2017, DIA #6
SÃO PAULO (faltam horas ao dia) – Estava no lançamento do anuário do Reginaldo, desculpem o horário. Falemos do segundo dia de testes da semana em Barcelona, antes que o dia se vá.
Acho que o mais relevante desta quarta, mais até do que o melhor tempo de Bottas — normal –, foi a confirmação da crise da McLaren antes mesmo de começar o campeonato. Alonso completou apenas 46 voltas, só tendo andado mais do que Palmer — mas a Renault usou os dois pilotos, o que significa que a equipe laranja foi a que menos rodou, mais uma vez.
[bannergoogle]Fernandinho já perdeu a paciência e detonou a Honda. Disse que seu carro é bom de curva, mas nas retas perde 30 km/h para a concorrência. Sabe que seu ano já está perdido, ainda que não tenha sido disputado o primeiro GP. Não se faz milagre na F-1. É uma tristeza, o destino de Alonso. E sabe o que é pior? Capaz de chutar o balde no fim da temporada e a McLaren começar a andar em 2018, do jeito que é azarado.
Massa de novo fez um ótimo treino, ficou em segundo e falou que a Williams está perto do limite. Mas ficou satisfeitíssimo com o que pôde perceber do FW40. Vai brigar na frente, em pé de igualdade com a Red Bull, talvez um pouquinho atrás da Ferrari e da Mercedes. Um começo de ano muito bom para a equipe. Carro bom piloto reconhece na hora em que sai dos boxes pela primeira vez. É o caso desse. Vejam os tempos de hoje:
Isso posto, os já tradicionais pitacos do dia:
– Eu não acho que Bottas vai incomodar Hamilton demais. Mas o finlandês, isso é claro, ganha confiança a cada treino. Meio mineirinho, quer comer pelas beiradas. Vou prestar mais atenção no moço.
– Jean Todt, presidente da FIA, descarta a volta dos motores barulhentos. É um mala, mesmo. E é horrível imaginar que quem viu, viu. Não veremos mais.
– Thiago Arantes conversou com Wehrlein sobre a esperança que ele tinha de ser titular da Mercedes. Acabou na Sauber. Bem legal o material.
– Olhando para os tempos de Renault, Haas, Force India e Toro Rosso, já dá para afirmar: a briga no segundo escalão será divertidíssima.
Discordo da maioria, inclusive do próprio blogueiro. Não faz o menor sentido a F-1 retroceder tecnologicamente pra voltar a ser barulhenta. Acompanho desde os anos 70 e F-1 sempre foi vanguarda tecnológica, sempre adiantando novidades que seriam adotadas depois por outras categorias e pelos carros de rua.
Gostem ou não, estamos na era dos motores híbridos. E eles são menos barulhentos do que os tradicionais de combustão. Não faz sentido retroceder e nem inventar artifícios para que se torne mais barulhenta. Chegaram até a querer colocar umas cornetas ridículas, que felizmente não foram pra frente.. E o ruído atual já é mais alto do que o emitido pelos primeiros motores híbridos.
A declaração do Todt sobre o barulho dos motores é simplesmente a mais grave ( e lamentável) dos ultimos tempos na F1 e não estão dando a devida importancia a ela. Motores silenciosos significam a continuidade da emasculação da categoria. Sem barulho ( e alto), não é F1.
Tecnologia limpa meu ovo esquerdo. Deixe isso para os carros de rua. Formula 1 ainda é sobre carros de corrida. Vinte bolidos barulhentos durante uma hora e meia não irão acabar com o planeta…
That’s it. Simple.
O carro da Williams nasce bem, e o Symonds que foi o maior responsável ou um dos maiores responsáveis por isso é mandado embora. Vai entender…
“Que não será aceito pela sociedade…”
Cara, a sociedade tá cagando e andando para a F1 e pelo jeito o pessoal da F1 se acha mais importante do que realmente é para a sociedade.
Aliás, achava que a FIA era bem mais ocupada com questões da indústria automobilística, como segurança, do que ficar enchendo o saco de quem manda na F1.
Flavio o pior é que estou vendo que a Mclaren , brigar com a Sauber pra saber quem fica em ultimo no campeonato, triste fim pra Fernandinho piloto top,
Flavio,
Você acha que essa predita dificuldade em ultrapassar vai fazer com que os pilotos que vem atrás arrisquem mais e consequentemente venhamos a ter mais acidentes?
A Red Bull já está chegando perto da Ferrari.
Venho falando isso desde 2014 quando a parceria McLaren – Honda foi anunciada: eles esperavam a Honda dos anos 80 e 90 mas casaram com a Honda de 2007 e 2008, que fez carros ridículos com motores fracos. Todo mundo lembrou do distante passado glorioso e convenientemente esqueceram deste recente passado desastroso.
Quem diria, Jean Todt continuando a acabar com o graça da F1, sem barulho F1 fica estranha…os carros mais rápidos do mundo não fazem barulho.
Tô por fora das mudanças pra essa temporada.
O reabastecimento no pit stop vai voltar?
Valeu!
Hamilton vai virar 1:18 baixo no ultimo dia de testes.
“Jean Todt, presidente da FIA, descarta a volta dos motores barulhentos. ”
Pra melhorar a bagaça, compraram a F1. Não dá pra comprar a FIA também, não?
O mais relevante desta quarta em Barcelona foi o 6 x 1 no PSG.
Maior marmelada da história. Lembra Argentina 6 x 0 Peru 1978