SOBRE ONTEM DE MANHÃ

SÃO PAULO (coices gratuitos) – Vale uma breve observação antes do rescaldo do GP da Espanha. Meu post pós-corrida de ontem foi para a home do UOL. Isso atrai uma fauna inacreditável. Gente que se não concorda e/ou gosta de uma opinião emitida por quem quer que seja, se acha no direito de, nos comentários, sair xingando todo mundo.

[bannergoogle]Eu, normalmente, apago muita coisa. Vocês nem têm ideia de quantos comentários e/ou usuários vão para a caixa de spam.

Mas, às vezes, respondo. Com alguma virulência.

Por conta disso, gostaria de pedir desculpas. Desculpas por ser tão educadinho nas respostas. Porque, na realidade, essa gente — que não conheço, não quero conhecer e prefiro que fique longe daqui — merece uma surra de vara de marmelo, em primeiro lugar. Depois, que voltem para a escola para aprender a escrever. Por fim, que tenham uma morte dolorosa. Todos.

Agora, vamos ao que interessa.

A batida entre Hamilton e Rosberg, mais do que a vitória de Verstappinho, concentrou as discussões de botequim sobre a prova de ontem. Mantenho minha opinião. Lewis foi inábil, burro etc.

“Ah, mas o Rosberg entrou em modo de economia, a luz acendeu, ele viu a chance!”, gritarão. OK. Na hora eu não reparei. Depois, assistindo ao vídeo abaixo, isso ficou claro.

A análise é de Anthony Davidson, que sabe das coisas. A telemetria mostrou que Rosberguinho, naquele momento, estava 17 km/h mais lento que Hamilton. O problema é que o motor entrou em “modo de economia”, por algum set up errado que ele fez no grid. Rapidamente o alemão tratou de resolver a parada mudando o acerto num botão e apertando o “botão de ultrapassagem” que recupera energia e dá um gás extra na potência — aquilo que antes era feito com o KERS e, hoje, é feito com os motores elétricos auxiliares.

Nisso, a luz acendeu. Hamilton sabia do que se tratava e que o rival perderia potência. Então, julgou que dava para mergulhar e passar. Só que Nico solucionou o problema e, ao mesmo tempo, mudou a trajetória para evitar a ultrapassagem. Lewis tinha uma opção muito clara: tirar o pé para não bater. Ou, sem tirar o pé, ir para a grama. Foi o que fez, e o desastre foi total. Os dois na brita, tchau.

“Ah, mas por que você chama Hamilton de burro se admite que Rosberg estava no modo errado e perdeu potência?”, perguntarão. Porque mesmo perdendo potência, Nico não estava parado. Estava mais lento. Mas na frente. Com direito de proteger sua posição. Foi o que fez. Nessas horas, quem está atrás que recolha. Se não o fizer, ou bate no adversário, ou perde o controle do carro.

E fazer isso na primeira volta, sinceramente… Acho que foi burrice. Lewis não se conformou de ter sido ultrapassado na largada. Tentou recuperar o que perdeu imediatamente. A isso se chama afobação. Desnecessária. “Ah, mas a FIA disse que foi um incidente de corrida!”, berrarão ainda. Sim, nunca disse que não foi. Foi, claro. Sempre que ocorre um incidente de corrida, ele é causado por alguma coisa, ou alguém. O que não quer dizer que o cara deve ir para a cruz ou ser expulso da categoria. Nunca disse isso. Apenas acho que ele causou o acidente e foi burro. Acontece. Quem não pode ser culpado de levar uma traulitada pela traseira é Rosberg, que estava na frente cuidando de não ser ultrapassado.

Aparentemente, os dois pilotos compreenderam o que aconteceu e não se culparam mutuamente. Hamilton até elogiou a fase de Rosberg. O líder do Mundial, por sua vez, também evitou soltar seus cães sobre o parceiro. Admitiu que estava na configuração errada do motor, mas disse que solucionou o problema imediatamente e ficou “surpreso” que Hamilton ainda assim tentou passar pela direita.

Resumindo, Rosberg sabe que perdeu potência. E Hamilton sabe que sua tentativa envolvia um risco grande. Talvez Nico fizesse o mesmo se estivesse atrás. Talvez Lewis fizesse o mesmo se estivesse à frente. Nesse caso, o burro seria Rosberguinho. Ponto final. Se alguém quiser mais análise, o Renan do Couto fez a sua no GRANDE PREMIUM.

Agora, aos pitaquinhos…

– A Mercedes encerrou uma sequência de 62 corridas nos pontos. A última zerada foi o GP dos EUA de 2012 — falei ontem, Rosberg foi 13º e Schumacher, 16º. O recorde de provas seguidas nos pontos pertence à Ferrari: 81 entre os GPs da Alemanha de 2010 e de Cingapura de 2014.

– O time prateado quase iguala o recorde de 11 vitórias seguidas de uma equipe, a McLaren em 1988. Foram dez.

– Depois de 30 GPs seguidos com hino da Alemanha no pódio, ontem não teve. De Monza/2014 a Rússia/2016, só Rosberg, Vettel e Hamilton ganharam corridas. Como a Mercedes é alemã, nas vitórias de Lewis o hino tocou também. Ontem a dobradinha foi Holanda-Áustria.

– Coisa engraçada: os últimos dez GPs da Espanha tiveram dez vencedores diferentes.

– Alonso foi o primeiro a abraçar Verstappen no Parque Fechado. Legal, isso.

– Vettel anda chorando demais. Ficou meio ridícula sua reclamação pelo rádio contra a tentativa de Ricciardo ultrapassá-lo no fim da corrida. O australiano tirou uma dele no Twitter.

– Prêmio de consolação para o desolado Kvyat: ele fez a melhor volta da corrida. Foi a primeira no cartel da Toro Rosso. O soviético disse que, se estivesse ainda na Red Bull, também poderia ganhar a prova em Barcelona. Pode até ser. Mas o destino, às vezes, é cruel.

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Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
7 anos atrás

Flavio, voltei lá e reli os comentários. É cada alienígena que aparece que é de dar dó!

Só um comentário maldoso: imagina como seriam os comentários se tivesse uma frase sequer naquele “post” mostrando suas posições políticas?
Melhor nem pensar.

Abraço,

Tiago Guerra
Tiago Guerra
7 anos atrás

Prezado Flávio, aí vai os meus pitaquinhos…

– O Massa fez uma corrida ok, com muita luta. Continua na frente do Bottas, mas tem Mônaco pela frente onde as Williams não andam muito bem e já faz tempo.
– Grosjean não foi bem na corrida, até abandonar. O Gutierrez fez uma corrida que merecia ao menos um pontinho.
– O Kviat vai ficar chorando a temporada inteira. Toda vez que o Verstapen conseguir um bom resultado terá um repórter pentelho para perguntá-lo: “o que achou”. Vai ser foda este menino se recuperar.
– Fiquei também impressionado com a frieza do Verstapen no rádio. Comedido, respeitoso, mas vibrante. Nada de choro, piruetas e sambinhas…
– Um outro cara que merece uma menção é o Ericsson. Terminou na frente do companheiro, da Renault e da Manor. Bom, não é grande coisa….
– Que estratégia estúpida a da Renault. Colocar os duros no final…

Abs

Tiago

EduardoRS
EduardoRS
7 anos atrás

Na hora, ao vivo, achei que o Hamilton era culpado. Mas depois dessa história, acho que fica 50/50. Cagada do Rosberguinho também ao colocar o motor em modo de baixa potência, e atirar o carro para cima do Hamilton mesmo com uma grande diferença de velocidade; cagada do Hamilton ao achar que dava para passar pela grama em um ponto de frenagem.

Mas não acho que o Hamilton foi afobado. Talvez até tenha sido um pouco, mas Barcelona é uma das piores pistas do campeonato para ultrapassar, e ele sabia que se não aproveitasse aquela chance, depois ficaria difícil voltar para a liderança. Arriscou, e se deu mal. Acontece.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  EduardoRS
7 anos atrás

Com todo o respeito, esta análise está completamente errada. Na hora, instintivamente, deu para ver que não era culpa do Hamilton. E depois, vendo o vídeo quadro a quadro e analisando junto com o regulamento fica cristalino que o Hamilton tinha toda razão e que o Rosberg foi o causador do acidente.. Observe que não estou dizendo que ele quis causar acidente algum, nem que tivesse, naquelas circunstâncias (consertando set up e defendendo posição) como avaliar corretamente a intensidade da “fechada de porta”. Quando o Rosberg começou a fechar a porta o aerofólio do carro do Hamilton (que o regulamento chama de porção) já estava lado a lado com a roda direita traseira do carro do alemão e neste caso cabia a ele deixar o espaço suficiente para um carro. Mas ele não deixou e por isso o que sobrou para o Hamilton foi bater ou ir para a grama. Não culpo o Rosberg também não. Corridas não acontecem em câmera lenta, um milésimo de segundo é o suficiente para virar uma corrida de pernas para o ar. A análise está errada e o post está errado também.
Abs.

Andre
Andre
7 anos atrás

Hamilton deu azar: se tivesse escolhido o lado esquerdo teria passado fácil. Rosberg estava tão à direita que nem teria como fazer uma boa tomada da 4.

Roger
Roger
7 anos atrás

Sobre o acidente, acho que já está mais que comentado e esclarecido, coisa de corrida e de pilotos que arriscam e querem vencer. Maior parcela para Rosberg, que perdeu potência, se atrapalhou e ao ver que seria ultrapassado, se jogou na frente. Verstappen sensacional, ansioso pelas próximas corridas. Mas hilário, foi Kvyat falar que teria feito o mesmo que Verstappen, ótimo treino classificatório, largada, corrida inteira sem errar e vitória. Acho que o apelido mais correto a partir de hoje é Kviagem!

Edison
Edison
7 anos atrás

Perfeita a análise do Anthony Davidson. Assistindo a corrida pela tv era impossível perceber esse detalhe. E o Nico apertando os botões naquela pressão? Post esclarecedor!

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
7 anos atrás

Excelente o comentário, agora entendi o ocorrido na batida Lewis X Keke. Valeu.

Valmir lopes
Valmir lopes
7 anos atrás

Concordo. E acrescento que ele não estava além do limite da pista, e quando veio pro lado defender a posição o inglês não estava já do lado dele. Se o negao tava mais rápido que fosse prs esquerda, pois o galego não poderia mais voltar.

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Entre Suicidas e Azarados o Vovô Raikkonen está em Segundo no Campeonato por enquanto, e mesmo assim quem diria? O Rosberg e o Hamilton deveriam disputar uma corrida na Nanica Manor como Punição, mas infelizmente isso nunca aconteceria nem com os Dois tendo um Pesadelo, afinal foram Perdoados pela Mercedes que não pode ficar sem os Dois nem por Quinze Dias. O Vettel tem que reclamar menos e disputar mais, senão de acordo com o seu pensamento, o piloto adversário tem que pedir permissão para atacar e ultrapassar ele, mas isso está completamente fora de cogitação!

Pdr Rms
Pdr Rms
7 anos atrás

E o Nasr tomou pau do Ericsson de novo ontem. Depois não adianta reclamar do carro. Alias a propria transmissão da Globo ja começa a sinalizar isso também (mesmo que de forma sutil, afinal não se pode criticar piloto brasileiro).

TJ
TJ
7 anos atrás

Neste episódio Hamilton x Rosberg, quem jogaria o boné em quem?

felipe
felipe
7 anos atrás

Oba!! Vou lá ler suas respostas!!! :-)
Tenho convivido com cada anta que ando precisando de novos coices.

Nathan Drake
Nathan Drake
7 anos atrás

Na boa, o Rosberbiba fez merda e não queria ser ultrapassado ?

Pensou que era o Haryanto que estava atrás dele ?

Tá certo o Comandante Hamilton, o Rosberg vacilou, foi tentar consertar no botão e depois jogou para a a direita para defender a posição, mas aí já era tarde demais.

Na minha opinião, 100% de culpa para o Rosberbiba. Isso serviu pra ele não ficar vacilando.

A Mercedes deveria chutar esse alemão bundão e colocar um ”tal” de Daniel Ricciardo, lá.

Leo
Leo
7 anos atrás

No programa que apresentou ontem pela FOX, os dois mais experientes falaram que Rosberg teve mais culpa no acidente.

Pronto. Opinião pra se considerar séria e relevante são os de pilotos. o resto é como, aí sim, vc disse:

Papo de Botequim.

Erich
Erich
7 anos atrás

FG ao melhor estilo crack Neto.
Publica dessa vez, poxa.

focacruz
7 anos atrás

Bacana a conversa ontem no FoxNitro.
O Serrinha foi bem claro em relação a batida.
Excelente programa.
Parabéns!

ALLAN PEREIRA GUIMARAES
ALLAN PEREIRA GUIMARAES
Reply to  focacruz
7 anos atrás

Serra falava, e eu pensando “Pqp! É tão óbvio!…” Exemplificou perfeitamente.

Talles Almeida
Talles Almeida
7 anos atrás

Bateu na traseira é culpado.
Deveria receber multa e tomar 5 pontos na cnh
Ademais, F1 tá chata bagarai hein?

Mat
Mat
7 anos atrás

Boa análise Flavio. Éu ainda digo que alem de burro o Hamilton foi afobado….

Pablo
Pablo
7 anos atrás

Um pitaquinho que queria dar é sobre o Raikkonen. Sei que ele podia ter arriscado mais contra o Verstappen, mas ele foi bem conservador e não quis arriscar uma manobra e acontecer o mesmo que houve em Sochi ano passado quando ele acertou o Bottas, ou ele tava esperando que o jovem Max cometesse um erro pra ele poder passar. Outra coisa que explica essa apatia dele, é que hoje eu escutei o rádio dele logo após a corrida e ele parecia bem exausto.

Diego Santos
Diego Santos
7 anos atrás

Suas “patadas” são a melhor parte do blog… :)

Jose Brabham
Jose Brabham
Reply to  Diego Santos
7 anos atrás

Voltei ao post de domingo só pra lê-las… desopilei o fígado de rir. kkkkkkkkkkkk

Coisinha
Coisinha
7 anos atrás

Pra mim tanto Nico como Lewis fizeram manobra arriscada. Incidente de corrida sem culpados. Mas chuto que se um dos dois tivesse saído sozinho da corrida, o outro seria punido. Quem saiu perdendo? Lewis claro. Terá 1 corrida a menos pra tirar a mesma diferença.

Mentecapto
Mentecapto
7 anos atrás

Flávio, como muito já foi dito desse GP da Espanha e a próxima corrida só daqui a duas semanas, e já que o Blog é seu e você pode escrever o que quiser, apreciaria muito uma coluna política, retratando o momento atual para a turminha do impeachment.

clodoaldo
clodoaldo
7 anos atrás

a minha opinião ainda é a mercedes que estraga a f1 sem ela a corrida fica bem mais disputada

Renato F1
Renato F1
Reply to  clodoaldo
7 anos atrás

Ah! Tá! A chata da Red Buxa não estragou a Fórmula 1 por quatro anos? A chata da Se Ferra-ri não estragou por mais cinco anos?

O povo é sem memória! Só pode ser!

Valdemir Freitas
Valdemir Freitas
7 anos atrás

Flávio,

Sobre os comentários que você respondeu. Uma das coisas mais bacanas desse blog (além do texto, claro) é ver as (merecidas) respostas que você dá na galera sem noção que aparece aqui vez ou outra.

Amaral
Amaral
7 anos atrás

Tá certo. Tem muito mala que comenta aqui. Não precisa dizer amém pra tudo, mas também não tem que chegar aqui e cagar pelo teclado, como alguns vêm e fazem. Nem fazer dos comentários briga de torcida.
O mimimi do Vettel tá enchendo o saco. Não quer contato, anda de táxi. Ou de uber. E achei o Hamilton culpado, sim. Manobra suicida. Tava na primeira volta, não na última. Esperasse mais meia volta e poderia ganhar a posição. Mas se eles já se resolveram, beleza.

André Fonseca
André Fonseca
7 anos atrás

FG,

O Mirto cagou no pau, como se diz, por ter sido tão afoito…

Mas a Rosdiva também fez merda, ao colocar o motor em modo econômico!!!

Se um é burro, o outro é uma anta…

Leonardo
Leonardo
7 anos atrás

Flávio,

Me corrija se eu estiver errado, por favor, mas a manobra do Nico sobre Hamilton, não foi igual a do Schumacher sobre o Rubinho, que teve sucesso porque foi em na reta dos boxes enquanto o Hamilton caiu na grama?

Peter Zero
Peter Zero
7 anos atrás

Hamilton pensou com o pé direito e na sua intuição, não usou o cérebro, comprometeu a equipe. O placar está 1×1 ( por Spa em 2014).

Luciano
7 anos atrás

Flávio:

Nem sei se vai passar pelos filtros, mas a[i vai:

Questionaram o professor Marcos Bagno, respeitado linguista, sobre seus (os dele) textos no Facebook estarem com muitos xingamentos… Olhe a resposta, troque o doutor em língua portuguesa por jornalista e fica como sua resposta:

“Quem não gosta de ler meus palavrões que vá à merda!” … “Não gosta de palavrão? Então, vá à puta que te pariu, vá à merda, rasgue o cu com a unha, vá lamber a meleca do Temer, vá cheirar o chulé do Cunha, vá puxar o saco do Aécio, vá sorver o peido da Janahiena. Me deixe em paz, bando de hipócrita imbecil! Palavrão existe e é pra ser dito. Ainda mais por um doutor em Língua Portuguesa! E tenho dito, caralho! “

Mauricio
Mauricio
7 anos atrás

O mais divertido da corrida foram os comentários e previsões furadas do Lito na reprise do Sportv.
Gosto verdadeiramente dele, mas ele desacreditando o Verstappen já nas últimas 10 voltas, foi um pouco arrogante, por mais q a vitória do garoto fosse inesperada, e; em certo momento foi muito deselegante com o Max Wilson, coisa rara, mas muito infeliz e desnecessária.

janus
janus
Reply to  Mauricio
7 anos atrás

Assisti a corrida apenas na reprise, e percebi isso também. Como já sabia o resultado, apenas ri. Mas acho que ele teve essa opinião não por arrogância, mas baseado no que ocorreu mais no início da corrida, quando, de fato, Kimi passou facilmente pela RB.

JPGodeaut
JPGodeaut
7 anos atrás

“Gente que se não concorda e/ou gosta de uma opinião emitida por quem quer que seja, se acha no direito de, nos comentários, sair xingando todo mundo.”

Exatamente o que você faz contra comentários educados que apenas discordam aqui no blog.

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

O erro foi a estabanação do Hamilton, não precisava atacar ali, naquele momento.
O resto foi consequência.
Rosberg fechou a porta antes de Hamilton colocar o carro ao lado de Rosberg e Hamilton para evitar um acidente, foi para a grama…e na grama já tinha mais como controlar o carro.
Lembro de uma vez numa RETA ver o Mansell fazer uma ultrapassagem com pelo menos metade do carro “pisando na grama”. Hamilton, tão descontrolado fez o carro, nem teve essa opção.
Concordo que não haja punição para nenhum dos dois.
Mas Hamilton precisa controlar os nervos, a ansiedade.

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

Depois dessa vitória do Verstappen na sua estréia naquele que era o carro de Kvyatt, até 2 corridas atrás, imagino a força de vontade para fugir do desânimo e da depressão, e os anos de terapia que o russo vai precisar pagar para superar essa porrada da vida..
Se ele ainda tinha alguma esperança de voltar á RBR, melhor esquecer.
Isso sim é um baque forte.

Luiz Severino
Luiz Severino
7 anos atrás

Só fiquei na dúvida em um ponto. NINGUÉM NA EQUIPE percebeu o modo de coleta ativado? Ou isso está incluso nas novas diretrizes de comunicação por rádio.

Quanto ao acidente, mezzo a mezzo. Rosberg se distraiu futucando o volante, jogou o carro pra direita antecipando uma tentativa de ultrapassagem mas só foi olhar o retrovisor depois de mudar de traçado, e Hamilton se afobou, e foi inocente em achar que Nico ia deixar espaço.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Luiz Severino
7 anos atrás

Provavelmente perceberam, mas, não avisaram por contas das restrições de comunicação pelo rádio.

Sobre o acidente, eu concordo contigo, na segunda foto reproduzida pelo Renan do Couto, percebe-se claramente o espaço deixado por Rosberg. Tanto que Hamilton estava com a asa dianteira emparelhada com a roida traseira direita do carro de Nico.

Pra mim NIco fechou a porta tarde demais e Hamilton achou que Nico daria os moles que deu em 2014 e 2015. Resultado: erro dos dois.

JP
JP
7 anos atrás

Que porra é essa de modo de economia, modo esportivo, modo do raio que o parta? Tem que ser tudo no pé! É bizarro e kafkaniano a causa do acidente.

José Marinho
José Marinho
7 anos atrás

Também estava imaginando se fosse o Rosberg quem tivesse feito a burrada teria sido tão criticado assim pelo Lauda, acho que pegam pesado com o Hamilton, deveria agradecer e muito pois ele tras emoções a es F-1 esteril, nã fosse ele seria um passeio das Mercedes colocando pelo menos uma volta em todos mundo Verstapinho nã faria Historia, pelo menos não tão já, e é bem um estilo Mansell o do Hamilton guia muito tras emoção faz burrada, agora mala ta o tal Vetell cheio de não me toques, ninguém pode dividir curva com ele que já reclama, vai querer rebaixar o Ricciardo também?

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  José Marinho
7 anos atrás

Melhor comentário, rsrs…O próprio Vettel já fez várias burradas. Button, Webber e Kimi que o digam E não lembro dele ter recebido os mesmos adjetivos que Hamilton recebeu.

E realmente Vettel está parecendo uma donzela dos anos 50. Bastou encostar outro carro perto do dele, que ele dá chiliques pelo rádio.

Romanista Ferrarista 46
7 anos atrás

“Por conta disso, gostaria de pedir desculpas. Desculpas por ser tão educadinho nas respostas. Porque, na realidade, essa gente — que não conheço, não quero conhecer e prefiro que fique longe daqui — merece uma surra de vara de marmelo, em primeiro lugar. Depois, que voltem para a escola para aprender a escrever. Por fim, que tenham uma morte dolorosa. Todos.”

Fenomenal, morri de rir! … e concordo, concordo, concordo.
Muitas vezes me faltam os palavrões certos para completar algumas opiniões.
Odeio o politicamente correto. Amo a transparência, a clareza e a coerência. Competência é coisa a cada vez mais rara. Por aqui tem de sobra!
Parabéns Flavio e equipe!

Ferds
Ferds
7 anos atrás

Uol obrigou a pedir desculpas?

Romanista Ferrarista 46
Reply to  Ferds
7 anos atrás

… leu com pouca atenção?

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Ferds
7 anos atrás

Queria que seus pais o tivessem obrigado a estudar..

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  Fabiano Lacerda
7 anos atrás

Ô povo bostético! Nâo sei pra que porra entra aqui.

Saima
Saima
7 anos atrás

Relaxa, FG, o espaço é teu. A gente, que te lê há tempos, se diverte com seus momentos “ternurinha”, mesmo sabendo que no fundo você talvez não goste de agir assim, mas se gostar também não tem problema. A FIA ter chegado à conclusão de que foi “coisa de corrida”, ao invés de sair punindo como normalmente faria, foi a melhor decisão porque foi coisa de corrida mesmo. Grande abraço.

luiz oliveira
luiz oliveira
7 anos atrás

Prezado Fávio, sobre o desabafo, saiba me me solidarizo com você. Não acesso blogs para ler o que já me vai na cabeça ou na alma, mas para saber o que não sei, para ser desafiado intelectualmente e para exercitar a humildade. Seu blog recebe de mim o maior dos elogios: o acesso frequente. Continue exatamente como está. abç,

sandro
sandro
7 anos atrás

Continuo com a MINHA mesma opinião, você faz uma curva a 200km/h percebe o que o cara da frente está mais lento, você tira pro lado ao MESMO TEMPO que o cara da frente e joga o carro pra fora pra não bater, esse lado de fora era grama, você roda e bate, coisa de corrida, são em milionésimos de segundo que isso acontece, nem um nem outro erraram, repito, coisas de corrida. Burrice do Hamilton não foi. “SE” o Hamilton continuasse pela esquerda poderia passar mas o Nico fez a curva e manteria a trajetória (todos pensam), o Hamilton tirou pra direita e ocorreu isso tudo ai., mas o “se” não existe.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  sandro
7 anos atrás

Concordo plenamente e é o que eu disse desde o início. Rosberg resolveu o problema do carro em seguida se defendeu. Era tarde para o Hamilton e para não estampar o companheiro ele foi para a grama. Na grama tudo pode acontecer, pois o piloto vira passageiro.

Tem de ser muito estúpido para achar que um piloto de F1, com 3 títulos mundiais nos costados, e uns 25 anos de automobilismo tentaria ultrapassar pela grama naquela situação.

Não foi culpa de ninguém. Se houve um erro, e esse erro o próprio Rosberg admitiu, foi que ele configurou o carro errado no grid e teve de corrigir logo depois da largada. Mas mesmo isso é muito tranquilo de se absorver e absolver.

Abs.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  sandro
7 anos atrás

Concordo plenamente. Não culpo nenhum dos pilotos. O Rosberg se defendeu em cima da hora, o que não é errado. O Hamilton sequer tinha como sair para a esquerda, porque parte de seu carro já estava lado a lado com o do alemão e sua roda direita já estava na grama. A solução para não bater foi continuar até a grama sem frear. Esta era a única chance que ele tinha de talvez não rodar, porque frear em cima da grama é rodada na certa, o que qualquer um que tem um mínimo de noção de direção sabe. Uma vez com o carro na grama naquela velocidade o piloto vira passageiro e o acaso domina o resto. Infelizmente deu ruim para os dois. Não mereciam, mas foi isso. Bom para o Max. Azar de uns, sorte de outros. Kimi se deu bem, Vettel também (apesar do chororô por causa do Ricardão) etc.
Aliás, ouvi comentários dizendo que o Kimi não atacou o Max e que o Vettel atacaria. Pergunto? Porque o Vettel não atacou o Kimi? Por que não passou o Kimi e foi atazanar o Max? Por que ficou em terceiro mesmo? É cada uma que se escuta. Essas veteletes são muito engraçadas. Em vez de olhar seu piloto ficam vigiando o que o Kimi está fazendo. Ora, ora, ora.
Abs.

Paulo Lopes
Paulo Lopes
7 anos atrás

Flávio Gomes, não preciso ir no UOL para acessar seu blog. Está na minha barra de favoritos. Quem não gosta da abordagem, que não leia. Acho que você não precisa de ibope…não é novela das nove. Sucesso pra você e sua equipe. Fazem um trabalho brilhante. Sou fã de automobilismo e os acompanho sempre!

Erich
Erich
7 anos atrás

Flavio Gomes ao melhor estilo “crack Neto”.
Acho isso legal, o lance de ser sincero e defender seu posicionamento com veemência.
Respeito todas as opiniões, mesmo que não concorde.

Um abraço para toda a galera do blog.

Rogerio Kezerle
Rogerio Kezerle
7 anos atrás

Eu li em mais de uma resposta nesses dois posts “controversos” que, pela regra da F1, o cara pode fechar mas tem que deixar espaço.
Desulpem se estou me mostrando ignorante, mas não conheço essa regra e não entendi. Como o cara fecha deixando espaço para o outro passar??????????
Logico que teria que aparecer gente dizendo que somos racistas por criticarmos o Hamilton.
Para mim ele errou e ponto. O chamamos de burro por que jogou fora não só a corrida dele, mas da equipe. Sem necessidade. Era só dar uma freadinha. Mas podemos mudar para “Hamilton foi otimista demais”….. Será que melhora?????

Julio
Julio
7 anos atrás

Concordo com tudo que o Flávio disse, mas acrescento um detalhe que percebi. Enquanto Rosberg está tentando “reiniciar ou recuperar” o sistema e a potência, ele já estava com o volante virando para a direita. Será que ao perceber que ficou mais lento ele não tentou puxar para fora da linha onde os carros passam? Naquele trecho eu observei que todos os carros fazem por fora, bem à esquerda da pista e só puxam para direita no aproach da curva seguinte, ou seja, talvez instintivamente ele tenha iniciado um movimento para a direita para não ser colhido por traz por todos, mas imediatamente o carro voltou a força e ele que já estava ali no meio da pista, fechou a porta. Digo isto porque ele está obviamente fora do traçado normal, bem no meio da pista e com o volante nitidamente inclinado a direita.

Riacardo Bigliazzi
Riacardo Bigliazzi
7 anos atrás

Acho que quando o Rosberg fecha a porta o Hamilton não tem mais o que fazer, o espaço acabou e entrar na grama era inevitavel, ele ainda tenta trabalhar com o volante para manter a linha mas o carro não respondia mais.

Para mim acidente de corrida entre dois pilotos que não cederam um milimetro na disputa, invariavelmente quando isso acontece o resultado é o que presenciamos.

Andre Decourt
7 anos atrás

Antigamente nego errava a marcha, hoje erra na configuração….. Mas a afobação não mudou em nada nas várias eras da F-1. Os dois erraram, mas acho que o erro do Lewis é mais grave!

Marcos Joy
Marcos Joy
7 anos atrás

Fez o que outros pilotos com culhões fariam e o risco que se corre quando quer vencer corridas e não ser um mero piloto mediano e capacho

Marcelo
Marcelo
7 anos atrás

Olá Flávio,
O Hamilton deveria ter feito a manobra que o Sainz fez, no mesmo ponto no mesmo momento em cima do Vetel. Quando o Rosberg fechou a porta, não havia espaço para recolher e mudar a trajetória, a única opção para evitar o toque era sair para a grama.
O que você acha?
Até

Kkkk!
Kkkk!
7 anos atrás

Acho que o acidente teve muito de uma afirmação pessoal entre eles, uma espécie de demarcação de território.
Esse recorde de pontuação coincide com o período que a Alonso esteve na Ferrari. Só um gênio como o espanhol pra lutar pelo título com a Ferrari, Vettel, tadinho…. Só com um carro 1 segundo mais rápido.

Micromax
Micromax
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

…detalhe, com um cala boca, chega pra lá no Mark que foi garfado na RBR!! …………….se não…….

Paulo Pinto
Reply to  Kkkk!
7 anos atrás

Consertando sua ilustre análise, caro Vicellez:

Lambança virou sinônimo de demarcação de território (faz-se necessário colocar a nova definição nos dicionários).
O recorde de pontuação da Ferrari também pertence a Massa (o espanhol não pontuou 81 GPs seguidos).
Se Alonso é gênio porque lutou pelo título (e perdeu), Raikkonen é mais gênio ainda, porque lutou pelo título e ganhou.
Vettel só ganha campeonato com um carro 1 segundo mais rápido? Sorte dele. De uma tacada, ganhou quatro!