Em 2015 realizei meu sonho de criança, ir para Interlagos e assistir uma corrida de Formula – 1. Vim de família humilde e aquele blá blá blá todo. Somente depois de completar 29 anos, dos quais 6 anos dedicados ao curso de Direito para, sinceramente, o que vou escrever é verdade, prestem atenção, vai parecer brincadeira mas não é: Eu queria (e consegui) ser Advogado para ter dinheiro e ir assistir uma corrida de Formula 1! Essa era a minha meta, meu sonho. Eu ia para faculdade de lotação, a pé, de carona….nas noites pensava em ganhar dinheiro um dia e comprar um ingresso para ir até Interlagos e pelo menos imaginar por onde o Senna andou, olhou, se inspirou…Tudo ao seu tempo. Me formei, abri meu escritório, clientes apareceram, o dinheiro começou a entrar! Eu estava quase pronto para realizar meu sonho, idos de 2012. Infelizmente tive que adiar a ida para Interlagos, cheguei a cogitar ir para Monza em 2013, fiz passaporte e tudo mais….Não!!!! quero ir onde o Senna, Barrichello, Massa (2008 – que sonho) e tantos outros ídolos (meus) fizeram história. O ano de 2014 chegou e pensei, esse ano eu vou realizar esse sonho…Novamente não pude ir. Em 2015 eu falei comigo mesmo “Chega, compra o ingresso e vai, nem que seja sozinho” – sim, nenhum amigo meu gosta de F-1. Assim que foram postos a venda os ingressos do GP Brasil 2015 logo comprei m eu ingresso, comentei com meu primo e ele falou “eu vou com você, sei o quanto tu gosta de F-1, vou contigo, pode contar comigo”…E ele fez mais, organizou toda a viagem, foi espetacular. Chegamos em GRU, direcionamos para Congonhas e nos hospedamos, já era sexta feira de tarde, estávamos cansados e nem cogitamos ir até o autódromo naquela tarde…Eu sonhei a noite, ia conhecer Interlagos. Ia ver os carros que me fascinavam, “ouvir” o ronco dos motores….Que desilusão. Ao final do dia de sábado eu nem sabia se eu queria voltar no domingo assistir a corrida. Meu primo me olhava incrédulo e me questionava “cara, a F-1 pela televisão tem um ronco alto e legal, o que está acontecendo” – ele é leigo, não sabia da troca dos motores e eu nem comentei nada com ele antes disso. Bom, o entorno de Interlagos me deixou uma impressão negativa, lá dentro tudo muito lindo…caminhei por lá e tive meus momentos de “imaginação” com Senna, Barrichello, Massa, etc. Voltamos para o Hotel, passei as informações para meu primo sobre a troca dos motores e tudo mais, ele me chamou de mentiroso…motor V6, 1.6 litros num F-1? Aham, isso mesmo. Voltamos no Domingo, assistimos a corrida que, nada de emocionante teve. A noite já em GRU, nem tocávamos no assunto F-1, eu estava com vergonha. Embarcamos no avião e na segunda já retomamos nossa rotina. Ontem mesmo conversamos pela primeira vez sobre a experiência…Ele falou, fora a corrida em si foi tudo muito “massa”…de fato, concordei de imediato. Fora a corrida foi tudo espetacular. Poxa Lucas, qual o motivo do textão, o FG só falou sobre o ronco dos motores de 2016. Ora, esse é o motivo do textão. Percebam como fui “guiado” por um sonho e, quando fui realizar ele, não era mais como eu queria que fosse, tudo havia mudado. Eu AMO a F-1, mas como o namorado apaixonado que se decepciona com a namorada, estou “dando um tempo”. Talvez quando ela mudar (a F-1, seus motores e sua política esdrúxula) eu volto para ela, “correndo tudo” como se fala aqui no Sul. Eu “escutei” o “ronco” do motor da Ferrari e, sinceramente, meu Chevette amarelo o #Monstrinho ronca bem mais alto (lógico, não chega a 140 km/h…hehehe). Tal qual o Futebol moderno é uma porcaria, a F-1 moderna também é. Essa modernização me enche o saco, o tike taka no futebol, os motores híbridos da F-1, as arenas pomposas, a mesmice. Eu quero o alambrado, a arquibancada de cimento bruto, o ronco alto e o cheiro de gasolina queimando. Eu quero voltar no tempo.
Um abraço aos leitores e também para você Flávio, que conheci há pouco tempo mas já aprendi a respeitar como profissional e também como pessoa.
kari0ca
9 anos atrás
Saudades desses times que não existem mais:
Jordan, Ligier, Minardi, Tyrrel Arrows…
e as que se foram e deixaram pouca saudade:
Forti
Motores giradores e seus câmbios com primeira longa e o resto curta!
Davi RIbeiro
9 anos atrás
Música para os meus ouvidos…
Jean Rul
9 anos atrás
É uma das épocas de design mais estranho da F1, com pneus traseiros estreitos, aerofólio bem mais baixo e bico mais estreito, com asa apenas dentro das rodas dianteiras. Mais um daqueles regulamentos que produziu soluções esquisítíssimas…
Eu era fã desses equipes nessa época. Conhecia todos os patrocínios das equipes. Fumei Gauloises, queria ter farol de milha da PIAA, queria saber o que era a Fondmetal, o que era Betta….bons tempos
JR
9 anos atrás
A Marlboro patrocinava tanto a Mclaren como a Ferrari em um mesmo ano ?! Vi a marca do cigarro estampada nos dois carros.
A Marlboro patrocinava várias equipes e inclusive pilotos, mas a Mclaren era e foi a principal equipe patrocinada até aquele ano.
Albert
9 anos atrás
Como era bonita a Jordan dourada! E como era feia essa McLaren com esse aerofólio sobre o motor.
Roberto Fróes
9 anos atrás
Isso sim, era um F1 decente!
Do tempo em que até se acordava no meio da noite para assistir.
Hoje, assisto grande parte – sempre teimoso que sou, achando que vai melhorar – mas tá ficando difícil.
Ainda bem que restam Monza deturpada, Spa ainda meio íntegra, e umas poucas mais. Fuji, por exemplo, para não dizer que é implicância com a Asia.
E novidades interessantes, como a texana.
Como se dizia antigamente, a esperança é a ultima que morre…
Joe
9 anos atrás
Barulho de carro de corrida! Que saudades!
Celio Ferreira
9 anos atrás
Detalhe…….o Ronco das maquinas,,,,,,
Luciano
9 anos atrás
Chassis diferentes, varios fornecedores de motor, ronco de motor de F1…esse futuro ecologicamente correto nao esta agradando
Abdo
9 anos atrás
Aos 1:33 min. aparece um carro mto interessante que não foi possível identificar, algo parecido com um Lotus Elise.
O Peter Sauber está há 20 anos com a mesma cara…kkkkkkkkkkkkkkk, só de ouvir esse ronco, comparando com o aspirador de pó que é hoje…putz…dá vontade de chorar…estão acabando com a F1…..
Leandro Giannetti
9 anos atrás
Maravilha de imagens!
Vicente
9 anos atrás
Não só Mônaco e a F-1, mas o mundo todo, FG. Corrida memorável, Olivier Panis levou, de Ligier, depois de muita confusão.
Ricardo Cardoso
9 anos atrás
Já não era mais tão legal assim, mas mesmo assim era mais legal do que é hoje em dia…
Cláudio F1
9 anos atrás
Vendo este vídeo, me lembrei de como os carros eram bonitos naquela época, especialmente as Ligiers, inclusive, foi o Panis quem venceu esse GP de Mônaco.
Edinho Afanaci
9 anos atrás
a cor dos carros, o barulho dos motores, tudo bem mais legal!
Müller
9 anos atrás
Carros e pneus bem mais largos, motores maiores…
O regulamento de hoje praticamente só deixa tudo na mão da aerodinâmica e eletrônica. Triste.
Ricardo
9 anos atrás
Nada a ver com o assunto em questão (não sou fã do “off-toppic”), mas me lembro de que a primeira vez que acessei seu blog me deparei com a propaganda da Honda e o clipe (Impossible Dream). A partir dali nossa “parceria” se firmou e continua até hoje, cerca de 10 anos depois.
Embora não seja nova, pois parece ser de 2013, a Honda atualizou o comercial em questão, e achei interessante relembrá-lo: https://www.youtube.com/watch?v=WN6a0cSf78I
Não achei um oficial, mas preserva a ideia.
Bruno Lombardi
9 anos atrás
Era muito mais legal e com carros muito mais bonitos…
Glauco Tavares
9 anos atrás
Certamente os gênios que criaram estes motores fracos e silenciosos e agora está gambiarra sobre o cokpit não assistem a vídeos como este. Alguém poderia por estes patetas para assistir algo assim, quem sabe eles entendam o tamanho da cagada que estão fazendo.
Luis felipe
9 anos atrás
Um dos piores Mc Laren de todos tempos… Alguem saberia me dizer quem é o piloto japones??
Era o Ukyo Katayama, de Tyrrell motor Yamaha V10. Motorzinho fraco e pouco confiável. Chassi remendado de 1995. Não ia nem a pau. Combinação de motor-chassi-piloto perfeita.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Em 2015 realizei meu sonho de criança, ir para Interlagos e assistir uma corrida de Formula – 1. Vim de família humilde e aquele blá blá blá todo. Somente depois de completar 29 anos, dos quais 6 anos dedicados ao curso de Direito para, sinceramente, o que vou escrever é verdade, prestem atenção, vai parecer brincadeira mas não é: Eu queria (e consegui) ser Advogado para ter dinheiro e ir assistir uma corrida de Formula 1! Essa era a minha meta, meu sonho. Eu ia para faculdade de lotação, a pé, de carona….nas noites pensava em ganhar dinheiro um dia e comprar um ingresso para ir até Interlagos e pelo menos imaginar por onde o Senna andou, olhou, se inspirou…Tudo ao seu tempo. Me formei, abri meu escritório, clientes apareceram, o dinheiro começou a entrar! Eu estava quase pronto para realizar meu sonho, idos de 2012. Infelizmente tive que adiar a ida para Interlagos, cheguei a cogitar ir para Monza em 2013, fiz passaporte e tudo mais….Não!!!! quero ir onde o Senna, Barrichello, Massa (2008 – que sonho) e tantos outros ídolos (meus) fizeram história. O ano de 2014 chegou e pensei, esse ano eu vou realizar esse sonho…Novamente não pude ir. Em 2015 eu falei comigo mesmo “Chega, compra o ingresso e vai, nem que seja sozinho” – sim, nenhum amigo meu gosta de F-1. Assim que foram postos a venda os ingressos do GP Brasil 2015 logo comprei m eu ingresso, comentei com meu primo e ele falou “eu vou com você, sei o quanto tu gosta de F-1, vou contigo, pode contar comigo”…E ele fez mais, organizou toda a viagem, foi espetacular. Chegamos em GRU, direcionamos para Congonhas e nos hospedamos, já era sexta feira de tarde, estávamos cansados e nem cogitamos ir até o autódromo naquela tarde…Eu sonhei a noite, ia conhecer Interlagos. Ia ver os carros que me fascinavam, “ouvir” o ronco dos motores….Que desilusão. Ao final do dia de sábado eu nem sabia se eu queria voltar no domingo assistir a corrida. Meu primo me olhava incrédulo e me questionava “cara, a F-1 pela televisão tem um ronco alto e legal, o que está acontecendo” – ele é leigo, não sabia da troca dos motores e eu nem comentei nada com ele antes disso. Bom, o entorno de Interlagos me deixou uma impressão negativa, lá dentro tudo muito lindo…caminhei por lá e tive meus momentos de “imaginação” com Senna, Barrichello, Massa, etc. Voltamos para o Hotel, passei as informações para meu primo sobre a troca dos motores e tudo mais, ele me chamou de mentiroso…motor V6, 1.6 litros num F-1? Aham, isso mesmo. Voltamos no Domingo, assistimos a corrida que, nada de emocionante teve. A noite já em GRU, nem tocávamos no assunto F-1, eu estava com vergonha. Embarcamos no avião e na segunda já retomamos nossa rotina. Ontem mesmo conversamos pela primeira vez sobre a experiência…Ele falou, fora a corrida em si foi tudo muito “massa”…de fato, concordei de imediato. Fora a corrida foi tudo espetacular. Poxa Lucas, qual o motivo do textão, o FG só falou sobre o ronco dos motores de 2016. Ora, esse é o motivo do textão. Percebam como fui “guiado” por um sonho e, quando fui realizar ele, não era mais como eu queria que fosse, tudo havia mudado. Eu AMO a F-1, mas como o namorado apaixonado que se decepciona com a namorada, estou “dando um tempo”. Talvez quando ela mudar (a F-1, seus motores e sua política esdrúxula) eu volto para ela, “correndo tudo” como se fala aqui no Sul. Eu “escutei” o “ronco” do motor da Ferrari e, sinceramente, meu Chevette amarelo o #Monstrinho ronca bem mais alto (lógico, não chega a 140 km/h…hehehe). Tal qual o Futebol moderno é uma porcaria, a F-1 moderna também é. Essa modernização me enche o saco, o tike taka no futebol, os motores híbridos da F-1, as arenas pomposas, a mesmice. Eu quero o alambrado, a arquibancada de cimento bruto, o ronco alto e o cheiro de gasolina queimando. Eu quero voltar no tempo.
Um abraço aos leitores e também para você Flávio, que conheci há pouco tempo mas já aprendi a respeitar como profissional e também como pessoa.
Saudades desses times que não existem mais:
Jordan, Ligier, Minardi, Tyrrel Arrows…
e as que se foram e deixaram pouca saudade:
Forti
Motores giradores e seus câmbios com primeira longa e o resto curta!
Música para os meus ouvidos…
É uma das épocas de design mais estranho da F1, com pneus traseiros estreitos, aerofólio bem mais baixo e bico mais estreito, com asa apenas dentro das rodas dianteiras. Mais um daqueles regulamentos que produziu soluções esquisítíssimas…
Eu era fã desses equipes nessa época. Conhecia todos os patrocínios das equipes. Fumei Gauloises, queria ter farol de milha da PIAA, queria saber o que era a Fondmetal, o que era Betta….bons tempos
A Marlboro patrocinava tanto a Mclaren como a Ferrari em um mesmo ano ?! Vi a marca do cigarro estampada nos dois carros.
A Marlboro patrocinava várias equipes e inclusive pilotos, mas a Mclaren era e foi a principal equipe patrocinada até aquele ano.
Como era bonita a Jordan dourada! E como era feia essa McLaren com esse aerofólio sobre o motor.
Isso sim, era um F1 decente!
Do tempo em que até se acordava no meio da noite para assistir.
Hoje, assisto grande parte – sempre teimoso que sou, achando que vai melhorar – mas tá ficando difícil.
Ainda bem que restam Monza deturpada, Spa ainda meio íntegra, e umas poucas mais. Fuji, por exemplo, para não dizer que é implicância com a Asia.
E novidades interessantes, como a texana.
Como se dizia antigamente, a esperança é a ultima que morre…
Barulho de carro de corrida! Que saudades!
Detalhe…….o Ronco das maquinas,,,,,,
Chassis diferentes, varios fornecedores de motor, ronco de motor de F1…esse futuro ecologicamente correto nao esta agradando
Aos 1:33 min. aparece um carro mto interessante que não foi possível identificar, algo parecido com um Lotus Elise.
É um Renault Spider ; )
O Peter Sauber está há 20 anos com a mesma cara…kkkkkkkkkkkkkkk, só de ouvir esse ronco, comparando com o aspirador de pó que é hoje…putz…dá vontade de chorar…estão acabando com a F1…..
Maravilha de imagens!
Não só Mônaco e a F-1, mas o mundo todo, FG. Corrida memorável, Olivier Panis levou, de Ligier, depois de muita confusão.
Já não era mais tão legal assim, mas mesmo assim era mais legal do que é hoje em dia…
Vendo este vídeo, me lembrei de como os carros eram bonitos naquela época, especialmente as Ligiers, inclusive, foi o Panis quem venceu esse GP de Mônaco.
a cor dos carros, o barulho dos motores, tudo bem mais legal!
Carros e pneus bem mais largos, motores maiores…
O regulamento de hoje praticamente só deixa tudo na mão da aerodinâmica e eletrônica. Triste.
Nada a ver com o assunto em questão (não sou fã do “off-toppic”), mas me lembro de que a primeira vez que acessei seu blog me deparei com a propaganda da Honda e o clipe (Impossible Dream). A partir dali nossa “parceria” se firmou e continua até hoje, cerca de 10 anos depois.
Embora não seja nova, pois parece ser de 2013, a Honda atualizou o comercial em questão, e achei interessante relembrá-lo: https://www.youtube.com/watch?v=WN6a0cSf78I
Não achei um oficial, mas preserva a ideia.
Era muito mais legal e com carros muito mais bonitos…
Certamente os gênios que criaram estes motores fracos e silenciosos e agora está gambiarra sobre o cokpit não assistem a vídeos como este. Alguém poderia por estes patetas para assistir algo assim, quem sabe eles entendam o tamanho da cagada que estão fazendo.
Um dos piores Mc Laren de todos tempos… Alguem saberia me dizer quem é o piloto japones??
Ukyo Katayama, numa Tyrrel Yamaha. Aliás, tem uma Tyrrel no museu de Spa, mas não lembro se era de 1996 ou 1997.
Era o Ukyo Katayama, de Tyrrell motor Yamaha V10. Motorzinho fraco e pouco confiável. Chassi remendado de 1995. Não ia nem a pau. Combinação de motor-chassi-piloto perfeita.
Era muita mais barulhenta!