MENU

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015 - 20:21Imprensa

NOUS SOMMES TOUS CARROETC.

noussommesSÃO PAULO (é o fim) – O jornal “O Globo” demitiu mais de 150 funcionários ontem, segundo informações do “Comunique-se”. Vou me dar o direito de não dizer o que acho dessas empresas. “Revisão de processos”, “adequação de procedimentos”, “otimização de recursos”, o tecnicismo usado pelas grandes corporações para justificar o injustificável me irrita.

Nessas, o melhor caderno de veículos do Brasil, o “CarroEtc.”, comandado pelo Jason Vogel (na foto, ao volante da Citronave), vai deixar de ser o que foi nos últimos 23 anos. Miragaya, Cosentino, Dutra e Jason formavam o quarteto que tocou o suplemento nos últimos tempos. Eu poderia enchê-los de elogios aqui, mas é inútil. Os leitores falam por mim. A indústria automobilística, idem. Nesse meio recheado de picaretas, o “CarroEtc.” era um oásis de lisura, competência e charme. Sim, charme. Nos textos, nas fotos, nas pautas.

Pelo que pude apurar, o “CarroEtc.” vai continuar existindo sob o comando do departamento comercial do jornal, na forma de informe publicitário, ou projeto de marketing. Os textos serão terceirizados. Isso mesmo: terceirizados. Quando um jornal terceiriza seu conteúdo, pode fechar.

Os repórteres foram demitidos. Jason foi deslocado para a editoria de economia.

É um assassinato.

83 comentários

  1. Eu disse:

    Midia impresssa sofre por conta do crescimento da midia online. Esse é um fenomeno global e nada tem relacao com grana de publicidade de governo.

    O senhor deveria se informar mais. 30% da verba publicitaria do maior anunciante do mundo, está agora no online, e totalmente fora do controle das agencias de publicidade.

    Creditar isso a uma briga de classes é estupido, como muita coisa que esse colunista fala, e pelo tratamento que dá aos seus leitores.

    Lamentável. Como jornalista, como pessoa publica e como estratégia de retenção de publico (que penso ser o que garante receita do colunista).

    O mundo munda muito rapido….A culpa dos donos de jornal foi nao ter entendido isso a tempo. Somente isso.

  2. Fábio José de Mello disse:

    A crise no setor de mídia se arrasta há décadas. Em 2004, empresários ensaiaram propor ao governo uma espécie de Proer da mídia. Como sabemos, os (tu)barões da imprensa são capitalistas no lucro e socialistas no prejuízo. Defendem o estado mínimo, mas correm de pires nas mãos pedindo socorro à bolsa da viúva quando os negócios vão mal. De 2002 a 2004, as empresas de comunicação cortaram 17 mil cargos e acumularam uma dívida de R$ 10 bilhões. Culpa do PT? Cula do Lula e da Dilma? Por fim, mais uma informação: em 2013, o governo (infelizmente) manteve contato com empresários do ramo, preocupado com a saúde financeira da indústria editorial. A salvação viria por meio de empréstimos do BNDES — que é um banco de fomento. Na minha opinião, eles que se danem. Não são pródigos em quererem ditar os rumos da economia? Não conseguem administrar nem o próprio negócio! E podem ter certeza: vai piorar.

  3. Fabio disse:

    A culpa é do Capitalismo.

  4. Cec Ramos disse:

    O Jason Vogel não ficará desempregado não, pq ele já tem nome, quem não quer contratá-lo? Até esse Blog, se tivesse capital, não?. Assim, como aconteceu com tantos figurões que a Folha demitiu recentemente, já estão trabalhando em outros veículos. A Eliane Catanhede já estreiou no Estadão, numa boa.

  5. Winston disse:

    Flavio você é um cara fantástico no mundo esportivo, o site grandepremio.com.br um dos melhores sites que conheço, por isso acompanho a tantos anos, é uma pena o que está acontecendo no Brasil, não sei se a culpa é só da Dilma, do PT ou do povo, até porque na hora aumentar os próprios salários todos os deputados votaram unidos. Mas tempos um fato concreto, o pais esta afundando, é uma pena, mas é verdade, meu irmão já esta desempregado, eu não sei ate quando estarei empregado. ISSO É REAL!

    • Flavio Gomes disse:

      Afundando o quê, tá louco? Se seu irmão está desempregado, mande ele procurar emprego. É tudo culpa da Dilma? Vocês são realmente engraçados. “Ah, o Estado tem de ser mínimo” etc. Aí, quando acontece uma merda, é culpa do Estado.

      • Rick Ware disse:

        Tá bom, e se não achar emprego, ele vai culpar quem?

      • Flavio Gomes disse:

        Sua formação, seu caráter, seu jeito, o que for. Governo é bom só para culpar, pelo que vocês dizem. Que cada um assuma suas responsabilidades. A vida fica mais fácil.

      • Alessandro disse:

        Daí Flávio, tudo certo,

        Não acho que a culpa do país estar esta merda que está seja só do Estado. Cada povo tem o governo que merece, se não sabemos votar, que soframos as consequências. Político ou funcionário de estatal só se corrompe porque existe empresário sem vergonha para corrompê-los. Os dois lados são pródigos na safadeza.
        Mas tem uma coisa, quem detém cargo público, tem que dar exemplo, o Estado tem que dar o exemplo. Não é possível que se gaste valores astronômicos na manutenção do aparato da máquina pública. Que os salários exorbitantes não sejam suficientes para que se diga não à proposta indecente. Que se criem ministérios e mais ministérios com o fim de acomodar aliados inescrupulosos, que obras públicas custem aos cofres do país dez vezes mais do deveriam e demorem o triplo do tempo para serem finalizadas. O Estado está sim inchado e cada vez mais inoperante, e não é de hoje não, faz muito tempo, não é só culpa da Dilma, do Lula ou do FHC, é de todos estes e de outros tantos. Falta vergonha na cara, principalmente dos congressistas, os quais, para mim, são o maior câncer deste país.
        Cara, quando você fala dos empresários não aceitarem reduzir seus lucros para manter o quadro de funcionários e tudo mais, faço ressalvas. Temos uma pequena empresa, ela existe desde 1997. Estamos remando na contramão dos prognósticos pessimistas, ao invés de demitir, contratamos e ao invés de cortar gastos, nos reestruturamos. Mas vou te dizer bicho, nunca passamos por um período tão f.d.p. Estou cortando na carne para não demitir, mas está difícil.. Cada vez mais impostos e retorno nenhum. O último foi uma tal de Substituição Tributária que o governo estadual socou. Só esta sacanagem, que tivemos que repassar para o consumidor final dos materiais escolares que vendemos, acarretou um aumento de, no mínimo, 10 % nos orçamentos das listas escolares.
        Cara, escrevi mais por desabafo do que por qualquer outra coisa, mas acho que o Estado está fodendo com o povo a muito tempo e quem eu achava que ia virar a mesa (votei no Lula e por consequência no PT), deixou a desejar, assim como os anteriores.
        O blog está cada vez melhor, parabéns!

      • Winston disse:

        Então Flavio porque você esta chorando a demissão dos seus amigos? O que você fala do fato da Petrobras esta quebrada e as terceirizadas terem fechado e demitido todo mundo serve pros seus colegas também.

  6. jaime disse:

    Na minha modesta opiniao., Jason Vogel eh um dos jornalista que mais entende de automovel no Brasil. Coloca lo no caderno de economia vai ser uma pena. Faz tempo que sigo o caderno. Vai perder um leitor.

  7. arthur disse:

    Infelizmente não é só O Globo que está demitindo…. a empresa em que trabalho reduziu o quadro em aproximadamente 20% nos últimos 18 meses…. é a crise que o PT conseguiu trazer para o braziu…. estamos todos perdendo emprego em nome de uma politica assistencialista e corrupta… e tem gente tão culta que nem percebe…. ao invés de diminuir o salário dos altos cargos das empresas ( que de fato geram empregos) que tal políticos (presidente, vice, senadores, governadores e demais cargos) cortarem os salários e as demais verbas que costumam gastar?

  8. lincoln falcao disse:

    deve ter cortado verba pra pagar a cota de tv milhonaria desses clubes de futebol filhos da puta e desses pernas de pau que assolam os campos do brasil… e cada vez menos as pessoas querem saber + de ler e entender de carro FG,,, infelizmente so querem ou comprar seu palio 1.0 pelado ou seu carro branco de 75mil e pintar as rodas de preto,,,

  9. Luke disse:

    A cegueira da nossa esquerda so nao e pior que sua incompetencia. Quer ver a turma cair do cavalo? Reduza o tamanho do governo, pare de tomar dinheiro emprestado e ai caia o juros e os impostos com vontade mas de forma sustentavel. Educacao e abertura. Bolsa para la, campeoes nacionais para ca nao vai dao em nada…so preguica e roubo no atacado e uma minoria beneficiada.

  10. marcos rj disse:

    Vai virar uma merda igual a revista auto esporte

  11. Pelo que conheço do Globo, quando sai um caderno como “projeto de marketing” é porque existe um patrocinador. O jornal coloca como suplemento, mas a fonte e até a folha é diferente, uma tentativa de dizer “isso aqui não é nosso”.

    Portanto, podemos realmente dizer que o “CarroEtc.” acabou.

  12. RAPHAEL LIMA disse:

    A grande verdade é que todas as empresas e profissionais de mídia vão ter que se reinventar, nenhum jornal, revista ou TV têm o poder que tinham antes, a internet veio pra mudar o mundo de cabeça pra baixo. Não é o fim do mundo, ao longo da história profissões e mais profissões foram sumindo e outra aparecendo, de acordo com as necessidades do período. Mas o cara bom, criativo, esforçado, vai sempre ter espaço, mas vai ter que encontrar outro jeito para trabalhar.

  13. ANTONIO JOSÉ disse:

    Não sou visinário mas se voc~es não notaram eu notei a muito tempo as empresa emburreceram e caminham todas para o ralo contratando incompetentes e se desfazendo dos competentes.
    É o mesmo que o dono do restaurante piorar a qualidade da comida e do atendimento em troca de economizar cortar gastos, mas aonde tem que cortar mesmo não cortam que são os salários aviltantes cada vez maiores vide os clubes de futebol no mundo todo estão todos quebrados as empresa caminham para o mesmo processo, vão todas quebrar. Analizem bem os fatos.

  14. Alvaro Ferreira disse:

    Uma pena. Tenho certeza que toda quarta-feira, durante algum tempo, continuarei a abrir o jornal procurando o velho Carroetc… Força do hábito.
    Esses “gênios da gestão” não levam em conta a inteligência dos leitores e a qualidade da imprensa.

  15. Paulo McCoy disse:

    Prezado Flavio,

    Sou mais um na lista de pessoas que lamenta o encerramento de atividades. Mas, acima de tudo, lamento e CONDENO a ‘atitude’ empresarial do citado grupo. Alias, para lá de admirável e elogiável sua frase/resposta, in verbis, “pergunta se o presidente da sua empresa topa reduzir o salário. Ou se os donos da Globo topam vender seus helicópteros e aviões. Ou se a empresa em que você trabalhar topa diminuir a margem de lucro. No Brasil, todo mundo culpa o governo por tudo”. Parabéns. Porém, gostaria de fazer um acréscimo.
    Para mim, se existem culpados pela situação da empresa, penso que são os próprios empresários: tudo indica, os ‘lucros’ não estão mais permitindo que eles adquiram os novos Bentley, recentemente lançados em New York. Penso que o ideal seria que eles COMPARTILHASSEM a fortuna. Mas…oh, wait: o que amigos e parentes iriam pensar se os donos de empresas abdicassem do LUCRO? Simples: Perderiam amigos! Vamos pensar juntos? Geralmente, pessoas ricas vivem trocando de carro a cada 6, 8 meses. Então, vejamos: se os donos de empresas NÃO tiverem $$$ para trocar de carro, eles irão perder os ‘amigos’. O que, em outras palavras, apenas atesta que os empresários, como ‘tantas e tantas e tantas’ pessoas, vivem em um ‘mundo’ no qual as pessoas somente são admiradas se tiverem carro de luxo.
    Mas, sem querer ‘radicalizar’ no quesito carro importado, uma coisa é certa: conheço um jornalista do meio automotivo que tem DOIS carros na garagem e, mesmo assim, ele tenta me convencer que não é FELIZ! Como se achasse que sou uma pessoa ingênua. Ah ah ah…
    Com renovada admiração e desejo de SUCESSO para os jornalistas que foram injustamente demitidos,
    Kind regards,

    Paulo McCoy

  16. Marcio Vieira disse:

    Este é mais um exemplo do que acontece no Brasil, de modo geral: desinteresse na leitura.
    Não há demanda, as pessoas estão mais preguiçosas, ansiosas e impacientes.
    Pra ser “mercadologicamente rentável”, tem que caber em 140 caracteres.
    Jason foi para Economia porque ele se tornou um profissional “caro” para falar sobre carros.
    A morte de diversos cadernos de dezenas de jornais está anunciada, é questão de tempo.
    Quem morre, no final das contas, é o conhecimento.

  17. José Eduardo disse:

    A questão do Globo me leva a refletir sobre a necessidade da regulamentação da mídia, que permitirá que blogs como este tocado por um jornalista independente (que bancou sobre veículos tradicionais e foi degolado pelo intesse do patrão ) ir adiante. Escrevo aqui apenas para pedir que os jovens que vem conhecer e ler notícias do mundo automobilístico busquem maiores informações sobre regulamentação da mídia, para que se o debate vier e peço ao novo ministro das telecomunicações que não se furte e fazê-lo para que não fiquemos presos nos falsos profetas da mídia tradiconal, que vão mentir para manter seus privilégios e monopólios….

    Ps: Apesar de “não ser Charlie” , o jornal atacado em Paris, ao que consta, só existe e tem a força e o espaço que tem na França pq existe regulação de mídia e não existe um grupo monopolizando a mídia….e os colunistas da veja, Globo e etc já vieram a público explicar o contrário, ou seja, distorcendo a verdade …

  18. Alex disse:

    É lamentável pelos jornalistas demitidos. Mas a perspectiva de decadência de uma organização nefasta como a Globo pode ser uma redenção para a imprensa brasileira, cuja credibilidade beira a zero.
    Um outro exemplo de esgoto dos meios de comunicação, a editora Abril foi despejada de metade de seu edifício em SP, nesta semana. Quem sabe esteja mudando esse panorama de domínio dos grandes grupos de comunicação manipuladores, tendenciosos e retrógrados?
    O candidato deles não foi eleito presidente, e a Globo, ainda por cima, foi pega por sonegar 500 milhões de reais de imposto.

  19. Minoru disse:

    Pois é, finalmente as coisas estão se apresentando!

    Por aqui em S.Paulo não é que me surpreendo e descubro que por falta de pagamento de aluguel, a Editora Abril desocupou esta semana o “seu emblemático edifício” na Marginal Pinheiros, retirando até o famoso busto do “V..C.”!

    E a minha segunda surpresa – e daí vem de eu colocar o “seu” entre aspas – porque simplesmente eles nunca construíram nada de nada pois o tal prédio pertence a PREVI, tendo sido construído nos tempos nefastos – e obviamente nunca divulgados – e a mando de FHC… e está aí, para qualquer coxinha iletrado entender o motivo de tanta patifaria e ataques ao atual governo que SEGURAMENTE jamais abriria as torneiras públicas para salvar uma editora falida, tão falida que boa parte das publicações foram migradas para outra editora com “CARAS de laranja”.

    Se alguém aqui é credor desses caras eu sugeriria ficar BEM esperto porque tudo indica que vai ficar a ver navios… esse negócio de criar empresa boa/empresa ruim sempre me cheirou tal qual o Rio que fica adiante do dito edifício.

    E a outra vizinha de avenida, tal qual fez a D. Globo na mesma Marginal Pinheiros e que construiu a sua sede paulista com dinheiro de outrem, neste caso do BNDES com juros (?) de mãe para filho, a mando de um tal de FHC… sim, aquele presidente que desgovernou o Brasil, vendeu tudo o que pode por uma fração do valor e recebendo como pagamento papeis podres e pior, financiamentos do BNDES e que também que nos levou à moratória em 1998, teve um caso e um suposto filho ilegítimo abafado com uma certa jornalista de uma certa televisão com cara de ovo frito e que foi ter seu o neném em Portugal devidamente blindada até hoje, onde vive até hoje por conta de seu patrão… e o que descobriu só depois da morte de D. Ruth e do próprio tendo assumido a paternidade, o exame de DNA mostrou que a cerca pulada por FHC tinha outras porteiras, ao contrário do que ele imaginou, então ficamos apenas com a certeza dos cornos postos na 1a Dama durante o seu mandato presidencial hehehe!

    E tal qual D. Abril, a D Grobo vai ter que se virar nos 30, sem mamatas governamentais que elas “tanto condenam” mas das quais tanto usufruíram no passado… Pena que como a Lei é para todos, eles tenham acesso a Lei de Incentivo a Cultura e o que está ainda fazendo algum caixa é o uso de seus atores em filmes mas eles mesmo estão saindo fora, vide Xuxa vs Record e, quem diria, o casal maravilha Huck & Angélica jantando na casa de SS!

    Espero sim que cortem a verba do governo em Marketing e veremos se os ditos Rudolph Murdoch brasileiros são bons mesmo como se auto marqueteiam e vendem tido isso que pregam de revista Veja, que é a maior maracutaia esse lance de tiragem para serem distribuídas de graça na esquina

    Outros tempos e, se Deus quiser, mais uma pagina podre virada!

  20. Wallace disse:

    Flavio,
    O mundo acabou, a gente é que não percebeu. Só isso…..

  21. Wilson disse:

    “Os textos serão terceirizados”. Pensando bem, “Jason e seus Bluecaps” não mereciam passar por isso, mesmo. Excelentes profissionais que são, certamente se darão melhor em outros lugares. Quem mais perde – para variar – são os leitores.

  22. Diego - Floripa/SC disse:

    Resumindo: vai virar um lugar para a marca que pagar mais fazer propaganda, tipo programa de domingo de manhã sobre carros. Lamentável.

  23. Denins disse:

    Com a diminuicao da atividade economica no pais, varias empresas estao diminuindo sua verba em midia. Sou diretor de marketing em uma empresa de bens de consumo e em 2014 vendemos 20% a menos se comparado a 2013. O meu budget para esse ano foi diminuido em 30%. Imagina que isso está acontecendo em varios setores, assim os veiculos de midia tem que diminuir seu quadro de pessoal para manter a sobrevivencia. Infelizmente a politica economica da Dilma nao foi bem sucedida e estamos tendo ja em 2014 as consequencias disso. E esse ano será sinda pior.

    • Flavio Gomes disse:

      Ah, a culpa é da Dilma… Pergunta se o presidente da sua empresa topa reduzir o salário. Ou se os donos da Globo topam vender seus helicópteros e aviões. Ou se a empresa em que você trabalhar topa diminuir a margem de lucro. No Brasil, todo mundo culpa o governo por tudo. Tenha dó.

      • Ivan disse:

        Flávio Gomes,
        é sério que você apoia a politica econômica da Dilma?
        Realmente acha que ela não tem a maior parcela de culpa pela degradação das contas públicas e tudo o que isso implica?

      • Flavio Gomes disse:

        Leitor de Veja detected. Que saco, achei que tinham sido extintos.

      • Fabio Yan disse:

        Pq o presidente ou dono de sua própria empresa reduziria seus próprios benefícios? O que acontece no Brasil é isso sim o que o Denins disse, juntamente com aproveitar uma massa que não pensa. Ele está muito certo em pasteurizar, em trazer para baixo, em desqualiificar. A massa aceita isso. Quer qualidade? Pague mais. Pague bem mais pq os custos da qualidade são caros no Brasil. Caríssimos. Esse pessoal que foi demitido, se tiverem mérito como vc diz ( pqp, meritocracia!!! ) arrumarão um nicho de mercado. Se forem ruins, irão para o …pronatec?!?!?!? Agora, uma segunda opção nesse caso: se não houvesse essa massa não pensante para explorar comerciamente, aí talvez o presidente ou donos aceitariam diminuição de benefícios. Ou fechariam o que tem e parariam de produzir com o seu capital e sua capacidade. Iriam viver de renda na praia ou embora do país.

      • Flavio Gomes disse:

        Nossa, que retardado… Tá fazendo o quê aqui, Steve Jobs?

      • YPVS disse:

        Pergunta se troca a sede da Berrini por um outro bairro, se diminui a margem enviada à matriz, se corta os eventos corporativos ….

      • Fabio Yan disse:

        No Brasil, todo mundo culpa o empresário por tudo. Tenha dó.

      • Flavio Gomes disse:

        Morro de dó de empresário…

      • Fabio disse:

        O lucro é meu. O prejuízo é nosso.

      • Vinicius disse:

        O salário de um funcionário tem que ser de acordo com a sua importância e responsabilidade dentro de uma empresa.

        Pelo jeito o Flávio Gomes acha que o faxineiro deva ganhar mais que o empresário.

        Ele só esquece que sem o empresário o faxineiro não teria emprego.

        Continua pensando assim Flávio Gomes, você como empresário um dia também vai sofrer por conta da zona que o governo atual (e todos os outros que vieram antes) e vai ter que tomar uma decisão dessas.

        Não tem jeito, um dia toda empresa precisa de reestruturação.

        Aí eu quero ver qual vai ser a sua “desculpa”.

      • Flavio Gomes disse:

        Que mala, pelamor…

      • Fabio Yan disse:

        Quem não gosta de empresários, que trabalhe por conta própria. Ah, mas não pode ter pessoa jurídica nesse ” por conta própria”. Se tiver, vira empresário, e a ideologia não permite isso.

      • Flavio Gomes disse:

        A capacidade de falar merda é inesgotável.

      • Ivan disse:

        Não leio veja nem carta-capital. Difícil saber qual é mais tendenciosa e parcial. Uma mente a favor da direita e outra mente a favor da esquerda.

      • Denins disse:

        Nao, a culpa nao é do Mantega e da Dilma. A culpa é do empresario que é malvado e demite seus funcionarios pir prazer. O dia que sua empresa estiver mal, Flavio., quero ver voce vender sua Kombi, seu DKW, seu pau de selfie e sair de seu apartamento grandão e confortavel para um menor para pagar. Isso tudo para salvar o pescoço do Victor Martins e outros funcionarios. Um cara com muita grana, empresario e show off nas horas vagas achando ruim que outros empesarios precisam salvar suas empresa. Voce acha que nao ha uma crise instalada no pais? Voltamos a conversar em Janeiro de 2012

      • Flavio Gomes disse:

        Vai lá, corre na sala do seu patrão e dá um beijo na boca dele.

      • Alexandre disse:

        Hahaha…. Fosse o governo que fosse….ninguém gosta de muitas medidas impopulares mas as vezes necessárias. E discussão direita x esquerda é a maior papagaida que se mantém a anos…não existe isso! Seria muito fácil se fosse essa mera dicotomia. A verdade é que as coisas são muito mais cinzentas e enevoadas do que se imagina.
        Outra que o governo é reflexo da nossa sociedade, a cultura do brasileiro sendo a do… ‘deixa pra lá’ …

      • Leandro disse:

        Por que você não assume a operação? É fácil falar de onde se encontra, atrás de um computador, divulgando suas ideias, dicas e etc através de um blog a custo quase zero. Difícil é manter uma estrutura como a de um jornal funcionando nos dias de hoje. Fato é que existem publicações impressas que sobrevivem, outras até nascem e prosperam mas precisam ter leitores e pelo jeito não é o caso aqui, não acredito que a Globo iria fechar o caderno porque tem bronca de carro… É simples, pagou levou, senão vira uma Venezuela.

      • Flavio Gomes disse:

        “Senão vira uma Venezuela”. O que tem de gente aqui que defende empresários é uma grandeza.

    • Ivan disse:

      Além da verdadeira tragédia que foi a política macro econômica do Guido Mantega, o fato é que pouquíssimas pessoas compram jornais impressos hoje em dia.

      • Flavio Gomes disse:

        Tragédia por quê?

      • disse:

        Seria o caso de perguntar ao Denins qual seria o nicho mercadológico da empresa, sua meta geográfica nacional, forma de distribuição, afinal como diz, são bens de consumo.
        Se como diretor de mkt da empresa, possui os dados da transição FHC>Lula>Dilma, quantos anos tem, conhece todos seus clientes?
        Não sei se é o caso do Sr.Denins, mas como dizia Nelson Piquet no seu livro compilado pelo Lua: Não existe indústria nacional de veículos, existe remessa de lucros.
        Estamos vivendo a fase de uma geração da 1ª turma da Democracia, são 30 anos de uma moçada que cresceu alienada e hoje na sua maioria apoia a rentabilidade imediata sem olhar a longo prazo, que adora formar opiniões nas redes sociais sem ao menos saber como sua empregada doméstica vive.
        Enfim, assim que funciona, não adianta formar cultura.

      • Ivan disse:

        Crescimento insignificante do pib, inflação sempre no teto da meta, proporção de divida publica /pib.
        Isso não te diz nada?

        Parece que o Jaquim Levy vai fazer o que é necessário. Só espero que não seja tarde demais.

      • Felipe disse:

        Flavio,

        Os comentários do Denis, Ivan e Fabio Yan estão corretos. A politica macroeconômica da Dilma foi um desastre. O Mantega é reprovado por 9 entre 10 economistas sérios. Não preciso nem me alongar, dizendo que o país não cresce há 3 anos, que a inflação está no topo da meta, que os dados do governo são manipulados (basta ver o cálculo do índice de desemprego)… basta dizer que se ele estivesse fazendo um bom trabalho a Dilma não tiraria ele. A crise que este país vive é culpa dos dois sim, quer vc queira, quer não… E quando for discutir sobre economia utilize argumentos melhores, porque os que vc usou não fazem sentido nenhum.

      • Flavio Gomes disse:

        Mais um economistazinho doutrinado pela Veja. Não sei, realmente, porque esses caras vêm aqui.

      • Ivan disse:

        Ok, Flávio, gosto muito do seu site. Você realmente escreve de forma que nós leigos gostamos. Acho você um ótimo jornalista quando fala de automobilismo, da portuguesa e de algumas outras coisas. Mas seu radicalismo político é deprimente.

        Acho que existem coisas muito mais importantes que esse briguinha infantil psdb/pt. Tem gente boa dos dois lados e gente que não presta dos dois lados, ou você também acha que o Zé Dirceu é um santo?

        Na minha humilde opinião que não muda nada, ter um governo de pessoas comprometidas com a coisa pública (ou seja, sem pessoas com Sergio Mota ou o Dirceu) seria muito bom. Repito, para mim essa briga PT/PSDB é ridícula, o sujo falando do mal lavado.

        Só me tire uma última dúvida antes de eu deixar esse blog definitivamente, você é favor do atual ministro dos esportes que a Dilma nomeou? Acha que alguém que não sabe a diferença entre uma bola e uma raquete é a melhor opção para gerir o mistério dos esportes em ano de olimpíada?

        Por último percebi que você é um cara que gosta de rotular as pessoas (Leitor de veja, economistazinho, steve jobs e por aí vai), tudo bem se eu te chamar de orfão do Fidel Castro?

      • Flavio Gomes disse:

        Se você jurar que vai deixar o blog definitivamente, respondo.

      • Ivan disse:

        Não sou de jurar.
        Mas vou abrir uma exceção e vou jurar nunca mais entrar nesse espaço nem ler nada que escrever no blog, apesar de eu realmente gostar do que escreve quando não envolve politica.

      • Flavio Gomes disse:

        Boa, esforce-se.

    • pedro araujo disse:

      bom, para os donos do grupo globo a crise nao chegou: os tres herdeiros do robertao estao sempre entre os mais ricos do pais. so recentemente o lemann ultrapassou a soma dos 3.

      esta situacao com os grupos Globo e Abril é o mesmo que ocorre no mundo todo: diminuicao das midias tradicionais por causa da migracao do leitor/espectador para a internet. com o agravante que aqui esras empresas sempre tiveram um forte vies monopolista, e a internet nao possibilita esta situacao,

      caro denins, se eu que nao sou do meio ja identifico as pricipais causas desses downsizings, sugiro uma reciclagem aí nos seus conceitos. porque defender o discurso do dono da sua empresa e culpar o governo nao serao o suficiente para fazer render melhor seu budget pra esse ano, certo?

  24. Claudio Drummond disse:

    Estou cancelando agora mesmo a minha assinatura da edição online que mantinha única e exclusivamente por causa das edições de quarta-feira.
    Jornaleco tendencioso não tenho motivos para ler!

  25. Mario Mesquita disse:

    Lamentável, vindo da maior empresa de comunicação do país….

    Força, Jason! Passa lá em Maria da Graça pra matar as saudades do Chevy 51 e bebe umas com a gente!

  26. leohora disse:

    contrate os caras pra trabalhar com vc

  27. mario disse:

    A crise que foi escondida está chegando….

  28. Paulo Leite disse:

    É o resultado da maior farça, dentre muitas, do capitalismo, a Globalização. Dá vontade de chorar de tristeza saber que demitem jornalistas de verdade para contratar ‘jornalistas terceirizado’. Onde vai parar essa merda, hein ?

  29. Oi? disse:

    Dizem que o governo federal cortou as verbas publicitárias de veículos como Folha e Veja, confere?

  30. disse:

    Departamento Comercial FG, o mesmo que do nada tirou uma etapa da MotoGP, e mais, com o Fausto Macieira se fazendo de desentendido no seu blog. O Comercial que vende a cota da F1 para os patrocinadores com carga de X horas e as preenche com merdas de boletins. Que transformou a Stock Car numa palhaçada, desrespeitando centenas de profissionais que possuem história no automobilismo. A história do automobilismo que começou na Globo com Antonio Carlos Scavone, que essa molecada hoje nem sabe quem foi. A maior rede de TV do País que transmite F1 fazem 45 anos e não formou uma cultura. Ver um Linha de Chegada do Regi acabar, Jason que nos atualiza ser descartado, o Lito tendo de ficar remendando erros de “enviados”, saber que um dia lemos Salvador Sendin na Gazeta, a mesma que criou a São Silvestre que a Globo hoje se vangloria de transmitir. O Comercial da Globo matou o acervo da Revista Auto Esporte, tranca a 7 chaves vídeos e fotos do Esporte Espetacular, acervos do esporte a motor na mão de uns moleques que querem mostrar resultados financeiros. Em 2030 acaba a geração que viu e escreveu das provas de FFord, SuperVê, F1 e todo início da maravilhosa conquista de Luizinho, Emerson, Pace, Lian, Adú Celso e toda galera que abriu as portas, para ficar esta geração que adora ir na Stock comer e tirar foto, publicar via Google o que aconteceu. Ver em “grupos” do facebook de “entendidos” que não sabem quem foi Luiz Carlos Secco, Mauro Salles. Enfim, não vejo neste aspecto a internet como uma avanço, mas sim como 4ª feira conversando com o Mestre Joca aqui em casa, sorte nossa que vimos acontecer, estávamos lá e hoje por paixão lembramos, sempre atualizados e rindo de boa parte dessa molecada que adora seguidores e se perdem nos textos do translator.

    • antonio seabra disse:

      Excelente Du.

    • marcos rj disse:

      Aplaudindo de pé este texto..

    • Concordo boa parte do que foi escrito pelo Dú (Dú Cardim), exceto pela afirmação de que gente mais nova não tem ideia de quem foram os nomes citados por ele.

      É claro que, nesses grupos de Facebook, os leigos e curiosos predominam. E eles realmente irritam com seus comentários recheados de puro desconhecimento. Eu mesmo não tenho muita paciência para discutir sobre F1 com quem tem menos de 25 anos. Mas tem uma parcela dessa mesma molecada que ele cita, gente bem nova, que não virou escrava da Globo, conhece, estuda e vem pesquisando com afinco a memória do automobilismo brasileiro.

    • Onde escrevi “Dú Cardim” na mensagem anterior, ficou faltando uma interrogação. Na verdade, fiquei na dúvida se foi ele quem escreveu o comentário. Não estou afirmando.

      • disse:

        Alexandre, sou eu sim. E lógico que não generalizo os mais jovens, longe disso, mas que são minoria, isto é fato. Mas uma minoria que possui uma tenacidade do conhecimento e paixão, vou citar 2 exemplos:
        1- Outro dia, dois rapazes concluindo o TCC de jornalismo foram no escritório do FG bater um papo. Horas de conversa e queriam saber mais das antigas, e o Flavio na correria de sempre disse para me procurarem. Marcamos um domingo, liguei para o fiel escudeiro Rodrigo Lombardi que conhece tudo, e os caras vieram bater um papo, ver uns acervos.
        O Ricardo Variloi e Nelson Paliarussi se mostraram tão fascinados que iam saindo e pedi para esperarem, perguntei se no dia seguinte 2ª feira pela manhã poderiam ter um tempo, disseram que sim. Liguei para um amigo, expliquei a parada dos meninos e ele marcou a hora. Dei o endereço com mapinha e falei para chegarem 1/2 hora antes e tocar a campainha no horário combinado. Passaram horas como o Bird Clemente.
        2- Um amigo que tem um dos maiores blogs da história de nosso automobilismo e mundial, que pesquisa durante dias para publicar um post, soube, e viu que: “Historiadores” do automobilismo estavam na Lei Rouanet para publicar um livro, que simplesmente era cópia descarada, com fotos de seu blog.

  31. kiko gilberto carvalho disse:

    putz só falta falar que a culpa é da dilma

  32. YPVS disse:

    Depois dizem que o problema é a concorrência da Internet….

  33. Sergio SP disse:

    Era o melhor caderno impresso de automóveis. Parabéns sinceros aos envolvidos. Uma pena.

  34. rama disse:

    Uma vergonha. Esse caderno era muito bom. Sempre lia no online. Mais uma perda.

  35. José Eduardo disse:

    O jornal q semeia o caos politico e econômico país a fora (ou pelo menos no Rio) agora colhe o q plantou… O pior é q quem sofre com a tempestade são seus jornalistas e entre elas uma tia minha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>