MENU

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014 - 0:42Gomes, Kombi & cia., Turismo

KOMBOSA TRIP, DIAS #8 E #9

MONTEVIDÉU (mañana, parrillada) – Aí que a gente acabou chegando a Punta no sábado depois que a corrida terminou. Sin problemas, a ideia era só dar um pulo no balneário e, principalmente, ver o sol desaparecer de uma das terraças da Casa Pueblo.

E no caminho teve visita, por isso demoramos mais. Fomos à casa de Gabriel, Mary, Sebastian e Romi, onde hoje vive minha Schnellaster em meio a otras cositas más. A casa do Gabriel fica na Interbalneária, tem um ônibus Mercedes 1951 no quintal e um Austin funcionando, esperando um dono. Bem que podia ser eu, mas é melhor me conter.

Essa turma é amiga recente, mas parece que nos conhecemos há anos. Demos boas risadas e nos mandamos para Punta, sol a pino, muito calor e movimento na estrada. No caminho passamos por Piriápolis, em cujas ruas antigamente se corria de Fórmula 3. As zebras ainda estão lá.

Durante o almoço tardio na Playa Brava (e depois de saber que o velho e bom Colajanni tinha me credenciado para a F-E…), vimos o compacto da corrida na Fox argentina e seguimos para a Casa Pueblo, um dos lugares mais impressionantes do mundo em todos os sentidos — da beleza natural da encosta onde fica o complexo, debruçado sobre o Rio da Prata, passando pela arquitetura da casa-hotel, e terminando com o incrível acervo artístico por todos os cantos. Vilaró, que morreu em fevereiro aos 90 anos, era um grande sujeito. A história dele com o filho é inacreditável, o rapaz foi um dos sobreviventes do avião que caiu nos Andes em 1972. Pesquisem, é fácil de achar.

Quando estávamos saindo, já começando a escurecer, uma moça encostou na janela e perguntou em inglês se poderíamos dar uma carona a ela e uns amigos até Punta. Respondi que infelizmente estávamos indo para Montevidéu. Aí ela abriu o jogo: na verdade, estavam de carro e queriam apenas dar uma volta na “amazing van”.

Todos gostam da Kombosa, incrível. No dia em que fomos à bodega, um sujeito que tinha um Porsche, desses novos, perguntou se eu vendia. Propus trocar no carro dele, mas antes que o cabra aceitasse eu disse que era brincadeira. Não, não vendo. Aliás, falando em bodega, esqueci de contar que na primeira delas, onde compramos umas garrafas, a moça passou o cartão de crédito usando aquela papeleta que marcava o número e o nome com papel carbono, alguém se lembra disso? A gente tinha de assinar e marcar telefone e endereço. Fiquei emocionado e guardei minha via com cuidado. Vou enquadrar.

Hoje a Velha Senhora ficou praticamente de folga. De manhã fomos a pé ver quinquilharias na feira de Tristán Narvaja, e no caminho salvamos a vida de uma senhora que desceu do ônibus passando mal. Tive de chamar a polícia para recolher a cidadã, e foi bem engraçada a reação de Starsky & Hutch quando interceptei a viatura do outro lado da avenida vazia. Starsky engatou a primeira, atravessou na contramão, fritou os pneus do Corsinha na freada e mais um pouco acertaria Aguena e a senhora que estavam sentadas no ponto de ônibus. Ajudamos a colocar a mulher no banco de trás do carro e os policiais levaram-na para um hospital, creio.

Depois disso cravamos um cadeado numa fonte cheia deles e gastamos a sola na feira, que está cada vez mais louca — ficamos intrigados com os celulares sem teclas e com os controles remotos de TV à venda, mas gostei mesmo foi de um rádio Spica só com AM e ondas curtas.

O dia terminou no Mercado Agrícola, ótimo passeio, mantimentos comprados e, amanhã, “churras” em Colónia del Sacramento, com suas ruas que suspiram e sua praça de touros onde a última corrida aconteceu há 102 anos.

Hasta.

18 comentários

  1. joão disse:

    Esse Kombi é prima da sua? msm ano?

  2. Chico Luz disse:

    Uruguai é muito legal!
    E a Casa Pueblo é fantástica!
    Suerte!

  3. Ricardo disse:

    Bicho na boa, como são horríveis esses traçados dos circuitos de rua que estão fazendo para a Formula-E !! Parece até que puseram o filho do Hermann Tilke pra projetar essas merdas.

  4. Francisco Gomes disse:

    Flávio, a Casa Pueblo fica defronte do Rio da Prata, e não do mar…

  5. Carlos disse:

    Que maneiro esse passeio!

    Fiz esse caminho tem alguns anos, passei por Piriápolis, mas não sabia que houve corrida nas ruas de lá. Se soubesse teria entrado na cidade.

    Quando eu fui de Punta para Colonia, ao invés de ir pelo litoral, voltar a Montevidéu e seguir para Colônia, preferi pegar pelo interior, cortando por Pan de Azúcar, Canelones e San Jose, chegando a Eclida Paullier e indo direto pra Colônia.

    Paisagem bem bucólica e alguns ferros-velhos de babar, dá vontade de comprar e restaurar tudo!

    O Uruguai é um país absolutamente incrível e só sendo um louco para não gostar!

  6. Teles disse:

    Cara,as fotos estão legais pra caramba,a unica coisa que está fora de sintonia são estes óculos azuis de boiolarsrsrsrsrrs
    Estou achando que você Urugayô rsrsrsrrs
    Abração!!!

  7. Eltontoptec disse:

    Carlos e Carlitos Paes, história inspiradora. Não tive o prazer de conhecê-los mas pude ver Nando Parrado, um homem admirável e fanático por Jack Stewart. Alonso que gosta de um livro de auto ajuda deveria ler “milagre nos andes”.

  8. Douglas disse:

    É TOC tirar foto de GOPRO e segurar o celular?

  9. David disse:

    Cara, vai tomar um café ou almoçar no Café Brasileiro. É do Eduardo Galeano e vira e mexe ele está por lá. Abs.

  10. André Micheloto disse:

    Cara, vai por mim, não deixe de conhecer esses lugares em Colônia…

    http://www.buensuspiro.com

    http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g298066-d1126314-Reviews-La_Florida-Colonia_del_Sacramento_Colonia_Department.html

    O primeiro fica numa casa construída em 1710 e o segundo (que só funciona durante o dia) é de uma informalidade única.

  11. londri guy disse:

    nao seria o rádio “am e ondas curtas”?

  12. Filipe disse:

    Ontem passou no canal History (programa Trato Feito) uma Kombi muito parecida com a sua. Modelo 1959, vermelha e branca, com 23 janelas e teto solar. Lindíssima!

    O dono tentava vender por $175.000,00. Ofereceram $112.000,00 e ele declinou a oferta.

    No link abaixo tem os horários de quando o programa será reprisado caso se interesse.

    http://www.seuhistory.com/programas/kombi-magica

  13. Chupez Alonso disse:

    Tem que incluir um médico urgente no teu staff de viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>