KOMBOSA TRIP, DIAS #5, #6 E #7

MONTEVIDÉU (Tasende é mais ou menos) – Falei do escapamento, creio. Que estava furado e tal. Ontem saímos pela manhã para encontrar Richard Gabrielzyk e seu filho Federico, na oficina onde por anos ficou minha Schnellaster, sob a guarda dos amigos. Há pouco tempo ela mudou de endereço.

Richard é um velho camarada, especialista em DKW. Tem coisas lindas na sua oficina, na 2 de Mayo, quase esquina com Rivera. Me atrapalhei no caminho, mas achamos.

O escapamento, então. Não tinha nada furado, apenas um lado meio solto no coletor, duas porcas e parafusos novos e tudo arrumado. Giclê de baixa sujo, também, um soprão e acabou. O ronco do boxer ficou melhor. E parou de morrer no farol.

Batemos aquele rango no Mercado, e claro que não podia faltar a clássica panqueque de manzana do L’Amitie. Depois batemos pernas, e acabamos a noite num pub espetacular do lado da Casa Tatu. E que puta show dos caras…

A sexta foi da clássica visita a uma bodega onde já tinha estado antes, e é muito bacana — principalmente porque tem uma coleção de carros antigos e lambretas, algumas brasileiras, além de um SAAB primo próximo do meu. Come-se bem, o vinho é bom, o dia de sol ajudou, fiquei amigo de um gato chamado Eneas, que passou boa parte do almoço no meu colo, e na volta demos uma chegada na praça em homenagem ao Che no Cerro, de onde se vê Montevidéu do alto.

Amanhã temos uma Fórmula E para assistir em Punta, portanto hora de dormir. Domingo, Tristán Narvaja para ver e comprar coisas do arco da velha, na maior feira de antiguidades do mundo. Segunda, Colônia — com churrasco e tudo.

E a Kombosa seguindo firme, já tendo passado dos 2 mil km rodados desde sábado passado. Mas parei de anotar quanto gastamos de gasolina, a quilometragem, os horários. Importante é que a Velha Senhora não apresentou nenhum problema sério, só bobagens que qualquer um resolve, até eu.

E vai fazer 50 anos, a mocinha.

PS: ah, faltou dizer um negócio importante de Santa Catarina. Além das Estátuas da Liberdade da cafonérrima Havan e dos prédios com grife de Balneário Camboriú que tiraram o sol da praia, descobrimos que em seu território fica o Triângulo da Depressão. É formado pelas cidades de Ermo, Turvo e Sombrio. Dá para acreditar que essas três cidades ficam coladas umas nas outras? Mas passamos sorrindo. Pelas três. Da estrada chamada Mário Covas o Estado está absolvido; foi um dos últimos atos de FHC batizar a BR 101 com o nome do ex-governador de São Paulo.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo Silva
Eduardo Silva
9 anos atrás

Legal, mas pensei que voces fossem dormi na Kombi também… ai´ sim seria interessante…Mass!!!

Emerson Koch
Emerson Koch
9 anos atrás

SC tem muita coisa chata, cafona, reacionária e ligada ao lado ostentação da vida. Afinal, temos aqui muita gente que pensa que é europeu, e ostenta para esquecer que a Nonna veio pro Brasil por causa da fome, o Opa veio por causa da guerra, etc… . mas deve ser assim em muitos lugares.
Ao mesmo tempo, só SC tem as catarinas e o Psicodalia, Não troco por lugar nenhum do mundo.

Luciano
Luciano
9 anos atrás

Belas fotos, Flávio. Linda Kombi. Me responda, por gentileza a essa pergunta: o rádio dela é daqueles importados modernos, marca retrosound?

Nelson Piquet
Nelson Piquet
9 anos atrás

O desinformado do Flávio Gomes só deveria saber que estas patéticas estátuas da Havan não existem só em SC. Passa na BR-116 em Curitiba, por exemplo, e vai ver igual.

Egberto
Egberto
9 anos atrás

Flavio da uma chegada nos PUB´s que ficam na cidade velha. Naquela ruela em frente ao Teatro Solis. Tem o The Shannon, Ponei Pisador e outros que não lembro o nomes. Abs

Fred
Fred
Reply to  Egberto
9 anos atrás

Esse Ponei Pisador tem chicas interessantes.

Gonzalo
Gonzalo
Reply to  Egberto
9 anos atrás

Pena a falta de Guinness no Uruguay!!

Eduardo_SC
Eduardo_SC
9 anos atrás

Não tinha assistido Formula-E até então. Os carros são estranhos e de barulho chato. Mas essa receita de ex pilotos de F1 e circuito de rua tornou o resultado muito bom. Se ficar confirmada a presença da Red Bull e Mercedes, ficará melhor ainda.

professor
professor
9 anos atrás

Bicho, quem sou eu para querer ensinar alguma coisa, mas a Kombosa vai andar muito mais a noite…É complicado porque o perigo é maior, assaltos coisa e tals, mas a desenvoltura da VW é muito maior a noite. Que viagem? Que gata? Com todo respeito…rsrsr….parabéns!!!

Rafael Mafra
Rafael Mafra
9 anos atrás

Boa viajem de volta Flavio. e apesar do tempo ser corrido para todos, mas tenta vir mais vezes em SC curtir outras coisas bem legais que tem aqui, a Fenajeep em Brusque, o Transcatarina, as corridas nas pistas de terra, o Bananalama em Corupá sendo o maior encontro de trileiros do mundo, a serra do rio do rastro, e é claro as praias de Balneário Camboriú e nosso litoral. Um abração.

https://www.youtube.com/watch?v=NgMqOc_9Slo

https://www.youtube.com/watch?v=ths11F65BNA

https://www.youtube.com/watch?v=3dg7E8PEB5M

Adilson de Souza Lima
Adilson de Souza Lima
9 anos atrás

Estive em Turvo há uns 8 anos, fui buscar uma F100, 1960, voltei com a danada rodando para São Paulo, pois os cabras queriam $1.800,00 em média pelo frete, acabei gastando apenas 135 litros de gasolina, e, rodar 1000 km de v8, não tem preço… hehehe

Francês
Francês
9 anos atrás

Pode falar mal de Santa Catarina, fiquei um dia em São Paulo e odiei, parece uma frigideira aquilo. Seja bem vindo mas não fique com inveja………….

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  Francês
9 anos atrás

Deixa ele fazer o desserviço…ou você está feliz com essa montureira de turistas fazendo fila por aqui?

Jao
Jao
Reply to  Eduardo_SC
9 anos atrás

Sua F100 tá bebendo menos que os modernosos motores com desligamento de cilindros, start-stop e etc.

Gustavo
Gustavo
9 anos atrás

Ir a Punta e não comer churros no Manolo é uma heresia|

Eroni
Eroni
9 anos atrás

Moro em Criciúma mas sou natural de Ermo, que história é essa de as tres cidades estarem coladas, como assim? E esqueceu de Araranguá, que formaria um quarteto?

Rui Donizete Teixeira
Rui Donizete Teixeira
9 anos atrás

Flavio,
Fantástico esta narrativa de viagem.
Merece – você como jornalista – de elaborar um documento com mais detalhes e mais fotografias sobre a viagem. Quem sabe a wolkswagen patrocina.
Tua viagem esta me animando a ir para esses lados. Na verdade pretendo ir até Balcarce-Argentina no Museu do Fangio.
Boa viagem

Guilherme
Guilherme
9 anos atrás

Que viagem! O Uruguai é ímpar. País maravilhoso, terra de dois gigantes futebolísticos, de oito títulos da Libertadores, bicampeão mundial e olímpico de futebol, da parrilla, do doce de leite e cujo o povo hospitaleiro vive sem pressa e parece curtir cada momento enquanto saboreia um mate.

Rob
Rob
9 anos atrás

A placa de guevara é pra manter
Escondida.
Que tremenda falta de respeito postar uma imagem dessa.

Salvador Costa
Salvador Costa
9 anos atrás

E o Museu do Automóvel Clube do Uruguai? Vai perder? Esquina das ruas Colonia e Yí, 6o. andar.

Marcio
Marcio
9 anos atrás

Hoje inaugura uma destas Havan aqui em Umuarama, então vamos ter a estátua da liberdade em breve, que vai se juntar a réplica em escala da torre Eifel e ao mini Grand Canyon com arquibancada.

Tiago Sena
Tiago Sena
9 anos atrás

Flavio, não perca a chance de visitar uma pizzaria que fica na parte baixa da plaza cagancha. Os donos tem diversas placas antigas de carros decorando o local e a pizza é uma delicia. Peça a “La Cremossa” e seja feliz.

Luciano
Luciano
9 anos atrás

Ih, faltou a foto do Eneas!
Uma pessoa que gosta de gatos é sempre do bem. Meu maior respeito a você, Flavio.
Boas férias!

marcelo
marcelo
9 anos atrás

Legal essa viagem, semana passada estive ali pelos lados do Chui a trabalho e tirei uma foto igual aquela em que aparece a moça abaixo da placa Republica Oriental do Uruguai, so fui ali por ser a trabalho, um lugar realmente perdido no tempo e entregue as baratas, caro em todos os sentidos, a unica coisa que vale a pena realmente são as paisagens ate a chegada la , pois se passa no meio da reserva biologica do Taim, agora com os investimentos na região em parques eolicos, a mesma esta sendo usurpada por aproveitadores que cobram por pernoites em verdadeiros pulgueiros o que não cobrariam nem por apartamentos de luxo, mas ai ja e outra conversa, continue nessa sua longa viagem e aproveite bastante, estarei aqui acompanhando.

Minoru
Minoru
9 anos atrás

O jeito positivo ou bem humorado de se ver está nos olhos de quem lê… a mim apenas soou muito pitoresco e nada de negativo, apesar dos nomes que nada ajudam.

Ernesto
Ernesto
9 anos atrás

Parabéns pelo excelente trabalho e exemplo!
Sua reportagem me motiva a refletir a respeito do verdadeiro sentido da vida.
Tenho um veleiro classe Snipe ano 1958 impecavelmente guardado embaixo de uma lona… Sempre que passo por ele, sinto sua tristeza como a me dizer ” quando me devolverás ao meu elemento, quando me tirarás dessa prisão assombrada e me levarás para frente dos ventos, cortando as águas sob um sol escaldante de um céu azul de janeiro???” Talvez, meu caro Flávio, você e sua Kombosa tenham assinado a libertação do meu querido “Navalha”! Posso mandar fotos??

Batista Lara
Batista Lara
9 anos atrás

Que bela e deliciosa aventura. O motor da kombosa é 1200 cc?

Fred
Fred
9 anos atrás

A melhor coisa do mercado são as costelas!

Pablo Vargas
Pablo Vargas
9 anos atrás

Depois de parar de fazer as contas dos gastos com gasolina, só falta jogar fora o relógio à lá Peter Fonda no filme Easy Rider.

Ives
Ives
9 anos atrás

É a chamada Transilvânia catarinense. Sombrio, Ermo e Turvo.

Eroni
Eroni
Reply to  Ives
9 anos atrás

Pra mim a transilvania seria o trecho de Paulo Lopes a Imbituba, que se você sair da BR não acha nem água pra tomar.

Mário Sérgio
Mário Sérgio
9 anos atrás

Muito chique sua viagem. E esta me encorajando ir para esses lados. Quem sabe um dia…
Parabéns a vocês dois, divirtam-se.

Pedro
Pedro
9 anos atrás

Sou de Sombrio!
Fico feliz de ver o nome da minha cidade no blog, ainda que não de um jeito positivo…

Ernesto
Ernesto
Reply to  Pedro
9 anos atrás

Feliz é nome de cidade no RS…