NAS ASAS

RIO (retomando) – O histórico 727 fez no domingo seu último voo comercial de passageiros. Operado pela empresa iraniana Aseman Airlines, o Boeing de 38 anos de idade foi da cidade de Zahedan à capital Teerã, um trecho doméstico de duas horas de duração, apenas. O modelo foi ao ar pela primeira vez em 1963 e se tornou um sucesso de vendas em todo o mundo — foram 1.831 aviões fabricados até 1984, quando a produção se encerrou; o recorde seria batido uma década depois por seu sucessor, o 737.

O trimotor deve seguir embelezando os céus com seu charme inigualável por muitos anos, ainda. Mas, agora, em voos charter ou como cargueiro. Quem aqui ja voou num 727?

last727

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pepeu
Pepeu
5 anos atrás

Acho que esse é o avião que meu avô chamava de Caravele, por ter os três motores na cauda.
Lembro dele contar que fazia a manutenção deles na Cruzeiro do Sul onde trabalhou.

Cristiano
Cristiano
5 anos atrás

No grupo “Londrina em Fotos” publicaram uma foto bem legal de um 727 da Transbrasil em 1978. O aeroporto tinha jardins, as pessoas andavam na maior elegância, mas a terra vermelha não tinha quem tirasse da pista. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2508646935872028&set=gm.2174409352618098&type=3&theater&ifg=1

Maurício
Maurício
5 anos atrás

Fui de Campinas para Manaus de carona num 727 cargueiro da Itapemirim. Não posso dizer que foi um voo agradável, mas cheguei inteiro!

PRNDSL
PRNDSL
5 anos atrás

Sim, inclusive saí pela porta da barriga ! ( tem aquele caso famoso do sequestrador que saltou do avião em voo por esta “porta”).

Emmanuel
Emmanuel
5 anos atrás
Roberto Costa
5 anos atrás

Voei Varig, Vasp, Cruzeiro, TransBrasil, United, Air France que eu lembre agora

rogerv
rogerv
5 anos atrás

Barulho lindo do trireator….
-a única dor (dos aviões que aqui pousaram) é não ter voado em um Concorde…
O mai impressionante é o Jumbo sentado lááá´atrás…… torce a fuselagem ‘lindo’….em uma decolagem de vento forte….kkkk

Fred
Fred
5 anos atrás

Voei muito… e o Super 200 da Vasp pra mim, foi o mais bonito avião comercial que já vi. Tinha um voo que se chamava pinga-pinga, saía de Sampa e ia até Belém, onde um morava na época, passando por todas as capitais do nordeste. Na época ainda se servia refeições quentes e decentes em todos os trechos… eu era moleque e almoçava umas três vezes e depois jantava mais umas três… eu adorava.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Fred
5 anos atrás

Eu também fiz muitas vezes esse voo. Morava em Manaus e viajava pra lá no Super 200 da VASP. O mais legal era desembarcar na escada/rampa que ficava na cauda. Era um avião extremamente veloz e lindo.

Paulo Santos
Paulo Santos
5 anos atrás

Um avião fantástico de uma época clássica e romântica da aviação, infelizmente para nós Portugueses o 727-200 ficou na história pelas piores razões dado que foi o avião envolvido no único acidente de toda a história da companhia Portuguesa TAP.

https://www.youtube.com/watch?v=DLROUDrMquU

Davi
Davi
5 anos atrás

Infelizmente minha avó morreu em um desastre com um 727, em 1982. E o pior é que foi por falha do piloto…. Eu já voei nele, pela vasp!

Leonardo
Leonardo
5 anos atrás

Eu voei num da Transbrasil, de Florianópolis para São Paulo. Eu lembro que tinha uma fascinação por esse avião na minha infância. Achava a porta traseira fantástica e me senti entrando em uma nave especial.

Luciano Adjafre
Luciano Adjafre
5 anos atrás

A primeira vez que voei foi num Boeing 727 Super 200 da VASP, novinho em folha. Nunca mais esqueci a incrível sensação de grudar as costas no assento, quando o piloto acelerou o avião na decolagem do Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza-CE. Os Douglas DC-9 e MD-11 e o Lockheed Tristar também eram trirreatores, mas somente o 727 possuía os três motores na parte traseira e aquela escada central pela parte de trás. Avião maravilhoso, deixa muita saudade!

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Luciano Adjafre
5 anos atrás

DC 9 é um bimotor. O Douglas (o último a levara sigla DC de Douglas Comercial ) tri-motor era o DC10 e o MD11 era a sua versão evolucionária

Walter
Walter
5 anos atrás

Fiz vários vôos nos 727 Varig/Cruzeiro. Avião deliciosamente silencioso, com os motores lá atrás. E nada mais charmoso do que desembarcar pela escada traseira, sob os motores.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
5 anos atrás

Prezado F&G : 727, foi a aeronave predileta, segura, pela Varig GRU- RJ- Rio Branco (Acre), boas viagens. O tamanho bom de avião.

João Paulo Toledo
João Paulo Toledo
5 anos atrás

Trans Brasil 1980 SP x Recife ,meu 1° voo ,com 8 anos de idade ,”INESQUECÍVEL” o 727 .

Giuliano
Giuliano
5 anos atrás

Clássico 727, protagonizou talvez o maior mistério da América…DB Cooper sobreviveu ao salto de paraquedas noturno depois de pular pela porta traseira de um 727 com malotes de dinheiro???…kkkk, mistééééério….kkk

Almir Angelo Zago
Almir Angelo Zago
5 anos atrás

Brasilia- Manaus-Brasilia em em 1976 pela Varig, e Brasilia- Fortaleza-Brasilia, pela Transbrasil. , em 1980.Bons vôos, bons atendimentos pelas tripulações. Bons tempos.

jaimewc
jaimewc
5 anos atrás

Voei uma unica vez, pela American Airlanes., de New York, saindo de Laguardia indo para Toronto , Canada. Embarcando pela lateral e saindo pela porta traseira. Inesquecível.

Alexandre Neves
Alexandre Neves
5 anos atrás

Viajei no 727 de Transbrasil! Com sua icônica cauda colorida.

André
André
5 anos atrás

FG, efetivamente, o sucessor do 727 era pra ter sido/foi o 757:
https://www.airliners.net/forum/viewtopic.php?t=405771

zora yonara
zora yonara
5 anos atrás

um verdadeiro “monstro” que nunca negou fogo e vai deixar saudades…….

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
5 anos atrás

Acreditam que eu nunca reparo ou reparei nos aviões que voei? Só se é coisa diferente, tipo um Embraer ou um ATR. Aproveitando o gancho, pessoal que curte aviação o que acha da “fusão” da Embraer com a Boeing?

ms
ms
Reply to  Rodrigo Moraes
5 anos atrás

coisa ( ou será “coiso” ) de louco….

Antonio
Antonio
5 anos atrás

Viajei muito de 727, principalmente na década de 80. Os da Vasp eram mal cuidados, por isso nunca fui fã deles. Preferia os 737-300, os mais modernos da época.

luiz
luiz
5 anos atrás

Sim. Em 77, de natal p Noronha (ainda era base militar), pela Transbrasil e em 89, da Cidade do Mexico para Porto Escondido, pela AeroMéxico. Esse avião ficou famoso pela fuga espetacular do sequestrador Dan Cooper, com os 200 mil dolares de resgate, saltando de uma escada que abria na secção de cauda, mais ou menos como aviões militares de carga como o C-130 Hércules

Paulo Antonio Friggi de Carvalho
Paulo Antonio Friggi de Carvalho
5 anos atrás

Voei num 727 da Iberia, na rota Atenas – Madrid, em 1998, poucos dias após o Brasil perder a final para França… me lembro bem da decolagem em ângulo mais acentuado que o habitual.

Paulo Oliveira
Paulo Oliveira
5 anos atrás

Varias vezes rota Manaus -Sp e Manaus -RJ ,, embarque pela escada traseira , abaixo da Apu era sensacional !!!

Sergio
Sergio
Reply to  Paulo Oliveira
5 anos atrás

Apenas uma correçáo, O APU do 727 nao fica na traseira da aeronave, fica entre os trens de pouso principais

Luis
Luis
5 anos atrás

meu primeiro voo, pela Transbrasil. em 1978 – Campinas – Rio com escala em SP! (ve se pode)

Foi o mesmo avião que caiu em Florianópolis tempos depois…. https://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_Transbrasil_303

Ricardo Costa
Ricardo Costa
5 anos atrás

Voei num 727 da Varig na minha viagem de lua de mel do Rio até João Pessoa em 1984. Naquela época, a Varig era empresa sólida e comprei um pacote incluindo o Hotel Tambaú que pertencia à Varig. Inesquecível! Depois disso voei 727 da Cruzeiro e da Varig mais algumas vezes a trabalho. Excelente avião e excelente serviço de bordo naquele tempo.

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
5 anos atrás

Eu voei algumas vezes, pela Varig e pela Transbrasil, que infelizmente não existem mais…
A decolagem era em ângulo bem acentuado, subia muito rápido. Grande avião!

Zé Clemente
Zé Clemente
5 anos atrás

Já voei 727 ha muito tempo. Tambem fiz um curso de Flight mas não cheguei a fazer o exame no extinto DAC. Por isso nunca fiz o que mais gostaria – voar na cabine de comando. Foi uma tentativa da qual desisti quando vi que a dificuldade seria enorme. Nem o cara mais qualificado da minha turma, e filho de um aeronauta, conseguiu. Uma pena.

JRG
JRG
5 anos atrás

Eu vooei! Aliás, foi minha primeira viagem de avião, de SP para Brasília num 727 da Cruzeiro.
Sinceramente não lembro do voo em si, mas lembro do avião na pista de Congonhas.

Luiz Caco
Luiz Caco
5 anos atrás

Olá Flávio!!
Tive o prazer de fazer minha primeira viagem aérea em 21/05/82 de Congonhas x Curitiba num 272 da Transbrasil. Véspera do famoso GD de Mônaco no qual nem o Patrese sabia que tinha ganho a corrida.

João Vitior
João Vitior
5 anos atrás

O 737 não é sucessor do 727. São contemporâneos e tem propostas diferentes.

RODRIGO LAMONATO
RODRIGO LAMONATO
5 anos atrás

Nunca fui, mas se vale a menção, meu primeiro kit Revell para montar foi um 727 nas cores da Lufthansa.

josue
josue
5 anos atrás

Muito legal Flavio!

Sempre fui apaixonado por aviação, e dos 10 aos 14 anos vivia no aeroporto aqui de Recife, meu pai me deixava de manha no domingo e eu voltava só no fim do dia com binóculos e walk-man onde sintonizava proximo a fim do dial 108,00 fim e ouvia a conversar entre piloto e torre). Tive a oportunidade de ver e viajar em vários 727 (das 4 empresas da época). Se não me falha a memória, os da Varig, Cruzeiro e Transbrasil eram o 727-100 (um pouco mais curtos) e só a VASP tinha o 727-200 (versão alongada).. Eu garoto sonhava em subir/descer pela escada da traseira dos 727. Um dos mais belos aviões já produzidos.

Paulo F.
Paulo F.
5 anos atrás

Eu! Na finada Transbrasil, quando existiam cias aéreas de verdade em Pindorama!

JULIANO
JULIANO
5 anos atrás

Voei na cabine uns anos atrás, acompanhando uma carga que estava sendo transportada para a empresa que eu trabalho. Sensacional.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Eu já!

Um belo avião, a primeira vez foi bem especial.

No voo de retorno de minha Lua de Mel, voamos o B-727. Não foi um voo “non-stop” de Maceió para SP, havia algumas escalas que para alguns seria um “porre”, mas para quem gosta tanto de avião como Eu e minha Esposa foi uma curtição em cada decolagem e aterrizagem.

Eram outros tempos, no voo de ida da Lua de Mel, fui tirar uma fotos da cabine na escala em Aracajú (sou piloto privado e amante da aviação) o papo esquentou e o Cmd. Senandes me convidou para decolar na cabine, me afivelei no “jump seat” e acompanhei aquela maravilha de decolagem, agradeci e disse que nunca mais me esqueceria daquele momento e que iria levar a minha primeira bronca do meu casamento ao voltar para o meu lugar.

O Comandante Senandes prontamente disse: “que nada, pode chama-la para a Cabine”. Resumo, fizemos o voo de Aracaju para Maceió na Cabine, pousamos e isso ficou como a nossa primeira grande historia de nosso casamento (completamos 30 anos em 2018).

Quando nos despedíamos, o Cmd. Senandes nos perguntou quando voltaríamos, dissemos que seria no Domingo, Ele prontamente disse: “que pena, se fosse no Sábado vocês fariam todo o voo com a gente aqui na frente”.

Foi uma semana muito especial e o “dois, sete” fez parte dela e esta em nossa memória para sempre.

José leão
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Ótima experiencia. Parabéns ao casal.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Bela história! Parabéns!

Acarloz
Acarloz
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Show !

Fabio Rauen
Fabio Rauen
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Parabéns! Nada como casamentos com boas estórias. Apesar de que começar bem até que é comum…

GASTAO
GASTAO
5 anos atrás

EU!!! Adoro aviões com motores traseiros devido ao seu menor ruido (sempre e quando não estejamos sentados atrás).