MÉXICO E COREIA

SÃO PAULO (é muito?) – Serão 21 corridas no ano que vem, na maior temporada da história da F-1. A FIA divulgou o calendário para 2015 com as mesmas 19 deste ano e mais Coreia do Sul e México. São dois países que voltam ao calendário. A Coreia esteve no Mundial de 2010 a 2013. A pista fica no meio do nada. A ideia inicial era erguer uma cidade em volta, o que não aconteceu. Mas a grana é boa, pelo jeito. Já o México tem tradição na categoria. Foram 15 GPs entre 1963 e 1992, com um intervalo sem provas de 1971 a 1985.

O Brasil faz a penúltima etapa, em 15 de novembro. O calendário completo está aqui.

Detalhe é que enfiaram a corrida coreana uma semana antes do GP da Espanha. Vai ser uma pauleira danada. A prova ainda está com asterisco, para ser confirmada.

A volta do México deve ser comemorada, embora tenham mutilado o autódromo Hermanos Rodriguez, eliminando a Peraltada. Paciência. Mas a Coreia… Dessas pistas novas, a que faz falta é a da Turquia. As outras, sinceramente, não me falam ao coração.

A boa notícia é que oficializaram o fim da pontuação dobrada em Abu Dhabi. Essa bobagem quase distorce o campeonato deste ano.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luke
Luke
10 anos atrás

Faz falta a Turquia, a pista era ótima, do mesmo nível de emoção das “clássicas”, sempre rendia altos pegas, ultrapassagens e enrascadas. Mas o país não ajuda muito, além de não ter tradição automobilística não é rico… Será que não dava para transplantar o autódromo inteiro para algum país da Europa? rsrsrs

Gustavo Gomes
Gustavo Gomes
10 anos atrás

Quanto preconceito com a Coreia do Sul, o circuito não fica no meio do nada, mas sim na ponta do nada. É uma região mais industrial e agricola, pessoas com posses mas sem opção de diversão, mas o governo está investindo em atrações e a uns 150 kms de lá foi palco da Expo 2012 em Yeosu.
Ou seja ,estão seguindo o $$$

Marcos José
Marcos José
10 anos atrás

A única lógica deste GP da Coréia vingar é passar o da Espanha para a semana seguinte antes da corrida de Mônaco. Mas eu estou achando que o GP coreano fique mesmo para 2016 junto com a volta do GP da Europa. Caso a realização do segundo GP americano não aconteça pra 2016 (New Jersey ou Las Vegas), o GP coreano voltaria como sendo o seu substituto na categoria.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
10 anos atrás

Não pude deixar de notar a coincidência de datas entre a suposta etapa em Ruingam e as 6 Horas de Spa…

Fabio Amparo
Fabio Amparo
10 anos atrás
Edu Franco
Edu Franco
10 anos atrás

Uma forma da categoria economizar seria fazer um roteiro que faça mais sentido, separado por continentes… algo como:

Austrália – Japão – Coréia do Sul – China – Malásia – Cingapura – Abu Dhabi – Bahrein – Rússia – Áustria – Hungria – Itália – Mônaco – Alemanha – Bélgica – Inglaterra – Espanha – Canadá – Estados Unidos – México – Brasil

É até engraçado ver que o GP de Cingapura fica tão afastado do da Malásia no calendário, sendo que fica a apenas 350km de Kuala Lumpur. É menos do que a distância entre Rio e São Paulo, mas dão a volta no mundo pra chegar lá duas vezes por ano.

Isso sem falar em Japão, Coréia e China; Bahrein e Abu Dhabi; colocar o GP do Canadá no meio dos da Europa; e por aí vai…

Felipe
Felipe
10 anos atrás

Quanto mais corridas, menor o valor de cada corrida… 16 ou 17 seria o ideal. E quanto mais eu olho pra essa pontuação de Formula Indy, menos eu gosto. 10, 6, 4, 3, 2, 1 e pronto… Ponto tem que ser conquistado, não distribuido. Mas é só minha opinião…

Rafael Chinini
Rafael Chinini
10 anos atrás

cara, já foderam até com SPA (bus stop)…depois disso nada mais é surpresa!
agora Coréia pista LIXO total!
das novas Turquia faz falta mesmo, e acho Bahrein tem um traçado legal.

Luke
Luke
Reply to  Rafael Chinini
10 anos atrás

Nunca gostei muito de corrida em país árabe, nada a ver. Mas a pista do Bahrein tem dado altos pegas nos últimos GPs. É um traçado exigente, onde os pilotos erram bastante, isso torna o roteiro mais imprevisível.

Ricardo Lacerda
Ricardo Lacerda
10 anos atrás

Não seria mais lógico por exemplo a Coréia fazer uma dobradinha com a China do que com a Espanha. Coisa de doido isso. China – Bahrein – Coréia – Espanha.
Podiam também trocar a data da Rússia com o Canadá, agrupariam todas as corridas na América.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Reply to  Ricardo Lacerda
10 anos atrás

Fazer uma corrida em Montreal no mês de outubro não dá certo, nesta época do ano o frio na região já é considerável.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
10 anos atrás

De que adianta adicionar corrida sendo que quase todas estão sendo uma merda? Temporada mais saturada e só. É o máximo que esses dois GPs novos trazem

José Brabham
José Brabham
10 anos atrás

Sem a Peraltada o GP do México perdeu sua tequila…

Adriano Santi
Adriano Santi
10 anos atrás

Em um mundo perfeito, no lugar de Bahrein, Abu Dhabi, Shanghai e Sepang, teríamos Magny-Cours, Kyalami, Estoril e Imola.

atila
atila
Reply to  Adriano Santi
10 anos atrás

As corridas em Magny-Cours eram tão ruins quanto, senão piores, que as corridas em Bahrein, Abu Dhabi, Shanghai e Sepang. Ímola – depois de tirarem a Tamburello e a Villeneuve – ídem.

A única vantagem de colocar Ímola de volta seria pela atmosfera do lugar, que teria um público que realmente ama automobilismo. Se é pra ter uma corrida chata, que ao menos seja num lugar com público bom.

TSC
TSC
10 anos atrás

Já sei que a globo não vai transmitir ao vivo a corrida do México!

Vinicius
Vinicius
10 anos atrás

Segundo o Lito Cavalcanti disse nas transmissões dos treinos de Abu Dhabi, a Peraltada será mantida. Confere, ou ele está viajando?

petrafan
petrafan
Reply to  Vinicius
10 anos atrás

mas o que aconteceu? ela já havia deixado de existir quando fizeram o estádio de beisebol, ou foi alguma nova obra?

Rubergil Jr
Rubergil Jr
Reply to  Vinicius
10 anos atrás

A Peraltada hoje ainda existe, mas vai ser “capada” no meio pra F1:

http://www.f1fanatic.co.uk/2014/07/24/video-reveals-planned-changes-mexicos-f1-track/

Ted de Gros
Ted de Gros
Reply to  Rubergil Jr
10 anos atrás

A curva já tinha sido cortada a tempos, já tivemos corridas da Indy a bons anos atrás com este traçado.

Mauricio P.
Mauricio P.
10 anos atrás

Como sempre tem acontecido nessas últimas temporadas, calendário provisório do Mr Bernie só serve pra fazer pressão e arrancar mais uma graninha dos promotores, no final de tudo, cancela-se algumas etapas e fica tudo como está.

Vitor
Vitor
10 anos atrás

Coincidentemente essa prova na Coréia é no mesmo fim de semana das 6hs de spa (wec), que normalmente é usada como preparação para as 24hs de Le Mans, e que terá a participação do Nico Hulkenberg no terceiro carro da porsche.

Interessantes essas coincidências não?

Celião
Celião
10 anos atrás

FG porque os caras da FIA não fazem as corridas americanas em seguida,
, Montreal , Austim ,, Mexico , e Brasil ,
Seria primeiro as Asiaticas , depois Européias , Americanas , e fecha em Abu Dabi.

Marcos José
Marcos José
Reply to  Celião
10 anos atrás

A FIA poderia ter trocadas as datas entre os GPs da Áustria (de 21/06 para 03/05), da Coréia do Sul (de 03/05 para 11/10), da Rússia (de 11/10 para 25/10), dos Estados Unidos (de 25/10 para 1/11) e do México (de 1/11 para 21/06). Mas eu acho que não teremos este GP coreano pra 2015 talvez fique para 2016 junto com a volta do GP da Europa.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
10 anos atrás

Um sacrilégio isso.

O circuito do México sem a Peraltada é como Monza sem a Parabolica ou Spa sem a Eau Rouge.

Tomara que pelo menos as mudanças do traçado contribuam para o show.

Abs