SUZACQUA (3)

jap178

RIO (bye) – Que coisa mais broxante. O campeonato acabou na madrugada de hoje em Suzuka. E acabou na segunda volta de um GP chocho, quando Sebastian Vettel, com duas palavrinhas pelo rádio, pregou a tampa do caixão da Ferrari em 2017: “No power”. Um prosaico problema de vela do motor, detectado já no grid, tirou o piloto alemão da corrida no final da quinta volta, quando já tinha despencado para o sétimo lugar. A perda de potência levou a equipe a chamá-lo para o box. “Vamos retirar o carro”, informou seu engenheiro, com voz cavernosa e solene.

Faltando quatro etapas para o fim do Mundial, Lewis Hamilton, que ganhou a prova com um pé nas costas, abriu 59 pontos de vantagem para aquele que, até então, era seu principal adversário na luta pelo título. Não estou a fim de fazer muita conta a essa hora da madrugada. Tião Italiano precisa descontar 15 por corrida para ser campeão. Não dá mais.

[bannergoogle]A sequência de três desgraças para Vettel minou suas chances de ser pentacampeão. Em Singapura, onde tinha enormes chances de vencer, se envolveu num acidente múltiplo na largada e zerou. Lewis venceu. Na Malásia, um piripaque no turbo na classificação atirou seu carro para a última posição no grid. O inglês chegou em segundo. E, agora, outro abandono com mais uma vitória do piloto da Mercedes.

Não tem como ganhar um título desse jeito, menos ainda numa disputa que, desde o início da temporada, prometia se arrastar até as últimas voltas da última corrida do ano. No pau a pau contra uma dupla como Hamilton/Mercedes, ninguém pode se dar o luxo de errar tanto. A Ferrari entregou o ouro para o bandido, que agradeceu.

O GP do Japão começou sem imprevistos, no sol, 26°C, largada limpa, Lewis mantendo a ponta com Vettel, ao seu lado na primeira fila, em segundo. Mas já na primeira volta Verstappinho, que largou bem e pulou para terceiro, passou o alemão e assumiu o segundo posto. A manobra, que aparentemente fora brilhante, na verdade foi facilitada pela ruína ferrarista que se avizinhava.

Antes mesmo da entrada do safety-car na volta 2, após uma batida besta de Sainz Jr., Sebastian já tinha sido ultrapassado também por Ocon, Ricciardo e Bottas. Assim que o carro de segurança saiu da pista e a relargada foi autorizada, na quarta volta, o alemão desistiu.

Daí para a frente, Hamilton só teve de se preocupar em manter Verstappen a uma distância segura. O holandês foi o primeiro a trocar pneus entre a turma da ponta, na volta 22. Lewis veio na 23, voltando atrás de Bottas, que saiu com pneus macios e esticou seu stint um pouco mais, até a 29ª. Antes de parar, deu passagem ao companheiro e aproveitou para dar uma seguradinha de leve no piloto da Red Bull. Tudo estava sob controle para os prateados.

As posições se estabilizaram com Hamilton, Verstappen, Ricciardo e Bottas puxando o pelotão, apesar do esforço do jovem Max para se aproximar do líder. Mais para trás a torcida japonesa, que não lotou as arquibancadas de Suzuka como outrora, se divertiu com Raikkonen passando um monte de gente para fincar bandeira no quinto lugar, à frente da explosiva dupla da Force India — Ocon à frente de Pérez –, e com a briga dos dois pilotos da Haas para chegarem em Massa, oitavo, o que acabou acontecendo na volta 43. Os dois passaram.

[bannergoogle]Restou, para as últimas voltas, esperar pela previsível chegada de Bottas em Ricciardo, na luta pela última vaga do pódio. Como tinha pneus supermacios, foi tirando a diferença para o australiano até chegar perto na volta 52. Mas aí já era tarde. Ricardão é o tipo de piloto que sabe defender uma posição sem sacanear ninguém, com classe. E Sapattos não é propriamente um virtuoso, daqueles que chegam e passam sem muita negociação. Um safety-car virtual após o estouro de um pneu de Stroll ainda ajudou. Os comissários demoraram para retirar o carro do canadense da grama, dando um refresco para o sorridente canguru rubro-taurino.

Para não dizer que Hamilton teve uma tarde absolutamente tranquila, nas duas últimas voltas ele reportou pelo rádio vibrações estranhas em seu carro, o que permitiu a Verstappen esboçar um ataque. Mas até aí a sorte estava ao seu lado. Antes de abrir a volta derradeira, passou rápido pelos retardatários Massa e Alonso, algo que Max não conseguiu. O garoto perdeu preciosos décimos de segundo atrás dos dois e já não havia tempo para mais nada.

Hamilton, Verstappen, Ricciardo, Bottas, Raikkonen, Ocon, Pérez, Magnussen, Grosjean e Massa foram os que pontuaram. Foi a 61ª vitória do britânico, que chegou a 306 pontos na classificação, contra 247 de Vettel e 234 de Bottas. Desconfio que nem o vice-campeonato Tião Italiano irá conseguir, tamanho o baixo astral que vai acometer a Ferrari depois de mais uma tragédia mecânica.

jap176

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Segafredo
Segafredo
6 anos atrás

Quero saber aonde estão aqueles que, há 3anos, diziam que esse Schukrute levaria a Ferrari aos dias de glória, kkkkkk. Nem perto de Alonso chegou, quando este, lá esteve! Bando de babacas, isso sim. Piloto igual ao outro que vencem por circunstâncias e não por merecimento/talento.

#chupemschukruzetes

Sennafredo, a viúva sem medo
Sennafredo, a viúva sem medo
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

E tem outra, suas schukruzetes! Alonso ainda vai ser TETRA e vocês vão morrer de inveja! Basta ele conquistar mais um vice para ser TETRAVICE!

#RumoAoRecordeDosVices.

Sr. Pinto
Sr. Pinto
Reply to  Sennafredo, a viúva sem medo
6 anos atrás

E eu, como mais ferrenho torcedor dos Schukrutes terei minha vingança, pois ano que vem a Ferrada vai emplacar e meu pilotinho de merda será penta, kkkkkkkk

Segafredo
Segafredo
6 anos atrás

As Schukruzetes estão pirando vendo que Mirtão está igualando os nrs. de titulos do FakeJr, kkkkkk. São os mesmos recalcados que torcem pro alface e que tbm já teve seu recorde (fake) de poles superado…..kkkkkk

#quecontinuemosjogos

Sennafredo, a viúva sem medo
Sennafredo, a viúva sem medo
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

E já estava na hora desse recorde (fake) de 68 poles ser superado, e sabem por que? É… porque… calma aí.
Se 68 poles é fake, 65 poles é mais fake ainda. Ih!

#EssaAgora…

charles
charles
6 anos atrás

Eu gosto quase tanto dos comentários, quanto da opinião do FG, eu disse quase. Tem alguns leitores que escrevem entortando uma gelada, só pode, é cada coisa. São de inventar apelidos aos pilotos, que ao contrário do blogueiro, não tem nada com nada. Será q

charles
charles
Reply to  charles
6 anos atrás

continuando… Será que passado o porre não bate aquela vergonha de ler as besteiras que foram escritas. Eu lendo, sinto vergonha alheia. Enfim, é divertido demais esse espaço. Abs à todos.

Brabham-5
Brabham-5
6 anos atrás

Tomem vergonha na cara. Chega de tanto revanchismo viúvas!
As viúvas haters são anti Vettel (e anti Ferrari) e “pró Hamilton” porque o inglês se diz fã de Senna. E ficam curtindo revanchismo transferindo Hamilton x Vettel como se fosse Senna x Schumacher.
Porque não engolem o recalque de terem presenciado o Schumacher superar os recordes de Senna e ter ainda mais que o DOBRO de títulos do falecido. Essa é a verdade de toda essa torcida sennista pelo inglês e a raiva pelo Vettel.
Revanchismo e recalque eterno. Parem de encher o saco. Senna está morto, conquistou 3 títulos tem/teve seus méritos. Schumacher está acamado depois de um acidente horrível, mas nada nem ninguém vai tirar seus números MAIORES que o de Senna. Não adianta o Hamilton conquistar dez títulos, ou o Vettel conquistar mais dez. São 4 pessoas diferentes, sem parentesco algum ainda por cima.
Hamilton nem é brasileiro!
E alguns caras como aquele “Segafredo” personificam o cúmulo dessa doença.
São anti Vettel, anti Ferrari, anti Alonso…
Mais odeiam alguns pilotos do que admiram um piloto favorito.
Tem cara que nem viu Senna em ação, só por videos no youtube, porque era muito criança ou nem tinha nascido naquela época, mas idolatra Senna e odeia todos os grandes pilotos que vieram depois, e esses sim eles testemunharam em ação na pista, que para seus desgosto profundo bateram (e baterão) alguns recordes do seu amado ídolo morto.
Haters revanchistas babacas.
VÃO SE TRATAR.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

Kkkkkk……..a Vetelette pirou foi?

Jr.
Jr.
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

Vá se tratar você, tonto!
É tão doente que vê coisa onde não existe. Ou para de fumar erva estragada, pra deixar de vomitar asneiras! Agora todos que torcem contra o Vettel e a Ferrari o fazem porque são viúvas e a combinação piloto alemão e Ferrari remetem a Schumacher e Ferrari, que ganhou o dobro de título de Senna… Você é que é um doente, que acha motivo pra falar mal do falecido até onde não cabe…

Segafredo
Segafredo
Reply to  Jr.
6 anos atrás

Bem colocado Jr.
Esses torcedores do Schukrute e da Ferrada simplesmente não conseguem raciocinar sem pensar no Ayrton. Me condenam de ser a viúva Mohr sendo que nunca toquei o nome do falecido quando venho aqui tirar um sarro alemão. São os piores cegos e sempre serão.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

Que NOJO de tudo isso!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

“Hamilton nem é brasileiro.” O Schumacher, citado no texto, talvez seja. Vou pesquisar…

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  McLaren-12
6 anos atrás

Eu não entendo essas viúvas. Torcem por um piloto que vai rebaixar Senna em mais um degrau.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
6 anos atrás

Você não entende pois tem uma dificuldade enorme de interpretar umr texto simples. Também escreve mal. Enfim, você não tem conserto.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  McLaren-12
6 anos atrás

Você não entende porque é fanática. Se entendesse, saberia que Hamilton logo rebaixará o objeto do teu fanatismo em mais um degrau.

Carlos Alberto Junior
Carlos Alberto Junior
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

Cara cada um tem uma opinião, e tem direito de expressão. Se incomoda uma pessoa pensar diferente de você, não leia, você não é obrigado.

Daniel
Daniel
6 anos atrás

Ferrari deveria pôr velas da Lucas….

Mas falando sério, eu já estaria planejando 2018 se fosse a Ferrari, pra ganhar da Mercedes tem que ter muita, mas muita competência, que a esquadra vermelha não teve na hora do pega-pra-capar.

Alfredinho
Alfredinho
6 anos atrás

O campeonato se foi, ainda faltando quatro corridas. Saudades do tempo ainda recente em que o título era decidido nas curvas de Interlagos.

Czar
Czar
6 anos atrás

Início de temporada e a grande rival da Williams era a Force India. Ficavam para trás as equipes STR, Renault, McLaren, Haas e Sauber.

Final de temporada e a Williams comprovou categoricamente que tem um carro melhor do que……. a Sauber.

Que beleza.

ms
ms
6 anos atrás

começo a ficar com algumas desconfianças em relação a competência de vettel no volante……será que ele ganhou seus quatros títulos mundiais seguidos muito mais por conta daquele carro “estratosférico” que a Red bull colocou em suas mãos naqueles quatro anos seguidos quando conquistou seus campeonatos ( assim como Jenson button só ganhou o campeonato de 2009 por conta daquele “foguete” fabricado pela Brawn em 2009 ?) desconfio que vettel faça parte daquele “clube de pilotos” que poderíamos chamar de “carros dependentes” ou seja que só conquistam títulos se tiverem em suas mãos um carro muito superior em relação aos demais pilotos do que por sua própria competência no volante…..

J Fernando
J Fernando
Reply to  ms
6 anos atrás

Cara, não deu para entender esse seu critério…
As últimas três corridas tiraram Vettel da luta pelo título. Ainda que coloque a culpa nele, pelo acidente em Singapura, os dois problemas seguintes foram de responsabilidade da equipe.
Ou você acha mesmo que Hamilton seria campeão se tivesse 3 corridas com os mesmos problemas do Vettel? A competência (ou seria incompetência?), nesse caso, é muito mais da equipe do que simplesmente do piloto.

Luigi
Luigi
Reply to  J Fernando
6 anos atrás

É por acaso , Hamilton não teria desde que.tornou-se piloto Mercedes, o melhor carro ?
Seria Mercedes ,um pangaré, no meio dos puro sangue!
Tem gente que não fica envergonhada de do dizer coisas ,mais motivada pela falta de análise técnica do que por uma criteriosa análise objetiva,demonstrando que é somente um torcedor ,sem o conhecimento técnico que o.esporte exige,para poder tecer.algum comentário proveitoso.

ms
ms
Reply to  J Fernando
6 anos atrás

luigi, o hamilton certamente não se encaixa naquilo que falei sobre vettel até pq logo em seu ano de estréia na f1 hamilton simplesmente “colocou no bolso” seu companheiro de equipe chamado Fernando Alonso que já tinha conquistado dois títulos mundiais( e que parou por ai )

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  ms
6 anos atrás

O cara tem 4 títulos consecutivos na F1, na ultima corrida saiu na penúltima fila e quase chegou em terceiro lugar se não fosse os pneus já no osso no final da corrida.
É incrível como tem “entendido” que gosta de vomitar asneiras para tirar os méritos daquele(s) que não é/são seus favoritos.
Pelos seus “critérios de análise” só pode ser “pacheco” e/ou viúva, formado pela escola GalvãoBueno/Globo de “teorias do automobilismo”.

ms
ms
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

começo a me perguntar se o fator decisivo para as conquistas dos campeonatos de vettel não foi a genialidade dos projetos de adrian newey que naquele período de 4 anos “aplainou” o carro de vettel como nenhum outro projestista fez naquele período deixando o carro da Red Bull bem mais “calibrado” que o resto do grid

Paulo Pinto
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

É o mesmo fator decisivo para as conquistas dos campeonatos de Hamilton e de Rosberg: a genialidade dos projetos do pessoal da Mercedes. Os carros da equipe alemã são mais “calibrados” que o resto do grid.

Simples assim, como diz o FG.

PETRUS
PETRUS
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

Bom, eu também já vi o senhor vomitar asneiras para tirar os méritos daquele que não é seu favorita (Verstappen, mais especificamente), dando ‘recomendações’ para melhorar o caráter dele, ou algo assim.
Assim como outro defensor ‘ético’, John player aqui em baixo que disse ‘Não gosto do Verstappen pelo seu caráter mimado, mal educado, arrogante e ciumento/invejoso com um certo alemão.’ Mas quando se trata de criticar Vettel, as pessoas são ‘odiosas’ e só sabem ser ‘anti’ e idiotas.

ms
ms
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

Paulo Pinto talvez vc tenha razão mas o que vem me deixando entediado na f1 nesses últimos tempos è ver que já faz um bom tempo que não temos um piloto que ultrapassando os limites impostos pelo carro nos brinde com performances brilhantes como acontecia nos tempos de piquet, senna, mansell, Gilles Villeneuve, schumacher ou mesmo como faziam pilotos que embora não sendo tão rápidos eram exímios estrategistas como prost e emerson mas também acho que não temos muito do que reclamar pq acho um verdadeiro privilégio poder ter acompanhado a carreira de todos eles e principalmente ser agora brindado com a bela, elegante e eficaz (mas mortal para seus adversários) tocada de Lewis Hamilton

Paulo Pinto
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

Vettel, com o foguete da Mercedes, teria a mesma tocada de Hamilton. Isso é um fato, MS.

ms
ms
Reply to  ms
6 anos atrás

Petrusinho……não fique aborrecido com meus
comentários ou com os comentários do John Player…..nós somente expressamos nossas opiniões que por acaso divergem das suas…..então…..qual é o problema?

ms
ms
Reply to  ms
6 anos atrás

não fale isso Paulo Pinto…. esse tipo de “tocada” que faz o carro de hamilton dar a impressão que está “deslizando sobre a pista” é muito parecida com a que jenson button tinha quando corria e toda essa elegância parece ser coisa de piloto inglês….já a tocada de vettel parece muito com a de schumacher só que a do schumi era ainda mais instável, o que a meu ver acontecia por conta da velocidade absurda que schumi imprimia nas corridas…..

Paulo Pinto
Reply to  ms
6 anos atrás

É verdade, MS. Por isso que Schummy chegou a 77 voltas mais rápidas.

John Player
John Player
6 anos atrás

O Vettel poderia ter jogado o carro para cima do Hamilton na primeira curva de Suzuka, ou ficar na pista e jogar o carro na Mercedes do inglês quando fosse levar uma volta, mas….
As viúvas sofrendo de recalque alemão desde 1994.
Odiosas. Lamentável. Só sabem ser anti.
Idiotas.
Esse “Secafredo” é PATÉTICO.

Czar
Czar
Reply to  John Player
6 anos atrás

Se Vettel colocasse Hamilton para fora da corrida, certamente seria absolvido.

Pelo menos é o que se deduz do histórico deste tipo de manobra nos últimos 30 anos.

O pré-requisito é já ter sido campeão e não pode bater sozinho, tem que tirar (ou ao menos tentar) outro carro da pista, mesmo que isso represente o risco gravíssimo e imprevisível do contato roda com roda.

Senna, Prost e Schumacher (2 X) já fizeram e são endeusados até hoje. Já Nelsinho, que não era campeão e bateu sozinho calculadamente de forma a não envolver outro carro, foi escorraçado da F1.

O conceito de hipocrisia ganhou outro patamar depois deste episódio.

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
6 anos atrás

Bom, para mim este campeonato acabou com o strike de Singapura, mas no fundo é fruto destas regras imbecis que limitam a quantidades de motores (ou unidades de potência), de câmbios e etc.

Seria muito mais interessante que cada carro tivesse quantos motores precisasse usar, quantas peças sobressalentes precisassem, inclusive sou a favor da volta dos carros reservas, daí as consequências danosas ao campeonato do strike de Singapura e dos infortuitos posteriores seriam amenizados.

Por exemplo, constatada a impossibilidade do carro do Vettel largar, pegaria o reserva e largaria do final do grid (ou dos box), como na última corrida, muito melhor para o campeonato uma corrida de recuperação do que ficar sentado no box esperando que uma obra do Divino acontecesse (e esta não veio).

Se é para limitar algo, que seja a aerodinâmica.

Ah, mas tem o fantasma do custo, fazendo o contraponto, uma asa dianteira custa quanto? US$ 15.000? Os caras quebram toda hora. Um motor novo, por mais caro e sofisticado que seja, vai custar quanto US$ 150.000? US$300.000? Que seja.

Dinheiro não tenho eu para botar um V8 LS7 e um 6L80E na minha Veraneio, quando der vou por uma kit turbo e um câmbio MT da S10. Que é o que cabe no meu orçamento.

Luigi
Luigi
Reply to  Christian - Do Niva
6 anos atrás

Christian, também acredito que estás punições idiotas tem.contribuido para o afastamento do público, dos autodromos e das corridas em geral. Pois quando jogam um piloto com potencial de top 3, lá para trás, eles estragam corrida,pois ele fatalmente passará os carros lentos, mas perderá tempo e ficará distante de uma disputa, em condições normais.
Automobilismo. nunca foi um esporte barato,essa coisa de custo é balela,Quem quiser ver carrinhos todos iguais e baratos que vão assistir corridas de carrinho de rolemã.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
6 anos atrás

A Ferrari não usa velas Champion

Jorge
Jorge
6 anos atrás

O campeonato não acabou!!! Se o Hamilton quebrar ou bater e não pontuar por duas corridas, e o Seb ganhar duas e chegar à frente do inglês nas outras duas pode ser campeão, #EUACREDITONOSEB#

Clayton Araujo
Clayton Araujo
6 anos atrás

Corrida sem graça. Pra mim mais um título do Hamilton. Mas eu achei que nas últimas voltas algo estranho aconteceu no carro do Lewis, pois o Max o ultrapassaria se não fosse a fechada que levou do Alonso com sua carroça alaranjada. Mesmo assim título assegurado com toda certeza.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Clayton Araujo
6 anos atrás

O carro da Mercedes desse ano é todo estranho mesmo. Tão estranho que precisou de uns remendos feitos pelo James Allison no meio da temporada.

Basta ver como Verstappen e Ricciardo deixaram Hamilton e Bottas pra trás na Malásia. Uma pista, que por suas características, era favorável à Mercedes.

Ou seja, em ritmo de corrida a RedBull está no mesmo nível ou até mais rápida que a Mercedes.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  Zé Tros
6 anos atrás

Com ceteza!

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
6 anos atrás

Vi só os melhores momentos da corrida pelo Grande Premio, mesmo assim, é nítido que Vettel se lascou. Nem que ele tivesse o melhor carro do grid e todas as equipes ajudassem ele. As chances seriam apenas matemáticas.

Alex Sier
Alex Sier
6 anos atrás

Apenas a Ferrari sendo Ferrari.
São trapalhões e estabanados desde sempre… está no DNA deles.
A fase de supremacia deles com Jean Todt e Ross Brawn foi um ponto fora da curva na história deles…

Tudo como dantes no quartel de Abrantes.

Paulo Neves
Paulo Neves
6 anos atrás

Buenas,
Todo mundo fala que Vettel perdeu o campeonato nestas 3 últimas provas como se o campeonato sempre estivesse na mãos do Vettel e que essas quebras da Ferrari ditaram o resultado campeonato.
Vamos a contas:
Até ao grande premio de Itália, 13ª prova de 20 a Ferrari esteve bastante competitiva em quase todas as provas e sem qualquer problemas de fiabilidade.
Mesmo assim, até Monza, Vettel vencera apenas 4 vezes contra 6 do LH. Vettel nesse momento lhe valeu a regularidade e falta de problemas. Mas exatamente nesse momento LH sai na frente do compeonato pela primeira vez com 3 pontos a mais.
Na primeira parte do campeonato LH foi o azarado, embora a favor dele não teve nenhum DNF.
Daí para a frente, claramente a sorte está do lado de LH. Mas Vettel também teve sua parcela de culpa e o campeonato já não estava mais nas mãos de Vettel.

Claro que sem os 2 problemas de “motor”, “vela” do Ferrari a diferença de pontos deveria ser bem menor. Talvez uns 6 a 14 pontos apenas, mas mesmo assim LH deveria ainda estar na frente.

Para mim, o campeonato ficou decidido (se é que está mesmo decidido) em Singapura e não por culpa da Ferrari.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Neves
6 anos atrás

Muito lúcida sua análise amigo. Pra mim não há outra forma de enxergar a realidade senão por esta ótica tbm. Tem uns caras aqui que só enxergam com olhos de torcedores.

Gabriel P.
Gabriel P.
6 anos atrás

Por essa nem a Liberty esperava, que o campeonato acabasse tão cedo.
Agora veremos o que farão para o resto do campeonato ter mais emoção.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Gabriel P.
6 anos atrás

É só as pessoas passarem a prestar atenção nas outras brigas que ainda não estão decididas. Tem muito piloto e muita equipe que ainda estão disputando as outras posições.

Paulo Neves
Paulo Neves
6 anos atrás

Broxante ? Eu respeito a sua opinião, mas o VSC é o sistemas mais justo. Resolve os problemas de segurança e não estraga as estratégias das equipes. Broxante muitas vezes é uma equipe criar uma estratégia X dando um distânciamento e aparecer um Safety Car depois juntando todo mundo e beneficiando outros pilotos. Às vezes dá brigas boas, mas na maioria das vezes é injusto e usado muitas vezes em favor de equipas com maior peso na FIA.

Leonardo
Leonardo
6 anos atrás

Estranhíssimo essa história de vela estragada, os caras detectaram o problema antes da largada, mexeram no carro, disseram que estava tudo ok…. Tudo bem que essas unidades de potência são complexas, mas ainda acho que se a vela está com problemas e se detecta antes da largada, vc vai lá e troca ela e pronto, não é como trocar um turbo. To achando que a Ferrari fez alguma atualização suicida no motor pra ver se superava a Mercedes, até deu certo na potência mas o motor passou a quebrar mais que o Honda, foi uma jogada…. mas não deu certo. Quem sabe pra 2018.

PETRUS
PETRUS
Reply to  Leonardo
6 anos atrás

Verstappen também sofreu um DNF por ‘vela estragada’ em Spa.

Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

Pro Hamilton se melhorar estraga, agora é só cumprir tabela e pegar o quarto título! Pro Vettel só se o Mundo virar de cabeça pra baixo pra conseguir alguma coisa esse ano em termos de título.

EduardoRS
EduardoRS
6 anos atrás

Mais uma vez, título para a Mercedes. Ano que vem será igual. E em 2019 também. E em 2020 também. A esperança é que acertem a mão no regulamento novo em 2021, pois do jeito que está, com toda a proibição de testes, distribuição injusta de dinheiro e limitação de projetos, nada irá mudar. Se o Hamilton quiser, terá esse e mais 3 títulos facinho facinho, é só ficar na Mercedes e irá igualar a marca do Schumacher.

Carlos Alberto Junior
Carlos Alberto Junior
6 anos atrás

Acredito que a Ferrari vive mais de sua lendária mistica, do que de fato resultados, fora a era Schumi, não vejo nada de mais. Claro que como marca global é outra coisa, mas nas vias de fato na F1 é uma botafoguense de primeira, faz bonito o ano todo, para pipocar no final.

R. CASAGRANDE
R. CASAGRANDE
6 anos atrás

Thanks, Jolyon, and good bye

Pablo
Pablo
6 anos atrás

Ricciardo está fazendo uma baita temporada! Vários pódios em durante a temporada;

Paulo Pinto
6 anos atrás

Uma vela do motor do Ferrari foi a pá de cal no campeonato deste ano, que já se desenhava a favor de Hamilton, desde o GP de Singapura.
Vettel combateu o bom combate enquanto pôde, liderando a primeira parte da temporada, sendo o único piloto não Mercedes a conseguir tal feito nestes anos de domínio absoluto da equipe alemã. Um guerreiro que caiu de pé diante das circunstâncias. Ou seria da má sorte?
Os Deuses da Velocidade parecem não simpatizar muito com a “rossa” (basta lembrar o que ocorreu em 2008). Se isso for verdade, Raikkonen foi abençoado em 2007 por alguma Deusa, fã do finlandês.
Sendo mais realista e analisando as nove últimas temporadas, noto que de 2009 até hoje, a f1 foi dominada por três equipes imbatíveis: Brawn GP, Red Bull e Mercedes. Quem pilotou fora das equipes citadas nesse período, correu, correu, correu e perdeu…

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Kkkkk…..e vai continuar perdendo!

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Concordo, Sennafredo. Alonso, que não correu em nenhumas das três equipes, correu, correu, correu…
…e perdeu.

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

em nenhuma.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

KKKKKK……..É a Ferrada se ferrando!

Guto
Guto
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

E lá se vão anos desde a última vez que pilotos de equipes diferentes disputaram o título. Esse ano tinha tudo pra ser, mas já era…
Putz…. que desânimo com a fórmula 1

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Analisando a F1 das útilmas 65 temporadas, noto que nenhuma equipe conseguiu ganhar todos os campeonatos.

Gui Behmer
Gui Behmer
6 anos atrás

Gomes, aí vai o link de uma coletânea dos piores momentos de Jolyon Palmer na F1.
Já vai tarde, aliás, sou da opinião de que a FIA já deveria ter cassado a super licença de Palmer faz tempo. Junto com Grojã…
Mas o vídeo é engraçado, =D
https://www.youtube.com/watch?v=q7k3GG3gm2U

Amaral
Amaral
Reply to  Gui Behmer
6 anos atrás

Caraca. Cinco minutos de zica do pântano. E vi até o final. Nem lembrava que ele tinha batido e rodado tanto. Tem uma ou outra ali que é falha do carro, do pneu, e tal. Mas 80% são erros dele. Cruz credo.
Ele não tem um terço do talento do pai. Que já não tinha muito.
Pelo pouco tempo que ele competiu, zicou demais. Já vai tarde. E bem que podia levar o mala do Ericsson junto. Ô bicho ruim também.
Será que o DP vai levar esse prejuízo todo em conta na hora de fazer o cálculo da rescisão? rs…

Alexandre Neves
Alexandre Neves
6 anos atrás

Acho que nem uma duzia de Mugs livram o Vettel da má fase. E ainda corre o risco de perder o vice para o Bottas…

Renato F1
Renato F1
Reply to  Alexandre Neves
6 anos atrás

Estou torcendo para que ele perca o segundo lugar no campeonato já na próxima corrida!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Alexandre Neves
6 anos atrás

Falta pouco para isso acontecer.

ags
ags
6 anos atrás

Olha..como o Fumassa não ganhou em Suzuka ele promete, que vai ganhar no Meico e dedicar a vitoria para O Speed Gonzales…rsssssssssss

Leandro Batista
Leandro Batista
6 anos atrás

100 pontos em disputa e Hamilton tem 59 de vantagem. Ele precisa fazer apenas 42 em 4 GPS. Acabou…

leandro
leandro
6 anos atrás

Definiu bem o GP Japão…Broxante!!!…a F1 precisa rever muitas coisas senão estará fardada a se acabar a cada ano…quanto ao Vettel e Ferrari não vejo somente falta de sorte ou “problemas” mecânicos…está sendo muito estranho tal comportamento.

Wolfpack
Wolfpack
6 anos atrás

ACABAOU, ACABOU, É TETRA É TETRA diria Gavião Bueno… No final o ano foi mais fácil do que a Mercedes esperava e Alonso terá um motor Renault azeitado no ano que vem, a Red Bull chegou e passou a Ferrari, e colocou as Mercedes fora Hamilton no bolso.

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Wolfpack
6 anos atrás

Alonso terá um motor azeitado ano que vem? Acorda, cara! Há onze anos que o espanhol está esperando esse motor que não chega e nem vai chegar.

#LevandoPauDoNãoDorme…Hahahahahahahahaha!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Pangaré 14
6 anos atrás

O tempo de Alonso já passou.

Giovanni
Giovanni
6 anos atrás

Até tinha uma ponta de otimismo mas to passando a acreditar que nem a Liberty salva a categoria…

Japão com arquibancada pela metade mostra como a F1 desperta cada vez menos interesse. A própria F1 postou no Facebook um vídeo comparando lado a lado as voltas da pole de 2006 com a deste ano que foi 2s mais rápido. Mesmo mais lenta, a volta de 2006 soa muito mais rápida e melhor de assistir (carro instável, motor berrante, muito melhor, considerando que em 2006 os carros já eram bem estáveis! E o que mais me impressiona é que as equipes e patrocinadores continuam gastando milhões num negócio que está claramente definhando.
– Mesmo Suzuka sendo uma pista desafiadora, legal de assistir, a corrida foi mais uma vez sonolenta (dormi durante a maior parte da corrida)
– O narrador da Globo é uma piada. Só um imbecíl não percebe que não há emoção na corrida, tanto que a própria Globo tá cagando pra categoria, basta ver as reportagens nos telejornais cada vez mais raras e menores.

Se continuar do jeito que está, só os extremamente fanáticos vão continuar acompanhando esta categoria.

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  Giovanni
6 anos atrás

Os carros parecem umas naves, o cockpit é tão protegido que você mal vê o piloto trabalhando… O carro é estável demais, parece um trem sobre trilhos — e bem da verdade já é assim há muito tempo. Concordo com tudo que disse. F1 e corrida de carro nunca foram só briga por posição. A beleza do carro, o motor, o desafio técnico… tudo isso conta. A perda de audiência não é só pelo desinteresse pelo carro, é porque o “produto F1” é ruim. Muito ruim.

Muito mimimi, muito piloto chorão e mimado, pouco ou nenhum perigo envolvido, tudo muito artificial, equipes médias e pequenas sem um pingo de identidade… Tá feia a coisa.

Zé MCZ
Zé MCZ
Reply to  Giovanni
6 anos atrás

Rapaz…
A F1 na essência não existe mais… Só os loucos por carros, velocidade é que ainda persistem! Eu tenho mais estímulo para ficar acordado de madrugada e assistir! Quem sabe o compacto na manhã seguinte. Tá faltando isso, olha!… (logo abaixo)
Um dos grandes motivos para as pessoas irem ao autódromo!
Arrepiante!

https://youtu.be/jM5vJr_bitE

Arthur Luz
Arthur Luz
Reply to  Giovanni
6 anos atrás

Giovanni, seu comentário foi muito bom.
Sobre a categoria, ela está colhendo o que o Bernie plantou em seus últimos anos de comando.

Os requisitos para se ter uma corrida de F1 são astronômicos. Depois que o Bernie lançou os Tilkódromos, que mais parecem pistas de videogame, e estreitou a categoria com os petrodólares dos Sheiks “godzilionários’. A necessidade de se artificializar a categoria se tornou obrigatória.

Imagina se eu gasto, por baixo, 400 milhões de Trumps pra trazer a F1 pro meu país e a corrida é uma bosta. Eu ia pedir, como investidor da categoria, mudanças imediatas pra trazer emoção pra minha corrida.
Aí entram as regras doidas de pneus, DRS, kers, punições mil, etc.

É aí que a F1 deixou de ter o pouco de esporte que teve.
Se a categoria fosse mais barata e menos frescurenta, as corridas chatas seriam parte do esporte.
Fazendo um paralelo com o futebol, se eu vou ver o Barcelona jogar e o jogo é ruim, sinto muito, faz parte.

Além disso, o automobilismo mainstream tradicional, está ficando sem sentido.

Alan Bezerra
Alan Bezerra
6 anos atrás

A corrida não foi lá essas coisas, mas só pelo fato de ter sido em Suzuka, já valeu a pena assistir.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
6 anos atrás

Com um fusca ele seguiria. Com três velas, mas seguiria…

Luigi
Luigi
Reply to  Thiago Azevedo
6 anos atrás

E como um Fusca ,frente a carros melhores ele só atrapalharia !

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Thiago Azevedo
6 anos atrás

Ele ficou “segurando vela”, isso sim.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
6 anos atrás

Sensacional a forma como Ricciardo deu pressão na Champagne, no podio.
Voces repararam ???

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Antonio Seabra
6 anos atrás

O cara é muito doido, rsrsrs.

Christian Horny
Christian Horny
6 anos atrás

Se a Ferrari continuar nessa toada, ainda acaba sendo ultrapassada pela Red Bull

astro
astro
6 anos atrás

Sei não…. Imagine se Lewis quebra em uma corrida. …E que coisa pequena está a Williams! O Massa fez uma corrida digna, soube segurar por um bom tempo um pelotão no braço, pois dava pra ver que carro tava faltando….E parabéns pra Force Índia e Haas!

Amaral
Amaral
Reply to  astro
6 anos atrás

Você realmente viu a corrida. Sem pachequismo. Assino embaixo no que você falou.
Massa tá pra lá de desmotivado. Sabe que o Riquinho Rico comprou a equipe pra ele. E o papel dele era simplesmente desmamar o garoto e fazê-lo aprender a andar. Mas está mais do que claro que falta carro. E falta muito. Baku foi a corrida mais louca da década, não serve de parâmetro, valeu, além da insanidade, pra mostrar que, por exemplo, Stroll é melhor que Palmer. O que não é necessariamente um elogio, mas quase uma obrigação.
Numa volta voadora, a Williams larga em sétimo ou oitavo. Em condições normais, de décimo pra trás. Perde feio pra Force India e Renault, e, dependendo da pista, pra Haas e Toro Rosso também. Não tem carro. Nos últimos três anos é um carro mais embriagado de Martini do que o outro.

Segafredo
Segafredo
6 anos atrás

E dá-lhe colheita maldita pro SchukruteFakeJr, kkkkkkk!! É a lei do retorno, e, se fosse ele, já aposentaria logo de vez!

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

A Lei do Retorno (em maiúsculas, Sennafredo, porque é Lei Universal), que eu saiba, está pegando Alonso pelas beiradas há onze anos e continuing, como diz o Matteoni.

Luigi
Luigi
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Nossa , você é muito infeliz nos seus comentários, talvez precise urgentemente de passar por analistas e psicólogos, pois percebe-se que tem síndrome de bloqueio cerebral.
A falha foi MECÂNICA, e não do piloto e tão pouco da equipe , uma vez que foi um item de fornecedor ,que também não é fácil diagnosticar em poucos minutos ,mesmo que o computador informe falha no cilindro “X”, a lógica leva primeiro a testar a unidade injetora de combustível do cilindro , válvulas , vedação do cilindro e só depois o último componente da câmara de combustão que é a vela( que raramente apresenta problemas quando é específica para competições)
Pelo menos era assim que era feito a meu tempo.

John Player
John Player
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

O Vettel poderia ter jogado o carro para cima do Hamilton na primeira curva de Suzuka, ou ficar na pista e jogar o carro na Mercedes do inglês quando fosse levar uma volta, mas….
As viúvas sofrendo de recalque alemão desde 1994.
Odiosas. Lamentável. Só sabem ser anti.
Idiotas.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  John Player
6 anos atrás

Esse Segafredo não passa de uma viúva invejosa. E rancorosa, porque o seu ídolo morreu sem atingir o máximo na carreira! Fica bagunçando pilotos que superaram o seu ídolo para sempre. Ele não entende que Hamilton sendo tetra, é mais um que vai passar Senna.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Não se preocupem Schukruzetes…….ano que vem tem muito mais pra vcs se lamentarem, kkkkk……a Ferrada e o pilotinho de merda irão para o 4° ano de martirio. Anotem aí kkkkkkk!

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

E o espanhol trapaceiro, mais conhecido como Mister Singapura, vai para uma dúzia de temporadas sem título!

– E aí, freguesa “viúva”! Vai uma dúzia bem baratinho?

Genesco Júnior
Genesco Júnior
6 anos atrás

Grande Flavinho! Sou seu fã deeesde 2006 quando descobri seu blog, como apaixonado por F1 que sou! Hoje sou um assíduo do Grande Prêmio, parabéns a todos vocês pelo excelente trabalho!

Quanto ao Hamilton, o que ele tem feito este ano, ainda mais da metade do campeonato pra cá, se compara a algumas temporadas sensacionais que já vi de alguns pilotos, desde 1991 quando passei a acompanhar a categoria. Não em termos de resultado final, mas em termos de pilotar o fino e se impor como um gigante da sua geração, como vi o Senna em 1993, Schumacher em 2002, Alonso em 2012, Vettel em 2011. Mas admito que é raro eu ver um piloto numa sintonia tão excelente como o inglês com a Mercedes. Todos os outros casos, eu nunca vi uma afinação tão perfeita na combinação piloto/carro, e o tetra virá com toda a justiça do mundo. Grande abraço!

JOAO ERNESTO SOARES CUNHA
JOAO ERNESTO SOARES CUNHA
6 anos atrás

Uma dúvida:

Os motores da F1 não usam “velas” já tem um tempão…

O termo, no caso, foi utilizado como forma de simplificar a linguagem ou isso, por acaso, foi divulgado pela Ferrari como sendo, de fato, “problema na vela”?

Luigi
Luigi
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Talvez ele esteja confundindo com o distribuidor ou bobina (única),que até os motores dos carrinhos mais urbanos, já não usem mais ,a já um bom tempo.ou ache.que as unidades motrizes sejam a diesel
Ele deve desconhecer que os motores de competições moderno(e.nem tanto, pois começou na década de 60) usem unidades individuais para a injeção de combustível e para o cetelhame to(bobinas. individuais por cilindro),,mas a faísca no tempo exato, só através da vela,que é regulado pela E C U..(tempo de injeção de combustível e intencidade da faísca)

Paulo Travaglini
Paulo Travaglini
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Se foi de fato um “plug” que quebrou, deveria ser possível substituir no box.
Se eles trocam 4 rodas em 3 segundos, deveriam ser capazes de trocar uma vela em 60 segundos, o que permitiria voltar na mesma volta do líder e marcar alguns pontos.
Então, ou não é um “plug” ou eles não tem acesso sem desmontar o motor todo.

JOAO ERNESTO SOARES CUNHA
JOAO ERNESTO SOARES CUNHA
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Cara…

Entendi a questão.

Mas sugiro uma pesquisa mais a fundo pois os motores de F1 realmente não usam mais “velas”.

O sistema de ignição é bem mais complexo do que isso.

Tanto é que se o problema fosse apenas uma “vela”, não teria tirado o Vettel da corrida né?

JOAO ERNESTO SOARES CUNHA
JOAO ERNESTO SOARES CUNHA
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Flávio, me desculpe.

Mas eu aprendi que motor de F1 não mais vela justamente no site do Grande Premium:

“O sistema mais conhecido parece ser o da Ferrari, que é derivado da Mahle [Turbulent-Jet Ignition, que usa campos elétricos de alta freqüência para criar fluxos de íons que inflamam a mistura de combustível], desenvolvido em 2015.”

https://grandepremium.grandepremio.uol.com.br/conta-giro/materias/seja-na-tecnica-ou-na-estatistica-o-universo-conspira-contra-a-honda

A mim parece que fluxo de íons é algo bem diferente do que vela…

Mas vá lá… o Arrivabene é um vendedor de cigarros, não um engenheiro né?

Abraços.

Robertom
Robertom
Reply to  JOAO ERNESTO SOARES CUNHA
6 anos atrás

Então é motor Diesel?
Pelo amor de Deus, vá se informar, e bastante….

JOAO ERNESTO SOARES CUNHA
JOAO ERNESTO SOARES CUNHA
Reply to  Robertom
6 anos atrás

Como o próprio FG postou acima…

Hoje é um misto dos dois.

Uma pena que ele me bloqueou pois o dilema persiste uma vez que spark-plug é uma coisa… spark-fired é outra.

Mas enfim, eu estou informado. E você?

Nico
Nico
6 anos atrás

Suzuka, grande circuito com algumas péssimas lembranças.
1990, 1997, 2017.

Zé MCZ
Zé MCZ
Reply to  Nico
6 anos atrás

Olha,
Tem a maior e melhor lembrança de todas elas!

https://youtu.be/wTkiPJ9KDnQ

Zé MCZ
Zé MCZ
6 anos atrás

A Ferrari perdeu o título de pilotos (por equipe nem se fala) por total incompetência! A começar pelo chefe de equipe, passando pelos engenheiros, mecânicos (é decorrente) até chegar aos dois pilotos! Não sou ferrarista, mas não consigo imaginar o orçamento jogado fora pra ficar de fora ainda faltando vários GP, é impressionante! A Ferrari só não quebra ou então não se torna uma ex Shadow devido a Fiat!
Fica pra próxima!
Arrivabeennee!(nem sei o que significa)

Pode gritar Lewis!
Sou!
Campeão!

Luigi
Luigi
Reply to  Zé MCZ
6 anos atrás

Só demonstrando um conhecimento muito ralo sobre automobilismo para tal afirmação, pois você só pode questionar o conhecimento de um mecânico o engenheiro de uma equipe de F 1 se tiver graduação ,no mínimo igual ou superior a destes(como no Brasil, não tem nenhuma equipe de automobilismo de qualquer categoria de igual sofisticação tecnológica,…………)
Tiram o erro do Vettel na estúpida fechada no carro da RedBull, as falhas mecânicas foram em itens de fornecedores, e não de projeto em si próprio.
É para lembrar, a equipe de engenheiros responsáveis por este projeto de 2017 é uma equipe totalmente inexperiente em F 1 ,pois vieram da categoria Endurance onde a Rossa di Maranello compete com seus GT’s e pelos resultados obtidos, muito melhores que quando a equipe estava cheia de medalhões ingleses, com anos de experiência na F1.Pode-se dizer que fizeram um bom trabalho,coisa que eu, de origem italiana, não acreditava que pudessem fazer, achava que seria um vexame total, no início da temporada..E se achar que sou Ferrarista ,está bem enganado pois sou Alfista,e tinha ligações com a extinta Autodelta e com o Tim Joest (a muito,muito ,muito tempo atrás)
Obs: Mesmo os que trabalham na função de mecânicos na F1 ou qualquer outra categoria TOP, normalmente tem graduação em engenharia.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
6 anos atrás

Se o Verstappen chegou tão proximo do Hamilton, achar que o Vettel poderia brigar pela vitoria não é nenhum absurdo. Mas…já era.

Pra mim a manobra da corrida foi o Magnussen em cima do Massa.

Cícero
Cícero
6 anos atrás

FG, cara, acho resumiu esse GP do Japão… chocho. Aliás, sobre a Ferrari é igual ao framengo, dá uma esperancazinha, o tal do cheirinho e só. O campeonato que, até então, se desenhava no mais disputado dos últimos anos, com dois de equipes diferentes e tal, terá um dos finais mais chatos dos últimos 299 anos. Enfim. Agora é esperar acabar essa bagaça e só.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Cícero
6 anos atrás

Chato por quê? Por que a Mercedes e Hamilton irão ganhar da Se Ferra-ri e do Vettel? Aliás, que ele olhe no espelho retrovisor que o Bottas está vindo para tomar o segundo lugar dele.

Estou rindo à beça! A Se Ferra-ri é uma piada!

J Fernando
J Fernando
Reply to  Renato F1
6 anos atrás

Chato porque não terá competição.
Hamilton não precisa se preocupar com o adversário. Sabe aquele jogo que seu time profissional ganha do amador de 12 x 0? Tão sem graça quanto a final de um campeonato de F1 sem disputa.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Renato F1
6 anos atrás

Pois é.

Wesley Andrade
Wesley Andrade
6 anos atrás

Realmente foi uma pena o que aconteceu com a Ferrari do Vettel. Agora ele não depende mais si para conquistar o pentacampeonato, devido aos azares nas últimas três provas.

Dormi logo após da décima volta, e pelo que li não perdi nada…

ags
ags
6 anos atrás

Esse nazisboy é a versão do Fumassa só que um pouco melhor..mas chora feito uma égua no cio, é pé frio..e não sabe perder..
Vai chupar o dedo do pé em Maranello e tomando um choque no tobinha de tanto chorão ele..é,rssssssssss
Viva Hamilton…
PS..Fumassa vai fechar um pré contrato com a CIA de energia de Londres, e vai ser o carro madrinha da formula E, em 2018, ele não vai pilotar para um team, vai só fazer comercial de como economzar energia..rssssssssss

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  ags
6 anos atrás

Mais uma “alonsete” decaída.

Bullet
Bullet
6 anos atrás

CESNECESSÀRIO a Mercedes ter “afrouxado alguns parafusos” no carro de BOTTAS até o fim do campeonato. Não fosse esse protecionismo todo com HAmilton, Bottas já estaria em segundo na geral. Ou vcs acham que um piloto vai bem no início do campeonato e depois vira medíocre de uma hora para outra? Ae tem. E se chama Verstappen na Mercedes. Será que se isso acontecer o Hamilton vai fazer bico? Tá fácil assim eim. Volto em 2018, porque 2017 já foi.

Amaral
Amaral
Reply to  Bullet
6 anos atrás

Verstappen na Mercedes é tão improvável quanto Anitta na Ferrari ano que vem. Duvido que Hamilton permitiria. Um moleque chegando com os dois pés na porta, igual ele chegou com Alonso na Mclaren.
Mas, depois que Rosberg, logo depois de pegar o caneco, esvaziou o armário e trancou a matrícula, não duvido de absolutamente nada.
Bem, talvez continue duvidando da Anitta na Ferrari.

Celso
Celso
Reply to  Bullet
6 anos atrás

Bottas chegou na Mercedes crente de que andaria na frente, porque era bom o suficiente. Ele mesmo dizia que no dia que pegasse uma Mercedes seria campeão.
Só esqueceu de combinar com o Hamilton. O piloto inglês é daqueles que trucidam seus companheiros de equipe, botando a confiança a zero.

Por isso Rosberg parou ano passado. Ele sabe que não iria mais conseguir trabalhar 110% de suas forças e contar com as quebras que Hamilton teve em 2016..

Falando em Rosberg, seu pai disse uma vez que qdo ele chegou na Mclaren para ser companheiro de Prost, achava que era (palavras dele) “um piloto rápido” até no dia que teve o francês como régua. Mansell sofreu também e outros chamados de grandes.

Hoje, para fazer frente ao Hamilton numa luta fratricida, só Vettel.

clodoaldo lelli
clodoaldo lelli
6 anos atrás

tchau galera acabou volto ano que vem tem mais valeu
só uma duvida cade aqueles entendidos que diziam que o bottas ia engolir hamilton ????

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
Reply to  clodoaldo lelli
6 anos atrás

Eu também.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  clodoaldo lelli
6 anos atrás

E que a Mercedes estava apostando no piloto errado?, rs.

Rafael
Rafael
6 anos atrás

Nessas horas deve bater um arrependimento na Ferrari de ter um piloto só… com os abandonos do Vettel era pra o Kinmi se aproveitar e ganhar corridas, tirar pontos do Hamilton, mas o cara não consegue passar de um quinto lugar… É que a Red Bull teve muitos problemas com o Verstappen se não até o vice do mundial de construtores a Ferrari não ia conseguir. E sabe o que é pior? Ano que vem tá o Kimmi de novo fazendo figuração no Grid…

Renato F1
Renato F1
Reply to  Rafael
6 anos atrás

Não acho que o Räikkönen não seja piloto. Foi campeão pela Se Ferra-ri. A questão é que a equipe de mafiosos só sabe fazer um carro. Aí, o segundo piloto, na ordem deles, fica com o campeonato comprometido.

Mônica
Mônica
Reply to  Rafael
6 anos atrás

Vocês esquecem que o último título da Ferrari foi conquistado exatamente pelo meu gatão! Ficam cantando maravilhas para Alonso e Vettel e o que acontece? Vices decepcionantes nas últimas voltas de temporadas que tinham tudo pra dar certo. Terceiros lugares que nada representam.
E então? Isso é ou não é figuração?

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Mônica
6 anos atrás

Desculpe a sinceridade, mas o seu gatão está “cumprindo tabela”.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Mônica
6 anos atrás

Cara, tu deu sorte que ela não viu teu comentário.

Mônica
Mônica
Reply to  Mônica
6 anos atrás

Eu vi, sim, mas não vou responder. Ele terá a resposta na pista.

sergio
sergio
6 anos atrás

vai a merda com essa ferrari que não consegue fazer um carro que presta. todo dia tem um problema. é fiat mesmo. grande bosta.

Renato F1
Renato F1
Reply to  sergio
6 anos atrás

Ha! Ha! Ha!
Só agora que o povo percebeu isto? Se Ferra-ri é uma piada!