NAS ASAS
O Britto, da Vila Mariana, recebeu esta foto identificada como “Concorde-Congonhas”. O Concorde nunca desceu em Congonhas, que eu saiba.Onde é isso? Lito, ajude-nos! Pode ser uma montagem. O Fusca está estranho.
O Britto, da Vila Mariana, recebeu esta foto identificada como “Concorde-Congonhas”. O Concorde nunca desceu em Congonhas, que eu saiba.Onde é isso? Lito, ajude-nos! Pode ser uma montagem. O Fusca está estranho.
Viracopos
A foto é provavelmente entre 83 e 85, Vejam o Escort estacionado e é no Galeão. Como o horário era programado às vezes íamos ´até lá pra assistir à decolagem do mítico Concorde.
Ao menos eu vi o concorde bem de perto em guarulhos. 95 eu acho.
Sempre existiu a confusão do Concorde ter descido em Congonhas. De fato, é impossível hoje e mais ainda nas décadas de 1970 e 1980, quando havia ainda menos pista.
A confusão existe porque era noticiado, com hora marcada, o sobrevoou que o Concorde fazia sobre a grande SP, antes de virar a proa pra Viracopos (Cumbica ainda era uma base aérea). Como ele fazia parte do caminho natural de aproximação de Congonhas, ganhando altitude em vez de perder, em uma “arremetida programada”, as pessoas, inclusive meus pais, juravam que ele estava na perna da cabeceira 17 e que havia pousado.
Em uma emergência, poderia mesmo até pousar em CGH, tomadas providências excepcionais, porém a decolagem seria arriscada e deveria levantar vazio, de gente e combustível.
O Concorde pede muuitaaa pista, com suas asas em delta com pouca área, é um caça adaptado para voos comerciais, impossível operar em congonhas. O 747 ao lado então, nem se fala.
Mas falando em congonhas, a maior aeronave que eu sei que pousou lá, foi o Airbus A330, quando a TAM “inaugurou” este modelo em sua frota, mas ele pousou e decolou vazio, pelo que sei.
Acho que a Transbrasil também chegou a pousar em CGH com seus 767s uma época, mas posso estar errado.
CGH-BSB-MAO e CGH-GIG-SSA, mas somente pouco antes da inauguração de GRU.
Menção ao A300 que operou regularmente em CGH, além de hangaragem.
Outro gigante que pousava em CGH para manutenção era o DC8.
Com absoluta certeza é o Galeao. tanto a Air france quanto a PanAam se localizavam na área C, do antigo e áquela época novissimo Galeao, para embarque dos passageiros e que se localizava na extemidade esquerda do aeroporto.
O Galeão daquela época era dividido em 3 áreas. A de embarque doméstico onde se localizava a Varig-Cruzeiro, a TransBrasil e a Vasp. àrea B onde se localizava a Varig-Cruzeiro para võos internacionais, a antiga British Caledonian e acho que Iberia, TAP, Alitália, Swissair e outras. A Pan Am e Air France assim como Aerolíneas Argentinas a acho que SAS, KLM e outras utilizavam o setor C.
Os respectivos aviões dessas companhias estacionavam em frente aos seus respectivos setores de embarque por isso é possível de se ver o Concorde, salvo engano, no último finger ao lado do 747 PanAm.
Dava para se ver de muito perto os aviões estacionados no setor C desta avenida.
abçs Luiz Fernando
Pessoal o ano eu não sei mas reparem nas torres de iluminação são com certeza do GIG … só tem isso aqui no Rio.. boa tarde!.
O Concorde operou entre 21 de janeiro de 1976 e abril de 1982 no Brasil. Galeão-Dakar-Paris (sem autonomia para ir direto). Isso comercialmente.
https://www.terra.com.br/mundo/2000/07/26/002.htm
Nenhum dos dois (747 e Concorde) operou em Congonhas (SBSP);
Bem é a segunda vez que posto isso, a primeira perdeu-se, como com alguns comentários que faço no blog.
Sds
Paulo
Galeão
O Escort (MK3) chegou ao Brasil no final de 1983 como modelo 84, eu diria que a foto é de 84 no Galeão (GIG).
Pela frente do Passat, essa foto é de 1980 em diante. Ainda acho que é a Avenida Vinte de Janeiro, que é a avenida de acesso ao aeroporto do Galeão, no Rio, ainda sem o novo terminal. Quando o Concorde descia no Rio, muita gente parava o carro na avenida pra vê-lo.
GIG, 1983
concorde air france e 747 panam só em gig
escort e concorde no brasil, só em 1983
1983 confirmado pelos faróis do passat e pelo comodoro (já citados por outros comentaristas aqui)
FG, foto épica – parabéns a quem mandou
eu mesmo, ainda guri, estava em GIG, e acabei vendo de perto o concorde, pois o terraço panorâmico era uma varanda aberta
alguns anos depois, já adolescente, embarquei num 747-200 desses da panam
(felizmente a volta foi num 747-300 novinho da varig, varig varig!)
Obrigado!
Isso é no Galeão mesmo, essa pista próxima a avenida assim…
Bom dia Flavinho Gomes ! Todos estão errados. A foto foi tirada na cidade do México…Abraços
O Opala atras do Passat é um Comodoro 1983 pelo friso na linha de cintura. O Escort tb bate a epoca entao estamos de 1983 EM DIANTE pessoal… nessa época só o Galeão recebeu o Concorde e 747 de passageiros da PanAm ao mesmo tempo.
Pelas palmeiras pequenas, os montinhos de pedra no lado direito, o canteiro central da via parcialmente sem divisão no lado direito e as duas torres do aeroporto, acho que é aqui: https://goo.gl/maps/dxTYM3TLrTm
Hoje com a expansão do aeroporto, do Galeão, não dá mais pra ver o pátio.
Concordo com você!
Quando era moleque meu pai me levou umas vezes pra ver a chegada do concorde no galeão, chegando de Paris. Isso era lá pelos idos de 82, 83. Era um passeio inesquecível…
A Pan Am também voava para Nova York com seu 747. Pode ser que a foto seja um pouco mais recente que isso, mas tenho quase certeza de que é o Galeão.
Matou a charada.
Essa foto deve ser fake, década de 80 a maiores das fotos já eram coloridas
Conganhas nao pode ser pois tem um 747 na foto tambem
Essa foto não é de Congonhas, tem um 747 ao lado e o 747 não tem como operar em Congonhas pela pista ser muito curta, o Concorde também não podia descer lá, eu presumo que possa ser Pátio do Aeroporto do Galeão no Rio, o Concorde só podia atingir o voo Supersônico sobre o mar, por isso voava Rio-Paris, Londres-York em aeroportos que ficam a curta distância do litoral.
Provavelmente Viracopos (o antigo)
Essa foto é em Viracopos. Eu lembro bem porque foi, por coincidência, no dia em que eu chegava de volta de uma viagem (pela Brannif) naquele aeroporto. 1973 (ou 1972)
Tem Escort na foto. É bem depois disso.
Que eu saiba o Jumbo (Boeing 747) tambem nunca desceu em Congonhas. Atras do Concorde tem um Jumbo da Pan Am que acredito nunca operou em Congonhas.
Isso tem cara de ser em Viracopos em Campinas, mas não dá pra ter certeza…
Olá Flávio
A pista mínima para decolagem do Concorde é 2,9 km, sendo assim, Congonhas estaria fora, já em Viracopos é possível com seus 3,2 Km.
Me esqueci, a deformação do fusca deve ser em função de uma emenda da foto, tipo página dupla, observe que a deformação acontece também na roda do Passat, na mesma posição vertical
O concorde pousou em SP e RJ em Setembro de 1971, Flavio.
Detalhes aqui: https://www.terra.com.br/mundo/2000/07/26/002.htm
Abs
Mas a foto é bem posterior a esse ano.
Nem o Concorde nem o 747 operaram em Congonhas.
Isso foi uma falha na Matrix!!!!
Campinas – Viracopos – Setembro de 1971
Deve ser emenda da foto, o Passat em 1º plano está com a roda duplicada.
Provavelmente é o Fusca da historia abaixo:
https://www.autoentusiastas.com.br/2017/04/o-concorde-de-perto-de-perto-e-um-teto-amassado/
A história não explica o Escort, nem o Passat. Em 1971 eles não existiam.
Em Congonhas com certeza não foi pois o talude entre a pista do aeroporto e a pista onde passam os carros é muito pequeno.
Segundo, em Congonhas a pista é muito curta (Perto de 1800 m de comprimento), o Concorde não conseguiria decolar devido a baixa sustentação aerodinâmica.
Pode ser em Campinas mas acho mais provável que seja no Galeão. Diria no Pátio 1 mais perto da Avenida 21 de janeiro, hoje não seria possível esta imagem por causa do novo terminal.
Quanto a foto, ela está em duas páginas, vide o Passat na parte de baixo.
Não seria talvez a Estrada do Galeão, na entrada da Ilha do Governador, em frente à base aérea? Ou a Avenida Vinte de Janeiro, que é a avenida de acesso ao aeroporto. Quando o Concorde descia no Rio, muita gente ia lá pra vê-lo. Já fui até lá ver também um Vulcan da RAF, interceptado durante a Guerra das Malvinas.
Dos cinco carros da foto só não tive brasilia, mas meu pai teve. Inclusive fusca eu estou recuperando um, mas escort, passat, fusca e opala sempre tive.
Só o Galeão poderia operar comercialmente o Concorde nos anos 70 e início dos 80, tanto que seu nome nos anos 70, época da construção era Aeroporto Supersônico do Galeão. Houve um voo charter em 92 que passou em Guarulhos e em Foz do Iguaçu
Aí faz sentido…
Já para 1992 eu acho que é recente demais. Nessa época já tínhamos carros mais modernos que os da foto. Muita coincidência só ter carro antigo numa foto de 92. Chutaria ser por volta de 84 / 86.
Há uma lenda urbana que o Concorde pousou em Campina Grande na Paraíba na década de 70 com a delegação do Campinense. Talvez seja a foto seja a prova de que não é lenda !!
Essa foto, se não for montagem, é dos anos 80. Tem um Escort nela.
nem em sonho. a pista do aeroporto de campina grande tem o quê, coisa de 1700 metros?
“Senta, que lá vem história…”
Congonhas?? Concorde ao lado de Boeing 747?? Tá….
Pelos carros na foto (Escort e Passat com lanterna quadrada) provável que seja início dos anos 1980 e, nesse caso, só há registro de voos para o RJ. As passagens do Concorde em Viracopos foram em 1971 (voo de teste, ainda sem cia. área definida) e em 1974, ano em que os carros da foto ainda não existiam. Não pode ser Congonhas por dois fatores que a própria foto denúncia: a pista dela não tinha condições operacionais para o Concorde e muito menos para o Boeing 747 que se encontra atrás, que na época só operava em Viracopos e Galeão (Cumbica só começou a operar vôos de 747 em 1986). Logo, cravo que foi no RJ mesmo
Phothoshop.
Mesmo que seja real a historia… quem fez isso estragou a credibilidade.
Fora o Passat e o Fusca com duas rodas.. dando um zoom perto do simbolo da Pan Am da pra identificar os pixels que foram alterados… zoom no capo do Passat e o mesmos pixeils quadradoes tambem sao detaque.
Abraco
Congonhas com certeza não é. Mas o Escort Mk3 à esquerda é um raro L “série especial carro do ano” de 1984. Prata Strato, com os pára-choques pintados na mesma cor da carroceria, calotas do modelo Ghia e tapeçaria semelhante ao XR3.
Congonhas com certeza não ´é, com Concorde e Jumbo, nenhum deles comportaria na pistinha de Congonhas. Abs a todos.
Flávio, o detalhe estranho no teto do Fusca (e na roda dianteira direita do Passat) podem ser por conta da divisão da foto entre as páginas de uma revista. E essa foto certamente é da passagem do Concorde por Viracopos, em 1971, durante vôo de testes.
A foto não está bem emendada, por isso o fusca e o passat estão estranhos. Na cidade de São Paulo ele pousou no Campo de Marte e não em Congonhas, mas não deve ser pela presença do 747 atrás. Campinas?
Campo de Marte???? O Concorde???
Duvido que seja Congonhas, mesmo porque temos um 747 da PanAm na foto também. Não me lembro destas torres, que parecem ser de iluminação em Congonhas… Chutaria Viracopos.
O primeiro voo do Concord não foi para o Brasil?
Se você notar, a roda e o capô do Passat também estão estranhos.
Não parece montagem. Parece mais um problema na hora de digitalizar a imagem.
https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u4763.shtml
Provavelmente Campinas…
Não sou um grande conhecedor de aviação mas nem o Concorde nem o Boeing 747 que está ao fundo teriam o espaço necessário para pousar nas pistas de Congonhas. Deve ser Campinas. Se a foto for da metade final da década de 80 (tem um Escort XR3) poderia até ser em Cumbica. Mas não lembro de nenhum trecho de Cumbica em que os aviões fiquem tão perto de uma via pública como essa da foto.
Como era o entorno do Galeão no final da década de 70 e inicio de 80? Certamente o pessoal do RJ saberá dizer se o avião está no Galeão.
Em Campinas nessa época era difícil de se ver 747 de passageiros, esse da PanAm não esta com o tradicional “Cargo” estampado na fuselagem. Conheço o Aeroporto mas saberia dizer se as vias de acesso eram tão proximas da pista assim naquela época.
Seria alguma escala no Nordeste do País? Em 1985 ele pousou no Recife com o Presidente da França François Miterrand. Não tenho na memoria como é o entorno no Aeroporto no Recife.
O Passat também está estranho… Foto em 2 páginas?
Fiquei curioso… O Concorde só descia no Rio? Que eu saiba Cumbica surgiu lá por volta de 1988…
Que eu me lembre, foram eventuais aparições em demonstração, o Concorde só voava regularmente par ao Galeão, as quartas e sabados. E por questão de dimensões, ele não acoplava no finger, ficava num patio na posição logo após onde hoje estáo antigo terminal 2.
O avião ao lado aprece ser um 747SP da Pan Am (passageiros), então quero crer que só possa ser GIG ou GRU.
Se tivesse de escolher, diria GIG.
Matou o 747! É um SP, curtinho em relação aos demais.
Foi lançado em 1976. Isso, mais Escort, mais Passat farol quadrado, joga a história para anos 80 para frente.
Guarulhos não tem avenida nessa posição em relação à pista ou pátios de manobra. Sobra o Rio. Campinas, com esse movimento de carros encostados na pista? Isso nunca existiu. Logo, sobra o Galeão mesmo, pois lá tem um páteo próximo à avenida.
retificacao da data
passat com farol retangular
inicio anos 80s