CHOQUE E MISTÉRIO
SÃO PAULO (como pode?) – O meio antigomobilista brasileiro está em choque com o roubo de três Impalas ontem à noite, numa operação esquisitíssima. Os ladrões se apresentaram no começo da semana passada por telefone como representantes de uma revista, a “Quatro Rodas”. Combinaram com os proprietários de levar os carros para fotografá-los em Interlagos. Um de Vinhedo, outro de Campinas, outro de Mogi Mirim. Em comum: eram carros normalmente alugados para fazer casamentos.
[bannergoogle] Essa, inclusive, foi a conversa dos ladrões. Que iriam fazer uma edição especial da revista voltada para noivas. Mandaram crachás, credenciais e pulseirinhas para entrada no autódromo, todos com timbre da “Quatro Rodas”, além de cartas explicando a ação e tudo mais. Os donos mandaram seus carros, de prancha, até um galpão ao lado do autódromo. Lá havia inclusive seguranças identificados como sendo da revista. O plano seria fazer as imagens hoje pela manhã, e quem quisesse poderia acompanhar sem problemas.
Uma das proprietárias, Edenise Carratu, de Vinhedo, mandou junto o motorista, que dormiu no hotel Ibis perto do shopping Interlagos e hoje pela manhã foi até o galpão para acompanhar filmagens e sessão de fotos. Ao chegar ao galpão, não viu ninguém. Estranhou e avisou Edenise e seu marido, Nilson — o casal é o organizador do Encontro Paulista, que era realizado em Lindoia e neste ano será em Vinhedo. O alarme foi dado. Abriram o galpão e lá dentro… nada. Os três carros desapareceram.
Até agora, se sabe pouco mais além disso. O galpão para onde os carros foram levados estava vazio, disponível para locação, e o dono o alugou por um dia para guarda dos carros. A documentação apresentada para fechar o negócio, isso já se sabe, era toda falsa.
Os carros foram levados na madrugada, provavelmente em plataformas. O galpão fica diante de uma agência da Caixa na avenida Teotônio Vilela e a polícia requisitou imagens das câmeras de segurança para tentar alguma pista. Falei agora com o Nilson e ele disse que parece que um dos carros foi visto nas redondezas. A polícia foi atrás. Os carros são:
– Impala 1963 SS Conversível – Preto – Placas: EGI-1963
– Impala 1963 Coupé – Dourado – Placas: CGM-1963
– Impala 1964 Coupé – Azul – Placas: GBN-1964
O conversível é o mais valioso deles, com cotação na casa dos 200 mil reais. Os outros valem algo em torno de 150, 180 mil. Não são veículos absurdamente caros, e nem têm mercado tão farto assim — quem quer comprar um Impala, a essa altura, já sabe dos roubos.
É uma encomenda óbvia, mas… de quem? Para desmanche? Quem desmancharia um Impala para ganhar dinheiro com venda de peças? Poderia ser alguém que precisasse de peças para montar outro carro? Não faz muito sentido. É mais barato buscar nos EUA, onde tem tudo, do que se arriscar numa operação criminosa dessa dimensão. Exportar? Para isso é preciso documentação e tirá-los do Brasil. De que jeito? Escondidos numa mala? Impossível. A não ser que já tenham cruzado alguma fronteira terrestre, mas mesmo isso é altamente improvável pelo tempo necessário para o transporte até o Uruguai, Paraguai ou Argentina.
É o caso mais esquisito envolvendo roubo de carros antigos de que já ouvi falar. Uma coisa é um Opala, ou Fusca, ou Maverick ser furtado na rua e revendido a um incauto. Fusca, por exemplo, tem liquidez: desmancha e vende as peças com alguma rapidez. Há poucos anos, roubaram um Passat estilo Dasher de um amigo, o Zé Ricardo, que nunca mais apareceu. Um Impala roubado não volta à luz do dia sem que alguém o identifique. Donos de carros antigos gostam de mostrar seus carros, e esses estão definitivamente carimbados. E aqueles que mantêm coleções secretas, em geral, têm dinheiro suficiente para comprarem o que quiserem, sem necessidade de patrocinar um roubo como esse.
A foto acima foi tirada ontem à noite no tal galpão. Fiquemos atentos. A coisa está muito fresca e os ladrões estão sendo caçados. Encontrar essa quadrilha e o mandante dos crimes é algo que a polícia pretende fazer em poucas horas. É o que todos esperamos.
É muito fácil tirar esses carros do Brasil . Basta colocar um em cada container e embarcar em um navio pra qualquer lugar do mundo , Todo mundo sabe que no Brasil se dá jeito pra tudo . Nota fiscal falsa e fiscalização corrompida . Com o dólar na atual cotação tem muito gringo vindo buscar carro clássico no BR .
Olá, os três veículos já foram encontrados, mas não se tem noticias dos ladrões
Se eu tivesse um antigo colecionável usaria um GPS magnético grudado em algum lugar secreto da lataria, todas as vezes que ele saísse de casa.
Procura os caras do Supernatural, só andam de Impala, na certa sabem de alguma coisa
Cara! Eu não podia ir dormir sem uma notícia dessas!!! Mas espero que seus donos os recuperem.
Flávio,
Sinto dizer, mas os veículos podem sim, ser exportados, basta para isso que façam uma falsa declaração de exportação e esta, passe sem ser fiscalizada ou então, que os containers, saiam como sendo vazios, e embarquem, sem fiscalização por algum porto.
Isso é possível, embora de alto risco, que aconteça.
A Polícia Federal, e a Receita Federal, devem ser comunicadas! Por outro lado, cruzar fronteira seca, para outro país, para que de lá sejam enviados a outro destino, também é uma operação possível.
Acho que roubaram para vender pamonha.
Depois que roubaram a Taça Jules Rimet da sede da CBF no Rio de Janeiro não duvido que esses carros sejam revendidos aqui no Brasil mesmo.
Gostaria de receber um esclarecimento do mustang da praia grande, pois eu comprei um daquela cidade no final do ano passado e o proprietariomtinha dois. Comprei o vermelho. Essa noticia pode ser comprometedora para mim.
Mustang preto ou vermelho da praia grande?
Eeeeeepa! Mustang vermelho? EU comprei e paguei o preco justo e correto por um mustang 95 na praia grande. O vendedor tinha um outro preto
Boa noite Flavio Gomes. o Impala Azul estava na rua José Martins Coelho, abandonado e duas viaturas da polícia, na região da Pedreira, passei por lá por volta das 14 horas e achei estranho o carro chamativo e a polícia, um grande abraço.
Se eu fosse o “capo” … deixaria os carros “dormindo” por um tempo.
–
Se forem realmente “profissionais” que roubaram ( parece ser o caso) esses carros ficaram em alguma “garagem” por uns meses…. e depois… “seguem viagem”.
Os carros acabam de ser encontrados (no bairro de Parelheiros). O Impala 1964 azul tinha sido encontrado no próprio bairro de Interlagos, pela manhã. Os outros dois carros estavam abandonados juntos.
A essa hora os carros já devem ter embarcado num navio em Santos
Ninguém Anda na rua com uma impala desapercebido mesmo que seja em plataforma e só pegaram circuito de vídeos da região que verão as placas dos guinchos plataformas e acharão os veículos
Que merda hein!! Nem os antigos e exclusivos estão a salvo agora!! Agente mal tem esses carros pra pelo menos ver passando na rua e estão tentando roubar os poucos que tem…
Pegadinha do Luciano Huck. Próxima Semana no Lata Velha, Huck apresentará um super Impala, híbrido dos 3, rebaixado, com rabo de peixe, roda liga leve, e cor roxo berrante.
Um dos carros foi encontrado, o Impala Coupé azul 1964. Ele estava próximo do galpão onde foi deixado pelo proprietário e foi abandonado sem tapetes, carpete e estepe em local visível.
Tive um Lada Samara que foi furtado na porta de casa , tipo 10 da noite, há uns 15 anos atraz. Em 15 minutos estava fazendo a queixa, o delegado brincou que esse iria aparecer rápido. Até hoje , never.Andei no dia seguinte e subsequentes em todos os desmanches de Lada. E alguns que nem trabalhavam com esse tipo de carro. Escafedeu-se.
Baseado em seu relato, o que me espanta é que antes de aceitar,os proprietários não tenham entrado em contato direto com a revista “Quatro Rodas”, para confirmar isso tudo..
Geraldo, concordo com você…como que estes proprietários dos Impalas roubados não perceberam que isto não passava de um “golpe” (é de uma inocência que não dar pra acreditar; pois acredito que eles são muito experientes para caírem neste tipo de golpe)? Será que eles não sabem que tem “pessoas” (alguns colecionadores) que encomendam este tipo de roubo no mundo!! E outra…como os “repórteres” da “falsa Quatro Rodas” conseguiram levar os carros sem ninguém perceber?? E a revista como fica nesta história (usaram o nome dela para aplicarem o tal golpe)??
Os que não froam achados eram 63 e o recuperado 64, pode ter sido planejado apenas como para ser ´propositalmente deixado para trás e atrapalhar a busca pelos outros. Não credito em nada de publicidade, é ladroagem mesmo, mas pelo tamanho da coisa toda tem muita gente envolvida e com o sumiço de outros antigos recentemente acredito piamente se tratar de uma nova frente de negocios criminosos surgindo, ainda mais que descaracterizar carro antigo é muito mais facil e lucrativo que com carros modernos. Trsite mas real.
Amigos fiquei realmente chocado com o acontecido ! Pois eu tenho impala e sei o Q seria uma perda e principalmente deste tipo ! Espero Q se dissipe esta situação ! Na minha opinião foi gente Q já teve contato com os carros !!!!! Pois escolheu a dedo o carro Q queria ! E talvez o aparecimento de um deles é Tb arquitetado para despistar ,!! Como transportou ou até mesmo a localidade etc. Basta refletir eles pensaram em tudo !!! Plano bem arquitetado e elaborado ! Então não subestime esta gente !!!!!!
Quadrilha internacional! Eles buscam em qualquer lugar do mundo, pois têm clientes à espera deles!
Os carros são “esquentados” com documentos novos, seu numero de chassi remarcados e os carros repintados e pronto!
mas a questão destacada na matéria, é o fato de que os carros são raros apenas aqui no brasil, tendo muitos ainda disponíveis nos E.U.A, já quebrando esta suposição.
Olá Flávio gomes eu aprecio muito o seu trabalho. sou também fã de carro antigo. e de gurgel e puma. É verdade que vc tem ou teve um gurgel?
É.
que vontade de responder um fã hein… praticamente um patético monosilábico…
Tá carente, boneca?
O Impala da série Supernatural é um 1967 preto.
Tive um Impala 1964 igual ao da foto, mesma cor, sem coluna. Fantástico. Mas agora vou ter que ficar atento ao meu Maverick 2 portas 1979 ultima série De Luxe. hehehe …………………
Sera algum fã fanático daquela serie sobrenatural, o carro é um impala 63, justo os que foram roubados!!
Olá, o impala do seriado “Supernatural” é um 67 de 4 portas preto.
Só pra corrigir o amigo acima: o Impala dos irmãos Winchester é ano 1967.
Vou ficar muito mais atento em relação ao meu Maverick 1979 última série Luxo. hehehehe …. mas isso está parecendo molecagem de pivetes que resolveram dar um rolê com carangos da antiga.
Flávio sempre no Brasil, morando em Ilheus, te acompanho no Fox Sport Rádio, depois de longo tempo, é que fiquei sabendo que vc é colecionador de carros. Eu infelizmente não. Sou fã deles, pois na minha juventude tive Austin bolinha, Citröen,, Berlineta Interlagos, e do me casei, minha viagem de lua de mel, foi num Sp2. Na sua coleção, vc possui algum desses? A propósito vc é parente do Paulão gomes, veterano da stock. Um abraço.
Não, nenhum desses. Não, não sou parente.
Flávio desculpe estar enviando isto mas estou vendendo meu carro e gostaria de saber se a interesse é um Ford Landau 1980/81 motor V 8 câmbio automático caso houver interesse entre em contato para mais detalhes obrigado e espero que está lamentável situação se resolva o mais rápido possível
O Paulão tem mais ou menos o dobro do tamanho do Flavio…
60 s
Não sei se é coincidência, mas há 2 semana roubaram um Mustang na Praia Grande! Acho que a possibilidade de exportação é grande. Nem todos os contêineres são vistoriados na hora do embarque!
Não sei onde você viu ou ouviu falar isso, mais pra uma carga ser despachada pra embarque tem que ser liberada pela receita federal!!
O governo recolhe impostos de importação e exportação, justamente na vistoria da carga pra liberação da mesma, agora vc acha que vai passar alguma carga sem ser vistoriada!!
Pense bem no que fala pra não passar vergonha
Corrigindo , de novo, o amigo . É humanamente impossível vistoriar TODAS as cargas. Simplesmente não tem como fazer isso com nossos equipamentos e pessoal ora constituídos. A própria receita federal já disse que não há como. Cada navio pode transportar mais de 18 mil contêiners. Cada navio. A fiscalização segue então por via informatizada, o que sempre está sujeito a erros. Isso é, claro, se o ladrão for “burro” o suficiente para colocar um carro roubado num porto amplamente fiscalizado como o de Santos. Num país como o nosso que faz fronteira com quase uma dezena de países, é muito fácil passar pelos quase 3 mil km² que cada fiscal da receita teria a incumbência de fiscalizar, se fossem eles, os fiscais, distribuídos de maneira uniforme ao longo de nossas fronteiras. Nossas fiscalizações fronteiriças são ainda bem aquém do necessário. Mais fácil uma vaca de tamanco subir num coqueiro de ré do que pegarem o ladrão dos impalas. A essa altura esses carros já estão na Europa, na Ásia, no Oriente Médio….
Nosso amigo Marco deve trabalhar na receita federal e raciocina como se lá não existisse jeitinho.
As fronteiras terrestres do brasil são uma PIADA de mau gosto . Qualquer um conseguiria passar até com um caminhão roubado carregado de cadáveres, sem maiores problemas ….
Ele nao falou besteira nenhuma 100% como é carga enconendada.
Preto ou vermelho? So uma pessoa tinha mustang praia grande. Eu comprei o vermelho. Espero queba noticia nao tenha fundamento ou na seja referente ao vermelho.
Mais uma vez as redes sociais ajudando quem precisa….Nao podemos baixar a guarda…Vamos encontrar todos, se Deus quiser….
O problema e que Deus nao esta nem ai pro Impala conversivelO problema e q Deus nao esta nem ai para a crise no Brasil , p o aquecimento global , ,p a fome na africa muito menos para um impala conv
A que ponto chegamos! Em um mercado extremamente segmentado, esse de carros antigos “Premium”, ocorrer um roubo tão premeditado, elaborado, como esse, é de arrepiar. Não pelo roubo em si – lembro que aqui no Rio, conseguiram sumir com vigas de ferro extremamente pesadas e longas, retiradas na demolição do viaduto da perimetral, que margeia o porto do Rio – mas, pela ousadia de ludibriar pessoas esclarecidas, ricas, portadoras de cultura e relacionamento com a imprensa especializada… Acredito que essas peças reaparecerão em breve. Questão de tempo!
Acharam o Impala 64 Azul proximo do local… abandonado
Flavio,
Uma hipótese seria esses carros virarem lowrider. Estou passando essa notícia pra um pessoal que eu conheço na Mooca que transforma esses impalas em lowrider.
Uma pena e um crime mesmo.
Que encontrem logo…senão é capaz de virarem Low Riders…nenhum carro merece isso….
Fabio….Não entendi seu comentário? O que vc quis dizer com isso? Compramos carros roubados? Saiba que se o carro custa R$150k eu gasto o dobro para transformar em lowrider #ficaadica
Amigo, o problema não é o valor pago para transformá-lo em lowrider. O problema é transformá-lo em lowrider.
Concordo com você Fabio , mas vamos torcer pra que sejam encontrados , e principalmente que peguem essa quadrilha , Hollywoodiano demais , tem carroço debaixo desse angú .
Encomenda, é óbvio. E não é coisa de amadores. As documentações desses carros já devem estar prontas esperando-os no destino ou destinos. Lamentável. A polícia não pode parar de seguir as pistas que tem de jeito nenhum, mas se não acharem em algumas dezenas de horas… Tomara que achem. Tomara mesmo! Putz.
Abs.
O Azul foi ENCONTRADO, acabei de fotografar ele na rua com a Pm preservando.
Boa noticia ! De repente alguém entrega todo mundo.
Está com cara de alguma ação de marketing.
Não fala bobagem.
Ricardo estou com a mesma opinião que você. Nenhum retardado em sã consciência vai roubar uns carros destes até mesmo porque não tem a quem repassar e nem teria tempo de desmanchar. É um mercado muito segmentado e com proprietários exclusivo e em sua grandíssima maioria pessoas honestas que jamais iriam restaurar um carro próprio sabendo que as peças à serem utilizadas seriam provenientes de um outro colecionador. muito estranha esta história, mas pelo menos esta conseguindo visibilidade.
Isso… vai ver é o Chiquinho Scarpa por trás de tudo…
Pse….