DICA DO DIA

SÃO PAULO (I was there) – Vinte anos hoje. Puxa. Puxa mesmo. André Ribeiro, em 17 de março de 1996, venceu a Rio 400, primeira corrida da Indy disputada no Brasil, em Jacarepaguá.

Dias legais… Eu trabalhava na falecida Jovem Pan, que na ocasião foi a rádio oficial da corrida, seja lá o que for isso. O som do autódromo era o da nossa transmissão, Nilson César narrando, eu comentando.

Senna tinha morrido dois anos antes. Entre os 27 pilotos no grid, oito pilotos brasileiros: André, Gil de Ferran, Maurício Gugelmin, Emerson Fittipaldi, Roberto Moreno, Marco Greco, Raul Boesel e Christian Fittipaldi. Christian, inclusive, foi um dos nomes da prova, ao terminar em quinto depois de largar em último.

O que tenho de memórias? Pouca coisa. As últimas voltas, depois da última bandeira amarela. O Nilson pedindo pro povo agitar os bonés na arquibancada, e o povo agitando os bonés. Guardo um boné daquele fim de semana. Não lembro qual. Vou procurar.

André deu uma linda entrevista ao Gabriel Curty no GRANDE PREMIUM, para lembrar da vitória, daqueles tempos, para falar dos tempos atuais. Vale demais a leitura.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Cheque
Alexandre Cheque
8 anos atrás

Como o tempo voa!!!
Com os meus dezoito anos de idade, habilitação para dirigir e vendo diversos pilotos das mais diversas categorias em competições de tirar o chapéu.
Confesso que engoli o choro revendo esse final de prova onde assisti com meu saudoso pai e festejamos bastante em casa.
Esse tema do SBT era sensacional!
Infelizmente, o dinheiro, e a política ao invés de ajudar, acabaram estragando o espetáculo (nesse caso a C.A.R.T), isso já passou e não volta mais.
Parabéns ao André Ribeiro por essa vitória memorável em solo brasileiro!

leandro
leandro
8 anos atrás

Mais emocionante do que essa soh a vitória do Tony em indianapolis….ate hoje o Andre eh meu piloto favorito na indy/CART/Mundial…e o que mais quiserem chamar…rsss…a Tazman nunca foi de ponta, mas o cara dava o sangue e a equipe era muito boa…bem nas estratégias….não perdia uma corrida, gostava mais dela do q da F1, pena que depois de tantas brigas judiciais e com a atual Indy perdeu tanto espaço que ja deve ter acabado a categoria….as equipes de ponta migraram p Indy.
Sobre os carros….os mais lindos…..eram carros de corrida…feitos p correr…não economizar..gerar energia..proteger o mundo….salvar as baleias….acabar com a corrupção….acabar com a fome do mundo como os carros de hoje q se preocupam com tudo..menos com velocidade e ser um carro de corrida REYNARD\HONDA\FIRESTONE…..melhor combinação p um carro de corrida !!!!

leandro
leandro
Reply to  leandro
8 anos atrás

Esqueci de comentar…..esse tema do SBT era genial….A band usa um parecido hoje em dia, mas o do SBT eh muito melhor..marcou época !!!!

Vianas
Vianas
8 anos atrás

Foi a primeira corrida da C.A.R.T. que assisti, e logo, com uma vitória dessas. (…) E, outra coisa, como eram bonitos esses carros. Mas, não só isso, como suas pinturas eram legais. Saudades desses tempos, onde as coisas eram realmente mais simples.

leandro
leandro
Reply to  Vianas
8 anos atrás

Maravilhosa época….a melhor cobertura….dava gosto acompanhar a CART no SBT…dava´p sentir o gosto e o prazer no que faziam..o Teo era o melhor na época……os carros sem comentários….esse TAZMAN foi o mais lindo de todos….eu tinha um poster enorme no meu quarto desse carro…

Motos Antigas
Motos Antigas
8 anos atrás

Comprei pneus na loja da família dele nesta mesma semana. Parabéns pelas suas vitórias.

Fernando Gitirana
Fernando Gitirana
8 anos atrás

Eu estava lá, na arquibancada próxima à última curva. Muito calor! Foi simplesmente fantástico a alegria das pessoas. Eu tenho o boné até hoje!

Paulo Pinto
8 anos atrás

Eu também estava lá. O Otávio Mesquita, na pista antes da prova, tirou onda com a “cara” da torcida que estava na arquibancada. A torcida, sempre afiada, entoou um coro depreciando a masculinidade do moço.

FABIAN BERIGO
FABIAN BERIGO
8 anos atrás

Puta que la merda como estes carros eram lindos meu!!!

Lauro Kennedy
Lauro Kennedy
8 anos atrás

Rapaz, assisti essa corrida, me lembro bem da emoção!!!! Foi demais!!!!
Pena o morticínio dos autódromos brasileiros.
Outra coisa, até a bandeirada da INDY é mais emocionante Q da F1, (o F pode ser uma referencia a finada, sei lá!!), o cara parece estar pisando em brasas ou numa placa eletrificada e passa o movimento pra os braços e por consequência para as bandeiras!!!

Andre Decourt
8 anos atrás

Estava lá, puxa como passou rápido ….

Manoel
Manoel
8 anos atrás

De memórias daquela ocasião, sete brasileiros pontuaram – incluindo o Marco Greco, 12º. E no dia seguinte o jornal daqui publicou um anúncio com uma foto do carro do André Ribeiro, dizendo que ele era o único piloto cujo carro não tinha risco de superaquecimento (a Kibon era um dos patrocinadores).

Guilherme Bezerra
Guilherme Bezerra
8 anos atrás

Bons tempos. A F-CART era muito legal com diversos fabricantes de chassis, motores e dois fabricantes de pneus brigando. Além disso, tinha ótimos pilotos e muitas equipes legais.

Luc Monteiro
Luc Monteiro
8 anos atrás

Alguns anos atrás escrevi no blog algumas linhas pessoais sobre o dia da vitória do André, com a sua licença resgato o link logo abaixo.

Aquele texto também tem um “vou procurar em casa”. É o tipo de coisa que você, outro dia, tratou como referência literária, ou algo assim.

https://lucmonteiro.wordpress.com/2010/01/28/a-indy-neide-e-meu-pai/

Claudio
Claudio
8 anos atrás

Flávio, pq falecida Jovem Pan??? A rádio continua na ativa… Aprendi a ouvir rádio com vcs!!! Um grande abraço

Luis felipe
Luis felipe
8 anos atrás

Serio mesmo! Deve ser de chorar para quem como vc esteve em Jacarepagua tanto (inclusive a primeira corrida cobrindo na vida ne, em 88) , e que ja ia antes que nem rapaz quebrado , ver corrida e tentar arrumar uma breguinha que fosse na praia
…que cobriu esta corrida…tantas outras e pumba! A cidade decide, sem decidir com a cidade, simplesmente banir este lindo e tao importante espaço…

Pepeu
Pepeu
8 anos atrás

Oval de jacerepaguá, na verdade um tri oval. Um traçado que foi elogiado por todos os pilotos pois era um oval desafiador, que necessitava inclusive de mudança de marcha no final da reta. Infelizmente foi destruído pela ganancia dos governantes e incompetência dos dirigentes do automobilismo nacional.
Essa corrida foi fantástica, assim como todas as outras nesse oval.

Leonardo Silva Conrado
Leonardo Silva Conrado
8 anos atrás

Bons tempos da antiga CART, lembro que tinha 10 anos de idade quando assisti a corrida. Foi uma das vitórias mais marcantes de brasileiros na antiga CART, pois acontecia no Brasil, e dois anos depois da morte de Senna, Sensacional… inesquecível…

Edison
Edison
8 anos atrás

Não me lembro o porque, mas o Al Unser Jr chorou no pódio (segundo lugar) nesse dia.

Rodrigo Borges
8 anos atrás

E essa música que tocava na bandeirada era legal demais.

Rui
Rui
Reply to  Rodrigo Borges
8 anos atrás

Verdade amigão!!!

Marcelo Melo
Marcelo Melo
8 anos atrás

Porra! Aguinaldo Timóteo estava lá no cangote do André e eu não….

O mundo é muito injusto…rs

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
8 anos atrás

Muito legal! Que saudades do nosso autódromo, do tempo em que tínhamos tantos pilotos, desses carros fantásticos…
Agora, e o Agnaldo Timóteo de papagaio de pirata com o André Ribeiro?

Marcio K
Marcio K
8 anos atrás

Acho essa pintura da Tasman do André uma das mais bonitas que já colocaram em um carro de corrida.

Danilo
Danilo
Reply to  Marcio K
8 anos atrás

Também acho.

AndreyDKS
AndreyDKS
Reply to  Marcio K
8 anos atrás

Concordo. Essa Tasman, o Duracell do Boesel, o Hollywood do Gugelmin e o amarelo Penzoil do Gil de Ferran foram épicos! Acho que foi a fase mais legal do automobilismo brasileiro. Que me desculpem as brigas Piquet x Senna, que eu também assisti.

Bruno
Bruno
8 anos atrás

Eu estava nesta corrida, tinha 14 anos. Me lembro direitinho de tudo, estava numa arquibancada no começo da reta dos boxes. O Blundell deu uma pancada feia lá. O final da prova foi tenso com o Unser Jr. babando pra cima do André. A festa da galera no final foi muito legal!

Ismailly Silva
Ismailly Silva
8 anos atrás

Gira Mondo, Flávio. Gira Mondo!

Cenzi
Cenzi
8 anos atrás

Pô, não me lembrava que o Fittipaldi ainda corria em 1996.