SOBRE ONTEM DE MANHÃ

SÃO PAULO (já tá de noite?) – Fiquei particularmente impressionado com a sinceridade do divertido Arrivabene ontem depois do pódio de Vettel em Silverstone. E de Eric Boullier, também. A saber, nos pitacos pós-GP:

– “Se a corrida fosse toda no seco, seria diferente. Não dá para ficar feliz com o resultado de hoje”, falou o chefe da Ferrari. Segundo ele, o terceiro lugar só veio porque Vettel fez uma escolha precisa da hora de trocar pneus e guiou muito bem. “Tivemos uma grande estratégia, mas precisamos também de um grande carro. Quando chove, é o piloto que decide as coisas. Kimi achou que ia chover mais, e se desse certo poderia vencer a corrida. Nós temos de ser honestos e admitir que a Williams foi melhor do que nós.” Nada a acrescentar.

– Na McLaren, o pontinho de Alonso foi legal, OK, “mas não é algo para comemorar”, de acordo com Bou-Bou. “O torcedor inglês merece mais da gente.” Também nada a acrescentar. As coisas estão demorando demais para acontecer na equipe. E não sei se a Honda está percebendo isso.

– O que poucos perceberam é que Fernandinho só chegou em décimo porque Ericsson foi o mais atrapalhado nas decisões sobre pneus. Quando colocou intermediários, parou de chover. Quando voltou para colocar slicks, choveu de novo. Aí parou mais uma vez para calçar intermediários novamente. No total, quatro pit stops.

[bannergoogle] – A situação da McLaren, claro, é motivo de muito diz-que-diz na mídia inglesa — afinal, a equipe é um patrimônio do automobilismo do país. Eddie Jordan, hoje comentarista de TV, mandou o sapato no time. E Ron Dennis respondeu, chamando o irlandês de “idiota”. A briguinha está aqui. Como gosto de Eddie, fico do lado dele. Inclusive porque concordo com o que pensa sobre a McLaren.

– Dado estatístico que merece mais destaque: Hamilton, ontem, liderou um GP pela 18ª vez seguida, quebrando um recorde que pertencia a Jackie Stewart — entre 1968 e 1970. Fernando Silva conta aqui. Desde o GP da Hungria do ano passado que Lewis fica na frente em uma corrida pelo menos uma volta.

– Dá para considerar “ordem de equipe”, no pior sentido da expressão, o pedido da Williams para que Bottas tentasse a ultrapassagem sobre Massa de forma limpa, se achasse que dava? Acho que estão fazendo espuma demais nesse copinho. Foi apenas uma recomendação. Que naquela altura da corrida, com os dois carros do time liderando, era mais do que pertinente. Mas Bottas fez biquinho. Na boa, penso o seguinte: se o cara acha que dá, tenta. Mas se acha que pode dar merda, com o companheiro de equipe, não tenta. Se o cara que está atrás se acha no direito de pedir à equipe para mandar o da frente facilitar as coisas, tem de aceitar que o da frente tem o mesmo direito de pedir ao time para que o de trás não encha muito o saco, quando se calculam os riscos da manobra. Por isso que gosto quando, nessas horas, o rádio simplesmente silencia.

– Essa fumacinha sobre a Mercedes fornecer motores à Red Bull com a marca Aston Martin está cada vez mais densa… Toto Wolff disse que as portas estão abertas. Claro, porque o cenário inclui a possível compra da Lotus pela Renault. Se isso acontecer, as pecinhas no tabuleiro vão acabar se mexendo. E a possibilidade de a Mercedes usar o nome Aston Martin em seus motores também nas equipes clientes, como Williams e Force India, ganha corpo. O principal executivo da montadora inglesa estava em Silverstone, com credencial da… Force India. A Mercedes, assim, ficaria sozinha com seu time próprio, divulgando em outros times uma marca da qual é sócia. Faz todo sentido. E já tem neguinho até desenhando um Aston Martin de F-1… Que com essa pintura ficaria bem bonito, sem dúvida. Mas é só uma brincadeira, em cima de um carro bem velho de F-1, como se nota.

astonnaf1

Subscribe
Notify of
guest
26 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Moa Canada
Moa Canada
6 anos atrás

A Williams errou feio 2 vezes!
No começo, tinha que ter deixado o piloto da P1 abrir pelo menos 4s e o da P2 segurar o ritmo um pouco até a primeira parada! Assim nem um milagre faria a Mercedes voltar do Pit na frente! PS: nao importa quem esteja P1 ou P2!
E depois de não ter entrado na volta que o Líder entrou no pits… Simples assim…

Zé Maria
Zé Maria
6 anos atrás

Flávio, seguinte:
Você não acha que a Williams poderia muito bem ter utilizado a tática de, com o uso do DRS, liberar os pilotos para que se ultrapassassem seguidamente um ao outro, dessa forma abrindo em relação ao 3º colocado, de forma à garantir uma folga segura no momento dos pits?
E depois, no 2º stint, que vencesse (ou chegasse melhor colocado) o melhor?
Se bem que o vacilo na chuva foi um pecado capital. . .
Abraço.
Zé Maria

Glauber Carrico
Glauber Carrico
6 anos atrás

Também concordo que esta historinha do Bottas com o Massa já encheu o saco.
Tá mais rápido, passa e vai embora.
Se já com o DRS ele teve no máximo 2 chances discutíveis pra ultrapassar, se não tivesse DRS ele não teria andado o tempo todo colado.
Aliás, se houve erro da Williams foi não aproveitar melhor o carro que estava em segundo (não importando quem) para dificultar a vida da Mercedes e facilitar um pouco a vida do que estava em primeiro pra tentar ganhar a corrida.

EDSON CASTRO
EDSON CASTRO
6 anos atrás

o Bottas tá indo p ferrari mesmo. agora ele esta se lixando p equipe.

Winston
Winston
6 anos atrás

F1 desse ano não merece comentário!

marcos
marcos
6 anos atrás

Carro número 007!! o James Bond será o piloto??

Gustavo Segamarchi
Gustavo Segamarchi
Reply to  marcos
6 anos atrás

Se for na Red Bull, vai ser o James Ricciardo, mesmo!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

James
James
Reply to  marcos
6 anos atrás

#7 é Kimmi…se sair da Ferrari msm…podia ir para a equipe.

Paulo Pinto
Reply to  James
6 anos atrás

O número pertence ao piloto. O #7 só migrará para outro, se Kimi aposentar.

Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

O Bottas não deveria ter perguntado se podia ultrapassar, e sim partido pra cima do Massa em seu melhor momento porque depois ficou difícil. O Felipe Nasr não largou, em outros tempos ele teria a opção do carro reserva antes da largada, mas são outros tempos! É Fernando Alonso agora o Décimo Lugar vale até como uma vitória pessoal numa McLaren completamente adversa. O chefe falou e a Ferrari precisa melhorar para não ser atropelada pela Williams no momento.

Angelo
Angelo
6 anos atrás

Acho que esta na hora desse rapaz (Bottas) mostrar mais serviço e falar menos, embora esteja na frente no campeonato creio que não seja tudo isso que pensa ser…talvez seja até bom piloto, mas ainda tem que mostrar mais (quero ver se for pra Ferrari mesmo…) Pra não ter que “pedir passagem” na próxima, faz o seguinte: seja mais rápido e largue na frente… Um detalhe é que todos atrás do Felipe podiam abrir a asa, já o Felipe não… Cheguei a ver momentos em que ele tinha 20 kms/h a mais de final… Se tivesse tão rápido assim, teria passado de boa….

Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 anos atrás

E pensar que a McLata tinha motores Mercedes até o ano passado.

Abriram mão do melhor motor da F1 atual por esse motor de geladeira.

Já vi gente burra, mas assim…

Isso é carma do picareta.

Chupa Allonzo!

E a Ferrari andou pra trás.

E a Williams andou pra frente.

E o Ve44el chegou na frente.

E o Massa chegou atrás.

E o Alonso chegou, enfim.

Rumo ao vice da F1no!

#EuRioDoÚltimo!!!

Gustavo Segamarchi
Gustavo Segamarchi
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Chupez!

Acho que o que o tio Dennis quis fazer, é ter uma montadora trabalhando exclusivamente para a Mclaren. Não vamos colocar a competência da Honda em xeque.

O que está arrebentando com a Renault e a Honda é esse congelamento ESTÚPIDO dos motores. Se o desenvolvimento fosse livre, a Mercedes até poderia estar na frente ainda, mas garanto que a Mercedes não estaria passeando, como está fazendo.

luigi
luigi
Reply to  Gustavo Segamarchi
6 anos atrás

Eu concordo plenamente com você, Gustavo . E esta regra estupida ainda vai sair muito caro para a F1 ,pois ninguém quer ver um campeonato em que só uma equipe dispute e ainda com dois pilotos dispares ,pois mesmo que Rosberg seja muito bom ,não esta no nível de Hamilton (todos sabem que não torço para este ou aquele piloto ,meu negocio é a parte técnica do carro ,mas ´é inegável a superioridade do piloto inglês.) e isto só traz desinteresse para com a categoria ,no meu caso as corridas nos luxuosos más de traçados horríveis e sem tradição idealizados pelo tranca rua mor Hermann Tilke . eu nem assisto para não ficar com raiva de ver tantos autódromos ou circuitos verdadeiros serem desprezados pela ganância de um homem que levará para o tumulo toda a fortuna amealhada e junto a F1 como esta hoje. chata e artificial ,

Segafredo
Segafredo
6 anos atrás

“”- O que poucos perceberam é que Fernandinho só chegou em décimo porque Ericsson foi o mais atrapalhado nas decisões sobre pneus””…………………………Vc esqueçe Flávio, que Alonso teve que parar na 1ª volta para trocar seu bico, quando ocupava a 9ª posição….então seu senso observador está lhe traindo……menos….menos…!!! Alonso é gênio!!!….mesmo pilotando carroças!

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Já que estamos falando sobre senso de observação, o que dizer do teu?

Reparou que Maldonado, Grosjean, Ricciardo, Sainz, Verstappen e Button não completaram a prova? Nasr sequer largou, então, menos Sega, menos. Melhor parar com o pití e prestar mais atenção nas corridas, pra não passar vergonha escrevendo asneiras como essa aí em cima. Faça como o seu mestre Allez, vá ler Autosport e aproveita para encher o saco dos caras lá da ilha da rainha, já que vocês gostam tanto deles.

Allez Alonso!
Allez Alonso!
Reply to  Eltontoptec
6 anos atrás

Menos pro Alonso, segafredo… Que teve ritmo pouco melhor que a Manor no seco, já que silverstone é de média-alta, errou assim como o Kimi e parou muito cedo pra colocar pneus de chuva e mesmo assim pontuou.
Genial foi o Vettel, andou em oitavo, estava em sexto quando começou a chover e terminou em terceiro sem passar ninguém na pista!
A williams já passou a Ferrari, só idiotas não enxergam; tomara que chova todas as corridas, mas aí tem a redbull…. Talvez seja meljor não contar sempre com a sorte.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Eltontoptec
6 anos atrás

pqp….Elton, vc não captou a msg, fazer o que…..minha consideração é a seguinte: Que culpa tem Alonso se essa turma de pirralhos não completaram a prova?? o que estou levantando aqui é que Alonso teve que fazer uma parada a ++ por causa da lambança alheia da 1ª volta, quando estava na 9ª colocação….percebe?? e ninguém havia abandonado ainda!! Isso não é dar piti….é enxergar a corrida do cara….Se A ou B abandonaram foi depois disso!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Eltontoptec
6 anos atrás

Allez….Alonso é diferenciado….tivesse a chuva vindo antes….estaria em 6 ou 7 tenho certeza!!

Paulo Pinto
Reply to  Eltontoptec
6 anos atrás

Acorda, Sennafredo! Você assim não serve nem pra “pau-mandado”.

Se sobrasse (dos que abandonaram) o “dimenor” na pista, o “Arrastonso” não pontuaria. E ainda levaria “olé”!

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Já vi cara burro, mas desse jeito…

Tag Heuer
Tag Heuer
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

tbm…..mas não muda o fato da 1ª volta! Se Alonso escapa ileso da trapalhada das Lotus ficaria em 9º

Alex Leite
Alex Leite
6 anos atrás

Algumas considerações:
-A Ferrari realmente ficou devendo,não tinham ritmo no seco.
-Alonso coitado,teve sorte por conta das trapalhadas da Sauber….mas coitado mesmo é o Button
-Além dos erros de cálculos da Williams,os carros também parecem meio que hidrofóbicos
-Essa situação de piloto pedir permissão pra ultrapassar ou acatar uma ultrapassagem vinda de ordens dos boxes, acaba com qualquer principio de corridas,é contra a natureza dos pilotos.Radio deveria ser só pra chamar o piloto para o Pit e nada mais!
Já esta ficando muito chato ouvir tanto radio com tanta informação nas transmissões.
A impressão que dá é que os caras não sabem mais pilotar sem ajuda..E tem piloto que ainda pergunta”como está meu ritmo?” Não sou saudosista,mas sinto falta do tempo que os pilotos tinham mais autonomia.

Marcelo D.
Marcelo D.
6 anos atrás

Alonso, plenamente recuperado da pancada na cabeça, comemorou o ponto: “primeiro ponto da Minardi, agora é pensar num pódio”

Alfredo Aguiar
Alfredo Aguiar
Reply to  Marcelo D.
6 anos atrás

Hellooowww.
Primeiro ponto DELE na Minardi, O Tarso Button Marques já fez 4 esse ano.

Marcelo D.
Marcelo D.
Reply to  Alfredo Aguiar
6 anos atrás

Vdd.