MENU

Saturday, 28 de October de 2017 - 17:44F-1

TETRAMEX (2)

mex177

RIO (vai, Lusa!) – Quem diria que Hamilton seria coadjuvante no sábado ensolarado da Cidade do México… A briga pela pole para a corrida que deve decidir o campeonato, amanhã, foi travada por Verstappen e Vettel. E o alemão conseguiu, depois de três poles seguidas de Hamilton, voltar à primeira posição de um grid. De quebra, impediu Max de bater seu recorde de mais jovem pole da história. A marca segue com Sebastian, estabelecida no GP da Itália de 2008 — quando ainda era piloto da Toro Rosso.

A volta de Tião Italiano, no finalzinho do treino, foi espetacular. Ele superou Verstappinho por apenas 0s086. Lewis nem chegou perto. Na última tentativa, deu uma erradinha e não conseguiu melhorar seu tempo. Ficou em terceiro. Mais do que suficiente para ganhar o título, se nada de anormal acontecer na corrida. Ele precisa de um quinto lugar, apenas.

Verstappen começou o Q3 como favorito, depois de virar 1min16s524 no Q2, tempo que nem ele conseguiria bater depois. Achei, na hora, que seria difícil, mesmo. A temperatura da pista estava aumentando e o asfalto ficava mais escorrregadio. Fora que a volta foi mesmo excepcional. Difícil de repetir. No Q3, seu tempo foi de 1min16s574. “Estou chateado, os pneus não funcionaram tão bem, a volta foi até boa, mas não como eu queria”, lamentou o holandês.

Por ter atrapalhado Bottas no Q3, Max poderia receber uma punição, ainda. Escrevo sem saber o que os comissários decidiram. Depois arrumo, se for o caso. A volta de Hamilton foi cronometrada em 1min16s934. Suficiente para o terceiro lugar, não mais que isso. “Eles fizeram um excelente trabalho”, reconheceu o inglês, referindo-se à Ferrari e à Red Bull.

Foi a quarta pole de Vettel no ano e 50ª na carreira. “Che giro!”, festejou pelo rádio. Verdade. Que puta volta espetacular, diria eu com toda elegância possível. Depois dele, Verstappen e Hamilton, fecharam o top-10 Bottas, Raikkonen, Ocon, Ricciardo, Hülkenberg, Sainz Jr. e Pérez.

Se o Q3 foi legazinho, o Q2, que definiu os dez primeiros, foi dos mais sonolentos do ano. Dois pilotos nem foram para a pista, fazendo com que a briga fosse para eliminar apenas três. Alonso e Vandoorne, que perderão 500 posições no grid, preferiram permanecer nos boxes. Isso depois de Alonso andar muito bem no Q1, com uma quinta posição que ele mesmo definiu como “fantástica”.

Outro que não teve chance de tentar nada, porque quebrara logo depois de sua primeira tentativa, foi Hartley. O motor estourou, como já estourara o de Gasly, seu novo companheiro de Toro Rosso, nos treinos livres. Esse nem para o Q1 foi, porque não deu tempo de trocar a unidade de potência. Assim, eram dois os que dançariam no Q2, por falta de candidatos. E foram os dois da Williams, com Massa em 11º e Stroll em 12º.

No Q1, só para registrar, os eliminados foram Ericsson, Wehrlein, Magnussen, Grosjean e o já mencionado Gasly — coitado, perdeu o GP dos EUA para correr pela Super Fórmula no Japão, a prova foi cancelada lá, voou para o México e só conseguiu dar dez voltas em dois dias.

É de se prever uma prova tranquila para Lewis, se ele quiser resolver a parada logo. Não tem muitos motivos para bater roda com ninguém na largada, o que para mim faz de Vettel o favorito à vitória amanhã. Largando bem, o que é provável porque do seu lado do grid a tração será bem melhor, terá apenas de se defender dos previsíveis ataques de Max no início para buscar um resultado que pode até não consolar o torcedor da Ferrari, já que o título não virá. Mas servirá para dar uma alegria a um piloto que liderou a maior parte do campeonato, mas viu seus sonhos de ser pentacampeão desabarem graças aos erros do time, aos seus próprios e, sobretudo, a uma arrancada incrível de seu maior rival.

mex171

26 comentários

  1. Sergio Ricardo Senne says:

    Esqueceu do maior dos tri campeões

    NELSON PIQUET

  2. Fernando Monteiro says:

    Só para constar, me parece que o Alonso começou a perceber que o motor Honda começa a mostrar serviço e por isso, como é de costume, fica dizendo por aí que a melhora se deve somente ao carro da McLaren, debochando dos japoneses. Isso não é verdade, podemos perceber claramente que por mais que o carro tenha melhorado, o motor Honda deu um grande salto de potencia. Não sei não, mas acho que ano que vem o motor Honda vai andar na frente e a Red Bull ” tirou” a sorte grande.

  3. ags says:

    O Nazisboy fica na mureta da primeira curva..e vai pra SP com o pé inchado….
    Chuquinho cola no Hamilton(nas fotos de tetra)..mais nada.claro…ia esquecendo chorando pq queria ser piloto de f1…Chiquinho ainda vai pra geladeira podem esperar.
    Kimi tá menstruado(pra não falar tá de chico),,pq chico só tem um..o chiquinho da Williams..
    Bottas é pior do que comer uma freira…o cara não tem sangue.. deveria ir para pra casa tirar leite das vaquinhas..
    Finalmente…Hamilton..campeão….e mais nada…………….
    Bom dia a todos..

  4. Mauro says:

    É Vettel e o resto. Melhor piloto da F-1.

  5. Anselmo Coyote says:

    Sem os pontos que ganhou do Kimi Vettel estaria em 3o atrás do Bottas e Hamilton teria ganho essa temporada uns 3 GPs atrás.
    Simples assim.
    E alguém me diga por que um piloto precisa da ajuda do outro (toda a ajuda e mesmo assim perdeu feio).
    Ah… e para quem disse que fariam falta os 3 pontos que Hamilton devolveu ao Bottas ao devolver-lhe a posição conforme havia combinado, lamento dizer: Não fez.
    Abs.

  6. Vai Vettel! says:

    O único ainda tetra em pista detonou todos os concorrentes. Pole com autoridade e categoria.

  7. GASTAO says:

    Nao acho que o Verstappen tenha atrapalhado o Bottas. Apaenas ia lento pela esquerda, não fez nenhum movimento. Que deveria fazer? Sair de pista? Quem se atrapalhou foi o Bottas, que aliás, está decepcionando ultimamente.
    https://www.youtube.com/watch?v=PSXEOYEiYdo

  8. randy says:

    Tem algum idiota que ainda duvida que VETTEL é o segundo maior e melhor piloto do mundo e da história??? e com tendência a superar o próprio Schumy !!!!
    A diferença no campeonato revela a diferença entre mercedes e Ferrari somente !!! entrementes esconde a superioridade de VE77EL sobre o hamilto e todo o resto da F1, se VE&&EL estivesse na mercedes o campeonato acabaria na metade do ano!!!!! e esse rato desse amilto sem a mercedes seria um zero à esquerda!!!!, certamente a RedBull não teria feito o sucesso quez em quatro anos se naõ tivesse o VET ao volante, fosse um amilto talvez nem titulo teria conseguido, essa é a grande verdade da F!!!!!
    VE77EL !!!! VE77EL !!!! VE77EL !!!! e o resto é o resto!!!!

  9. clodoaldo lelli says:

    pra mim o hamilton ja ta igual ao ano retrasado depois que foi campeão ligou o fod…. e so ta cumprindo tabela

  10. Sync Redder says:

    O Verstappen “Cara de Feto” é tão sujo, desleal e trapaceiro que bloqueou Bottas na volta rápida dele e nem foi punido, também depois de Austin, onde foi punido corretamente, ele poderia ter atirado em outro piloto de dentro do carro dele que não seria punido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *