O PÓS-SENNA

SÃO PAULO (já votei) – São 12 os nomes escolhidos pelo Grande Prêmio para nossa nova enquete: qual foi o melhor piloto brasileiro na era pós-Senna?

Tem gente da Stock, da Indy, do Japão, do DTM, do WEC, da Fórmula E e da Fórmula 1, claro.

Todos, em suas categorias, conquistaram muita coisa. Vitórias, poles, títulos.

Para votar, é lá. Para justificar o voto, aqui.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago Leal
8 anos atrás

Votei no Helio. Fiquei entre ele, Gil e Tony… apesar de não ter ganho título, é quem mais tem glórias (e acho que reconhecimento) no automobilismo norte-americano.

Alfredo Ramos
Alfredo Ramos
8 anos atrás

O pós-Senna teve dois pilotos com um destaque razoável. São eles, Barrichello e Massa.
Os momentos de destaque foram poucos. A primeira vitória de cada um deles, a disputa do título em 2008 e uma ou outra disputa nas pistas, como a de Barrichello com Schumacher na Hungria.
Muito pouco para uma torcida que vibrou com 8 títulos de 3 campeões.

Gustavo
Gustavo
8 anos atrás

Estão falando de DI Grassi, no proprio Paddock GP falaram dele em terceiro, claro, é um grande piloto, o melhor da atualidade, mas a pergunta é quem foi o melhor pós Senna….e nisso tem tempo….
Pra mim: Barrichello…depois Massa e depois Kanaan, mas entre esses dois últimos há muita proximidade

Paulo Pinto
Paulo Pinto
8 anos atrás

Voto em Felipe Massa, porque foi o único piloto pós-Senna, que disputou um campeonato até o último momento na categoria máxima sem esmorecer.

Jose Brabham
Jose Brabham
8 anos atrás

Castroneves. Ganhou TRÊS vezes a Indy 500, e até “Dancing with the Stars”, rsrsrsrsrs

cedujor
cedujor
8 anos atrás

Barrichello.

cedujor
cedujor
Reply to  cedujor
8 anos atrás

Justificativa: Foi vice campeão e teve longa carreira na F1.

Gideon Rosa
Gideon Rosa
8 anos atrás

Eu votei no Rubens, porque ele ficou muito tempo na F1, como um piloto profissional, não um pagante. Tem uma carreira muito respeitavel e ainda teve a coragem de disputar o Mundial de Kart Rotax aos 43 anos e ficar em 4º lugar no ano passado.

Meio Off: Uma entrevista do N. Piquet sobre esse tema de melhor piloto.
https://www.youtube.com/watch?v=XHcDshncw10
Flavio Gomes, você foi corajoso de fazer uma pergunta dequelas para o Piquet, sabendo do tipo de resposta que ele dava de vez em quando e a resposta dele foi surpreendentemente sóbria e acertada. Parabéns

Jota
Jota
8 anos atrás

Gil de Ferran, mas acho que o Pipo Derani deveria estar na lista.

Alexandre Quintão
Alexandre Quintão
8 anos atrás

Nelsinho Piquet é, sem sombra de dúvidas, o melhor piloto brasileiro dos últimos 20 anos. Versátil, talentoso e com incrível capacidade de adaptação às mais diversas categorias. Tendo, inclusive, vencido em duas das 3 principais divisões da Nascar. A sua estréia na FE, na temporada 2014/2015, quando assinou com a equipe China ((que havia sido preterida por todos os demais pilotos do grid), às vésperas da primeira etapa e a conquista do título dissiparam todas as dúvidas que ainda poderiam restar sobre a capacidade deste piloto fantástico, a despeito de todas as conquistas anteriores.

Ritter
Ritter
8 anos atrás

Felipe Massa pelo quase champ de 2008, por não se curvar perante as adversidades mesmo sabendo de seus limites e principalmente pelo exemplo de fair play e caráter dentro e fora das pistas.

Pdr Rms
Pdr Rms
8 anos atrás

“Melhor” é um pouco abrangente pois dá espaço a distintas interpretações. O melhor no sentido “mais bem sucedido” diria que foi um empate entre Massa e Barrichello. O melhor no sentido “mais talentoso” diria que foi o Gil de Ferran.

Na enquete primei pela segunda definição e votei no Gil de Ferran.

Fabio
Fabio
8 anos atrás

Gil de Ferran, sem sombra de dúvidas.Rápido, regular, campeão. E depois dele, o Cristiano da Matta.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
8 anos atrás

Acho o Barrichello e o Massa melhores pilotos que os outros. Não dá pra comparar a categoria máxima do automobilismo mundial com as outras. Se manter tanto tempo na Formula 1 como fez o Barrichello não é pra qualquer um. Desenvolver o carro, ajudar a equipe, ser forte e consistente e ganhar várias corridas na super competitiva formula 1 exige muita força mental. Não dá pra comparar loucura que é ficar rodando em círculo a corrida toda e esperar uma bandeira amarela pra entrar nos boxes mais rápido e quem sabe ganhar a corrida como fazem na Indy. Entre os dois, fico com o Massa, quando teve um carro rápido e consistente chegou mais perto do título. Se não fosse as lambanças da Ferrari o título de 2008 seria dele, mesmo com uma fortíssima Mc Laren na disputa.

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  Clayton Araujo
8 anos atrás

Sua visão sobre a Indy é muito, muito equivocada. Vê se qualquer zé roela é campeão lá… Barrichello foi e tomou pau.

Wilian Esteves
8 anos atrás

Eu votaria no Cacá Bueno, mas não vi ele andando de outra coisa que não fossem as bolhas da stock. Por isso, votei no Nelsinho Piquet, que se mostrou versátil, andando bem em tudo que experimentou.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Wilian Esteves
8 anos atrás

Tão versátil, que só se soube que o acidente em Cingapura foi uma farsa, porque o pai denunciou.

Jacob Lindener
Jacob Lindener
8 anos atrás

Pelo bi na CART e uma 500 milhas de Indianápolis (fora as categorias de base no Brasil e na Europa) o voto vai para Gil de Ferran.
Massa e Barrichelo também foram vitoriosos nas categorias de base, mas não considero vitórias na F-1 mais importantes que títulos nos EUA.

Guilherme Magalhães
Guilherme Magalhães
8 anos atrás

Gil, *Helio e Tony!
Campeão e Indianápolis!
*três anéis no mítico oval de indiana-US

Paulo F.
Paulo F.
8 anos atrás

Gil pela regularidade. Massa? Devia cobrar da Ferrari o campeonato mundial que esta deve para ele devido aos erros de um desleixado!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo F.
8 anos atrás

Sinto muito. A Ferrari não paga títulos e as demais equipes, idem.

Daniel T.
Daniel T.
8 anos atrás

Quem ganhou campeonato Internacional, Tony, Gil e Piquet, os dois da f! foram bem, mas não ganharam título…

Mustavo Gaia
Mustavo Gaia
8 anos atrás

(semi offtopic): Tem dia em que acordo e penso que o piloto mais importante para o automobilismo brasileiro foi o Emerson Fittipaldi.
Se foi o melhor de todos, podem discutir. Mas estória a ser contada é como ele, por duas vezes, inventa o Brasil no automobilismo internacional.
O que o sujeito fez, mesmo se desconsideradas as vitórias, abrindo as portas da Indy para os outros brasileiros, às vezes parece valer mais do que os seis títulos de Piquet e Senna.
Se quiserem comparar veja-se o que veio depois dos seis títulos na F1 e o que veio depois de Fittipaldi.

Rodrigo Pacheco
Rodrigo Pacheco
8 anos atrás

Votei no Massa.

E tenho uma duvida. Vc sabe da onde vem a palavra “Tupiniquim”?

Abraços Flavio

Pablo
Pablo
8 anos atrás

Apesar de Barrichello e Massa terem sido vice campeões da F1, eu votei em Gil de Ferran pelo Bi campeonato conquistado na Indy

Victor
Victor
8 anos atrás

Fiquei entre o Rubinho e o Felipe Massa. A escolha é dura porque nenhum dos dois tem muito o que mostrar – ambos venceram mais ou menos a mesma coisa, e eu não estou com paciência pra procurar no Google agora quem venceu mais na F1, mas creio ter sido o Felipe. Não é tão importante assim, ambos tiveram bons momentos na Ferrari.

Fui de Massa por conta da temporada de 2008. Rubinho andou muito bem em 2009 com um carro muito superior ao da concorrência, mas não chegou exatamente a fazer sombra no Button. Já Felipe chegou a ser campeão por alguns segundos, fez uma baita temporada em 2008 e foi o único brasileiro que realmente teve chances de ser campeão no pós-Senna. E também porque Rubinho tinha/tem um prazer tão grande em cair no ridículo, que sinceramente me irrita. Isso não faz dele um piloto pior, mas, enfim, o voto é meu.

Como nota de rodapé, estava ainda pouco lendo o acervo da 4R, edições dos anos 1980 falando de Piquet, da primeira vitória de Senna… Quão baixo astral é ter que decidir entre tanta gente mais ou menos, depois de ter tido dois tricampeões tão bons. Sinto um pouco de pena da galera que nasceu depois de 1990 e gosta de F1, e não teve o prazer de viver isso que foi tão fantástico.

fernando delucena
fernando delucena
8 anos atrás

Votei em Gil. Porque ganhou dois campeonatos nos Estados Unidos, sempre vencendo e competitivo. Acho que tem os resultados mais significativos no automobilismo internacional.

Alexandre Neves
Alexandre Neves
8 anos atrás

Já votei: Gil de Ferran. Bi na Indy e vencedor das 500 de Indianapolis. Competiu com pilotos como Montoya, Franchitti, Dixon, e os brasucas Tony e Helinho. Merecia mais destaque, mas aqui no Brasil só se olha para a F1.

Celio ferreira
Celio ferreira
8 anos atrás

Barrica sem duvida é o melhor pós Senna, pois só não foi campeão na Ferrari
pois dividiu a equipe com um tal de Shumi , Muitas vêzes achincalhado , mas
carregou a cruz com classe após a morte de Senna

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  Celio ferreira
8 anos atrás

Eu concordo que Barrichello foi o melhor tupiniquim na F1 pós-Senna embora ache o Gil melhor no todo e sendo assim o melhor brazuca. Só que não concordo com seu argumento que justifica seu voto: Barrichello foi parar na Ferrari não porque fosse o segundo melhor do grid, mas porque seria um bom escudeiro — e foi. E o fato de estar no carro mais rápido e chegar em segundo não faz você o segundo melhor piloto. Em nenhum momento na F1 o Barrichello foi top-3. Sempre teve o Schumacher, o Hakkinen, o Raikkonen, o Button, o Alonso e até o Coulthard, que era mais constante, como pilotos melhores. Sem contar pilotos inferiores, mas que fizeram temporadas melhores, mais regulares, coisa que o Rubito nunca foi.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
Reply to  Celio ferreira
8 anos atrás

Por isso toma de 7×1 sempre…so tem olhos na obtusa f-1….hahahh….

Eduardo Cordeiro
Eduardo Cordeiro
8 anos atrás

F1: Pela regularidade, Barrichello. Por ter chegado mais próximo do título da máxima do automobilismo, Massa (meu voto).
Indy: Castroneves e Da Matta tem seus méritos.

eduardo costa
eduardo costa
8 anos atrás

Do pós-Senna RB,
do Pré-Senna esse cara aí do vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=mUe3885HuOM

eduardo costa
eduardo costa
8 anos atrás

Do pós-Senna RB,
do Pré-Senna esse cara aí do vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=mUe3885HuOM

Allan Cunha Luz
Allan Cunha Luz
8 anos atrás

Gil de Ferran, disparado!!! Bi Campeão da Indy, Vencedor das 500 milhas de Indianápolis, um dos pilotos mais técnicos e sangue frio que já ví correr, erros quase zero, perfeccionista, rápido e discreto.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
8 anos atrás

Em que pese o sucesso de todos os outros em todas as outras categorias mencionadas, o objetivo de -salvo engano – todos, seria a F 1.

Tenho convicção de que Lucas Di Grassi seria um excelente piloto, caso tivesse mais sorte na categoria máxima.

Votei no Felipe Massa.

Carreira parecidíssima, em termos de resultado, com a de Rubens Barrichello.

Porém, opto pelo atual piloto da Williams pelo fato de ter chegado mais perto do título mundial.