SÓ CHI FOR AGORA (3)

hSÃO PAULO(adieu) – A fase está difícil. Rosberg vai ganhar de novo. Hamilton vai ficar irritado.

O alemão chegou à sua 24ª pole na carreira por WO. Comandante Amilton nem saiu dos boxes no Q3 em Sóchi. O que aconteceu, ainda não se sabe. Possivelmente algo no motor. Lewis disse que, como na China, sentiu uma perda de potência no Q2. Impotência no Q2. Não é fácil a vida.

Assim, ficou muito fácil para Nico-Nico no Fubá, já que os mercêdicos, desde ontem, têm enfiado com constância 1s em seus adversários mais fortes — a Ferrari, no caso. Hoje, 0s7 sobre Vettel sem nenhum esforço. Tião Italiano foi o segundo colocado, mas larga em sétimo, porque trocou câmbio ontem e perdeu cinco posições. Em segundo, de verdade, larga Sapattos, que ficou 1s1 atrás de Rosberguinho.

Vai ser uma vitória muito fácil, ainda mais numa prova sem estripulias estratégicas — é uma parada, e olhe lá.

Hamilton, largando sabe-se lá onde — por enquanto, décimo; se trocarem motor, MGH, FTP, CRB, TSE, essas coisas, parte de Leningrado –, vai ter trabalho para passar todo mundo. E, quando conseguir, o companheiro já estará no pódio bebendo vodca.

E será a quarta no ano, sétima seguida, o que reforça ainda mais a sensação de que Rosberguinho será campeão nesta temporada. Quatro logo de cara, com o parceiro sofrendo todo tipo de infortúnio, é para não perder mais. Só se for muito burro, ou azarado.

Ah, mas estão sacaneando o Hamilton. Muita gente vai dizer isso, e o próprio, mesmo sabendo que não é verdade, vai alimentar a polêmica. Ainda que só com insinuações, claro. Só não sei se isso é muito produtivo. Basta lembrar de Barrichello e suas lamúrias nos tempos de Ferrari. Criou-se um ambiente ruim, uma antipatia de todos, internamente. Mecânicos e técnicos não gostam de ser acusados de fazer corpo-mole. Porque não fazem, mesmo.

Portanto, que Hamilton se comporte nas declarações para não ferir suscetibilidades.

Isso tudo à parte, vamos ao treino que definiu o grid russo.

O Q1 está ficando bastante previsível, já que Renault, Manor e Sauber se firmaram como as mais lentas do lote em 2016. E, previsivelmente, a degola mandou mais cedo para o chuveiro Magnólia Arrependida, Palmêra, Felipe II, Wê Lá Hein?, Haryanta e Sonyericsson. Tudo normal.

Também normal o Q2, despachando Sainz Idade, Bonitton, Hulk, El Fodón del Costelón, Grojã e Gutierros, com a Haas colocando os pés no chão e caindo na real, ainda que, como disse ontem, tudo seja perdoável quando se trata de um time estreante.

ChSt2UPWIAEkk9P (1)

E no Q3, quando se viu a turma da Mercedes desmontando o carro de Hamilton, dando um polimento e passando pneu pretinho, ficou claro que Rosberg não teria adversário. Fez a pole com o pé nas costas. Como já dito, Vettel foi o segundo, mas será sétimo. Assim, o top 10 ficou com Nico, Bottas, Raikkonen, Massa, Ricciardo, Pérez, Vettel, Kvyat, Verstappen e Hamilton — enquanto não se souber o que terá de ser trocado em seu carro, é sempre bom reforçar.

Num ano de corridas muito boas até agora, temo que o GP da Rússia não seja grande coisa, ainda que Vettel e Hamilton tendam a dar algum espetáculo. É que corrida de apenas um pit stop oferece pouca margem para surpresas. Mas é apenas uma sensação, que pode ser desfeita amanhã com uma largada caótica, por exemplo. Ou um safety-car. Nunca se sabe.

Agora vamos esperar pelo pranto de Hamilton. Por enquanto, ele só disse que é britânico, e não desiste nunca.

hamiltondevastado

Comentários

  • Curioso que analisando a tabela de tempos percebe-se que os tempos de Lewis no Q1 e no Q2 lhe dariam a segunda posicao no grid, mesmo comparando com os tempos das outras equipes no Q3.

  • Acredito que os mesmos problemas que Lewis vem tendo em seu carro, Nico também haverá de ter já que seus carros são iguais. Ta certo que Lewis vem tendo problemas e Nico vem se aproveitando muito disso nessas etapas, porém é só o começo dessa que será a mais longa temporada se não me engano. Não falo como torcedor mas sim um admirador das façanhas, Lewis já provou mais de uma vez que é bem mais piloto que Nico na temporada passada, com os carros iguais e boas condições. Se derem o carro nas condições ideais para Lewis acredito que ele poça superar Nico.

    • Também acho isso. Considero isso o famoso “não temos o primeiro piloto, mas decidimos quem será campeão”. Acredito que o Lewis jamais aceitaria uma ordem direta para deixar o Rosberg ser campeão, então, para resolver a situação, a equipe controla a confiabilidade de cada equipamento. Assim que o Rosberg tiver uma folga razoável, o problemas no carro do Lewis serão sanados.

  • FG: Com a prova deste domingo, já nas mãos do Pinico Rosqueti. o campeonato de 2016 chega ao seu final.. Tutti germânico…. esse ano vai ser Fodis esperar a temporada de 2017 começar………..

  • O campeonato está apenas começando e as teorias da conspiração já estão pegando força. Se Rosberguinho conseguir manter uma vantagem sobre Lewis até o meio do campeonato, aí talvez eu acredite que existe algo no ar.

  • Flávio, mudando um pouco de assunto, o que acha de um post seu com algumas alternativas/apostas em relação aos pilotos e equipes para a temporada 2017? E depois comparar o post no meio da temporada e ao final também:

    1) Raikkonen se aposenta e abre as portas para Bottas na Ferrari?
    2) Kyviat é demitido para dar lugar ao Verstappen na Red Bull?
    3) Nasr na Williams ou Renault?
    4) Button também se aposenta e Magnussen retorna à McLaren? Ou Vandoorne é efetivado?
    5) Hulkenberg vai para o lugar do Bottas na Williams ou irão promover Alex Lynn?
    6) Alonso de volta à Renault?
    7) Massa na Williams, Renault ou McLaren (se Alonso for para Renault)?
    8) Gasly entraria no lugar do Max na Toro Rosso?
    9) A Sauber deverá ser Alfa Romeo? Quem entraria numa eventual saída de Nasr e Ericson?
    10) Quem entraria numa eventual saída de Hulkenberg e Perez da Force India?
    11) Nem falo de Haryanto pois será qualquer um que colocar mais dinheiro.

    Após o post, faça uma enquete ou bolão com prêmio no GrandePremium. O meu palpite seria:

    Mercedes: Hamilton e Rosberg
    Ferrari: Vettel e Bottas
    Williams: Massa e Nasr
    Red Bull: Ricciardo e Verstappen
    Toro Rosso: Sainz e Pierre Gasly
    Force Índia: Perez e Hulkenberg
    McLaren: Alonso e Vandoorne
    Haas: Grosjean e Gutiérrez
    Renault: Palmer e Magnussen
    Alfa Romeo: Alex Lynn e Esteban Ocon
    Manor: Wehrlein e Haryanto

  • Sei lá,
    Vão me chamar de louco, mas acho que amanhã Raikkonen pode ganhar. Hoje tomou um temporal do Vettel, mas ultimamente ele tá guiando bem.
    Claro, se o Rosberg quebrar…
    Aposto que Lewis chega no pódio.

    Então vamos lá..
    1 – Raikkonen
    2 – Hamilton
    3 – Vettel

  • Muitos podem alegar que o azar de Hamilton é o que fez Nico ser lider, mas temos que entender que Nico vem aproveitando suas chances e não dando espaço para ninguém também. Caso Nico vença na Russia, ficará a 1 vitória de igualar Nigel Mansell no início de temporada. Não é para qualquer um. E algo me diz que ocorrerá um acidente na largada entre Hamilton e Sergio Perez.

    De qualquer forma, os fatos recentes não tiram o brilho dos feitos de Hamilton.

  • Eu acho que a Mercedes já decidiu pelo campeão deste ano e que Hamilton vai receber uma quantia que ele nunca viu, além de prorrogação de contrato voltando à condição de primeiro piloto da equipe, com os dois concordados com tudo isso.

  • Apesar da imprensa brasileira manipular informações sempre escondendo a verdade
    Vamos aos verdadeiros fatos:
    Hamilton na China misteriosamente no treino oficial tem problema no M-guk não dá uma volta sequer a equipe ao invés de trocar a referida peça decide trocar o motor
    A equipe então resolve levar o 1- motor antigo “reparado” pra Rússia para ser usado como peça de reposição (muito estranho será que já sabiam que o 2- motor novo daria o mesmo problema) Enfim no Q3 o 2- motor novo de apenas uma corrida (China )tem o mesmo problema do 1- perda de potência
    A equipe que na pré temporada deu milhares de voltas focando exclusivamente na confiabilidade não tem como justificar 2 problemas idênticos em 2 motores um de 2 corridas Austrália e Bahrein e outro de apenas uma corrida China
    Então é isso Pessoal
    A verdade demora mais aparece
    Um abraço…

  • Em 2014 Hamilton ficou insinuando que sua equipe estava beneficiando Rosberg, pq seu carro teve uns dois problemas seguidos e o do Rosberg não. Aí Hamilton e suas fãzetes brasileiras começaram a criar uma teoria da conspiração onde a Mercedes alemã queria sabotar o negro Hamilton, por ser racista, mesmo lhe pagando um salário muito maior que o do Rosberg. Nas corridas seguintes o Rosberg também quebrou, e Hamilton foi campeão, e tudo ficou bem. Se o Hamilton, sendo tricampeão do mundo e maior salário da f1, com contrato vigente até 2018, vir com essa balela que está sendo preterido pelo segundo piloto Rosberg, com salário muito menor e emprego ameaçado para 2017, eu desisto. Isso é ser moleque demais pro meu gosto.

  • Hamilton, não adianta meu filho. Só no braço tu não consegue mais…. Demorou para chamar pai Roberio de Ogum e Luxemburgo!!! Eles vão tirar esse sapo morto do seu carro.

  • Ver um companheiro com o mesmo carro levando 0.5s de diferença como no caso do Raikkonem e do Massa é vergonhoso principalmente pq não existe mais estrategia de combustivel com o fim do reabastecimento. Alonso é outro que ta correndo com o nome apenas…… levando “Toco” de um piloto meia-boca feito o Button

  • A grande verdade é que trocaram os carros entre Hamilton e Rosberg e entre Ve44el e Raikkonen para este ano.

    Os pilotos N1 com os carros N2 para dar mais graça às corridas.

    Que terá mais graça ainda se Bottas tomar a liderança na largada e se o Sem Pontonso não capotar desta vez.

    • O Vicellez, ao ler teu comentário, vai dizer que a “McLata” deu o carro do Capotonso para o piloto sobressalente Step Nãodorme, quando o mesmo substituiu o espanhol.

      • fala meu querido Paulo Pinto….

        karalho heim mermao…outra MARMELADA PRATEADA…hahahahahahaharsss ate quando o Tri Campeao… Lewis…vai aguentar esta Piranhagem Prateada Pro Rosberg ???????? valeu.

      • Alonso é foda. Conviva com isso! Vettel é fraco, na 4a corrida já tem trimilique de chilique por causa de um toque do russo, aliás, Kvyat 2 X Vettel 0.
        Imagina se fosse um toque nas últimas etapas e lutando pelo campeonato, como foi o toque do Grojean no Alonso, em Spa?
        Meu, Vettel foi fazer Mimimi nos boxes da Redbull!!! Cara mais mimado e chiliquento!!
        Vettel está claramente sob pressão, não traz resultados e não vale o quanto recebe. Mais um mercado importante que a Ferrari faz feio, amanhã não venderão Ferraris na Rússia, e sim AMG’s, início de temporada horrível, com o segundo melhor carro, Ricciardo está dividindo os vermelhos, hahaha!
        *Brake test do alemão na frente do russo, não alemão!! Levou foram duas latadas na bunda!!!
        #KvyatMito!
        #FaltaPilotoNaFerrari!
        #AlonsoP6!
        #ChupaChupez!

      • Francisco M… (KKKK!),

        O Vettel, ganhando ou perdendo, tem o chamado “sangue latino”; canta até “parabéns pra você” em italiano quando faz pole (vide também a comemoração no GP da Espanha 2011; os gritos pela vitória no GP da Malásia 2015 e etc.)… Logo, você precisará de outros argumentos para fortalecer o que considera “mimimi”. Boa sorte!

      • Francisco M… (KKKK!),

        Após o strike do Kvyat, tudo ficou mais fácil para o Capotonso… Veja bem, até o Magnussen, de RENAULT, conseguiu um digníssimo 7º lugar, ganhando MAIS posições do que o piloto aposentado.

      • Mérito do Magnussen, deve ser muito frustrante ficar desmerecendo quem fez um melhor trabalho que o alemão-fake-jr. Mais legal disso tudo é o Kimi bem à frente do alemão e o Massa a apenas 1 ponto. Deve ser sorte…, o chororô é livre vettelete, kkkk!

      • E o “Sextonso”, quando vai sair do limbo? Você acha, Vicellez, que uns pontinhos aqui e ali, vai adiantar alguma coisa na carreira de “prestígio” do espanhol?

      • Eu não entendo o Sr. K. Ele fica achando graça de um piloto com dois pódios, enquanto o piloto de sua preferência tem apenas 8 pontos, quando o líder já tem 100 pontos!

      • Eu queria ver a cara do Vicellez nas duas últimas corridas de 2010 e 2012, quando Alonso perdeu estes dois campeonatos para Vettel, por uma merreca de pontos!

        Hahahahahahaha!

  • Pranto do Hamilton?

    Se Lewis ganhar esse campeonato, Rosbife pode procurar outra categoria pra correr.
    Porque Hamilton já tirou 25 pontos e abriu 3 (Austrália, Malásia, Barein, China, Espanha) em 2014;
    Depois tirou (outra vez) 29 pontos após GP da Austria e rumou pro título de 2014.
    Amanha a diferença provavelmente vai passar dos 50 pontos, pois dificilmente Lewis chega no pódio numa corrida limpa.
    Acho que chega em 5•.

    Duas poles com Lewis disputando Q3: Rosbife largou em segundo.
    Duas poles sem Lewis disputando Q3: WO. Rosbife na pole (obrigação né?).

    Repito: Se LH 44 chegar ao fim do ano campeão, Nico Rosberg pode pedir penico.

    Aguardemos