HOTEL ÁUSTRIA

hotelaustria

SÃO PAULO (da força da grana) – Recebi esta foto no nosso grupo de vemagueiros no WhatsApp. Linda. Uma composição quase perfeita da arquitetura tirolesa com a peruinha DKW 1957. Como eu sei que é 1957? Porque só em 1957 a Vemag fez a peruinha com esses frisos laterais em forma de gaivota, ou “V”, como queiram.

A única pista para tentar descobrir onde foi tirara era o letreiro na fachada de madeira: Hotel Áustria.

Coloquei a foto no Instagram e no Facebook antes de pingar aqui. Foi bom, porque graças à turma sempre atenta a história do Hotel Áustria veio à tona.

Construído em 1948 na pequena cidade do oeste catarinense de Treze Tílias, ele foi desativado em 2011. Treze Tílias tem pouco mais de sete mil habitantes e é, certamente, um lugar que eu gostaria de conhecer. Pelas fotos que vi no Google, é quase uma vila austríaca perdida no meio de Santa Catarina, longe de tudo e perto do céu. Imagino a vida numa cidadezinha dessas… Será que acontece alguma coisa de ruim?

Alguém comprou o prédio em 2011 e não deu continuidade a sua história. Ninguém reclamou, ninguém pediu o tombamento, o dono mandou derrubar. As fotos da demolição são de uma tristeza dilacerante.

Nas buscas por mais informações encontrei este pequeno texto no blog de Ney Santos, que é da região e costumava se hospedar no Áustria.

Dei uma viajada no Google Maps Earth Quicker Fucker Viewer, que é a única coisa realmente legal da internet, e acho que descobri o que fizeram no lugar.

A tristeza dilacerante só aumentou. Ainda bem que Treze Tílias tem mais um monte de prédio antigo e bonito. Esse aí a gente dispensa.

austriahoje

ATUALIZANDO…

Um blogueiro deu uma geral nessas imagens no Google e estou completamente equivocado quanto à foto acima. Esse prédio não foi construído no lugar do Hotel Áustria, e peço desculpas. Quem deslocar a imagem para a esquerda vai encontrar o prédio do hotel ainda antes da demolição. Portanto, essa passagem do Google pela cidade é anterior a maio de 2011, quando foi publicada a reportagem mencionada acima, sobre a derrubada do prédio. Apesar dessa certeza, a marcação do Google indica que as imagens foram feitas em janeiro de 2012. Está na hora de uma nova visita a Treze Tílias, creio.

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno
Bruno
6 anos atrás

Toda história por trás da demolição do prédio do Hotel Áustria é bem mais complexa que o que o autor do blog narra, e que os comentaristas do post por falta de conhecimento não refutam. Convido todos a visitarem a cidade, conversarem com os moradores locais. Certamente ouvirão várias histórias, e todas com um vilão diferente. Houve enorme interesse financeiro no terreno onde o hotel existia, e nenhum de tocar o negócio. Como hotel, era um local totalmente inapropriado, antigo, e todos os interessados, não apenas a pessoa que arrematou o terreno, daria ao hotel o mesmo destino. Aos que dizem que a história deveria ter sido preservada, procurem saber o posicionamento da Prefeitura na época. Aos que acham que os proprietários deveriam ter continuado o negócio de hotelaria, se perguntem se aceitariam se hospedar em um local com estrutura precária, sem modernidades, apenas pela história. Se ficariam felizes em tomar banho de chuveiro elétrico, por exemplo. Treze Tílias teve que se modernizar na sua área hoteleira, por exigencia dos usuários. O Hotel Áustria, ou apenas seu prédio, só poderia ser mantido com recursos públicos, e como prédio histórico, nunca como um negócio viável.

André Luiz
André Luiz
6 anos atrás

Que pena. Tenho vontade de ir conhecer Treze Tílias e suas belas paisagens.
Descobri por acaso da demolição desse hotel ao pesquisar sobre as gravações da novela A história de Ana Raio e Zé Trovão, cujo hotel também serviu como cenário , isso em 1991.

Alexander Ristow
Alexander Ristow
7 anos atrás

Olá,

Fiquei hospedado no hotel várias vezes, sempre em passeios para Treze Tilias e região, muitas vezes em grupos. O lugar era excelente. Saudades do Chico e Nina. Outro local que não temos mais e deixa saudades é o Restaurante da Clotilde ….nota 10.

Gilvany Luiz da Silva
Gilvany Luiz da Silva
8 anos atrás

Me hospedei no Hotel Áustria, se não me engano, no ano de 2005. Fiquei consternado quando soube que seria demolido.
Nyco
Florianópolis/SC

Leo Contesini
Leo Contesini
8 anos atrás

Em 1998 eu tinha 14 anos e fui pra lá com minha família — foi uma das últimas grandes viagens com todo mundo. Quando chegamos fiquei fascinado pelo Park Hotel, que era grande e moderninho e mais atraente pra aborrecentes, e fiquei um pouco decepcionado quando descobri que ficaríamos no Áustria.

Lendo a notícia comecei a lembrar da viagem, os detalhes ficaram claros rapidinho No fim, o lugar ela legal demais. Era todo de madeira, os quartos eram enormes e todos tinham aqueles aquecedores “James” uruguaios que todo mundo do sul do Brasil comprou no início dos anos 1990. No sábado à noite a praça em frente ao hotel (imagino que fosse da Prefeitura) se tornava ponto de encontro e ficava cheia de carros (em uma cidade de 7.000 habitantes isso é meia-dúzia) e vários grupos reunidos conversando e bebendo e fazendo qualquer coisa pra passar o tempo.

Uma pena terem demolido o hotel. Até deu saudades dessas cidadezinhas no meio do nada de SC. Ao menos tenho o Street View pra dar uma olhada de vez em quando.

Marcello
Marcello
8 anos atrás

Moro em SP mas desde 2007 vou muito a SC a trabalho. Gosto muito dessa região, 13 Tílias, Videira, Joaçaba, etc. Em 13 Tílias sempre que vou fico no Hotel Tirol, vale a pena a visita. Boa viagem!

Fernando Lopes
Fernando Lopes
8 anos atrás

Boa tarde, Flávio. Tudo bem?

Acompanho o blog, mas raramente escrevo algo. Só tento aprender….

Sou oficial da PM em Santa Catarina e, por ventura, sou o responsável pela 1ª Cia do 26º BPM, Cia esta que possui 11 cidades subordinadas em forma de Pelotões e Destacamentos. Uma delas é Treze Tílias.

Posso dizer que tudo o que você “imagina” sobre a cidade é verdade e muito mais.

Em outubro ocorre a Tiroler Fest, festa tradicional da cidade. É muito legal e conta com danças, músicas e variadas comidas e bebidas típicas da Áustria. O Reveillón em Treze Tílias também é muito legal, assim como o inverno nos hotéis ou o verão nas chopperias tradicionais. Como o colega citou abaixo, a cerveja da Bierbaum é excelente.

Caso queira conhecer a cidade e tomar um chopp com uns fãs, entre em contato, teremos o maior prazer em recebê-lo.

Abraço.

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
8 anos atrás

Já está cheio de sugestões para sua viagem, você irá se divertir muito. Essa região aprazível recebe o nome de Rota da Amizade. Particularmente, não viajaria com o propósito de curtir o frio, não vejo charme nisso. Seria interessante na época da colheita das maçãs em Fraiburgo. E ainda poderá fazer um passeio de Maria Fumaça!

http://www.rotadaamizade.com.br/

TARCISIO FRASCINO FONSECA
TARCISIO FRASCINO FONSECA
8 anos atrás

Visitei a cidade em 1999 com meus pais.
Realmente muito bonita.
Vimos as paisagens e danças típicas.
Os locais diziam que tinham vindo da região austríaca do Tirol.
Gostavam de chamar a cidade de Dreizehnlinden (Treze Tílias).

MARIO AQUINO
MARIO AQUINO
8 anos atrás

Tenho a tez escura, já houve quem me confundisse como sendo de origem árabe, certa vez fui a cidade de Lauro Muller para fazer um trabalho em uma mineradora com um gerente de olhos azuis, nos hospedaram em um castelo da empresa construído nos arredores da cidade, fui colocado praticamente numa masmorra e com água fria, sendo que o gerente foi colocado numa suíte com banheira, gente com uma cultura totalmente e irreversivelmente discriminatória, nem tudo por lá são belezas, urubu é preto em qualquer lugar.

Emerson
Emerson
Reply to  MARIO AQUINO
8 anos atrás

O litoral sul de SC é muito diferente da Serra e do Oeste do estado. Foi colonizado por italianos e são extremamente racistas. Não é incomum ouvi-los chamar os serranos de macacos que comem banana com casca e por aí vai. Já o povo da Serra e do oeste são extremamente hospitaleiros e gentis. Coisas de SC.

Fernando Lopes
Fernando Lopes
Reply to  Emerson
8 anos atrás

Quanta besteira.

Meu Deus do céu.

Sergio Ricardo
Sergio Ricardo
8 anos atrás

Maravilha de foto.
A Universal da foto é igual que meu pai tinha Bege e Marron 1957.

Denis
Denis
8 anos atrás

FG, quando visitar Treze Tílias, não deixe de experimentar a cerveja fabricada naquela localidade. Nunca visitei a cidade, mas fui presenteado por um casal de amigos que tem parentes por lá. A cerveja é sensacional. Abraço.

Acarloz
Acarloz
8 anos atrás

A cidade é bonitinha, mas os políticos de lá são a mesma merda que os de cá.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
8 anos atrás

Vale a pena visitar Treze Tílias, uma cidade encantadora.

Jair Santiago
Jair Santiago
8 anos atrás

Essa parte de Santa Catarina é simplesmente espetacular.
Acabamos de voltar de uma viagem pela Serra Catarinense passando por São Joaquim, Urubici, Lages, Serra do Corvo Branco, Serra do Rio do Rastro, etc e os lugares são de uma beleza natural estonteante.
O povo é muito simpático e acolhedor.
Vale muito a visita. As cidades são pequenas (5 a 10 mil habitantes) mas com opções muito honestas de passeios e hospedagem.
Vale muito a pena explorar.

Rodrigo
Rodrigo
8 anos atrás

Acaba logo mundo ……… se não respeitamos nem uns aos outros, que dirá construções.

Estevão
Estevão
8 anos atrás

A fome sem fim da especulação imobiliária.

Rodrigo Melo
8 anos atrás

Realmente, conheço a cidade é linda, construções e tudo mais! vale a pena a visita, tem pousadas excelestes lá.

Fabio
Fabio
8 anos atrás

Nas imagens do Street View o Hotel ainda está de pé…veja à esquerda desse prédio novo…
https://www.google.com.br/maps/@-26.999044,-51.4075182,3a,90y,268.51h,93.23t/data=!3m6!1e1!3m4!1sRPp_AJ_sKWtvkn5tLPDh2g!2e0!7i13312!8i6656

As imagens pelo jeito são antigas, de antes da demolição…

O que será que construíram?

Edward Fernanades
Edward Fernanades
8 anos atrás

Em Goiania existe a Pizzaria Áustria, delicia.

Nicolas
Nicolas
8 anos atrás

Realmente Flavio, Treze Tílias (treze cachoeiras ou algo assim em alemão) é linda. Já estive lá. É uma cidade com algumas características sui-generis. Lembra da Asa Branca da novela Roque Santeiro? É mais ou menos assim. Prefeitura, praça central e a igreja no alto da colina ficam na mesma “olhada”, digamos assim. Há um Touro como monumento na entrada da cidade. Outras características: em Treze Tílias que as esculturas e carros alegóricos do carnaval de Joaçaba (cidade próxima) são feitos, esculpidos pelas hábeis mãos dos artesãos de descendência germânica e austríaca.
O povo local fala mais em alemão do que em português. Não é difícil você ir num estabelecimento comercial e ver o dono falando com um cliente em alemão. E um detalhe que considero muito interessante: na cidade existe a famosa fábrica da Laticínios Tirol, que faz o conhecido (pelo menos pra nós aqui no sul) Leite Tirol, de muito boa qualidade. A cidade tem 8 mil habitantes e a Tirol empregava 5 mil pessoas, ou seja, a Tirol é o “motor” da cidade. Se você quiser conhece-la (e vale muito a pena) para ir a Treze Tilias é só chegar em Blumenau e andar 300 kms. E estarás em Treze Tílias. É fantástico…

Lucas Guesser
Lucas Guesser
Reply to  Nicolas
8 anos atrás

Amigo, sou natural de Treze Tílias, (Die DreizehnLinden em alemão) e Tília é uma árvore, o nome da cidade é uma homenagem ao poema Die DreizehnLinden de Friedrich Wilhelm Weber.

Bruno
Bruno
Reply to  Nicolas
6 anos atrás

Comentários equivocados sobre a Tirol, que não é um “motor” da cidade, apenas uma excelente empresa, como outras lá existentes, e sobre o significado do nome da cidade. O nome se deu em homenagem ao poema “Die DreizehnLinden”, do autor Friedrich Wilhelm Weber.

Guilherme
Guilherme
8 anos atrás
Leonardo Krug
Leonardo Krug
8 anos atrás

Vale a pena conhecer nossa região, meio-oeste catarinense é belo, por suas paisagens, por sua colonização e muito pelo cultivo da cultura dos imigrantes que assim como os novos imigrantes, vieram tentar a vida aqui na nova terra.
Fica o convite para conhecer Treze Tílias, Frei Rogério, Piratuba, Ipira, Joaçaba….. enfim, quando vier de um alô.

Anderson Milhomem
Anderson Milhomem
8 anos atrás

Flavio, esse prédio na imagem do Google Maps não é o hotel. Ele ainda aparece a esquerda.

smoker
smoker
8 anos atrás

Horror, o horror!
isso deveria ser estudado em escolas de arquitetura pra se saber COMO NÂO fazer nada parecido nunca mais! …com juramento na conclusãoheheh

joaquim
joaquim
8 anos atrás

Havia uma ordem da Fundação Catarinense de Cultura para tombamento. Mas, apesar da ordem, demoliram o prédio. Agiram para poderem usar o terreno de qualquer forma, afinal, o edifício já estaria no chão e o imóvel limpo. Mas demoraram mesmo para agir. Qualquer pessoa pode requer o tombamento de um edifício, obra ou local.
Achei uma matéria, mas há outras: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2012/10/mesmo-sem-decisao-judicial-1-hotel-de-treze-tilias-esta-sendo-demolido.html

Claudio Bassi Elias
Claudio Bassi Elias
8 anos atrás

Flávio, tem um cara chamado Reinaldo Elias (ele tem uma página no face com o nome dele) que faz um trabalho incrível de colorização de fotos antigas. Converse com ele sobre esta foto, informando possíveis cores da Universal e vendo o resultado. O trabalho é demais. Abs.

Leandro Custodio
8 anos atrás

Flavio, Treze Tílias é simplesmente maravilhosa e merece ser visitada por todo mundo pelo menos uma vez na vida.

Sou de família austríaca e grande parte da minha família materna veio da Áustria e ajudou na fundação da cidade, que ainda obedece as características típicas nas suas construções residenciais.

Se for pra lá (deve, garanto que não vai se arrepender), não esqueca de tomar uma cerveja Bierbaum direto na fabrica.