Os dois caminhões no alto da foto nos lados provavelmente são o MB 1520 pois está cor bege veio somente nos 1520 que era praticamente o mesmo caminhão MB LP 331 somente mudando os faróis de redondos no Lp 331 para quadrados no L 1520.
Que incrível. Deve ter sido na sede mesmo essa foto.
Marcos Alberto
6 anos atrás
Transportes e comércio Bonassi de Concórdia,sc
Veículos de propriedade do Sr Nevio Bonassi
Daniel T.
7 anos atrás
Chapecó ou Concordia SC
William Alves Xavier
7 anos atrás
O 3º eixo traseiro, adaptado em meados dos anos 70, foi proibido posteriormente, com alegação de que com maior arrasto, “comia” muito pneu, consequentemente, mais combustível, em época de crise de petróleo.
Marques Goron R. da Silva
7 anos atrás
Essas fotos, com suas cores esmaecidas, me transportam imediatamente para o passado…
Robertom
7 anos atrás
Provavelmente em Concórdia, SC.
S LUIZ ARDUIN
7 anos atrás
Concórdia /SC ?
davi
7 anos atrás
Flavio, bom dia.
A Scania tem três eixos e no canto direito acima parece um FêNeMê.
Como disse o Anderson acima, são dois Mercedes LP-331, um no canto direito e outro no canto esquerdo.
LEONARDO KOERICH
7 anos atrás
Eu acho que deve ser em Concordia, a sede original da Sadia ( Sociedade Anonima concorDIA).
Voce sabia que em 1955 a Sadia criou uma empresa de transporte aéreo para distribuição de seus produtos. Mas eles aproveitavam o espaço do avião para transportar passageiros também. Mais tarde a Sadia Transportes Aereos foi rebatizada de TRANSBRASIL.
Claudio
7 anos atrás
Que bacana, 3 eixos sem ser carreta.
João Paulo Toledo Piza
7 anos atrás
Chapecó…
Zé Zanine
7 anos atrás
No Paraná
Leonidas
7 anos atrás
Concordia, SC
Farid Salim Junior
7 anos atrás
E, tem um Mercedes-Benz 111 “cara chata”, com cabine estendida, à esquerda da foto… Este parece ser de carreteiro autônomo “agregado”, pois o cavalo mecânico não está pintado com as cores da Empresa…
São LP-331, que era o pesado da Mercedes na época.
Antonio
7 anos atrás
E ainda tem dois M Bens 331 ou 1520 dependendo do ano
Airton Silva
7 anos atrás
Os três eixos traseiros do Scania imediatamente me remetem aos anos 80, quando existia o Mercedes-Benz 1519 com três eixos traseiros. O 1519 era vendido como cavalo mecânico para puxar um semirreboque de dois eixos, mas o pessoal pegava a versão “toco” comprida e metia mais dois eixos. Ficava lindo, ainda mais com cabine leito. O 1519 tinha motor de cinco cilindros, Diziam que não dava para instalar turbo. Então, eu, para ter alguma coisa para dizer em rodas de adultos motoristas, dizia “o 1519 não dá para ter turbo”, e ficava feliz porque os caras concordavam. Mas o motor tinha um barulho muito agradável. Mais ou menos igual ao do Marea. Até hoje não sei porque a Mercedes-Benz fabricava e vendia caminhões somente em versão “toco”, porque a primeira coisa que o pessoal fazia era mandar instalar turbo e um outro eixo traseiro, ou dois, no caso do 1519. Creio que tinha a ver com o IPI que incidia no preço de fábrica. Dias atrás vi um 1519 no litoral e parei a caminhada para só para vê-lo (e ouvi-lo) passar.
A Mercedes não vendia somente caminhões “toco”. O 1519 mesmo foi produzido de 1975 a 1985 em três versões L(chassi rígido 4X2) LK(basculante) e LS(cavalo-mecânico).
Muitos autonômos aproveitavam a versão LS que tinha cabine leito e transformavam em chassi rígido 6X2 alongando as longarinas. Haviam casos com três eixos traseiros tbm, mas não era muito comum. Algumas empresas de ônibus compravam o L-1519 e mandava encarroçar.
O motor tinha 5 cilindros mesmo. Era o modelo OM-355/5 aspirado com 192 cv e 67 kgfm de torque. Mas dava pra instalar turbo sim, tanto que posteriormente a própria Mercedes lançou o LS-1524 com o mesmo motor de cinco cilindros do L-1519, porém, turbinado com 238 cv e 98 kgfm.
Esse motor foi amplamente usado pela Mercedes em seus ônibus como os chassis OH-1517, OH-1419, OH-1520, assim como nos monoblocos e plataformas O-364, O-370 R, O-371 R e O-371 UP.
Depois de reler seu comentário, eu entendi o que vc quis dizer com “vendia somente caminhões toco”.
Haviam versões toco(4X2), mas haviam tbm versões 6X2 e 6X4 para serviços mais severos. Mas isso não era só na Mercedes, tanto a FNM quanto a Scania, ofereciam na época as três opções, 4X2, 6X2 e 6X4.
Gostei dessas informações. Obrigado. Não sabia que esse motor de cinco cilindros do 1519 recebeu turbo de fábrica e equipava o 1524 e os ônibus. Achava que era outra linha de motor. Creio que o 1924 também tinha esse mesmo motor de cinco cilindros. Vou pesquisar.
Olá Airton, o 1924 usava outro motor, o OM-355/6, com 6 cilindros tbm aspirado com 240 cv. Posteriormente a Mercedes lançou o 1924 A, com o mesmo motor dessa vez turbo, que ele chamou de OM-355/6 A e mais tarde renomeou para 1929. Ambos tinham 285 cv e torque de 108 kgfm.
No caso do 1524 e tbm 1525, o motor em sua versão turbo chamava-se OM-355/5 A, ambos com 238 cv.
Esses motor de 5 e 6 cilindros foram substituídos mais tarde pelos motores OM-449 A(turbo) e OM-449LA(turboccoler), ambos com 5 cilindros e OM447LA(turbocooler) com 6 cilindros, respectivamente.
Abço.
Halexandre
7 anos atrás
Que interessante. Me chamou a atenção o quarto eixo. Hoje os caminhões vem de fábrica. É algo recente alguns anos atrás.
Vem de fábrica somente com 2 eixos traseiros. Na Europa tem alguns modelos que saem de fábrica com 3 eixos traseiros, porém, o último eixo tem rodado simples e é direcional.
charles
7 anos atrás
Concórdia – SC
Roberto
7 anos atrás
Acho que foi no pátio da Sadia!
Tobias
7 anos atrás
Chapecó-SC?
TARCISIO FRASCINO FONSECA
7 anos atrás
Um palpite: em alguma fábrica no Sul.
Claudio aun
7 anos atrás
Chutao Concórdia onde nasceu a Sadia
Eltontoptec
7 anos atrás
Américo Brasiliense, SP?
Abdo
7 anos atrás
Bem provável em Concórdia. Aliás a região centro-oeste catarinense foi berço das grandes empresar aviárias. Frigorífico Chapecó, Aurora, Perdigão.
Ulisses
7 anos atrás
Toledo, Paraná?
Luigi Perini
7 anos atrás
Essa foto foi tirada em TOLEDO-Pr sem sombra de dúvidas, a sadia funciona até hoje lá, já trabalhei lá e meu pai entregava porco pra saida de toledo até morrer.
Scania 3 eixos foi uma idéia que não vingou muito, aliás todos os caminhoes 3 eixos não vingaram, garanto que essa scania e esse mercedão devem estar rodando até hoje se duvidar, verdadeiros heróis da estrada com desempenho e durabilidade!!!.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Os dois caminhões no alto da foto nos lados provavelmente são o MB 1520 pois está cor bege veio somente nos 1520 que era praticamente o mesmo caminhão MB LP 331 somente mudando os faróis de redondos no Lp 331 para quadrados no L 1520.
Que incrível. Deve ter sido na sede mesmo essa foto.
Transportes e comércio Bonassi de Concórdia,sc
Veículos de propriedade do Sr Nevio Bonassi
Chapecó ou Concordia SC
O 3º eixo traseiro, adaptado em meados dos anos 70, foi proibido posteriormente, com alegação de que com maior arrasto, “comia” muito pneu, consequentemente, mais combustível, em época de crise de petróleo.
Essas fotos, com suas cores esmaecidas, me transportam imediatamente para o passado…
Provavelmente em Concórdia, SC.
Concórdia /SC ?
Flavio, bom dia.
A Scania tem três eixos e no canto direito acima parece um FêNeMê.
Como disse o Anderson acima, são dois Mercedes LP-331, um no canto direito e outro no canto esquerdo.
Eu acho que deve ser em Concordia, a sede original da Sadia ( Sociedade Anonima concorDIA).
Voce sabia que em 1955 a Sadia criou uma empresa de transporte aéreo para distribuição de seus produtos. Mas eles aproveitavam o espaço do avião para transportar passageiros também. Mais tarde a Sadia Transportes Aereos foi rebatizada de TRANSBRASIL.
Que bacana, 3 eixos sem ser carreta.
Chapecó…
No Paraná
Concordia, SC
E, tem um Mercedes-Benz 111 “cara chata”, com cabine estendida, à esquerda da foto… Este parece ser de carreteiro autônomo “agregado”, pois o cavalo mecânico não está pintado com as cores da Empresa…
São LP-331, que era o pesado da Mercedes na época.
E ainda tem dois M Bens 331 ou 1520 dependendo do ano
Os três eixos traseiros do Scania imediatamente me remetem aos anos 80, quando existia o Mercedes-Benz 1519 com três eixos traseiros. O 1519 era vendido como cavalo mecânico para puxar um semirreboque de dois eixos, mas o pessoal pegava a versão “toco” comprida e metia mais dois eixos. Ficava lindo, ainda mais com cabine leito. O 1519 tinha motor de cinco cilindros, Diziam que não dava para instalar turbo. Então, eu, para ter alguma coisa para dizer em rodas de adultos motoristas, dizia “o 1519 não dá para ter turbo”, e ficava feliz porque os caras concordavam. Mas o motor tinha um barulho muito agradável. Mais ou menos igual ao do Marea. Até hoje não sei porque a Mercedes-Benz fabricava e vendia caminhões somente em versão “toco”, porque a primeira coisa que o pessoal fazia era mandar instalar turbo e um outro eixo traseiro, ou dois, no caso do 1519. Creio que tinha a ver com o IPI que incidia no preço de fábrica. Dias atrás vi um 1519 no litoral e parei a caminhada para só para vê-lo (e ouvi-lo) passar.
A Mercedes não vendia somente caminhões “toco”. O 1519 mesmo foi produzido de 1975 a 1985 em três versões L(chassi rígido 4X2) LK(basculante) e LS(cavalo-mecânico).
Muitos autonômos aproveitavam a versão LS que tinha cabine leito e transformavam em chassi rígido 6X2 alongando as longarinas. Haviam casos com três eixos traseiros tbm, mas não era muito comum. Algumas empresas de ônibus compravam o L-1519 e mandava encarroçar.
O motor tinha 5 cilindros mesmo. Era o modelo OM-355/5 aspirado com 192 cv e 67 kgfm de torque. Mas dava pra instalar turbo sim, tanto que posteriormente a própria Mercedes lançou o LS-1524 com o mesmo motor de cinco cilindros do L-1519, porém, turbinado com 238 cv e 98 kgfm.
Esse motor foi amplamente usado pela Mercedes em seus ônibus como os chassis OH-1517, OH-1419, OH-1520, assim como nos monoblocos e plataformas O-364, O-370 R, O-371 R e O-371 UP.
Segue link ilustrativo:
http://caminhaoantigobrasil.com.br/wp-content/uploads/2012/06/LS-1524-1986-3.jpg
Depois de reler seu comentário, eu entendi o que vc quis dizer com “vendia somente caminhões toco”.
Haviam versões toco(4X2), mas haviam tbm versões 6X2 e 6X4 para serviços mais severos. Mas isso não era só na Mercedes, tanto a FNM quanto a Scania, ofereciam na época as três opções, 4X2, 6X2 e 6X4.
Link ilustrativo:
http://caminhaoantigobrasil.com.br/wp-content/uploads/2012/06/7.jpg
Gostei dessas informações. Obrigado. Não sabia que esse motor de cinco cilindros do 1519 recebeu turbo de fábrica e equipava o 1524 e os ônibus. Achava que era outra linha de motor. Creio que o 1924 também tinha esse mesmo motor de cinco cilindros. Vou pesquisar.
Olá Airton, o 1924 usava outro motor, o OM-355/6, com 6 cilindros tbm aspirado com 240 cv. Posteriormente a Mercedes lançou o 1924 A, com o mesmo motor dessa vez turbo, que ele chamou de OM-355/6 A e mais tarde renomeou para 1929. Ambos tinham 285 cv e torque de 108 kgfm.
No caso do 1524 e tbm 1525, o motor em sua versão turbo chamava-se OM-355/5 A, ambos com 238 cv.
Esses motor de 5 e 6 cilindros foram substituídos mais tarde pelos motores OM-449 A(turbo) e OM-449LA(turboccoler), ambos com 5 cilindros e OM447LA(turbocooler) com 6 cilindros, respectivamente.
Abço.
Que interessante. Me chamou a atenção o quarto eixo. Hoje os caminhões vem de fábrica. É algo recente alguns anos atrás.
Vem de fábrica somente com 2 eixos traseiros. Na Europa tem alguns modelos que saem de fábrica com 3 eixos traseiros, porém, o último eixo tem rodado simples e é direcional.
Concórdia – SC
Acho que foi no pátio da Sadia!
Chapecó-SC?
Um palpite: em alguma fábrica no Sul.
Chutao Concórdia onde nasceu a Sadia
Américo Brasiliense, SP?
Bem provável em Concórdia. Aliás a região centro-oeste catarinense foi berço das grandes empresar aviárias. Frigorífico Chapecó, Aurora, Perdigão.
Toledo, Paraná?
Essa foto foi tirada em TOLEDO-Pr sem sombra de dúvidas, a sadia funciona até hoje lá, já trabalhei lá e meu pai entregava porco pra saida de toledo até morrer.
Scania 3 eixos foi uma idéia que não vingou muito, aliás todos os caminhoes 3 eixos não vingaram, garanto que essa scania e esse mercedão devem estar rodando até hoje se duvidar, verdadeiros heróis da estrada com desempenho e durabilidade!!!.