O MAIS ESQUISITO DOS RANKINGS

SÃO PAULO (não entendo mais nada) – OK, Fangio liderar um ranking dos maiores pilotos de todos os tempos faz sentido. Prost em segundo, Clark em terceiro, Senna em quarto, OK. Mas a coisa começa a ficar um tanto esquisita quando Christian Fittipaldi aparece em 11° e Lewis Hamilton em 12º. E Niki Lauda fica fora dos 100 melhores.

[bannergoogle] A pesquisa feita na Universidade de Sheffield, na Inglaterra, analisa apenas o desempenho dos pilotos. Pelo que entendi, se um cara tem o rabo de pegar, digamos, uma Ferrari em 2004 e ganha 15 corridas, sua pontuação é menor que a do sujeito que sentou numa Minardi em 1993 e conseguiu, sei lá, um quarto e um oitavo. O carro vencedor tira peso dos resultados obtidos. O carro ruim, aumenta.

A ideia até que é legal. Prioriza o talento de quem guia e contextualiza seus resultados, considerando que, por exemplo, é bem mais difícil chegar em quinto com a Haas do que vencer com a Mercedes. Algum cálculo, não sei qual, foi usado para atribuir esses pesos numéricos aos carros. Imagino que seja isso. Sei lá se entendi direito.

Mas Christian na frente do Hamilton e Lauda fora do top-100 não dá.

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
rodrigo
rodrigo
8 anos atrás

Igual o Ranking do GRANDE PREMIUM…. Totalmente fora da realidade…

Bruno Serafim
8 anos atrás

Tem um erro feio no artigo. Na pág. 41, o campeão da temporada de 1984 foi Niki Lauda, não Alain Prost!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Bruno Serafim
8 anos atrás

Você não entendeu. Alain Prost foi o campeão moral de 1984.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
8 anos atrás

Realmente esse ranking perde toda a credibilidade quando coloca Chistian Fittipaldi no top 10. Valorizam muito ele ter sido quarto com Minardi e Footwork mas esquecem que nessa época os carros não eram tão fiáveis e havia muito mais abandonos por motivos técnicos. Além disso houve, entre 1950 e a atualidade, certamente muito mais pilotos que fizeram igual ou ainda melhor com carros igualmente limitados e nem por isso aparecem tão bem no ranking. Niki Lauda fora do top 10 é outro absurdo, até porque o austríaco em 1973 levou o BRM a posições de destaque em treinos e corridas, chegando a comandar em Mosport. Damon Hill no top 20 também não faz sentido, uma vez que o inglês conseguiu todas as suas vitórias (menos uma) com o melhor carro da altura. Mas como a Universidade que fez o “estudo” é inglesa…

Aqui vai uma lista bem mais credível (embora algo desatualizada e considerando não apenas resultados mas também o valor intrínseco dos pilotos, até com base no que fizeram noutras categorias…), baseada no estudo de várias enciclopédias com toda a história da F1, desde 1950 até hoje:

JUAN MANUEL FANGIO
JIM CLARK
MICHAEL SCHUMACHER
AYRTON SENNA
JACKIE STEWART
ALAIN PROST
STIRLING MOSS
ALBERTO ASCARI
GILLES VILLENEUVE
NIKI LAUDA
FERNANDO ALONSO
SEBASTIAN VETTEL
LEWIS HAMILTON
RONNIE PETERSON
JACKY ICKX
NIGEL MANSELL
NELSON PIQUET
MIKA HAKKINEN
GRAHAM HILL
EMERSON FITTIPALDI
JAMES HUNT
KIMI RAIKKONEN
JOHN SURTEES
JOCHEN RINDT
JACK BRABHAM
JODY SCHECKTER
CARLOS REUTEMANN
TONY BROOKS
PETER COLLINS
MIKE HAWTHORN
MARIO ANDRETTI
ROBERT KUBICA
DAN GURNEY
WOLFGANG VON TRIPS
STEFAN BELLOF
CHRIS AMON
ALAN JONES
JENSON BUTTON
KEKE ROSBERG
JEAN BEHRA
PEDRO RODRIGUEZ
DENNY HULME
GIUSEPPE FARINA
JOHN WATSON
MICHELE ALBORETO
FRANÇOIS CEVERT
PHIL HILL
DIDIER PIRONI
JO SIFFERT
FELIPE MASSA
INNES IRELAND
RICHIE GINTHER
LUIGI FAGIOLI
FROILAN GONZALEZ
PETER REVSON
LUIGI MUSSO
EUGENIO CASTELLOTI
LUIGI VILLORESI
JUAN PABLO MONTOYA
JACQUES VILLENEUVE
JEAN ALESI
GERHARD BERGER
RICCARDO PATRESE
MARK WEBBER
BRUCE MCLAREN
CARLOS PACE
JEAN-PIERRE JARIER
ELIO DE ANGELIS
PATRICK DEPAILLER
JEAN-PIERRE BELTOISE
DAVID COULTHARD
RENÉ ARNOUX
TOM PRYCE
DAMON HILL
MARTIN BRUNDLE
JACQUES LAFFITE
CLAY REGAZZONI
GIANCARLO FISICHELLA
RUBENS BARRICHELLO
LORENZO BANDINI
PIERS COURAGE
TONY BRISE
VITTORIO BRAMBILLA
STUART LEWIS-EVANS
JARNO TRULLI
HEINZ-HARALD FRENTZEN
ALESSANDRO NANNINI
ANDREA DE CESARIS
NICO ROSBERG
THIERRY BOUTSEN
MAURICE TRINTIGNANT
RAYMOND SOMMER
LOUIS ROSIER
KARL KLING
LOUIS CHIRON
PIERO TARUFFI
RICARDO RODRIGUEZ
ONOFRE MARIMON
HARRY SCHELL
PATRICK TAMBAY
JEAN-PIERRE JABOUILLE
RALF SCHUMACHER
EDDIE IRVINE
OLIVIER PANIS
KAMUI KOBAYASHI
NICK HEIDFELD
HEIKKI KOVALAINEN
FELICE BONETTO
UMBERTO MAGLIOLI
ROBERT MANZON
OLIVIER GENDEBIEN
ROY SALVADORI
CHRIS BRISTOW
MIKE PARKES
WILLY MAIRESSE
MASTEN GREGORY
JOAKIM BONNIER
PAUL FRÈRE
JOHNNY SERVOZ-GAVIN
PETER ARUNDELL
GUNNAR NILSSON
ARTURO MERZARIO
JOS VERSTAPPEN
HANS JOACHIM STUCK
JOHNNY HERBERT
TREVOR TAYLOR
MIKE SPENCE
IGNAUZIO GIUNTI
GIANCARLO BAGHETTI
LUDOVICO SCARFIOTTI
PHILIPPE ÉTANCELIN
HERMANN LANG
HANS VON STUCK
ADRIAN SUTIL
JOCHEN MASS
HENRI PESCAROLO
PETER GETHIN
MIKE HAILWOOD
TONY MAGGS
STEFANO MODENA
ALFONSO DE PORTAGO
STEFAN JOHANSSON
BRUNO GIACOMELLI
DEREK WARWICK
PAUL DI RESTA
SERGIO PEREZ
ROMAIN GROSJEAN
VALTTERI BOTTAS
KEVIN MAGNUSSEN
PASTOR MALDONADO
CLIFF ALLISON
JACKIE OLIVER
PETER WHITEHEAD
EMMANUEL DE GRAFFENRIED
BIRA BHANUBAN
VIC ELFORD
DUNCAN HAMILTON
CLEMENTE BIONDETTI
PETER RYAN
HANS HERRMANN
MARK DONOHUE
RUDOLF FISCHER
LUCIEN BIANCHI
ROBERTO MIERES
TEO FABI
IVAN CAPELLI
MARK BLUNDELL
BOB ANDERSON
CESARE PERDISA
REG PARNELL
DENNIS POORE
RICHARD ATTWOOD
TIMO GLOCK
VITALY PETROV
ALAN STACEY
SILVIO MOSER
ALEXANDER WURZ
PEDRO DE LA ROSA
MIKA SALO
CARROLL SHELBY
TIM SCHENKEN
ROGER WILLIAMSON
EUGÈNE CHABOUD
KEN WHARTON
EDDIE CHEEVER
ROLF STOMMELEN
MARC SURER
MANFRED WINKELHOCK
JOHN LOVE
HENRY TAYLOR
BRIAN REDMAN
RON FLOCKHART
CONSALVO SANESI
ALEX CAFFI
KARL WENDLINGER
PIERLUIGI MARTINI
MAURICIO GUGELMIN
NICO HULKENBERG
JAIME ALGUERSUARI
SEBASTIEN BUEMI
CHRISTIAN KLIEN
VITANTONIO LIUZZI
BRUNO SENNA
LUCAS DI GRASSI
NELSINHO PIQUET
WILSON FITTIPALDI
DANIEL RICCIARDO
BOB GERARD
HOWDEN GANLEY
JYRKY JARVILEHTO
NICOLA LARINI
DANIIL KVYAT
JEAN-ERIC VERGNE

Garlet
Garlet
8 anos atrás

Senna com a Toleman, e Vettel com a Toro Rosso, deveriam estar em primeiro e segundo respectivamente.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Garlet
8 anos atrás

Bom começo para um ranking mais justo.

Renato
Renato
8 anos atrás

Não lhes seria possível aplicar a sistemática criada pelo “Grande Prêmio” nestes pilotos e campeonatos de priscas eras?

Tiago
Tiago
8 anos atrás

Olá a todos. Esse raking não elege o melhor piloto e sim as melhores performances com o que cada esportista tinha em mãos. Ou seja “tirar leite de pedra”. E essa é a essência deste esporte chamado F1. Não é a toa quando ficamos impressionados com uma Andréa Moda classificada pra largar em Monaco. Bianchi pontuando com uma Marussia. Uma Sauber chegando em quinto(2015). Entre outros. Os feitos é que contaram. Os pilotos famosos ou que ficaram pra trás de menos vitoriosos nesta lista, é completamente justificável, afinal eles tinham os melhores equipamentos. Era totalmente esperado que esses obtivessem os títulos e vitórias. Queria ver um Lauda numa Copersucar ou um Hamilton numa Marussia, um Shumi numa Jaguar. Infelizmente F1 não é mais esporte e sim Evento e só as vitórias servem de referência e não mais os resultados. Lauda e Hamilton só se tornaram o que são hoje por causa de carros vencedores que tiveram a sorte ou o dinheiro pra guiar. E o C. Fittipaldi está provando que merece está na lista a frente do Lauda, afinal existe vida fora da F1. Flávio Gomes sabe disso. Deprimente isso!!!

Fontana o Poderoso
Fontana o Poderoso
8 anos atrás

Bom, já vi um ranking que dizia que Nick Heidfeld era melhor que Lewis Hamilton e Sebastian Vettel.

Tiago
Tiago
Reply to  Fontana o Poderoso
8 anos atrás

olá Fontana, o Heidfeld é muito melhor do que o Hamilton e o Vettel juntos. Infelizmente o Heidfeld não dirigiu os carros campeões dos dois citados.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Essa lista é mais hilária do que as listas que apontam Senna em primeiro.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Endereço errado, Nascarito. Tente outra vez.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

A única lista que presta é a de compras.

O ranking que vale é o da FIA: Herr Hepta em primeiro!
Aceita que dói menos.

Tulio
Tulio
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Essa é nova,uma viúva chamando os outro de viúva.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Tulio
8 anos atrás

É o Sennafredo disfarçado.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

kkkkkkkkkk……..Pinto, vc está sendo surrado?? O nick mais chato do blog pessoal. vamos votar no Sr. Paulo Pinto……kkk.

Al
Al
8 anos atrás

Este tipo de ranking não serve para nada. Além de não dar para comparar o desempenho em carros diferentes, épocas diferentes demandam competências diferentes.
Por exemplo, na época de Fangio uma capotagem seria fatal, o que requeria muito mais cuidado que hoje em dia. Por outro lado, não sei se Fangio se criaria em uma época em que o piloto passa mais tempo no simulador que na pista.
O Piquet, por exemplo, beneficiou-se de uma época em que conhecimentos em mecânica eram um diferencial a favor do piloto. Como se desempenharia hoje um piloto como ele?
O Schumacher foi hepta em um tempo em que podia testar à vontade na pista. Depois que voltou na era dos simuladores e testes restritos não foi tão bem assim. Como certa vez disse o Massa, ele não desaprendeu…
Enfim, isto em nada desmerece estes campeões. Além das habilidades, eram pessoas que se sobressaíram também por possuir a competência certa no momento certo.

Tiago
Tiago
Reply to  Al
8 anos atrás

Sábias palavras AL. Concordo plenamente. Você entende da coisa. Parabéns pela coragem!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Al
8 anos atrás

Schumacher foi 7x campeão porque não teve adversário e tbm por ter um equipamento dominante por 5 temporadas…………testar os outros tbm podiam na mesma época, então isso não foi o fator principal………….

Stefan Bellof
Stefan Bellof
8 anos atrás

Faltou eu na lista, mas quem deveria estar nesta lista também é o piloto mais “rápido” da história da F1, Al Pease.

Amaral
Amaral
8 anos atrás

Se os critérios de carro ruim contam mais que os de carro melhor, Moreno deveria ser, no mínimo, top-3. Colocar uma Andrea Moda no grid já é quase como ganhar um título. Fora as outras dragas com que ele andou.

Tiago
Tiago
Reply to  Amaral
8 anos atrás

Muito bom Amaral! Esse Moreno era mesmo um milagreiro. Imagine ele com as Mclarens do Senna? ou com as Williams de 1992 e 1993? na minha humilde opinião, isso é o que conta. Com todo o respeito, o Senna nem se daria ao trabalho de tentar qualificar uma andrea Moda.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Amaral
8 anos atrás

Mas o Moreno não se classificou com uma Lotus, em 1982, episódio que infelizmente atrasou sua carreira e talvez deve tê-lo deixado com um ranking ruim.

David Santos
David Santos
8 anos atrás

Nikki Lauda? Quem éh Lauda? kkkkkk o bagulho tem de tá muito estragado hehehe!

Kkkk!
Kkkk!
8 anos atrás

Entra ano, sai ano, não importa quem faz o ranking, pilotos, chefes de equipes, revistas inglesas, japonesas, universidades. Alonso sempre entre os 5 de todos os tempos, só aqui no BrHue que a ralezada não exerga o talento do espanhol, kkkk!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Kkkk!
8 anos atrás

No ranking da FIA, que é o que vale, Alonso aparece em 11º lugar, junto com os demais bicampeões.

Que honra para o Mister Cingapura, estar ao lado de Jim Clark!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

O escocês deve estar se revirando no túmulo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
8 anos atrás

Tem razão, Alfredinho. A minha comparação maculou a imagem de Clark.
Tomarei mais cuidado da próxima vez.

Vitão
Vitão
8 anos atrás

Chrisitian se justifuca com a mais linda acrobacia com a Minardi em Monza . Tonneau duplo carpado invertido !

Rodrigo Vila Verde Rodrigues
Rodrigo Vila Verde Rodrigues
8 anos atrás

Sobre os carros e as equipes
1: A Renault 2006 é considerada melhor que a Mclarean 88!
2: A Williams 86 (que não conseguiu fazer um piloto campeão) é o sexto melhor carro da história
3: A BMW Sauber (!!!) 2008 é o décimo quinto melhor carro da história, 3 posições à frente daquela Wiliiams do Mansell de 91, com suspensão ativa, câmbio semi-automático e comando pneumático de válvulas.
4: A Ferrari de 2002 que levou Schummacher a TODOS os 17 podiums da temporada não consta no TOP 20. A de 2004 que ganhou 15 das 18 provas (13 com Schummacher) também não. Até a 13a prova ela tinha ganhado só 12!
5: A nova Lotus (anos 2010, aquela que quebrou no ano passado) é a sexta melhor equipe da história.
6: Alguém aí conhece a 17a melhor equipe? North American? Google, Help me!
6: (Pra mim a cereja do bolo) A Arrows 92 (isso mesmo) aparece no Top 20.

Sobre os pilotos
1) Fittipaldi é o 11o da lista. Mas espere!!! Christian, é você?!?
2) Schummy em oitavo? Sem comentários
3) Prost duas posições à frente de Senna? Me embrulhou o estômago agora.
4) Nico mais uma vez logo atrás de Lewis… Será que esse ano as coisas mudam?
5) Dan Gurney até que andou bem. Mas derem umas 100 posições de bônus pra ele
6) Acho que o Niki Lauda ficou meio queimado por não aparecer. nada como o velho humor negro.
7) 4 brasileiros no Top 20. Até aí tudo bem. Senna, Piquet, Emerson e Christian… (Ok, já tinha falado dele no item 1, mas não me aguentei…

Acho que o estagiário que montou o banco de dados não será admitido.

MarcioD
MarcioD
8 anos atrás

É como comentei um pouco mais abaixo: Certas análises estatísticas devem ser acompanhadas de estudos qualitativos e devem ter intervalos determinados, caso contrário podemos chegar a resultados distorcidos, que é o caso de uma série de pilotos listados no top 20. No top 10 não se levando em consideração a ordem acho que o acerto foi grande. O Brasil ficou bem posicionado com Senna em 4º, Piquet em 6º e Emerson em 9º.
Podemos imaginar uma situação fantasiosa em que um piloto estreante, com um carro ruim, se classificasse na pole ( quando não havia Q1, Q2 e Q3), por causa de uma chuva que caiu depois que ele fez o seu tempo. Ai na corrida, depois de uma série de acidentes na largada, com uma série de abandonos ele saiu na frente e depois caiu outra chuva ocasionando mais acidentes, com mais abandonos. O tempo secou ele fez a melhor volta e ganhou a corrida de ponta a ponta. Ai por um motivo qualquer ele não corre mais na F-1. Ora o aproveitamento deste cara é de 100% e é uma distorção obvia. Qual seria a posição dele num ranking destes?
Ai vem a questão dos intervalos, ou seja quais são os pilotos que de fato devem entrar nas medições.

MARCOS LIMA
MARCOS LIMA
8 anos atrás

Cristian Fittipaldi foi o cara, foi 4º lugar duas vezes com a Minardi e uma vez com a footwork…é mesma coisa que a Manor chegar em quarto hoje..

Alex L
Alex L
8 anos atrás

Estatística é a arte de convencer as pessoas de algo que não pode ser afirmado com certeza. 93,4% das pessoas acreditam nisso.

Jacob Lindener
Jacob Lindener
8 anos atrás

Faltou o Moreno no ranking!
O “Rei das Carroças” deveria estar entre os 10 só por ter conseguido classificar uma Andrea Moda para um GP.

Alvir Luiz de Lima
Alvir Luiz de Lima
8 anos atrás

Essas listas de “melhores de todos os tempos” servem apenas para criar polêmicas e, consequentemente, vender revistas ou jornais. Primeiro, porque não se pode comparar os carros guiados por Fangio & Cia., onde uma “simples” capotagem significava a morte (não existiam Sto. Antonio, nem cintos de segurança – ou seja, os pilotos eram arremessados para fora dos carros) com os carros pilotados por Hamilton, Vettel & Cia. Segundo, porque uma votação dessas, para ter um mínimo de imparcialidade, deveria ter como eleitores pessoas de quase 100 anos de idade, e que viram Fangio, Ascari, Farina, Clark, G. Hill, Stewart, Emerson, etc.etc. correrem e poder comparar os estilos. Em relação aos resultados, eu nem considero como “bizarros” o escolhido como o “melhor de todos os tempos”. Os fãs dos grandes pilotos sempre vão achar que o seu ídolo foi o melhor, sejam eles Fangio, Clark, Stewart, Lauda, Senna, Prost, Schumacher ou Vettel. Os resultados inexplicáveis ocorrem mais nas colocações subsequentes. Na última vez que vi uma lista dessas, por exemplo, não me lembro elaborada por quem, fiquei pensando, entre várias colocações inexplicáveis, qual o critério que foi utilizado para se colocar Gilles Villeneuve (67 GPS, 6 vitórias e um vice-campeonato), na frente de Jack Brabham (128 GPS, 14 vitórias e 3 títulos mundiais). Nada contra o Gilles, que foi também um dos meus ídolos, mas para mim foi uma colocação tão bizarra quanto essa do Christian Fittipaldi na frente do Hamilton.

Guilherme
Guilherme
8 anos atrás

Não acho muito justo. Tem muito piloto que andou bem com carro ruim, fez um escarcéu, “futuro campeão”, mas peidou na farofa quando pegou equipe boa.

Claudio Aun
Claudio Aun
8 anos atrás

Os dados são da DATAFOLHA !!!

George
George
8 anos atrás

Concordo! Tem alguma “variável” mal encaixada nisso.

Mickey
Mickey
8 anos atrás

É interessante que a fórmula da pesquisa, segundo o pesquisador, possa ser adaptada para avaliação da influência de uma empresa no desempenho do trabalhador.

Como ele mesmo admite, a questão de quem é o melhor piloto vai continuar, sem dúvida. Do top 50, só vi 21 em atividade, então meu poder de opinião fica um pouco restrito.

Imagino a reação dos pesquisadores quando apareceu o resultado x=Christian Fittipaldi.

É legal esse tipo de discussão. Gera interesse em pesquisar história e prestar mais atenção nas corridas e nos debates pós-corrida. Assim como no futebol, só não pode cair no fanatismo.

Até o próximo ranking.

Tiago
Tiago
8 anos atrás

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

Essa universidade cheirou cola.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Tiago
8 anos atrás

Também acho.

Luciano
Luciano
8 anos atrás

Ate porque, quando o cara é bom com um carro ruim, se destaca, vai para uma equipe boa e tem bons resultado..ranking muito sem noção….

MarcioD
MarcioD
8 anos atrás

Concordo com você que a ideia é até legal( fazer comparações entre pilotos, isolando-os dos carros e equipes), o que não está no texto é que tipo de cálculo ou método ele usou para chegar a estes resultados.
Se Lauda não entrou no top 100 certamente ele não levou em conta nº de títulos ( que é o item mais relevante) ou o peso relativo deles foi baixo nos cálculos. Isto é reforçado pela posição do Christian por exemplo.
De toda forma para mim os top5 são Fangio, Clark, Senna, Schumacher e Prost.
coincidindo com a lista dele em 80%, sendo que os quatro primeiros para mim são excepcionais. Considero Prost um excelente piloto, cerebral, mas não é um piloto rápido o suficiente para se equiparar aos quatro primeiros.
No confronto direto com Ayrton numa Mclaren em que já era bicampeão , estando lá há muito tempo e ainda em excelente fase, considero que perdeu, principalmente no quesito rapidez,Assim Não concordo de forma alguma com ele em 2º e Ayrton em 4º.
Fangio é o melhor de todos, pois conquistou 5 títulos (2º lugar) e dois vices em 7 temporadas completas,com 4 carros diferentes. Ele ainda é o Rei dos números relativos principais ( médias de títulos, de vitorias, de pontos e de poles).Clark, rapidíssimo, sempre foi top 5 indiscutível
Não concordo também com Alonso em 5º, por causa do confronto direto com o estreante Hamilton em 2007, sendo já bicampeão,no auge, mas coloco-o no Top 10.
Piquet, Stewart, estão no top 10 Ok. Schumacher para mim é claramente superior a estes três, deveria estar nos top 5 mas ok está nos top 10. Vettel está no top 10 Ok
Emerson em 9º foi uma surpresa para mim eu o colocaria nos top 15. Completaria o top 10 com Lauda ou Hamilton. De toda forma, desconsiderando a ordem, a lista dele é bem coerente nos Top 10 e concordo com ele em 90%.
Dai para frente está toda distorcida até o 20º com piadas como Christian, Damon Hill, Scheckter, Surer,e até um tal de Rosier( 38 largadas o vitorias 0 poles) de quem nunca ouvi falar. Dan Gurney foi o piloto mais temido por Clark , mas top 20?
A lista das equipes mais dominantes nos anos e ao longo do tempo é legal

Segafredo
Segafredo
Reply to  MarcioD
8 anos atrás

Vettel num top 10???………….só num ranking maluco desse mesmo, kkk.

ALEX DOS SANTOS
ALEX DOS SANTOS
8 anos atrás

Nem vou olhar, pelo que falasse já da pra ter ideia! kkkkk

perna quebrada
perna quebrada
8 anos atrás

Pelos critérios desse cara, o Ibis fica na frente do Barcelona entre os melhores do mundo.

andre
andre
Reply to  perna quebrada
8 anos atrás

Pode até ser, mas o Vasco é vice…

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  andre
8 anos atrás

Eu acho que Alonso é vascaíno.

Voltez de novo, Alonso?
Voltez de novo, Alonso?
8 anos atrás

Se já teve ranking onde o Lucas di Grassi ficou na frente de Vettel, Hamilton, Rosberg, Marquez e etc, eu não me surpreendo com mais nada.

Adriano Silva
Adriano Silva
8 anos atrás

Esse ranking é uma piada. Por mais “talentoso e esforçado ” que tenha sido um Christian, nunca ganhou nenhuma corrida na F1, nunca foi um top 5 constante, porém está anos luz a frente de um Lauda várias vezes campeão!
É um exercício de imaginação e tanto.

milton eller
milton eller
8 anos atrás

Deixar Nikki Lauda de fora no minimo é um grnade erro, para mim o maior de todos os tempos é JIM CLARK

Viúva Maluca
Viúva Maluca
8 anos atrás

Senna em quarto? Quem fez o ranking bebeu todas!

Celio ferreira
Celio ferreira
8 anos atrás

Meu comentário é a ultima frase do post.

Paulo
Paulo
8 anos atrás

Isso mostra que a frieza dos números e das estatísticas nem sempre dão certo. Números não possuem bom senso, rs.

Segafredo
Segafredo
8 anos atrás

……”A ideia até que é legal. Prioriza o talento de quem guia e contextualiza seus resultados, considerando que, por exemplo, é bem mais difícil chegar em quinto com a Haas do que vencer com a Mercedes.”……

Bingo!! é e sempre foi a minha idéia de piloto de verdade!!

Fontana o Poderoso
Fontana o Poderoso
Reply to  Segafredo
8 anos atrás

Vou lembrar também uma grande atuação do Marcus Ericsson com a Caterham em 2014, 11º lugar em Mônaco. Bastava um carrinho a mais quebrar, que o sueco levaria a maior carroça daquele ano pra zona de pontuação.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Fontana o Poderoso
8 anos atrás

tbm…..

Micromax
Micromax
Reply to  Fontana o Poderoso
8 anos atrás

E é tbm por isso que Vettel e Schumacher não estariam no top10, na minha opinião!!

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
8 anos atrás

Como exercício de estatística é interessante, mas o resultado saiu bem doido. Tem o Marc Surer entre os 20 primeiros, também…

WELINGTON C L JUNIOR
WELINGTON C L JUNIOR
8 anos atrás

O estudo completo jeito pelo Jornal de Estatisticas Quantitativa do esporte
http://www.grandprix247.com/wp-content/uploads/2016/04/F1Greatest-of-all-time-study.pdf

MarcioD
MarcioD
Reply to  WELINGTON C L JUNIOR
8 anos atrás

Valeu pela dica Welington! Fiz o download e quero ler isto com calma.Também há pesquisadores da Universidade de Bristol envolvidos.
Na minha visão há muitos aspectos qualitativos, avaliação de concorrentes,
confrontos diretos que deveriam ser levados em consideração além da avaliação estatística. Considero que um ranking dos primeiros só deveria levar em consideração quem foi campeão ou vice. Ai depois vem o resto.