FARO, 88
SÃO PAULO – Fernando Faro morreu ontem de madrugada aos 88 anos.
Vi Faro, o Baixo, uma única vez. Ele era diretor do MIS e por alguma razão o programa que eu apresentava na rádio foi transmitido de lá. Algum evento, não lembro. Lá pelas tantas mo trouxeram para uma rápida entrevista. Fiquei tão idiotizado com sua presença que a única coisa que me ocorreu dizer a ele antes da primeira pergunta foi “finalmente alguém do meu tamanho”. Ele apenas sorriu um sorriso entre triste e cansado, e se sentou à mesinha montada à guisa de estúdio. Eu estava diante de uma lenda e sabia disso, daí a idiotia. Foi em 1996.
Faro criou “Ensaio”, na TV Tupi, em 1969. Ficou no ar até 1971, mudou de nome para “MPB Especial” entre 1972 e 1975 e, a partir de 1990, retomou o título original na Cultura.
“Ensaio” era brilhante. Entrevistava cantores e cantoras brasileiros sem que o entrevistador fosse visto e sua voz, ouvida. Na pergunta, silêncio. Faro, que perguntava, não tinha microfone. Nem rosto. E enquanto a pergunta era feita, “close” no entrevistado. Câmera quase sempre fechada no rosto ou nas mãos do entrevistado. A luz, misteriosa e espetacular. Os operadores de câmera, artistas. E entre perguntas, silêncios, rostos e mãos, música. Com luz diferente. Um negócio fenomenal.
Quando, no jornalismo, dizemos que o entrevistador não pode aparecer mais que o entrevistado, é ao programa criado por Fernando Faro que nos referimos — a máxima levada ao extremo e, por isso, executada com perfeição.
Graças a esse formato, as melhores entrevistas já feitas com as estrelas da música brasileira foram ao ar no “Ensaio”.
Se você nunca viu, veja. São centenas — 640, para ser preciso. Abaixo, apenas uma. Tim Maia, em 1992.
(“Gostava tanto de você”, aos 42min46s, e “Um dia de domingo”, na sequência, têm interpretações épicas nesse vídeo — com a inestimável contribuição dos meninos da Vitória Régia, a banda musicalmente mais precisa e talentosa que já se escutou no mundo.)
Incrível como o Brasil era melhor.
Os Racionais MCs praticamente nunca apareceram em um programa de Televisão, mas abriram uma exceção justamente por se tratar do Ensaio na TV Cultura, acho que é único registro dos caras em um programa de Televisão, e eles aceitaram justamente pelo pioneirismo e pelo formato do Programa, que sempre deu espaço pra todos os estilos e músicos, e recebeu ao longo dos anos muitos músicos de quem os próprios Racionais são fans.
verdade, bem lembrado!
esse programa foi muito bom.
Salve Fernando Faro. Lembro do primeiro Ensaio que assisti, foi com o Caetano Veloso, e no final o Faro diz que “o Caetano é muito grande para caber em um programa”. Pano rápido. Perde a já sucateada TV Cultura a “sua (deles) tv pública” e perde a TV brasileira que aderiu a mediocridade.
Belo uso do pronome “mo” (junção de me + o, algo muito raro na língua portuguesa) no primeiro parágrafo.
O Ensaio com a Inezita Barroso em 1991 é lindo. O do Jair Rodrigues também, esse não lembro o ano.
Flavio, parabéns por tornar este espaço muito mais que um blog de automobilismo, nessa internet em que as pessoas consomem notícia que nem fast food. Isso aqui é uma ilha!
“Ensaio” é o melhor programa sobre música que eu já vi. E o melhor de entrevistas jamais feito. Embaralhou os limites entre arte e jornalismo. Simplesmente épico.
Obrigado por esse link que me fez passar uma deliciosa hora musical, bom demais! Em tempo: ontem assisti o jogo da Lusa com o Parnahyba e imagino o que vc sofreu vendo o jogo. Ainda bem que conseguiram aquele gol rolha de champanha: muito dificil de sair!!!
Nunca antes na historia desse Pais estivemos com um nível tão baixo.
Segue o jogo…
o do Adoniran Barbosa é dos meus preferidos…
imagino que a TV Cultura não vai continuar com o programa, como não continuou com o Provocações, depois do Abujamra falecer (ou com o Viola Minha Viola, depois da Ausência da Inezita Barroso) . a direção é contra TV com cérebro.
mas mesmo com o rebote de 64 de hoje em dia, ainda acho o Brasil de hoje melhor que o de 92. a informação corre mais livre.
Esse com a Elis é demais! https://youtu.be/cgqO3PNMRac
O Brasil era muito melhor e brigávamos pela democracia, quem era contra estava em baixa…
O ‘Ensaio’ é, pra mim, o melhor programa da TV brasileira de todos os tempos. Esse aí com Tim Maia é um dos melhores mesmo. Com Alcione também é espetacular!
Todos os programas Ensaio são obrigatórios – e espero que as 640 entrevistas tenham sido preservadas, não tenham sido destruídos pelo desleixo de quem teria obrigação de preservar a memória artística do país. Agora se eu tivesse a terrível escolha de ficar com um só, acho que eu ficaria com a Elis de 73. Só a interpretação dela de Folhas Secas é de te colocar no paraíso.
E, cá entre nós, 2016 tem sido um ano macabro pras pessoas que contribuíram pra criação de música de qualidade= Lemmy, Bowie, Prince, George Martin, Faro… Espero que pare por aqui.
Aos 3:00, ele acha que o som tá muito embalado, baixa os braços e dá meio passo pra trás e a banda dá uma reduzidinha, os caras estavam com ele, concentração de ´pilotos.