MENU

Friday, 16 de January de 2015 - 19:50#69, Classic Cup, De papel

PAPEL E PISTA

SÃO PAULO (é bom, sim) – Vocês se lembram do Daniel Massa, certamente. Semana passada postei aqui um Ciferal da Itapemirim que ele fez, de papel, e na cara dura pedi para ele me dar de presente. Como ser cara-de-pau vale a pena, às vezes, ganhei o ônibus. Ainda não chegou, mas o Daniel já colocou no correio.

Aí estava eu feliz da vida ontem à noite, esperando o Sedex chegar, quando recebo um e-mail. Nele, um link e as fotos.

Já viram? Pois é. O Meianov de papel. Perfeito. Até a fitinha amarela para centralizar o volante. Até o adesivo da empresa do Dú Cardim. Até os logotipos retrô que comprei em Le Mans. Até os adesivos dentro do carro!

Daniel, com o perdão da expressão pouco delicada, é um puta artista. Fiquei  curiosíssimo para saber de onde vinha tanto talento, o que ele faz da vida, onde mora e tal. Mandei um e-mail agradecendo a deferência ao glorioso soviético e enchi o cara de perguntas, também, sobre o método de produção dessas miniaturas de papel — que considero espantosas.

Aí a resposta da figura…

A criação do carro é em cima de um “blueprint”, que é um tipo de planta do carro em ângulos retos sem perspectiva. Isso é usado para modelagem 3D também. Mas como não sei nada de modelagem eu faço tudo em 2D, direto no CorelDraw, que é um software de desenho vetorial. É uma prancheta com efeitos no computador. Vou desenhando sobre o blueprint e montando as peças com a imaginação. Como sou muuuito experiente (ah, tá!) em criação já tô conseguindo montar mais rápido um modelo como esse seu Meianov sem fazer muita cagada. Mas ainda assim sai cagada. Então volto ao Corel e redesenho a peça.

As logomarcas são basicamente achadas no Google. Algumas mais difíceis, como seu nome na janela lateral, eu peguei uma fonte parecida com a que você usa no carro. Não é idêntica, mas engana. A arte gráfica do carro eu desenhei na “muqueta” mesmo. O padrão vermelho e branco usado eu não encontrei pra copiar, mas percebi que é formado apenas por bolinhas. Então eu “roubei” a arte do cara que criou e fiz igual. Tem que ser assim. Se não acha pra copiar, tem que desenhar.

A parte de dentro, como bancos, extintor, cinto e toda essa parafernália, eu vou na observação de fotos. Tento copiar o máximo possível de detalhes para chamar bem a atenção e desviar a atenção dos defeitinhos. Levo a um bureau de impressão, que é feita a laser em papel couchê 170 gr/m² ou 210 gr/m², dependendo do tamanho do modelo. A montagem é feita com recorte por bisturi, tesoura, cola branca, Super Bonder (qualquer outra genérica aporcalha tudo). A gaiola de proteção foi feita com fio rígido de 1,5mm. As janelas são de transparência para retroprojetor. O resto é paciência e capricho

Quanto a mim, moro na Bahia há 9 anos. Tenho 39 anos e vim do interior de São Paulo para morar com minha esposa, natural daqui de Ilhéus. Eu sou um apaixonado por automobilismo e que tem alguma habilidade com as mãos. Por não ter grana pra comprar modelos de carros de corridas, descobri o papercraft, que é uma forma de modelismo em papel. Quase ou mais detalhado que o plastimodelismo, dependendo do projeto.

Meu pai era pintor de automóveis e trabalhou um tempo numa oficina de um cara que tinha uma equipe na Divisão 3. Ele pintava um dos Fuscas da equipe, do Carlos Manzetti (Fusca esse que está no meu blog), e me levava às vezes para a oficina. Eu ficava babando no carro, o dia todo. E um dia ele me levou a Interlagos (acho que era 1984) e fui ver aquele Fusca se estapeando com Opalas e Fiats 147 na reta. Sinto o cheiro daquele lugar até hoje, acredite!

Não tenho formação acadêmica, mas sou técnico em informática, já trabalhei um pouco como arte finalista em um jornal, gerente de farmácia, gerente de restaurante… Não nego desafios. Hoje sou motorista particular de uma família. Meu escritório é um Corolla 2009 (eu sei que torceu o nariz agora… hahaha), até encontrar algo mais apropriado pra fazer. Quem fica parado é poste.

É isso, qualquer coisa me pergunte que estou à disposição para responder. E feliz que tenha gostado.

Abração!

Daniel Massa

Bom, o Daniel é dos nossos. Mora em Ilhéus, o que é de matar de inveja este velho blogueiro apaixonado pelo Nordeste. Acho que entendi como fazer as miniaturas, embora para mim seja algo próximo do impossível. Nem preciso dizer que ficou espetacular. E é claro que autorizei a disponibilizar o download, é uma grande honra, na verdade.

E a história de vida do nosso artista é muito bacana. Essas lembranças de Interlagos calam na alma. Daniel, meu brother, venha a São Paulo um dia ver nossas corridas de perto. Dê um jeito. Fica em casa, tem lugar. Pode trazer a família toda. Convite feito, recusas não serão aceitas.

Falando nelas, as corridas, teremos a primeira etapa da Classic Cup no outro sábado, dia 24, em Interlagos. Clubes e federação negociaram com a SPTuris e vai dar para fazer essa prova antes do fechamento definitivo do autódromo para as reformas. Estão todos convidados também. Aliás, Daniel, se quiser tentar (sei que está meio em cima da hora), óbvio que a convocação vale para essa corrida. Com Meianov na pista, desfilando toda sua elegância russa.

ATUALIZANDO…

Convenci o Daniel a aceitar encomendas. Ele, a princípio, faz qualquer coisa de papel. Quem quiser pedir algo deve escrever para [email protected] e combinar tudo — modelo, cor, tamanho, preço, frete.

44 comentários

  1. Thiago says:

    A mais eu vou pedir o meu! Caceta isso tá demais! Meu pai tinha um fiscal amarelo, íamos a praia com ele, o velho vai ficar louco! Entrarei em contato Daniel.

  2. Alan says:

    Ah, sei lá, eu faria diferente do que ele fez. E ficaria pior.

  3. Parabéns!!! Grande artista.

    Está perdendo tempo dirigindo esse corolla. rs

    Em breve estará vivendo muito bem de suas miniaturas. Estou no trabalho e os blogs são bloqueados aqui, mas em casa vou pedir o meu.

  4. Oi? says:

    Daniel, se o projeto já estiver pronto, sai mais barato do que um pra começar do zero?

  5. Igor Freire says:

    Impressionante. Sério, que talento.

  6. Speed Racer da Mooca says:

    Caramba, parabéns, Daniel Massa! É impressionante, criatividade acima da média! E acredito que consiga executar seus projetos em curto prazo, devido ao tempo que imagino que seu trabalho de motorista exija. Muito bacana! Já me ocorreu ter um paper do F1 que eu mais gosto, que é o Jordan 191, aquele com o patrocínio da Seven Up, pilotado pelo Schumacher em 1991. SERÁ??????? Te mandarei e-mail para conversarmos à respeito. Um abraço.

  7. Impressionante! A parte externa do carro já é de deixar o queixo caído, por conta da riqueza de detalhes, mas o que me impressionou ainda mais foi a parte interna, com o volante, a gaiola de proteção etc. Olhando rapidamente, mal dá para perceber que é de papel, de tão perfeito que ficou. Muito bom!

  8. Tuta Santos says:

    Báh, bei.

  9. Marcelo David Macedo says:

    Hahahahahah que figura! Talento, bom humor, disposição e criatividade… não tem como a vida desse cara dar errado – porra, morando em Ilhéus ainda?!

    Pois que consiga tudo aquilo que almejar na vida. Parece ser do bem, merece muito.

  10. Estevão says:

    Show demais essa arte do Daniel. Cara, parabéns para você!

  11. Fernando Monteiro says:

    Flávio, estou pensando em Gold Leaf Tean Lotus ( lotus 49 já equipadas com asas) das temporadas 68/69. Será que ele faria para mim??? Grato Flávio.

  12. Douglas says:

    Show de bola!! parabens!

  13. Francês says:

    Puta que Pariu um cara desses ser motorista, com esse talento criativo, só no Brasil mesmo. Um cara desses devia ser gerente de projetos quaisquer que envolvam criatividade, publicidade, arquitetura, fotografia, etc.

  14. vitorio says:

    Grande Danielllll…Flavio gomes #96 #69 é por essas e outras que estou sempre por aqui…o cheiro comentado pelo Daniel arrepia de verdade por quem recebe digamos esse VÍRUS…Agora Flavio nosso Uruguai ficou enciumado por essa paixão nordestina sua…feliz 2015 a vc Flavio e a vc Daniel…

  15. Janir says:

    Muito bom, parabéns.

  16. Já fiz a minha primeira encomenda com o Daniel. Surpresa! quando chegar eu mostro no Diário Motorsport numa sessão nova que vai se chamar “Meus Carrinhos”.

  17. Clayton Moura Belo says:

    O cara é Monstro-Sagrado!!! Tipo assim: no que depender do pessoal desse blog, ele vai ficar rico de tanta miniatura… Já vou preparar umas fotos e .jpeg´s que tenho de uns ônibus antigos e vou pedir para ele preparar a minha miniatura. Talentos assim não podem ser desperdiçados e, em minha opinião, esta é mais uma das nobrezas deste blog. Continue assim, Daniel Massa!!!

  18. José Eduardo says:

    O trabalho do Daniel é sensacional…muito bom mesmo. E o Flavio como sempre merece só elogios, parabéns aos dois. A ideia de um Maveco prata GT rebaixado com rodas taladas e um 99 na lateral traseira agora me parecem uma boa pedida….acho que vou investir uns reais neste sonho…..
    Se posso dar uma dica, que pode nem dar certo, mas quem sabe… Daniel não tem como fazer os modelos com um interior reforçado em madeira ou metal para ser usado na mesa com porta celular…um tipo de doc de carga e quem sabe um som…Sua arte unica com novos usos ou possibilidades…quem sabe,,,

  19. carlos lima says:

    Muito bacana. Que trabalho sensacional. Daniel Massa faz arte, com talento e maestria.

    Bravo!

  20. Ju says:

    Vixe, FG. As vezes vc bloqueia os meus, digo as minhas opiniões (fico puto), outras, observo o q vc compartilha, agradeço, olha isso! O menino é o cara!

  21. GUS says:

    Um artista! Chama a atenção também a escrita impecável, facilidade de expressão…creio que ele abandonará o volante do Corolla em breve, e se realizará (financeiramente também) como artista!

  22. Evandro says:

    FG, parabéns pela iniciativa, ajudar um entusiasta de automóveis, ainda mais um artista rende estima e consideração nossa. Isto só faz reforçar que gostamos de acompanhar uma pessoa correta, generosa, trabalhadora, ética e feliz. Obrigado por compartilhar. Abraço.

  23. RobertoM says:

    Vou encomendar os carros do Dereck Warick!

  24. Milton says:

    Feliz e o cara que, neste mundo, consegue descobrir e se tornar amigo de caras como o Daniel!
    Parabéns Flavio, exemplo!
    Milton

  25. Beto says:

    Show! Que capricho! Parabéns ao modelista.

  26. Luis Felipe says:

    Êba!!!!! Vou fazer uns trocentos pedidos para o Daniel. Se depender de mim, ele fica rico fazendo essas maravilhas de papel.

  27. Chupez Alonso says:

    Massa!

    Foi vc que vez o Jorge Amado do Bataclan?

  28. Cléber Fabbri says:

    Parabéns, Daniel. Que puzta trabalho!!!

  29. Giovanni says:

    O cara é um monstro! Muito bom! Com certeza vou enviar um e-mail pra pedir informações a ele.

  30. Carlos says:

    Eu sou plastimodelista há anos e monto miniaturas de aviões e carros blindados, mas fazer isso no papel, como o Daniel fez, é coisa pra artista! Meus parabéns!

  31. Britto says:

    Belíssimo trabalho, parabéns! E você merece., FG. Bem, não dá pra desperdiçar nenhuma oportunidade, porque nossa Sampa está entrando numa GUERRA que fará de cada um de nós um soldado e um general: Gente, VAMOS ECONOMIZAR ÁGUA AO LIMITE!! No curtíssimo prazo não tem alternativa. O tranco vai ser violentíssimo, a situação beira a catástrofe socioambiental. E vamos ESPALHAR ESSA CONSCIÊNCIA! Economizar água ao limite!!!!!!!!!!!

  32. Luc Monteiro says:

    Putaquepariu! O cara é fera demais!

  33. Robertom says:

    A oficina do Carlos Manzetti (Manzauto) ficava na Rua Prof. José Franco, em Santo André, e eu pirava quando via aquele Fusca Divisão 3.

  34. Ricardo Pignatelli says:

    Esplêndido!

  35. Eu olho, olho e olho … e não consigo acreditar que é de papel. Preciso ver um de perto para entender. Esse Daniel é Massa!

    Parabéns!!!

    • RobertoM says:

      O Chaves em um dos seus episódios também fazia coisas de papel… Tipo barcos de papel, aviões de papel.
      Daniel é Massa, o Felipe também! rs

      Brincadeiras a parte, sim, o cara é um artista e merece parabéns!. Vou encomendar a Footwork 1993 do Dereck Warick, o mito!

  36. Felipe Masr says:

    Parabéns Daniel!

    E que vá assistir aos clássicos junto com o Indiana Gomes. Vai encher teu coração de alegria quando estiver a fazer mais um clássico, seja de corrida (que tal o Ford Corcel II “Pac-Man“?), ou qualquer outro que fez parte das nossas ruas e do nosso passado. Quem sabe até sirva-lhe de inspiração para criar versões de pista de carros que não tiveram a chance de deixar registro bem documentado por elas.

    Dica: criar um diorama de Interlagos, da área dos boxes e reta principal, antes da reforma. Acho que ficaria muito bem um destes carros em diorama do pitlane, ideal para ficar como registro da história dos mesmos.

  37. Daniel Massa says:

    Somente uma palavra: Artista. Parabéns.

  38. says:

    Sem mais, o interior, detalhes. O cara detona. Já coloquei a disposição o que precisar de uns arquivos que tenho.

Leave a Reply to RobertoM Cancel reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *