NAS ASAS
RIO (retomando) – O histórico 727 fez no domingo seu último voo comercial de passageiros. Operado pela empresa iraniana Aseman Airlines, o Boeing de 38 anos de idade foi da cidade de Zahedan à capital Teerã, um trecho doméstico de duas horas de duração, apenas. O modelo foi ao ar pela primeira vez em 1963 e se tornou um sucesso de vendas em todo o mundo — foram 1.831 aviões fabricados até 1984, quando a produção se encerrou; o recorde seria batido uma década depois por seu sucessor, o 737.
O trimotor deve seguir embelezando os céus com seu charme inigualável por muitos anos, ainda. Mas, agora, em voos charter ou como cargueiro. Quem aqui ja voou num 727?
Acho que esse é o avião que meu avô chamava de Caravele, por ter os três motores na cauda.
Lembro dele contar que fazia a manutenção deles na Cruzeiro do Sul onde trabalhou.
No grupo “Londrina em Fotos” publicaram uma foto bem legal de um 727 da Transbrasil em 1978. O aeroporto tinha jardins, as pessoas andavam na maior elegância, mas a terra vermelha não tinha quem tirasse da pista. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2508646935872028&set=gm.2174409352618098&type=3&theater&ifg=1
Fui de Campinas para Manaus de carona num 727 cargueiro da Itapemirim. Não posso dizer que foi um voo agradável, mas cheguei inteiro!
Sim, inclusive saí pela porta da barriga ! ( tem aquele caso famoso do sequestrador que saltou do avião em voo por esta “porta”).
O último vôo comercial de um 747-100, primeira série do 747, foi com uma cia aerea do Iran tambem:
https://worldairlinenews.com/2014/01/09/iranair-retires-the-last-passenger-boeing-747-100-after-almost-35-years-of-service/
Assim como o último 747SP:
https://airlinegeeks.com/2018/05/25/last-commercially-operating-boeing-747sp-flown-to-retirement-in-iran/
Voei Varig, Vasp, Cruzeiro, TransBrasil, United, Air France que eu lembre agora
Barulho lindo do trireator….
-a única dor (dos aviões que aqui pousaram) é não ter voado em um Concorde…
O mai impressionante é o Jumbo sentado lááá´atrás…… torce a fuselagem ‘lindo’….em uma decolagem de vento forte….kkkk
Voei muito… e o Super 200 da Vasp pra mim, foi o mais bonito avião comercial que já vi. Tinha um voo que se chamava pinga-pinga, saía de Sampa e ia até Belém, onde um morava na época, passando por todas as capitais do nordeste. Na época ainda se servia refeições quentes e decentes em todos os trechos… eu era moleque e almoçava umas três vezes e depois jantava mais umas três… eu adorava.
Eu também fiz muitas vezes esse voo. Morava em Manaus e viajava pra lá no Super 200 da VASP. O mais legal era desembarcar na escada/rampa que ficava na cauda. Era um avião extremamente veloz e lindo.
Um avião fantástico de uma época clássica e romântica da aviação, infelizmente para nós Portugueses o 727-200 ficou na história pelas piores razões dado que foi o avião envolvido no único acidente de toda a história da companhia Portuguesa TAP.
https://www.youtube.com/watch?v=DLROUDrMquU
Infelizmente minha avó morreu em um desastre com um 727, em 1982. E o pior é que foi por falha do piloto…. Eu já voei nele, pela vasp!
Eu voei num da Transbrasil, de Florianópolis para São Paulo. Eu lembro que tinha uma fascinação por esse avião na minha infância. Achava a porta traseira fantástica e me senti entrando em uma nave especial.
A primeira vez que voei foi num Boeing 727 Super 200 da VASP, novinho em folha. Nunca mais esqueci a incrível sensação de grudar as costas no assento, quando o piloto acelerou o avião na decolagem do Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza-CE. Os Douglas DC-9 e MD-11 e o Lockheed Tristar também eram trirreatores, mas somente o 727 possuía os três motores na parte traseira e aquela escada central pela parte de trás. Avião maravilhoso, deixa muita saudade!
DC 9 é um bimotor. O Douglas (o último a levara sigla DC de Douglas Comercial ) tri-motor era o DC10 e o MD11 era a sua versão evolucionária
Fiz vários vôos nos 727 Varig/Cruzeiro. Avião deliciosamente silencioso, com os motores lá atrás. E nada mais charmoso do que desembarcar pela escada traseira, sob os motores.
De uma olhada.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1073849674-revell-03946-boeing-727-100-germania-1144-_JM
Prezado F&G : 727, foi a aeronave predileta, segura, pela Varig GRU- RJ- Rio Branco (Acre), boas viagens. O tamanho bom de avião.
Trans Brasil 1980 SP x Recife ,meu 1° voo ,com 8 anos de idade ,”INESQUECÍVEL” o 727 .
Clássico 727, protagonizou talvez o maior mistério da América…DB Cooper sobreviveu ao salto de paraquedas noturno depois de pular pela porta traseira de um 727 com malotes de dinheiro???…kkkk, mistééééério….kkk
Brasilia- Manaus-Brasilia em em 1976 pela Varig, e Brasilia- Fortaleza-Brasilia, pela Transbrasil. , em 1980.Bons vôos, bons atendimentos pelas tripulações. Bons tempos.
Voei uma unica vez, pela American Airlanes., de New York, saindo de Laguardia indo para Toronto , Canada. Embarcando pela lateral e saindo pela porta traseira. Inesquecível.
Viajei no 727 de Transbrasil! Com sua icônica cauda colorida.
FG, efetivamente, o sucessor do 727 era pra ter sido/foi o 757:
https://www.airliners.net/forum/viewtopic.php?t=405771
um verdadeiro “monstro” que nunca negou fogo e vai deixar saudades…….
Acreditam que eu nunca reparo ou reparei nos aviões que voei? Só se é coisa diferente, tipo um Embraer ou um ATR. Aproveitando o gancho, pessoal que curte aviação o que acha da “fusão” da Embraer com a Boeing?
coisa ( ou será “coiso” ) de louco….
Viajei muito de 727, principalmente na década de 80. Os da Vasp eram mal cuidados, por isso nunca fui fã deles. Preferia os 737-300, os mais modernos da época.
Sim. Em 77, de natal p Noronha (ainda era base militar), pela Transbrasil e em 89, da Cidade do Mexico para Porto Escondido, pela AeroMéxico. Esse avião ficou famoso pela fuga espetacular do sequestrador Dan Cooper, com os 200 mil dolares de resgate, saltando de uma escada que abria na secção de cauda, mais ou menos como aviões militares de carga como o C-130 Hércules
Voei num 727 da Iberia, na rota Atenas – Madrid, em 1998, poucos dias após o Brasil perder a final para França… me lembro bem da decolagem em ângulo mais acentuado que o habitual.
Varias vezes rota Manaus -Sp e Manaus -RJ ,, embarque pela escada traseira , abaixo da Apu era sensacional !!!
Apenas uma correçáo, O APU do 727 nao fica na traseira da aeronave, fica entre os trens de pouso principais
meu primeiro voo, pela Transbrasil. em 1978 – Campinas – Rio com escala em SP! (ve se pode)
Foi o mesmo avião que caiu em Florianópolis tempos depois…. https://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_Transbrasil_303
Voei num 727 da Varig na minha viagem de lua de mel do Rio até João Pessoa em 1984. Naquela época, a Varig era empresa sólida e comprei um pacote incluindo o Hotel Tambaú que pertencia à Varig. Inesquecível! Depois disso voei 727 da Cruzeiro e da Varig mais algumas vezes a trabalho. Excelente avião e excelente serviço de bordo naquele tempo.
Eu voei algumas vezes, pela Varig e pela Transbrasil, que infelizmente não existem mais…
A decolagem era em ângulo bem acentuado, subia muito rápido. Grande avião!
Já voei 727 ha muito tempo. Tambem fiz um curso de Flight mas não cheguei a fazer o exame no extinto DAC. Por isso nunca fiz o que mais gostaria – voar na cabine de comando. Foi uma tentativa da qual desisti quando vi que a dificuldade seria enorme. Nem o cara mais qualificado da minha turma, e filho de um aeronauta, conseguiu. Uma pena.
Eu vooei! Aliás, foi minha primeira viagem de avião, de SP para Brasília num 727 da Cruzeiro.
Sinceramente não lembro do voo em si, mas lembro do avião na pista de Congonhas.
Olá Flávio!!
Tive o prazer de fazer minha primeira viagem aérea em 21/05/82 de Congonhas x Curitiba num 272 da Transbrasil. Véspera do famoso GD de Mônaco no qual nem o Patrese sabia que tinha ganho a corrida.
O 737 não é sucessor do 727. São contemporâneos e tem propostas diferentes.
Nunca fui, mas se vale a menção, meu primeiro kit Revell para montar foi um 727 nas cores da Lufthansa.
Muito legal Flavio!
Sempre fui apaixonado por aviação, e dos 10 aos 14 anos vivia no aeroporto aqui de Recife, meu pai me deixava de manha no domingo e eu voltava só no fim do dia com binóculos e walk-man onde sintonizava proximo a fim do dial 108,00 fim e ouvia a conversar entre piloto e torre). Tive a oportunidade de ver e viajar em vários 727 (das 4 empresas da época). Se não me falha a memória, os da Varig, Cruzeiro e Transbrasil eram o 727-100 (um pouco mais curtos) e só a VASP tinha o 727-200 (versão alongada).. Eu garoto sonhava em subir/descer pela escada da traseira dos 727. Um dos mais belos aviões já produzidos.
Eu! Na finada Transbrasil, quando existiam cias aéreas de verdade em Pindorama!
Voei na cabine uns anos atrás, acompanhando uma carga que estava sendo transportada para a empresa que eu trabalho. Sensacional.
Eu já!
Um belo avião, a primeira vez foi bem especial.
No voo de retorno de minha Lua de Mel, voamos o B-727. Não foi um voo “non-stop” de Maceió para SP, havia algumas escalas que para alguns seria um “porre”, mas para quem gosta tanto de avião como Eu e minha Esposa foi uma curtição em cada decolagem e aterrizagem.
Eram outros tempos, no voo de ida da Lua de Mel, fui tirar uma fotos da cabine na escala em Aracajú (sou piloto privado e amante da aviação) o papo esquentou e o Cmd. Senandes me convidou para decolar na cabine, me afivelei no “jump seat” e acompanhei aquela maravilha de decolagem, agradeci e disse que nunca mais me esqueceria daquele momento e que iria levar a minha primeira bronca do meu casamento ao voltar para o meu lugar.
O Comandante Senandes prontamente disse: “que nada, pode chama-la para a Cabine”. Resumo, fizemos o voo de Aracaju para Maceió na Cabine, pousamos e isso ficou como a nossa primeira grande historia de nosso casamento (completamos 30 anos em 2018).
Quando nos despedíamos, o Cmd. Senandes nos perguntou quando voltaríamos, dissemos que seria no Domingo, Ele prontamente disse: “que pena, se fosse no Sábado vocês fariam todo o voo com a gente aqui na frente”.
Foi uma semana muito especial e o “dois, sete” fez parte dela e esta em nossa memória para sempre.
Ótima experiencia. Parabéns ao casal.
Bela história! Parabéns!
Show !
Parabéns! Nada como casamentos com boas estórias. Apesar de que começar bem até que é comum…
EU!!! Adoro aviões com motores traseiros devido ao seu menor ruido (sempre e quando não estejamos sentados atrás).