FRESCURA MASTER

SÃO PAULO (chatice, seu nome é mundo) – OK, tradição é legal, deve ser respeitada, se bobear até estimulada e alimentada, mas às vezes acontece um mal-entendido. E um convidado especial aparece num evento vestindo a roupa “errada”, assim mesmo, entre aspas. Ou não leu direito o convite, ou estava a fim de se vestir de outro jeito, ou sei lá o quê. Não importa. Só não vale mandar o sujeito de volta para casa por causa disso. Aí é indelicadeza.

Foi o que sucedeu a Lewis Hamilton, que foi à final de Wimbledon para ver o jogo no camarote da família real, e acabou barrado na porta porque não estava de terno e gravata, nem sapatos. Mas também não estava vestido de coelhinho da Páscoa, nem chegou de chinelo de dedos e calção de surfista. Molhado. Estava apenas com outra roupa — muito elegante, inclusive.

Óbvio que essa situação poderia ter sido contornada de outra forma, de um jeito bem mais simpático. Era só deixar o bicampeão do mundo entrar — seria uma atração, e tenho certeza que todos os convidados adorariam sua presença — e, semana que vem, mandar flores para ele com uma linda gravata, o cartão do alfaiate real e um vale-sapato, com um bilhete bem-humorado assinado pela própria rainha: “Lewis, não deixe de vir no próximo ano, mas NÃO ESQUEÇA DE OLHAR O CONVITE DIREITO, meu rapaz! Foi um prazer recebê-lo, espero que tenha gostado do jogo e que não leve a brincadeira a mal… Mas é que Charles reparou e já avisou que quer vir de bermuda no ano que vem”. Algo assim, bem britânico, ninguém ficaria sabendo, e toca o barco.

Situações excepcionais se resolvem com medidas excepcionais, é o que digo sempre. Barrar o convidado por causa de uma bobagem como essa só mostra como o mundo é idiota lá no topo da pirâmide.

lewiswimb

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Valter Prieto
Valter Prieto
8 anos atrás

Tênis é o esporte de bola mais chato da galáxia, seguido por vôlei, futebol e handball.
Só há um jogo de bola que faz a cabeça funcionar: golfe.

J.R.Duran
J.R.Duran
8 anos atrás

O Hamilton não tinha obrigação de saber da coisa do ‘dress code e tal’, mas o assessor sim. Eu mandava ele embora.

Harry
Harry
8 anos atrás

OI FG,
Ele ja havia sido repreendido pessoalmente pela Rainha Elizabeth por ter cometido uma gafe com quebra de protocolo.
A história está aqui http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2015/06/30/rainha-da-inglaterra-deu-aula-de-boas-maneiras-a-mesa-para-hamilton/
Abs
Harry

Mello
Mello
8 anos atrás

Isso é contraditório, pois os organizadores do evento reclamaram que as cadeiras destinadas às corporações estavam vazias. Isso porque o pessoal preferia ficar nas áreas de convivência das empresas a ficarem assistindo bolinha prá lá, bolinha prá cá. O Lula tem razão: jogo de burguês, longo e chato prá cara…!

Brabham-5
Brabham-5
8 anos atrás

Você já viu como os jogadores de futebol da seleção da CBF se se apresentam na chegada ao hotel da concentração da seleção?
Vai ver que os ingleses tem essa “tradição” no vestuário para que um dia não vire a ZONA de extremo MAU GOSTO E CAFONICE dos “novos ricos” do esporte.
Não estou dizendo que é o caso do Hamilton. (Embora também não tenha total certeza disso, afinal, como Neymar, ele adora uma companhia “POP” na vida fora das pistas. E se veste de acordo, diga-se).
Enfim, se você vai ficar no camarote da Família Real Inglesa, deve saber que não é como estar no camarote de um patrocinador qualquer, qualquer estrela ou esportista-estrela.
E o Hamilton é INGLÊS, ora bolas!
Se um dia ele for visitar Fidel Castro, por mim ele pode ir até de Bermuda, camiseta regata, boné e havaianas! Hehehehehe.
Quem vai achar que é “ofensivo”?

Clayton Araujo
Clayton Araujo
8 anos atrás

Não teve tempo de ler o convite? Ou deu uma de “João-sem-braço” pra ver se colava e depois tiraria uma onda dizendo que quebrou tabus? Poderia ter ficado sem essa né? Ano que vem não será o convidado, com certeza.

marcio
marcio
8 anos atrás

Normal, não respeitou o traje não entra…no mínimo, pensou que por ser ídolo, bi-campeao da F1 entraria de qualquer jeito…

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
Reply to  marcio
8 anos atrás

Concordo.
Existem regras que não devem ser mudadas, nem fazendo vista grossa para o bicampeão mundial de F1 e vencedor da ultima prova em casa.
Chatice? Sim, as coisas são assim.
Liberar Lewis com uma vestimenta diferente, abriria precedentes, à outras ditas celebridades. Depois do primeiro, vira bundalelê.

Braúna
Braúna
8 anos atrás

É idiotice demais!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Qualquer um que for num simples jantar no Bateau London, mesmo pagando, e caro, precisa ir de terno e gravata. Imagina no Royal Box?

Hamilton é inglês e sabe como as coisas funcionam lá desde que nasceu.

E não adiantava ter ido de smoking e gravata borboleta também não. É terno e gravata.

Chupa Hamilton!

charles
charles
8 anos atrás

Se tivesse acontecido no Brasil, haveriam os bocós de plantão aduzindo que era “puro preconceito” e mimimi.

Seinfeld
Seinfeld
Reply to  charles
8 anos atrás

Verdade.
Tem gente que acha que “não ter ou não dar um ‘jeitinho'”, tradição, educação, respeito, educação, é cafonice, caretice, preconceito, “coisa de velho” reacionário, etc, etc, etc.
Tem gente que adora viver na bagunça e no lixo. Acham democrático.
E tem raiva da “classe média”.

Dú
8 anos atrás

Verdade é que o povo da F1 está ganhando tanto dinheiro, como pagando também, que se acham. São tradições bestas, como na festa de Goodwood. O que falta são empresários espertos.

Luiz Guimarães
Luiz Guimarães
8 anos atrás

Certa vez, eu era diretor de uma empresa e precisava contratar um consultor. Marcamos um encontro no restaurante do Ca d’Oro. Eu fui como trabalhava – com traje informal, calça e camisa (nunca tinha ido lá antes). Na entrada, o maitre, discretamente, explicou-me sobre a exigência do uso de paletó e conduziu-me a uma espécie de closet, aonde havia vários paletós. Escolhi o que melhor combinava e almocei tranquilamente. Claro que não estou comparando o restaurante a Wimbledon, nem o Hamilton comigo; apenas procurei relatar uma iniciativa que preservava tradições, sem constrangimento para ninguém.

Raphael
Raphael
8 anos atrás

Tradição ou frescura, todos no evento seguem, agora o Hamilton quis se exibir e se fu….pior ainda somos nós dando audiência pra isso!

Eduardo Schmidt
Eduardo Schmidt
Reply to  Raphael
8 anos atrás

concordo.

carlos
carlos
8 anos atrás

Flávio,

em geral discordo de seus posicionamentos políticos, pois sou um liberal (em questões econômicas e políticas). Mas de fato sou fã de seu blog e senti falta de seus posts estes dois dias.

Não deixe de “postar” notícias sobre automobilismo.

Um grande abraço.

Carlos.

Nico
Nico
8 anos atrás

É frescura, mas se vale para um, tem que valer para todos.

Nelson Barreiros Neto
Nelson Barreiros Neto
8 anos atrás

Flavinho, realmente tradição ali é algo levado muito a sério… Talvez para alguns VIP desavisados disponibilizar paletó e gravata como em alguns restaurantes xiques por aí seria uma saída mais elegante… E se nem assim o cara quisesse colocar, aí manda embora…

Mas realmente é difícil de acreditar que esses caras que tem assessor até de limpada de bunda, ele não sabia da exigência do terno, gravata e sapato…

Estaria nosso pequeno Lewis se achando acima do bem e do mal?? De qualquer forma, perdeu de assistir ao vivo um jogaço…

EduardoRS
EduardoRS
8 anos atrás

Wimbledon e a família real são um pé no saco, todo mundo sabe disso. O Hamilton não é obrigado a frequentar esse evento, vai se quiser. Se ele fosse bad boy, mandava uma banana pra tia Beth e não dava as caras. Mas a partir do momento em que concorda em participar da frescura, tem que aderir à frescura.

Ricardo Talarico
Ricardo Talarico
8 anos atrás

Eu acho que fizeram bem em não permitir, afinal ele sabia das exigências.
Não está de acordo, recuse gentilmente o convite. Simples.
Sob o título ou a desculpa da “modernidade” muitas coisas boas deixaram de existir ou ficaram muito piores. Até a própria Fórmula 1 perdeu muito com tanta “modernidade” seja na parte técnica ou na parte esportiva.

xs1xs2
xs1xs2
8 anos atrás

Mas quem ele pensa que é? A Rainha da Inglaterra?

Itamar
Itamar
8 anos atrás

Tradição é tradição. É frescura? Pode ser, mas esse torneio não é o mais famoso à toa. Só acho que a coisa poderia ter sido contornada com um kit para estrelas esquecidas: uma gravata e um blazer! Pronto, o cara entrava e assistia o jogo, que todo mundo já sabia quem ia ganhar. Aliás, o tênis atual está igualzinho à F1. Todo mundo já sabe quem vai ser o campeão, tanto no masculino quanto no feminino (principalmente no feminino).

Renato
Renato
8 anos atrás

Ele podia estar treinando, pensando na próxima corrida, enfiado no simulador… mas não, está vendo tênis.

Elton
Elton
8 anos atrás

Se fosse no Brasil dava-se um jeitinho. Mas isso não seria uma exceção. Sempre haveria um.

Celso Okubaro
Celso Okubaro
8 anos atrás

Uma vez fui barrado na entrada de um restaurante em São Caetano do Sul. Eu e um amigo, queríamos comer em um restaurante “legal”. Chegando lá, fomos barrados por estarmos vestidos de camiseta, calças jeans e tênis. Olhando lá dentro, pela vidraça, o pessoal realmente estava bem vestido, a maioria terno e gravata. Acabamos indo comer em um boteco, coxinha e guarana…kkk!

E garanto estava muito bom…

voulembrar
voulembrar
8 anos atrás

Não acho burrice não… é apenas outra cultura. É que lá não tem boquinha não… nem adianta fazer bico. Nos colégios Ingleses se chegar sem farda volta pra casa.

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
8 anos atrás

Enquanto isso, aquele Príncipe do Tampax, louco pra assumir o trono e a Tia lá firme e forte. O cara já já empacota, parte desta para melhor e a Veinha lá firme que é uma belezura, estou até gostando dela. Acho que diante disso, ela merece este prestígio, só pela canseira que está dando no fulano do Tampax.

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  Carlos Pimenta
8 anos atrás

“Príncipe do Tampax”

kkkkkkkkkk

Bento
Bento
8 anos atrás

Pode se discordar ou não de eventos que exigem trajes formais. Eu, por exemplo só uso terno e gravata quando literalmente obrigado pela patroa, mas se o evento ou o local assim exigem, eu uso, afinal sou convidado e não dono da festa, simples assim. Além do mais é uma questão de educação respeitar as normas de qualquer convite, repito, goste-se ou não. O Lewis apenas se achou (como se acha) o último biscoito do pacote pensando que a sua fama lhe daria o direito de tripudiar logo em cima da realeza. Como diriam aquelas crianças do comercial da Parmalat: Tomou?

Sergio Andrade
Sergio Andrade
8 anos atrás

Basta abrir as fotos do Luis Amilton na internet para ver o cara de terno e gravata em vários eventos no Planeta, até em night clubs…
O cara pisou na bola feio …. Provavelmente queria aparecer e, conseguiu …..
Nada contra ou a favor de regras, pois ninguém é obrigado a ir a um ambiente se não concorda com as condições …
Será que alguém pode ir para a tribuna da FIA ou de algum grande evento de short e chinelo? Acho que não …
Perdeu Playboy ….

Sergio Andrade
Sergio Andrade
Reply to  Sergio Andrade
8 anos atrás

Será que alguém pode ir para a tribuna da FIA ou de algum grande evento de short e chinelo? Acho que não …

Só se for na praia …….

Rene
Rene
8 anos atrás

Ele é inglês, conhece as regras! Tentou dar carteirada….

Sanzio
8 anos atrás

Não deve ter sido a primeira vez que ele foi convidado pra Wimbledon, com certeza sabe da viadagem que é lá. O Hamilton dá umas de vez em quando que não sei, viu… parece moleque mimado.
Bom, não é um lugar que eu iria nem como expectador nem como tenista, porque não me dou com certas babaquices do tipo cumprimentar a tribuna e trajes pré determinados. Agora, se ele aceitou ir, que se encaixasse na frescur… digo, tradição.

JAL
JAL
8 anos atrás

Regras, são regras
Por acharem frescura o traje todo branco no tênis, os uniformes se tornaram multicoloridos, ao ponto do Wawrinka usar uma bermuda (em Roland Garros) que parecia uma toalha de mesa. Isso é modernidade ou apenas uma forçação de barra das grifes esportivas?
Em Wimbledon não permitem isso, se não concordam, que não joguem, que não participem do evento. Mas tentar esculhambar o que eles tentam preservar, isso sim acho frescura (alem de falta de educação e respeito).
Eu sou iatista, velejo desde sempre… vejo isso acontecer diariamente. As tradições são consideradas frescuras… parece muito bonito sempre desrespeitarem regras. Quem tenta preserva-las é taxado de velho, fresco, retrogrado. Atualmente, descolado é aquele cara q não respeita nada, não segue nada e se comporta como o “do contra”.
Não acho nada de mais, alias nem merecia ser notícia, o fato de alguém ser barrado em algum lugar por não trajar a correta roupa.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
8 anos atrás

e imagina..aposto que é essa frescura toda pra entrar, e todo mundo peida do mesmo jeito lá dentro

Ricardo Talarico
Ricardo Talarico
Reply to  Rafael Chinini
8 anos atrás

Peidar, peidam. Mas são gases nobres. ;-)

Rafael Chinini
Rafael Chinini
8 anos atrás

depois ficam pagando de “não somos preconceituosos” e o caramba a 4.
é cada uma…

Jonatas
Jonatas
8 anos atrás

A solução que você propôs é excelente, mas sofisticada demais pros robôs cumpridores de ordens que cuidam da organização desses eventos (e deste evento em particular) pois exige jogo de cintura, pensamento crítico, visão do contexto, e noção do ridículo. É pedir demais. É mais fácil mandar um dos poucos esportistas britânicos de destaque para casa.

José Angelo
José Angelo
8 anos atrás

Discordo, Flavio. Apesar de também achar bobagem e concordar também que a roupa dele estava elegante, faz parte das regras e regras devem ser cumpridas sempre que bem explicadas. Lewis tirou fotos do convite e junto havia um “guide for royal box guests” que com certeza tinha bem explicado sobre os trajes exigidos. Se Lewis foi com uma roupa “não adequada” ou “errada” como você bem citou, foi por dois motivos, ou não leu o que é falha dele, ou porque quis “peitar” a organização (o que duvido), mas de qualquer forma, frescura ou não o erro foi dele.

Acho que a organização foi elegante em convidá-lo novamente para o evento em 2016.

Abraço!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
8 anos atrás

Acho que se pode discutir a lei, mas não a correta aplicação desta.

Se o torneio exige que os jogadores joguem todos de branco, e não abrem exceção nem para Roger Federer, e que os convidados do Royal Box compareçam de terno e gravata, porque deveria abrir exceção para Hamilton?

David Backham estava lá, Thierry Henry também, fora várias outras personalidades, todos dentro da lei.

Hamilton está precisando de mais humildade como bem disse Damon Hill. O cara não aceita nem chegar em 2º lugar. Se acha acima do bem, do mal e do resto da humanidade.

Tomou no cu.

JESF
JESF
8 anos atrás

As regras não são para ser cumpridas?
Lewis é Inglês até onde eu sei. Não acredito que ele nunca ouviu falar das tradições e regras de torneio de Wimbledon. Ele foi mal assessorado (acreditando que poderia entrar como quisesse) ou fez de proposito para chamar atenção, apesar de ser o atual campeão da F1, blá, blá, blá……
Um esportista que vive o circo da formula 1 cheio de regras, no mínimo o que se espera dele é bom senso e neste caso ele não teve.
Foi bom que ele levou essa lição.

Otavio
Otavio
8 anos atrás

Regras existem para serem cumpridas. Ele é piloto de F1 e daí? Lá existem as regras. Achei o máximo barrarem a entrada dele, por que se fez valer a tradição(ultrapassada talvez?) independente de quem seja. Isso é um exemplo de um povo que tratam todos com igualdade. Ele por ser Ingles, estar ao lado da familia real deveria sim, se portar melhor, e não se vestir como um rapper. O pessoal tá perdendo a noção. Já fui em casamento, batizado que tem gente com moletom e/ou camiseta! Considero isso uma falta de respeito com quem o convida. Exprime que, se você sequer se preocupou em se vestir adequadamente para o evento não deu a mínima para esse momento de quem o convidou.

Marques Guron
Marques Guron
8 anos atrás

Acho que confundiram ele com algum pagodeiro brasileiro. Por isso não deixaram entrar…

Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
8 anos atrás

Se não me falha a memória, li num desses portais da vida que noticiou o fato, que junto com o convite havia uma recomendação de trajes e que o Hamilton foi embora do local quando poderia ter pedido para um assessor simplesmente ir buscar um traje adequado.

Também acho q a solução proposta pelo Flávio é mais divertida e é a que eu adotaria, mas cabia também ao “staff” do Hamilton prevenir sobre o traje.

Gus
Gus
8 anos atrás

Bom, frescura por frescura, o torneio e o Lewis se merecem…de todo modo poderiam fazer uma exceção, mesmo que o rapaz siga os gostos do malogrado Schumacher que adorava camisas de cantor de mambo…

Xavante
Xavante
8 anos atrás

Realmente o “mundo é idiota lá no topo da pirâmide”, só nos resta bater palma para Criolo:
https://www.youtube.com/watch?v=7DX4KWYU09U

Banana Joe
Banana Joe
8 anos atrás

Se é regra é uma regra chata e ultrapassada.
Mas se é pra todos, tem que ser pra todos, e não é só porque o cara é campeão do mundo que está livre.
Vale pra um, vale pra todos.
Mais ou menos como deveria ser a lei aqui na Bananolândia…

Fabiano
Fabiano
8 anos atrás

Desculpe, descordo de sua opinião. Tradições são para serem respeitadas. Pior: ele é inglês!!!! O torneio acontece a 50 mil anos, sempre foi assim! Ele não sabia? Ah, para vai! Isso mais me parece soberba, querer ser mais realista que o rei, ou neste caso que a rainha!

Moy
Moy
8 anos atrás

Frescura no dos outros é refresco.
O importante é manter a fama de ser contra …

ricardo
ricardo
8 anos atrás

O sujeito é inglês sabe, ou deveria saber, como funcionam as coisas na Inglaterra e aí dá uma dessa. Marketing puro, da pior qualidade.

Mustavo Gaia
Mustavo Gaia
Reply to  ricardo
8 anos atrás

Algo do tipo “fuck the queen”, como diziam algumas bandas panque?

Douglas Arruda
Douglas Arruda
8 anos atrás

Se a única razão de Wimbledon ser Wimbledon é a tradição (ou frescura se quiserem entender assim), então que seja. Certas coisas tem de ser respeitadas, do portão pra dentro valem as regras da casa. Isto é inviolável.

Fabio Augusto
Fabio Augusto
8 anos atrás

Não existe nada no mundo mais cheio de frescuras do que torneios de tênis e as pessoas que gravitam em torno deles, e esse de Wimbledon é o supra-sumo. Ainda mais com rainha, príncipe, duques, Conde Dinho, Sir Galahad e oscambau metidos no meio (na prática eles são reles atrações turísticas de carne e osso, iguaizinhos àquelas estátuas do museu de cera mas vivos e um chifrando o outro).

Exigir terno e gravata para que um sujeito vá assistir um evento esportivo em pleno verão, ao ar livre, é uma puta viadagem. Só que até o tal “dress code” do cafofo não é segredo de estado, está até no site do torneio e com certeza estava no convite que o cara recebeu. Não quer participar da palhaçada, não vá… mas se for não reclame.

Fernando
Fernando
8 anos atrás

Não há como discordar, o mundo atual é muito chato, e é na pirâmide toda. Como Wimbledon sempre foi assim, não conta prá chatice atual do mundo.

ms
ms
8 anos atrás

uma situação como essa em qualquer outro lugar do mundo poderia ser considerada absurda mas……em se tratando de “England” e de todo o peso que as tradições tem por aquelas bandas acho que o mais provável que tenha acontecido é Hamilton ter se desculpado pelo deslize de não estar em trajes adequados para assistir ao evento….

Kleiton
Kleiton
8 anos atrás

mas a tradição em Wimbledon é levada BEM a sério. Veja que até os jogadores são obrigados a jogar de branco.

Também acho uma baita bobagem,mas fazer o que