MENU

terça-feira, 12 de maio de 2015 - 19:04Autódromos

TEMPLO, 75

SÃO PAULO (importantíssimo) – É pena que no seu aniversário de 75 anos Interlagos esteja fechado. Quem me lembrou da data foi o Mr. Efeméride Fernando Mello.

O autódromo foi inaugurado em 12 de maio de 1940 (veja o vídeo acima, que espetáculo). Originalmente, os planos do engenheiro britânico Louis Romero Sanson eram mais ambiciosos do que fazer uma pista de corrida. Ele queria fazer um bairro planejado entre as represas de Guarapiranga e Billings. Tinha hotel, condomínio, centros de lazer, praia artificial e autódromo também. No fim das contas saiu só a pista. Sanson, que projetou também o aeroporto de Congonhas, acabou quebrando e teve de vender a área para a Prefeitura.

Dizem que o nome “Interlagos” veio da semelhança que um urbanista francês também envolvido no projeto encontrou com a região de Interlaken, na Suíça. Como precisa ser muito otimista para encontrar tal semelhança, fico com a versão da cunhada de Sanson Cleide, com quem conversei em 1990 — quando fizemos um caderno especial sobre a temporada que estava para começar na “Folha”; para quem quiser ler, está aqui.

De acordo com ela, foi a filha do engenheiro, Jean, que sugeriu o nome “Interlagos”, quando o pai pensava em algo como “Entrelagos”. Aí sim há uma semelhança com Interlaken, um dos destinos turísticos mais populares do pequeno país europeu. No nome, não na geografia — faltam uns Alpes, por exemplo.

Interlagos está sendo reformado para atender às exigências da F-1. As obras serão feitas em duas etapas. No site da Prefeitura, elas estão detalhadas. Pelo que entendi, em 2015 será feita uma nova torre de controle e um novo paddock. Os novos boxes e o prédio que será construído atrás deles ficarão para o ano que vem. A cobertura do paddock, portanto, também será concluída em 2016. O GP deste ano ainda acontecerá numa estrutura incompleta. A boa notícia é que a pista poderá ser liberada pra uso do final de maio até o final de julho. São dois meses em que poderão acontecer corridas se a FASP, a federação paulista, se mexer para viabilizá-las.

O que dizer de nosso templo querido nestes 75 anos?

Que amamos Interlagos, sobretudo. É lá que a história do automobilismo brasileiro começou a ser escrita de verdade, de lá que saíram nossos maiores pilotos, lá que correram os carros que povoam nossos sonhos.

E é lá que me sinto melhor do que em qualquer lugar, quando estou num carro de corrida.

7 comentários

  1. antonio stricagnolo disse:

    Jamais deveriam ter feito o estrago que fizeram nesse autodromo para atender a F1,se tivesse sido feito um autodromo novo em algum lugar fora da cidade só para atender a F1 teria sido mais barato,aconteceu a mesma coisa com os carros,desmanchar o que esta pronto para aproveitar os pedaços em outro projeto,é coisa de pobre e é por isso que sobrou pouca coisa ao contrario dos europeus e americanos que ainda tem praticamente tudo que correu um dia numa pista,inclusive a pista,e olhe que na Europa a guerra não foi de brincadeira,e aqui que nem guerra teve?
    Alias não é só com o autodromo que fizeram isso,é com a cidade inteira,o que é antigo ou esta abandonado ou ocupado por drogados.
    Alem de muitas outras coisas o Brasil é um pais sem memoria.

  2. YEROSHA disse:

    Acho que tem muito autódromo interessante espalhado pelo mundo, más coloco o
    ANTIGO traçado de Interlagos entre os 3 mais tops,curvas de alta ,baixa subidas descidas, voltas anti-horário super técnico ,duas retas para quem tinha motor ,e um belo miolo pra tirar a diferença no braço, ali sim dividiam-se os homens dos meninos.
    Mais de 7 km de pura adrenalina.Más por interesses outros, temos como nos demais autódromos pelo mundo a F1 ,só que o preço foi alto demais.

  3. Olá Flávio
    Vc que gosta de Autorama profissional, começando hoje o campeonato MUNDIAL de autorama (SlotCar) no Brasil de Força livre, que seria o Fórmula-I do SlotCar mundial !!, veja ao vivo na câmera que está em nosso facebook !!
    Competições vão até domingo, dia 17/05/2015 .
    https://www.facebook.com/AutoramaSlotCar

  4. Fábio disse:

    Essa historia do nome Interlagos me lembrou da historia do nome do Aeroporto de ‘Viracopos’, existem muitas teorias, mas a minha favorita (não sei se é a verdadeira) é de que bem antes de ser o aeroporto que é hoje, tudo era só uma pista de terra onde bem no pé da pista havia um boteco para os pilotos tomarem umas e outras, sendo que a cada decolagem o vento produzido pelos aviões faziam os copos das mesas voarem em todas as direções.

  5. Alan Borghini disse:

    Na bacia das almas, hein Flávio? Nenhum site especializado noticiou esta data importante. Só UOL. Vamos dar mais valor para o que é nosso.

  6. Driver_rj disse:

    Flávio veja isto !!!!

    Imagens raras e inéditas de um treino em Interlagos da Equipe Copersucar Fittipaldi, com Emerson Fittipaldi testando o Copersucar.
    Narração de Ivan Machado de Assis que na época era locutor da Radio Eldorado de São Paulo.

    https://www.youtube.com/watch?v=jcr2n2xdPLk

  7. Luis Felipe disse:

    Carai Flávio, fazer algo planejado ali …. Putz ia ser demais!! Sabe, Nao é porque moro aqui em Brasília e quero puxar sardinha mas que bom que , ao menos, saiu isso em escala de forma planejada nesta nossa bagunça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *