Piquet, Berger já havia choradeira, mas como não tinha rádio, nós ficávamos sempre com a impressão de bravura por parte deles. PS: O piloto dando entrevista no “cercadinho” com um assessor ao seu lado, serio, gravando tudo, como se quizesse evitar que o cidadão fale algo que o comprometa ou o time.

Francês
Francês
9 anos atrás

O azar que brindou HAmiltou na classificação, virou sorte. Ainda não entendi porque Rosberg estava tão apagado, acredito que a Mercedes tenha um sério problema de freios, pois o carro dele chegou a fumacear na roda esquerda, em alguns momentos. Chamar o cara de frouxo é no mínimo não entender nada de corridas. A Mercedes ta escondendo alguma coisa, e creio que o Rosberg teve que se conter em alguns instantes, pensando no campeonato com um todo. Ricciardo está se dandno muito bem com a RBR este ano, e seria uma boa o Vettel dar uma guinada na carreia, quem sabe MCLaren Honda em 2015, porque acho que ele já é 2o. piloto na RBR no momento.