MENU

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014 - 20:43Motoland

MOTOLAND

dkwyamaha

MACEIÓ (seria um bom presentinho) – Em 1955, a Yamaha lançou sua primeira moto, a YA1. Foi fabricada até 1958, e seu apelido era “akatombo”, que quer dizer algo como “libélula vermelha”, graças ao marrom-avermelhado da pintura. A YA1 tinha um motor dois tempos de 125 cc refirgerado a ar, um cilindro, câmbio de quatro marchas, garfos telescópicos na frente e uma suspensão traseira inovadora com pistão. Foi com essa moto aí que a Yamaha venceu suas primeiras competições, em Fuji e Asama.

Inspiração da bichinha? DKW RT125. Nem mais, nem menos. Aliás, inspiração é um eufemismo…

9 comentários

  1. Luis Felipe disse:

    Rsrs… Igual igual igual… Flavio saberia dizer aproximadamente quanto em obamas equivalia a época este valor dela de 1,3 DM?

  2. Anderson disse:

    Yamaha e BSA clonaram a DKW RT 125 e a Suzuki roubou o sistema de lubrificação e a tecnologia de câmara de expansão do escapamentos de motores 2 tempos desenvolvidas pela MZ (oriunda do que ficou da DKW na RDA),. Nada se cria, tudo se copia…

  3. xs1xs2 disse:

    “libélula vermelha”.

  4. Rogério disse:

    Flávio, você precisa conhecer o museu “Rodas do Tempo” em Pirenópolis-GO. É simplesmente fantástico, é o trabalho de uma vida de um professor da UNB. São bicicletas, motos e scooters de todos os tempos, origens e modelos. A exposição e disposta de forma a percebermos a evolução dos veículos. nota 1000…Vale a pena pesquisar.

  5. Robertom disse:

    Praticamente clonaram a DKW RT125, os japas dos anos 50 e 60 eram como os chineses de agora.

    • A.Vandelay disse:

      E tinham exatamente a má fama que produtos chineses têm até este momento. E tal qual os japoneses tempos depois, os chinas estão passando de copiadores a criadores. Logo eles serão vistos como os japas eram nos anos 80, uma indústria que prima por inovação e qualidade. Ou não.

  6. edmilson disse:

    aka = vermelho (a)

    tombo = libélula

  7. Celião disse:

    Bem moderna pra época !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Maurício MV. disse:

    Não poderia começar de melhor forma…SHOW!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>