OLÉ!

SÃO PAULO(sim, é aqui) – Eu nunca tinha ouvido falar nisso. Que em São Paulo já houve touradas. E essa praça de touros aí embaixo, em foto de 1902 do Instituto Moreira Salles, ficava na Praça da República. Dá para acreditar? A história toda, contada com maestria pelo Douglas Nascimento, está aqui.

Sério, é a coisa mais impressionante que fiquei sabendo nos últimos anos.

largo7deabrilx

Comentários

  • Quando criança, início da década de 70, morei no interior do Paraná e nossa maior diversão era quando chegava um circo na cidade. Melhor ainda se o circo tinha touradas. Nada muito parecido com aquelas que aconteciam na Espanha e México, mas os bois – escolhidos dentre os mais chucros da região – empolgavam a molecada.

  • Conhecia a história, mas nunca tinha visto nenhuma imagem.
    Para quem gosta de história, recomendo ler “A Capital da Solidão – de Roberto Pompeu de Toledo”, conta a história da cidade de São Paulo desde antes da chegada do primeiro jesuíta em Piratininga.

  • Interessantíssimo artigo!

    Será que Tan-Tan, o toureiro, pela sua reação e morte passou a ser sinônimo de maluco? Seria esta a origem do termo “tantã”?

  • SENSACIONAL. Vou prestar mais atenção, como do 1º aeroplano a voar na América do Sul, em Osasco, mas que depois foi proibido de tentar bater outra marca. O Sr. Demétrio foi proibido de ir ao Hyppódromo da Capital. É muita história.

  • Os sinais que emanam da paulistada indicam que o proximo prefeito eleito da direita ,transformara o pacaembu em uma replica do coliseu de Roma e em vez de cristaos enfrentando leoes, colocarao Petistas, Pretos, Nordestinos e menores em geral .

  • Devia ser meio parecido com Londrina/Paraná. São Paulo devia ter várias etnias que formavam colônias e traziam seus costumes. Tem lugares do Paraná que tais grupos são tão fortes e fechados que nem se misturaram com outros ainda.

    E é aquela coisa…Filhos das putas sempre existiram. O Brasil, há pouco tempo, tinha uma galera de fora. Dá para imaginar que espanhóis ou mexicanos tenham fomentado isso. Acho que é mais coisa de espanhol, mesmo (já me vem a cabeça a imagem daqueles filhos das putas da família real de lá).
    Desculpe o palavreado Gomov, mas tem coisa que é inadmissível.

    Na sexta-feira passada a policia federal enquadrou mais de 100 pessoas numa rinha de galo em uma fazenda de um usineiro famoso da região do norte do Paraná, que inclusive é dono de faculdade, e que sempre é festejado em coluna social. E ele estava lá, não tem como dizer que não sabia. É mais um filho da puta. O duro é que ainda não vi nota disso na imprensa daqui. Tem que cair a máscara desse alma sebosa, que tem detonado as florestas do centro-oeste do nosso país.

  • Uau, só de pensar em quanta coisa que se perde pela história…

    A existencia dessa praça de touradas seguramente era óbvia para seus contemporâneos e, vejamos, em algumas poucas gerações, nos damos conta que sua existência soa quase tão provável como uma nave alienígena!!!

    Sensacional esse post, especialmente pelo horário! Obrigado por compartilhar e bom fim de semana a todos!!